MELBOURNETES (8)
SÃO PAULO (rompeu o lacre) – A Brawn GP é um fenômeno que não encontra semelhança na história recente da F-1. Talvez apenas na Wolf de 1977. Naquele ano, a equipe estreou com vitória na Argentina, com Jody Scheckter, e depois ainda ganhou em Mônaco e no Canadá. O sul-africano foi vice-campeão. Lauda levou a taça.
A Wolf durou pouco, apesar da estrondosa temporada de estreia — mesmo naqueles anos, chegar chegando desse jeito era difícil. Walter Wolf, um austríaco nascido na linda cidade de Graz que fez fortuna com petróleo no Canadá, tinha se associado a Frank Williams em 1976, mas no fim daquela temporada brigou com o inglês e resolveu montar seu time.
Foram três anos de estrada, apenas, tendo como pilotos Scheckter, James Hunt, Keke Rosberg e até Bobby Rahal — este em dois GPs na América do Norte.
Ao final de 1979, quem comprou a Wolf e suas instalações foram os irmãos Fittipaldi, mudando a base de sua equipe para a Europa. O carro de 1980, aliás, nada mais era que um Wolf disfarçado.
Depois de 32 anos, parte dessa história parece se repetir com a equipe marca-texto. Legal, ver a história ser escrita.
Rapaz!
Desde a época do Senna não acordava de madrugada para ver uma corrida…
Valeu, foi muito bom! Que corrida! Como umas sutis mudanças podem alterar tanto o equilíbrio de forças em um esporte como esse…
E ganhou! E foi segundo! O conto da Cinderela é reescrito na Fórmula 1, para Ross Brawn, Barrichello e Button. Genial!
Sem dúvida, merece ganhar o GP pela consistência de todo o fim de semana, mas na corrida tudo pode acontecer e ainda acho que o Vettel vai surpreender.
Concordo com o Rubem Gonzalez.
A Wolf foi o carro mais bonito daquele ano.
E isso numa época cheia de carros bonitos!
Já esses F1 de hoje em dia são horríveis, especialmente o Brawn F1, mas espero que leve o Rubinho ao alto do pódium.
O cara apesar de azarado, (ele é até corinthiano, credo!!) pilota muito e merece.
Paulo Franco
Quanto preconceito Herr Gomes. O Japonês da Honda,que sempre tiveram motores forte no tempo da Williams e Mc Laren, havia dois anos que estavam perdidos, seus motores deviam no mínimo uns 80cvs para os concorrentes de ponta. Mesmo com toda a evolução do chassis, a Honda não teria este desempenho estrondoso com o motor que tinham.
ACHTUNG!
Herr Flavio von Gomes simplesmente esquecer que o Primeira a conseguir a pole no primeira corrida ser Mercedes! Agora de nofo Mercedes dár um forcinha. Ser única motor na mundo a fazer o mesmo feito dois vezes!!! Herr Fangio und Herr Klaus Kling vir de noite puxar o seu perna!
RESPOSTA DO FG:
Mercedes pra mim é marca de ônibus e caminhão.
E a ligier?
Não teve também um início explosivo?
Sem esquecer que sea Honda tiesse continuado, a vida seria sem os motores Mercedes.
O ano arrasador da Ligier foi 79 com Depailler e Laffite, depois naufragou, mas ganhos as trtês primeira corridas da temporada, a Wolf largou acho que foi em décimo segundo no GP da Argentina em 1977 e só ganhou graças a algumas quebras e principalmente a desidratação que acometeu o “sortudo” do José Carlos Pace que estava a comodos doze segundos de dianteira e foi perdendo terreno, perdendo terreno e… bem o resto é história.
Outro fato que se deve destacar é que a Brawn não é uma equipe nova pombas!!!! só mudou de nome, é a Honda que inclusive ainda paga as contas do time, é claro que não é a estrutura que havia nos tempos que faziam carroças, mas ainda é uma refeêrencia e tanto , portanto nada de se enganar e chamar a equipe de nova, novo é o nome e é claro a pindaíba….. acho honestamente que tanto Barrichello quanto Bautton quebraram o cofrinho para completar a vaquinha …… não vão admitir isso para não depreciarem seus cachês e contratos imediatos, mas quando tudo virar passado vão aparecer nas suas biografias esses dados quese comercialmente são desastrosos quando entram para a biografia viram edificantes… vá entendet a raça humana….. Voltando ainda no Wolf , se não me engano e tenho quase certeza que foi o primeiro F1 a usar fibra de carbono na confecção do carroceria e chassis em substituição ao famoso “honey comb” que era até o momento do lançamento do Wolf o que existia de mais moderno em termos construtivos na categoria. Outro dadoa destacar é como era belo o Wolf assim como seus contemporâneos em comparação com os modelos atuais, já achava os modelos de hoje em dia horrorosos e iguais, mas ao assistir essas tranqueiras na pista ficam mais ridículos ainda, parecem carrinhos de aparar grama de campos de golfe quando vistos de frente, essa asa frontal é ridícula e horrorosa, só consegue ganhar em feiúra da asa traseira e seu estilo “pá de lixo” COISORROROSA, SÔ…….
