MEUS 20 ANOS DE BOY

SÃO PAULO (quanto tempo, já…) – Hoje foi um dia bem especial. Há 25 anos, fiquei impressionadíssimo pela primeira vez com um carro, quando fui ao Salão do Automóvel. Estamos falando de 1984. Para se ter uma ideia de como o mundo mudou nesse quarto de século, o Muro de Berlim ainda estava de pé, o Brasil era governado por um cavalariço militar e a Xuxa era gostosa.

O carro em questão era um superesportivo nacional, num tempo em que eram proibidas as importações por aqui. Seu nome, Hofstetter. Estilo inconfundível, design inspirado em alguns dos grandes italianos dos anos 70, motorzão, acabamento impecável, portas asas-de-gaivota. Um assombro. O painel, revestido de camurça, me deixou doido. Os bancos de couro, os ângulos da carroceria, as rodas exclusivas, o cinzeiro que quando aberto acionava um exaustor, tudo aquilo parecia um sonho, por ter sido fabricado no Brasil.

O Hofstetter foi a grande atração daquele Salão. Tinha fila para ver o carro, ninguém acreditava que aquela supermáquina capaz de passar dos 200 km/h em breve estaria nas ruas. No fim das contas, como tanta coisa no Brasil, não vingou comercialmente. Foram muitas as razões. Crises econômicas e cambiais, abertura das importações, preço alto, tudo contribuiu.

Foram fabricadas apenas 18 unidades entre 1986 e 1991 (a história do carro você encontra aqui, no BestCars). Hoje me vi frente a frente com três delas, ao fazer uma matéria para o “Limite”, da ESPN Brasil (vai ao ar na semana que vem).

Elas pertencem a ninguém menos que Mário Hofstetter, o criador do carro, que ainda tem o protótipo feito em 1974 (o vermelho), quando ele tinha 16 anos, o número 2 (do lado dele, exatamente o que vi no Anhembi há 25 anos) e o número 17 (o da foto lá no alto).

Foi esse, o #17, que dirigi para a gente fazer algumas imagens. É um carro excepcional, o fora-de-série mais espetacular já fabricado no Brasil, com todo respeito aos demais — e foram muitos. Quando sentei naquele banco baixinho, com aquele painelzão digital na minha cara, 300 hp turbinados nas costas (o motor é central), aquele vidro enorme quase na horizontal à frente, a porta abrindo e fechando ao toque de um botão…

Ah, rapaz, lembrei de 25 anos atrás, dos meus vinte anos de boy, that’s over, baby, mas sempre tem um jeito de voltar no tempo, e se meu jeito é guiando um carro que um dia me fez sonhar, que seja.

Subscribe
Notify of
guest

89 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodney Alves Andrade
Rodney Alves Andrade
14 anos atrás

Flavio Gomes, Boa Tarde!!
Gostaria de receber informações se existe alguma pessoa que conheça que tem um Hofstetter a venda e se possível o valor. Grato Rodney

Luis guilherme
Luis guilherme
14 anos atrás

Heleno Lucio ,sou de Ponta GrossaPr .Presciso do seu contato ,nós temos algo em comum,Acho que eu era o único de Ponta -Grossa que gostava do Hofstetter,(que quase ninguém conhecia).Quando eu era mais novo,cheguei até ver ele novo e funcionando.ao ver pela primeira vez no estado de abandono ,foi de dar dó.Inclusive sonhei em comprar ele algum dia.até fiquei sabendo do leilão(no mesmo dia que postei o comentário),mas ñ sabia se ja havia passado ou não.Resolvi procurar na net estava dando uma conferida aí e por sorte acabei lendo seu comentário. Por favor me passe o seu contato.obrigado!!

Leonardo Mattos
15 anos atrás

Flavio, acabei de ver a reportagem no Limite e vou te falar que achei sensacional… Lembrava do Miura, carro pelo qual já era apaixonado quando pequeno. A reportagem em si ficou incrivel! Parabéns por ela e parabéns ao sr. Hofstetter também!

antonio stricagnolo
antonio stricagnolo
15 anos atrás
DANILO TS 80
DANILO TS 80
15 anos atrás

Flávio, na época tinha um em Santos Branco era de um Médico, só andava de branco dentro do carro, chamava muita atenção.

