AMOR DE CARRO

SÃO PAULO (alguém apostaria nisso?) – “Estou amando este carro”, disse Barrichello hoje em Barcelona, no encerramento dos testes mais surpreendentes dos últimos tempos. O brasileiro fechou o dia em primeiro, único a andar abaixo de 1min19s durante a semana. A Brawn GP sai dos treinos muito diferente de quando entrou. Na segunda-feira, era apenas uma curiosidade olhada com certa simpatia pelo resto do grid. Afinal, foram meses de incertezas e indefinições, e quando tudo finalmente ficou claro, o time continuaria, agora sob a batuta de Ross Brawn, o que se tinha ali era um exército de Brancaleone disposto a enfrentar o mundo com um estilingue.

Quatro dias de testes depois, a Brawn é candidata a vitórias, quem sabe ao título, um bicho-papão inesperado que desperta temor e respeito. Vejam os tempos de hoje, aí do lado. Não são um espanto? Realmente, o mundo dá voltas. Motivado, Barrichello parece estar guiando como nunca na vida. É ele mesmo quem diz. Button vai na balada. Mecânicos, técnicos, engenheiros, estão todos (desculpem o vocabulário chulo) de pau duro, loucos para começar o Mundial.

É evidente que resultados de pré-temporada nem sempre indicam com 100% de precisão aquilo que vai acontecer ao longo de 17 corridas em pistas muito diferentes entre si. Mas dão sinais. A Brawn é a surpresa do ano antes mesmo de o “ano letivo” começar. Podemos estar testemunhando um capítulo muito interessante da F-1. É uma grande notícia, nestes dias em que apenas más notícias são notícia.

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Henrique J Witzler
Henrique J Witzler
15 anos atrás

Quais as chances de tudo isso ser só fogo de palha pra chamar patrocinadores ? 1005 , pois acho que é a maior mentira do início da temporada….dúvido que tenham feito algo que preste da noite pro dia, sem recursos ( se não fizeram em muitos anos com grana sobrando….) que mágica é essa ? acho que na australia correm o risco de não se classificar………acho que vão correr no máximo em último…

Leo Couto
Leo Couto
15 anos atrás

Francisco Coelho,

Também me decepcionei com o Rubinho algumas vezes mas a gente que torce tem que entender que existe o profissional que é maior que o esportista Rubinho. E como profissional ele era pago pelo patrão “Ferrari” para escoltar Schumacher , isso é um fato e estava em contrato. Como profissional é indiscutível o seu talento porque não existe favor nem caridade na F1 que faça o cara ficar lá por 14 anos se ele não fosse realmente competitivo, rápido e respeitado.

Eu não critico o Rubinho pelo seu talento , ou a ausência dele , mas sim pelo comportamento muitas vezes infantil e irritante como “sambadinhas”, reclamações públicas de que o carro do Schumacher era melhor entre outras coisas.

Para quem não lembra, acho que foi em 2001, quando Schumacher quebrou a perna e ficou 4 corridas fora e quando voltou teve que ajudar o Irvine no campeonato e o irlândes só não foi campeão porque era ruim demais ! Até o Schumacher (profissional) teve que fazer papel de 2o piloto !

Posso citar aqui outros pilotos como Berger e Patrese que tiveram muito sucesso na F1 e sempre foram 2o piloto e nem por isso são crucificados como Rubinho é aqui no Brasil.

Força Rubens ! e tomara que esse carro da Brawn seja isso tudo mesmo !

Abs,
Leo

Taxi Driver
Taxi Driver
15 anos atrás

Ainda tenho muitas dúvidas quanto a essa performance da BrawGp. Acho que estão jogando para conseguir patrocinadores.
Se tiver engando será muito bom para a F1, pois saberemos que todas as equipes poderão ter desempenhos bastante diferenciados. Quanto ao desempenho da Mclaren, acho que ainda é muito cedo para a Ferrari comemorar! E a Renault que também não andou essas coisas toda como bradava o Briatore! E o Vetel?!? etc.,etc…..
São tantas interrogaçàes que prefiro assistir ao primeiro GP para tirar qualquer conclusão!
Mais que estou desconfiado, estou e muito dessa “estória”!!!

