MELBOURNETES (1)

SÃO PAULO (nova ordem) – Até que enfim começou esse bendito campeonato. Porque o único jeito de tentar entender o que pode acontecer nesta temporada que promete ser esquisitíssima, é vendo todo mundo na pista em condições parecidas.

O primeiro treino livre em Melbourne foi o suficiente para algumas conclusões (que podem durar somente até o segundo treino livre, daqui a pouco, mas tudo bem). Vamos a elas:

– Há uma diferença brutal entre os carros, um abismo entre os mais rápidos, o bloco do meio e a turma do fundão. Rosberguinho, Mini-Nakajima e Kimi Manguaça andaram próximos, 1min26s687 para o primeiro, com 0s049 de diferença para o segundo e 0s063 para o terceiro. A partir daí, as diferenças foram muito grandes. Massa, por exemplo, ficou em sétimo a 0s955 de Nico. Alonso, em décimo, a 1s436. Hamilton, em 16º, a 2s355.

– A Williams, embora tenha dado uma pista no último dia de testes em Jerez de que poderia vir com alguma força, surpreendeu. Afinal, fez os dois primeiros lugares. Algo muito expressivo para um time de orçamento curto e sem parceiros técnicos de expressão. Aerodinamicamente, o carro parece ser bem nascido: bico nem muito fino, nem muito largo, mas bem curvado para baixo; e difusor de dois andares, alvo da ira de algumas rivais. Não por acaso, o carro da Brawn é bem parecido.

– A Brawn, a Brawn… Não era um blefe, afinal, o que é uma ótima notícia. Button e Barrichello fizeram tempos muito consistentes e andaram sempre entre os primeiros. Fará pontos na Austrália, podem apostar. E, se bobear, pode até subir ao pódio. Falando na Brawn, me ligou o Salomão antes do treino para dizer que um amigo dele, tratador de cangurus num zoológico de Melbourne, leu no jornal que Richard Branson, o dono da Virgin, pegou um avião de sua companhia aérea rumo à Austrália para anunciar, possivelmente amanhã, que vai patrocinar a equipe que quase comprou. O carro, que hoje treinou virgem, amanhã deve treinar Virgin. Boa, essa.

– É muito cedo, claro, e não quer dizer nada ainda. Mas tive a impressão de que Raikkonen está mais à vontade com o novo carro da Ferrari do que Felipe.

– Na Renault, o quadro é idêntico ao do ano passado: um piloto para tentar algo, Alonso, e outro para atormentar a equipe, Nelsinho. Piquet-pimpolho ficou mais de 1s3 atrás do espanhol. O carro, que eu ainda acho bonito, apesar das linhas meio grotescas, não é grande coisa, mesmo.

– Troféu discrição da manhã: BMW Sauber. Heidfeld foi o 11º e Kubica, o 13º.

– Troféu decepção da manhã: Toyota. Glock em nono, Trulli em 12º.

– Troféu melhor do que esperávamos da manhã: Sutil, nono com a Force India.

– Troféu exatamente o que esperávamos da manhã: Hamilton, em 16º.

– Troféu será que chegou minha vez? da manhã: Kovalainen, 11 posições à frente do campeão do mundo.

Subscribe
Notify of
guest

40 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ronald Paloschi
Ronald Paloschi
15 anos atrás

Nunca deixei de acreditar na capacidade técnica da Williams… (to sempre enchendo o saco aqui hehe)… Go Williams Go!!!

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Eu ri do Kimi Manguaça

Joaquim Souza
Joaquim Souza
15 anos atrás

A Brawn GP sem dúvida é a melhor casa para se trabalhar neste momento na F-1.

E com patrocínios alegres, fortes que refletem no subconciente um movimento de liberdade, e esse é um dos fatores que a Virgin é o que é. Para quem discorda é só cosntatar o espírito esportivo e libertário de seu dono.

Legal, estou gostando, a antiga F-1 está renascendo aos poucos. Os jovens pilotos ainda estranham, estão apanhando porque agora depende mais deles do que o carro.

Muita coisa mudando… e para melhor!!!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

Eu realmente gostaria que a Williams voltasse a ter o apoio de uma montadora (como parceira, fornecedora de motores, mas não como sócia da equipe como acontece hoje).

Tenho grande simpatia por essa equipe.

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
15 anos atrás

“É muito cedo, claro, e não quer dizer nada ainda. Mas tive a impressão de que Raikkonen está mais à vontade com o novo carro da Ferrari do que Felipe.”

