segunda-feira, 16 de março de 2009 15:27 41 comentários
Sem nenhum motivo especial, exceto a beleza, a Surtees de José Carlos Pace, em foto enviada pelo Humberto Corradi. Um dos carros mais belos de todos os tempos. Alguém acerta onde foi essa corrida?
Realmente… Aquele prédio lá atrás pra 74 em Brasília é otimismo demais. Aquilo até 80 era mato puro ao redor…
Walter S.
15 anos atrás
E eu volto a insistir que Anderlecht é um time de futebol belgicano.
Realmente, poderia ser Anderstorp, na Curva do Carrossel; uma curva longa à direita que termina na 90 graus que dá acesso à reta de chegada, e a Torre de Cronometragem estaria na posição certa.
Só que a vegetação era muito diferente do que aparece na foto.
E as tendas brancas ao fundo “entregam” o local.
Interlagos não tem nenhuma curva para a direira de raio longo. Voto de novo em Anderlecht. Ainda mais com a informação sobre Le Castellet.
josé carlos guimarães
15 anos atrás
O carro éra bonito e em uma época em que os Cosworth DFV V8 dominavam a F1.
Inairomoiac
15 anos atrás
FG,
Já que o post é sobre F1 antigo, você sabe se a informação sobre a realização de uma corrida de F1 antigos em Interlagos é verdadeira. Se é verdade, já existe alguma definição de datas?
O carro é lindo e olha lá a bigorna na entrada de ar…
José C. Guimarães
15 anos atrás
Waltão…..arrasou!….
Walter S.
15 anos atrás
Zé Carlos Guimarães,
Não é Brasília.
O Moco já correu na Argentina e em Interlagos, em 1974, com o TS-16.
A pista é Silverstone. 210% de certeza.
A foto deve ter sido tirada nos treinos do GP da Inglaterra, pois na outra corrida de 1973 no `Stone, o International Trophy, os carros de Big John correram com os números 5 e 6, porque era uma prova extra-campeonato e os carros não ertam obrigados a usar o número fixo do Mundial.
Aliás, a numeração fixa do piloto começou a ser praticada justamente nesse ano de 1973. Até 72, o número podia mudar (e geralmente mudava mesmo) a cada corrida.
Só outra informaçãozinha: Anderlecht é um time de futebol da Bélgica…o circuito sueco é Anderstorp.
Zani,
O Moco venceu no Brasil em 1975, com Brabham BT-44.
Marcos Reis
15 anos atrás
Brasília!
Reta que antecede a “Curva da Bruxa”. É onde sempre tento ficar e é onde acontece a maioria das m**** quando o traçado é o misto!
José carlos Guimarães
15 anos atrás
Eu aposto que foi em Brasilia,1974……Pace com o modelo de 73 , TS 14.Se não me falha a memória, as equipes apresentavam os novos modelos da temporada nas provas em pistas européias…
Assistir no youtube algumas destas provas ….como éra bom
Antonio Seabra
15 anos atrás
Concordo com os comentários do ZeMaria, só acrescentando que o 3° foi o Ickx, de Yardley McLaren M23, o rei de Nurburgrinig. E o Moco estava chegando nele…O Moco ficou varias voltas preso atras do Reutemenn. Se tivesse se livrado mais cedo, num sei não…quanto a foto, acho que pode ser de Silverstone ou Zeltweg.
O TS 14A era lindo, e a pintura combinava com o capacete do Moco (com seta).
O moco andava nuito neste carro. Não fosse a degradação dos Firestone logo apos as priemrias voltas, ele teria feito alguns pontos a mais com o carro.
Acho que o Zé Maria acertou em tudo, bela Surtees TS 14 dos belos tempos. Aliás, vale a pena rever fotos também das TS 19 e TS 20, que tinham design incrível.
E Grande Môco, um cara que era ‘bota’ de verdade, recordista, vencedor no Brasil em 1977 com Brabham BT 45, todos gostavam dele.
Se ele estivesse por aqui certamente estaria unido à campanha pró reativação de Interlagos antigo, pista onde deixou muita borracha no asfalto, na frente de outros bons de braço.