Max Ronald.
Max Ronald.
15 anos atrás

Flávio, excelente matéria, não lembrava desse extraordinário modelo Brasileiro.

Sou antigomobilista e gosto muito quando vc. faz o Indiana Gomes no Programa Limite e descobre preciosidades “perdidas” aqui no Brasil.

Não me acho um Pacheco, mais fico com um sentimento de revolta de alguns que não valorizam o que é feito no nosso país, e os atletas que se destacam pelo mundo…

Vc. é testemunha de quanto um atleta, seja de qualquer esporte, tem que ralar, sem nenhum ou pouco apoio do governo. A Jade Barbosa está vendendo camisas para custear tratamento médico! Isso é uma vergonha…

Torço sim pelos Brasileiros, que lutam bravamente lá fora e, apesar de tudo, tem orgulho de serem Brasileiros e que choram ao ouvir o hino nacional…

Abs. Max Ronald.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

1) V8? Vou já na Bestcars conferir se perdi ou não me lembro de algo… Mas deve ter ficado inguiável, tamanha a diferença de peso entre – que seja – um smalblock e um AP turbo…
2) Jonatas: pra ser competitivo hoje, precisaria ter “chão” parecido com o do Lobini. E custaria mais de 200 mil facilmente, mesmo com motor, v. g., do Golf Turbo (o do Si exigiria trabalho de engenharia e custaria bem mais caro…). ?: valeria a pena? Teria compradores? E estaria enquadrado nas leis atuais, em que a frente do carro não pode ter angulos retos e ser baixa pra proteger os pedestres? Enfim, ficou no passado…
3) Pedro Jungbluth: O Vector veio DEPOIS do Hoffs. Melhor pesquisar antes de comentar de maneira correta. A ispiração é do Carabo e até Countach. Agora, se a Vector copiou o Hoffs (ou o Carabo)…
4) Pedro Pessoa: Vou sugerir ao Du na comu da 4Patas. Excelente idéia.

Pedro Pessoa
15 anos atrás

Por que o irmão do Décio não da uma repaginada nesssa maravilha??

Sugere a ele!

Igor Okimoto
Igor Okimoto
15 anos atrás

Conheco o Sr Mario Hofstetter,

Uma pessoa extremamente fantastica, com uma mente brilhante, futurista e o principal ! é uma pessoa extremamente atenciosa, onde fica horas e horas lhe explicando sobre tudo do carro, aerodinamica, motores, projetos!

Imaginem em 84 construir do zero um carro desse, na epoca que nao existia nem internet muito menos google, onde os carros eram realmente feitos artesanalmente.

Parabens, acho que nao ira existir algum carro nacional esportivo capaz de fazer historia como esse !

Quem sabe 1 dia ele ganhe um capacitor de fluxo, umas rodas que dobram um combustivel organico e capaz de viajar no tempo ! rs…

Abracos Mario..

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
15 anos atrás

Medonho…

Varlei
Varlei
15 anos atrás

Vi este carro no salão do automovel na época, um carro muito bem feito e realmente bem projetado, sempre que eu passava em uma rua da vila mariana aqui perto do ipiranga sempre via dois deles estacionados na garagem de uma bela casa, acho que era do fabricante, pois dificilmente iam ter dois carros destes na mesma garagem pelo preço que custavam, rs

Jean Todt
Jean Todt
15 anos atrás

Realmente a fábrica desse carro era perto da minha casa e a visitei algumas vezes com um amigo.
O carro vermelho que foi o primeiro, possuia um motor Hart e cambio Hewland.
Depois de alguns anos esse amigo que me levou lá comprou um azul, se não me engano, chassi número 11 e depois de alguns anos o vendeu.
Dirigi algumas vezes o carro dele, era bem interessante.
Me arrependo de não ter comprado quando ele vendeu.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

o carro pode lembrar o vector M12, mas é idêntico ao Vector Wieger.