Concordo plenamente, alías, estou achando isso desde que começaram a treinar com o carro novo.

Silvestre Zanon
Silvestre Zanon
15 anos atrás

Que coisa horrível são os carros desse ano.

Edgar Sp
Edgar Sp
15 anos atrás

Bom dia pessoal! Assisti apenas a parte final do primeiro treino, cheguei da faculdade correndo para assistir. Gostei bastante do que vi.

Tomara que essa inversão seja real, porque depois da terceira corrida as grandonas tendem a vir com tudo para recuperar o que as “independentes”, até o momento, estão mostrando.

O treino classificatório promete.

Fábio Mota
Fábio Mota
15 anos atrás

A BMW sempre é discreta nos treinos de sexta, foi assim no ano passado inteiro.

Christiano
Christiano
15 anos atrás

É Flavio, parece que os Segundos pilotos do ano passado são os verdadeiros pilotos.
Massa e Hamilton eram apenas protagonistas de um carro que fazia tudo, eles só fingiam pilotar.
Agora que o carro tá mais no braço e sem muita ajuda, é que tá aparecendo Kova, Kimi, Button, Barricha…
E o Nelsinho heim? Ê lê lê, rodando que nem baiana.
Falou

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

E olha o Nakajima aí gente!

Heberthy
Heberthy
15 anos atrás

Ah sim…

Ninguém é vice-campeão da GP2 à toa.
Nelson Piquet “jr” anda muito sim. O problema dele é o mesmo do Ronaldinho Gaúcho: amarela. Sim, porque não dá pra dizer que o cara não sabe guiar, sua carreira mostra que ele é rápido. O problema é psicológico.

Por isso que seria interessante termos tido a oportunidade de ver ou o Di Grassi ou o Senna nesta temporada, até para termos um parâmetro.

Mirax
Mirax
15 anos atrás

Afinal de contas, a McLaren estava ou não estava blefando com os péssimos tempos nos testes da pré-temporada!?.

O que vc acha Gomes, vendo este primeiro teste!?.

Marcos Palácio
Marcos Palácio
15 anos atrás

Esqueci de comentar, mas já passou da hora do Sutil estar entre os grandes, afinal o cara que já levou o Shummi nas costas no Rally e sempre se destacou (dentro do possível) com a Force Índia merece no mínimo melho chance.

claudio roberto
claudio roberto
15 anos atrás

o carro da brawn não é nada disso que estão falando foi um golpe de mestre do ross brawn para atrair pratrocinadores aguardem e todos irão confirmar minhas palavras

Marcos Palácio
Marcos Palácio
15 anos atrás

Todo ano é assim o Massa demora 4 corridas para pegar no tranco e superar o Kimi Kachaça, o problema é que demora maior ocorre na hora da Ferrari escolher o pilotro nº 1 e esse ano não pode ser assim. Quanto ao Hamilton, fica claro que se tratar de acertos diferentes, afinal o Robinho nunca ficou atráz do Koveiro. Quanto ao Barrichelo Charlie Brawn, só tenho uma coisa a dizer jogo é jogo, treino é treino. Piraquê, fraude! Se bobear será demitido no meio da temporada. Já o Alonso, só vai ficar esperando quem rodará na Ferrari.
Até que enfim começou!
A propósito, Rafael Palácio, será que somos parentes, sou do RJ e vc,?

Rútilo
Rútilo
15 anos atrás

Acredito que a brawn ainda virá com uma configuração melhor pra voltas rápidas, mas pela experiência dos componentes do time, o pensamento está com certeza em um carro para a prova completa e pontuação dos dois pilotos…se rolar pódio é consequencia…espero que eles usem toda a experiencia e não se emocionem com a aparente vantagem…

Prof.Neco Verrone
Prof.Neco Verrone
15 anos atrás

Bom…
a Willians de tio Frank vem muuito forte…rs
a Brawn vem forte…
e por incrível que pareça…
Ferrari, Maclaren, BMW…e outras vêm para compor o bolo…por incrível que pareçaaaaa!!! rs
Essas 4 corridas serão delirantes!!!!!!
Abs!!

luis affonso
luis affonso
15 anos atrás

vamo aos seguintes fatos:
A pista de Melbourne na Austrália é uma das mais dificeis do campeonato.
é uma pista extremamente técnica e pequenos erros podem custar uma corrida interia ou alguns segundos de pena.
é pra poucos.
o Massa que o diga que nos 2 ultimos anos pipocou em Melbourne, pista que não é seu forte.
talvez isso explica ele não ter feito um tempo igual ao Haikkonen.
e o Barrichelo?
esse sim tá com a faca e o queijo na mão , pois conhece cada centímetro deste percurso…

Diego_zomer
Diego_zomer
15 anos atrás

É, vai ser interessante a coisa no parque do Alberto esse final de semana…

ps.: Só eu ou alguém mais percebeu as trapalhadas nos comentários do Sportv, como: “Vettel bateu forte”, para logo em seguida mostrar o carro parando por problemas… ou “O Nakajima até saiu da pista para o Alonso passar”, e depois mostrar o carro do Japonês com o pneu furado?!?!

