O OCASO DA ULBRA

SÃO PAULO (iminente) – É mais do que preocupante a situação do Museu de Tecnologia da Ulbra, em Canoas (RS), o maior acervo de carros antigos do Brasil. No final do ano passado, os veículos foram lacrados pela Justiça — o museu permaneceu aberto, mas os carros não podem ser retirados do local. A universidade tem dívidas enormes, é acusada de sonegar impostos e o juiz do caso resolveu lacrar o acervo para que ele não fosse retirado do local na surdina.

Hoje, a Ulbra anunciou que está encerrada sua parceria com a GM, que mantinha 73 carros no museu. Eles já estão sendo retirados do local. É evidente que a GM teme que seus veículos sejam incluídos em eventuais confiscos para pagamento de dívidas. Como estavam cedidos por comodato, não estão sujeitos à decisão judicial que lacrou o acervo do museu. Para onde vão? Não tenho a menor idéia.

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FUSSADOR
FUSSADOR
15 anos atrás

Eu vi que tem ALGUNS CARROS ESCONDIDOS no edifíco da Comendador Manoel Pereira, em garagens fechadas do estacionamento E1, CHAVEADOS….
Será que estão com documentações regularizadas?

CURIOSO
CURIOSO
15 anos atrás

TRABALHEI 15 ANOS e vi muita coisa….
-Mas fico só com uma SUSPEITA, pois não sou ninguém para COMPROVAR isso:- OS INTERESSADOS TENTEM VERIFICAR SE POR ACASO O CAIXA-2 NÃO FOI MUITO ALÉM, através dos bens de alguns “funcionários” comparados com seus salários…..Setor de compras, por exemplo.
—Festas de aniversário da rádio, onde NADA FOI PARA A CONTABILIDADE……
—-SÃO SÓ SUSPEITAS, NADA COM FUNDAMENTO E SE ALGUÉM QUIZER PODE NEGAR, OU COMPROVAR, CERTO?

Ederval
Ederval
15 anos atrás

Por que vcs não produzem comentarios mais inteligentes, tipo “de onde veio a grana que o bandido usou pra montar o museu?” ou então “porra, os professores estão ha 100 dias sem receber”.

Rafael Bilibio
Rafael Bilibio
15 anos atrás

Gomes,
qual a possibilidade de trazer esses carros até Passo Fundo, junto com seu DKW?
O Paulo Trevisan cuidaria, penso.

samuel romera
samuel romera
15 anos atrás

NADA MAIS JUSTO QUE A GMB REPASSE ESSE ACERVO PARA O CHEVROLET CLUBE DO BRASIL.

luciclaudio
luciclaudio
15 anos atrás
Leandro Castro
15 anos atrás

FG, li na coluna do Giba Um ([email protected]) que a Ulbra conseguiu a renovação dos certificados de entidades filantrópicas. Como a renovação tem efeito retroativo desde 2004, a Ulbra se livrou de uma dívida de quase R$ 2 bilhões, cobrada pela Receita Federal e pela Procuradoria Geral da Fazenda.
O reitor da Ulbra esta solto por causa de um habeas corpus preventivo.
A nova sitiação vai acelerar as negociações entre a Ulbra e a Igreja Universal, que pretende comprar a universidade.
Não se sabe o que vai acontecer com o museu depois disto, mas tio Macedo pode se dar bem.
Espero que ajude,
Abraços

Alexandre Santiago
Alexandre Santiago
15 anos atrás

Eu conheci este museu. É uma pena mesmo ver que ele está perdendo parte do acervo. Eu já visitei alguns museus pelo mundo e digo que este não deixa nada a desejar para os gringos.
Era uma verdadeira viagem no tempo.
Infelizmente, mais um que se vai e parte da história automobilistica do Brasil. O governo gaúcho deveria tentar salvar pelo menos o museu.
A PUCRS também tem um museu de tecnologia e ciência interessante, vale a pena visitar.

[]’s

Claudio
Claudio
15 anos atrás

Não sei quem são os donos da bagunça mas um detalhe posso revelar. Tinha um conhecido que trabalhava lá na época da formação do “estoque” do museu. Os caras compravam bagaças, pagavam muito caro e ainda pediam um recibo maior ainda. Tava na cara que tavam lavando dinheiro.

Ricardo Piva
Ricardo Piva
15 anos atrás

Uma verdadeira lástima.

O Museu em questão é simplesmente fantástico. Possui relíquias do mundo automibilistico em geral que são moscas brancas a nível mundial.

Reza a lenda que tal museu na verdade era a coleção particular de um dos diretores (deve ser padre até) da instituição.

Assim, a alguns anos, ja na mira da Receita, o museu teve de ser criado para que as raridades, em verdade particulares, não denunciassem os gastos nada filantrópicos.

Ademais, como bem colocado acima, a ULBRA deve mais de 2 BILHÕES ao fisco, situação esta que esta gerando verdadeiro caus.

Nós amantes de carros devemos esperar que o museu não pague o pato por tal situação.

Que o poder público de uma forma geral, tenha bom senso, revertendo tais atrativos da história automobilistica mundial em prol da comunidade.

