BLACK IS NOT BEAUTIFUL

SÃO PAULO (comece a pensar nisso) – O Beto Trabalglio foi quem mandou a notícia. Diz que uns cabras lá na Amérika chegaram à conclusão de que carros pretos absorvem mais calor e, por isso, fazem as pessoas usarem mais ar-condicionado e, por isso, gasta-se mais combustível e energia e, por isso, emitem mais dióxido de carbono e, por isso, os carros pretos estão condenados à fogueira do inferno para todo o sempre.

Eu só tive um carro preto na vida, um Uno SX 1985. Era bonitão, tinha teto solar e frente com quatro faróis, uma customização de uma revenda qualquer que não me lembro qual era — comprei usado. Depois, nunca mais. Mas não por alguma razão particular, acho até que alguns carros pretos são bonitos.

O problema é que a cor banalizou-se. Antigamente, carro preto tinha algo de especial. A Vemag, por exemplo, fazia apenas um modelo, o Belcar preto com capota branca e interior vermelho. Em pequena escala. Havia um modelo raríssimo, o Luxo, que vinha em preto. A Simca, posso até estar enganado, só fazia o Presidence em preto. A Volkswagen tinha pouca coisa de linha em preto no Brasil (nunca vi Variant, Brasília, TL, Karmann-Ghia ou Kombi pretos).

Os carros tinham cores. De uns anos para cá, a paleta reduziu-se ao prata e preto, e os tons de cinza entre eles. Preto deixou de ser sinônimo de carro luxuoso, requintado, solene. Já falei sobre isso: dá uma espiada na rua e veja se encontra carros verdes, amarelos, azuis, vermelhos. São raros, incomuns.

Bem, eu precisava de uma foto para ilustrar esta nota, escolhi do carro mais requintado que encontrei. Mais detalhes, aqui.

 

Subscribe
Notify of
guest

54 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo Alcantara
Eduardo Alcantara
13 anos atrás

Realmente considero a possibilidade de comprar um carro prata por conta do menor aquecimento. Ja tive dois carros pretos e os dois eram um forno. Moro numa cidade com sensaçao de quarenta graus o ano todo e talvez isso faça alguma diferença aqui.

Bianchini
Bianchini
14 anos atrás

O problema é que dentro de poucos anos só se achará carros que ficam no odioso espectro entre o prata e o preto, passando pelo cinza ratazana. Com o “intelectual” e “chique” consumidor brasileiro comprando apenas carros dessas cores pois “é mais fácil de revender”… Scheisse, se é para revender, para que compra o carro???????
Felizmente meu carro é marrom (ou ao menos assim veio no documento e no manual do proprietário), Marrom Alabama. E, se fosse comprar um carro novo, esperaria 90 dias que fosse mas não levaria carro prata, preto ou cinza ratazana de esgoto.

rodrigo
rodrigo
14 anos atrás

fg aqui em sao paulo eu ja vi fusca,brasilia e kombi da policia civil pretos.inclusive a delegacia de sales oliveira (interior de sao paulo ) possui uma brasilia 4 portas.quando leiloarem vou querer comprar….

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Quer saber, foi feita mesmo com PSh.

Sergio
Sergio
14 anos atrás

Parece que foi (mal)feita com Photoshop.

Fabricio
Fabricio
14 anos atrás

Carro preto é anti-ecológico então? Como se os outros carros quase não poluíssem… o único veículo ecológico de verdade é a bicicleta. Mais bikes nas ruas!

Rodrigo Abreu
Rodrigo Abreu
14 anos atrás

Sobre a dúvida do Karmann-Ghia, existe aqui em Porto Alegre um preto, conversível original em estado impecável, de um famoso colecionador gaúcho, que o tem desde zero.

Tive um carro preto somente, um Comodoro 4 portas 89, que pertenceu a Assembléia Legislativa do RS e foi leiloado no governo Collor (alguém lembra?)

Era muito bonito, seis cilindros e completo de tudo menos ar… nossa, como eu sofria no verão… mas com uma cera à capricho ficava lindo demais, principalmente se lustrado com algodão…

Gabriel Izar
Gabriel Izar
14 anos atrás

L.O.

