SEMPRE DÁ PARA PIORAR | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
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quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009 - 17:53Automobilismo brasileiro

SEMPRE DÁ PARA PIORAR

SÃO PAULO (é fácil) – Recebo e-mail de André Carrillo, campeão paulista da categoria Históricos V8 5000 no ano passado. Essa categoria conta com alguns Mavericks, são pouquíssimos, infelizmente, que largam junto com os carros da Força Livre. Pois bem. Mexeram no regulamento deles, também. O mais curioso, curiosíssimo, é que a mesma FASP que extinguiu a Superclassic no fim de 2007 porque jamais aceitou que uma associação de pilotos como a nossa assumisse as rédeas da categoria elegeu na V8 duas pessoas como “Representantes da Categoria”: David Brunstein e Edilson Hiluey. Eles podem tudo: dizer quem corre, quem não corre, aceitar pilotos novos, rejeitá-los e, pasmem, determinar onde os carros serão preparados! Sim, isso mesmo! Só podem correr carros preparados nas oficinas indicadas e homologadas pelos “Representantes da Categoria”!

É demais… O regulamento está aqui, no site da FASP. Cliquem no “técnico” da Históricos V8 5000 e vejam os primeiros itens, em algarismos romanos. É de chorar de rir.

Não conheço os dois representantes, nem o André, que me mandou o e-mail. Ou talvez conheça os três. A gente vive se encontrando por aí, mas não estou ligando os nomes às pessoas. A questão, aqui, é outra, bem diferente. Por que a FASP proibiu nossa associação, a APTA, que tinha mais de 20 pilotos afiliados, fazia eventos fora de SP, cuidava do regulamento, tinha até diretor-técnico remunerado, e agora entrega uma outra categoria a duas pessoas que escolhem até em qual oficina os carros podem ser preparados?

E o chato sou eu…

34 comentários

  1. Daniela disse:

    trabalho com o condicionador de metais militec,onde reduz emissão de co e outros gases em até70% e reduz consumo de combustivel,reduz o atrito entre os metais.

  2. Daniela disse:

    gostaria de enviar uma represntação por e-mail do meu produto

  3. Kadu disse:

    David, vc me conhece sim de vista, trabalho com o André mas não faço a mínima questão de lhe conhecer pessoalmente e ser seu amigo pois vc já se mostrou ser uma pessoa que não tem idoneidade por diversos motivos que não perco meu tempo falando. Realmente o André não aceita perder mesmo, pois mesmo ele sendo um piloto novo em provas de circuito tem se dedicado ao máximo e se superando a cada prova. Ele vence por vencer mesmo e usa sim estratégias para ganhar um campeonato pq junto dele temos nós que trabalhamos seriamente e nos dedicamos de verdade ao assunto. E aprenda que para vencer tem que se usar a cabeça também. Sobre equipamentos, acessórios que ele tem e o carro estar fora do regulamento seja HOMEM o suficiente e faça uma reclamação como tem que ser feita (igual ele fez ao Renato ano passado) durante a prova e faça cumprir o regulamento. Mas não aquele regulamento ridículo que vc e o Edilson propuseram tal qual fez vc levar um “esfrega” do presidente Rubens na frente de todos e quase mata ele do coração de tão nervoso dos absurdos que vcs propuseram.

    Sinto muito por vc ter idade avançada e não ter competência, pois no pouco tempo que trabalho com o André nas corridas já conheci vários pilotos de até 50 anos ou mais que dão show na pista. Um exemplo disto é o próprio Edilson que nunca correu e esse ano as duas corridas terminou na sua frente. Já sobre o Batistinha ter andado toda essa diferença de tempo do André, primeiro que vc não sabe como estava o carro na mão de um e de outro piloto e segundo que ele anda mesmo melhor que qualquer um que conheço.

    David vc não é mais do que um simples piloto que não tem direito nenhum e nem competência de examinar carros de corrida. Portanto se ainda persiste em dizer que o carro do André está fora faça um cheque e abra uma reclamação que a competente FASP irá averiguar.

    Saiba que o André não está nem dormindo e acho que entrando em depressão pelo fato de vc não estar mais o cumprimentando no pódio…. kkkkk…..

