O MAU EXEMPLO DA GM

SÃO PAULO (coisa feia) – Em 22 de novembro do ano passado, Fabrício Samahá, editor do excelente BestCars, escreveu um editorial comentando a defasagem tecnológica dos carros da GM no Brasil. O texto, ótimo como sempre, está aqui.

Fabrício, a quem não conheço pessoalmente (trocamos alguns e-mails anos atrás porque alguns carros meus apareceram no seu site, e foi só), mantém o BestCars no ar há mais de dez anos e sua página é uma referência em automóveis. Os textos são precisos e preciosos, repletos de informação sem embromação, com preocupação técnica e histórica. A área que mais acesso, “Carros do Passado”, é pródiga em relatos muito bem escritos e aprofundados na medida certa para quem quer conhecer um pouco da trajetória de modelos nacionais e estrangeiros.

Bem, eu dizia que ele escreveu um editorial descendo a ripa na GM, com classe e argumentação, e talvez por conta dele o BestCars não foi chamado para o último lançamento da Captiva (estou procurando a nota em que é dada essa informação, mas não encontro — se alguém achar, mande o link).

Os convites das montadoras a órgãos de imprensa para lançamentos e testes de carros são comuns no mundo inteiro. É prática que não me agrada muito, mas já faz parte das verbas de marketing das empresas e da rotina das publicações. Nunca participei de nenhum, mas já fiz viagens semelhantes para eventos esportivos, o que dá na mesma. Claro que ao convidar um jornalista para assistir ao lançamento de um carro, sei lá, em Atenas, pagando tudo do bom e do melhor, a montadora acredita que contará com a simpatia do escriba na avaliação de seus produtos. Nem sempre isso acontece, porém. Depende, sempre, da idoneidade e do sentido ético de cada um.

A fábrica tem de entender isso. Deixar de chamar determinado veículo de mídia por pura retaliação mostra que o tal sentido ético e a idoneidade têm de ser exercidos nas duas mãos. Caso contrário, seria mais honesto, ao emitir o convite, explicitar que críticas ao carro/evento não serão permitidas — o que é ridículo.

Bem, foi o que a GM fez com o BestCars, aparentemente. A resposta dada pela montadora (que sempre chamou o site para seus eventos, até o tal editorial) foi algo na linha “a gente convida quem quer, seguindo critérios próprios”. OK, tem todo o direito. Mas não é uma boa explicação. Muito menos quando dada poucas semanas depois de um artigo crítico à empresa.

Quanto aos convites, bem faz a “Quatro Rodas” que, até onde eu sei, não os aceita mais. É uma forma bem clara de manter a independência editorial. Mas não sejamos ingênuos. Pouquíssimas revistas, jornais, programas de TV e sites têm verba suficiente para enviar seus jornalistas à Europa, África, EUA, Ásia ou resorts de luxo brasileiros para acompanhar lançamentos de carros. Se a prática dos convites é um fato, é preciso que se diga que ela nasceu das montadoras, não dos jornalistas. Se a GM apresentasse seus carros em São Caetano do Sul, não precisaria pagar nada para jornalista algum. Era só comunicar o dia e a hora, que todos iriam. O táxi ficaria por conta de quem fosse.

Com a palavra, agora, a General Motors.

Subscribe
Notify of
guest

86 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

O Focus atual está até acima dos Civic e Corolla, em qualidade, preço e outros itens.

Gerson
Gerson
14 anos atrás

Se na vida já tive uma decepção foi qdo comprei um Vectra Elite,
não só pelo carro, mas também o tratamento que a GM/Brasil lidou com o problema. não vou me estender pois o assunto é longo, mas estou indignado com a GM e afirmo que será o ultimo
que adquiro.
Sinto saudade do Corolla, pois nunca me incomodou.
DEIXO AQUI MINHA INDIGNAÇÃO COM ESSA EMPRESA – GM DO BRASIL.

MARCEL LOBO
MARCEL LOBO
15 anos atrás

OLHA , COMPREI UMA S10 2008-09, ONTEM DO NADA QUEBRO A SOLDA DO ESCAPAMENTO QUE SAI DO CATALIZADOR, E PASMEM A RECOMENDACAO DO RESPONSAVEL OU IRRESPINSAVEL FOI SOLDAR NO LOCAL SENDO QUE O CARRO TEM SOMENTE 11 MESES, E TENHO 2 ANOS DE GARANTIA DA PECA , ELES SO SE IMPORTAM COM O CLIENTE ATE QUANDO PEGARAM A GRANA ……..FICA MEU PROTESTO COM CONSUMIDOR LESADO…..

