SEGURA, PEÃO

SÃO PAULO (se não segurar, cai) – Foi o Philipe Pacheco que mandou o vídeo. Num rodeio, não sei direito onde, um piloto de helicóptero faz uma exibição na arena que me parece meio temerosa. Não entendo nada de helicópteros, andei duas vezes e morri de medo. Portanto, não me sinto preparado para dizer se esse negócio é perigoso, ou não. Será que as autoridades da aviação civil permitem? Opinem vocês. Eu não gosto de rodeio, mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

78 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ROBERLEI DE ITATIBA
ROBERLEI DE ITATIBA
13 anos atrás

sou um piloto de helicoptero a mais de 20anos conheso este piloto que dece em arena faz sholl com a maquina ele tem carteira falsa tirada no paraguai ou na agentina ele era graxeiro em campo de marte lavava angar eaprendeu pilotar mas ele ja foi denunciado p/anac so falta pegar ele e prender assim o fiscal da anac me falou viu o piloto de ppta

Adauto
Adauto
14 anos atrás

Caro Cmte Flavio, tb sou piloto de helicóptero e ja fiz panorâmico em muitos eventos, e isso se trata de uma apresentação muito perigosa sim, a ANAC nao da autorização para este tipo de apresentação ,e nós profissionais da aviação, sabemos exatamente a altura exata que voamos sobre area habitada e aglomerações de pessoas.

flavio
flavio
14 anos atrás

aos que criticam tanto essas manobras;isso e tao simples pra mim,agora pra vcs que nao sabem ou melhor nao conhecem nada de helicoptero ai sim e problema,helicoptero permite essas mobras ,e respondende ao senhor que disse que essa maquina e um 22 hahhahahaha,esse e um r 44 .motor 260 cv nominal 205,4 lugares.e se vcs quizerem saber mais de helicopteros ou do r44 entre em contato comigo ,e venham fazer um voo comigo para perderem essas terriveis impressoes.e aos maus educados ja nao e comigo e questao de berço,ai nao poço dar jeito,

flavio
flavio
14 anos atrás

respondendo a todos que nao sabem sobre helicopteros.sou piloto a mais de vinte anos,essas manobras sao simples,nao tem risco,o piloto simplesmente com o ciclico
vai pra frente e pra traz.usa pedais ,nada de absurdo,mas pra quem nao sabe nada ,isso parece coisa de louco,vcs que querem saber mais sobre essas operaçoes entre em contato comigo que darei mais detalhes,um aviao pousa em congonhas mata mais de 190 pessoas,isso e perigoso demais,um helicoptero pousa numa arena enorme.vai pra frente e pra traz,vira pra direita e esquerda,que perigo tem isso.agora pra quem nao conhece nada ai sim,e pra quem nunca viu.comentarios idiotas de quem nao sabe nada de helicopteros.me mande email que responderei explicando sobre essas operaçoes.

nelson
15 anos atrás

vi alguns comentario sobre esse shou pode ter certeza ele e real pois ja vi mas nao tive coragem de pernanecer na arena achei perigoso demais e nesse dia ventava muito e era a noite e piloto desia com o locutor dentro da arena.

nelson
15 anos atrás

acho muito perigoso esse tipo de ezebizionismo. pois a vida em risco. amo a aviacao mas nao nesa forma.

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Fala FG, mandei o vídeo para a superintendencia de segurança operacional da ANAC. Segue a resposta deles:

Prezado Senhor,

Informo a Vossa Senhoria que foi recebida por esta Superintendência o e-mail que trata da denúncia sobre Helicóptero fazendo acrobacias em rodeio.

Atenciosamente,

Superintendência de Segurança Operacional – SSO

m.bacaneli
m.bacaneli
15 anos atrás

Depois uma bagaça dessa cai……ja viu f….tudo..

Marcio
Marcio
15 anos atrás

O helicóptero não levanta poeira e nem sequer faz o chapéu do locutor do rodeio – que por sinal, também não fica tonto e nem se mexe – voar. Será que estava colado?

Sim, o piloto foi irresponsável, mas convenhamos… as apresentações que as equipes de fórmula 1 como RBR e Renault fazem em suas ações promocionais mundo afora não são igualmente irresponsáveis? Em algumas, o público ficava a poucos metros do F-1 dando cavalo de pau! Aliás, se o video for verdadeiro, sem querer defender o piloto, apesar de irresponsável, tem uma perícia absurda…

Não sou piloto de helicópteros reais, mas pratico helimodelismo, e esse parece ser o caso de uma montagem com perspectiva forçada usando um modelo em escala.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
15 anos atrás

Puta troço de doente!!!