Sim, Jorge..
Muito bem detalhadas…
Mangueiras de combustível, cabos de vela… Fiz até o cabo do acelerador!
Tenho umas outras também… 1:12 inclusive.
Mas as que eu amo, mesmo, são os protótipos do extinto Grupo C. Tenho um monte!!!!
Também tenho essa miniatura. Mas, se não me engano, o próprio Walter Wolf correu com esse carro no ano de estréia, não?
Outra dúvida: se não me engano, o Jody Scheckter também estava na sua temporada de estréia, né?
Só fez primeiro e segundo porque usaram o amarelo-marca-texto cedido gentilmente pelo departamento de Marketing do Palmeiras! Heheheh
Abraços
Danilo, eu também tenho esta miniatura da Wolf feita pela Tamiya. Ela está com o Jody Scheckter também. A combinação de azul (extremamente) escuro e dourada é linda e chama muito a atenção. Também tenho a McLaren M23 do James Hunt. Estes carros da décadas de 1960, 70 e 80 são incríveis, tanto pela tipo de construção quanto pelos lay-outs das pinturas. São verdadeiras máquinas de corrida.
O carro do Rubinho já começou “a sair de frente”, logo logo outras queixas virão…rs rs rs. Importante comentar que ele reclamava que era prejudicado na Ferrari e aí eu fico na dúvida…Esse Ross Brawn é o mesmo que comandava a Ferrari na época do Rubinho??
Houve uma temporada que a Ligier começou com tudo tambem, nao foi?
Laffite e Jabouille (ou Arnoux), nao lembro mais.
Ou seja, na cabe o comparativo aqui com a Brwan?
Eu tenho uma miniatura desse Wolf, escala 1:20.
Um xodózinho….
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/27/brawn+confirma+acordo+com+virgin+que+quer+investir+em+biocombustivel+5145950.html
Se vocês viram o treino na Vênus Platinada um novo comercial da PetroBRas foi veículado e de qual carro ela falava que tinha muita tecnologia como seu combustível? Uma Mercedes!Uma CLS prata!
E aí se encontram a notícia acima e uma pergunta: Será que a PetroBRas vai querer brigar com a Mobil e entrar de vez na F1?
Ainda não achei o comercial no youtube, mas acho que irá aparecer de novo na corrida.
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/28/barrichello+atribui+perda+da+pole+a+acerto+de+carro+saia+muito+de+frente+5147002.html
Aqui diz que Barrica perdeu a pole porque saía de frente.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1062504-15011,00.html
Aqui ele fala que foi um problema na traseira.
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/28/fia+divulga+peso+dos+carros+e+barrichello+carrega+numero+da+besta+5147011.html
Aqui ele está com 2 kg de combustível a mais que o Button.
Barrica está escondendo o jogo?
O acerto foi errado ou ele continuou com acerto de menos combustível em que ele fez o melhor tempo no Q2?
Os 2 Kg dão essa diferença no tempo para ele perder a pole?
Acho que a pole foi prêmio de consolação pro Button. Barrica está com o carro mais veloz (1:24.783)
Eu já sabia, Barrica fanfarrão falando besteira antes das coisas acontecerem, e ó lá, segundão do Button.
Medíocre é pouco para qualificar ele.
Rubinho pé de chinelo, agora não tem desculpas… tu é o segundo piloto mesmo.
Tomou 3 décimos do button, mas vai chorar, dizer que a conjunção dos astros atrapalharam, e coisa e tal.
Medíocre, na chance de tirar uma onda, preseu para o companheiro de equipe.
Só sendo brasileiro do tipo pacheco, para achar que ele é gênio.
Espero que Barrichello na ânsia de tomar a ponta, não jogue os dois carros da Brawn para fora.
Nossa o Bruno Senna deve pensar, e eu podia estar guiando esse carro…….
Se não fosse o turtle no meu caminho…….
Ah, e o Sir Richard Branson é inglês também…….
Coitado do turtle……..
WOLF durou 3 anos e foi comprada pela FITIPALDI racing e patrocinada pela COOPERSUCAR, respondendo ao ultimo questionamento. mais detalhes wikipedia
Realmente é um inicio impressionante, mas não devemos esquecer que a Honda investiu muito dinheiro no desenvolvimento deste carro, o que deve deixar os diretores Niponicos ainda mais p. da vida vendo a Brawn ser o centro das atenções e o sr Brawn conhecendo o potencial do carro deu sua melhor cartada, maravilha, vida longa a Brawn GP. este ano promete.
Gostaria do seu comentario sobre a situacao da HONDA, a fabrica PAGOU por este carro, pelo desenvolvimento, pelos pilotos e engenheiros, e certamente PAGA ate’ hoje . . . Será q conseguiriamos um relato oficial da direçao da empresa HONDA??? fico impressionado com a decisao “até burra” de japoneses q sabem q na dificuldade é q tem q ousar e investir em propaganda e marketing, e nao enfiar a cara num buraco e se esconder !!! isto certamente diminui as vendas e amplia a recessao na HONDA!