Henrique
Henrique
15 anos atrás

“Como conselho, o Best Cars não precisa de favores das montadoras, façam os testes comprando os carros, continuem a ser imparciais e nos informando dessas enganações a que somos submetidos neste país de ‘espertos’.”

Em réplica ao cometário de “MSM”, de 26 de fevereiro, sobre o Best Cars comprar os carros para teste, isso seria impossível.

O Best Cars é um site pessoal; não pertence a um grupo empresarial (é apenas hospedado pelo UOL) e não dá lucro.

Tite
Tite
15 anos atrás

Uhuuuuu, Flavitcho mandaste muito bem!

Eu já viu em vários eventos desses, tipo trem da alegria, com tudo pago, comilança da boa e da melhor, jabás de tudo que é tipo, mas esses mimos nunca interferiram na análise do produto. Se o produto é bão eu falo, se é ruim escrevo do mesmo jeito, vc sabe. O que incomoda masi as montadoras não é exatamente a crítica aos produtos, mas às políticas de marketing e assuntos institucionais. A única fábrica que me riscou dos eventos foi a Yamaha e não foi por crítica aos produtos, mas sim por criticar o ESTANDE NUM SALÃO DA MOTO!!! Acreditas?

Grande abraço
Tite

Luiz
Luiz
15 anos atrás

Caro Flávio,

É por estas, que não compro mais revistas especializadas em véiculos. Tem determinadas marcas que sempre tem os seus produtos com melhores avaliações. Ás vezes nos deixa indignados com algumas comparações, querendo nos influenciar para um determinado veículo e a gente sabendo que dentro da gama dos avaliados tem um produto melhor, e não sei por qual razão o jornalista puxou a sardinha para outro lado. Acho que é o que você comentou pagando estadias em hotéis de primeira, premiando aqueles que fazem média, emprestando talvez veículos para teste, mas que na verdade fica vários dias com o mesmo para passear com a família,etc.
Portanto meu caro Flávio temos as vezes que decidir uma compra tirando opiniões de amigos que já possuem o véiculo ou outras fontes que acreditamos ser mais fiéis do que de certas revistas.

Bruno Freitas
15 anos atrás

Já que o Boris Casoy não veio aqui comentar, repito suas sábias palavras: “Isto é uma vergonha!”.

Jornalista do setor
MTE 11.874/MG

JP
JP
15 anos atrás

Pablo

Falou tudo!

Andre Decourt
15 anos atrás

Pablo, os fabricantes devem te adorar, vc é aquele que compra um Celtão e fica desfilando……..

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Legal, parabéns para todos. Todo mundo tem 50, 60 mil pra comprar um carrão moderno e equiparado com as linhas européias/americanas/australianas/etc.

Ou mesmo pagar pouco num carro mais antigo e deixar até as calças pra pagar a manutenção. Eu sei porque tive um e quase fui à falência pra consertar tudo.

Eu estou pegando um Classiz zero versão intermediária e o que importa é que o carro é bonito (eu acho, pelo menos), econômico e manutenção barata. Pouco me importa se “não segue as tendências estrangeiras”.

O dia que eu puder bancar um carrão como esses modernos talvez eu comece a pensar assim também.

Wolf
Wolf
15 anos atrás

O assunto é ” Captiva” é ??

-Isso é carro do passado. Já era. E sabe porquê?

Já viram pessoalmente o ” Edge” da Ford ??

O Captiva não chega aos pés! Comparando, parece coisa do século passado…

Constatem in-loco!!!!

Sípoli
Sípoli
15 anos atrás

Parece que até agora nada da GM se pronunciar??? Tenho um carrinho GM Tigra 1998, importado, o lema GM CONTE COMIGO não funciona para o carrinho, não garantiram peças nem conforme o previsto em lei, antes dele completar 10 anos as peças já faltavam, e ainda faltam… trato de importar, pois a Opel em Portugal trata melhor seus consumidores.

Pablo
Pablo
15 anos atrás

Olha, na boa, eu quero um carro que não me dê problemas. Que eu gaste pouco dinheiro com manutenção, com combustível, com revisões, com seguro e com IPVA. Eu realmente não me importo com fru-frus como ar, courinho, espacinho pra eu colcoar um copo de uisque. Tô pouco me ligando se eu escuto o barulho do motor ou se o carro emite qualquer mínimo barulho. Não preciso de potência. Acredito que os carros não deveriam correr maos do que já correm. Ando devagar pra gastar pouco combustível. Dirijo um 1.0 como um motorista de 1.0. e assim guardo uma grana boa. Se tem plástico, se não tem plástico, não ligo, desde que eu pague mais barato pra ter isso tudo que descrevi acima. Eu vivo no Brasil. Ganho pouco, pago muito imposto e recebo quase nada em troca. Isso tudo não é minha culpa. São as circunstâncias. Se vocês todos que defendem carros japoneses, coreanos podem comprar esses carros e acham que todos deveriam largar de mãos das tranqueiras, que bom, a situação no País parece ser melhor. Concordo, os carros que compramos são caríssimos, não há nada de popular. Agora, correspondem bem ás necessidades urbanas. Ponto.

