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sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009 - 12:44F-1

OH, QUANTA ALEGRIA

SÃO PAULO (vazio) – A Williams mostrou sua pintura definitiva hoje. O RBS, banco escocês, fica até o fim do ano porque tem contrato. Já avisou que em 2010 pula fora. Notem os dois chifres ao lado da tomada de ar. Será que pode esse negócio?

E notem o cenário da foto. Se fosse um carro alemão-oriental sendo apresentado em Leipzig o fundo não seria diferente…

Zero de alegria, charme, glamour e criatividade nas apresentações dos carros neste ano. As equipes pareciam aquelas ricas famílias que se reúnem no primeiro Natal pós-falência compungidas, com dó de si próprias porque o destino lhes foi cruel e dizimou os negócios.

Gozada, a F-1. Será que só por causa da crise todos precisam se mostrar tão deprimentes e deprimidos? Querem que o mundo morra de pena porque a fartura acabou? Fazer festa com grana saindo pelo ladrão é fácil. Quando o cinto aperta é que a gente vê quem é quem.

47 comentários

  1. Helder-PE disse:

    Se fosse na Alemanha Oriental não seria assim, não! Eles teriam colocado duas moças bonitas, uma de cada lado do carro.

  2. Rodrigo Duarte disse:

    Sei lá, pode parecer péssimo gosto mas eu gostei do carro, gosto dessas cores.

  3. Rodrigo ferrerira disse:

    Até que gostei do carrinho, agora apelidado de DUMBO. Bem que poderiam manter o azul escuro dos treinos mas deve ser o poder do patrocínio! Pra mim é um dos modelos 2009 mais bonitos.
    Sinto falta da Petrobras….eu até que vibrava com aquele pedacinho de Brasil no carro.
    Aliás, a Petrobras se ferrou totalmente nessa mudança toda… Optaram por sair da Williams e migrar para a Honda; daí a Honda retira o apoio. Em função disso, na esperança de se manterem na F1, acertarm uma parceria por trás dos panos com Bruno Senna e o assunto veio a público obrigando a empresa a desmentir tudo em público. Há tempos anunciaram a gasolina Senna em uma revista semanal.
    Agora estamos sem a gasolina brasileira na F1 e vai ser difícil voltar pois todos os motores já estão associados a uma petroleira e desenvolver motores com 2 produtos diferentes não deve ser nada barato. Inviável nesse momento de corte de custos.
    Uma opção é fazer como a Petronas: coloca lá 50 milhões de dólares e enche o carro de adesivos, daí todo mundo pensa que os produtos também são deles.

  4. MSM disse:

    A outra pintura era muito mais bonita, essa é sem graça pra caramba (duela com a Toyota como a mais ridícula a muito tempo).
    Vamos ver se o Nico consegue fazer um bom campeonato, que é isso que importa. Já com o japonês, não acredito.

  5. Marcos Micheletti disse:

    Esse “S” de Senna deveria ser proibido. Pelo menos até explicarem direitinho a história da solda na barra de direção. Assassinos impunes !

  6. Marcos Micheletti disse:

    Meu filho (11 anos) gostou. Ele disse que tem um ar “retrô”. Concordei, porque lembrei de Chevettes, Corcéis e outras belezuras dos anos 70. Ficou legal mesmo filho !

  7. Guga. disse:

    Também to achando muito deprimente essas apresentações, fazer uma apresenta Circo de Soleil é exagerado. Mas assim já é exagerado, a da Renault (quando apresentou aquele monstro) foi de uma depressão digna de banda inglesa dos anos 80.

  8. Marcos Micheletti disse:

    É o que eu já postei, outro dia: esperemos as vacas engordarem novamente e as festas nababescas retomam o seu lugar. Regadas a muitas truffas bianchi e Romane Conti…
    Depois da tempestade vem a bonança. E a gastança…

  9. petrafan disse:

    na boa, gostei da pintura. tem um quê de F1 dos anos 80 em sua simplicidade.

  10. Rodrigo disse:

    A pintura mais escura dava um ar mais sério, esse branco-azulzinho não mete medo em ninguém… tomara que ande!

  11. cruz disse:

    olha, pra mim, carro de corrida devia ser mostrado na garagem com poster de uma peladona no fundo e uns pneus empilhados no canto. negocio é de correr galera… que viadagem.

