STREET CAR: O QUE É ISSO?

SÃO PAULO (ai, ai, ai…) – Não sei direito, para dizer a verdade. A FASP colocou no ar em seu site o regulamento de uma nova categoria que não foi apresentada a ninguém, apenas despencou no mundo digital sem muito alarde e eu só soube dela através do blogueiro Eric Drukovich. As regras estão aqui. Pelo que entendi, é um campeonato aberto a qualquer tipo de carro de rua, desde que seja fabricado a partir de 1995, tenha santantônio, cinto de quatro pontos, motor de 4 cilindros, duas ou quatro portas, sem turbo, com mecânica e carroceria originais, rodas e pneus nas medidas de fábrica. Pick ups, vans, conversíveis e furgões estão proibidos. No mais, vale qualquer coisa. Qualquer Palio, Gol, Corolla, Civic, Astra, Vectra, Focus, literalmente tudo.

Pode participar qualquer um que tenha carteira de motorista, ou que tenha feito curso de pilotagem. Ex-pilotos são admitidos, desde que não tenham competido oficialmente nos últimos dez anos. É obrigatório uso de macacão e capacete homologados.

Serão dez provas durante o ano, de sete voltas cada uma (a última terá dez voltas). O grid será definido por sorteio.

O que parece a vocês? Uma nova “Estreantes & Novatos”? OK, isso funcionou nos anos 60, estimulou a formação de pilotos, mas eram outros tempos. Fuscas, Gordinis e DKWs, com todo respeito, não ofereciam grande perigo a ninguém.

Agora, fazer isso em 2009… Pensem bem: uma categoria aberta a qualquer carro, numa época em que boa parte deles passa dos 180 km/h, mesmo os de baixa cilindrada. Pelo regulamento, pode-se colocar na pista um Audi A3, por exemplo, na mão de um cabra que não tem a menor noção de pilotagem. É um carro rápido, que chega a 200 km/h, mas não está dimensionado para corrida. A suspensão é mole, é pesado, se o cara entrar errado no S do Senna, vai capotar e se arrebentar.

OK, sou a favor de automobilismo de custo baixo e massificado. Só que colocar carros de rua na pista sem mais nem menos não é exatamente o que eu chamo de automobilismo. Isso aí não vai formar piloto algum. Vai, sim, satisfazer o desejo de quem quer acelerar em Interlagos e está disposto a pagar 300 reais (o preço da inscrição) para dar sete voltas, numa razão de R$ 10/km, além de detonar seu possante, porque pista detona, mesmo. Isso, para mim, é estimular o racha na pista. Ótimo, melhor que nas ruas. Só que perigoso demais, na opinião deste que vos fala.

Não gosto da ideia, não. Para dizer a verdade, acho uma grande cagada. E arriscada. Em outras palavras, e em português claríssimo: vai dar merda.

Quero saber a opinião de vocês, agora.  

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Fabio Tust
Fabio Tust
15 anos atrás

Eu estou lendo os comentarios ainda, por isso posso repetir o que alguém falou, mas …
Acho que a FASP viu a grande quantidade de “track days” que foram feitas no Brasil no ano de 2008 e resolveu criar uma categoria para ganhar dinheiro com essa turma.
Eu acho alguns track days bem legais (não tem ultrapassagem em curva, os modelos de carros são bem divididos, poucos carros na pista), mas tem algumas que já são uma espécie de corrida livre e inclusive já aconteceram algumas merdas.
Minha opinião é que vai estar cheio de rachadores e que vai sair gente machucada.

André Mello
André Mello
15 anos atrás

Eu sou piloto da categoria de carros antigos, piloto um chevette que tinha o motor original e agora esta sendo preparado com um motor AP.

O chevette é c;aro foi todo preparado para andar na pista e andar na pista é bem diferente de acelerar na rua.

Concordo com o Flavio e acho que vai dar merda com certeza, eu tenho um A3 turbo com 210 cavalos e com certeza se eu entrar no S como entro com o chevette(guardadas as devidas proporções em potencia de motor) vou parar lá na avenida interlagos, ainda mais se não tiver nenhuma experiencia de pista.