Maurício Freitas
Maurício Freitas
15 anos atrás

Considerando que 4 pessoas que eu conheci já morreram em acidente de helicóptero, tenho a sensação de que essa máquina não é das mais seguras. Por outro lado, também tenho a sensação de que esse piloto não é das pessoas mais sensatas. E mais, tenho para mim que esse público de rodeio, além do mau gosto para músicas, é também bastante tonto para aplaudir essa exibição que é das mais idiotas.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
15 anos atrás

Absurdamente irresponsável: Alguém tem que meter este imbecil é na cadeia…

Quando não são os filhinhos de papai, são os caipiras “endinheirados” que mal sabem escrever o nome!

Pasmém

CorredorX
CorredorX
15 anos atrás

Também não manjo nada de helicópteros. Já tive a oportunidade de jogar o Flight Simulator X e consegui voar tranquilo com aviões com propulsão a jato e hélice. Agora de helicóptero, necas. É instável demais!

Zé Rodrigo
Zé Rodrigo
15 anos atrás

Esquisito…o vento dele não faz poeira???

ChristianS
15 anos atrás

Foi ao rODEIO? Tomara que mora! Não morreu por quê?
Que se diverte abusando de animais indefesos MERECE morrer.
(só tenho penas das crianças, pois muitas não escolheram estar lá)

Se caisse seria um rodeio a menos!

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
15 anos atrás

Engraçado, o cara andando pé levanta mais fumaça do que o helicóptero aterrizando…

Gustavo
Gustavo
15 anos atrás

Isso é bem perigoso, melhor colocar as S-10 para rodar um pouco na arena, ao menos não colocam em perigo ninguém. Também não gosto de rodeios, mas o pessoal também não precisa generalizar e tratar esse tipo de público com adjetivos tão pejorativos, esse tipo de intolerância que é a face mais cretina – dentre tantas – do gênero humano.

ECidade.
ECidade.
15 anos atrás

Certamente essa exibição não deve ter sido autorizada por nenhuma “Autoridade Pública”. Se foi, deveriam ser cassados o brevê do piloto e o “brevê” de “autoridade pública” da tal “Autoridade Pública”.

Quanto aos rodeios, são para mim o estado da arte da boçalidade. Invariavelmente torço para os animais. O mesmo digo das touradas (por mais que os espanhóis a justifiquem como uma cultura centenária): torço sempre para o touro.

Thiago
Thiago
15 anos atrás

Se desse para identificar a matrícula da aeronave… Alguém conseguiu? tá escrito na calda dela, são 5 letras…

Eric
Eric
15 anos atrás

Mas já vi algo parecido na F1…..lá no setor G,o heli da Globo passa beeeeemmmm pertinho dos torcedores…..e empina a cauda para fazer graça…..

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
15 anos atrás

Depois o pessoal fala que voar é perigoso…

Uma vez Eu ouvi uma historia do Major (na época) Franco Ferreira do IV COMAR sobre “Segurança no Voo”… isso pelos idos de 82 quando cursava o curso teórico para Piloto Privado no Aeroclube de São Paulo…

Uma passagem marcante da Palestra era quando o Major falava que existia uma Bruxa nos Céus… e a cada manobra irregular que fizessemos a Bruxa escrevia o nosso nome em uma bolinha e colocava a mesma em um saco…

A parte chata da historia é que a Bruxa de vez em quando tirava uma bolinha do saco… e se estivessemos fazendo a mesma burrada naquele momento ela nos levava para o chão imediatamente.

Uma coisa é certa… o piloto do helicoptero acaba de colocar o seu nome (mais uma vez provavelmente) no “saco da Bruxa”… resta ficar na torcida para que ele não seja sorteado ao estar fazendo esse tipo de besteira em um outro evento qualquer.

Abraços

Comandante e Imperador Ricardo Bigliazzi

augusto chiorato
augusto chiorato
15 anos atrás

Isso so prova que tem realmente um bando de idiotas nesses meios!!!

André
André
15 anos atrás

Isso é coisa comum e corriqueira nos rodeios.
Já ouvi algumas vezes essa história do locutor descendo de helicoptero no meio da arena.
E o povo adora isso!

Eduardo
Eduardo
15 anos atrás

Não entendo o porque de arriscar tanto assim para uma simples exibição.