Machinist
15 anos atrás
Paisagem plana desse jeito deve ser em Jacarepaguá!
Juram que não me batem? Suécia (Anderlecht), 73. Bom, certamente este é o carro de 1973, mas também pode ser outro autódromo. Certamente não é nem Rio nem Brasília. Deixo como opção Silverstone, Paul Ricard ou o Osterreichring. Quase descarto Silverstone.
agenor
15 anos atrás
SE NÃO ME FALHE A MEMORIA..É NA LE GUEZEK..EM BSB..ESSE BOSTINHA TOCAVA DE MAIS……………………………..PRA QUE FOI ANDAR DE ASA DURA..PAULISTINHA PRA QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…QUE CONHECEU ESSE ZÉ…SBE QUE ERA GENTE BOA………..FAZ FALTA……QUE O PAULÃO QUE O DIGA.ps paulão gomes…… da-lhe MOCOOOOOOO ACORDA RAPAAAAAAAA MIGUÉ.RSSSS
Walter S.
15 anos atrás
Como disse o colega Zé Maria, não pode ser Brasília porque o Surtees TS-14A correu em 1973, e a corrida em Brasília foi em 1974.
Eu arriscaria Silverstone, nos treinos, porque na corrida Moco bateu na lambança provocada pelo Scheckter no final da primeira volta e não voltou para a segunda largada.
E chovia muito naquele domingo!
Houveram mais duas outras pistas assim planas naquele ano, Paul Ricard e Monza.
As construções e a posição do carro em relação à torre de cronometragem não parecem corresponder ao circuito marselhês.
E, claro, não é Monza de jeito nehum!
Mas, e aí, Flavio, qual pista é essa?
fernando amaral
15 anos atrás
parece Silverstone, GP Britânico de 1973.
o melhor Surtees q Pace pilotou na F1, e tão bonito quanto o F2 Matchbox.
Pace foi um foguete com esse carro no Nurburgring (de 23 kms) e em Zeltweg.
Seven
15 anos atrás
Zé Maria tem razão. Em Brasília, o Moco correu com o TS16/02. O carro da foto é o TS14, sei lá onde.
Quem quiser chutar, basta escolher entre as corridas da dupla Moco/TS14 em 73:
Argentinian GP – Buenos Aires – 28 Jan 1973
Brazilian GP – Interlagos – 11 Feb 1973
South African GP – Kyalami – 3 Mar 1973
International Trophy – Silverstone – 8 Apr 1973
Spanish GP – Montjuich Park – 29 Apr 1973
Belgian GP – Zolder – 20 May 1973
Swedish GP – Anderstorp – 17 Jun 1973
French GP – Paul Ricard – 1 Jul 1973
British GP – Silverstone – 14 Jul 1973
João Kohl
15 anos atrás
Grande Prémio da Alemanha realizado em Nürburgring a 5 de Agosto de 1973. Neste ano Jackie Stewart, de Tyrrel-Ford foi campeão e abandonou a F-1. Com o Zé Maria lembra acima, este circuito era para mim o mais belo de todos, tem até castelo.
Augusto Lage
15 anos atrás
Me parece Brasília. Que tempos bons! Homens dominando máquinas e não máquinas controlando os homens, com controles de tração, de largada, de …
Augusto Lage – PI
Bela foto e bela máquina: Surtees TS 14, não deve ser Brasília, como já foi dito por vários outros postantes, porque esse carro é o de 1973 e aquela corrida foi em 1974.
E para quem disse GP da Alemanha, apenas para constar, o nosso grande Moco, com esse carro, cravou a melhor volta da corrida de 1973, no antigo Nurburgring, aquele que separava os homens dos meninos, conforme se diz por aí, em corrida vencida por Stewart, que inclusive elogiou a tocada do brasileiro para quem quisesse ouvir, com o também saudoso Cevert em 2º lugar, dobradinha do velho Ken!!