  12. rubem rodriguez gonzalez disse:

    Mais uma porcaria, com cara de porcaria jeito de porcaria e é uma porcaria. anotem o que estou escrevendo: A F1 acabou!!!!! ou volta as suas origens ou já era, depois que inventaram essa história ridícula que F1 é laboratório de automobilismo a mesma foi invadida por um bando de nerds , ceo’s, engenheirinhos babacas e tudo o mais, junte-se a isso uma grana fácil pois o esporte é uma notória lavanderia de dinheiro, falsos gênios e dois larápios do quilate de MM e BE, pronto!!!!! a receita certa do fracasso com hora marcada, arranquem esse cambio sequencial automatico, coloquem um pedal de embreagem e um trambulador, adeus direção eletrica/eletronica ( a caixa de direção do Copersucar era oriunda do chevette…) peguem esse tal de Kers desemcapem o fio e enfiem na bunda do MM e do BE, acabem com essa rídicula taxa de 50 milhões de dolares para quem quer competir, tirem toda a parafernália eletronica, mandem aqueles 20 engenheiros para cada carro que brincam nos fundos dos boxes de video game arrumarem umas estradas e prédios para projetar e começamos a colocar as coisas nos eixos, desmontem aqueles horrorosos prédios de latas amontoadas e os troquem por dois simples , eficientes e confortáveis moto-homes, mandem esses assessores de imprensa irem cortar cana no cerrado, acabem com o reabastecimento e troca de pneus e pro ultimo paguem aos pilotos o que eles valem e não o que eles pensam que valem, já estabeleci essa comparação e vou faze-la de novo: SÓ O SALÁRIO DO ANO PASSADO DO FERNANDO ALONSO É MAIS DINHEIRO DO QUE TODAS, EU DISSE TODAS!!!!!!!! AS EQUIPES DE FORMULA 1 GASTARAM JUNTAS NAS TEMPORADAS DE 1967/68 , COMO DIZ UM AMIGO MEU, TEM ALGUMA COISA ERRADA QUE NÃO TÁ CERTA……É fácim, facim. E que voltem os Wilsinhos, Prost, Surtees, Amon, Merzario, Aguri ( só para citar ex-pilotos que tentaram em vão se manter na F1 e foram expulsos pelos preços proibitivos da mesma) da vida, juntemos um Mo Nunn ou um Guy Ligier fora os garagistas que encomendavam carros a lola e a march e partiam para o seu sonho, muitos tentaram poucos conseguiram e Frank Willians é sem duvida um deles, De tomaso, March, Heskerth e qualquer porcaria até que conseguiu vencer por meios próprios, alguns saíam um ou dois anos mas depois voltavam, ficavam um tempo , quebravam de novo e seguiam nessa gangorra, eram a vida e cor da F1, eram o acesso a porta de entrada de tantos campeões, tais e quais aos pobres circos da periferia sempre forneceram graça , entretenimento e serviam de picadeiro para talentos ocultos brilharem e serem contratados por circos grandes e seus assombrosos picadeiros. É o charm e que ainda resiste no futebol e seus charmosos campeonatos estaduais, aonde os pequenos tem o seu momento de glória frente ao grande, quando elitizamos o processo caímos nessa armadilha de ver a vaca ir para o brejo, pois o nababo em que se transformou a F1 hoje ninguém mais sabe pensar em soluções sque o dinheiro não possa comprar, o fazendeiro do Brasil central compensava isso com uma corrida a prancheta e sair de lá com uma saída genial que não custou nada em dinheiro era apenas talento e genialidade, essa não se compra.

  13. Tiago S. disse:

    Pintura crua de novo, sempre fico esperando da Williams um carro mais bonito na pintura. Esse não é feio, mas ja ta nessas cores a um tempo, e a pintura não tem nenhuma personalidade é bem o basicão.. “pinta o capô de azul e o resto de branco”

  14. mika disse:

    E o S do Senna continua lá no bico do carro!!!!

  15. Pe. Antonio Vieira disse:

    Lindo. Parece uma Willians, de verdade.

  16. Marcio Vieira disse:

    só falta um “anuncie aqui” estampado na carroceria. Tá cheio de espaço vazio!