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
15 anos atrás

Osvaldo, a ICA 100-12 é clara.
O voo abaixo de 200ft só pode ser efetuado distante de pessoas, edificações ou qualquer outro obstáculo, o que definitivamente não é o caso.
O que esse heliboy fez é absurdo.
Se você realmente é da aviação, sabe os riscos de se bater o rotor de cauda no chão ou até mesmo do rotor principal cortar o rotor de cauda, como já aconteceu inúmeras vezes em acidentes de helicóptero.
Por mais que se tenha domínio da máquina é muito arriscado efetuar essas manobras a essa altura e tão próximo assim do público.
Esse heliboy merece um RCSV pra aprender que lugar de palhaçada é no circo e que aviação é uma coisa que precisa ser levada a sério.

Williams FW08
Williams FW08
15 anos atrás

Também, o quê se pode esperar de caipiras ricos?

Típica mentalidade da elitezinha de merda do interior, que para compensarem suas diminutas anatomias, saem por ai com suas Hilux e L200, pensando que estão em um esportivo, dando farol alto nos outros e capotando nas curvas.

Não me espanta que essa caipirada arrogante ache helicóptero uma coisa “incrível”… É bem coisa de país miserável, o povão lá e um novo rico babaca se exibindo com algo que nada mais é do que um meio de transporte aéreo.

Pena que a hélice não decaptou aquele babaca de chapéu, pois pelo jeito a cabeça dele só serve pra segurar chapéu mesmo.

MORTE A ELITE DO INTERIOR!

Dú
15 anos atrás

Gozado as críticas. Eu ao menos, tenho de refazer diariamente umas 10 ligações telefônicas a clientes, por estar perto do corredor de helicópteros na marginal pinheiros, isso quando os globocop da vida não resolvem parar e ficarem filmando algo.
Anos atrás, um balão caiu no vizinho, e o tal da globo ficou 15 minutos tipo 60 metros de altura torrando o saco.
Ao ver, mesmo com risco, o mesmo de se aterrisar em prédios como aqui em sampa, o cara mandou bem.

Lionel
15 anos atrás

Boa Flavio mais uma de utilidade publica……como a do porche..
como Vc disse que não entende vou tentar explicar para todos…
ISSO É PROIBIDO…..
não sei aonde esse piloto tirou o breve…..em todas escolas 90% do tempo os professores falam em SEGURANÇA….ou seja não abuse ….que MORRE…..
Mas …sempre tem um mas…esse piloto ai infringiu MUITAS regras de segurança….até pessoas leigas estão achando….como VCs……e precisa sim de autorização para descer e decolar em qualquer lugar que não seja pista Homologada….a não ser em emergencia….ai pode …mas tem que provar que foi emergencia…
e quando ocorre isto …TODO HELICOPTERO tem um numero na cauda e em baixo…( igual carro de rua…vc vê barbeiragem anota aplaca e manda ….manda….NÃO SEI PRA ONDE…devia ter um lugar não é mesmo …o flavio poderia ajudar a todo mundo descobrindo isso…)MAS NO CASO DE AERONAVES…JUSTAMENTE …para pessoas no solo…se acharem que fez barbeiragem …basta ANOTAR e ligar para ANAC….
a multa É CARISSIMA …vem rapidinho….
Nesse caso tentei ver …não consegui….os caras ja sabiam e apagaram….não faz mal é só mandar o video para a ANAC e ela multa do mesmo jeito….os caras mandam pessoal da aeronautica no rodeio pegam o responsavel…e acham a aeronve e o piloto…ISSO NESSE PAIS FUNCIONA….e como funciona….até estou achando que esse video é velho….Vc não fala quando foi feito….se for velho ..tenho certeza que o cara ( piloto) e a aeronave ja foram multados a muito tempo e não fazem mais….para vc ter uma ideia uma multa dessas vai de $ 5.000 à 150.000 mil reais..( essa me parece ser de uns $150.000…e pontuações na carteira do piloto quando for renovar …..vão exigir mais dele …muito mais….se repetir perede o berve …que de um R22 como esse esta custando uns $50.000 reais….
Parabéns Flavio mesmo se o cara ja foi multado serve de alerta sempre para todo mundo ….se não foi é só mandar o pau…lá com certeza a ANAC vai hagia….um abraço Lionel

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Parece que o piloto, segundo os comentários no próprio Youtube, trabalha salvando vidas com o helicóptero, que pertence ao próprio narrador e faz viagens de passeio ao lado do rodeio para arrecadar, então precisa da propaganda.
O fato é que a responsabilidade é do piloto, mas no caso de um acidente, ele nunca conseguiria pagar todas as indenizações de todos os mortos, mesmo que trabalhasse mil anos, mesmo cumprindo pena pelo múltiplo homicídio culposo. Ou seja, é um risco cuja proporção de possível estrago vai contra qualquer bom senso. Mesmo que o cara tenha feito 1 milhão de voos assim salvando pessoas, sempre é possível uma falha mecânica ou até mesmo humana.