MSM
MSM
15 anos atrás

Primeiramente, comprar qualquer carro 1.0 de qualquer montadora é um erro absurdo: carros fracos e acabamento péssimo (agora o preço não é de popular).
Depois a diferença dos nossos carros para os da Europa é gritante. E a Chevrolet encabeça a lista a passos largos com as porcarias que vende aqui. Sempre foi considerada a melhor em novidades, mas há muito tempo só vende lixo. Só esse motor do Monza que é utilizado até hoje é piada. Li na Autoesporte deste mês o teste com o Captiva 2.4. Usa o motor Ecotec (que aqui é inédito, mas que na Europa equipa o Astra desde a década de 90). Enfim estamos a mercê destas fábricas que nos empurram carros defasados e a preços de 1º mundo.
Como conselho, o Best Cars não precisa de favores das montadoras, façam os testes comprando os carros, continuem a ser imparciais e nos informando dessas enganações a que somos submetidos neste país de “espertos”.

Alexandro Motta
Alexandro Motta
15 anos atrás

Por isso prefiro pagar 25000 num antigo “zeradão” do que comprar um “celta life” 1.0 errrrrrrg!!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Enviei o e-mail abaixo para a GM, através de dois links “fale com o presidente” e “fale conosco > sobre a GM > assuntos institucionais”. Acredito, que a GM, como empresa séria que é, vai tomar alguma medida.

—– cópia do e-mail —-

Recentemente li através de algumas fontes, tais como o blog do jornalista Flávio Gomes (http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/02/25/o-mau-exemplo-da-gm/), que a GM não convida mais o site BEST CARS (http://www.bestcarswebsite.com.br) em virtude de um recente editorial publicado por esse site.
Em sendo verdade esse fato imagino que essa empresa despreza o fato de que é nesse site, que muita gente vai se informar sobre seus produtos. Como leitor do site me sinto desrespeitado e acredito que muitos outros compartilhem da mesma opinião. Prefiro acreditar que tenha sido um mal entendido, embora a ausência de informações sobre o Vectra NE me faça crer que a informação procede.
Minha família sempre adquiriu carros GM desde 1971, portanto há quase 40 anos. Contudo, desde 1999, quando foi comprado um Vectra, mais nenhum Chevrolet entrou pela nossa garagem. A razão de termos abandonado a marca foi perfeitamente expressa naquele editorial, palavra por palavra.
Isso não muda o fato de que a empresa tenha perdido meu respeito, pelo contrário, a cada novo lançamento fico na expectativa de que a marca vá voltar aos velhos tempos, pois tem pleno potencial para isso.
Talvez a GM precise ser lembrada da diferença entre crítica e desrespeito. O Best Cars fez críticas com as quais muita gente concorda, talvez milhares de pessoas, mas vocês preferiram se sentir ofendidos e permanecer na mesmice do que aceitar as críticas e tentar melhorar no que for possível. Os mais antigos costumavam dizer que nem sempre o melhor amigo é aquele que sempre lhe passa a mão na cabeça, e sim, aquele que lhe mostra seus erros.
Qualquer pessoa sabe que nada é perfeito independentemente da retórica dos departamentos de marketing e dos vendedores. Apenas para citar dois exemplos, considero o “novo” Vectra um excelente carro, mesmo sabendo que é uma versão adaptada “à nossa realidade” do Astra europeu e não vejo nenhum motivo para se esconder tal fato. Da mesma forma, se ao invés de desenvolver o Celta e o Prisma, vocês tivessem mantido o antigo Corsa, numa solução semelhante ao que foi feito no México com o Chevy, tenho certeza que os consumidores Chevrolet se sentiriam mais bem servidos: o Classic está aí para provar. Quando decido comprar algo considero vários fatores, aí incluídos suas qualidades e defeitos, criticas e elogios da imprensa especializado.
Enfim, espero que em breve essa questão esteja superada e eu possa ler sobre o próximo Chevrolet no Best Cars, que considero o melhor site de carros do Brasil – a alta audiência que possui, me faz ter a certeza de que não sou apenas eu que penso assim. Não quero ler material de jornalista que reproduz material do marketing e da assessoria de imprensa de montadora, gostaria que a GM entendesse isso.