Em tempo, o Brasil fez 4º, 5º e 6º lugares, que eu saiba pela primeira e única vez na história 3 brasileiros chegaram na zona de pontuação numa corrida, e olha que naquela época só pontuavam os 6 primeiros colocados!
Moco foi o 4º, Wilsinho Fittipaldi foi o 5º de BT 42 e Emerson foi o 6º de 72D, depois daquele pavoroso acidente em Zandvoort.
Abraços a todos e até as próximas!!
Antonio Luiz Siqueira
15 anos atrás
Buenos Aires 1972
Claudio Soares
15 anos atrás
na USP !!! Primeiro havia racha com esses bólidos aí, mas ai a policia do Coronel Erasmo Dias (ja morreu?) baixou o cassete em todo mundo e acabou com a farra. Mas no final dos anos 70 a gente voltou a correr (ou rachar) de Dodge, 147, Passats e eu de Brasa !!!
Não é na USP? Desculpe, foi mal…
JONAS
15 anos atrás
corrida não sei..mas o carro já tinha bigorna…
Seven
15 anos atrás
É confuso, pois o Moco trocou a Surtees pela Brabham no meio do campeonato, neste ano.
Mas pode cravar Brasília, 03 de Fevereiro1974, corrida extra campeonato “Grande Prêmio Presidente Médici”.
Aliás, os carros de corrida da década de 70 eram, em todas as categorias, muito bonitos, limpos de penduricalhos e poucos patrocinadores.
Roberto Martinez
15 anos atrás
Aquele GB Presidente Médici em Brasília 1974
André
15 anos atrás
Autódromo de Caixa-prego (com ou sem hífen?)
ZEDUARDO
15 anos atrás
Alemanha 73
Eric
15 anos atrás
Eu chuto Brasilia.
Maveco
15 anos atrás
Francisco Beltrão – Paraná….hehehe……
Acho que é no Rio.
vitão
15 anos atrás
Brasilia
Renan do Couto
15 anos atrás
Jacarépaguá
Canadura
15 anos atrás
Buenos Aires, 1972
ALEX B.
15 anos atrás
Brasília! Que tempo bom…que não volta…nunca mais, que tempo bom!!! Lindo carro mesmo Flavinho!!!
Jornalista, dublê de piloto, escritor e professor de Jornalismo. Por atuar em jornais, revistas, rádio, TV e internet, se encaixa no perfil do que se convencionou chamar de multimídia. “Um multimídia de araque”, diz ele. “Porque no fundo eu faço a mesma coisa em todo lugar: falo e escrevo.”
Realmente… Aquele prédio lá atrás pra 74 em Brasília é otimismo demais. Aquilo até 80 era mato puro ao redor…
E eu volto a insistir que Anderlecht é um time de futebol belgicano.
Realmente, poderia ser Anderstorp, na Curva do Carrossel; uma curva longa à direita que termina na 90 graus que dá acesso à reta de chegada, e a Torre de Cronometragem estaria na posição certa.
Só que a vegetação era muito diferente do que aparece na foto.
E as tendas brancas ao fundo “entregam” o local.
Interlagos não tem nenhuma curva para a direira de raio longo. Voto de novo em Anderlecht. Ainda mais com a informação sobre Le Castellet.
O carro éra bonito e em uma época em que os Cosworth DFV V8 dominavam a F1.
FG,
Já que o post é sobre F1 antigo, você sabe se a informação sobre a realização de uma corrida de F1 antigos em Interlagos é verdadeira. Se é verdade, já existe alguma definição de datas?
Consegui a info neste site – http://www.historicformulaone.com/home.htm (acesse o link “Calendar”)
Acho difícil, ainda mais se vierem todos os carros listados no site, que faria o grid ser maior que o da estoque atualmente.
Abs
O carro é lindo e olha lá a bigorna na entrada de ar…
Waltão…..arrasou!….
Zé Carlos Guimarães,
Não é Brasília.
O Moco já correu na Argentina e em Interlagos, em 1974, com o TS-16.
A pista é Silverstone. 210% de certeza.
