GOOD TRY
SÃO PAULO (só que…) – Anúncio de 1969 da Renault enviado pelo meu amigo Rogério Gonçalves, dono de posto de gasolina em Dubai. Era uma tentativa de convencer o mercado americano de que seus carrinhos pequenos e econômicos eram melhores que as barcaças locais.
Como se sabe, a Renault nunca emplacou nos EUA. Mas não foi por falta de ousadia. Só que chamar todos os carros americanos de tranqueiras piores que cavalos foi um pouco demais, não?
Está com preguiça de ampliar e ler? Então lá vai, numa tradução livre:
UM CAVALO É MELHOR QUE A MAIORIA DOS CARROS 1970
“Nós não estamos brincando. A linha automotiva 1970 é uma afronta ao progresso. Os carros são muito caros para que se possa comprá-los. E muito caros para usá-los. É quase impossível estacionar, e dirigir pelo tráfego das cidades é algo que exige uma paciência de santo. É melhor escolher um cavalo. Que é seguro, barato, fácil de dirigir e come feno. Bonito, barato, feno. Nós, da Renault, somos uma das únicas montadoras que fazem um carro melhor que um cavalo. É o Renault 10. Como roda 35 milhas por galão, é barato para usar. E como tem suspensão independente e freios a disco, é seguro e fácil de parar. E como é compacto, é fácil de estacionar. E como custa apenas US$ 1.725, é fácil de comprar. E é mais confortável que um cavalo.”
Caraca, o nome disso é veia grossa! Os franceses tavam certos: os americanos ignoram princípios básicos como esses desde a década de 50, e agora foi bem na tarraqueta! Que que adianta o mavecão V8 se na hora de encher o tanque, tem que pedir a benção pros tiranos do Oriente Médio, Venezuela, Rússia e companhia? Carro tem que ser pequeno e barato; quem quiser motorzão, vai ver corrida!
quá quá qua´
Essa foi demais!
Quando você pensa que já viu de tudo nessa vida, os caras querem te convencer que uma tranqueira dessas é melhor que um Quarto de Milha!
Nossa, badííííííííííííííííssima try…
Esse anúncio foi bolado com a sutileza do Shrek.
Por favor mude o título do post. “Good Try” não é usada em inglês, fica parecendo tradução do Google.
A expressão correta é “Nice Try”.
Do tempo em que a publicidade tinha uma linguagem muito mais objetiva, quase uma ordem. Muito boa.
E cá entre nós, tem razão o camarada “Verde”. Um cavalo é mais atraente que um Logan.
Nossa! E a mesma idéia vale para os carros americanos de 2010! Depois eles reclamam da crise ainda!
Verde,
Assino embaixo.
Um cavalo me parece ligeiramente mais atraente, confortável e melhor acabado do que um Logan ou um Prisma.
eles estavam certos , tanto é ke a verdade demorou mas esta vindo a tona agora com o preço da gasolina la no alto no STATES.
Duvido que esse Renault aí seja mais confortável do que os “cavalos americanos”……nem fu…..
Eu acho que eles estavam com a razão
Puro despeito apesar de algumas verdades escritas, agora qual carro provocaria belas e saudáveis limpezas cardiovasculares no condutor dos anos 70? esse R10 ou um Dodge Super Bee? Um RoadRunner?…etc, o renault no máximo deixaria o cara nervoso na hora de acelerar.
não é tão genial assim pq é anterior à crise do petróleo e tentou ir na onda do Beetle.
A diferença é que por trás do Beetle estava a DDB. A agência de propaganda que construiu a imagem que a VW tem no mundo todo. Uma das maiores, senão a maior de todos os tempos.
Além disso, um Renault 24 não tem os mesmos atributos de um Beetle.
Não tinha como dar certo.
Brilhante e de certa forma profético.
Hoje os estadunidenses se atolam na própria m*rda com seus carros beberrões.
Tô me lixando pros americanos, com ou sem crise, que se lasquem de vermelho e branco.
O que eu quero mesmo é carro andando 35 milhas ( 56KM) com um galão (3,6L) o que dá 15,5 km/l e que custe US$ 1.725, marrom meno R$ 4.000,00.
Pois é, o fusca quando saiu de linha em 86/87? custava no Brasil US$ 900,00.
A versão livre para o português, por Hleio Ribeiro. Ops. Flavio Gomes.
Flávio, quem compra um corolla, qual animal seria ?
Renault 10??? Putz, é uma COISORROROSA 23!! Agora, êta estrategia de marketing doida esta! Logo no país do ufanismo e da xenofobia?? Suicidio puro!!
A propaganda até que é boazinha, acredito que o carro tivesse seus predicados mecânicos, agora o grande problema é que o R10 consegue ser mais feio que o Dodge Polara 1961 (nada a ver com o brasileiro, e uma das coisas mais medonhas que Detroit pôs no mundo). Assim fica difícil conquistar o consumidor.
Se bem que aquí, ao sul do Equador, pessoas acham o VW Gol da 1ª à 4ª geração lindo, então o R10 até teria chance se tivesse sido vendido nesse país.
Muito legal a lembrança e a publicação desse anuncio tão incomum para nós aqui no Brasil.
Na epoca a Renault procurou fazer uma propaganda com o mesmo carater agressivo que as montadoras Norte Americanas utilizavam. Elas sempre fizeram comparações diretas com fotos e tudo detonando com os carros da concorrência.
Não sei se o carro é bom. Mas o anúncio é genial!!!
Apesar de adorar os Muscle Cars americanos, achei a propaganda dos caras arrojada e corajosa.
caramba, virei fã da Renault agora! Isso que é propaganda!!
no fundo eles tinham razão…
Não foi deste carro que se originou o Corcel brasileiro??
e quanto vale um que seria equivalente hoje???
e a quase 40 anos nao mudou muita coisa,,,,
A Renault nunca emplacou lá e aqui no Brasil também……..erraram nos anos 60 optando por produzir na Argentina e perderam o bonde da história…..
Esse Renault 10 era um horror: um remix mal-feito do bacaninha R8.