MELBOURNETES (8)

SÃO PAULO (rompeu o lacre) – A Brawn GP é um fenômeno que não encontra semelhança na história recente da F-1. Talvez apenas na Wolf de 1977. Naquele ano, a equipe estreou com vitória na Argentina, com Jody Scheckter, e depois ainda ganhou em Mônaco e no Canadá. O sul-africano foi vice-campeão. Lauda levou a taça.

A Wolf durou pouco, apesar da estrondosa temporada de estreia — mesmo naqueles anos, chegar chegando desse jeito era difícil. Walter Wolf, um austríaco nascido na linda cidade de Graz que fez fortuna com petróleo no Canadá, tinha se associado a Frank Williams em 1976, mas no fim daquela temporada brigou com o inglês e resolveu montar seu time.

Foram três anos de estrada, apenas, tendo como pilotos Scheckter, James Hunt, Keke Rosberg e até Bobby Rahal — este em dois GPs na América do Norte.

Ao final de 1979, quem comprou a Wolf e suas instalações foram os irmãos Fittipaldi, mudando a base de sua equipe para a Europa. O carro de 1980, aliás, nada mais era que um Wolf disfarçado.

Depois de 32 anos, parte dessa história parece se repetir com a equipe marca-texto. Legal, ver a história ser escrita.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcelo Dias
Marcelo Dias
14 anos atrás

Rapaz!

Desde a época do Senna não acordava de madrugada para ver uma corrida…

Valeu, foi muito bom! Que corrida! Como umas sutis mudanças podem alterar tanto o equilíbrio de forças em um esporte como esse…

Rodrigo
Rodrigo
14 anos atrás

E ganhou! E foi segundo! O conto da Cinderela é reescrito na Fórmula 1, para Ross Brawn, Barrichello e Button. Genial!

MSM
MSM
15 anos atrás

Sem dúvida, merece ganhar o GP pela consistência de todo o fim de semana, mas na corrida tudo pode acontecer e ainda acho que o Vettel vai surpreender.

Paulo Franco
Paulo Franco
15 anos atrás

Concordo com o Rubem Gonzalez.
A Wolf foi o carro mais bonito daquele ano.
E isso numa época cheia de carros bonitos!
Já esses F1 de hoje em dia são horríveis, especialmente o Brawn F1, mas espero que leve o Rubinho ao alto do pódium.
O cara apesar de azarado, (ele é até corinthiano, credo!!) pilota muito e merece.
Paulo Franco

Heitor
Heitor
15 anos atrás

Quanto preconceito Herr Gomes. O Japonês da Honda,que sempre tiveram motores forte no tempo da Williams e Mc Laren, havia dois anos que estavam perdidos, seus motores deviam no mínimo uns 80cvs para os concorrentes de ponta. Mesmo com toda a evolução do chassis, a Honda não teria este desempenho estrondoso com o motor que tinham.

Torcedor Àlemon
Torcedor Àlemon
15 anos atrás

ACHTUNG!

Herr Flavio von Gomes simplesmente esquecer que o Primeira a conseguir a pole no primeira corrida ser Mercedes! Agora de nofo Mercedes dár um forcinha. Ser única motor na mundo a fazer o mesmo feito dois vezes!!! Herr Fangio und Herr Klaus Kling vir de noite puxar o seu perna!

RESPOSTA DO FG:

Mercedes pra mim é marca de ônibus e caminhão.

chico
chico
15 anos atrás

E a ligier?

Não teve também um início explosivo?

PAULONI
PAULONI
15 anos atrás

Sem esquecer que sea Honda tiesse continuado, a vida seria sem os motores Mercedes.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
15 anos atrás