A foto deve ter sido tirada nos treinos do GP da Inglaterra, pois na outra corrida de 1973 no `Stone, o International Trophy, os carros de Big John correram com os números 5 e 6, porque era uma prova extra-campeonato e os carros não ertam obrigados a usar o número fixo do Mundial.
Aliás, a numeração fixa do piloto começou a ser praticada justamente nesse ano de 1973. Até 72, o número podia mudar (e geralmente mudava mesmo) a cada corrida.
Só outra informaçãozinha: Anderlecht é um time de futebol da Bélgica…o circuito sueco é Anderstorp.
Na França com certeza não foi, tinha um patrocínio diferente ao lado do #24 (Brasil Exportt), foto no http://www.gptotal.com.br/pilotos/pace/pace.htm . Põe a resposta aí Gomes!!!
Quero sonhar que estou pilotando este carro!
Zani,
O Moco venceu no Brasil em 1975, com Brabham BT-44.
Brasília!
Reta que antecede a “Curva da Bruxa”. É onde sempre tento ficar e é onde acontece a maioria das m**** quando o traçado é o misto!
Eu aposto que foi em Brasilia,1974……Pace com o modelo de 73 , TS 14.Se não me falha a memória, as equipes apresentavam os novos modelos da temporada nas provas em pistas européias…
Assistir no youtube algumas destas provas ….como éra bom
Concordo com os comentários do ZeMaria, só acrescentando que o 3° foi o Ickx, de Yardley McLaren M23, o rei de Nurburgrinig. E o Moco estava chegando nele…O Moco ficou varias voltas preso atras do Reutemenn. Se tivesse se livrado mais cedo, num sei não…quanto a foto, acho que pode ser de Silverstone ou Zeltweg.
O TS 14A era lindo, e a pintura combinava com o capacete do Moco (com seta).
O moco andava nuito neste carro. Não fosse a degradação dos Firestone logo apos as priemrias voltas, ele teria feito alguns pontos a mais com o carro.
Acho que o Zé Maria acertou em tudo, bela Surtees TS 14 dos belos tempos. Aliás, vale a pena rever fotos também das TS 19 e TS 20, que tinham design incrível.
E Grande Môco, um cara que era ‘bota’ de verdade, recordista, vencedor no Brasil em 1977 com Brabham BT 45, todos gostavam dele.
Se ele estivesse por aqui certamente estaria unido à campanha pró reativação de Interlagos antigo, pista onde deixou muita borracha no asfalto, na frente de outros bons de braço.
Paisagem plana desse jeito deve ser em Jacarepaguá!
Juram que não me batem? Suécia (Anderlecht), 73. Bom, certamente este é o carro de 1973, mas também pode ser outro autódromo. Certamente não é nem Rio nem Brasília. Deixo como opção Silverstone, Paul Ricard ou o Osterreichring. Quase descarto Silverstone.
SE NÃO ME FALHE A MEMORIA..É NA LE GUEZEK..EM BSB..ESSE BOSTINHA TOCAVA DE MAIS……………………………..PRA QUE FOI ANDAR DE ASA DURA..PAULISTINHA PRA QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE…QUE CONHECEU ESSE ZÉ…SBE QUE ERA GENTE BOA………..FAZ FALTA……QUE O PAULÃO QUE O DIGA.ps paulão gomes…… da-lhe MOCOOOOOOO ACORDA RAPAAAAAAAA MIGUÉ.RSSSS
Como disse o colega Zé Maria, não pode ser Brasília porque o Surtees TS-14A correu em 1973, e a corrida em Brasília foi em 1974.
Eu arriscaria Silverstone, nos treinos, porque na corrida Moco bateu na lambança provocada pelo Scheckter no final da primeira volta e não voltou para a segunda largada.
E chovia muito naquele domingo!
Houveram mais duas outras pistas assim planas naquele ano, Paul Ricard e Monza.
As construções e a posição do carro em relação à torre de cronometragem não parecem corresponder ao circuito marselhês.
E, claro, não é Monza de jeito nehum!