Atenciosamente

Marcelo Queiroz

Velhão
Velhão
15 anos atrás

Antes de comprar meu carro novo, um Logan, estive na GM e fui tratado como se estivesse pedindo um favor na concessionária. Parece que essa empáfia contaminou toda a rede da GM, acreditam que oferecem o melhor produto, mas estão longe de oferecer soluções reais para o consumidor, preferem viver da glória passada da marca.

Edson Del Rio
Edson Del Rio
15 anos atrás

Finalmente alguém bota a boca no Trobone. A motorização dos veículos GM nacionais é uma piada. Por exemplo, a Bazer com motor Vortec 4.3 comparado com o 2.2 ficou uma piada sem graça (o 6 canecos gringo pesa menos que o 4 cilindros nacional). Ainda tenho tremores noturnos com os motores a álcool para caminhões GM (menos de 1 km por litro de combustível) motores de baixa eficiência que matou o uso do álcool pelos usinas de açúcar. Também na conta da
GM deve-se somar o Detroit Alison Nacional que deve ser tomado como exemplo do que não fazer em um motor a diesel para caminhões.

wag
wag
15 anos atrás

Já olhava os produtos GM “meio de lado”, quando ela lançou a linha SS (Meriva e Astra). Pensei que iria se redimir e colocar no mercado algo que seria digno dos Opalas SS4 e SS6, sinônimos de desempenho e arrojo mecânico. O que a GM fez?
Um pacote de “acabamento”, sem motorização diferenciada. É a prova cabal de que, realmente, A GM vive de seu passado…
Só pra fechar o post, alguém consegue fazer um paralelo com as presidencias da GMB e seus ciclos? Seria interessante…

Souza
Souza
15 anos atrás

Focus, C4, Megane, 307,Jetta e Fusion estão no mesmo nivel do Civic e Corolla

Ja o novo vectra, só se tivesse o motor ecotec que é muitom por sinal.

Eduardo Alves
Eduardo Alves
15 anos atrás

Mais um ponto negativo para a GMB, que realmente hoje em dia só envergonha os fãs antigos da marca com carros realmente defasados.

O Monza 2006, que a fábrica tem a ousadia de chamar de “Vectra”, a dupla Celta/Prisma, que custa caro ao consumidor final e muito barato para ser produzidos, são somente o começo de uma linha infeliz.

Porém, o consumidor brasileiro ainda compra carro por marca. Se todos fossem realmente bem informados e esclarecidos, a GMB já estaria remodelando completamente sua linha, ou deixando o país.

E aguardem… brevemente vem o Viva, mais um produto equivocado. Aguardem e avaliem.

Andre Decourt
15 anos atrás

Até o nosso fusca começou a ficar defasado em relação ao Alemão, para terem uma idéia o Mexicano morreu com uma carroceria mais moderna que o nosso, que era de antes de 65, mudando só paralamas e parachoques.

Não dá para comparar os nipônicos com as carroças da GM, são mais modernos, embora as vezes careçam de frescuras, que no meu caso são dispensáveis.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

O Leandro falou acima que o Civic e Corola andam igual e bebem mais que os 2.0 “Monzatec” (como ele mesmo chamou) da GM…. Só posso rir… AHAHAHAHAHA. Tive um Vectra “Opel” 2.0 1994 e depois um brasuca 2.0 1997. Deu uma raiva enorme quando notei que o 94 “nacionalizado” era infinitamente melhor que o nacional.

Roberto Hackmann
Roberto Hackmann
15 anos atrás

Querido Flavio e Amigos Blogueiros,

achei os comentários técnicos com relação a GM, tanto do Flavio como Fabricio Samahá bastante procedentes , quanto ao comentário sobre convite para lançamento etc não acho nada, pois não tenho competência e nem conhecimento para avaliar este tipo de coisa, quem convida, quem não convida etc. Apenas vou emitir uma opinião pessoal com relação a defasagem técnica da GM do ponto de vista de quem trabalha como fornecedor da Indústria Automobilistica e que tenta acompanhar o que acontece neste mundo.

Com relação a defasagem técnica do conjunto motriz da GM, não é somente ela que padece deste problema, outras montadoras que produzem por aqui também sofrem deste problema mais ou menos.

Por exemplo: a FIAT comprou a TRITEC que fica em Campo Largo do Paraná e que pertencia, salvo engano, a BMW e a Chrysler. Pois bem, o motor produzido por esta empresa era bastante mal visto na Europa quando equipava o MINI e em breve estará rodando, provavelmente em carros FIAT em nossas ruas, sendo o projeto moderno ou não…

Ao meu ver a GM do Brasil padece do mesmo problema estrutural que padece a GM Mundial ! Haja visto o que está acontecendo com a SAAB ,que pelo visto já foi, com a OPEL, que está em uma situação dramática etc ! Resumindo a GM do Brasil tem que criar carros novos, mas não pode gastar porque não tem dinheiro, então nos viramos com o que temos e mandamos o lucro para os americanos ou para a matriz e não são só eles que estão nesta situação.