jose carlos
jose carlos
15 anos atrás

era idos 1997 eu sai de sete lagoas e fui a natal no rn pra comprar um hofstetter,era branco com o interior azul e pertencia a um figurao da politica da epoca que foi assassinado pela amante
olhei o carrro andei no carro mas parecia muito com um veiculo de quatro rodas construido numa fabrica de lancha.olhando bem de perto eu me decepcionei mas nao voltei a pe pois comprei do cara da agencia um maveco quadri 1974 show de bola vim rodando ate salvador e ai coloquei na cegonha ate bh
quando morei em sp este carro era costruido no quarteirao de casa na rua gomes de carvalho na vila olimpia perto da fabrica da envemo
bons tempos

tomitão
tomitão
15 anos atrás

Ei FG, tá louco???????????
Xuxa era E AINDA É uma tremenda gostosa….
(cada uma que me aparece….)

carlos moura
carlos moura
15 anos atrás

Pelo jeito a casa do Mario foi ponto turistico de muitos por aqui, tambem me lembro do carro eletrico e um outro carro antigo, parado na garagem daquele laderão.

[]s

Carlos

Jonatas
Jonatas
15 anos atrás

Flavinho, o kra num vende esses carros de jeito nenhum??? Naum pensa em recomeçar com um novo projeto semelhante? Meu Deus eu tinha miniaturas desse krro, e ele realmente existe, não é invenção do Paraguai nem da China, era uma miniatura de algo nacional!!! Putz cai de costas agora hein!

Portuga
Portuga
15 anos atrás

Estudei com o Mário Richard Hofstetter na faculdade de engenharia IEP, que depois virou UNIP. O cara so falava de carros, um dia fomos na sua casa nos Jardins, e ele tinha duas Lotus na garagem, com volante na direita e tudo, genial. Será que ele ainda as tem???. Abraços Mário.

wag
wag
15 anos atrás

Qdo vi um branquinho parado na frente de uma garagem lá na vila Mariana, fechei o transito para estacionar o carro. Desci e ficando “lavando” o danado com minha baba…
Bons tempos, FG!!

Eric
Eric
15 anos atrás

Em 1990 esse carro custava bem mais caro do que um Eclipse por exemplo….que junto com a BMW 325i eram queridinhos do Brasil….
A BMW custava U$ 60 mil e o Eclipse 50 mil doletas.

Daí…fica dificil vender né….

J. N. Dias
J. N. Dias
15 anos atrás

Hofstetter já fez parte de meus sonhos, inclusive eu cogitava se havia algum meio de se fazer a réplica dele, a partir de um modelo usado, mesmo…
O Hofstetter de 300 cv foi equipado com um motor V8 (Não sei se Ford ou Chevy), e era o carro pessoal do Mário. Os Hofstetter pra venda usavam motores Volkswagen turbo.

Bela matéria, FG, e eu aguardo a chegada do Indiana Gomes apresentando mais uma raridade.

Jonny
Jonny
15 anos atrás

Sempre reconheci, e ainda mais daqueles 1984 pois me encontrava por lá, da capacidade, a imaginação do “Padrinho” – ainda muito jovem – na idealização de uma “relíquia” nacional. De fato, a época não ajudou. Mas ficará, prá história, SEMPRE GRAVADO.
Bela materia . Parabens e aguardaremos esse 24/03
Jonny

Minervino
Minervino
15 anos atrás

Ter nascido nos anos 80 me deixa angustiado. Tomara que inventem um máquina do tempo logo logo.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Concordo com o Sérgio e o Dú, a Xuxa é gostosa!

Dudu
Dudu
15 anos atrás

Boa tarde Flavio! Parabens pelo Blog!

belo carro, tem muita historia!

Tenho um amigo que esta retaurando uma, em Belo Horizonte MG, inclusive éeu xará!
pegue o contato dele [email protected].
abraços!

