BUS STOP

SÃO PAULO (era um dos meus favoritos) – Lindo, lindão o ônibus do Colégio Pedro II, tradicionalíssimo no Rio — conhecido também como “Culégio” Pedro II. Quem mandou a foto foi o blogueiro carioca Marcos André.

Nossos busólogos de plantão, daqui a pouco, especificam ano e modelo.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Dias
Marcelo Dias
5 anos atrás

Fala, Flávio! Quando estudei no CPII (é assim que os ex-alunos o chamam, e não culégio, que coisa de paulista, meu!), de 1986 a 1992, esse ônibus já era velho. Quem deve saber é o Rodrigo Mattar, outro ex-CPII. Abs!

livramento
livramento
13 anos atrás

legal era quando usava o freio motor nas descidas longas

livramento
livramento
13 anos atrás

mercedes benz- tipo monobloco, não esquecendo dos magirus deutz, fnm, scania todos da antiga e suas carrocerias malucas

Antonio Guedes
Antonio Guedes
14 anos atrás

Esse ônibus é um Merceds Benz, Monobloco, ano 1971, mod. 1972, 0362. Eu estudava no CP II na época em que foi comprado pelo colégio. Andei nele algumas vezes, era usado para excursões. Ainda se encontra em bom estado e funcionando perfeitamente. Infelizmente, essa relíquia iria a leilão no dia 13/1/10, não sei se foi concretizado. Uma pena!

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Esse monobloco é um O-362, com molas semi-elipticas na traseira e molas helicoidais na dianteira.

Ele utiliza o motor OM-352 de 6 cilindros, 130 cv e 37 mkgf de torque, de aspiração natural.

O câmbio é um MB GO3/5 de 5 marchas pra frente mais ré.

Os motores OM-355/6 dessa época não eram turbinados. Eram aspirados de 240 cv e foram utilizados até o modelo rodoviário O-364 13R de 13 metros. O O-364 11R usava o OM-352 também e o O-364 12 R o OM-355/5 de 170 cv aspirado.

A partir do modelo O-370 é que a Mercedes turbinou os modelos O-370 R com 200 cv(motor OM-355/5 turbinado), o O-370 RS com 285 cv(motor OM-355/6 turbinado) e o O-370 RSD com 326 cv(motor OM-355/6 turbinado e intercooler).

Rodrigo Mattar
15 anos atrás

Mudaram inclusive o visual do Busão. O nome do Colégio, ou melhor, do “Culégio”, vinha na capota, acima ao lado.
Saudades de lá. Estudei entre 1988 e 1990 no CPII. Grande época!

Danilo Portela
Danilo Portela
15 anos atrás

Quando comecei a andar de onibus aqui em Teresina-Pi, nos idos de 1992 ou 1993 a Emtracol(empresa de transporte urbano daqui) ainda tinha uns remanescentes desses na linha, o carro n° 25(igual a esse) era um dos que andava mais rápido(acho que o motorista era sempre o mesmo) Eram os carros mais velhos, que faziam a linha do bairro São João por ser mais curta. Há muitos anos a linha foi extinta por passarem muitos onibus de outras linhas no bairro. Dois detalhes. A porta dele abria por manivela acionada pelo motorista(como citado anteriormente) e posteriormente, em 1996 a Escolinha Dom Bosco,(onde estudei naquele ano) Comprou um desses usado da Emtracol para transportar os alunos(quem sabe não tinha sido o carro 25!)o som do motor dele era show, mas não sei se era turbo.

MSM
MSM
15 anos atrás

Não lembro de ter andado neste modelo, mas andei no 365 (que eu achava muito desconfortável) e depois no 371 (esse muito melhor disparado). Aliás, aqui no Rio, a antiga CTC adotou essa versão, usando gás natural como combustível. Era um tal de ouvir explosão quando passavam, que muitos pensavam que era tiro. O projeto, na época não deu certo, e os ônibus foram aos poucos sumindo.

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
15 anos atrás

Luciano,
desculpa intrometer, mas acho que entre o 362 como o da foto e o 371 houve o o-364/365, parecido com esse mas mais moderninho. Lindo tbem, mas nao como esse.

Luciano Santos - Porto Alegre
Luciano Santos - Porto Alegre
15 anos atrás

Este ônibus é a 2ª geração dos monoblocos da Mercedez que começou em 79 ( a 1ª foi +/- 1970). Este modelo durou até o final dos anos 80 sendo subestituido pelo modelo O371 urbano. Como curiosidade, os 1° fechavam a porta com manivela acionada pelo motorista.