A situação da GM é endêmica no mundo todo, a SAAB não faz mais seus carros na Suécia, mas na OPEL em Ruesselsheim !
A OPEL obrigada pela matriz lançou nos ultimos anos um monte de porcaria e isto está se refletindo fortemente nas vendas. A matriz então, sem comentários !

Sinceramente não sei como aqui a casa ainda não caiu, ou melhor sei sim o editorial do Best Cars apontado no post do Flavio responde em grande parte estas perguntas. A GM do Brasil vive do seu bom passado, passado que para a OPEL, SAAB, BUICK, CADILLAC etc, já passou e que se nada for feito aqui também passará.

Partindo um pouco para um ponto de vista mais geral.

Com relação aos defensores de Civic e Corolla, o Powertrain utilizado por estes carros não é produzido aqui, pelo menos não integralmente, por isso não dá para ter muita defasagem e só pro isso, pois quem entende um pouco só de motocicleta, sabe que a Honda 125 tem um conjunto motriz bem para lá de defasado e a Toyota se bobeasse ainda estava produzindo o Jipe Bandeirante….

O Brasil em raros momentos recebeu projetos completos ( carroceria + conjunto motriz ) realmente atuais, para citar alguns eu ficaria com o Monza, o Omega CD 3.0 ( e dos Omegas só ! ), o VW Golf, o VW Polo, o MB Classe A, o Fusca em seus primórdios e por favor me perdôem os que estou esquecendo. É praxe na industria recebermos equipamentos de produção usados das matrizes e assim também projetos não tão atuais e isto se aplica a toda a cadeia, infelizmente.

Por isto, por exemplo, o tão incensado OPALA, que eu também adoro, ter nascido com carroceria OPEL e mecânica CHEVY NOVA, que na época, diga se de passagem, também já não era lá tão moderna. Só para ficarmos em um exemplo.

Culpado disto também é o brasileiro que tem uma Câmara Setorial Automotiva que não funciona, que implanta leis que não são seguidas ou fiscalizadas etc, que não força a vistoria dos carros, que não tem uma lei adequada anti-poluição que força as industrias a lançarem motores e transmisões mais modernas, cujas revistas não fazem crash-tests com os carros que são lançados, que tem revistas que abordam os testes dos carros de maneira superficial, etc, etc, etc.

Obrigado a quem teve a paciência de ler até aqui e peço desculpas se ofendi alguém.

Roberto Hackmann

Kako
Kako
15 anos atrás

Sigo o coro. Não sei pra quê aumentar a qualidade e sofisticação dos carros nacionais se é uma minoria (aqui, como é um site especializado, são maioria) que liga pra isso.

Faz anos que o Gol é o carro mais vendido do país, e era uma bomba de plástico, com motor longitudinal, totalmente defasado, até ar-quente era opcional, com conforto espartano – o novo é melhor, parece. E o pessoal segue comprando pois…”é o mais vendido, deve ser bom, é Volks, etc”.

Poucos ligam pra qualidade dos plásticos, pra forração, e (principalmente) pra design do interior do carro. Nada no mundo é mais sem graça que os design de painel da trinca VW-GM-Fiat. Mas perguntem pra maioria das pessoal, elas literalmente nem ligam para isso.

Acho que cada país têm os carros que seu povo merece. Por isso nós temos os carros que temos.

JP
JP
15 anos atrás

1) São defasados? Não sei. Historicamente nossos carros sempre foram, incluindo os tão afamados Monza e Opala.
2) São caros? Isso sim! O governo nunca quis abrir mão do deles. Aqueles programas de renovação da frota eram uma piada. Exigiam das montadoras carros mais baratos, sem abrir mão dos impostos. As montadoras fizaram sua parte: enxugaram os custos! Demitiram, automatizaram, construíram carros feitos de casaca de ovo, motores 1.0. Nao eram isso que queriam??
3) Brasileiro nunca esteve aí pra qualidade. Compra Celtinha “defasado”, paga centenas de prestações e se acha o bonzão. Se sente com “status”. Então, por que a revolta? De repente os carros viraram bode expiatório da crise…
4) Se um carro é defasado, não quer dizer que ele seja, necessariamente, um carro ruim. Opalas e Monzas são um bom exemplo. Tenho meu Verona 92 e não o troco tão cedo. É peladão mas é forte, confortável e econômico, mesmo carburado.

