UFA! | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 5 de março de 2009 - 21:12F-1

UFA!

SÃO PAULO (até que enfim) – Como prometido, para pegar as bolsas asiáticas abrindo (para quê?), Ross Brawn acaba de anunciar na Inglaterra que assumiu o controle da Honda na modalidade de “management buyout”, o que, suponho, seja algo como “eu vou tocando essa merda aqui do jeito que der, mas se não aparecer ninguém para comprar, me mando”.

Os pilotos serão mesmo Jenson Button e Rubens Barrichello. Agora é oficial. Serão dez as equipes no Mundial, e Button deverá fazer o shakedown do carro amanhã em Silverstone, para que ele possa ser usado nos testes de Barcelona na semana que vem.

Fique ligado no Grande Prêmio, que daqui a pouco começam a pingar os detalhes e as primeiras declarações.

Atualizando, pouco depois…

O site da Brawn GP Formula One Team entrou no ar. O logotipo preto e amarelo desperta suspeitas. O “BR” de pé e o resto em itálico poderiam indicar que a Petrobras estaria na parada. “Zero”, me garantiu uma fonte petrobrástica. Não tenho por que duvidar. Segundo essa fonte, em dezembro Ross Brawn comunicou à Petrobras que a Mercedes não aceitaria o uso de outros combustíveis e lubrificantes que não os da Mobil.

Alguns detalhes do release oficial: serão dois testes, e não apenas um, até a estreia no Mundial: de 9 a 12 em Barcelona e de 15 a 17 em Jerez. Boa notícia para o time.

O texto oficial diz que Ross Brawn passa a ser o dono da equipe, e que foi fechado um acordo com a Mercedes-Benz High Performance Engines para fornecimento de motor e câmbio. Os pilotos são descritos como “dois dos mais experientes” da categoria, e o comunicado chama a atenção para o fato de que, juntos, eles têm 423 GPs nas costas. É a dupla mais rodada do grid.

Brawn agradece à Honda e diz que é “uma pena” que não possa continuar trabalhando com os japoneses. Elogia o pessoal da fábrica em Brackley, “que nunca perdeu a motivação”, e celebra a manutenção da dupla BB, “capaz de encontrar a velocidade necessária [nos carros] no menor tempo possível”.

Hiroshi Oshima, picão da Honda, fala claramente que o time foi vendido a Ross Brawn. O que invalida a primeira frase deste post, sobre “management buyout” — que só vou deixar porque achei legal. Não sei com que dinheiro Brawn comprou a equipe, nem mesmo se teve de gastar alguma coisa. Talvez a Honda apenas tenha repassado o time ao seu controle, para não ter de gastar mais nada com a F-1. É o mais provável, uma doação para se livrar do problema.

E é isso. Acaba assim a longa novela da ex-Honda, iniciada em 5 de dezembro do ano passado, cuja única vítima acabou sendo Bruno Senna, que contava com a vaga. Mas ele não deve se lamentar. Vai amarrar seu burro na Mercedes, que tem motores em seis carros na categoria. Um deles deve sobrar para o primeiro-sobrinho no ano que vem.

107 comentários

  1. Doutor Marin disse:

    Camarada Gomes:

    Fique atento as palavras do Profeta Rubinho Nostracello:

    Agora compreende-se porque ele disse

    que é melhor que o Senna para a F-1.

    Aguardemos a confirmação das demais profecias de Nostracello.

  2. Fernando Duarte Gago - Santos/SP disse:

    Só uma pergunta. Porque meu comentário onde apenas existia o link com fotos do carro e fazia meu comentário a respeito do BR não foi aceito? Só porque o link era da globo.com?

    RESPOSTA DO FG:

    Só porque eu já tinha colocado fotos aqui, e porque tem fotos no meu site, também. E porque dar um link não é propriamente um comentário. O espaço é para comentários, não divulgar links.

  3. fabio disse:

    Quando olho as fotos divulgadas hoje e vejo a alegria de Jenson Button, a presença simpatica do Rubinho e a concentração de Ross Brawn ao lado do bólido branco/amarelo/preto, Poxa!, vou dizer uma coisa aqui bem alto e bom tom, VOU TORCER MUITO PRA ESTES CARAS. Toda a sorte do Mundo para esta equipe e tomara que este carrinho dê muito trabalho para as Grandes.Que sonho hein?

