GOOD TRY

SÃO PAULO (só que…) – Anúncio de 1969 da Renault enviado pelo meu amigo Rogério Gonçalves, dono de posto de gasolina em Dubai. Era uma tentativa de convencer o mercado americano de que seus carrinhos pequenos e econômicos eram melhores que as barcaças locais.

Como se sabe, a Renault nunca emplacou nos EUA. Mas não foi por falta de ousadia. Só que chamar todos os carros americanos de tranqueiras piores que cavalos foi um pouco demais, não?

Está com preguiça de ampliar e ler? Então lá vai, numa tradução livre:

UM CAVALO É MELHOR QUE A MAIORIA DOS CARROS 1970

“Nós não estamos brincando. A linha automotiva 1970 é uma afronta ao progresso. Os carros são muito caros para que se possa comprá-los. E muito caros para usá-los. É quase impossível estacionar, e dirigir pelo tráfego das cidades é algo que exige uma paciência de santo. É melhor escolher um cavalo. Que é seguro, barato, fácil de dirigir e come feno. Bonito, barato, feno. Nós, da Renault, somos uma das únicas montadoras que fazem um carro melhor que um cavalo. É o Renault 10. Como roda 35 milhas por galão, é barato para usar. E como tem suspensão independente e freios a disco, é seguro e fácil de parar. E como é compacto, é fácil de estacionar. E como custa apenas US$ 1.725, é fácil de comprar. E é mais confortável que um cavalo.”

Subscribe
Notify of
guest

28 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lucas S.A.
Lucas S.A.
15 anos atrás

Caraca, o nome disso é veia grossa! Os franceses tavam certos: os americanos ignoram princípios básicos como esses desde a década de 50, e agora foi bem na tarraqueta! Que que adianta o mavecão V8 se na hora de encher o tanque, tem que pedir a benção pros tiranos do Oriente Médio, Venezuela, Rússia e companhia? Carro tem que ser pequeno e barato; quem quiser motorzão, vai ver corrida!

Cowboy
Cowboy
15 anos atrás

quá quá qua´
Essa foi demais!
Quando você pensa que já viu de tudo nessa vida, os caras querem te convencer que uma tranqueira dessas é melhor que um Quarto de Milha!

HC
HC
15 anos atrás

Nossa, badííííííííííííííííssima try…
Esse anúncio foi bolado com a sutileza do Shrek.

Victor
Victor
15 anos atrás

Por favor mude o título do post. “Good Try” não é usada em inglês, fica parecendo tradução do Google.

A expressão correta é “Nice Try”.

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
15 anos atrás

Do tempo em que a publicidade tinha uma linguagem muito mais objetiva, quase uma ordem. Muito boa.

E cá entre nós, tem razão o camarada “Verde”. Um cavalo é mais atraente que um Logan.

Guga.
Guga.
15 anos atrás

Nossa! E a mesma idéia vale para os carros americanos de 2010! Depois eles reclamam da crise ainda!

Filipe Araújo
Filipe Araújo
15 anos atrás

Verde,

Assino embaixo.

Verde
15 anos atrás

Um cavalo me parece ligeiramente mais atraente, confortável e melhor acabado do que um Logan ou um Prisma.

jol
jol
15 anos atrás

eles estavam certos , tanto é ke a verdade demorou mas esta vindo a tona agora com o preço da gasolina la no alto no STATES.

Eric
Eric
15 anos atrás

Duvido que esse Renault aí seja mais confortável do que os “cavalos americanos”……nem fu…..

Alvaro
Alvaro
15 anos atrás

Eu acho que eles estavam com a razão

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Puro despeito apesar de algumas verdades escritas, agora qual carro provocaria belas e saudáveis limpezas cardiovasculares no condutor dos anos 70? esse R10 ou um Dodge Super Bee? Um RoadRunner?…etc, o renault no máximo deixaria o cara nervoso na hora de acelerar.

Leonardo
15 anos atrás

não é tão genial assim pq é anterior à crise do petróleo e tentou ir na onda do Beetle.

A diferença é que por trás do Beetle estava a DDB. A agência de propaganda que construiu a imagem que a VW tem no mundo todo. Uma das maiores, senão a maior de todos os tempos.

Além disso, um Renault 24 não tem os mesmos atributos de um Beetle.

Não tinha como dar certo.

Joel_RS
Joel_RS
15 anos atrás

Brilhante e de certa forma profético.
Hoje os estadunidenses se atolam na própria m*rda com seus carros beberrões.

Carlão
Carlão
15 anos atrás

Tô me lixando pros americanos, com ou sem crise, que se lasquem de vermelho e branco.
O que eu quero mesmo é carro andando 35 milhas ( 56KM) com um galão (3,6L) o que dá 15,5 km/l e que custe US$ 1.725, marrom meno R$ 4.000,00.
Pois é, o fusca quando saiu de linha em 86/87? custava no Brasil US$ 900,00.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
15 anos atrás

A versão livre para o português, por Hleio Ribeiro. Ops. Flavio Gomes.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Flávio, quem compra um corolla, qual animal seria ?

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Renault 10??? Putz, é uma COISORROROSA 23!! Agora, êta estrategia de marketing doida esta! Logo no país do ufanismo e da xenofobia?? Suicidio puro!!

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

A propaganda até que é boazinha, acredito que o carro tivesse seus predicados mecânicos, agora o grande problema é que o R10 consegue ser mais feio que o Dodge Polara 1961 (nada a ver com o brasileiro, e uma das coisas mais medonhas que Detroit pôs no mundo). Assim fica difícil conquistar o consumidor.
Se bem que aquí, ao sul do Equador, pessoas acham o VW Gol da 1ª à 4ª geração lindo, então o R10 até teria chance se tivesse sido vendido nesse país.

Zani (Autozani)
15 anos atrás

Muito legal a lembrança e a publicação desse anuncio tão incomum para nós aqui no Brasil.
Na epoca a Renault procurou fazer uma propaganda com o mesmo carater agressivo que as montadoras Norte Americanas utilizavam. Elas sempre fizeram comparações diretas com fotos e tudo detonando com os carros da concorrência.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Não sei se o carro é bom. Mas o anúncio é genial!!!

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

Apesar de adorar os Muscle Cars americanos, achei a propaganda dos caras arrojada e corajosa.

Marcio Vieira
Marcio Vieira
15 anos atrás

caramba, virei fã da Renault agora! Isso que é propaganda!!

revalador
revalador
15 anos atrás

no fundo eles tinham razão…

JP
JP
15 anos atrás

Não foi deste carro que se originou o Corcel brasileiro??

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
15 anos atrás

e quanto vale um que seria equivalente hoje???

e a quase 40 anos nao mudou muita coisa,,,,

joséagart
joséagart
15 anos atrás

A Renault nunca emplacou lá e aqui no Brasil também……..erraram nos anos 60 optando por produzir na Argentina e perderam o bonde da história…..

Jason
Jason
15 anos atrás

Esse Renault 10 era um horror: um remix mal-feito do bacaninha R8.