Mineiro Gente Boa
Mineiro Gente Boa
15 anos atrás

Sem fanatismo, apenas algo pra se realizar ( … Rubens arrebemta a boca do burro, estoura a boca do balão, bota pra f… , e no mais ande … ande … ande … Torço para que este seja seu ANO 2009

José Guilhermo
José Guilhermo
15 anos atrás

To feliz pelo Rubinho, mas nãos se esqueçam também do button que é muito bom piloto e tb tá na briga agora sem essa de dizerem que o Rubinho foi boicotado na Ferrari pq isso já deu, o problema era o talento do alemão muito mais piloto ,mas isso em nada diminui o Rubinho que eu considero o melhor piloto brasileiro depois que o Senna nos deixou, melhor do que o Massa sempre achei ,já que o Massa é muito irregular é muito bom em algumas pistas como interlagos mas pessimo em outras como na inglaterra, sem falar que na chuva é muito fraco, quero ver com que cara a globo vai ficar depois de ter apostado todas as suas fichas no Massa e no final ,der rubinho que já era considerado carta fora do baralho,acho que esse ano o campeonato vai ser muito equilibrado mas a Brown está no páreo sim.

Antonio Augusto
Antonio Augusto
15 anos atrás

Fabricio, o Rubinho é um cara muito empolgado, e caras empolgados demais acabam sempre falando besteira :). Mas agora, já que nada nunca deu muito certo para ele, o Rubinho está querendo mesmo é tirar onda, depois de tudo que passou, e do osso que roeu nesses últimos anos. Então, não se preocupe com o que aparecer nas matérias, porque o que deve valer mesmo é o que ele pisar no acelerador, o carro ser bom (e não quebrar) e os resultados que alcançar. Se tudo der certo (como nunca deu para ele) ninguém vai nem ligar para as besteiras que ele fala para os jornalistas. O livro dele provavelmente vai ser um sucesso de vendas, ao lado dos livros de auto ajuda: “Memórias de um brasileirinho: Como superar o mundo, vencer e ser um campeão”.

Antonio Augusto
Antonio Augusto
15 anos atrás

Itamar, BrownGP não ficaria mais bonitinho do que BrawnGP? Além de que pode siginificar “coisa de família” em Inglês, algo que essa equipe pequena acabará sendo se começa a ganhar. Mas o Brawn não está querendo necessariamente fundar uma família, e sim ganhar o dele também ($$$)! Se ele comprou, é porque sabia o que tem. Um carro bom, que já está dando muito o que falar nesse temporada. Acho que todos neste post estão envolvidos aqui com esse carro (amando ou odiando). Seja ele mentira ou verdade, já marcou as nossas vidas. Ele já é demais.

Renato
Renato
15 anos atrás

O Barrica vai ser campeão ganhando em Interlagos e se pendurando com a galera no alambrado

ANDRE SCHEFFEL
ANDRE SCHEFFEL
15 anos atrás

Flávio, pode se dizer que a Brawn, é uma equipe garagista?

Cadu
Cadu
15 anos atrás

Será que a Brawn não tá usando nada fora do regulamento (motor mais potente, etc) pra chamar a atencao e conseguir um patrocinio ?

Cláudio F-1
Cláudio F-1
15 anos atrás

Putz! Brawn-Button-Barrica 2009, este sim é um BBB9 que vale à pena de se acompanhar. Já pensou, se o carro da Brawn GP for tudo isso mesmo e a McLaren estiver de fato tão mal quanto parece é arriscado Ron Dennis sugerir um contrado no qual os motores mercedes seriam fornecidos de graça em troca apenas dos carros da Brawn,

Edegar Belz
Edegar Belz
15 anos atrás

Gente, é o seguinte… Eu jogo dominó online com o sobrinho de um cara que tem uma loja de conveniências em Brackley que é amigo de um mecânico que trabalha na Honda desde 2006, e agora faz parte da Brawn… Diz que esse mecânico, num papo de boteco contou o seguinte pra ele…

A Honda começou o desenvolvimento do modelo 2009 de seu carro ainda no segundo trimestre de 2008. E durante os seis primeiros meses de desenvolvimento eles bolaram uma suspensão e umas soluções aerodinâmicas inovadoras. Mas chegaram a um consenso de que o principal problema do carro seria o motor, e isso limitaria o processo de desenvolvimento do carro todo devido ao congelamento de motores imposto pela FIA.

