INCLUAM A REVISTA

SÃO PAULO (com louvor) – As vastas legiões de seguidores da gloriosa indústria soviética ganharam uma nova guerreira, a blogueira Raíza Campregher. Que já estreia aqui em alto estilo, denunciando a ridícula revista “Mundo Estranho”, da Editora Abril (não diga…).

Eu não conhecia o pasquim, mas ao entrar em seu site para ver do que se tratava, encontrei, numa matéria sobre masturbação na Pré-história, a valiosíssima e profunda informação de que há uma estátua em Malta que “retrata um homem sentado descabelando o palhaço em 5000 a.C.”. Será que alguém acha isso realmente engraçado? Para qual público mesmo fala a “Mundo Estranho”?

Bem, a capa da edição deste mês versa sobre o que os brilhantes redatores consideram “as piores coisas do mundo”. O terceiro item, me conta a Raíza, trata do “carro mais tosco”. E, junto a uma foto do inesquecível Trabant, vem o texto que os estranhos do mundo certamente acharam o máximo:

“Para quem não se lembra, a Alemanha Oriental era a metade comunista da Alemanha que foi um país independente até 1989. Um dos ícones da indústria da Alemanha Oriental era o Trabant Sputnik, um carro que parecia mais uma carroça para os padrões ocidentais. Por causa da falta de aço nos países comunistas, o carro era fabricado com duroplast, uma resina feita de polpa de madeira, lã de ovelha e seiva de plantas! Seria, então, um belo carango ecológico? Que nada, apesar das matérias-primas naturais, as carcaças eram muito poluentes, pois não podiam ser recicladas. O motor, com só dois cilindros, também era um fiasco e produzia uma fumaça tóxica irrespirável. Felizmente, a fábrica fechou em 1991.”

Trabant Sputnik? De onde será que tiraram isso? Da Wikipedia? (Alguma dúvida? Olha aqui o que diz a mãe dos burros da internet: “The name Trabant means ‘fellow traveler’ (Satellite) in Latin; the name was inspired by Soviet Sputnik. The cars are often referred to as the Trabbi or Trabi, pronounced with a short a.” Aliás, se a foto da revista for a mesma que coloquei aí do lado, tiraram igualmente da Wikipedia. Haja preguiça.)

Ora, Trabi é Trabi. Qualquer um que conheça minimamente automóveis deveria saber disso. Sputnik é a puta que o pariu! E como é que chamam um Trabant de carroça? Porque não é de lata? O Duroplast foi uma grande criação da indústria alemã oriental, resistente, barato, fácil de fabricar e à prova de ferrugem. E me digam, estranhíssimos do mundo, qual carcaça de carro ocidental é reciclada? Vira tudo ferro-velho do mesmo jeito, não sejam ridículos.

O motor, por sua vez, não era fiasco algum, ao contrário. Eficientíssimo, dois tempos, refrigerado a ar. Uma obra-prima da engenharia, durava décadas. Vivia-se num mundo de verdade, lembrem-se disso, sem fartura, com dificuldades, sem essa orgia financeira que inundou o planeta de corollas e tucsons.

E esse “felizmente” na última frase é de causar estupor. Felizmente? Fecharam a Sachsenring e quantos operários perderam seus empregos? Quantas famílias foram afetadas? Como assim, “felizmente”? Cretinos…

Olha, depois de ler essas sandices, só posso concluir que o que produz “fumaça tóxica irrespirável” é burrice. Deve ser duro respirar na redação dessa revista. Que poderia se incluir na lista que propõe em sua capa.

E tenho dito.

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Tiago Sanz
Tiago Sanz
15 anos atrás

Engraçado que a maioria dos comentários rechaça as afirmações da revista, defendendo o Trabant, mas não propõem que carro devia estar na lista como o pior do mundo… alguém se arrisca?

Henrique
Henrique
15 anos atrás

Sei que o post não é exatamente sobre as outras revistas listadas, mas como um outro leitor teceu cometários sobre o Best Cars, acho que valem alguns poréns.

O Best Cars talvez esteja entre as melhores fontes de informações sobre automóveis. O site, porém, vem caindo (talvez suavemente) na sua qualidade.