Stovebolt29
Stovebolt29
15 anos atrás

Há uns 4 anos, encontrei este carro na garagem de um fabricante de equipamentos de alumínio daqui de São Paulo. Acho que estava fazendo algum coletor de admissão ou coisa parecida. O carro impressiona muito. Uma visão muito doida…

Smirkoff
Smirkoff
15 anos atrás

Legal o empreendimento do Hofstetter em fazer um supercarro brasileiro, parabéns pelo esforço. Mas sempre me incomodou o carro ser parecido demais com o Boomerang da Italdesign. Nada contra a inspiração, mas acho que dava para fazer algo mais original.

Allan Guimaraes
Allan Guimaraes
15 anos atrás

1) A Xuxa continua gostosa (ou meu padrão de qualidade mudou… hehehe… Também envelheci). Não como antes, claro, mas ela, a Brunett e a Luma ainda fariam minha alegria (diferente da Vanusa Spindler, que vi fotos recentes e tá um caco…)
2) 300 cavalos? Ué, a versão original tinha uns 140!!! Não sabia que o Sr. Mario tinha ampliado a potência a tal número…
3) Aguardo ansioso o vídeo pela internet.

Tamanduá
Tamanduá
15 anos atrás

Parabéns pelo post, faz tempo que não vejo nada sobre o Hofstetter mas pelo menos vi um – na rua, desfilando! – tem uns 2 meses. Quem sabe qualquer hora dessas vc não cruza com um SM 4.1 (Santa Matilde, pros que não sabem), uma raridade que quase tive (sugestão de troca no meu 250S na época e eu pulei fora) ou um Uirapurú, uma PUTA raridade. Mas aí vc ganharia o Pulitzer dos blogs se postasse isso . . .
Abraço!

vitão
vitão
15 anos atrás

FG, nos Comparsas tem uma evolução do estilo de cunha , e os carros relacioandos.

http://comparsas-do-blog.blogspot.com/

Lucas Carioli
Lucas Carioli
15 anos atrás

Alguém sabe quanto está valendo HOJE essa raridade em bom estado?

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
15 anos atrás

Ei!
A Xuxa ainda é gostosa xD
Esse carro lembra muito o Vector M12, não perco o Limite próxima semana nem a pal juvenal

Eric
Eric
15 anos atrás

Dizem que para pagar o pedágio era necessário abrir a porta….mas nada que desmereça o carro.

ataíde
ataíde
15 anos atrás

e a OBVIO naufragou?

ataíde
ataíde
15 anos atrás

e a obvio naufragou mesmo?

marcos andre rj
marcos andre rj
15 anos atrás

FG O SEU BLOG É UMA LOUCURA , APARECE CADA RELÍQUIA…ENGRAÇADO É QUE ESTOU EM BUSCA DE UM ANTIGO PARA ME DAR DE PRESENTE AINDA ESSE ANO, JÁ PROCUREI RURAL, TC, TL ENTRE OUTROS…MAS ESTAVA PENSANDO EM ALGO ESPECIAL QUE TIVESSE MARCADO UMA ÉPOCA NA MINHA VIDA….PROCUREI ESSE CARRO NO WEB MOTORS É LÓGICO NÃO ENCONTREI NADA, MAS ENCONTREI UM PASSAT GTS POINTER QUE MERECE ATENÇÃO….

Fefo
Fefo
15 anos atrás

Li num site que este carro custava o preço de 4 Escort XR3!!!! Será que era tão caro assim??

rafael jorgens
rafael jorgens
15 anos atrás

Rodrigo.
Amigo, tive oportunidade de conversar com o proprietário do Hofsteter que queimou em pvh (toninho, chiquinho mas deve ser silvinho, dono da silvacar). Pelo que lembro (faz muito tempo), quando iniciano, pouco pode ser feito, já que não haviam meios para apagar o fogo, e lembro vagamente, mas parece que ele estava numa sessão de fotos (kd elas?)