leandro 440 magnum
leandro 440 magnum
15 anos atrás

A politica da GM sempre foi esticar ao máximo a utilizacão de um determinado bloco de motor.Foi assim com o 6 cilindros em linha que perdurou da decada de 30 ate inicio do seculo 21,
o tradicionalissimo small-block com arquitetura da decada de 50 que ainda faz europeu suar frio nas pistas,
No caso em questao é o bom e velho
quatro cilindros OHC que ja tem vinte e cinco anos de bons servicos prestados e que pelo jeito ficara mais uns 20 em linha
Motor japones e melhor tecnologicamente mas falemos serio , quebram igual aos outros e a manutencao e cara .Alguem que ja tentou vender um carro 16V usado sabe como que os bichos sofrem com a desvalorizacao.Outro exemplo,quem tem o desejo de comprar um belissimo Alfa-Mico-Romeo 164 24V …?.

marcojetta
marcojetta
15 anos atrás

… a GM é pródiga em enrolar e tentar vender seus produtos defasados. Uma mostra da enrolação da GM é que ela não divulga que esta Captiva ( crossover, SUV, caminhonete, etc … ) é limitada à 160 km/h. Os caras compram pensando nos x cavalos e o carro “pára ” em 160 km/h. Porque ela não informa isso ?
Para mim é má-fé.

Lucas Israel
Lucas Israel
15 anos atrás

Tem um Astra aqui em casa. É 2005 bem mais confortável que o carro antigo, uma Parati 2001. Em compensação bebe pra desgraçar ! Isso dizer nas portas traseiras, que sempre dão problema.

Tô quase convencendo o pessoal aqui trocar por um focus…

Eric
Eric
15 anos atrás

O mais engraçado é ver que TODOS que foram ao lançamento da Captiva no México,não falam do seu ótimo consumo de 3,5 km/l na cidade e 5 km/l na estrada……

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
15 anos atrás

Esqueci de um outro comentário: A GM deve ter idéia de sua defasagem, com certeza. A hora que houver uma GRANDE evolução nos carros certamente será corpiado da OPEL. É aí que entra a imprensa especializada para nos alertar das mudanças, se são boas ou uma verdadeira bomba relógio e nós consumidores. A coisa está feia para a GM.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
15 anos atrás

E achava que eu pegava no pé da GM por não gostar dos modelos da marca por muitos motivos. Por exemplo: o ASTRA GSI. É digno de receber um motor turbo, que equipa o OPEL e é produzido no Brasil, tem um 2.0 16V muito fraco para um carro esportivo. Este detalhe citado acima está no Best Cars. E por várias outras razões NENHUM modelo me agrada.

Comentário ao BEST CARS: Minha preferência é por carros usados, e o site lhe dá uma aula das características dos usados, separado por marcas. Todos os dias eu dou uma olhada no BEST CARS e já sei muito bem qual carro comprar neste segundo semestre.

Marcos Fonseca
Marcos Fonseca
15 anos atrás

Wagner, eu lembro do episódio do motor refeito com menos de 50.000 km. Foi ali por 88 ou 89, logo depois do motor 2.0 ser lançado. Fizeram um barulhão na 4 Patas quando isso aconteceu, mas depois não voltaram nesse assunto. Dá pra imaginar o que rolou para isso acontecer, né?

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

O BCWS é o melhor do Brasil. Sempre diz o que deve ser dito dos carros. É horrivel ter que ler revista/jornal que só sabe falar bem de tudo que as empresas mandam falar. Infelizmente isso ocorre com frequencia no Brasil. Não só com carros mas com produtos de informática e outros tantos.

André
André
15 anos atrás

Olha eu tenho um Diplomata 91 e se eu fosse executivo da GM teria vergonha de fabrircar esses lixos de plástico que vemos nos dias de hoje: Celta, Prisma (Celta com bunda), Meriva, Vectra, Corsa e etc…Mas sabem por que eles fazem isso ? Por causa da ganância de querer mais, de lucrar mais e de ferrar o consumidor mais ainda. Mas engana-se quem fala que os motores da GM são defasados….eles hoje possuem coletores de PLÁSTICO, super tecnológico !!!!! Que não aguentam as altas temperaturas e trincam !!! Aí vem a maldita ganância novamente !!

Márcio Pimenta
Márcio Pimenta
15 anos atrás

Recentemente vim ao país e ajudei meu pai na escolha de um carro novo. Apaixonado por GM, ele considerou a Meriva entre suas opções. Ficamos com o Polo Sedan, que embora tenha um motor derivado do Santana, apresenta um projeto mais moderno. Descartamos a Meriva por saber do seu motor já há muito defasado, e nem consideramos FIAT ou FORD, por simplesmente não possuírem automóveis além de Palio e Fiesta em suas diversas versões. Hoje, consideraria seriamente o novo Focus.

Wagner Luiz  - Capital Federal
Wagner Luiz - Capital Federal
15 anos atrás

Flávio retaliar não é uma boa ação, mas a empresa chama quem quer.