A maior parte das notícias internacionais são, na verdade, copiadas de sites estrangeiros, como por exemplo, o Motorpasión (www.motorpasion.com) — quem assinar a newsletter deste último perceberá “intrigantes coincidências” com as notícias do Best Cars, inclusive nas fotos. Já as matérias com testes de automóveis são, na verdade, poucos por edição.

O site brasileiro era feito por um grande grupo de apaixonados, mas reza a lenda que o comportamento “amistoso” do editor acaba por fazer desistir a maioria dos colaboradores. Hoje são poucos os participantes mais “assíduos”.

Acompanho o Best Cars já há bastante tempo, mas, particularmente, não o considero mais como fonte superior de informação. Há outras publicações, nacionais e internacionais, com desempenho bem mais interessante.

Bhernardo
Bhernardo
15 anos atrás

Alguns erros ou mancadas na revista não querem dizer que a revista é ruim, eu compro todo mês e gosto do que dizem, pois a revista é sobre curiosidades, não é sobre ciencia e coisa e tal. Levei a revista para a escola e todos que liam sobre masturbação na idade da pedra riam (inclusive professores). A revista não é redirecionada para pessoas mais velhas. Para pessoas com a minha idade (15-16-17) as coisas que dizem na revista são interessantes. Então larguem do pé da ME, se não gostam não precisam ficar reclamando. Para mim é:

Eu gosto, o resto que se foda.

Diego_zomer
Diego_zomer
15 anos atrás

Pequenos comentários:

Os carros ocidentais são recilcados, sim. Afinal, sucata e ferro-velho é 90% da matéria prima de qualquer empresa de fundição de aço e ferro.

Tirando isso, criticar o carro é absurdo. O Duroplast foi uma inovação em termos de material. Não é reciclável, ok, mas nenhum termofixo é, pelo menos não diretamente. E toda borracha é termofixa, incluindo os pneus de qualquer carro. Hoje todo mundo aplaude quando uma BMW resolve fazer um paralamas de plástico, ou algo do gênero. Foi o que eles fizeram a muitos anos atrás. É exatamente a mesma coisa, só que com outro material…

E.Martinez
15 anos atrás

Vou fazer aqui uma defesinha do Wikipédia, essa história de não ser confiável como fonte de informação era coisa do começo do site, hoje dificilmente há algo lá sem fontes…sem credibilidade mesmo só os monópolios de comunicação do Brasil Organizações Globo, Grupo Abril…

E.Martinez
15 anos atrás

Vou fazer aqui uma defesinha do Wikipédia, essa história de não ser confiável como fonte de informação era coisa do começo do site, hoje dificilmente há algo lá sem fontes…sem credibilidade mesmo só os monólios de comunicação do Brasil Organizações Globo, Grupo Abril…

Marcelo Dias
Marcelo Dias
15 anos atrás

Com quem esses amadores da “Mundo Estranho” foram mexer, justo com o Gomes… Além de bom escritor, gosta de veículos do Lestee não tem papas na língua.

Serão diuturnamente espinafrados neste blog, assim como os rachadores dos vídeos do Youtube…

Paulo Funke
Paulo Funke
15 anos atrás

Bom, ruim… melhores, piores… questões de gosto, conhecimento, afinidade… impossível – e extremamente temerário – rotular algo ou alguém como “o pior”. O pior na opinião de quem?

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Realmente, agora eu recebi na minha casa uma Veja com eles dizendo que iriam me dar por 12 semanas as edições de Veja de graça, assim mesmo, do nada. Mas tem muita porcaria escrita lá dentro, outro dia fui ler aquela Vejinha SP com a reportagem de boates elitizadas em São Paulo, como Disco e Pink Elephant. Fiquei com nojo de um merdinha lá que comprou 6 garrafas de Champagne Veuve Clicquot e começou a brincar com uns amigos de tomar banho com elas. E para a Veja, isso é normal, é legal, e você deveria fazer o mesmo, gastar em torno de 5 mil reais com um banho de champagne.
Desculpa o desabafo FG, sei que não tem nada ver com o tópico. Sobre o Trabant, acho ele muito lindo, acho que está faltando ao mundo esses modelos mais antigos, mais bonitos, com mais linhas retas e menos linhas curvas. Daqui a pouco, só vão ter carros em formatos de uma bola ou um círculo, e cada vez menores né. E sobre o motor 2 tempos, sem comentários. Adoro o barulho e sua fumaça.