Mas, e aí, Flavio, qual pista é essa?
parece Silverstone, GP Britânico de 1973.
o melhor Surtees q Pace pilotou na F1, e tão bonito quanto o F2 Matchbox.
Pace foi um foguete com esse carro no Nurburgring (de 23 kms) e em Zeltweg.
Zé Maria tem razão. Em Brasília, o Moco correu com o TS16/02. O carro da foto é o TS14, sei lá onde.
Quem quiser chutar, basta escolher entre as corridas da dupla Moco/TS14 em 73:
Argentinian GP – Buenos Aires – 28 Jan 1973
Brazilian GP – Interlagos – 11 Feb 1973
South African GP – Kyalami – 3 Mar 1973
International Trophy – Silverstone – 8 Apr 1973
Spanish GP – Montjuich Park – 29 Apr 1973
Belgian GP – Zolder – 20 May 1973
Swedish GP – Anderstorp – 17 Jun 1973
French GP – Paul Ricard – 1 Jul 1973
British GP – Silverstone – 14 Jul 1973
Grande Prémio da Alemanha realizado em Nürburgring a 5 de Agosto de 1973. Neste ano Jackie Stewart, de Tyrrel-Ford foi campeão e abandonou a F-1. Com o Zé Maria lembra acima, este circuito era para mim o mais belo de todos, tem até castelo.
Me parece Brasília. Que tempos bons! Homens dominando máquinas e não máquinas controlando os homens, com controles de tração, de largada, de …
Augusto Lage – PI
Brasilia
Fg, veja e divirta-se…concordo que este carro é show…mas o Arrows…veja a miniatura: http://4rodinhas.blogspot.com/search/label/Formula%201%20-%20Anos%2070
Bela foto e bela máquina: Surtees TS 14, não deve ser Brasília, como já foi dito por vários outros postantes, porque esse carro é o de 1973 e aquela corrida foi em 1974.
E para quem disse GP da Alemanha, apenas para constar, o nosso grande Moco, com esse carro, cravou a melhor volta da corrida de 1973, no antigo Nurburgring, aquele que separava os homens dos meninos, conforme se diz por aí, em corrida vencida por Stewart, que inclusive elogiou a tocada do brasileiro para quem quisesse ouvir, com o também saudoso Cevert em 2º lugar, dobradinha do velho Ken!!
Em tempo, o Brasil fez 4º, 5º e 6º lugares, que eu saiba pela primeira e única vez na história 3 brasileiros chegaram na zona de pontuação numa corrida, e olha que naquela época só pontuavam os 6 primeiros colocados!
Moco foi o 4º, Wilsinho Fittipaldi foi o 5º de BT 42 e Emerson foi o 6º de 72D, depois daquele pavoroso acidente em Zandvoort.
Abraços a todos e até as próximas!!
Buenos Aires 1972
na USP !!! Primeiro havia racha com esses bólidos aí, mas ai a policia do Coronel Erasmo Dias (ja morreu?) baixou o cassete em todo mundo e acabou com a farra. Mas no final dos anos 70 a gente voltou a correr (ou rachar) de Dodge, 147, Passats e eu de Brasa !!!
Não é na USP? Desculpe, foi mal…
corrida não sei..mas o carro já tinha bigorna…
É confuso, pois o Moco trocou a Surtees pela Brabham no meio do campeonato, neste ano.
Mas pode cravar Brasília, 03 de Fevereiro1974, corrida extra campeonato “Grande Prêmio Presidente Médici”.
Aliás, os carros de corrida da década de 70 eram, em todas as categorias, muito bonitos, limpos de penduricalhos e poucos patrocinadores.
Aquele GB Presidente Médici em Brasília 1974
Autódromo de Caixa-prego (com ou sem hífen?)
Alemanha 73
Eu chuto Brasilia.
Francisco Beltrão – Paraná….hehehe……
Acho que é no Rio.
Brasilia
Jacarépaguá
Buenos Aires, 1972
Brasília! Que tempo bom…que não volta…nunca mais, que tempo bom!!! Lindo carro mesmo Flavinho!!!
Brasilia
Rio de Janeiro