Polemicas a parte é esperar pra ver, mas meu feeling também me diz que isso não vai acabar bem.

Cupim de Ferro
Cupim de Ferro
15 anos atrás

Como tem gente que fala besteiras….

Estive lendo alguns comentários e cheguei a conclusão que tem muita gente com a cabeça no lugar.Autódramo é lugar de carros de corrida(leia-se) suspensão,pneus com calibragem correta….etc.

Isso não vai dar certo pelo simples motivo de que quando o cidadão entra lá(principalmente os “pilotos” de rua) acham que são o Ayrton Senna. Na regularidade dos 1000km, estava junto com o Zé Ricardo e tivemos que entrar com o safety para tirar dois babacas que estavam com um palio e um voyage que simplismente iam acabar se machucando. O do palio conseguiu quase encher o guard-rail da segunda perna do “S” e quase nos acertou.

Nos 500Km de 2006 um carinha com um corsa GSI capotou no “SOL” (olha onde ele conseguiu), em 2007 ele foi la de novo e dessa vez encheu o muro do lago.

Um outro ai encima, disse que deu 238KM/H com um audi A3 aspirado…..quanta bosta.

Em resumo, a grande maioria desses caras não estão preparados para entrar numa pista.

Abraços

Luiz Guima
Luiz Guima
15 anos atrás

O Marazzi fazia isso com os alunos dele, se não me engano, no mesmo programa que tinha a Turismo 5000.
Ele mesmo dava a bandeirada!
E olha que tinha cara que andava de Monza, Santana, Opala, Maverick etc. E sem santo antonio! Acho a idéia legal. Só precisa ser lapidada.

Eric
Eric
15 anos atrás

Ao Thiago Sabino.
Esatmos comentando um post para novatos na pista.Carros de turismo!!!!!

Vc cita um formula com AP 2.0…..acha que vai ser o que????Olha a relação peso potencia de um carro desses…..é muito mais rápido do que um carro de turismo.

Começa daí,eu não sou cabaço não,vc não me conhece,tenho 31 anos de idade e ando de kart talvez o tempo que vc tem de vida.

E outra,não tenho Audi A3.Não mexo com drogas.

Enrico Araújo
Enrico Araújo
15 anos atrás

Pra quem não conhece, eventos com carro de rua SEM santo antônio e pilotos amadores é uma prática bastante comum na Europa e nos EUA. Já no Brasil, conheço desde 1999 e já vi passar por grandes autódromo como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Curitiba, por exemplo.

Falando de segurança, nesses eventos, no período de 1999 até 2009 (lá se foram 10 anos), nunca soube e não existe nenhum registro de motorista morto ou com sequelas graves de algum tipo de incidente. Será que esse resultado representa alguma eficácia no que diz respeito a segurança, principalmente por se tratar de eventos com pilotos amadores?

Sobre a segurança em autódromo de carros antigos comparado aos carros atuais, é lamentável ler isso de um formador de opinião. Tentando traçar algum paralelo, talvez você esteja se referindo a velocidade que o DKW atinge, o que não é suficiente para classificá-lo com mais seguro do que os carros atuais.

Sobre a idéia da FASP, é boa, mas acho um pouco caro R$ 300 por uma corrida de 7 voltas. É um início, muito bom! Só espero que isso não tenha a ‘agenda oculta’ de inviabilizar os track days.

Antes de esbanjarem toda vsa. sabedoria e ficarem colocando merda em suas bocas (pois tem muita gente dizendo que vai dar merda), procurem se informar a respeito, pois estão completamente equivocados a respeito.

Tags: TRACK DAY, TIME TRIAL.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Concordo com o Águia e o Ceregatti. Aos outros que parem de agourar, pois vão acabar fazendo os caras desistirem da idéia.

Thiago Sabino
15 anos atrás

Ao Eric

É isso aí meu chapa, falei mesmo de colocar Fórmulas com motor AP2.0 sim. Podia ter se dado ao trabalho de me citar, e não como uma entidade impessoal.