    Meu nome é Carlos Eduardo, pode me chamar de Kadu e meu email é: kadu.v8@gmail.com

    P.s.: Não irei mais ficar perdendo tempo e paciência com essa discussão aqui no blog, caso queira conversar pessoalmente estamos à disposição.

  4. David Brunstein disse:

    Kadu infelizmente não te conheço, mas gostaria muito que vc se apresentasse para conversarmos pessoalmente em Interlagos. Todos nós aceitamos perder pois competir é isso, tem apenas um vencedor e o resto é perdedor e quem compete tem que aceitar o risco de perder, e assim somos todos nós. O que eu nao aceito e outros tambem nao, é um cara querer vencer simplesmente por vencer (este sim nao aceita perder), monta estratégias para ganhar campeonato no tapetão, e usa equipamentos e acessórios fora do regulamento pq nao tem competência nenhuma para ganhar no braço, com carros iguais. Como nao consegue ganhar com o carro no regulamento, faz um carro totalmente fora para ter alguma competitividade e ainda assim perde algumas comrridas.. isso eu nao aceito mesmo.

    Se vier correr conosco que somos amadores e pilotos de idade avançada, um piloto de verdade, o Batistinha por exemplo que é um excelente piloto que pega um carro que fez a melhor volta em 2m05s e vira 1m57s quase 10 segundos abaixo, e fizer todas as poles, todas as melhores voltas e ganhar todas as corridas com um carro DENTRO DO REGULAMENTO, que fique no box, aberto para todos olharem (como ficam os nossos) e verem o que esta feito pois nao temos nada a esconder, SERA UM GIGANTE PRAZER, um orgulho de verdade… mas nao aceito um cara que faz tudo fora do regulamento so pra ganhar corrida que nao tem capacidade de ganhar na pilotagem. E se tiver capacidade de ganhar no braço, traga um carro no regulamento deixe todos olharmos e vamos pra pista, dai vai vencer o melhor, e eu comprimento, dou um abraço e dou parabéns, como já fiz ao André no início varias vezes, mesmo sabendo que usava um carburador com a base que nao era permitida.

    Assinado: David Brunstein, tenho e-mail, nome e telefone e nao me escondo atrás de pseudonimos.

  5. Kadu disse:

    Dê,

    Primeiro vc tem que aprender que a FASP manda e pronto. Esses 19 anos que vc acompanha o automobilismo deve ser bem de longe mesmo… O Track Day serve sim para tirar muitos carros esportivos que andam sim nas estradas em alta velocidade e com isso agora tem a oportunidade de acelerar seu carro na pista com segurança. Se eles levam as namoradas patricinhas o problema e responsabilidade é deles mesmo e não cabe a vc querer decidir quem pode ou não entrar na área de boxes em Interlagos.

    Sobre a categoria que vc se refere do Sr. Hiluey, isso foi a pior coisa que a FASP fez até hj que foi confiar numa pessoa que quis usar o nome da federação para impor um regulamento particular e saiba vc que o mesmo já foi alterado com o aval do professor que no dia 1ª etapa deste ano falou várias para o piloto David que tentou junto com o Hiluey e integrantes da FASP colocar esse regulamento direto que desmoralizou a FASP e todos seus integrantes deixando a federação alvo de chacotas.

    Sobre a restrição de preparadores acho que vc não sabe o significado de COMPETIÇÃO, DESENVOLVIMENTO, ESTUDOS, TREINOS, ETC, ETC… Não preciso falar mais nada ok?

    E David, admiro vc mas não é pq o André andou na FL que ele estava utilizando cabeçote de aluminio, pneus slick, quadrijet, etc… Ele saiu sim da categoria para não dar o privilégio a vcs participantes egoístas e que se preocupam apenas com seu próprio resultado. Infelizmente vcs não aceitam perder !

  6. disse:

    Passei aqui por acaso e como acompanho o automobilismo paulista a 19 anos acabei por ler os comentário e deixarei minhas opiniões.