Então resolveram que a única solução seria comprar um motor potente fornecido pra alguma outra equipe. Mas não haveria cabimento a Honda, fabricante de motores, se rebaixar ao ponto de comprar motores de outra fabricante. Seria um atestado de incompetência e um enorme marketing negativo.

Então veio a tacada de mestre…

A Honda anunciou que estava se retirando da Fórmula 1, e resolveu utilizar um cara como espécie de laranja para ser dono da “nova” equipe. A dúvida era entre Ross Brawn e Nick Fry. Apesar do Fry ter mais apoio político dentro da empresa, o nome do Ross Brawn foi o escolhido devido à sua credibilidade no meio da Fórmula 1.
Assim, ainda em novembro, ficou definido que a equipe levaria o nome do Ross Brawn, como se fosse uma equipe independente, mas na verdade continuaria tendo a Honda como proprietária, mesmo que oculta. A Honda continou bancando o desenvolvimento do carro em testes secretos.
Desta forma poderiam utilizar o motor, segundo estudos, mais potente da categoria, que é o Mercedes-Benz FO108W 2.4l .

E, mesmo com o carro pronto desde o ano passado, deixaram pra colocá-lo na pista apenas nas duas últimas semanas de testes coletivos, justamente porque sabiam do alvoroço que aconteceria quando os tempos de seus carros fossem comparados aos das outras equipes. Assim não haveria tempo pros outros correm atrás ou tentarem copiar suas soluções aerodinâmicas.
Diz que até a cor branca foi escolhida pois favorece pra ocultar os traços do chassis.

Além disso, a Honda já corria sem estampar a marca de qualquer patrocinador em seu carro desde 2007, e nem estavam ligando pra isso. Se aparecer algum patrocinador disposto a pagar muito bem eles vão aceitar, claro. Senão vão com o carro branco durante o campeonato inteiro mesmo.

Barrichello e Button sabiam de tudo e já estavam confirmados na equpe desde o ano passado, mas foram obrigados a ficar afastados da mídia para não correr o risco de soltar qualquer declaração que pudesse gerar desconfiança sobre os planos da Honda.

Portanto, foi tudo planejado, desde o começo. E assim que a FIA liberar o desenvolvimento de motores a Honda deve voltar a dar nome à equipe, voltando a utilizar motor próprio.

Sei lá até que ponto isso tudo é verdade, mas particularmente até acho que faz algum sentido.

Abraço a todos,
Edegar Belz

Fernando Duarte Gago - Santos/SP
Fernando Duarte Gago - Santos/SP
15 anos atrás

Tenho até medo de falar.

Arthur Cerri
Arthur Cerri
15 anos atrás

Acho muito difícil esse lance de “joga estratégica”.

Vamos pensar assim, se esse é o último teste, quem não fizer agora… vai testar quando?

Seguindo isso, se a Brawn tá “VAZIA”, sem nda, leve… pq a Força da Índia não faz o mesmo?

Ainda, se pararmos pra pensar, a Honda, anda na frente em muuuita categoria pelo mundo, a tecnologia desenvolvida por eles não é questionável, se isso tudo não bastasse lembrem se ainda que esse Brawn 001 é o HONDA RICO, aquele desenvolvido sem corte de custos com orçamento livre.

Acredito no carro, pois sou um apaixonado por tais iniciativas, mas é complicado se manter na frente!!

abraço

PS: curtiu as fotos FG?

Guilas
Guilas
15 anos atrás

Se o Barrica começar a se animar muito, chama o Schummy que ele acaba com a palhaçada ahahah…

JAPA
JAPA
15 anos atrás

Eu comentei quando Rubinho acertou com a BGP “imagina se der certo” acho que deu!!!
Esse ano da Rubinho, pelo menos é minha torcida