  4. Orlando disse:

    Não sei se alguém já postou aqui, mas acho que o BR em pé e o AWN em itálico deve ser o seguinte:
    BR awn
    BR ackley
    BR itish
    BR abham (teria o dedo $$$$) do Bernie o novo time?

  5. Gomes, o BR normal e o AWN em itálico é uma homenagem a Rubinho, (Barrichello, Rubens), ou uma satira ao Barrichello (Button e Rubens).

    O legal é que agora temos o BBB (Brawn, Button e Barrichello) na F1, será que aumetará a audiência no Brasil??? :D:D:D

    Um abraços à todos.

  6. Fill disse:

    Gosto muito da liberdade de expressao dada aos frequentadores aqui…
    Se vc falar algo que o FG nao gosta ou critica-lo sem baixarias, ele nao aprova o comentario!

  7. ALEX B. disse:

    Sem comentarios… torço pelo Barrica se divertir, é só!

  8. Eduardo Oliveira disse:

    Quero um boné da BrawnGP … Já deveriam vender estes “souvenirs” no site afinal sem patrocinador, precisam arrumar outros meios de levantar fundos !!!

  9. Alexnadre Gomes disse:

    ShakEdown do BGP-001…

  10. Carlos Tavares "Lars" disse:

    Essa do Barrichello dizer que teve gente que disse que “ninguém o queria mais”, penso que foi pra vc, Gomes.

    Mas eu concordo contigo, na época era o que parecia, realmente, caso o rumo das coisas tivesse sido o normal.

    Mas, as voltas que o mundo deu, contemplaram Barrichello, justamente, na minha opinião.

  11. Alexnadre Gomes disse:

    Parem de falar mal do McRubinho, o Highlander!!!

    Agora eu quero ver o shakdown…

    E o carro devia ter a cor básica preta… Humpf!!

  12. Marcelo Câmara (1 Carioca em SP) disse:

    Parabéns ao Rubinho. Pilotaço, de excelente caráter e experiência incomparável. Só escorrega quando abre a boca, mas até isto a experiência parece já ter corrigido (veja o sabático desaparecimeto recente dele nos USA). Quando a decisão saiu do fuinha do Nick Fry e passou para quem entende do riscado, a decisão só poderia ser a mais sábia.
    Que tenham boa sorte em 2009! O Rubinho merece.
    Abraço,

  13. Marcelo Witt disse:

    Ainda não ficou claro: Nick Fry fica, ou vai? Afinal, tem gente o excluindo, e tem outros o odiando por ficar. Tem alguma informação concreta acerca disso?

  14. Léo Engelmann disse:

    PetroBrawn.

  15. Jean Paul Jones disse:

    Hum, eu não acredito em Honda doou (é assim que escreve, doou?), por assim dizer, a equipe para o Ross Brawn. Mas, onde ele arrumou o dinheiro, e com essa crise toda, vai saber…

  16. Cesar Batista disse:

    Esse BR é realmente suspeito. Para 2010 nada garante que a equipe vai de Mercedes…com os Cosworth a 5 milhões.

    É muito fácil trocar o Preto pelo Verde e e mudar o tom do Amarelo…

    Ano que vem devemos ter a Petrobrás na Brawn…e talvez com Bruno Senna e a gasolina com o nome do tio Ayrton.

  17. Luiz Carlos disse:

    Acho que o BR é de Brackley, Braclei, Brackey, sei lá, enfim, a cidadezinha onde a equipe tem a sua sede.

  18. Alvaro disse:

    Pelos post da pra se ver claramente que a maioria é a favor do Barrichelo, uma minoria são de radicais contras

    Agora, quanto ao Bruno Sena, será que não ta todo mundo se iludindo tb, será que esse carinha é tudo o que falam, eu acho que não, pra mim ele vai chegar la mas vai ser apenas mais um piloto mediano como tantos outros

  19. Arthur Cerri disse:

    Complicado é entender os “sábios” escrevendo aih em cima!!