O automobilismo brasileiro se encontra na UTI que está, porque não temos mais formação de pilotos de monopostos. Houve um processo de “truck-turismização”, que matou simplesmente toda e qualquer categoria de monoposto…..e, ta aí! Os últimos dos moicanos , aqueles ainda resquícios da F-Chevrolet, da F-Ford, da moribunda F-3 sulamericana, é que ainda dão a ultima fumacinha do que representava uma outrora superioridade brasileira. Onde havia um brasileiro numa competição de monopostos, era sinônimo de chances de vitória.

Hoje em dia? Hoje em dia, estamos muito mais preocupados em colocar gente pra correr cá pra dentro. A galera tá citando aí que nos anos 70, existia o Festival do Ronco, coisa e tal, etc. Mas havia também o incentivo pras categorias formadoras de pilotos como a F-Vê e Super-Vê. Sem contar F-Ford…E sim, aí existiam Divisão 1 , Divisão 3, ou seja, tinha de tudo. Hoje em dia, acabou cara! Depois dessa geração aí quem vai correr lá na Europa? Depois do Massa, acabou cara! Vai colocar alguém que corre de turismo?

A gente não tem a Formula-SP? Porque não fortalecê-la?

Pensar primeiro se você pode colocar o teu Audi na pista, antes do que realmente toca a formação de pilotos de competição é um pouco complicado.

Mas enfim, como disseram aí em cima: Toca o pau, vamo ver o que que dá. O Passatão#50 tá aí na memória de muita gente boa.

Cerberosph
Cerberosph
15 anos atrás

Boa ideia mais devia só ser permitido carros 1.0 originais. Se ainda for perigoso bota 400 kg de lastro. Lógico que tem que ter gaiola e demais itens de segurança

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Bem, seria de bom tom altura reduzida e pneus maiores que os originais, mas acho que o principal está em vistorias e fiscalização rigorosa mesmo, senão avacalha.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Tem Audi A3 com motor aspirado de 125 cv… E baratinho…

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
15 anos atrás

Cara, tenho que perder a mania de só escrever quando dicordo de você, Mr. FG.

Eu tenho certeza de que os carros de hoje são muito mais seguros que os da superclassic. Acho que não ia sobrar muita coisa naquele quase acidente envolvendo um fiat 147 (?) e um passat. Se fosse um focus batendo num punto era bem provável que os danos aos pilotos fossem bem menores. Que seja um gol num pálio, acho que seria menos ruim de qualquer jeito.

Creio que os pilotos serão selecionados pelo custo de se colocar os itens de segurança citados. Afinal usar todo dia um carro desses pra se ir ao trabalho não deve ser nada confortável.

Gosto da iniciativa. Tomara que vá pra frente por que eu fiquei com muita vontade de correr. Mas infelizmente ainda não tenho grana se quer pra comprar um capacete. Mas isto é questão de tempo!

Mayara
Mayara
15 anos atrás

Eu gostei da idéia. Não acho que vai dar tanto problema.

chu911
chu911
15 anos atrás

Em resposta ao comentário do amigo que se auto entitula “burros”, precisa de muito mais do que cinto de 4 pontos, santoantonio e capacete.
Precisa de preparo.
Todos sabemos que a carteira de habilitação, CNH, habilita mas não prepara ninguem para enfrentar as ruas, quem dirá as pistas.
Provavelmente o Sr. nunca andou em Interlagos, e se andou fi num desses eventos como o da 4 rodas.
Mas na hora que o conta giros vai lá em cima, o freio esquenta, o pneu derrete, a coisa é diferente.
Entrar em curva de autodromo não é como contornar a praça perto de casa… uma bobeada e ela literalmente te joga longe.
Já tentou entrar no S do Senna freando de 200 km/h um pouquinho fora do ponto ? É só ver o que acontece na Porsche Cup, na Trofeo Maserati… Muro !
Não estou falando isso pra concordar com o Flavio, a quem admiro sim o trabalho, mas discordo em várias situações… A começar pelo meu carro de dia a dia, um Corolla.
A questão é bom senso.
Com certeza a grande maioria que aqui discorda, ve o lado do tesao de andar em um autodromo como a razao de concordar com o formato da categoria. Andar em Interlagos é um tesão sim… prazer inigualável. Mas precisa de bom senso… Nao basta confiar em si só… E os outros que estao la ? que podem te acertar a porta sem dó porque nao sabiam a manha da pilotagem ?
E dizer que é “melhor andar na pista do que na rua” é uma incoerencia sem tamanho.
Se nao pode andar rapido na rua, nao pode e pronto.
Agora pra tudo o que nao pode tem que achar um paleativo ???