Souza
Souza
15 anos atrás

A ferrari parece que escondeu um pouco o jogo. andou pouco, mas a Brawn de fato é a sensaçao. Com certeza a ordem é dar o máximo para atrair patrocinadores, mas mesmo assim o resultado é fantástico.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Imagina se o Rubinho leva o caneco de Campeão do Mundo? Até semana passada pensar que a Brawn que mal existia oficialmente, seria o carro mais rapido era a coisa mais absurda do planeta, então seguirei na mesma linha. Mas duvido, torço por eles pelo esforço, afinal eles não mentiram. Sempre disseram que tinham um carro bom, faltou o KERS, ai iam tar virando em 1min15s não ia dar graça. Imagina também se o Bruno Senna pega um carro desses? Se anda na frente acho que ia ter mais bafafa que o Hamilton quando entrou na F1

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
15 anos atrás

Putz, com a Brawn andando assim, só aumenta a vontade de ver esse campeonato começar!
E um detalhe importante acerca do circuito da Austrália é que o Rubinho sempre andou muito bem lá. Se o carro for isso mesmo que estes testes vem mostrando, a primeira corrida é dele!
Tô aqui, ansioso!

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

montaram o motor com blower e ninguem reparou.

Lionel
15 anos atrás

Nossa RUBINHO andar bem ..pra mim não era novidade…e ser campeão tambem não….
O QUE FICO MAIS ADIMIRADO É COM A MIDEA …COM OS BLOGUEIROS…com tudo enfim…só hoje A GLOBO JÁ FALOU 4 VEZES DE RUBINHO….até no Jornal Nacional apareceu…isso em um só dia….com toda minha experiencia em Marketing …Não consigo imaginar isso ..se a Brawn continuar ganhando….no MEIO DO ANO…..o Flavio ai que é do ramo a muito tempo….talvez possa falar….apesar que parece que ainda Ele E O RESTO DO MUNDO ainda não acredita….NEM OS MECANICOS DA MCLAREN ACREDITARAM ontem quando Ross Brawn falou que estava mesmo com gasolina cheia….foram lá constar….ficaram abismados….Eu só posso dizer que para DEUS nada é IMPOSSIVEL…ou melhor DEUS adora fazer as coisas IMPOSSIVEIS….as possiveis não tem graça….

é que viver verá…um abraço a todos LIONEL

MSM
MSM
15 anos atrás

Como sabemos, os testes antes de começar o campeonato, não são tão exatos, mas que esse ano com as mudanças nos carros, teremos um campeonato emocionante. Agora o Barrichello ser campeão? Aí eu paro de vez com esse negócio de automobilismo e vou partir para campeonato de xadrez.

Mozart
Mozart
15 anos atrás

Brawn foi para a Honda no final de 2007., quer dizer que o carro de 2008 já estava pronto.
Ou seja, este carro de 2009, que está voando nos testes de Barcelona, é o carro do cara, tem o sua dedo, supervisão, direção etc…

fabio
fabio
15 anos atrás

Para aqueles que não lembram, nos idos anos 70, apareceu uma equipe muito maluca comandada por um milionário , que se chamava Shadow. Pois bem, essa equipe chegou detonando muita gente grande à época e deu muito trabalho mesmo. Porque agora a Brawn não pode fazer o mesmo?. Será que sómente eu li a entrevista do Fernando Alonso, onde ele menciona que aRenault mesmo de tanque vazio nem chegou perto da Brawn?- Cadê os críticos do Rubinho?, o vovô garoto está detonando o Button. Quero ouvi- los, meus amigos.

Roberto
Roberto
15 anos atrás

MInha imaginação é muito fértil e ridícula. Olha só o que eu pensei!
Eu quase caí da cadeira!

Olha o depoimento!

Ross Brawn chegando para os engenheiros da Mercedes!
E o comentário é esse mesmo, meio malandreado!

-Pô sabe como é que é! Quebra um galho pra nóis aí!
-Estamos sem motor, só tamo com a carcaça sem patrocínio e dois pilotos desmotivados.
-Aí! Dá para liberar aquele motor potente e vencedor para uns testezinhos? Só uns testezinhos para nós algarearmos fundos para a compra do motor que vocês usarão este ano!
-Não temos nem KERS ainda e agradeceremos de montão. Um abraço.