Meu carro é Flex e gosto da possibilidade de abastecer com o combustível que bem entender. Embora até hoje o pobre coitado só tenha andado no alcool, pois o preço da gasolina não compensa. Mesmo assim, não acho ruim a opção pelo Flex. Já para os demais quesitos tô contigo sim! Tô louco por um carro laranja! Quem sabe uma Variant???

Pablo Quintana
Pablo Quintana
14 anos atrás

Flávio, acho que rola hoje uma jequice fudida do consumidor. Ele quer valorizar o carro que tem e compra preto e prata, porque acha mais ‘chique’.

É só isso.

Na boa, pra mim, carro tem de ser branco. Fica lindo. Taxi? Pouco me importa.

L.O.
L.O.
14 anos atrás

Infelizmente quem dita as “regras” do mercado automotivo são os que menos entendem de automóvel, mas têm certeza que são os que mais sabem: os vendedores.

Apenas para citar um exemplo: há alguns anos atrás carro quatro portas era táxi e duas portas era o “canal”… Hoje coitado de quem tem carro duas portas…

“Carro bom é o carro que vende bem”, essa é a cultura “maravilhosa” implantada por esses “especialistas”. Infelizmente somos obrigados a comprar carros não porque gostamos, e sim porque “vendem bem”, ou seja, qualquer coisa que atenda os itens a seguir:
1) Flex
2) Cheio de portas
3) Prata

Aí sim, o carro é bom…

Steve Mcqueen
Steve Mcqueen
14 anos atrás

Sou do tempo em que carro preto era oficial, carro de autoridade…ou seja, distinção dos demais por ter algo a mais, luxo e imponência. Eu tenho um Opala Diplomata 1992 preto ônix…oficial, onde eu passo, tem gente que bate continência! Opala é opala…

Bruno Ribeiro
Bruno Ribeiro
14 anos atrás

Isso acontece não apenas nos carros.

Pra mim, todas as casas e prédios deveriam ter as paredes brancas, SEMPRE!

Henrique Pinheiro
14 anos atrás

Flávio,

se eram as cores originais dos carros, eu já não sei, mas me lembro de já ter visto VW Kombi’s pretas… Mas há de se convir que as Kombosas já desfilaram com tantas customizações que chego a duvidar que haja alguma cor do espectro visível que não tenha ornamentado uma.

Quanto ao Karman, posso estar enganado, mas acredito ter visto um preto e conversível na comédia romântica de 300 anos atrás, Poção de Amor No.9 (1992, Love Potion No.9)… O filme é fraquinho, mas o carro me marcou.

Opa… achei foto na WEB, I was wrong: a foto tá ruimzinha, mas a que parece o carro é verde. :)

Eis o link: http://imcdb.org/vehicle_798-Volkswagen-Karmann-Ghia-Convertible-Typ-14-1967.html?PHPSESSID=a4118c53d17d16950ab27069b0197bf7

Por sinal, um site interessante que eu não conhecia, IMCDB – Internet Movie Car Database. http://imcdb.org/

Guilherme AM
Guilherme AM
14 anos atrás

Vi no final do ano passado um Karman-Ghia, na Av. Paulista, preto. Porém, não sei se o dono mandou pintá-lo, pois estava novo.
Abraços.

Fortunas
Fortunas
14 anos atrás

Como você citou muitas marcas carregam cores que acabaram virando ícones como vermelho Ferrari, Mercedes prata, verde Jaguar, Karmanguia vermelho bordo e teto branco… e a cor preta era cor “de status”.

Aqui na região onde moro em londrina a terra é “vermelha” a maioria dos carros são de cor prata porque essa cor prata disfarça a sujeira da poeira e percebi que em Sampa por causa da terra branca está aumentado o numero de carros pratas, a cor prata acaba virando “algo pratico”.

Mas o que mata não é aumento de carros pratas, cinzas, brancos perolas e tal…. e sim que a maioria das cores que as montadoras usam são feias para caramba e não valoriza o desenho do carro, não gostei do “novo Vectra” laranja, odeio o Fiat palio “amarelo ovo”,o Ford Ka preto que parece o Darth Vader…e os tons de “vermelho hemorragia” adotado pela Volkswagen e Fiat….