Luidhi
15 anos atrás

Isso é verdade Carlos, o trabi era poluidor usava casca de couro de prepúcio para ser produzido ou outra coisa qualquer… e daí? Na época movimentou a alemanha oriental inteira.

O que importa é o que o carro representou na época. Ora, Máquinas a vapor estão superadas, mas movimentaram o mundo. Fusca foi e é ainda um carro que movimentou famílias inteiras por anos. A vespa movimentou a Itália pós guerra. A honda inventou uma bicicleta motorizada para um Japão devastado pela guerra.

A criatividade nos piores momentos é o que interessa. É isso que movimenta a humanidade.

[]’s

André
André
15 anos atrás

Oi FG.

Veja que curioso. Você e a editora Abril tem algo em comum. Criticam coisas que dão ou davam emprego a muita gente. A revista da editora critica o Trabi cuja fábrica empregava muita gente e você critica a revista cuja editora dá emprego a muita gente. A diferença é que a fábrica do Trabi não dá mais emprego para ninguém e a editora ainda é o sustento de muita gente. Mundo estranho mesmo.

Regis
Regis
15 anos atrás

FG, concordo com tudo que foi falado aqui contra a Abril e suas revistinhas tendenciosas e imprecisas. Mas gostaria de deixar registrado também que não concordo com a sua defesa aos carros comunistas. Nunca fizeram nada que preste por aqueles lados. Não vemos nada por aqueles lados como um DS, 2CV, Traction Avant, Fiat 500, Alfa Spider, Renault 5, Golf, Passat, para não citar outros. Carros honestos que mudaram ou introduziram conceitos na indústria automobilista.
Não concordo também quando você ataca o Corolla e outros carros do mesmo gênero. Não possuo um Corolla e não pretendo possuir, acho que existem outros carros na categoria superiores com melhor custo benefício, mas acho o Corolla um carro honesto e confiável.

Um abraço FG!

PS.: Sei que aqui não é o lugar, mas você não gostaria de tecer algum comentário sobre o Piquet ter ficado sempre em último em Jerez e o Alonso estar ficando constantemente em primeiro? Acho que merece…

Carlos
Carlos
15 anos atrás

Por causa dessa burrice, é que eu cancelei há muito tempo minhas assinaturas de revistas, principalmente a da “SUPER”, a qual é a irmã dessa joça aí. Palhaços falam ser saber de nada…a prova tá aí: tiraram da Wikipédia.
Posso não gostar desse carro (Trabi), mas acho que é como criticar o Fusca. Tipinho de gente pobre, pobre em pensamento….

Luidhi
15 anos atrás

Capitalismo, Comunismo, Socialismo, Lulismo, Tucanismo… tudo balela para controlar o povo… Sede de poder, só.

Digníssimo também não né FG, eram anos de falta de atualização tecnológica e grandes investimentos em desenvolvimento de Armamento Bélico, bombas nucleares, com empresas estatizadas e investimento em guerras (afeganistão e Irã-Iraque)…
Opa! Tá parecendo um país ao norte do nosso continente Americano agora não? EUA, o maior país socialista do mundo atual…

Compare um caça MIG com um Lada de 1990 e veja o abismo tecnológico que existem entre eles… Uma metralhadora AK-47 é considerada até hoje uma das melhores metralhadoras do mundo. Atira na lama, molhada, quente, fria, com areia…

Porque não aplicaram essa tecnologia nos carros???? Movimentar pessoas ao invés de matá-las?

Ainda fico com a frase de Sir Winston Churchill: “A democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que têm sido tentadas de tempos em tempos.”

Ainda gosto da visão de Henry Ford, do capitalismo do bem estar social, mas infelizmente surgiu a especulação financeira e esqueceram do resto…

claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
15 anos atrás

Tem coisa pior sim tem uma revista zé povinho em que as leitoras mandam as materias e parece que se sair na revista ganham quinhentos reais toda a semana eu paro na banca para ver as coisas que estão na capa ai teve uma que a chamada era
assim ! Virei amante do canalha do meu ex marido!!!!!!!. realmente desnecessario comentar

Rodrigo
Rodrigo
15 anos atrás

Ô mau humor… Além de engraçada, a lista da revista é subjetiva e não há incorreção de informação. ME é uma publicação de entretenimento, não é manual técnico de carro. Relaxa, FG. Esfrie a cabeça a bordo do seu possante Trabbi. Pisa fundo (em meros 20 s você vai de 0 a 80!) e vá até o soviete mais próximo e garanta agora mesmo seus cupons de comida para o racionamento do grande inverno! Que tal?