Antonio Carlos
Antonio Carlos
15 anos atrás

Não dá pra dizer quem vai ser mais rápido, mas algumas coisas deu pra perceber:

-Williams pra uma volta rápida é sensacional, mas parece que o carro come pneus como o diabo;

-Ferrari e McLaren colocaram seus pilotos pra setups de qualy (Kimi e Heikki) e corrida (Massa e Hamilton);

-Brawn pode não ser o carro mais rápido em uma volta, mas é consistente e anda grudado no chão. É realmente o carro mais estável do grid. Se conseguirem 1-2 no grid somem na corrida, o carro não consome pneu e anda muito rápido de tanque cheio;

-BMW, Toyota e a turma da Red Bull não dá pra avaliar, não demonstraram grandes forças ou fraquezas. Mas o Buemi não parece ter estrela como o Vettel;

-Renault completamente instável. O carro parece ainda menos no chão que o carro do ano passado. E como não teremos mais testes na pista durante a temporada e túneis de vento limitados…

-Force India com um carro claramente melhor que o do ano passado, mas não dá pra avaliar o quanto…

regi nat rock
regi nat rock
15 anos atrás

Por hora, só aperitivo.
veremos a sequencia.
Beleza o último garagista construir um carro onde até o japa se saiu bem.
Só quero ver se o neguinho vai conseguir por a barata no chão.
Se tomar um couro feio do Kova, pra mim, ficará provado que quem acertou a mac lata foi o Alonso e ele se aproveitou, alias no que fez bem.
A cara de poucos amigos do Nelsão, não prenuncia nada de bom.
E se a Virgin patrocinar a virgem, que seja brindado com o champanhe do pódio.
E o manguaceiro parece estar com mais apetite que o Felipe.
Ainda é cedo.
O resto é isso mesmo, resto. Ao menos por enquanto.
Vamos ver a continuação

Jackson Augusto
Jackson Augusto
15 anos atrás

Cara, gostei do desempenho da williams, mas a minha torcida é para o Rubens Barrichello. Esse continua sendo o melhor piloto do Brasil, tenha certeza disso. Quanto a Piquet, prefiro n comentar…rs

Flávio
Flávio
15 anos atrás

Piquet Pai tá velho…
Quem diria, o rei das putarias agora de swetter de manga comprida, com cara de quem tá tomando um chá no domingo de tarde…

A vida é foda… mas parece que ele aproveitou bem.

Só não esperava ter um filho incompetente queimando o nome dele nessa idade…

Devia levar uma surra.

=)

Francisco
Francisco
15 anos atrás

tava sentindo falta disso aí!

– barrica se não fizer cagada vai pras cabeças!
– massa não pegou o jeito ainda…
– piquet deuzulivre e guarde…

ah e já que ninguém falou, só pra que conste, as bombas do newey não merecem nem comentário mesmo…

Marcos Rosa
Marcos Rosa
15 anos atrás

Perfeito e hilário.

Interessante também que o Barrica fez várias voltas seguidamente, acho que umas 12 voltas no mínimo. Pelo menos pelo que acompanhei no site da cronometragem. Resta saber o que foi feito no carro durantes estas 12 voltas.

Saberia dizer FG?

Rafael Palacio
Rafael Palacio
15 anos atrás

E esse campeonato me lembra 1994…

Mudança brutal no regulamento… Carros nervosos…
Eu espero estar errado, mas se continuar assim, em pistas tipo Monza vai ser grande a chance de alguém se esborrachar…

Cezar Fittipaldi
15 anos atrás

Até que enfim mesmo, mas tive a impressão que alguns ainda estão escondendo o jogo, como o próprio Massa e o campeão Hamilton. Coitado do Alonso, vai pagar mais alguns pecados, e o Nelsinho, parece querer mesmo abreviar sua carreira na F1, a despeito da força de papis.