    Primeira: Tido mundo fala mau de federação/ CBA, mas ninguem se junta para derrubar ele ou clubes organizadores de corridas que cobrar o olho da cara por inscrições e carterinhas ao começo do ano, e ainda não contentes crian mais categorias RIDICULAS como Street Car e racha noturno para mais i mais ganhar dinheiro, e no domindo depois dos rachas os piloto tem que correr com pista suja, total falta de respeito, isso sem contar no Domingo enquanto se pratica corridas a faixa de rolamento dos boxe ficam cheias de patricinhas metidas a gostosas com seus namorados RETARDADOS montando uma raio de um Track Day, cade a segurança de pilotos e publicos? Mas enfim, ninguem faz nada apenas fala mau em site, blogs e o diabo a quatro mas ninguem faz NADA. E pq não se faz nada? Pq qndo se faz como a APTA tentou por ordem na casa, foram punidos regulamento alterado, mudança de nome, e poucos carro na pista com o fim anunciado da APTA e com a colocação de piloto colecionador que entrou na brincadeira só para conseguir colocar suas Alfas para correr, mais uma coisa RIDICULA.

    Segunda: Curto a historicos V8 conheço todos os membros da “brincadeira” e acho que o senhor Hiluey esta agindo certo, tá fora do regulamento NÃO ANDA, FORA!!!! Quer andar do jeito q é acha certo vai andar vde Força Livre e pronto, até mesmo pq a categoria não está andando com dinheiro de NINGUEM a não ser dos proprios pilotos dono da categoria. Acho certo se fazer como esta sendo conduzida a categora, parabens ao David e Edilson, até mesmo pq se abriri as pernas ao “mocinhos bonitinhos de nome” a categoria ira findar como a extinta TURISMO 5000″.
    Agora, o camarada vim falar q os caras tem q fazer churrasco, isso ou akquilo, torno a dizer “o dinheiro são dos pilotos” e não de meia duzia de babacas que curte automobilismo por internet ou comentários de amigos que vão ao autodromo.
    É facil defender amigo pessoal, ou seja lá o que for, o dificil é ir na FASP por a cara para tomar porrada e fazer a perada acontecer, porém é facil pegar o bonde andando e falar mau.

    E outra coisa, sobre os preparadores da V8 está certo sim a indicação, pois conheço categorias que começaram bem, um preparador começou a por as manguinhas de fora e hoje a categoria foi pro espaço.

    Essas são minhas humildes opiniões, gostou bem, não gostou azar, não estou vivendo com o $$$$ de zé povinho nenhum que não sabe nem para que lado vira Interlagos e quer dar opinião.

  7. David Brunstein disse:

    Só um detalhe. Na prova do dia 14/02 o André não correu na categoria Historicos V8, e sim pela força livre que permite preparação livre, pneus quaisquer, quadrijet, cabecote de aluminio e etc etc… na H.V8 é tudo muito limitado.

  8. Riomar Graner disse:

    Conheço o André , sei da determinação e profissionalismo dele e pude acompanhar a corrida da semana passada onde ele colocou 1minuto e 30 segundos nos “ outros “HV8 .
    Quando tentam coibir ou simplesmente nivelar , e o que é pior , por Baixo a categoria , podem ter certeza que será um tiro no pé .Quem tem competencia prevalece , é uma máxima utilizada em muitos setores não só esportivo , mas profissional , que é o que está faltando no momento.

    abraços a todos
    Riomar

  9. Rodrigo Duarte disse:

    É, por algum motivo FG, a FASP não foi com a cara da APTA.

  10. AM disse:

    Independente de quem tem razão, é triste ver que o automobilismo brasileiro, mesmo sendo um núcleo tão restrito, é tão desunido.

    Acho que isso é só mais um exemplo, de novo sem olhar quem tem razão, de um comportamento tipicamente brasileiro de individualidade.

    Puxa vida, como é duro as pessoas se entenderem no nosso Brasilzão.

    Olha, é só minha opinião e não sou dono da verdade.

  11. Kadu disse:

    Luiz Fernando,

    Você não se equivocou não, apenas traga carvão, 1 kilo de picanha maturada e uma caixa de cerveja para ficarmos nos boxes admirando os Mavericks!
    Ah, se puder traga um jogo de dominó também….
    E Dú, o “PENSAMENTO DE UM DIRIGENTE ESPORTIVO” matou a pau!!! Belo texto e nossa dura e crua realidade!