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

Leu na Veja? Azar o seu!
Ótima comunidade.

E.Martinez
15 anos atrás

ESPN do Grupo Abril…ahahahahaha quanta asneira, é o que dá assinar a Veja…e quanta cara de pau dos miquinhos adestrados defenderem o neo-liberalismo enquanto os banqueiros somam-se as fileiras do “Sopão” em Washington…

O comunismo perdeu muros e estátuas, vamos ver o que vai sobrar dos yuppies…quem ri por útlimo realmente ri melhor…

PS: O Palio Fire Celebration é o primeiro novo clássico do mundo capitalista ocidental (já estou “saudoso”)

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
15 anos atrás

O começo já diz tudo: revista da editora abril.

Precisa de mais alguma coisa?

Leonardo Rubens
Leonardo Rubens
15 anos atrás

Deixando a parte a discussão da qualidade do carro, venho louvar um grande advento das sociedades ocidentais que é a Liberdade de Pensamento e Expressão.

Aposto que nenhum jornalista de países com regimes como os da Cortina-de-Ferro, ou as atuais Cuba, Venezuela, Bolivia, etc… teria a liberdade de poder detonar o regime politico-economico no qual estão inseridos e elogiar o regime do “outro lado”.

Enfim,se Cuba, Venezuela e Bolívia seguem em passos firmes e fortes ao retrocesso sócio-economico, o problema é deles, cada povo tem o que escolhe para si. Cada atitude traz uma consequencia. Quando a coisa ficar feia, esses países que não esperem a caridade dos demonios capitalistas

Ai o que seria de um jornalista da RDA, que ousasse elogiar um carro da RFA e criticar o belicismo e falta de liberdade de seu país.

Eric
Eric
15 anos atrás

Uuuuuhhhhuuuuu….que saudade daqui……o PARECE QUE O VELOZ QUE ESCREVEU!!!!!!!!

HAHAHAHAHAHAHHAA…….

morpet
morpet
15 anos atrás

De todos os comentários, o melhor é o que diz que “os ratos tratavam o duroplast dos Trabi como iguaria”. Se é verdade não sei, mas é engraçado. Ruim mesmo é ver a mediocridade se alastrando mais e mais.

Wagner
Wagner
15 anos atrás

Caros amigos,

Creio que é só uma enorme coincidência constatar que as pessoas que criticam de forma contumaz o capitalismo, a imprensa, as empresas e seus patrões, e outros vilões, nunca terem conseguido conquistar nada na vida.

Fernando Linhares
Fernando Linhares
15 anos atrás

Flávio, você podia juntar os comentários e as suas respostas no blog para o seu próximo livro. Algumas destas “conversas” são hilárias.

Beto Forestieri
Beto Forestieri
15 anos atrás

Resumindo, dizem que o cara que fez o projeto do trabant foi pra Honda e o editor da revista virou chefe de redação da globo.

EDSONNASCIMENTO
EDSONNASCIMENTO
15 anos atrás

POR FALAR EM ABERRAÇÃO, CERTA VEZ LÍ UM LIVRO QUE SE CHAMA ” A HISTORIA DA ESTUPIDEZ HUMANA”. RETRATA,POR EXEMPLO, O TITANIC QUE NÃO POSSUIA BOTES SALVA-VIDAS PARA SUA CAPACIDADE PASSAGEIROS, SE FOSSE EDITADO HOJE, ACRESCENTARIA NELE(LIVRO) O CARA QUE AQUI NO BRASIL COMPRA FERRARI, OU OUTRO DE MILHÕES REAIS, SÓ PRA NO FIM SEMANA ENGATAR UMA PRIMEIRA NA FARIA LIMA E IR ESTICANDO ATÉ O FINAL DELA PRA MOSTRAR QUE TEM UM CARRÃO.NOUTRAS RUAS DES/PAULO IMPOSSÍVEL ANDAR C/ ESTES CARROS.DURANTE A SEMANA FICA NA GARAGEM.