Não sei de onde eu tirei isso!
Mas, dizem que a Brawn está usando o motor Mercedes do ano passado e que a Mclaren está usando o motor novo nos testes de Barcelona. Já pensou as coisas passarem do vinho para água!
Sai pra lá!

gildo
gildo
15 anos atrás

Rubinho !!!! Melhor que nunca!
Gildo34

Roberto
Roberto
15 anos atrás

A Brawn pode ser a surpresa do ano!
Viram os tempos de hoje?
Um crescimento dos motores Toyota e Renault!

Nico Rosberg Willians-Toyota
Timo Clock Toyota
Sebastian Vettel Red-Bull Renault
Fernando Alonso Renault

Ferrari, BMW e Mclaren nas últimas posições
E o caso mais curioso é o da Mclaren
Usa o motor Mercedes, a mesma da Brawn?
Será que estão escondendo o jogo? Estranho?

Nelsinho Piquet e Bruno Senna devem estar tristes!
Mas, eles têm que erguerem as cabeças e bola pra frente!
Eles ainda terão muitas oportunidades pela frente!
Nossa futura geração de pilotos!

ric.martins
ric.martins
15 anos atrás

Gomes, então tá…em 1995 vc havia decretado o fim da era romântica na F1…e de lá pra cá ñ presenciamos mais nenhuma vitória dos davis contra os golias…fora duas honrosas exceções, dois momentos mágicos…1995,FG disse_OK, é bobagem apelar para a nostalgia nos dias de hoje. Só que não dá para fugir dela. Como no futebol, é difícil imaginar a vida sem um time pequeno que num dia especial aplica um golpe sobre o grande, um Madureira que derrota o Flamengo em pleno Maracanã. O problema é que esse tipo de resultado, a velha e boa zebra, não acontece na F-1. Por isso, talvez, a nostalgia valha zero.

Então agora a nostalgia voltou a valer, e é contra seu prognóstico que a brawn tem ido à pista…
E tudo isso meu caro é muito legal, é muito bonito.
Longa vida pra esses loucos caras da brawn.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
15 anos atrás

ESte carro é isto mesmo que esta ai,

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Pessoal, não foi o Mister Limão, digo Nelson Piquet, , que disse que o Rubinho é um segundo mais lento que todo mundo, só que hoje o Rubinho foi o único a andar abaixo de 1,19 e ainda meteu 1 segundo no Massa e 2 no Hamilton.
Se Piquet, que não é e nunca foi um idolo para mim, éra tão bom assim, porque ele não ficou com o Schumacher na Benetton ???

Chines
Chines
15 anos atrás

Onde eu acho uma camisa da Brawn GP???
Eu quero!

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Minha maior expectativa é torcer para que este carro continue sendo o que todos esperam que seja.
Rubens merece um carro competitivo, pois possui uma pilotagem muito refinada, não deve nada a ninguém que ira compor o grid de 2009.
Rubens tem potencial para setomara que seja.r campeão e

Roberto
Roberto
15 anos atrás

Minha maior expectativa é torcer para que este carro continue sendo o que todos esperam que seja.
Rubens merece um carro competitivo, pois possui uma pilotagem muito refinada, não deve nada a ninguém que ira compor o grid de 2009.
Rubens tem potencial para ser campeão e tomara que seja.

Edu Dias
Edu Dias
15 anos atrás

Caro, Mario Gusmao… Coloca “zeca pimenteira” no google ou youtube que vc vai entender, eh um personagem do zorra total que “seca” tudo e todos… Abcs

Psic -F1
Psic -F1
15 anos atrás

Podíamos montar uma torcida organizada”virtual” para essa equipe….o que acham???

Particularmente, adoro F1…torço e vibro com as vitorias brasileiras, claro…mas confesso que as vitorias do RB me enchem mais de entusiasmo do que as do Massa…..

Fabricio
Fabricio
15 anos atrás

Vai ser até engraçado se o carro da Brawn for tudo isso mesmo.
Ou a McLaren vai vetar o fornecimento de motores pela Mercedes ou vão comprar câmbios e outras partes avulsas para montar um carro que preste…..hahahaha!

Sergio SP
Sergio SP
15 anos atrás

Viva o Mano Brawn!

Henrique Canassa Paulo
Henrique Canassa Paulo
15 anos atrás

Será assistiremos a uma temporada parecidissima com as temporadas de 86/87, com várias dobradinhas brasileiras? Tomara!!!!!!!!