  12. ALEX B. disse:

    PRESIDENTES = FEDERAÇÕES = PERPETUOS = SAFADEZA!
    Infelizmente é isto Flavinho! É o LISARB!

  13. Luiz Fernando disse:

    Estão confundindo automobilismo com reunião particular.

    Vão sugar os recursos da FASP pra reunir os amigos no final de semana? Bem cara de Brasil…

    Olha, sou de Curitiba, tenho uma carcaça e um motor de Maverick “sobrando” na garagem e tava muito afim de montar um carro pra Históricos em breve.

    Mas acho que me equivoquei. Correr de históricos só pra quem for “amigo”…

  14. disse:

    PENSAMENTO DE UM DIRIGENTE ESPORTIVO
    Na nossa Confederação fazemos tudo pelo esporte!
    Só os tolos podem acreditar que
    não lutamos contra a corrupção.
    Porque se há algo certo para nós é que
    a honestidade e a transparência são fundamentais
    para alcançar o sucesso de nossos afiliados.
    Demonstramos que é uma grande estupidez achar que
    o esporte continuará a sustentar dirigentes como dizem.
    Asseguramos sem sombra de dúvida que
    o profissionalismo é o principal objetivo das nossas ações.
    Apesar disso, ainda existem idiotas que fantasiam que
    se possa administrar com as artimanhas conhecidas.
    Como temos o poder, fazemos o impossível para que
    se acabem os privilégios e as negociatas.
    Não permitiremos de modo nenhum que
    continuem as praças de esporte vazias e
    nossos esportistas abandonem a profissão.
    Cumpriremos os nossos objetivos mesmo que
    os recursos econômicos se esgotem.
    Exerceremos o poder até que.
    Compreendam que.
    Somos a Confederação.

    Agora leia de baixo para cima

  15. disse:

    Querem brincar?
    Já que 2009 conseguiram foder tudo novamente, é só a Promotoria intervir, analisar “como um clube” pode ser inserido.
    http://www.faspnet.com.br/taxas.php

    E se tiverem alguma dificuldade, é só entrar em
    http://www.cba.org.br/quemsomos/index.asp

    Creio estar explicado a situação do Automobilismo Brasileiro.

  16. Gustavo Stricagnolo disse:

    Parei para ler esse “regulamento” e isso me pareceu coisa de criança… sabe quando vc vai jogar algum joguinho tipo banco imobiliário e a criança muda as regras para ganhar… a mesma coisa. O pior é que isso afasta pessoas boas desse meio, o que é uma pena…

  17. Kadu disse:

    Sr. Zé Maria Hiluey,

    Primeiro se você quer reunir amigos no fim de semana para uma grande confraternização, contar piadas e comerem juntos onde na corrida a vitória é o menos importante, tudo isso conforme suas palavras no comentário acima e informação esta de sua opinião e compartilhada segundo você com integrantes da equipe desta categoria apenas uma pergunta: Porque vocês não montam um time de futebol? Aí você pegam o final de semana fazem churrasco, contam piadas a aproveitem ao máximo!

    Realmente o espírito da Históricos V8 no ponto de vista de vocês é mesmo uma piada! Sou amigo pessoal do André e podem esperar que sábado ele estará lá novamente para andar na frente de vocês e um conselho caso vocês queiram continuar com esta categoria “particular” que logo será banida por medidas judiciais, não é mais fácil vocês locarem o autódromo para uma competição da forma que vocês quiserem e não usarem o nome da Fasp que até então “era” uma entidade séria que provou claramente com esse episódio que o automobilismo paulista está indo de mal a pior. Neste caso da Históricos V8 ficamos sabendo que o que houve foi uma manobra direta do Carlos Montagner que desrespeitou comissários e todo procedimento natural de uma categoria e passou este regulamento adiante.

    Portanto, por essas e mais outras assim como aconteceu na categoria Históricos de competição ou Superclassic que a Fasp vem cada dia mais perdendo sua autoridade perante pessoas que realmente entendem e amam o automobilismo.

    Resumindo, “SEMPRE DÁ PARA PIORAR”…

  18. cleber disse:

    Você é chato,mas às vezes tem razão.