Jean
Jean
15 anos atrás

“Ah, é antiga. Remete ao tempo da criação da própria. Eu queria que se chamasse “Óia”. Não aceitaram minha sugestão.”

Se fosse em Florianópolis, a sugestão teria sido “Ishpia”

Mateus
Mateus
15 anos atrás

Flávio Gomes, responda, sinceramente: qual a rixa entre você e a revista Veja?

RESPOSTA DO FG:

Ah, é antiga. Remete ao tempo da criação da própria. Eu queria que se chamasse “Óia”. Não aceitaram minha sugestão.

Samuel Santiago
Samuel Santiago
15 anos atrás

o carro ateh q era bonitinho, e faziam ele com o que dava, deviam tê-lo (seria têlo, ou têllo sei lah) considerado um marco da genialidade, aqui no Brasil fabricaram aquelas, que na minha opiniao sao coisas horrendas, os Gurgel.

o unico problema eh o motor dois tempos….

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

Ao Julio Cesar Gracioso, o motor 2T não precisa der necessariamente poluente, basta apenas usar uma caixa de ar na admissão sem contato com o carter, é só usar para tal um blower ou um turbo engrenado, sou especialista em motores diesel de grande porte para geração e propulsão de grandes maquinas, e é assim que funcionam os 2T de grande porte, dos quais o mais popular e conhecido no mundo inteiro é o GM-EMD que é o motor mais usado em locomotivas no mundo, é considerado o “fusca” dos motores “meed speed” no mundo, o grande problema é a estagnação de desenvolvimento dos motores 2T, pois o mesmo é considerado o motor alternativo a explosão mais eficiente que existe pela ausência da “volta morta” toda a volta do virabrequim é volta de força, se quiser algum dado adicional é só me contactar no e mail abaixo:

http://[email protected]

bruno mantovani
15 anos atrás

o motor não seria de 3 cilindros e não 2 como fala no texto original?
será q confundiram 2 tempos com 2 cilindros? hehe

RESPOSTA DO FG:

Não, nesse caso a Wikipedia estava certa. O motor do Trabi nada mais é que o DKW da década de 30, dois tempos, dois cilindros. Só que foi desenvolvido e é refrigerado a ar, como Fusca. O Wartburg tem o motor três cilindros igualmente derivado do DKW que conhecemos.

Carlos Alberto Lemes de Andrade
Carlos Alberto Lemes de Andrade
15 anos atrás

Flávio: Meu apoio em gênero, número grau e repulsa à sanha capitalista da Abril… A propósito recebi uma foto do Rio na década dos sessenta com um DKW na praia. Tentei mandá-la mas não há seu e-mail… como fazer?

Abs.

carlo paolucci
carlo paolucci
15 anos atrás

Quando o redator do jornal a folha de são paulo (um otário-representante da direita-profissional tupiniquim) diz q houve apenas uma ditabranda, o Trabi se transforma em mais um daqueles tortutados, empalados e exilados q o jornal (e a revista) se negam a reconhecer como verdadeiro(s). Fodam-se eles, a direita-profissional, e os otários q os compram.
Saudações belgo-monarquistas, carlo paolucci.

Tony Gonçalves
Tony Gonçalves
15 anos atrás

Gente, eu acho que vcs estão exagerando com essa história de socialismo, Alemanha Oriental, URSS e etc…
O trabant era uma senhora porcaria ( conheci alguns pois morei por algum tempo na Europa ).
Tenham, santa paciencia, logo na Alemanha, onde carro bom é o que não falta vocês ficam louvando o Trabant.
Preferia a época em que o FG com muito bom humor mandava esse pessoal para a Sibéria…

RESPOSTA DO FG:

Vamos reativar nossas linhas siberianas. Começando com você!

YPVS
YPVS
15 anos atrás

Fg, mto boa sua correção, mas o que eu mais gostei mesmo foi do comentário: “: Vivia-se num mundo de verdade, lembrem-se disso, sem fartura, com dificuldades, sem essa orgia financeira que inundou o planeta de corollas e tucsons.”