O ano arrasador da Ligier foi 79 com Depailler e Laffite, depois naufragou, mas ganhos as trtês primeira corridas da temporada, a Wolf largou acho que foi em décimo segundo no GP da Argentina em 1977 e só ganhou graças a algumas quebras e principalmente a desidratação que acometeu o “sortudo” do José Carlos Pace que estava a comodos doze segundos de dianteira e foi perdendo terreno, perdendo terreno e… bem o resto é história.
Outro fato que se deve destacar é que a Brawn não é uma equipe nova pombas!!!! só mudou de nome, é a Honda que inclusive ainda paga as contas do time, é claro que não é a estrutura que havia nos tempos que faziam carroças, mas ainda é uma refeêrencia e tanto , portanto nada de se enganar e chamar a equipe de nova, novo é o nome e é claro a pindaíba….. acho honestamente que tanto Barrichello quanto Bautton quebraram o cofrinho para completar a vaquinha …… não vão admitir isso para não depreciarem seus cachês e contratos imediatos, mas quando tudo virar passado vão aparecer nas suas biografias esses dados quese comercialmente são desastrosos quando entram para a biografia viram edificantes… vá entendet a raça humana….. Voltando ainda no Wolf , se não me engano e tenho quase certeza que foi o primeiro F1 a usar fibra de carbono na confecção do carroceria e chassis em substituição ao famoso “honey comb” que era até o momento do lançamento do Wolf o que existia de mais moderno em termos construtivos na categoria. Outro dadoa destacar é como era belo o Wolf assim como seus contemporâneos em comparação com os modelos atuais, já achava os modelos de hoje em dia horrorosos e iguais, mas ao assistir essas tranqueiras na pista ficam mais ridículos ainda, parecem carrinhos de aparar grama de campos de golfe quando vistos de frente, essa asa frontal é ridícula e horrorosa, só consegue ganhar em feiúra da asa traseira e seu estilo “pá de lixo” COISORROROSA, SÔ…….

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Sim, Jorge..
Muito bem detalhadas…
Mangueiras de combustível, cabos de vela… Fiz até o cabo do acelerador!

Tenho umas outras também… 1:12 inclusive.

Mas as que eu amo, mesmo, são os protótipos do extinto Grupo C. Tenho um monte!!!!

Muller
Muller
15 anos atrás

Também tenho essa miniatura. Mas, se não me engano, o próprio Walter Wolf correu com esse carro no ano de estréia, não?

Outra dúvida: se não me engano, o Jody Scheckter também estava na sua temporada de estréia, né?

Fernando Passos
15 anos atrás

Só fez primeiro e segundo porque usaram o amarelo-marca-texto cedido gentilmente pelo departamento de Marketing do Palmeiras! Heheheh

Abraços

jorge roberto alves pereira - kart 59
jorge roberto alves pereira - kart 59
15 anos atrás

Danilo, eu também tenho esta miniatura da Wolf feita pela Tamiya. Ela está com o Jody Scheckter também. A combinação de azul (extremamente) escuro e dourada é linda e chama muito a atenção. Também tenho a McLaren M23 do James Hunt. Estes carros da décadas de 1960, 70 e 80 são incríveis, tanto pela tipo de construção quanto pelos lay-outs das pinturas. São verdadeiras máquinas de corrida.

Franck
Franck
15 anos atrás

O carro do Rubinho já começou “a sair de frente”, logo logo outras queixas virão…rs rs rs. Importante comentar que ele reclamava que era prejudicado na Ferrari e aí eu fico na dúvida…Esse Ross Brawn é o mesmo que comandava a Ferrari na época do Rubinho??

Fernando RD
Fernando RD
15 anos atrás

Houve uma temporada que a Ligier começou com tudo tambem, nao foi?

Laffite e Jabouille (ou Arnoux), nao lembro mais.

Ou seja, na cabe o comparativo aqui com a Brwan?

Danilo Gaidarji
Danilo Gaidarji
15 anos atrás

Eu tenho uma miniatura desse Wolf, escala 1:20.
Um xodózinho….

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/27/brawn+confirma+acordo+com+virgin+que+quer+investir+em+biocombustivel+5145950.html

Se vocês viram o treino na Vênus Platinada um novo comercial da PetroBRas foi veículado e de qual carro ela falava que tinha muita tecnologia como seu combustível? Uma Mercedes!Uma CLS prata!

E aí se encontram a notícia acima e uma pergunta: Será que a PetroBRas vai querer brigar com a Mobil e entrar de vez na F1?

Ainda não achei o comercial no youtube, mas acho que irá aparecer de novo na corrida.