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Em suma:

” Me inscrevo aonde ??? “

antonio
antonio
15 anos atrás

quando escrevi ‘muita gente quer ver mesmo é pancada’ referia-me ao publico, obviamente .

antonio
antonio
15 anos atrás

Acho que teremos umas merdas sim .
E qual o problema ? A merda em si ? Quem é que vai se preparar para entrar num troço destes ( santantonio, cinto etc dá um trabalhão pra ajeitar …) pra ‘entrar’ no carro da frente na primeira curva ?
Concordo com metade do pessoal aí de cima – e discordo da outra metade – sobre se hoje é mais ou menos perigoso que antigamente . Velocidade X segurança estrutural do carro e do autódromo . Sei não ….
O que sei é que se eu pudesse faria de tudo pra correr .
E iria ficar p. da vida se os ‘donos do parquinho’ pressionassem as ‘autoridades’ para que me impedissem de correr alegando a minha própria segurança .
E pra dizer a verdade, numa corrida de automóveis muita gente quer ver mesmo é pancada ….
Muito mais perigoso era ser gladiador romano ( nem todos eram escravos …) , e talvez por isto mesmo era um sucesso de público.

Tomara que a categoria vingue !

Victor
Victor
15 anos atrás

Não é so o Joaquim que pegou 238 com um A3, meu Uno Mille dá 240 km/h no final da reta oposta. Mandei fazer o velocímetro na VDO da Sto Amaro, começa em 100.
Um Omega Stock Paulista chega no máximo a 230 na freada do S e no final da reta oposta. Isso com uns 400 cavalos mais ou menos e pesando 900Kg e sendo carro de ponta.
Tem cada uma.

Eric
Eric
15 anos atrás

Joaquim Souza:

Se você deu 238 km/h com um A3 Aspirado em interlagos,você é meu herói.

Estou falando lá de dentro do autódromo PO#$!!!!!!!

Luciano
Luciano
15 anos atrás

“parquinho”

Luciano
Luciano
15 anos atrás

“Sai do meu parquino” é ótima. Se tem alguém com capacidade civil e criminal plena disposto a bancar o carro e o equipamento, fez um curso de pilotagem homologado, assistiu uma palestra sobre segurança e sobre o regulamento antes do evento, assinou um termo de responsabilidade, passou na vistoria, viu que tem estrutura de segurança no local, não pode por quê? Antigamente era como? Mais seguro? Acho que se ocorrer nas condições que citei teria grandes chances de ser uma nova categoria de novatos de sucesso.

Luizcroberto
Luizcroberto
15 anos atrás

Caro FG, não consigo ver tanta merda conforme várias opiniões.

O risco existe tanto quanto ao salto de paraquedas (sem hifem?) vai da cabeça de cada um tanto quanto o trânsito que enfrentamos.

Sou a favor desde que sejam responsáveis tanto os organizadores quanto os competidores.

Minha memória não é mais aquela brastemp mas lembrei ter lido algo a respeito e achei esta matéria que não foi há tanto tempo assim:
http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2007/08/31/quando-automobilismo-era-automobilismo/

Discordando da maioria, sou a favor pelo que temos de verdade, ATÉ O MOMENTO.

Abraços
Luiz

RESPOSTA DO FG:

Essa história é de 1980. Outros tempos. Como disse, acho os carros de hoje muito perigosos, pela velocidade que atingem. E acho que se isso sair, é preciso controlar bem os carros e os pilotos.

Julio
Julio
15 anos atrás

Quer discorda não corre, que concorda corre, simples assim.
Eu concordo, vou aumentar a apólice do seguro de vida, sei que vou fazer merda.

Abraço

Paulo César
Paulo César
15 anos atrás

Sou da seguinte filosofia :

Pergunte aos candidatos a ” piloto de street car ”

1) Sabe ler ?