O melhor comentário seu que já li neste blog! Genial mesmo! Adorei!
É de fato ridículo como as grandes vieram destruindo soluções inteligentes ao longo do tempo. Década de 50 e 60 já tinha um monte de carrinhos elétricos e por aí vai. Imagine mais 50 anos de desenvolvimento em que ponto estaríamos…
A indústria enfiou na cabeça de todos que carro é algo que dura 5 anos. Por que? A resposta é fácil. Por que não facilitar a manutenção e ganhar dinheiro com peça? Por que não o carro ser feito pra durar 15, talvez 20 anos? garanto que isso é mto mais ecológico e socialmente responsável do que qualquer punhado de catalisadores que se coloque nos Tucsons da vida.

P.S: Aliás, Tucson é algo tosco. A classe média paga mais de 60 paus naquela bosta, achando que tá tirando onda de SUV… Toscaria pura!

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Flavinho, peço humildes desculpas pelas minhas criticas passadas e ironias a respeito dos LADA, chamando-os de caixa de sapatos ambulantes! Perdoe este ignorante que havia esquecido do velho Trabant! Este sim é a VERDADEIRA caixa de sapatos não? Uai, não eram feitos a partir de polpa de madeira como papel e papelão? Então? Rsrsrsrsrsrsrs… Quanto a revista, são tão ignorantes quanto eu, Flavinho! Releve!
Ah, amanhã, 03/03, tem LIMITE na ESPN! Voltou pras 22h???

André
André
15 anos atrás

O Trabi parou de ser fabricado depois da queda do muro de Berlim por não se enquadrar nas normas de emissão de poluentes vigentes na Alemanha unificada. O tempo do corrinho já havia acabado. Os dois tempos, infelizmente, cada vez tem menos espaço no mundo atual. Se as fábricas investissem em tecnologia para adequar ao motor para as normas atuais acho que ele teria muito óleo para queimar ainda.

Luiz Carlos Costa
Luiz Carlos Costa
15 anos atrás

Boa Tarde…
Eu acho apenas que ninguém tem o direito de dizer “As piores coisas do Mundo”. Pois, no mínimo, as pessaos que as fizeram, a não ser que era este o motivo de terem sido feitas, com certeza não tinham esta opinião. A revista poderia dizer “As piores coisas do Mundo segundo a opinião da Revista ou da Abril”.
Ai ninguém poderia questionar…
Igual a restaurantes de “Comida por Kilo” que o Flávio Gomes disse que nunca entraria e que eu adoro.
Um abraço,
Luiz Carlos Costa
Curitiba – Paraná

Wolf
Wolf
15 anos atrás

Tudo bem que na internet o cidadão escreve qualquer coisa, e esta é publicada e/ou pode passar como ” verdade”.

Mas na mídia impressa ????

Não tem um redator que dê uma chamada numa na criatura que escreveu uma porcaria destas ???

Ou será que foi o próprio redator que escreveu isso ??

….triste…….muito triste…….

Adilson Faltz
Adilson Faltz
15 anos atrás

Olá, a ESPN Brasil era um canal exclusivo TVA, e a Abril era sócia do canal sim.

Mas aí a ESPN do B perdeu o campeonato brasileiro para a Globo (NET) em uma manobra meio controversa da CBF, a TVA tentou reaver os direitos, não deu certo e eles acabaram saindo da sociedade em 1999.

Milton
Milton
15 anos atrás

…e sai a melhor frase da história desse Blog:

“Sputnik é a puta que o pariu!”

kkkkkkk

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
15 anos atrás

Quando você entende bem de um assunto (eu por exemplo entendo muito bem de ferrovias e telecomunicações), fica abismado com a quantidade de besteiras que escrevem por aí, em revistas, livros e até enciclopédias. A Wikipédia pra mim, é uma fonte de informação das mais confiáveis.

Infelizmente, o que tem em todo lugar (uma minoria ao lado de gente muito séria, diga-se) é gente despreparada que exerce uma função muito além de sua competência e/ou aproveitam-se de situações favoráveis para divulgar suas posições, sejam elas quais forem, a troco de um benefício, seja ele qual for.

Agora, falar da editora A ou B que tem tendências esquerdistas ou direitistas, do jornal X ou Y que é contra isso ou a favor daquilo, pra mim é fla-flu ideológico.