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
15 anos atrás

O pior de tudo isso é que o espectador´poderia ser a vitima.
Pois você vai num rodeio e nem passa pela cabeça que acontecerá umas idiotices dessas.
Por isso acho que o piloto deve ser punido e a organização também.

Abs

Osvaldo Franklin
Osvaldo Franklin
15 anos atrás

bom..
vamos as explicações tecnicas. Segundo a IMA 100-12 que regulamenta as aeronaves de asas rotativas, nenhuma aeronave de asas rotativas poderá voar abaixo de 500ft quando estiver sobre pessoas e casas, salvo para pousos e decolagens. sera permetido o voo ate 200ft quando obtiver um raio de 600m de distancia de pessoas ou casas. Porém, isso não inclui operações militares e policias. O voo tambem será permitido, quando solicitado previamente ao orgão responsavel da ANAC. Alem disso tudo, o piloto ainda é o responsavel total pelo voo então, se ele julgar seguro e assumindo inteira responsabilidade, pode realisar as manobras. isso não quer dizer q o cara vai sair por ai fazendo manobras, para ser piloto e ainda mais de helicoptero, o cara tem q ter discernimento.
as manobras realizadas no video, nos praticamos todo dia quando estamos em instrução, o voo do helicoptero esta todo ali, voar lá em cima é mole, é igual ao avião, já voar perto do solo, fazer uma pairado(parar no ar), tanto a 1m quanto a 1000ft isso sim é sinistro.
abraço

Andre Decourt
15 anos atrás

Sempre achei rodeios e essa mentalidade Texas-S. José cafona. Agora descobri que se partilha mais alguma coisa com os americanos, a estupidez.

O que o cara está fazendo é uma insanidade, tudo muito diferente de uma descida de Papai Noel no Maracanã, principalmente porque o cara quase estola o aparelho algumas vezes.

Numa dessas os chapéus podem voar, com as cabeças dentro….

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
15 anos atrás

Por mim, podia cair, pra machucar um pouco de gente que se diverte machucando boi e cavalo. Bando de fdp sem cultura.

Pedro Fetter
15 anos atrás

Tenho um helicóptero RC de pequeno porte.

Geralmente quando ele começa a fazer o que esse cara fez, eu corto a rotação na hora pra cair no chão mas não matar ninguém…

Mario H Sanctos
Mario H Sanctos
15 anos atrás

Uma imbecilidade deste naipe não mereçe nem comentários….
Lamentável.

márcio x-burger
márcio x-burger
15 anos atrás

Drifting de helicóptero é ridiculo, enfim, o rodeio é ridículo.

Marco Túlio Parodi
15 anos atrás

Flávio, isso no mínimo o cara que pilota deve ter tomado pinga com gardenal e quem contratou deve ter tomado umas 10 doses desse troço. Cara maluco!!!! Tem que internar,,,
Abraços, Túlio.

Cassio Mello
Cassio Mello
15 anos atrás

Só conheço uma coisa que cai mais do que manga madura: helicopteros Robinson.

Mais um motivo para para prender e surrar o babaca.

Renato
Renato
15 anos atrás

Flávio,
este doido é do mesmo naipe daquele do Porsche

Manda pra ANAC para ver se eles respondem.

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
15 anos atrás

São uns loucos…

Com tanta gente em volta…é proibido!

Quem faz isto, pondo em rico pessoas…deve ser preso.
Caso semelhante ao do “Porche…

Cadeia para todos eles…”

rubem r. gonzalez
rubem r. gonzalez
15 anos atrás

Uma idiotice tipica de uma atividade idiota como o rodeio, praticado por boçais e acompanhado por amebas e protozoários com paralisia cerebral. É a bravata e a falsa valentia exibicionista típica dos organizadores e participantes desta merda que alguns defendem que seja considerado esporte