2) Sabe escrever ?

3) Sabe fazer as 4 operações matemáticas ?

Se sabe tudo, sabe raciocinar o risco !

QUER BEBER VENENO ? PROBLEMA SEU !!!!!

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Só uma, coisa quem disse que carteirinha e escola de pilotagem torna alguém menos mané. Lógico que deve ter alguma regulamentação, o automobilismo é bacana emocionante mas mata. Portanto cada sabe do seu traseiro.

Leonardo Felix
Leonardo Felix
15 anos atrás

Desculpe, FG… mas dizer que um Fusca a 130km/h é mais seguro que um Audi A3 a 180km/h é muito “puxa-saquismo” para os carros antigos…

Como já foi dito por outros, já existe esse tipo de competição em vários lugares, e não me lembro de ter visto gente morrendo.

É tudo uma questão de bom senso: cabe a quem está organizando essa competição, tomar as devidas medidas de segurança e, antes de tudo, avaliar os candidatos a participantes, para averiguar se têm condições de participar, dar lições de comportamento seguro, para evitar coisas que aconteceram, por exemplo, no Superclassic, onde aquele menino quase mata um naquele retorno absurdo à pista.

E quanto a formar pilotos, ou apenas ser uma categoria para “satisfazer quem quiser dar 7 voltas em Interlagos”, acho que pode até vir a formar um piloto ou outro. Mas será pouca coisa. A maioria vai participar para se divertir.

Ou você participa da Superclassic para se tornar piloto profissional e largar o jornalismo?? Provavelmente não. Provavelmente seja apenas para satisfazer a vontade de se divertir correndo em Interlagos e em outras pistas. Só que com um Lada, ou um DKW, em vez de A3 e Corollas…

Joaquim Souza
Joaquim Souza
15 anos atrás

Ao Eric!

E como então pegamos 238 com um A3 ASPIRADO???? E estou falando também com propriedade e não como suposição. O termo chip tuned que é um apelido ao um sistema eletrônico nem vou entrar no mérito da discussão porque é infantilidade.

Ou será que eu fico imaginando coisas e de repente, pimba, SE MATERIALIZA!!!

Só que não fazemos babaquices andando a essa velocidade em auto-estradas, como certo irresponsável faz.

Ponto Final!

Milton
Milton
15 anos atrás

Aguia, você é meu herói.

Victor
Victor
15 anos atrás

Sei lá… Neguinho falando que na Porsche Club não dava certo e blábláblá. Porra! Porsche Club ?! Cai na real rapaz! Muito fácil mandar a FASP a merda quando se tem montes e montes de dinheiro para arriscar um Porsche numa corrida de playboys braços-duros…
Acho que essa idéia pode ser sim muito boa, principalmente para quem não tem dinheiro para jogar para o alto, se houver alguns limites e outras obrigações.

gildo
gildo
15 anos atrás

Flavio,
Achei legal. Movimenta Interlagos, leva mais gente,$,deveria ser na preliminar da SClassic, R$300,00 muito bom!
Acho que vou brincar de vez em quando…
Se começar a ter muito acidente, se reve em curso.
Muita gente nunca andou lá e taí uma boa oportunidade.
Em 1987 o Marazzi fazia isto e foi aí que corri a 1a. vez em Interlagos com minha Alfa Berlina 1971 de rua, dentro dos limites do meu carro(sem santo antonio). Ia para o templo com miha mulher e filha que torciam e sempre voltei para casa com a família.
Abraço,
Gildo34