Nessas horas que eu gostaria de ter meu próprio quarto… querer ver a vitória de um piloto da Brawn GP, igualando-se à Wolf e outras raríssimas equipes quie venceram na estréia. Mas duvido que minha irmã vai querer que eu assista qualquer coisa às 3 da madrugada na TV dela.
Só me resta torcer e aguardar o Esporte Espetacular!
mais um momento histórico, será que vai?
Escrevi um pouco mais abaixo lembrando da Toleman. Não deixa de ser uma grata surpresa ver o rendimento da Brawn, mas o que realmente muda a história é que, em um passado recente, a tendência era ver uma F1 dominada pelas grandes montadoras. O que parecia irreversível acabaou dando nisso que estamos vendo. O que é a história…
1 – barrica
2 – boudais
3 – butão
4- rosberg
5 – raikonem
6 – massa
7 – kubica
8 – kovalain
VAI SER O PÓDIUM “BBB” .
FLÁVIO, FAZIA MUITO, MAS MUITO TEMPO QUE NÃO ACORDAVA AS 3 HS PARA VER UM TREINO DE F-1, ACHO QUE DESDE PIQUET E SENNA, DEPOIS A F1 SE PERDEU. AS 3HS ESTAREI ACORDADO PARA VER A CORRIDA, TENHO CERTEZA QUE BARRICA GANHA.
Olá Flávio, tenho uma pergunta: seria a hora do Brasil de voltar a ter uma equipe de F1? Ou entraria forte para patrocinar a Brawn? Eu acho que seria a hora sim.
Gomes,
Não percebeu que a cor dita marca texto vem com este propósito mesmo, de forma subliminar? É para marcar uma referência mesmo! O próximo patrocinador a ser anunciado na BrawnGP será a PILOT e sua linha LUMICOLOR!
Sem dúvida das mais bonitas páginas da história do automobilismo está sendo escrita em Melbourne. Brawn, Barrichello e Button se orgulharão desses momentos pelo resto das sua carreiras. Parabéns aos três, é bom ver pessoas que se dedicam vencerem no que amam fazer.
Impossível não rir ou chorar, seja lá o que cada um preferir, dos ou com os executivos da Honda. Foram covardes ou excessivamente cautelosos e estão pagando caro, esses japoneses, povo naturalmente observador das lições que a vida dá, lembrarão e se penitenciarão pelo resto de suas vidas.
Pode ter certeza, daqui 20 anos isso ainda vai ser muito lembrado. Engraçado, estou notando que os pilotos estão bobos com a BrawnGP, e nas entrevistas dão a entender um sentimento assim: “Queria que o Ross tivesse aqui…”
O caso da Brawn é ainda mais impressionante que o da Wolf.
A Wolf não dominou os treinos e só venceu por causa do abandono de alguns pilotos, principalmente, do John Watson com a Brabham Alfa.
Olhaí: Button largará com 664Kg; Rubens, com dois kilos a mais. 666Kg.
http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/28/fia+divulga+peso+dos+carros+e+barrichello+carrega+numero+da+besta+5147011.html
Porr…. Foi irado, mas no fundo preferia o turtle na frente do inglês,
mas você sabe né, Brawn é inglês, Button também……..
Será que o turtle vai ser sempre second driver??
É muita falta de sorte.
Por um momento me veio um pensamento maldoso e ao mesmo tempo preocupante: Não seria melhor ser o vice do Schumacher do que do Buton? Ah….deixa de bobeira. O que importa é que o Rubinho está mostrando o seu valor. Ele sempre foi muito prestigiado na Europa. Só nós, brasileiros, por nossa baixíssima auto-estima é que não conseguimos reconhecer ninguém que não seja campeão. Boa, Rubinho!! Você, além de corinthiano, maloqueiro e sofredor, é brasileiro e não desiste nunca.
e simplesmente maravilhoso a evoluçao da brawn, que por sua vez torna a temporada mais competitiva, sem falar em ver o rubinho mais uma vez estimulado com sua pilotagem limpa mais tocando forte agressivo, tenho pra min que a exemplo do ano passado sera uma temporada das mais emocionantes dos ultimos anos.
Já achei outra resposta: http://www.blogdocapelli.com.br/2009/03/brawn-iguala-feito-de-mercedes-e-march/
Brincadeiras à parte, vai ser muito legal ver as outras equipes chorando para os comissários e procurando pêlo em ovo por causa do bom desempenho da Brawn GP. Bom que muda um pouco da rotina de Ferrari/McLaren/Renault nas primeiras posições.
Tomara que eles tenham força pra caminhar com as próprias pernas depois que a ajudinha ($$$) da Honda acabar…
E o projeto do Copersucar brasileiríssimo ??? Foi encerrado e substituido pelo Wolf ???? Quem sabe a verdadeira história que conte.
Então Brawn GP e Wolf são os únicos casos de sucesso repentino na F1?