Que se salve este belo monumento ao automobilismo.

Antonio Seabra
Antonio Seabra
15 anos atrás

Uma pena. Eu visitei o museu, o acervo era bem interessante, apesar da predominancia de carros americanos. O redio é boniot e a disposição dos veiculos expostos era boa. Diria que o nivel geral das restaurações era muito bom, se comparado ao museu do automovel que eu visitei em Mulhouse (o acervo é impressionante, a qualidade das restaurações não).
Conforme onfo da epoca, ainda havia uma gande quantidade de autos de grande valor historico em restauração. O que acontecera com eles ???
Será que vai ter um destino similar a coleção do robert Lee e dos Matarazzo ??? Lamentável.

Antonio

Carlos Alkimim
Carlos Alkimim
15 anos atrás

tô mesmo é de olho no opalão azul calcinha, lindissimo.
O Aero Willys então nem se fala.

Leon
Leon
15 anos atrás

Que a GM ceda esse acervo a algum dos poucos antigomobilistas sérios deste país, com capacidade para manter esses veículos com dignidade.

Por falar em museu, a quantas anda (ou não anda?) o museu da VW, que contaria, além dos veículos por ela produzidos no Brasil, com alguns antigos e interessantes protótipos?

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Flávio, há muito tempo a GM ganhou um belo de um espaço em São Caetano do Sul para a construção do Museu da GM.

O local era uma praça que andava meio largada.
Quando a GM ganhou o direito de usar o espaço, logo colocou umas placas de madeira isolando a praça. Essas placas tinham desenhos pintados de carros de várias épocas. Tinha Opala, Veraneio, Corsa GSi, entre outros.

Ficou um tempão com esses tapumes de madeira por lá.

Com o passar dos anos nada aconteceu, nada foi construido e a população local começou a fazer pixações com dizeres do tipo “devolvam a nossa praça”.

Um tempo depois devolveram a praça reformada e descente, mas o Museu da GM nunca saiu do papel.

Iria ser muito legal ter um museu da GM na belíssima cidade de São Caetano do Sul.

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

É realmente uma pena. Como também é o problema financeiro o qual os funcionários da instituição estão passando. Se a ULBRA merece ou não o título de “filantrópica” ou “pilantrópica”, que a burocracia dos governos decida.

O problema é que essa mesma burocracia penaliza quem indubitavelmente trabalha nessa instituição. Por causa de vários problemas judiciais, sendo a maior parte deles provocados por bloqueios de bens pela receita federal, os funcionários ainda não receberam 13.o e nem férias. O mês de dezembro foi pago dia desses. E antes disso, teve vários outros atrasos.

É de doer o coração mesmo, mas porque a receita não leiloa o museu ou outros bens não ligados à função da instituição? Por que os funcionários, que mal tem um carro 1.0 caro, como já foi discutido aqui, financiado, de má qualidade etc. são os que têm que sofrer? O mais interessante é a postura do estado nisso tudo. O funcionário paga um puta imposto de renda e uma porrada de outros impostos e, de presente do estado, recebe esse bloqueio das contas de onde trabalha. Poderiam pelo menos liberar o suficiente para as folhas de pagamento em atraso, mas não quer saber. Só quer saber de receber “o seu”, foda a quem foder.

Ah, mas o pessoal pode fazer greve… Greve? Greve pra quê? Será que se todas as unidades da ULBRA fizerem greve a justiça vai se sensibilizar e fazer os desbloqueios? Duvido.

Ao contrário do que alguem disse, a ULBRA não está no caminho do dinheiro fácil. Se tivesse, não estaria nesse perrengue. Me formei em uma das unidades da ULBRA e conheço muita gente que ainda trabalha lá. O curso tinha dificuldade dígna de instituição federal. Só 10% dos alunos se formaram. Não tem essa de instituição “caça-níquel”, coisa fácil de achar hoje, pagando-se menos de R$ 300 por mês e pegando uma aula a cada 6. Há, sim, sérios problemas de administração, coisa que não é sua exclusividade.

RafaZiller
RafaZiller
15 anos atrás

Esse salmãozinho podia ir lá pra casa, fazer par com o Opalão rosa-pantera!

Espero que sejam bem guardados e continuem podendo ser visitados por todos! eehhhh brasilsão!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Putz, que notícia triste. Pelo que eu ouvi falar do museu, ele é ótimo. Sempre quis ir. Tomara que essa situação se reverta.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

A muitos anos atrás, ouvi falar que os caras são 171.

Z.zaum
Z.zaum
15 anos atrás

GM ? vai pra leilão como as raridades no EUA foram algumas também segundo li por aí…uma pena !

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Pela crise da GM, penso que poderão ser repassados a outrém. Agora, há uma teoria da conspiração rodando por aqui. Dizem aqui no sul, que esta historia de acervo da montadora é balela, é golpe da universidade para que não se embarguem judicialmente os bens e que possam vender parte destas relíquias para fazer caixa!! Pode até ser exagero e fofoca, mas que a ULBRA anda misteriosa por aqui, ah anda…

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Só torcer pra não ir pra leilão como estão fazendo lá nos isteitis… Será que a GM daqui tá na mesma draga que a de lá?