Não custa nada para as montadoras acompanharem corridas como Stock-car e outras categorias como Turismo… tem muita equipe que usam tons de cores muitos legais, pode ser uma tendência bacana .

Pedro Paiva
Pedro Paiva
14 anos atrás

Meu carro é verde!

Paulo MoVila
14 anos atrás

Caro Gomes,
Permita-me discordar, mas o link abaixo apoia minha não concordância.
Abs
Paulo MoVilla
http://desertescapes.blogspot.com/2009/03/black-is-beautiful.html

Joshua Arneiro
Joshua Arneiro
14 anos atrás

Quem usava essa Skoda quando era nova? Algum aspirante a magnata na fase “meia-boca”?

MSM
MSM
14 anos atrás

Em um comparativo da 4Rodas com um Monza preto e um branco, o preto ficava 5º mais quente que o branco (esse teste foi feito no fim da década de 80). Imagina agora que as temperaturas aumentam a cada ano.
Aqui no Rio, a cor vermelha está saindo bem (só espero que o C.V não esteja por trás disso, tipo financiamento para o tráfico).

Edison Guerra
Edison Guerra
14 anos atrás

Flávio ,todos os carros da VW citados, foram fabricados em preto.Lembro-me que de tempos em tempos,alguém criava esta moda e ela se alastrava.Tenho na memória uma reportagem da Veja em 1972,onde tentavam explicar o modismo ,que resultava em espera de 30 a 40 dias para retirar um carro nesta cor.Em 1984 a moda voltou,onde o desejo era do Voyage com teto solar de correr.
Quanto ao Skodinha,interessante o alinhamento da lateral e o preto fôsco da pintura.

Cacthos
Cacthos
14 anos atrás

A incompetente da Fiat retirou em 2009 o vermelho barroco (metálico) da linha Palio/Siena/Weekend, e colocou MAIS UM TOM DE CINZA!!! Peraí, assim também já é avacalhação!
Comprei um Novo (Antigo) Palio vermelho barroco (ou vermelho ice-kiss como um amigo chama), e acredito que vou conseguir um bom preço de revenda pela a “raridade”… :)
Fui!

victor freire
victor freire
14 anos atrás

rapaz, eu normalmente fico do teu lado ao defender a robustez das marcas do leste europeu.

mas desta vez você exagerou.

e em relação às cores, concordo plenamente. saudades do tempo em que, quando você olhava o catálogo de cores do opala, tinha umas 15 opções diferentes, incluso amarelo, marrom…

jp
jp
14 anos atrás

Isso é verdade os carros de cor preta esquentam mais,a Fiat fez um teste colocou termômetros em dois carros.um preto e um branco e deixou das hs10h:00min até hs14:00min.depois verificou que o carro de cor preta ficou (8)oito graus mais quente.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Quase chorei de rir com os detalhes do Skodalimo.

Muito lindo.

fabricio
fabricio
14 anos atrás

O problema, meu amigo, é que se você pede um carro de cor diferente de preto branco ou vermelho, a facada é grande. E ainda tem que esperar na fila por uns 15 a 30 dias pra receber. Por que as montadoras não oferecem descontos para carros com cores diferentes do preto/prata. Daí as ruas estariam cheias de cores!!!!

J. N. Dias
J. N. Dias
14 anos atrás

Flávio Gomes: Nunca vi Variant, Brasília, TL, Karmann-Ghia ou Kombi pretos.

Pois eu já vi Kombi preta. Era da Polícia, mas era preta. XD

Don Victor
Don Victor
14 anos atrás

Dentro dessa LIMO não entra água, entra a cachoeira completa!!!

Lg
Lg
14 anos atrás

Aqui em Brasília os carros pretos ate os anos 70/80 eram desvalorizados por ser a cor dos carros oficiais do Governo Federal. Tinha Fusca, Brasília, Corcel e ate mesmo a Kombi embora os mais comuns fossem os Opalas. Hoje temos carros oficiais em sua maioria na cor branca e os pretos são usados pelas autoridades como Ministros, Deputados e ate Desembargadores.
Já o Governo Local usava a cor verde para os carros oficiais e também os carros pretos como “camburão” da polícia e eram Veraneios e ate a Rural sendo a parte superior em branco.