Danillo
Danillo
15 anos atrás

Seria este carro inspirado no Dome Zero?

http://ac520.mygallery.biz/albums/gt4/DOME_ZERO_1978_p01.jpg

http://br.geocities.com/capri7004/zero.jpg

De qualquer forma, bonito demais o nosso brasileiro…

Renzo
15 anos atrás

Flávio;
Belíssima máquina! O relatado “viés sentimental” deve tê-la tornado ainda mais agradável a você.
Me lembra muito a clássica Lamborghini Countach, bem como o DeLorean de Doc Brown e Martin McFly no inesquecível “Back to the Future”.

“Limite” imperdível na próxima terça. Aliás, mande um peteleco ao vivo na orelha do ótimo “canalha” JC Albuquerque. rs
Abraços;
Renzo.

AM
AM
15 anos atrás

Boa, muito boa.

Ainda bem que ainda temos alguns inteiros para contar a estória.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
15 anos atrás

Caro amigo Sidney:
“Sinceramente sou cético, mas fica a impressão que há alguma figura sobrenatural sempre em vigília pronta para puxar o freio de mão nos avanços automobilísticos de nossa terrinha…”
Não se avexe, meu caro.
O Obvio! vem aí, não tenha dúvidas. E vai resgatar não só sua própria história como a de seus predecessores, com juros e correção monetária.
Uma grande revolução se aproxima, e estamos nela, trabalhando na surdina e longe da mídia. Quando acontecer, vai ser de derrubar, aguardem.
Ricardo Machado, euzinho, Anísio Campos e vários outros.
E quando estiver no Rio a trabalho, junto da turma da Obvio! vou tentar me encontrar contigo. estou com saudades.
Grande abraço!

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
15 anos atrás

Jeeesuiz! Eu nunca tinha ouvido falar neste carro. É lindo de mais, me lembra o Lotus Spirit. E arrisco a dizer que é mais belo que o Delorean. Pena que não vingou, como tantas coisas boas que a nossa indústria genuína já criou…

Espero que alguém coloca a matéria no Youtube, pois não tenho TV por assinatura em casa, logo ESPN nem pensar por aqui.

Leonardo
Leonardo
15 anos atrás

É o carro do Jaspion??

Guilherme AM
Guilherme AM
15 anos atrás

Flávio, em outubro faço 25 anos, então não pude estar nesse Salão do Automóvel… hehehe Mas, qdo estava descendo o blog para ler as primeiras postagens, para depois chegar ao final, me deparei com ele. Jurava ser uma Lotus. Quando li que se tratava de um brasileiro, fiquei extremamente maravilhado. Temos excelentes engenheiros aqui no nosso país, mas nao temos indústria para aproveitá-los. É uma pena. Um lindo carro. Dá até vontade de comprar um (sim, qdo ganhar na Mega-Sena)! hauhauahua
Abraços e belíssimo post!

Rodrigo Bezerra Meirelles
15 anos atrás

Ahan, me lembro que ele era muito parecido com uma ilustração sobre carros do futuro na enciclopédia conhecer. Eu achava MUITO legal as ilustrações sobre o futuro na enciclpédia conhecer. Além do carro citado, eu gostava dos Miúra, claro nada a ver, mas os primeiros Miúra acho com mecanica Wolks, tinham uma frente que lembrava esse carro.

Eric
Eric
15 anos atrás

Que legal….eu cresci vendo esse carro guardado na casa do Hofstetter na Vila Mariana,placas azuis……tem FAZ TEMPO um carro elétrico lá…acho que é um Neon…..

Heleno Lucio
Heleno Lucio
15 anos atrás

Sobre o motor …

Os primeiros AP 1.8, os ultimos 2.0 turbo.

Everton Salomão
Everton Salomão
15 anos atrás

Tinha um na minha rua, um prata, a coisa mais linda, quando ouvia ele subindo a rua ja corria pra veranda pra ver ele passando. Não tenho amizade com o dono, mas há uns 3/4 anos ele sumiu, não vi mais, não sei oque aconteceu com o carro, e agora o cara tem uma réplica de 911.

Aurélio Neto
15 anos atrás

Dú,
Caldo? A Xuxa ainda dá uma caldeirada…
E o carro é massa demais!