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Eu conheço e já visitei o museu, podem mandar os carros lá pra casa que eu cuido, e meus amigos também.
:-)

JT
JT
15 anos atrás

“ULBRA” é um nome emblemático e soa bem aos ouvidos dos jovens. Não sei se, felizmente ou infelizmente, pouca gente sabe que esta instituição surgiu a partir de uma comunidade luterana filiada a IELB. Afirmo isso pois os rumos que a ULBRA tomou não condizem com a postura que se espera de pessoas que se afirmam cristãs e luteranas.

Faço parte de uma pequena comunidade em Nova Odessa, no interior de São Paulo. Nós levamos mais de cinco anos para construir um salão comunitário e ele nem está pronto completamente. Temos o orgulho de fazer isso sem doações polpudas de quem quer que seja. Cada real aplicado ali foi do bolso e do coração dos próprios membros. E não há dízimos entre nós.

Trata-se de uma construção muito rústica e humilde, se comparada com a suntuosidade do museu de carros. Nada contra o museu, por favor, mas obviamente fica no ar um “Q” de incoerência.

Nossos irmãos em São Paulo possuem um belo templo e escola dominical no bairro de Moema, construído nos anos 50 e 60. O pessoal da ULBRA certa vez propôs o uso do espaço para manter cursos universitários, mas a ajuda de custo oferecida pela manutenção do prédio foi irrisória, nos fazendo crer que margem de lucro de uma instituição de ensino é muito grande.

Lamento que a ULBRA esteja no ocaso. Antes do Estado bancar as escolas e os hospitais para o seu povo, eram as instituições religiosas que faziam esse papel. A ULBRA tinha tudo para ser uma universidade sólida e funcionar como uma alternativa saudável para o ensino superior, mas optaram pelo lucro fácil, em nada se diferenciando do princípio capitalista que norteia várias faculdades que abrem, semana após semana, em qualquer esquina.

Preço por preço, diploma por diploma, existe uma concorrência implacável que está minando também as instituições católicas e presbiterianas. Uma lástima, realmente.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

Este é o Brasil…

Sempre tem um “causo” fiscal, de sonegação, de corrupção, de intrigas…

Quem sai perdendo…Todos nós !
Os carros possivelmente viram sucata ou vão pro ferro-velho daqui algum tempo…e lá se vai nossa história…como sempre !

Lamentável…

Espero que alguma “alma boa” apareça e salve estes lindos exemplares…

AG

Dú
15 anos atrás

Alex, o Wisinho já esta esperto fazem uns dias.

HM
HM
15 anos atrás

se é da GM, acho que vai ser vendido o acervo

Kleber "ChapZ"
Kleber "ChapZ"
15 anos atrás

Só o que me impressiona é a incompetência dos dirigentes dessas grandes instituições. Que conseguem, sabe-se lá como, aunfar instituições importantes, tendo diversos meios para conseguir sempre torná-las mais forte.

Alex
Alex
15 anos atrás

Espero que o Emerson fique esperto também. Afinal alguns de seus carros históricos estão lá.

Patrick F. Vaz
Patrick F. Vaz
15 anos atrás

Se quiserem me vender o lindo opalão da foto é só falar.

Eric
Eric
15 anos atrás

Olha o Belair ali…..igualzinho ao de certo blogueiro….

Chico
Chico
15 anos atrás

Pô, e eu não conheci este museu. Estou há pouco menos de um ano em Porto Alegre e não tive chances de ir até lá.

Falando nisso, Gomes:

O campeonato de antigomobilismo vem para o RS? Há alguma chance de correrem em Tarumã? Tô doido pra fazer minha estréia em autódromo e não encontro categoria aqui em Tarumã!

Andre Decourt
15 anos atrás

A primeira coisa é evitar que os carros da GM saiam do país, e depois que os da Ulbra se leiolados também não

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
15 anos atrás

Ah, tive um Opala 74 Turquesa exatamente igual à esse ai… era lindão…

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
15 anos atrás

Vi alguns dos carros indo numa cegonha, no sentido da fábrica da GM aqui em minha cidade, Gravatai-RS (onde se faz o Celta e Prisma). Não sei se realmente foram pra lá, mas… se souber de mais alguma coisa aviso.

C. Balbinot
C. Balbinot
15 anos atrás

Lá em casa tem um espacinho…

Guilherme
Guilherme
15 anos atrás

não é nesse museu que o seu DKV tá?
abraços

RESPOSTA DO FG:

É DKW. W. Não, meu carro está no museu do Paulo Trevisan, em Passo Fundo.

Dú
15 anos atrás

E tem uns F1 dos anos 70 lá tbm.

Bugre
Bugre
15 anos atrás

Pena, é um belo museu, apesar de eu não gostar muito das barcas americanas (maioria absoluta). Tem alguns europeus interessantes.

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

FG liga pra GM vamos montar um museu e receber essas joias da GM.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Uma pena, o acervo é belíssimo!