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Caramba, vou ter pesadelos a noite com esta aberração.

Aquelas soldas foram feitas por um cego com mal de parkinson.

Os carros de hj em dia são de uma sem-gracice absoluta. No meu prédio tem um fiat stilo amarelo lindão… nunca tinha reparado neste carro antes de ver esse amarelo. Na verdade carro prata fica tudo igual, pode ser um palio ou astra, se perde no meio da multidão.

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

Meu pai tinha um Karmann-Ghia preto, mas não sei se era a cor original (sei que ele comprou 0km. Foi o primeiro carro zero dele, pouco antes de casar). Eu tenho um carro vermelho, mas antes tive um celta preto. Péssimo negócio.

Luidhi
14 anos atrás

E o lendário fuscão preto?
Será que veio daí a preferência pela cor afro-descendente?

Eric
Eric
14 anos atrás

O seu Uno devia ser da Sultan,concessionária Fiat de Guarulhos.

Eles faziam e vendiam uns Uninhos bacanas….minha mãe teve um cabriolet feito em um 0km.

Eduardo - Joinville
Eduardo - Joinville
14 anos atrás

Meus últimos dois carros foram pretos e o atual também. Para quem é entusiasta de cuidar do carro vale a pena, senão compra um pratinha “todo-mundo-tem” que é mais negócio.

Eric
Eric
14 anos atrás

Ahhh….quem pintava os VW de preto…só a Dacon….eram lindos!!!!

Já vi uma Brasilia preta,tipo recriação de uma igual da época.

Eric
Eric
14 anos atrás

Sei lá…eu acho carro preto chic,sóbrio.Falar que suja mais é brincadeira né……quer dizer que aparece mais a sujeira…..

Exemplo da minha concepção:

Se pegar um Mille preto e um Mille prata,o preto parece mais requintado,mais caro….

Na minha casa,a Pajero é preta,o outro é preto e as scooters pretas….sendo uma com banco bege…..não tenho problema com a sujeira…todo sabado eu mando lavar.

O mais bonito de casa é azul,cor do mar….azul atlantico para ser mais exato.

Andre Decourt
14 anos atrás

Tive uma 1.6R preta, o carro combinava bem com o estofamento cinza clarinho e os cintos vermelhos, depois comprei outra, já mpi branca e com ar. Bem melhor para ficar engarrafado.

Mas o mais bonito foi o 306 Rojo Lúcifer

Gustavo M.
Gustavo M.
14 anos atrás

Nunca tive e nunca terei carro preto, suja com muita facilidade e esconde as linhas do carro, esquenta que é um horror e me dá urticárias em ver o pessoal de Celta, Palio e assemelhados – sem ar – derretendo embaixo do sol. As revendas Citroen é só isso que acha: preto e prata, Honda too….deprimente!!

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
14 anos atrás

Carro preto é coisa de louco! Quem deixa o carro o dia inteiro no sol que o sabe. Usei um carro preto (que era da minha mãe) e o carro esquentava tanto que os limpadores de parabrisa funcionavam sozinhos.
Em fevereiro tentei comprar um carro branco mas depois de mais de um mês esperando acabei aceitando receber um cinza claro.

Lucas  Costa
Lucas Costa
14 anos atrás

Carro Preto Tons de Cinza Prata nunca mais

a fiat tem um azul cor básica no uno e no palio bem legal, mas o que mais sai é o preto.

Minha mãe vendeu o Celta Azul alguma coisa, rapidinho (para uma revenda) por causa da cor, diferente. Apesar que a demora de um carro sem ser pintado em preto ou prata demora quase o dobro hoje em dia.

O Branco virou uma cor esquecida em São Paulo, o Corcel GT Branco é lindo

Pra mim táxi tinha que ser meio Fucsia meio Verde Marca Texto Camisa do Palmeiras, duas cores horriveis pintados pela metade coisa que nem um tunador profissional iria gostar da combinação.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

Esse cara é gozador.
“escolhi do carro mais requintado que encontrei”

Esse carro deve ser de algum dono de ferro velho que o montou com o que tinha lá.

Diogo Kugler
Diogo Kugler
14 anos atrás

Flávio,

As montadoras em alguns modelos perceberam um forte poder da propaganda na escolha das cores que os clientes querem na hora de comprar certo modelo.