Com certeza a maioria das Maria vai com as outras que opinaram contra a atitude da GM, em algum momento de suas vidas, procederam desta forma.

A sua postura de admitir que já aceitou convites para eventos esportivos é legal, pois denota que mesmo não lhe agradando, você já aderiu a prática um dia.

A galera que colocou a grande maioria dos post’s, agem como se fossem donzelas puras, e imaculadas, haja hiprocrisia.

Primeiro detonam civic e corola, agora os adoram, vai entender

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Tenho a mesmíssima opinião quanto a GM .

Jr.
Jr.
15 anos atrás

É triste a realidade dos atuais automóveis produzidos pela GM no Brasil, os motores têm um consumo excessivo e infelizmente uma picape como a S10 se mantém como a mais vendida no país há 14 anos. Além disso, os motores 1.8 litro também equipam alguns modelos da linha Fiat.

Sobre as festas e lançamentos realmente existe um grande esforço em seduzir os jornalistas, principalmente os menos experientes. Pois durante o lançamento, em uma dessas viagens, na maioria das vezes, andamos muito pouco nos carros. Falo isso como jornalista especializado, que frequenta essas apresentações e recebe veículos para avaliar posteriormente. Ainda sobre os eventos de apresentação, é comum encontrar colegas de outras editorias que estão lá porque foram premiados, existem casos de jornalistas que nunca dirigiram um carro automático, outros sem carteira. Isso é responsabilidade dos jornais, afinal a fábrica apenas convida.

Os veículos de fabricantes japoneses tem sim uma boa mecânica, mas falham na falta de oferta de itens de conforto e conveniência. O Honda Civic, por exemplo, só agora oferece air bags laterais, já teto solar, nem pagando.

Em relação ao que aconteceu ao Best Cars, é comum a prática de colocar o veículo ou o jornalista na geladeira.

Lord Quiet Storm
Lord Quiet Storm
15 anos atrás

Ola caros blogueiros.

A critica que o Gomes fez é valida. Mas, não somente para a GM !

e o que dizer de Fiat , VW, Ford ? é uma brincadeira de mal gosto todos os modelos “recentes” destas empresas …

E o que falar da Honda que começa a aproveitar e muito desta falta de vergonha na cara destas empresas e empurra guela abaixo um carro que se chama fit pelo preço de um sedãn médio … O pior é que tem gente que compra mesmo assim !

Bem, carros sem atraso tecnologico que eu saiba no Brasil somente os importados mesmo como o Sentra por exemplo que é um excelente carro e super economico.

Sem entrar em guerras, espero eu, cito o exemplo de carros que são considerados por muitos aqui como seguindo os “padrões” mundiais “primeiro-mundistas” atuais … Civics e Corolla. O Civic que é vendido na europa é COMPLETAMENTE diferente do que é vendido no Brasil (parece uma nave espacial … lol), o motor não é o mesmo, etc… e este modelo de Corolla vendido no Brasil nem existe mais pois foi trocado pelo Auris … ( E estou falando somente dos carros que são para o povão “referencia” de otimos carros made in brazil … :)

O que me faz pensar que a industria de automoveis no brasil serve somente para a reciclagem dos “antigos” projetos e que vendem a um preço exorbitante …

Luis
Luis
15 anos atrás

Faz todo sentido essa atitude da GM. De que adianta pra ela passar uma imagem de carros sem tecnologia moderna? E já que não dá para melhorar o setor de desenvolvimento, que use o que puder para evitar ao máximo as críticas, afinal nem todos são fãs de Lada.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Tenho um Vectra e uma Zafira, ambos 2007/2008, que são “impossíveis”. O primeiro se tornou um carro temerário, me fazendo ter medo de tirá-lo da garantia, já que com apenas 3 meses de uso tive problemas com pastílhas de freios; bomba injetora de combustível; vidro do motorista que cai; e alugns probleminhas de acabamento. Com a segunda, amarguei um prejuízo na semana passada de R$1.100,00 por conta do compressor do ar-condicionado. Lembrando que tem sido comum a quebra desses compressores em Astra, Vectra e Zafira, não fazendo nada a GM para conter tal situação.

Quando se fala em defasagem técnica, nem vejo tanto problema assim. Uso os dois para trabalho, e na hora do reparo, acabo tirando uma certa vantagem nessa defasagem, visto que peças e mão-de-obra são bem mais baratas em relação ao concorrentes. Fora que uso Kit-GNV nos dois, sendo rápida e simples a conversão.