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
15 anos atrás

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/28/barrichello+atribui+perda+da+pole+a+acerto+de+carro+saia+muito+de+frente+5147002.html

Aqui diz que Barrica perdeu a pole porque saía de frente.

http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/Formula_1/0,,MUL1062504-15011,00.html

Aqui ele fala que foi um problema na traseira.

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/03/28/fia+divulga+peso+dos+carros+e+barrichello+carrega+numero+da+besta+5147011.html

Aqui ele está com 2 kg de combustível a mais que o Button.

Barrica está escondendo o jogo?
O acerto foi errado ou ele continuou com acerto de menos combustível em que ele fez o melhor tempo no Q2?
Os 2 Kg dão essa diferença no tempo para ele perder a pole?

Acho que a pole foi prêmio de consolação pro Button. Barrica está com o carro mais veloz (1:24.783)

general dególe
general dególe
15 anos atrás

Eu já sabia, Barrica fanfarrão falando besteira antes das coisas acontecerem, e ó lá, segundão do Button.

Medíocre é pouco para qualificar ele.

Juca Bala
Juca Bala
15 anos atrás

Rubinho pé de chinelo, agora não tem desculpas… tu é o segundo piloto mesmo.
Tomou 3 décimos do button, mas vai chorar, dizer que a conjunção dos astros atrapalharam, e coisa e tal.
Medíocre, na chance de tirar uma onda, preseu para o companheiro de equipe.
Só sendo brasileiro do tipo pacheco, para achar que ele é gênio.

Andre Benevides
Andre Benevides
15 anos atrás

Espero que Barrichello na ânsia de tomar a ponta, não jogue os dois carros da Brawn para fora.

Pedro Pessoa
15 anos atrás

Nossa o Bruno Senna deve pensar, e eu podia estar guiando esse carro…….

Se não fosse o turtle no meu caminho…….

Pedro Pessoa
15 anos atrás

Ah, e o Sir Richard Branson é inglês também…….

Coitado do turtle……..

decio
decio
15 anos atrás

WOLF durou 3 anos e foi comprada pela FITIPALDI racing e patrocinada pela COOPERSUCAR, respondendo ao ultimo questionamento. mais detalhes wikipedia

Marco Antonio
Marco Antonio
15 anos atrás

Realmente é um inicio impressionante, mas não devemos esquecer que a Honda investiu muito dinheiro no desenvolvimento deste carro, o que deve deixar os diretores Niponicos ainda mais p. da vida vendo a Brawn ser o centro das atenções e o sr Brawn conhecendo o potencial do carro deu sua melhor cartada, maravilha, vida longa a Brawn GP. este ano promete.

decio
decio
15 anos atrás

Gostaria do seu comentario sobre a situacao da HONDA, a fabrica PAGOU por este carro, pelo desenvolvimento, pelos pilotos e engenheiros, e certamente PAGA ate’ hoje . . . Será q conseguiriamos um relato oficial da direçao da empresa HONDA??? fico impressionado com a decisao “até burra” de japoneses q sabem q na dificuldade é q tem q ousar e investir em propaganda e marketing, e nao enfiar a cara num buraco e se esconder !!! isto certamente diminui as vendas e amplia a recessao na HONDA!

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

Nessas horas que eu gostaria de ter meu próprio quarto… querer ver a vitória de um piloto da Brawn GP, igualando-se à Wolf e outras raríssimas equipes quie venceram na estréia. Mas duvido que minha irmã vai querer que eu assista qualquer coisa às 3 da madrugada na TV dela.
Só me resta torcer e aguardar o Esporte Espetacular!
mais um momento histórico, será que vai?

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
15 anos atrás

Escrevi um pouco mais abaixo lembrando da Toleman. Não deixa de ser uma grata surpresa ver o rendimento da Brawn, mas o que realmente muda a história é que, em um passado recente, a tendência era ver uma F1 dominada pelas grandes montadoras. O que parecia irreversível acabaou dando nisso que estamos vendo. O que é a história…

gus
gus
15 anos atrás

1 – barrica

2 – boudais

3 – butão

4- rosberg

5 – raikonem

6 – massa

7 – kubica

8 – kovalain

VAI SER O PÓDIUM “BBB” .