  19. Ingo Hofmann disse:

    Complicaram o simples…
    Um regulamente simples, que de forma clara e inquestionável, definisse o nível de preparação dos carros, e um bom sistema de verificação/inspeção dos carros seria o suficiente para impedir que pilotos tentassem usar o poder econômico para obter vantagem na pista.
    Quanto à aceitação dos participantes, uma entrevista bem feita já daria condições de avaliar se o pretendente está só afim de ser um “vencedor” nas pista ou se está também afim de confraternizar com o grupo.
    Mas, a uma conclusão correta, parece que todos já chegaram: As federações se transformaram em suculentas e rentáveis tetas que ninguém quer largar. Os absurdos cometidos pelas federações acontecem em todos os estados, não só em Sâo Paulo.
    Infelizmente a desunião reinante entre os pilotos, é o maior e melhor alicerce dos mandatários das federações e, isto não ocorre só no automobilismo.

  20. Rodrigo Moraes disse:

    Ué, os caras da HV8 conseguiram fazer o que vocês queriam fazer com a Classic. Em vez de criticar, acho que poderiam pegar dicas com eles, perguntar como conseguiram. E fazer igual. Se a Federação é fraca moral e tecnicamente, uma boa opção é transferir a responsabilidade sobre o regulamento a representantes dos pilotos.

    Acho que a APTA poderia usar de um pouco de política, pra variar, pra dar um passo à frente. Às vezes é preciso ceder um pouco para vencer. A intransigência é contraproducente na maioria das vezes.

  21. Antonio José disse:

    Dirigentes de qualquer setor, que adquirem poder absoluto e tomam decisões unilaterais, não combinam mais com o Brasil que se esforça por ser democratico.
    Essa coisa cheira à velha canalhice que herdamos desde os tempos imperiais.
    Por isso tá certo meter o pau e sobretudo agir.

  22. márcio x-burger disse:

    Conheço o André, é um apaixonado, tem uma loja de pneus chamado uirapuru…o cara dá show na arrancada, pessoa séria.

  23. Claudio Ceregatti disse:

    Resposta óbvia e curta:

    “Porque são um bando de incompetentes, que fazem do automobilismo seu meio de vida, amparados em uma lei anacrônica”.

    O automobilismo brasileiro JAMAIS teve orgãos de direção dignos da estirpe dos pilotos que aqui se formaram.
    É um lixo de cima abaixo, desde sempre. Não muda – se adapta a novas realidades – jamais buscando a evolução, e sim o poder pelo poder.

    Tenho nojo disso tudo, desde o tempo que pilotos brasileiros corriam no exterior com carteiras de outros países.
    São todos uns boçais, agarrados ao osso do nascimento ao túmulo.

  24. Ze Maria disse:

    Antes de meter o pau devemos analisar o fato de que as coisas evoluem, sempre. No mundo inteiro onde ama-se automobilismo, USA, Inglaterra, Australia, Emirados Arabes, entro outros, existem categorias de competição onde reunem-se amigos que no fim de semana levam seus carros para uma grande confraternizacao, para falarem de suas maquinas, contarem piadas, comerem juntos e aproveitam e fazem uma corrida que a vitoria é o menos importante para todos. Isso é comum basta procurar na youtube e no google, tem varios filmes. Este é o exato espirito da Historicos V8, uma reuniao de amigos para celebrar o automobilismo. Na hora da corrida realmente, é uma competicao obvio, segue todas as regras, pontuacao e etc, mas vocces precisam entender o espirito da coisa. Por isso nao cabe pilotos e equipes que abusam do poder economico para burlar, trapacear, ganhar a qualquer custo, e colocar outros pilotos em risco. Uma postura é a do FG em relação ao Malanga, quando diz que ele esta com carro e etc tootalmente fora do regulamento mas deixa ele pra la pois ninuem liga, só que ele vence todas as corridas, e outra postura é dizer que AQUI VOCE E GENTE COMO VOCE NAO CORRE MAIS. COmo a categoria preza muito mais a confraternizacao e a celebracao do automobilismo, porcurou-se a opcao 2, ou seja, se vc é amante da marca, gosta de carros que podem correr na categoria e etc, faça um carro dentro do regulamento e venha se DIVERTIR conosco. A FASP entendeu perfeitamente esta conversa e a proposta da H.V8, e aceitou este regulamento, diferente da associação de vocês, uma categoria altamente organizada, com quase 40 carros no grid, diversos interesses em jogo e etc., isso na categoria de vocês nao daria certo, mas na H.V8 vai funcionar.