Pedro Araújo
Pedro Araújo
15 anos atrás

acho muito legal isso tudo, a Brawn andando na frente, mas como dizia o Neném Prancha:

treino é treino, jogo é jogo.

até o Barrichelo sabe disso, e deu a entender nas entrevistas e declarações.

vamos esperar a Austrália pra ver direito essa coisa da Brawn.

mas que eu torço por eles, isso eu torço muito…

PS: outra coisa, pra ganhar corrida esse ano não vai ser preciso só andar bem não, vai ser preciso também saber fugir dos toques.
porque com esses colhedores de milho desse ano vai ser um tal de quebrar a asa dianteira em batida que não vai estar no gibi…

Guilherme Bezerra
Guilherme Bezerra
15 anos atrás

Nunca acompanhei testes de pré temporada com tanta atenção como estes Barcelona e fiquei muito feliz pelo desempenho da Brawn GP. Principalmente pelo Rubens, sempre tão achincalhado nos comentários deste blog. Me recordo algumas semanas atrás que chegaram inclusive a cogitar a participação dele na Stock Car, claro, ridicularizando-o mais uma vez. Já disse e repito: o Rubens é com certeza um dos cinco melhores caras neste grid de 2009 e, agora, com um carro decente está tendo como mostrar toda a sua velocidade. Certamente ele está sendo de muita valia no desenvolvimento do bólido. Acho ótimo esssa redestribuição de forças na F1 com a TOYOTA melhor e a McLaren em crise. Assim como acho ótimo também o Rubens depois de tantos dissabores na Honda (pincipalmente 2007),poder contar com um carro digno antes de pendurar o capacete. Melbourne é um traçado bastante particular e por não ser frequentemente utilizado, os prognósticos são imprevisíveis, por isso eu diria que se um dos dois carros passar à Q3, já será fantástico. Se os dois passarem, as chances de marcar pontos já na estréia seriam enormes. Eu estarei torcendo.
Um abraço
Guilherme Bezerra

Edson Bola 70
Edson Bola 70
15 anos atrás

Espero do fundo do coração que este carro seja a Fênix na vida de Rubens Barrichello.
Que toda a injustiça e chacotas se revertam em alegrias e vitórias.
Só isso já me deixaria muito feliz

Henrique Canassa Paulo
Henrique Canassa Paulo
15 anos atrás

O Automobilismo nacional voltará e seus tempos de glórias na F1, podem apostar, nós, filhos da geração que viu Fittipaldi, Piquet e Senna finalmente iremos ter uma dimensão pelo menos aproximada de como foram eses anos dourados, preparem-se para muitas vitórias e alegrias com Massa e Barrichelo nesse 2009. Viva o Brasil, viva a F1, voltaremos a domina-la.

morpet
morpet
15 anos atrás

E mais, depois de tantos “azares”, Rubens pode ter tirado a sorte grande, quando já parecia carta fora do baralho. Quem viver verá.
Mas, por enquanto: CHUUUUPAAAAA!!!

morpet
morpet
15 anos atrás

Ainda é cedo pra ter certeza, mas se os outros estão respeitando, é bom não duvidar. Seria muito legal ver o nosso “highlander” brigar por vitórias e, quem sabe, pelo título.
Mas só por esse começo: CHUPAAAAAA!!!!!

gilles
gilles
15 anos atrás

Primeiro presidente negro dos estados unidos, Roooooonaldo fenômeno no timão. E FAZENDO GOLS!!!!! e agora Ruuuuubinho candidato a campeão mundial de formula 1, tudo muito sinistro…… .O que está acontecendo com o mundo?

André Soler
André Soler
15 anos atrás

PTQPARIU só comento dia 31!!! Sober a BRAWN..mas que é maneiro é!

Quinguy
Quinguy
15 anos atrás

No GP da Australia deveriam por no bolso de Ross Brawn um boné todo preto, e a lá Colin Chapman, na mureta do pit-lane brandi-lo e joga-lo no ar, se um de seus carros cruzarem a linha de chegada em primeiro. Uma bela pintura na volta de desacerelação em direção ao passado.
Vou preparar uma nova fita VHS e o velho Video-Cassete.

nardo77
nardo77
15 anos atrás

Geralmente nao acredito muito em resultado de teste pre temporada nao. Acredito que os caras da Brawn estejam procurando estampar o carro na mídia, pra quem sabe arrumar mais um dineirinho… Mas que eu realmente queria ver o campeonato comecando com o grid invertido do que foi o ano passado, queria mesmo. Quero que os caras ganhem corridas, nao só eles, mas RedBull, Toro Rosso… Espero que este novo regulamento, realmente ajude a estabelecer equilíbrio entre times.