Rafael Palacio
Rafael Palacio
15 anos atrás

O Ron Denis não tinha se aposentado???
O que ele estava fazendo lá com headphones e tudo mais???

Marcos Rosa
Marcos Rosa
15 anos atrás

Interessante foi a sequência de voltas do Barrichello, ele deu 1

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
15 anos atrás

O que deu para notar é que tem muita gente que, mais do que nunca, vai precisar de braço, porque o carro tá mais chacoalhante do que touro ou cavalo de rodeio… o Alonso mesmo se percebia que estava andando no limite do limite do carro e tava sofrendo, brigando feio para segurar a Renault, coisa que o Piquezinho mesmo não conseguiu e viu o mundo pelas costas…

Realmente o Kimi vem sedento, deve estar disposto a tomar todas as champagnes do 1º lugar possíveis, andou muito bem até ser batido pelas carangas do tio Frank… enquanto isso, o Luis Amilton tomando pau até das Force Índia… o Koveiro parece que vai fazer como fez na Renault, vai ressurgir das cinzas do nada e incomodar…

E vendo agora melhor pela tv, como é esquisito o novo carro, com aquele bico dianteiro parecendo um imenso bigode… parece um limpa-trilho…

Enfim, para um primeiro treino, para matar saudades, valeu ficar vendo… pena que o da madrugada não dá para esperar, só saberei pela manhã, no trabalho…

¡Júlio!
¡Júlio!
15 anos atrás

Tem neguim blefando…”num é possívi”…

Olegário
Olegário
15 anos atrás

Raikkonen foi de macio. Parece fazer grande diferença…

Andrews
Andrews
15 anos atrás

“O carro, que hoje treinou virgem, amanhã deve treinar Virgin. Boa, essa.” Essa foi péssima! hahaha

Obs.: No site do GP tem u relativo destaque para o Automobilismo ao vivo na tv, mas vocês se esqueceram da Nascar em Martinsville às 15:00 do Domingo no Canal Speed.

Vlw!
Abraços

Jonny'O
15 anos atrás

Red Bull e Toro Rosso , os piores !

São a grande decepção até o momento.

Rodrigo Pascoal
Rodrigo Pascoal
15 anos atrás

Ô Gomes,

Eu fiquei com a sensação de que o Kova tava em configuração de classificação, por isso a diferença. Ele andou poucas voltas comparativamente falando e nas vezes que fez voltas rapidas rapidamente entrou nos boxes. Acho que a Williams tb andou na configuração de classificação no fim dos treinos, mas mesmoa ssim comprovou que os carros deles são ótimos. Ah, tb no campo da ‘impressão’ achei que a Brawn andou sempre com pneus duros, o que pode ser que eles não tenham ainda testado a configuração mais rápida.
O Massa eu tb achei meio ‘perdido’, mas ele nunca se deu muito bem na Australia mesmo, então deve ser por conta disso.
Com relação ao Piquet Jr., a menos que o Piquet Sr. consiga milagres acho que no meio da temporada ele sai pra entrar o Di Grassi, o q acha?
Com certeza vai ter chiadeira por conta dos difusores.

Abs

Carlos Afonso
Carlos Afonso
15 anos atrás

Piquet estava com cara de poucos amigos.Meu filhinho não andou nada.Meu paipai vai ter que dar muitos conselhos.

Tiago S.
Tiago S.
15 anos atrás

Carro da Renault bonito? Acho que se a Lada entrar na F1 deve projetar algo nessa linha, hahah brincadeira.
Apesar de ser o primeiro treino ainda, acho que ta tudo meio confuso. A difeferença de Massa e Kimi é grande, mas a do Kova pro Hamilton é um absurdo.
Francamente esperava o Piquet mais próximo do Alonso, esperava mais da turma dos energéticos também. Vamos esperar o segundo treino porque derrepente muda tudo.

Mauríciuz Barretuz
Mauríciuz Barretuz
15 anos atrás

Calma Gomov….espera o 2º treino…

Daqui a pouco a Ferrari vai dominar.

Humberto toscano
Humberto toscano
15 anos atrás

Piquetzinho é fraco, muito fraco.

Marcelo S.
Marcelo S.
15 anos atrás

Compartilho de sua impressão à respeito dos pilotos da Ferrari.

É certo que Raikkonen fez seu tempo com pneus macios, mas antes de usa-los havia feito uma marca que o Massa levou várias tentativas para igualar, e com a pista mais emborrachada do fim do treino.