Está difícil mesmo segurar esses furos da GM Brasil. Ainda mais quando se vê produtos de qualidade no exterior. Mostra mesmo que o mercado brasileiro se tornou resto. Justamente uma das maiores fontes de lucro da GM. E por assim ser, o consumidor brasileiro deveria ter o mínimo de respeito. Afinal, é desagradabilíssimo saber que se paga um Vectra e se tem um Astra polonês com motor de Monza 1982, cuja única modificação perceptível foi a troca do carburador por injeção eletrônica.

Marcello Lima
Marcello Lima
15 anos atrás

Por isso que eu não troco meu Monza 89 por outro carro da marca, afinal ainda tenho um carro com motorização “muderna”!

Rafael Rezende
Rafael Rezende
15 anos atrás

Luciano Coninck,

endeusar os japoneses é exagero. Pelo que cobram, é normal os carros deles serem completos. O preço do Fit é fora da realidade, mesmo sendo completo, é um carrinho. Já dirigi bastante o Civic, achei um tanto duro. São bons carros, só isso. Megane, Focus, C4, Jetta, Sentra – todos equivalem a eles.

Leonardo
15 anos atrás

Não por acaso esses imbecis agora precisam pedir dinheiro pro papai Estado para sobreviver.

Quando a GM falir, farei uma festa.

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

Já escreví isso para o Samahá e repito aquí: é isso que dá tirar o poder dos departamentos de Engenharia, Design e Vendas e entregar para o setor de Contabilidade. Desde que os contadores passaram a mandar naquela bagaça, a imagem de veículos diferenciados em relação ao mercado que a Chevrolet do Brasil tinha até a metade dos anos 90 foi para o ralo. Lamentável.

Kennedy Vitorette
Kennedy Vitorette
15 anos atrás

Engraçado ler que um motor com 25 anos está defazado. Se o cara soubesse que o principio básico de todos os motores que temos em nossos carros remonta de 1862 e foi idealizado pelo engenheiro francês Alphonse Beau de Rochas e batizado como Ciclo Otto quando o alemão Nikolaus Otto concebeu coisa similar em 1876. Depois disso os processos de produção melhoraram bastante, a tecnologia evoluiu, a eletrônica embarcada fez com que tivessemos motores cada vez mais potente e ecônomicos, mas o principio é igual desde a sua concepção, então todos são defasados. Não tivemos ninguém, capaz e inteligente o suficiente para inventar coisa melhor, que funciona-se a contento claro, já que no meio do caminho tivemos o Wankel, que funciona basicamente com um 4T, mas que pode gerar muito mais energia com menor perda termodinâmica. Mas, as grandes industrias automobilisticas quizeram ficar com o sistema que está ganhando e nunca investiram em um motor realmente revolucionário pois achavam, devido à sua ignorância, que o petróleo jamais acabaria e que ninguém inventaria algo realmente melhor do que as porcarias que temos hoje.
Se procurarmos direito vamos ver que existem muitos malucos inventando motores e carros muito melhores do que esses lixos de marcas consolidadas, que muita gente elogia.
Tem muita montadora de nome correndo atrás do motor elétrico, motor hybrido, motor a célula de combustivel e motor móvido a sejaláoquefor, como sendo a última tábua de salvação de suas corporações falidas. A GM é uma delas, já que estão apostando quase todas as fichas em um carro elétrico, mesmo que seja um carro de mentira.

Wagner
Wagner
15 anos atrás

Ouvi há muitos anos (e põe anos nisso) que por ocasião do lançamento do Monza, detectou-se um problema crônico no seu motor e que a GM quando constatava o problema, por ocasião da revisão obrigatória, trocava o mesmo, sem que o proprietário fosse informado.

Ocorre que adotaram esse procedimento com um carro de teste da Quatro Rodas e a revista descobriu e publicou reportagem sobre o assunto.

O resultado é que a GM não publicou anúncios na revista por um bom tempo.

“Se è vero” não sei, mas que é possível, isto é.

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Esperar o quê ? De quem está com o pires na mão, esperando do Tio Sam muitos bi com o Franklin estampado, para brincar de continuar fazendo carrinho………

Mais medíocres em ação, de novo !!!!!

Arthur
Arthur
15 anos atrás

A GM de hoje envorgonha quem (como eu) já foi cliente fiel e admirador da marca – até hoje sou dono de Opala, mas já tive Monza, Kadett e Astra, todos, à exceção do último, ótimos.

Linha de veículos obsoleta, mal acabada, feia, péssima, enfim.

Exatamente o contrário do que ocorria até o início da década de 90, quando os carros da Chevrolet eram os mais modernos, bonitos e bem acabados do Brasil.

Essa patética retaliação feita ao excepcional Bestcars apenas reflete o terrível mal que os executivos da marca vem causando a ela. A GM, não só no mundo como no Brasil, definha a cada dia. É triste.