Abrço,

Pedro do Opala e do Kadett
Pedro do Opala e do Kadett
15 anos atrás

Lindo nomobloco 0-362. Ia e voltava da aula em dois desses: um “massarico” que era mais usado na cidade pelo seu Deusdesci (é, o nome do motora era mesmo Deusdesci.. gente boa o cara, me ensinou bastante sobre esse onibus), e outro, turbinado, que ele usava mais pra viagens, mas que as vezes usava pra “puxar” aluno. Me lembro que chegando perto da hora de ir embora achava o máximo ouvir o som do buzão turbinado chegando, em terceira marcha, devagarinho, com a turbina quase que cheia. Adoro até hoje o ronco desse motor, (mas tbem, o que dizer de um L-6?)… nesses dias eu pensava: “hoje volto pra casa de turbinado!”

JP
JP
15 anos atrás

A propósito
Bons tempos eram aqueles onde os ônibus que faziam as linhas entre cidades vizinhas eram do tipo turismo. Até idos dos anos 80 era assim. Depois começaram a nos enfiar güela abaixo as carroças tipo circular.

Maldita contenção de gastos!

JP
JP
15 anos atrás

Eu ainda peguei a época dos 364. Saudades…

Felipe
Felipe
15 anos atrás

A foto deve ser recente, pela qualidade da imagem e pela Kombi com o desenho “moderno” (ou menos antigo) como queiram

Joaquim
Joaquim
15 anos atrás

Isso que o art. 242, § 2º , da Constituição Brasileira determina que “O Colégio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, será mantido na órbita federal”. Nada contra o ônibus, que bem poderia ficar como relíquia do colégio, mas um modelo mais atual seria melhor para os alunos.

João Jungmann
João Jungmann
15 anos atrás

FG, apesar de não ter tanta idade (tenho 28 anos), fui muito à escola nessas Mercedinhas simpáticas, que eram fretadas pelos pais em meados dos anos 80/começo dos 90. Lembro que tinham os modelos “362” (se não me engano!), com um motorzinho tranquilo, e os “355”, que tinham um motorzão que não afinava nas imensas ladeiras da vida. Bons tempos… Abs!

JOSE CARLOS
JOSE CARLOS
15 anos atrás

colegio pedro II lembra a nossa prof umbelina de mattos que foi a pessoa que nos ensinou a ser alguem na vida sem baixar a cabeca mesmo sendo criado na baixada fluminense nos anos 70 muito antes desta globalizacao que ai esta
estudei no pedro seg da marechal floriano e ia de trem para pavuna saido da central parando em s cristovao e ai o trem da linha auxiliar ate pavuna
me recordo que prox a light e ao itamarati existia um beco com um galpao ao fundoonde existia um encontro religioso de crentes onde o cara exorcizava e ouviam se os maiores absurdos como sai capeta etc etc
este local viria a ser a semente da igreja univ do reino de deus
isto era 1971 1972
nesta epoca meu pai havia adquirido um opala 1970 verde musgo metalico um icone da epoca com 36 parcelas de 682 cruzeiros pela caixa por sinal um dos primeiros opalas taxi do rio
jc sete lagoas

André Buriti
15 anos atrás

Esses monoblocos eram muito superiores aos ônibus convencionais da época, e arrisco dizer que são superiores até mesmo aos de hoje, a maciez da suspensão deles era inigualável, lembro de quando criança andar nesses ônibus da linha 128 CopacabanaXCentral, da Real Auto ônibus, a única que operava com este modelo, antes dele havia os Monoblocos com uma carroceria mais arredondada, alguna chegaram a rodar pela extinta CTC (Companhia de Transportes Coleitvos – Municipal) até o início dos anos 80.

Claudio Godi
Claudio Godi
15 anos atrás

Este ônibus é um 0.362, com motor MB 1113 na traseira. Foi fabricado até o início de 1979. Bela imagem quantas saudades…

Hugo
Hugo
15 anos atrás

Ano e modelo?

Facil!

Mc Laren MP4-24 2009

Renato
Renato
15 anos atrás

Ja andei muito Vitória X São Paulo pela itapemirim nesse onibus e adorava. Como era criança até sentar na poltrona do motorista eu pedia nas velhas paradas como Queluz, etc etc.. .
Abraços Flavinho.