    O Bruno não tinha nada certo, fora isso, se o Rubinho é mercenário, problema dele e se fosse tão ruim como muitos dizem qual a vantagem de uma equipe mantê-lo? experiência? bom… em 1995 alguém flw isso?

    O q tudo isso importa pra gente? quero é ver corrida e quem acelera mais!! e ali meu, todo mundo acelera!! uns menos, outros mais… mas tá valendo!

  20. Marcio Vieira disse:

    O Bruno Senna se deu bem nessa.

    Esse carro da Brawn vai ser pior que a Forti Corse, aquela tartaruga amarela do Diniz.

    E o Di Grassi também. Aposto uma garrafa de Serramalte gelada que os dois estarão na F1 ano que vem.

  21. Squa disse:

    O BR em pé significa Brown Ross…

  22. Tuta disse:

    Mais um capítulo na história da F1…

  23. JT disse:

    Sugiro que o Ross Brawn entre em contato com o consultor de marketing do Real Potosi da Bolívia, para captar uns patrocínios…

    Brincadeira.

    Desde já sou um torcedor da Brawn: Brawn neles!

  24. Fred disse:

    Rubinho é tão lento, tão lento, que vai completar 17 temporadas e ainda não conseguiu chegar.
    Creio que os patrocinadores do Rubinho seja o “CACETA E PLANETA” e o “PÂNICO”.
    A audiência vai lá pra cima.

  25. Curty disse:

    O Ross Brawn não é bobo e manja muito mais de automobilismo que qualquer um aqui. Esses críticos do Barrichello são clara e obviamente moldados pelo péssimo humorístico da Globo e refletem a vergonhosa mania nacional de torcer contra e ridicularizar os atletas nacionais quando estes não são os campeões.

    Não se permancesse 17 temporadas consecutivas na F1 sem talento. A F1 é, antes de um esporte, um negócio. Ninguém joga pra perder. Se o Rubens fosse esse verme que se prega por aí, ele teria sido descartado logo, sem maiores delongas.

    Eu não sou fã do Barrichello, mas o que é justo, é justo.

    Quanto à Brawn GP, sei não. Pode ser que não emplaque, mas não me surpreenderá se começar a ganhar posições no grid a partir da terceira ou quarta etapa.

  26. Ylan Marcel disse:

    Mais um time fracassando no fundo do pelotão???

  27. vitão disse:

    management buyout é : vocês prometem vender uma equipe, e eu prometo pagar” . tudo no futuro.
    PArece que nenhuma das partes cumpriu a promessa no presente, então o futuro todo mundo já sabe. É bom o Ross procurar o mesmo advogado ( Gilles 313, cadê você?) do Aguri, ele já tem experiência no assunto.
    O tempo tá correndo, a primeira promissória cai daqui a 30 dias no banco, e as duplicatas da Mercedes já foram pra cobrança também. O Giancarlo Minardi é craque em escapar do oficial do cartório.
    Vai ser engraçado tudo isso.

  28. Roberto disse:

    Flávio outra interessante!

    Já que não têm um patrocinador a altura, eu suponho que as cores do carro serão branco, amarelo e preto.
    Tá parecendo as cores da Minardi de antigamente.
    Se depender do logotipo da equipe

  29. Roberto disse:

    Flávio

    Esse do caso da Petrobrás será incrível!

    Esse BR está muito suspeito.

    Eu acho que se Brawn não conseguir manter os motores Mercedes com Lubrificantes Mobil. Será que trocaria para Ferrari para utilizar os Lubrificantes da Petrobrás e assim ter um patrocinador a altura? Vamos esperar. Só especulações

  30. Roberto disse:

    A F1 está acabando?
    Perceberam a estratégia blogaiada e Gomes!!!
    Vejam só!

    Existe a GP2! Categoria de base e acesso para a F-1.

    Será que já estão começãndo pelos nomes.

    Não será GP1, mas GP.

    Brawn GP
    USFGP

    Daqui a pouco titio Bernie pedirá para todas as equipes tirar F-1 e ficar só GP.

    Querem voltar aos Grand-Prix de antigamente!

    Se bobear os futuros carros de F-1 não terão aerofólios.
    Terão painéis de publicidade passando na carenagem que nem os da Wall Street e estádios de futebol do mundo. Por LED’s.