Bruno Taddei
Bruno Taddei
15 anos atrás

Flavio,
Voce até pode ficar aborrecido com as imprecisões do artigo, mas daí a afirmar que aquela “carroça” é um prodigio tecnológico é um pouco de exagero. Era realmente uma carroça !!
Quanto a revista, até ler seu blog nem sabia que existia.

Lino Junior
Lino Junior
15 anos atrás

Sou um dos “estranhos” citados pelo Sr. Flávio Gomes, desde quando a revista surgiu como especial da Superinteressante (e muito melhor). Mas estranho mesmo é alguém defender Trabant. Se resistência, preço, facilidade de fabricação, durabilidade e motor eficiente são seus parametros, então vamos voltar com outro alemãozinho: o Fusca.
E esta frase, então: “Qual carcaça de carro ocidental é reciclada? Vira tudo ferro-velho do mesmo jeito, não sejam ridículos.” E o ferro-velho não se aproveita? Ou o comerciante compra as carcaças dos veículos só para ver qual o tempo de desintegração no próprio quintal…? Não seja rídículo.
Quanto a chama-lo de carroça… Bem, desconfio que, com este empenho todo em defender o Trabant, o Sr. Flávio Gomes deva rodar diariamente feliz num Lada.
Criticar sim, mas se passar por retrógrado para levantar polêmica é o cúmulo.
Em tempo: somente entrei no blog porque um amigo enviou, mas no próximo mês continuarei lendo a revista.

RESPOSTA DO FG:

Que cara mais esquisito…

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Arrebentou mais uma vez Flávio!
A maior parte da mídia nacional é tão arrogante que em meio a estatização de empresas e bancos até na matriz do liberalismo, eles continuam deitanto o pau no pensamento progressista. Estão no fundo do poço com aqueles que sempre apoiaram e acham que lodo é jardim.
Ontem houve uma reportagem na abertura do Esporte Espetacular da Rede para Bobo que me deu nojo.Falava de um lutador fugitivo de Cuba que tinha “vencido na vida” em Miami: tudo que ele tem deve estar alienado com as financeiras e sendo pago com juro caro. Que genial! Se ele levar um murro na ponta do queixo e não puder lutar mais, vai gastar tudo o que não tem no hospital. Ai vem divorcio, quebradeira, bebedeira, desespero…
Falar desta maneira do Trambant é mais uma prova do jeitinho de ser da direitona: vendedora de sonhos,ignorante, preconceituosa, truculenta e tosca.

Ricardo laika azul
Ricardo laika azul
15 anos atrás

Jornalista preguiçoso e burro esse da ME… só isso gente!

Igorac79
Igorac79
15 anos atrás

Joaquim Souza disse:

[b]”Observação: A DKW é carta fora do baralho desta discussão, pois sem ela, a AUDI não seria o que é hoje.”[/b]

Na realidade a Audi só está no mercado hoje porque a AutoUnion (união das marcas DKW, Horch (acho que é assim), Audi e Wanderer) foi incorporada pela VW.

Mário Gasparotto
15 anos atrás

O mais curioso nesta história de comunismo e capitalismo é que as grandes corporações capitalistas estão recorrendo ao dinheiro de quem mesmo? Ah só pra saber…

Igorac79
Igorac79
15 anos atrás

Pelo visto, eles devem ter lido a Desciclopédia (a irmã “sacana” da Wikipedia). Lá tem artigos que de tão bisonhos chegam a ser engraçados. KKKKKKKKKKKK

Será que nem pra pesquisar direito a história do carro eles pesquisam?

Fala sério heim?

Luciano
Luciano
15 anos atrás

Flávio, se o Trabant, a DDR e URSS eram realmente essa maravilha, por que acabaram?
O carrinho é bacana, mas convenhamos que você está atravessando a tênue linha entre a admiração e a realidade.
O carro era realmente ultrapassado. Isso é fato.
O mundo socialista foi uma utopia que em algum momento iria desmoronar de qualquer forma.
Sua adoração por este tema politizado começa a ultrapassar a barreira da limitação jornalística deste blog que acredito eu tenha automóveis como tema.
Já pensou em montar outro blog sobre a cultura do leste europeu e abordar como um todo?
Em tempo, não tenho nada contra a região, acho Moscou e companhia muito lindas pelo que acompanho e leio.
Gostaria, inclusive, muito de conhecer se me fosse possível.