BOM GOSTO

SÃO PAULO (simplicidade é tudo) – Foi o Paulo Sousa, meu companheiro de LF, aquele que come o pão que o diabo amassou quando encontra o Meianov pela frente, quem notou. A “911 & Porsche World”, revista inglesa dedicada aos derivados do Fusca, mudou radicalmente o conceito de suas capas, do ano passado para este. Pode parecer assunto sem importância, mas eu curto muito esse negócio de artes gráficas, e essa revista é um bom exemplo do que pode ser uma tendência daqui para a frente: valorizar a imagem e dar um pé no excesso de texto onde ele não é necessário.

A capa da esquerda é da edição de agosto de 2008. OK, os carros são legais, as fotos não são boas, nem ruins, mas a revista se parece com qualquer outra revista de automóveis, cheia de chamadas e assuntos diversos. Banal. Eu não pararia na banca para folhear, só por causa dessa capa.

A da direita é da edição de abril deste ano. Além do título da revista, não há uma palavra sequer.

Essa eu compraria.

 

Subscribe
Notify of
guest

18 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
MSM
MSM
15 anos atrás

Somente o nome da revista e o belo emblema da Porsche. Precisa de mais alguma coisa?

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Ela está seguindo o padrão das revistas de distribuição gratuita, como as de companhias aéreas, tv a cabo e de outras montadoras … já aquelas que são vendidas em banca. precisam mostrar o conteúdo …., mas se repararem, as notícias ” secundárias” estão menores e a foto principal maior … um meio termo!

Ricardo Ghisi
Ricardo Ghisi
15 anos atrás

Isso aí Flávio, concordo contigo, simplicidade é tudo.

Acho que o Grande Prêmio poderia adotar essa premissa no projeto do seu próximo visual. :)

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

A mudança de hábito faz o normal, chamativo e o óbvio, bonito.

João Kohl
João Kohl
15 anos atrás

Claro, o assunto é Porsche e 911, tá lá. Sério… tem toda razão, a chamada bela e sutil é o que atrai.

Ainnem Agon
Ainnem Agon
15 anos atrás

Ela está seguindo o padrão que a revista de videogame EDGE, também inglesa, segue há anos: capa limpa com uma imagem de tirar o fôlego. Vejam:

http://img520.imageshack.us/img520/1082/edge0710ex0.jpg

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Acho complicado entrar no mérito do que é melhor ou pior, acho que existem tendências que variam de acordo com a moda vigente, o tempo em que estamos situados. Hoje, mais do que nunca, a imagem ganhou uma importância muito grande na nossa linguagem, pra alguns isso é bom e pra outros ruim, mas é inegável o poder que a fotografia e a televisão exercem hoje, muito maior do que de livros, revistas e jornais. É uma nova linguagem, talvés desperte uma certa curiosidade sobre o conteúdo da revista.

Celso Renato de BH
Celso Renato de BH
15 anos atrás

Por falar em artes gráficas, esse grafismo da Martini & Rossi é um clássico. Como sugestão, fica a ideia de publicar no blog imagens do automobilismo onde grafismos de carros se confundem com a história das corridas.

Marcelo Dias
Marcelo Dias
15 anos atrás

Como as tendências vão e voltam em várias áreas…

Até na composição gráfica de publicações, um dia isso iria acontecer, e é uma agradável surpresa.

Como disse outro blogueiro: menos é mais!

HM
HM
15 anos atrás

a coisa que mais aprecio é um desenho limpo, uma pagina limpa… eu noto a diferença de gosto na TV, por exemplo a BBC tem um visual bem mais limpo do que os canais brasileiros cheios de exagero…

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

Também… com essas cores maravilhosas da Martini na capa… e ainda por cima em um Porsche…veria essa capa num raio de 1 Km!!! hehe.

Aliás, existem cores mais legais que as da Martini num carro de corrida?

Raphael Silva
Raphael Silva
15 anos atrás

Isso é uma tendência já faz algum tempo. Por exemplo, note a home do google. Lá, os caras se preocupam até com a quantidade de caracteres que são exibidas na primeira pagina para o usuário…

Eu, particularmente, gosto muito mais de coisas assim: limpas, discretas e elegantes….

Abs

Leonardo Cury
Leonardo Cury
15 anos atrás

Análise mais que perfeita!

Joel_RS
Joel_RS
15 anos atrás

Show mesmo esse modelo novo.

É uma pintura estilo Martini Racing, não?

Pandini
15 anos atrás

Flavio, a Clubnews, revista da Porsche no Brasil, foi mais além. Desde o ano passado, ela não tem mais nem o nome na capa. Somente os logotipos da Porsche e do Porsche Club Brasil.

Marcelo dos Santos
15 anos atrás

Olha Flávio,
Curioso ouvir um jornalista falar assim, pois normalmente este é o sonho de todo designer que faz projetos gráficos para publicações. O conceito do “menos é mais”! O trabalho limpo e visualmente agradável.

Mas ai vem o jornalista e o editor…

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
15 anos atrás

Nada como ver uma atitude que tira algo do “bolo” não? Uma beleza a cara nova da revista.
Você tem razão quando diz que a antiga era como as outras, aliás quase todas as revistas sobre carros parecem a mesma. Isso já encheu o saco.

Grande abraço!

P.S.: Alguém se lembra da “Gran Prix” lá dos anos 70? Comprei algumas em sebos quando era adolescente, eram lindas.

Julio Cezar Kronbauer
15 anos atrás

Eu não só pararia pra olhar, como compraria…