    Padronização de todas as peças. Ficando a equipe de fabricá-las ou comprá-las de um fornecedor. Peças idênticas.

    Carenagens continuarão diferenciadas uma das outras.

    Quem diria. Retorno da Cosworth a F-1. Futura GP?

    É ver pra crer!

  31. Ricardo disse:

    Para ter experiência, ele deveria chamar o Piquet e o Mansell para correr na Petrobrown!

  32. Joaquim Souza disse:

    Só tem uma coisa que eu não gostei na Brawn Racing: NICK FRY!!!

    Porém a este detalhe, está nascendo uma equipe que pode dar trabalho este ano, onde ninguém sabe quem será o time a ser batido.

  33. Cynthia Portella disse:

    O que significa “shakedown” Flavinho? Beijinho!

    RESPOSTA DO FG:

    É uma verificação dos sistemas do carro, para ver se tudo está funcionando direito.

  34. Diogo disse:

    esse BR tá mais para petrobras isso sim… ainda mais com esse amarelo na cor do time. Não me espantará se o no nome do time for Petrobras Brawn…
    HAAHaahAHaAHaahAHaAHaHaAHaAHaHAAHaAHaHA

  35. Wendell Oliveira disse:

    Mais do que merecido a permanência do Barrichello na F1.
    Com esta definição..acabamos com aquela imagem de derrotado quie muitos aqui no Brasil fazem questão de declarar.

    ;)

  36. RONALDO SANTOS disse:

    FG

    Não posso concordar que o Bruno Senna seja vítima, o cara nunca mostrou nada nem mesmo na GP2 onde correu por times de ponta nas últimas temporadas. No meu entender o Bruno assim como o Nelsinho sobrevivem graças ao sobrenome.

    Acho que a maioria dos brasilieiros burros e palpiteiros que não entendem nada de automobismo deveriam respeitar uma pouco mais o Rubens, mesmo porque o cara está indo para a 17a. temporada na F1 onde poucos conseguem ficar, portanto, algo de bom ele deve ter, pois sempre foi muito superior as encrencas brasileiras que por lá passaram nos últimos anos, Cristian Fitipaldi, Zonta, Tarso Marques, Diniz, Moreno e Burti, estye último nem se fala pois mal anda na Estoque Car e ainda arrumou um emprego de comentarista na RG.

    Assim sendo, caros desinformados brasileiros respeitem mais o RB.

  37. Italo disse:

    Parabéns a Rubens Barrichello, vamos torcer por ele, pois ele merece.
    Meus pêsames às viúvas do Primeiro-Sobrinho.
    Fica pro ano que vem, quem sabe…..ele tem 2009 todo para mostrar algum serviço.
    Afinal, ser campeão de alguma coisa é importante para chegar a F1 e não apenas ter muito dinheiro e um sobrenome.

  38. Roberto Martinez disse:

    Final Feliz!

  39. Willians disse:

    Já temos garantido as 2 últimas vagas do grid, pois uma equipe que ainda não colocou o carro na pista está condenada a ficar na rabeira do grid. A não ser que um dos seus pilotos resolva andar muito. Coisa que é bastante improvável, pois nos 746.276 GPs que eles disputaram, já demonstraram incapacidade de sobra para andar lá na frente. O Barrichello tomou pau até do Johnny Herbert nos tempos da Stewart. Já o Buton, conseguiu a façanha de tomar pau do Barrichello ano passado. Ou seja, se eu fosse o Ross Brown, enviava meu currículo para a Ferrari. Pelo menos as cores da equipe (não deveria ser marrom?) demonstram a situação da nova equipe: a coisa está preta!

  40. isaac disse:

    caprichou na definição de management buyout !!!muito bom.

  41. Paulo Scopa disse:

    Bruno Senna vai ser titular da McLaren ano que vem no lugar do Kapacholainen. Fato!

  42. aguia disse:

    Apesar de não ser meu piloto predileto, Parabéns Rubens! Fique. Torço que dê certo. Foi muito humilhado pela torçida e pelas equipes Ferrari e Honda. Deu a volta por cima. Legal demais.