FLÁVIO, FAZIA MUITO, MAS MUITO TEMPO QUE NÃO ACORDAVA AS 3 HS PARA VER UM TREINO DE F-1, ACHO QUE DESDE PIQUET E SENNA, DEPOIS A F1 SE PERDEU. AS 3HS ESTAREI ACORDADO PARA VER A CORRIDA, TENHO CERTEZA QUE BARRICA GANHA.

Inácio Neto
Inácio Neto
15 anos atrás

Olá Flávio, tenho uma pergunta: seria a hora do Brasil de voltar a ter uma equipe de F1? Ou entraria forte para patrocinar a Brawn? Eu acho que seria a hora sim.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
15 anos atrás

Gomes,

Não percebeu que a cor dita marca texto vem com este propósito mesmo, de forma subliminar? É para marcar uma referência mesmo! O próximo patrocinador a ser anunciado na BrawnGP será a PILOT e sua linha LUMICOLOR!

Celso Vedovato
15 anos atrás

Sem dúvida das mais bonitas páginas da história do automobilismo está sendo escrita em Melbourne. Brawn, Barrichello e Button se orgulharão desses momentos pelo resto das sua carreiras. Parabéns aos três, é bom ver pessoas que se dedicam vencerem no que amam fazer.

Impossível não rir ou chorar, seja lá o que cada um preferir, dos ou com os executivos da Honda. Foram covardes ou excessivamente cautelosos e estão pagando caro, esses japoneses, povo naturalmente observador das lições que a vida dá, lembrarão e se penitenciarão pelo resto de suas vidas.

Diego Camargo - Floripa/SC
Diego Camargo - Floripa/SC
15 anos atrás

Pode ter certeza, daqui 20 anos isso ainda vai ser muito lembrado. Engraçado, estou notando que os pilotos estão bobos com a BrawnGP, e nas entrevistas dão a entender um sentimento assim: “Queria que o Ross tivesse aqui…”

Enio Peixoto
Enio Peixoto
15 anos atrás

O caso da Brawn é ainda mais impressionante que o da Wolf.
A Wolf não dominou os treinos e só venceu por causa do abandono de alguns pilotos, principalmente, do John Watson com a Brabham Alfa.

Léo Engelmann
15 anos atrás
Pedro Pessoa
15 anos atrás

Porr…. Foi irado, mas no fundo preferia o turtle na frente do inglês,
mas você sabe né, Brawn é inglês, Button também……..

Será que o turtle vai ser sempre second driver??

É muita falta de sorte.

Régis Portanova - Jaraguá do Sul - SC
15 anos atrás

Por um momento me veio um pensamento maldoso e ao mesmo tempo preocupante: Não seria melhor ser o vice do Schumacher do que do Buton? Ah….deixa de bobeira. O que importa é que o Rubinho está mostrando o seu valor. Ele sempre foi muito prestigiado na Europa. Só nós, brasileiros, por nossa baixíssima auto-estima é que não conseguimos reconhecer ninguém que não seja campeão. Boa, Rubinho!! Você, além de corinthiano, maloqueiro e sofredor, é brasileiro e não desiste nunca.

moura
moura
15 anos atrás

e simplesmente maravilhoso a evoluçao da brawn, que por sua vez torna a temporada mais competitiva, sem falar em ver o rubinho mais uma vez estimulado com sua pilotagem limpa mais tocando forte agressivo, tenho pra min que a exemplo do ano passado sera uma temporada das mais emocionantes dos ultimos anos.

Bruno
Bruno
15 anos atrás

Brincadeiras à parte, vai ser muito legal ver as outras equipes chorando para os comissários e procurando pêlo em ovo por causa do bom desempenho da Brawn GP. Bom que muda um pouco da rotina de Ferrari/McLaren/Renault nas primeiras posições.

Tomara que eles tenham força pra caminhar com as próprias pernas depois que a ajudinha ($$$) da Honda acabar…

Carlos Afonso
Carlos Afonso
15 anos atrás

E o projeto do Copersucar brasileiríssimo ??? Foi encerrado e substituido pelo Wolf ???? Quem sabe a verdadeira história que conte.

Léo Engelmann
15 anos atrás

Então Brawn GP e Wolf são os únicos casos de sucesso repentino na F1?