Aguia
Aguia
15 anos atrás

Aprovo Vocês vivem reclamando que ninguém faz nada. Quando fazem, é só bomba. Melhor por os caras para correr em Interlagos que na rua e estradas. Amansa um pouco porque o cara vai ver que o buraco é mais embaixo.
Acho muito boa mesmo a iniciativa da CBA/FASP, mas deveria limitar a 1.6 nacional, sem turbos, com piloto sendo um novato, com macacão, capacete e luvas homologados, carro com o santo antonio obrigatorio, retirada dos bancos apenas, suspensão livre – altura, molas e amortecedores nacionais, motores e cambios originais sem alteração alguma, vistoria técnica obrigatória antes e sorteio aleatorio depois, etc…mais ou menos conforme regulamento “Div. 1” antiga. Isto já limitaria o “rol” de curiosos e alienados.
Certamente teriamos a reedição do “Festival do Ronco” que tanto sucesso fez, revelando vários pilotos, sendo que alguns se tornaram profissionais de sucesso. Nesta época se você quisesse, podia-se correr até de Maverick 5000cc, Opalas 250s, fuscas e brasilias 1600 e ninguém falava nada.
Quanto aos que teriam que ser assumidos afinal “o cara” tá lá pra que? Para passear? Melhor ficar em casa….não tenho dúvida que entre os que gostam de motores e carros ninguém é inocente total na área para não saber dos riscos da porrada. Pode ser qua apareça algum tonto mas o problema é dele, não é? Quanto às responsabilidades da CBA é só exigir que assinem o documento isentando.
Carros com o 1.0 de motor original, no máximo 160Km/h e só depois de embalar na descida. E olha lá…

Eric
Eric
15 anos atrás

Joaquim Souza,por favor menos……não exagere.

NUNCA um A3 aspirado ganha 30 cv só no chip.E Turbo é proibido.Outra,só como comparação,um Lancer Evo com 280 cv chega a 215 km/h em Interlagos no final da reta oposta…..ou seja,o “CHIP TUNED”(Afffff…..) não chega nem aos 180……

E outra,um Focus,dá um baile em A3 em suspensão e estabilidade viu…tô falando com propriedade e não como suposição como tudo que vc falou agora….

AM
AM
15 anos atrás

Segue artigo do regulamento técnico Históricos 5000 V8;

“1 – VEÍCULOS E MODIFICAÇÕES PERMITIDOS

Veículos de série nacionais e importados, fabricados a partir de 1964 até 1979, das marcas FORD modelos Maverick, Galaxie, Mustang e Cougar, dentre outros, e CHRYSLER modelos Dodge Dart e Dodge Charger, dentre outros, não sendo permitidos protótipos, carros esporte ou séries especiais, como por exemplo Shelby Cobra, dentre outros.”

Porque o termo “dentre outros” aparece tantas vezes?
Um regulamento não pode ser tão vago deste jeito.

Caso contrário abrem-se portas para questionamentos, dentre outros; pedido para invalidar resultados, desclassificações e discussões que não ajudam o esporte.

Celso Vedovato
15 anos atrás

Apóio a iniciativa.
Voce tem razão. Mas me parece pode dar certo. Chamem pessoas responsáveis e corretas e adequem regulamento e principalmente normas de segurança, principalmente no que se refere ao equipamento a ser utilizado, a as exigências quanto a formação do interessado. Por que não exigir o curso de pilotagem?

Jeferson
Jeferson
15 anos atrás

Fala-se da vistoria, mas ela existe nos carros “de pista” ?
Participei de campeonato de arrancada com carro (de pista, com santantonio) tração traseira e que o vistoriador (que é – ou era – o mesmo do pessoal de circuito) foi olhar o pneu dianteiro pra ver se era nacional.
Quando esse assunto é tocado, penso haver muita demagogia, principalmente quem corre de circuito, pois o felizardo que consegue correr de carro adora o autódromo cheio, mas de gente assistindo e não de, eventualmente, dividir uma freada.
Qualquer um que coloque seu veículo na pista, seja ele preparado ou não, assume o risco de acidente, não estamos jogando Botcha (sei lá se é assim que escreve).
Se for pra seguir uma linha de raciocíno lógica, não há porque desaprovar a nova categoria, o risco do automobilismo sempre estará presente.
Tomando como exemplo a mencionada arrancada, não há dúvidas que é a modalidade mais democrática que existe, lá anda de tudo, até Buggy de praia e nunca ninguém morreu lá.
Deixem os “duros” serem felizes também !

Joaquim Souza
Joaquim Souza
15 anos atrás

Li todos os comentários e realmente chego a conclusão de que esta modalidade deve ser repensada com mais tempo. Não adianta também aumentar o critério de segurança pois o negócio acaba saindo caro demais e será um fracasso.