O Fiat Punto é um exemplo, onde a cor Vermelho (que foi usada na propaganda do modelo) tem quase a mesma saida do que as cores tradicionais no lançamento.

Outro exemplo é a o Vectra GT e sua cor laranja-cheguei.

O problema depois é a revenda desses carros. A empolgação na hora acaba atrapalhando depois.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Faz sentido o estudo dos caras, mas não acredito que a cor do carro vá diminuir tanto assim o uso ou o desperdício de energia do ar condicionado.
Eu ainda prefiro andar com a janela aberta, mas aí também entra o esquema de assaltos. Então, por essa lógica, se a segurança fosse melhor, o efeito estufa também seria diminuído…
Carro preto bonito era a Lotus 72, aquele sim!
Eu, sinceramente, quero ter um Maverick GT, mas ainda não consegui me decidir na cor, acho que laranja com aqueles detalhes pretos fica bonito

Milford Maia
14 anos atrás

Aliás, existe uma campanha para que os tetos das casas sejam pintados de branco. Assim, refletir-se-ia a radiação solar, ao invés de absorvê-la, diminuindo a temperatura.

Em relação a cores de carro, em São Paulo a cor branca foi sorrateiramente surrupiada, roubada, usurpada pelos taxistas.

Por conta da desvalorização do veículo na revenda (‘xiii, foi táxi, deve ser uma bomba!!!’), os proprietários viram-se obrigados a abandonar a cor branca, em detrimento da mesmice do já citado ‘prata e preto, e os tons de cinza entre eles’.

Por que não táxis coloridos? Amarelos, como em Nova Iorque e Rio ou laranjas como Porto Alegre, só como exemplo. Algo que os diferencie, que os destaque, dando um colorido a tão cinza e asfáltica metrópole. Além, é claro, de devolver a cor branca a todos.

Forte abraço!

Ed
Ed
14 anos atrás

Tenho um Palio preto, meu anterior era um Clio, branco. Cara, a cor faz muita diferença SIM, principalmente para quem mora no Nordeste, como eu. Meia horinha no sol do meio dia e não há ar condicionado que dê conta. – Num existe uma ONG que manda pintar os tetos das casaa de branco com o objetivo de diminuir em 1 grau a temperatura global? Pois então… vamo embranquecer nossos carros também, oxente!

fe
fe
14 anos atrás

Flávio

li uma reportagem que falava sobre assaltos. O policial (sei lá qual a corporação e patente) informava que uma boa forma de evitar assaltos era ser discreto. As pessoas deveriam evitar carros chamativos, seja por uma super personalização, seja pela cor. Um carro roxo (ou rosa, já imaginou? argh!) chama mais atenção do que um carro preto, ou prata. Talvez, por isso, os carros pretos e pratas estejam em número maior.

HC
HC
14 anos atrás

Que beleza de alinhamento nessa lateral heim.
Funilaria de primeira mesmo.
Se a estrutura de chassi do carro foi feita com o mesmo cuidado da lataria, deve quebrar no meio depois de andar 2 metros.

Luidhi
14 anos atrás

Skoda…

Só sei que hoje a Skoda ficou especialista de deixar os VW’s lindos… Veja o Fábia, Octavia, etc…

Eita, cada carro bonito sô!

Gabriel Izar
Gabriel Izar
14 anos atrás

Gomes, não sei por onde andas, mas carros vermelhos estão na moda. Tenho os visto aos borbotões, como diria Mino Carta. Pretos, prateados e vermelhos são as cores da vez, e o pior é que pra ser diferente a opção que sobra é branco. Igual taxi.
Saudades da Brasília Bege Ipanema do meu avô. Isso sim é que era cor. Com direito a nome e sobrenome.

Jader Goergen
Jader Goergen
14 anos atrás

De que adianta acabar com a cor preta se os carros continuam com motores V8 e V12? SUV branco V12 não vai poluir muito menos do que um SUV V12 preto.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Haja criatividade!!! Que é isto?? Sem duvidamente, e com todos os meritos, Este Skodão, fodão, é a COISORROROSA 30!! Cruz, credo!!