  17. márcio x-burger disse:

    Não reclame Flávio, capricharam na água com açúcar nos pneus.

  18. Felipe Marcos disse:

    acho que pode usar os chifres sim

    porque apesar de ser um apendice aerodinamico, ele fica para cima,… nao produz downforce (não auxilia a aerodinamica no plano horizontal)

    assim como aquele “rabo” na tampa do motor que a renault e toyota tao usando… nao produz downforce… parece que aquilo se movimenta um pouco pros lados na curva, mas pode pq é pros lados e não pra cima/pra baixo

  19. Fernando Passos disse:

    …pelo menos a Red Bull fez algo interessante através da informática… aquele videozinho das mudanças no carro ficou bem bacana…

  20. Roberto Cruz disse:

    É impressão minha ou os carros da Willians são sempre mais bonitos antes da pintura oficial?

    No ano passado foi a mesma coisa.

    Esta pintura horrível já nos faz antever mais um ano ruim para Sir Frank.

  21. Filipe disse:

    Flavio, a RBS fica até o final de 2010 que é quando o contrato vence.

    A questão dos lançamentos é maior que simplesmente economizar. Vale lembrar que McLaren e Ferrari também fizeram lançamentos acanhados, apesar de darem lucro para as suas montadoras. É uma questão de imagem mesmo, a Fiat ganha dinheiro com a Ferrari, mas perde em outras areas e a ordem geral é reduzir custos, ninguém quer que algum acionista italiano pegue o jornal e leia sobre a festa pomposa que a Ferrari fez para lançar seu novo carro com dinheiro da Fiat.

  22. André Garcia disse:

    É impressão minha ou cada carro novo lançado parece ter um tamanho menor, bons tempos da F1 de 1985 e 1986, s carros pareciam ter 2 vezes esse tamanho , alguém se lembra…

  23. Gut disse:

    Essas “orelhas de burro” são permitidas no novo regulamento???

  24. ALEX B. disse:

    Que bichinho mais sem graça, Flavinho! But, no more horns are allowed!! Take it off, right now! Cara, mais uma picaretagem estilo escapamento Ferrari! Ainda me pergunto sobre os assoalhos dos carros, e ainda tenho também sérias duvidas sobre a efetividade e a segurança do tal de KERS! Let’s wait!

  25. Danillo disse:

    O que o pessoal tá esquecendo é que as apresentações da Williams SEMPRE foram sem graça…Não tinham graça antes, pq teriam agora?

    Elegi este carro como meu favorito este ano! Só pq o Grande Premio disse que as aletas são no estilo “Mú de Áries”! Eu (ainda) sou fã de Cavaleiros do Zodíaco…

    E quero ver o KERS não elétrico deles!

  26. Ainnem Agon disse:

    Ao meu ver esses asas verticais novas fizeram o carro parecer com o Blue Falcon do F-Zero.

  27. André Fonseca disse:

    Fala Galera,

    A pintura da “pré-temporada” (prétemporada??? pré temporada???) era muito bonita, mas essa ficou ainda melhor…

    Embora com desenho simples, as cores são lindas, o carro mais bonito de 2009!!!

    Mas concordo com o Rafael: passar “pneu-pretinho” (pneupretinho??? pneu pretinho???) nas rodas fica muito estranho…

  28. Marcelo Liberatori disse:

    Em termos de criatividade só os touros vermelhos e a Toyota demonstraram alguma!

    Até agora não consegui ver detalhes da nova McLaren afinal a apresentação foi feita em um ambiente cinza, num dia cinza para um carro com pintura … cinza!

    Ridículo

  29. disse:

    O bico é a cara do Pato Donald.
    Tio Frank está sem patrocinadores heim.

  30. Ludimar Menezes disse:

    Prezados, se vocês não se lembram, em história mais-ou-menos recente o modelo F1 “faliu”, quando os carros da F2 passaram a ser os “oficiais”. Acho que foi por volta de 1962, que durou até 1966, com carros de 1500 cc.

  31. Rafael Chinini disse:

    Fabricio, pelo que sei, é por supertição dos ingleses mesmo.
    ouvi dizer que, tem prédios na Inglaterra (e até nos EUA) que não tem o 13º andar indicado. do 12º passa para o 14º.