Qunato as manobras em si já são provas mais que suficientes para uma grave punição junto a ANAC que é um orgão extremamente rigoroso e nenhum helicoptero é homologado como aeronave acrobática por suas caracteristicas unicas. Esse pulha que estava pilotanto este R-22 ( é um modelo idêntico ao que vitimou o comandante Rolim Amaro) DEVERIA SER PRESO EM FLAGRANTE. O helicoptero é considerada uma aeronave de vôo crítico, tem uma série de peculiaridades e particularidades aerodinâmicas que a fazem diferentes de tudo que voa, por exemplo aquilo que gira não éconsiderado uma hélice e sim uma asa rotativa, para voar com segurança o piloto é obrigado a obedecer um gráfico conhecido como “curva do homem morto” que vem a ser um gráfico altura X velocidade, é aí que mora o perigo pois toda vez que decola ou pousa necessáriamente se fica dentro desta curva ( é um ponto de altura ou velocidade em que se houver uma falha de sustentação ou motriz não haverá tempo hábil para recuperação da aeronave e ela fatalmente irá cair) e neste momento a concentração do piloto deve ser total, sem margem para erros, e é nesse ponto que esse merda faz esse monte de asneiras, isso estou falando apenas das manobras temerárias sem entrar no mérito que havia centenas ou milhares de espectadores nessa arena de bosta……

Paulo Renato
Paulo Renato
15 anos atrás

Babaca de helicóptero.

Babaca da Porsche.

Tá ficando feia a coisa! Já não basta a atrocidade que os animais racionais fazem com os irracionais nesses tipos de eventos. Agora essa…

Deveriam tirar o brevê desse sujeito.

Uma temeridade. Principalmente porque além da falha humana, pode haver falha do equipamento.

Lamentável!

Fernando Horta
15 anos atrás

Olha Flávio, se eu te disser que faço isso no Flight Simulator tu acredita? A diferença é que eu faço isso sem querer!!! Quando quero pousar o maldito helicóptero, perco o controle do danado que começa a girar feito peão, ir pra frente, pra trás, dá várias guinadas… daí preciso começar todo procedimento de pouso até me acertar.

Ok, meu negócio é avião, não helicóptero… mas qualquer dia filmo minhas barbeiragens em choppers e te mando, ok?

Abraços!

Renatov
Renatov
15 anos atrás

Como disse o Zalex…rodeios, rinhas de cães e de galos, touradas…isso tudo é LIXO…

Felipe Passos
Felipe Passos
15 anos atrás

Um tremendo irresponsável. Isto não se faz com nenhum helicóptero, muito menos com um Robinson R-44. Não se pode fazer estas manobras sobre o povo. A grosso modo é como se fizesse um cavalo de pau em plena 25 de Março em véspera de Natal com uma Brasília (Se fosse um R-22 a comparação seria com um fusca hehehehe)

Marcos Reis
Marcos Reis
15 anos atrás

Concordo com o que disseram sobre os riscos e, realmente, não é aeronave própria para tais manobras. Também concordo que é um negócio bem cafona, coisa de filhinho-de-papai. Mas os ralis não trazem algum perigo também? QUero dizer, quem já foi ver sabe que tem ponto que é suicídio ficar mas muitas vezes um piloto escapa num lugar onde deveria ser tranquilo…. portanto, quanto ao perigo, não tenho opinião formada. Mas que é cafona é!

Zalex
Zalex
15 anos atrás

Qualquer pessoa civilizada deveria boicotar os rodeios… barbaries como brigas de galo, touradas que matam os touros e rodeios, tudo lixo, que só demonstra o quanto ainda temos que evoluir.

Emerson
Emerson
15 anos atrás

Não entendo patavina de helicópteros, mas salvo engano o aparelho é um Robinson R44, algo assim como um catavento melhorado. Já voei numa coisa dessas e a mim pareceu temerário. Nessa macaquice aí, se uma das pás toca o chão, não quero nem pensar.

Gabriel Vargas
Gabriel Vargas
15 anos atrás

Se eu estivesse lá, processaria por colocarem a minha vida em risco.

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
15 anos atrás

Agora eu concordo com você!

Não sei exatamente as distâncias e altitudes mínimas para apresentações aéreas de helicópteros. Sei que estas não podem ser feitas sobre pessoas ou áreas densamente povoadas. O mínimo para um sobrevoo “normal” é de 500 pés sobre áreas despovoadas para aviões e para helicópteros é um pouco menor. Cerca de 300 pés, eu acho.

Como já foi dito, um errinho ou falar no equipamento, teríamos um processador de carne.

Ainda bem que não gosto nem um pouco de rodeios e sou piloto de avião!