André Bonora
André Bonora
15 anos atrás

O pessoal está escrevendo aqui que dois meses atrás ninguém diria o que estamos vendo. Eu digo que semana passada ninguém diria o que estamos vendo…
É absurdamente incrível. Só espero não ser um blefe caça niqueis mesmo…
Seria muito saudavel para o F1 ter não só a Braw, mas a BMW, Red Bull, E outras brigando por vitórias…
Coincidência ou não a F1 pós Schumi tá cada dia melhor.
Nenhuma saudade de tí alemon.

André Bonora

ric.martins
ric.martins
15 anos atrás

O Baiano
Flavio Gomes
20/05/2007

Tenho um amigo baiano, Raul, que mora na Itália e há dois anos cobre a Fórmula 1 para algumas rádios e jornais brasileiros. Ele é, com certeza, o mais espirituoso e criativo do grupo de jornalistas daqui que acompanha as corridas. Falo dele poque o Baiano, como o chamamos, foge ao figurino da própria categoria. Ele não carrega computadores de última geração, não é raro vê-lo redigindo seus textos à mão ou em antigas máquinas de escrever e se compraz em cunhar expressões como “a máquina de vencer” (Schumacher) ou “o príncipe canadense” (Villeneuve).

Outro de seus prazeres é folhear um álbum de fotografias pessoais, tiradas por esses cantos do mundo onde acontecem as corridas, e dar títulos aos retratos, como os artistas aos seus quadros. É possível passar horas ao seu lado ouvindo e se divertindo com “Pôr-do-Sol em Magny-Cours” ou “Amanhecer em Hockenheim”. Em geral, são fotos tiradas em situações difíceis, como o nascer do dia numa praça da Alemanha por falta de hotel, ou a espera por um trem numa estação qualquer da Europa. Momentos ruins que se transformam em poesia, naquilo que a gente chama de romantismo.

Falo dele numa tentativa talvez frustrada de entender o que a F-1 quer de seu futuro. Baiano é um cigano do jornalismo, uma espécie em extinção. Mas que sobrevive com uma dignidade assustadora. Assim como as equipes pequenas, que caminham cada vez mais rapidamente rumo à falência, mas se mantêm de pé mesmo quando se imagina que não levantarão mais.

A F-1 vem matando as pequeninas nos últimos anos. Sem grande esforço, lembro da Lambo, Larrousse, Pacific, Life, Onyx, AGS, Coloni, Eurobrun, Dallara… times que foram ficando no meio do caminho desde o final dos anos 80. É verdade que elas pouco acrescentavam, tecnicamente, às corridas. Mas não se pode negar que traziam aos autódromos um pouco daquele espírito aventureiro que moveu os primeiros tempos do automobilismo mundial.

Esse espírito está desaparecendo em nome da qualidade total, da competição levada ao extremo. A meta é ver todo mundo lutando de igual para igual, nem que isso leve a F-1 a ter cada vez menos carros nos grids. OK, é bobagem apelar para a nostalgia nos dias de hoje. Só que não dá para fugir dela. Como no futebol, é difícil imaginar a vida sem um time pequeno que num dia especial aplica um golpe sobre o grande, um Madureira que derrota o Flamengo em pleno Maracanã. O problema é que esse tipo de resultado, a velha e boa zebra, não acontece na F-1. Por isso, talvez, a nostalgia valha zero.

E o Baiano nessa? Não sei bem, mas pelo que me disseram ele estará em Interlagos no dia 31, ainda sem computador, espero. Se ele aparecer com um laptop debaixo do braço, é porque o mundo não tem mais jeito, mesmo.

e ae Gomes?! como é que fica agora?

RESPOSTA DO FG:

Esse texto foi escrito em 1995, há 14 anos. Não entendi a pergunta. Como é que fica o quê?