  32. Daniel disse:

    poxa… gostei das apresentações da toyota e da red bull, mesmo sem grande festa, fizeram uma apresentação criativa em seus filminhos.

  33. Rodrigo Lucca disse:

    Boa Flavio,

    Até parece o Carnaval de Curitiba de tão animado!!

    Abraços.

  34. Pompas! O carro foi apresentado no afiteatro do colégio? Estou quase vendo as mamães tirando fotografia do pimpolho!

  35. Carlos Alkimim disse:

    Ficou bonito, este carro tem pinta que decola este ano, pilotos mais experientes, um bom motor; vamos ver.

  36. Carlos Alkimim disse:

    Ficou bonito, este carro tem pinta que decola este ano, piklotos mais experientes, um bom motor; vamos ver.

  37. Fernando Duarte Gago disse:

    Fabricio o Flávio que me corrija.

    Por que o número 13 não é usado na Fórmula 1? Provavelmente por superstição envolvida ao número. Alguns acreditam que dá azar, outros acreditam que dá sorte. Na Fórmula 1, o primeiro GP foi realizado num dia 13, mas nunca um carro com número 13 completou uma corrida na zona de pontuação.

    No GP do México de 1963, o mexicano Moisés Solana terminou o GP na 11ª colocação. Treze temporadas depois (ops, olha o número aí de novo), no GP da Grã-Bretanha de 1976, uma mulher chamada Divina Galica também usou o número 13, mas não chegou a se classificar para a corrida.

    Até onde eu sei é por isso. Especialista Flávio Gomes nos responda.

    PS: Porque o cidadão Portador de necessidades especiais precisa ser torcedor da Lusa pra pagar meia entrada no setor Visa? Confira você mesmo no F.A.Q do site http://www.futebolcard.com.br.

    Abraço

    Fla…Fla…Flavinho

  38. wilbor disse:

    A pintura é horrível… pena que não mantiveram o carro dos treinos, que era um dos mais bonitos!

  39. Gustavo disse:

    Baita frescura do pessoal, 4 dias de motor home (motor-home, motorhome???…cacete) de luxo que eles montam em cada etapa já dava para pagar uma bela festança, querem se fazer de coitadinhos, de engajados…..chegar a me dar pena.

  40. Tohmé disse:

    1. Prefiro a pintura preta.
    2. No colégio da minha filha o anfiteatro é mais bonito.

  41. Roberto Martinez disse:

    Equipe Williams, quem te viu e quem te vê !
    Isso vale para toda F1

  42. Raul disse:

    Exato, Flávio! Como se uma “festinha” com um pano sobre o carro, alguns postes com luzes de boate e umas “modelos” (tudo como qualquer feira de segunda categoria tem) custasse mais do que 50 mil dolares e isso fizesse muita falta nos 200 milhões do orçamento!

  43. Vinicius SS disse:

    Flávio,
    O que estou estranhando nessa nova fase da F1 é essa necessidade quase que viceral de mostrar que eles estão atentos a crise e fazendo sua lição de casa. Não tem a menor necessidade da Williams apresentar o carro desse jeito.
    Sinceramente… se eles tivessem jogado o carro na mão da gente com a responabilidade de apresentá-lo com um punhado de cartolina, papel crepom e cola teríamos feito coisa melhor. Parece que andam fazendo de qualquer jeito.
    Até um amigo meu que presenteou a esposa dele com um Ford Ka usado fez coisa melhor… Uma grande laço envolvendo o carro, música, surpresa… foi uma alegria só. Vou falar pra ele mandar um CV para as equipes.
    Vinicius

  44. Fabricio disse:

    Gomes, existe alguma razão para a Fórmula 1 não ter um carro com o número 13?
    Ou foi um equívoco do GrandePremio, na numeração?

  45. Rafael Chinini disse:

    Nossa, que coisa horrenda! A Williams com a pintura dos treinos tinnha um dos, se não o carro mais bonito!
    Agora, ficou essa cor horrenda, sem vida e com uma disposição horrenda…parece que pintaram no Paint.
    O que deviam fazer tb, era parar de passar verniz nas rodas! puta coisa horrível que fica

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