Paolo Guerra
Paolo Guerra
15 anos atrás

É um O362, o ano eu não sei. Mais é um “buzão” que marcou muito a minha infância! Andei muito nos desses da Viação Gato Preto/Santa Cecíllia, na linha Lapa 875-C, ou na Linha Leopoldina/não-lembro-o-quê…

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

Eu me lembro quando eu ia de ônibus da escola estudar. Um Mercedinho pequeno, e que às vezes quebrava. Aí, seu Miguel aparecia com um desses aí. Era o delíiro da molecada…

Outra passagem – sem trocadilhos – que me lembro eram os ônibus que saíam do Tietê com destino a Mauá e Ribeirão PIres. Sim! Viripisa. Viação Ribeirão Pires Sociedade Anônima. Depois a linha foi comprada pelo Expresso Brasileiro com seus diplolatas.

Êita tempo bão, sô.

Jason
Jason
15 anos atrás

Decourt,

O Pedro II é federal – e não estadual.

Para os off-Rio, vale dizer que é um dos melhores colégios que há na cidade.

Com esse ônibus, então, dá até vontade de voltar pra escola.

Andre Decourt
15 anos atrás

ops estadual não, federal

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Não sei o modelo, mas uma das lembranças mais remotas da minha vida, foi o de enfrentar uma longa viagem em estrada de terra à bordo de um desses, vermelho e creme, e era incrivelmente aconchegante com seu teto baixinho e janelas pequenas.

Andre Decourt
15 anos atrás

O PII é um colégio estadual e o velho monobloco continua na ativa

claudio  cesario
claudio cesario
15 anos atrás

onibus não é um o 355 , pois os monoblocos o 355 /5 cilindros , e o 366/6cilindros eram utilizados em viagens de long distancia pois somente havia opção turbo para o 6 cilindros seu motor turbo gerava 292 cv , a Sâo Geraldo ulilizava os 355/6 em sua viagem para o nordeste e a Ultra os utilizava para sua operação no litoral,a diferença entre este carro que é um o 362 éo menor tamanho do carro e seu motor que tem 130 cv do caminhão mb 1113 e não dispõe de turbo compressor de fabrica
foram fabricados ate inicio dos anos 80 quando foram substituidos pelos o 364 que conservam as mesmas motorizações em uso urbano (o 362 ,130cv) e substituiram os rodoviarios( o 355 292cv ) e surgiu o motor o 355/5 aspirado de 192 cv que somente depois de uma alteração na lubrificação
pode receber turbo rendendo 238 cv e passou a equipar o modelo 0371 a partir de 1985 .

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Os bons e velhos monobloco Mercedes, muito bons esses ônibus com motor traseiro

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Eita nóis! Viajei muito nesse modelo de busão quando era menino pequeno, aqui de Ituverava para Ribeirão Preto e vice e versa para visitar os parentes sempre pela eterna Viação São Bento.
Para mim eram tempos felizes e essa maquina da Mercedes significava férias, diversão , priminhas, presentes…
Esses onibus saiam de fábrica com a mesma plantaforma dos caminhões MB 1313 e 1513, verdadeiras maquinas da epoca (e de hoje tambem!).
Parabéns pelo post FG!

Pedro Sartório
Pedro Sartório
15 anos atrás

O apelido deste modelo de ônibus era Pão de Forma, ou cata-corno, e provavelmente a carroceria e chassis foram feitos em Cachoeiro de itapemirim-ES, na fábrica da Itapemirim.
Nos anos 80 a Itapemirim desenvolveu vários tipos de chassis, e comprava apenas os motores e câmbio da Mercedez. Atualmente todo o parque industrial da empresa está desativado, ficando apenas com as linhas e algum tipo de manutenção.

Pedro Migão
Pedro Migão
15 anos atrás

Se eu venci na vida, devo ao Colégio Pedro II, onde estudei de 1989/91.

Tabuada !

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Não sou especialista em ônibus (bem longe disto!), mas me parece que este Mercedinho do Pedro II era um daqueles modelos “Mono…” ahhh, não me lembro mais! I’m very old in did, specially in this fryday 13th!!
Mas esta foto não pode ser atual, senão o “Culégio” deve estar muito mal das pernas… Notei a as cornetas da buzina do bicho no teto!! Este aí deve ser dos final dos anos 60 inicio dam de 70…

Marcello Lima
Marcello Lima
15 anos atrás

Muito bonito mesmo, a menos que esteja enganado, era um Mercedão monobloco 362 com motorização o-355, só não sei se já era 355/6 ou 355/5, só sei que andava bem.

Bruno Correia
Bruno Correia
15 anos atrás

Não sei o modelo nem ano, mas já andei nesse negócio! Engraçado como há quinze anos ele era uma lata velha para a criançada, e hoje é um objeto de admiração para os amantes de carros!