    Eu sei que é dificil entender, mas a H.V8 vai na linha das grandes categorias de clubes e amigos que existe pelo mundo.

    Não corro e não participo desta turma, mas colhi este depoimento com um dos integrantes da equipe, pesquisei um pouco e achei extremamente validos os argumentos, vamos abrir os olhos para o futuro!

  25. Doutor Marin disse:

    Larga de ser mala!!!

    Finalmente criaram uma categoria para cada carro e vão dar um troféu para cada participante!!!

    Categoria de Classicos 100% original fica muito caro, na prática cada um usa o AP que pode e se diverte na pista com um mínimo de segurança

    Lembre-se que vai ficar como em Le Mans onde tem protótipo no retão a 300 km/h que passa por tráfego que não chega a 200 km/h.

    Podiam chamar de ” American Le Mans Transformers Séries”

    :)

  26. Leonardo disse:

    Flavio
    Repare bem: isso é um mal do Brasil. Sempre tem um grupelho fechado defendendo “seu proprio rabo” e se aproveitando dos outros. Em qualquer área.

  27. Henrique disse:

    Este regulamento é a demonstração cabal de que o automobilismo brasileiro só irá para a frente após a EXTINÇÃO do sistema cba/federações e banimento de seus dirigentes.

  28. Dener disse:

    essas confederações Brasileiras de automobilismo, que envolvem corridas no asfalto, GENERALIZANDO, TODAS SÓ SERVEM PRA SUGAR DINHEIRO E PUXAR O ESPORTE PRA TRÁS.

    sem mais.

  29. Microempresário disse:

    “Tudo que não estiver expresso é proibido”, mas os carros permitidos são “Maverick, Galaxie, Mustang, entre outros”. Entre outros quais?

    Este “regulamento” não resiste ao simples exame de um advogado. Quem o escreveu não tem a menor noção dos conceitos de redação técnica; cada parágrafo tem um erro de lógica, uma contradição ou uma ambiguidade.

    Se esse é o nível do quadro funcional da Federação…

  30. Carmem disse:

    Piorou mesmo. Além disso, os “Representantes da Categoria e únicos agentes autorizados” deveriam ter submetido o regulamento a algum revisor gramatical. Meleca dupla!

  31. Stroker disse:

    REALMENTE A FASP ESTÁ UMA VERGONHA!!!
    IMPEACHMENT NO PRESIDENTE OU VAMOS MANDAR ELE PARA UM MUSEU!!!
    ESCOLHA A OPÇÃO:
    1- IMPEACHMENT
    2 – MUSEU

  32. João Kohl disse:

    Você é chato, isso não muda nada. Acontece que a turma dos cartolas estão numa disputa duríssima contigo. kkkkkkkkk

  33. disse:

    FG, antes de postar aqui, liguei para um amigo!
    O Cara conhece um pouco do riscado. Mudamos de assunto e falamos do dia a dia de nossas vidas.
    Ele achou ridícula a posição tomada, “Mas enfim, é assim que conduzem o Automobilismo Brasileiro” “Fizemos nossa Parte!”
    Creio eu, Dú, que mais um ano, de brigas, Interlagos fechado para reformas. sem programação para QUALQUER Piloto buscar recursos.
    Como um Piloto, vai chegar e pedir verba para correr em Interlagos?
    Entregar a planilha de provas, baseado no calendário da Fasp e nos regulamentos?
    O Site da CBA tira a noção de qualquer mídia, pois o Scaglione é o Presidente ainda.
    Como diz a Corpélia do Sai de baixo,
    Prefiro não Comentar!

  34. Ricardo disse:

    é lamentável….
    uma categoria que brigava para crescer agora se fecha mais, com certeza será extinta até o fim do ano, ou vai ser uma corrida particular de dois carros…….

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