Deve analisar o quesito segurança, diversão e preço para chegar ao denominador comum.

O exemplo que o Flávio é muito bom pois se um zé mané pega um A3 1.8 com chip tuned, que pode dar até 30 cavalos a mais, o maluco vai se achar o The Stig e se arrebentar, pois se originalmente os Audis aspirados chegam fácil aos 200, com chip tuned podem bater 240!!!

Tem uma edição apimentada do Focus com 160 cavalos de motor duratec, tem suas virtudes e defeitos. Não é um carro com uma puta suspenção também, é potência para pouca estabilidade e o mínimo de perícia humana…

Vamos ver no que vai dar…

Marcelo Giordano
Marcelo Giordano
15 anos atrás

Se nas provas de regularidade eu já vi cara fazendo merda, imagina nisso aí.
É cada uma…..

Aldred Ramacciotti
Aldred Ramacciotti
15 anos atrás

Flavio seguinte, eu quero ver quem vai assumir a culpa quando alguem sofrer um acidentes bravo.
O pior é que nessas horas todos tiram o seu rabo da reta e fodasse quem morreu ou se arrebentou.

E porque não proporcionar facilidade para o pessoal fazer um curso de pilotagem e só depois criar uma categoria com carros de rua mas dentro de regras seguras.

Maxwell Smart
Maxwell Smart
15 anos atrás

Acho que a idéia é boa, mas tem que ser melhor regulamentada.
Com uma boa exigencia de segurança e de pelo menos um curso de pilotagem homologado tudo bem.
Acho que com os carros passando por uma checagem e pneus especiais para pista ficaria bem legal.
Não creio que as velocidades sejam extremamente altas ( já andam assim nas BR´s da vida ) mas se forem podem limitar como se faz na formula truck.

Cacá
Cacá
15 anos atrás

A pista ta lá,a categoria ta ai,entra quem quer e assume a responsabilidade,deixa o pau torar!!!!!1

AM
AM
15 anos atrás

Uma idéia interessante (inicialmente) que tende a tornar-se péssima (mal executada).

Estamos precisando de categorias coerentes com a nossa realidade, mas coerência passa longe das federações (diga-se de passagem de todos os esportes).

Acho que a FASP tem que se explicar!

(P.S. o garoto do Passatão #50 vai fazer a festa).

burros
burros
15 anos atrás

Tem um bando de RECALCADO aqui que é contra porque não tem grana nem coragem de meter um carro na pista, ou pelo simples prazer de concordar com o Flávio, que ao menos embasa a opinião em experiência própria.

Sto Antonio, banco de competição, cinto de 4 pontos….O que mais vocês querem de segurança? É só exigir fiscalização correta e comissários bem treinados que tá tudo certo…

E outra, que carros vocês andam dirigindo que chegam a 200 com essa facilidade toda?

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

É algo realmente aterrador. E pior que tudo isso, é que esses mesmos malucos que, em um circuito fechado, seriam acidentes ambulantes, dirigem pelas ruas de SP (e sem macacão, capacete ou santantônio).

EDUARDO HARRIZ
EDUARDO HARRIZ
15 anos atrás

CONCORDO COM VC SOBRE O RISCO DE SE COLOCAR QUALQUER CARRO E SEU PILOTO SEM PREPARAÇÃO NAS PISTAS PORÉM ACREDITO QUE OS CARROS DE HOJE SEJAM MUITO MAIS SEGUROS QUE NOSSOS ANTIGOS FUSCAS , GORDINIS E DKWS CITADOS (LEMBRO QUE SOU ENTUSIASTA DE CARROS ANTIGOS E TENHO UM OPALA 1974 TODO ORIGINAL) PORÉM ANO PASSADO TIVE UMA OPORTUNIDADE ÚNICA NA MINHA VIDA ; DIRIGI UM PUNTO TURBO POR TRÊS VOLTAS PELO AUTÓDROMO NO EVENTO DA QUATRO RODAS . ISSO ME DEU UMA SATISFAÇÃO MUITO GRANDE E MUITA VONTADE DE VOLTAR . ACREDITO QUE SE O NEGÓCIO FOR LEVADO A SÉRIO E FOREM FEITOS TREINAMENTOS ADEQUADOS , COMO OS DO EVENTO CITADO , OS PREJUÍZOS PODEM SER MATERIAIS PORÉM COM MUITA SATISFAÇÃO . PENA QUE MINHA QUANTUM 1987 NÃO POSSA PARTICIPAR DA NOVA CATEGORIA . ABRAÇOS