    Acho que o BR é de Ross Brawn (RB) invertido.

    Vamos ver se a “bagaça” anda melhor na reta com o mercedão, pelo menos. Quem viu o hondinha na reta de Interlagos certamente notou que o carro não era tão rápido como os outros.

    Que o Senna e principalmente o Lucas, achem um lugar melhor
    na F1 sem se queimarem.

    Foi melhor assim.

  43. Felipe Ribeiro disse:

    Olá Flávio!!!

    Ouvi comentários que o Rubinho iria correr de graça nessa temporada. Voce saberia me dizer se é verdade?? É normal acontecer isso até na F1, mesmo para um piloto com um futuro tão curto como é o caso do nosso compatriota? E o Button, recebe alguma coisa?? Não fica meio estranho para os membros da equipe, com um recebendo e outro fazendo “trabalho voluntário”?? Me desculpe pela quantidade imensa de pontos de interrogação. Grande abraço!
    Felipe.

  44. Breno Peixoto disse:

    Quem acompanha o GP sabe que os carros 2007-2008 da Honda eram tão ruins devido a erros grosseiros cometidos ainda no seu desenvolvimento, em túnel de vento.

    Quando tomou as rédeas da parte técnica da equipe, no início da temporada de 2008, Ross Brawn percebeu que a situação daquele modelo era irreversível, e resolveu concentrar esforços no carro de 2009. Isso foi amplamente divulgado.

    Com certeza o carro da Brawn GP está em um estágio de evolução mais avançado que das outras equipes.

    Vai surpreender muita gente…

  45. Edu Rodrigues disse:

    Na boa, tão dizendo que o Rubinho é mercenário e que tirou a vaga do Bruno Senna.
    O Bruno Senna não tinha vaga nenhuma garantida e ninguém o está julgando por seu próprio talento, mas sim pelo talento que o tio dele tinha. Eu teria feito a mesma escolha do Ross Brawn, já que, para um carro se desenvolver, você precisa de um exímio acertador de carro e que saiba passar muito bem as informações para os engenheiro (o Barrichello é dos melhores nesse aspecto), isso vai economizar um bom tempo de pista e uma boa grana. Motivação o Barrichello tem de sobra, se a gente for levar em consideração que essa vaga era a coisa que ele mais queria.
    Mercenário ele não é. Duvido muito que ele vai ganhar essa grana toda que vocês estão pensando.
    Ele não tirou a vaga de ninguém, pois a F1 não trocou pilotos esse ano (só entrou o Buémi).
    E, por último, ninguém fica na F1 esse tempo todo se não tiver talento.
    Não sou fão do Rubinho, mas contra fatos não há argumentos.

  46. Marco Túlio disse:

    Ô Gomes!

    Não tem mais moderação aqui não???
    O George chama o Rubinho de vagabundo e pilantra? Isso não é liberdade de expressão, é pura sacanagem. E o do Maurício, que o chama de mercenário, TUDO EM CAIXA ALTA, e ainda por cima repetido? Já teve dias melhores hein?

    Quanto aos que ficam azarando o Rubinho, devem entender de F1 bem mais que o Ross Brawn, um tal carinha que deu uma mãozinha prum certo alemãozinho ganhar, ao que me parece, uma meia dúzia de corridas…

    Ai ai ai

  47. Cláudio F-1 disse:

    Barrichelo deveria lançar uma linha de camisetas com a estampa: ” The Foreverman”. Em homenagem à sua imortalidade na categoria.

  48. Gláuber Baldi disse:

    Quem vai ficar com o carro 18 e quem vai ficar com o 19?
    O Nick Fry continua?

  49. Gláuber Baldi disse:

    Wanderley
    Pode ser também Brawn, Ross.
    Ou Bate e Roda.

    Lembram do escudo da Ferrari? Tirem as cores da bandeira italiana. Que cores restam?

    Será que a BRAWNGP vai de KERS na primeira corrida? Era o trunfo da falecida!

    E Barrica vai conseguir sair do carro pulando igual canguru pra não tomar choque?

  50. Earth Dreams disse:

    Muito coerente e apropriado os comentários do George Saint Alexander da Silva. Parabéns pelas palavras amigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>