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
15 anos atrás

Desta vez concordo com os dirigentes. Vai dar acidente?Provavelmente, mas antes na pista do que na rua. E automobilismo tem que ser assim mesmo. Quem achar que pode vai lá e confere. Quanto aos muito ruins ou perigosos, o diretor de prova é quem deve rifá-los.

Rodrigo Romão
15 anos atrás

Ô Flávio, desculpa, cara, mas eu não concordo com você.

Não acredito que isso seja uma maneira pra formar “novos pilotos de escala mundial” ou qualquer coisa do gênero. Pode ser apenas uma categoria para o cara normal, de classe média, que gosta de automobilismo e tem vontade de andar em Interlagos, para por o carro lá e se divertir um pouco.

Precisa ser um pouco seletivo quanto a técnica dos pilotos? Sim. Não dá pra falar pra um cara que não conhece nada sobre pilotagem, falar simplesmente “Toma aí. Acelera sem dó.”. Mas caramba, é apenas uma solução pra tentar abranger mais gente que gosta do esporte, mas não tem cacife pra bancar um carro inteiro.

Agora, track day é formador de piloto, FG? Não! Mesmo assim, tem muita gente que vai apenas pelo prazer em dirigir. Além disso, se o cara está dirigindo com um carro próprio, ele não vai se arriscar a fazer manobras relativamente perigosas com o seu próprio carro. Ele vai ser mais cuidadoso.

Nordschleife, que você já foi, paga-se 20 euros pra por o seu carro comum, sem santoantonio nem nada, e você dá uma volta dentro do autódromo. É MUUUITO mais perigoso do que aqui, e tem muito carro original andando nos 22km. Eu já vi foto de cara com C4 Picasso com 5 pessoas dentro, e todo mundo se divertindo. Vai na mesma pista com 911, Evo, Subarus etc. Há acidentes? Claro que há. Mas é parte do “por sua conta e risco”. Quem está lá sabe o que está fazendo.

Italo
Italo
15 anos atrás

Temerária a idéia de carros de rua na pista.

Como vão fazer com os vidros, faróis e lanternas que vão deixar um tapete de vidro e plástico moído na pista a cada acidente leve (ou nem tanto) ?

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Adorei! Vou pesquisar meu semi-novo para participar…

Pode dar merda? Claro! Já vi gente quebrar o fêmur no kart…

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
15 anos atrás

FG,

Durante alguns anos participei ativamente da organização do evento chamado Time Trial, aqui no Rio. Posso dizer que carro de rua, mesmo SEM santo antônio, é perfeitamente aceitável na pista, desde que os “pilotos” sejam bem orientados. Tenho amigos que correr em track days, inclusive um que teve aí em interlagos em Janeiro. Ninguém morreu, nem capotou. Com base nessa experiência, não acredito que seja tão fácil assim capotar um carro de rua. No mundo inteiro corre-se de carro de rua na pista, só aqui no Brasil que rotulamos os pilotos amadores, que querem andar no circuito com seus carros de malucos, doentes e bandidos… Sempre respeitei muito suas opniões, porém dizer que correr de DKW, Gordini e Fusca é mais seguro que de Gol, Palio e Corsa? Sobre desempenho, gostaria de saber quias carros 4 cilindros ASPIRADOS conseguiriam chegar no final da reta a 200 … Um amigo, que correu em SP de KA, com motor de 145cv, chegava a 180… Original então….
Enfim,

Abraços,

Rafael Thielmann

Valmir Passos
Valmir Passos
15 anos atrás

Li todas as regras. A idéia é boa, mas as regras são muito frouxas. Sem curso de pilotagem e sem adaptação dos carros para pista, é perigoso demais. Certamente teremos sérios problemas.