MENU

domingo, 26 de abril de 2009 - 11:03F-1

BARENITAS (10)

SÃO PAULO (o tempo passa, o tempo voa, e a poupança Bamerindus continua numa boa) – Meus brothers Reginaldo Leme e Andre Jung que me perdoem, mas uma chuvinha é fundamental. Se o GP do Bahrein não foi ruim, esteve longe de ter sido excepcional. Mas serviu, como eles queriam, para colocar um pouco de ordem no galinheiro e ajudar a entender a real situação deste início de campeonato.

Com três vitórias em quatro corridas, Button e a Brawn fecham a primeira fase oriental da temporada com clara vantagem sobre todos. Jenson fez uma prova corretíssima, largando bem, contando com a má largada de Vettel e a crônica falta de ritmo da Toyota em corrida, e teve paciência e competência para esperar a primeira bateria de pit stops e, nos boxes, superar os dois Corollas. Mais Ross Brawn do que isso, impossível.

Internamente no time, Button já fincou sua bandeira de primeiro piloto. Tem 31 pontos, contra 19 de Barrichello, que terminou em quinto com um estranho segundo pit stop antecipado que lhe tirou uma ou duas posições no final — porque teve de parar três vezes nos boxes.

Como Vettel, que terminou em segundo, vem chegando nos pontos (tem 18) e a tendência é de aproximação de outras equipes a partir de Barcelona, podem anotar: Brawn, o dono, vai depositar todos seus esforços justificadamente naquele que está bem à frente no campeonato e, mais do que isso, cumpre aquilo que lhe pedem dos boxes. No caso da corrida de hoje, além da linda ultrapassagem sobre Hamilton no início (se ficasse atrás, sua corrida estaria comprometida), uma sequência de voltas rápidas entre as paradas de Glock e Trulli e a dele que o devolvessem à pista em primeiro.

Button guia bem, limpo, de forma elegante. E não desperdiça oportunidades. Está mostrando que os anos de ostracismo na Honda poderiam ter enterrado um cara muito bom.

Daqui a pouco eu volto para falar do resto.

71 comentários

  1. Leonardo Cerante disse:

    Barrichello só seria primeiro piloto se houvesse na equipe um clone de si mesmo.

  2. Edimervaldo disse:

    O grupo de ultrapassagens que o Galvão Bueno tanto gostava do nome acho que não fez muito efeito.

    O KERS tb tá virando um “push not to pass”, pra defender posições. Está causando o efeito contrário.

    Barrichello nunca vai se primeiro piloto porque sempre começa os campeonatos meio mal. Nos anos de Ferrari, mesmo q Schumacher não tivesse a preferência declaradamente, acabaria conquistando, porque em 5 corridas ele estava com mais de 40 pontos e o Rubens com 15.

    Se quiser q o Rubens tenha chance, só torcendo pro Button quebrar, mas não dá pra torcer contra ele, ele não merece.

  3. Marcio Ferreira disse:

    É hilário ver um bando de bananas que só sabem pilotar Gol, Celta, Palio e Uno Mille querendo desmerecer o trabalho do Barrichello. Somente 3 pilotos pontuaram em todas as corridas e Barrichello é um deles. Vice-líder do campeonato e piloto mais experiente da fórmula um, não é o melhor, mas está longe de ser o pior. E ainda tem zé mané que acha que isso é ser pacheco… é, o Ross Brawn deve ser Pacheco por preferir o Barrichello à uma lista de pilotos e entraram na F1 depois dele e já voltaram pra casa. Vão pilotar seus carrinhos 1.0 e cuidar das suas vidas. Se assiste corrida pra ver o Barrichello campeão pra melhorar a sua alto estima sugiro mudar de esporte, vai ver jogo de vôlei ou trocer pras ginastas. Eu assisto corrida porque gosto e não faz diferença se o Barrichello vai ser campeão ou não. O cara é um brasileiro que venceu no exterior, e por isso tem meu respeito e admiração e é só. Se tem gente melhor que ele, com certeza. Aliás aposto que deve ter muito piloto melhor que o Senna ou o Schumacher que nunca chegaram na F!, nem por isso devem ser considerados fracassados. Fracassado é quem faz o que não gosta pra sobreviver de salário e passa as horas vagas falando mal de quem se deu bem na vida como o Barrichello.

  4. MSM disse:

    Também achei o Gp meio paradão, mas no fim ganhou quem tem o melhor carro. O Button podeira ganhar na China, se o 2º SC não tivesse existido, pois estava com quase 30s de vantagem para os carros da Red BUll qd voltaram do pit stop. De qualquer forma mostra que a Brawn está fazendo um ótimo trabalho em todas as condições de pista. Só quem destoa é o Barrichello, embora hoje teve uma boa contribuição do Ross para chegar em 5º lugar. Mas chegaria atrás do inglês de novo e a equipe vai dar prioridade para o inglês, que aliás é melhor piloto que o futuro viajante no espaço.

  5. Seven disse:

    Que corrida chata! Não teve nenhuma chuvinha!!!

  6. Penelope Charmosa disse:

    Que peninha, ver o Kubica e Heidfeld, em posições tão ingratas…

  7. Penelope Charmosa disse:

    E a BMW ????????Q

  8. Penelope Charmosa disse:

    Quanto mais vejo o desempenho de Vettel nas corridas, mais certeza tenho, de se tratar de um talento nato…Segura, que quero vê….

  9. Jailson Silva disse:

    Um vitória apenas já não basta para Rubens Barrichelo, agora, para tentar equilibrar as coisas na Brawn, necessitaria de uma vitória e um abandono do seu companheiro de equipe. E isso teria que ocorrer já na próxima prova. O novo triunfo de Jenson Button, a reação da Red Bull e, sobretudo, sua péssima posição na corrida, em relação a disputa do título, o colocaram numa situação de 2º piloto inconteste, o que praticamente inviabiliza a possibilidade sequer de disputar o campeonato.
    O seu papel, porém, é de acreditar, trabalhar e tentar sempre. Mas a situação está critica.

  10. Antonio Silva disse:

    Acho que falta esmiuçar a parada do Barrichelo, havia razão para isso, ou o Ross Brawm fez cagada, quais são as explicações de ambos?

  11. Jailson Silva disse:

    Lamentável a postura Rubens Barrichello. É por essa e por outras que o piloto, que é um vencedor (suas vitórias, o recorde de provas disputadas, o respeito que possue na categoria são provas disso) na Fórmula 1, não tem o reconhecimento pelo que fez, e ainda faz, nas pistas. É verdade, também, que está longe de ser um ÀS, um campeão.

  12. Jeambro disse:

    O Barrica tá um porre. Putz, tá difícil torcer prá ele.

  13. Marcos Lauro disse:

    Porquê o Barrichello insiste na estratégia de três paradas sempre que tem a oportunidade de chegar na frente? É pra não chegar?

  14. ALEX B. disse:

    Thiago, não há maneira de um piloto que tem desempenho razoavel ser campeão!! Engraçado como as estrategias “geniais” do Ross, the boss, sempre dão certo para os colegas do Barrica, nunca pra ele. Vai ver ta no contrato. Credo!

  15. ALEX B. disse:

    Prezados Gomov e blogaiada,
    Barrica, campeão? Ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahhahahahahhhahahahahahah! E ele continua com o xororô!! Ele deve adora ser vice e ficar mais rico com isto! Como diz o Trajano, parei…

  16. Henrique Costa disse:

    Depois deste GP, no futuro best seller ” minha história como segundo piloto”, livro de Rubens Barrichello, poderá ter um capítulo com o título ” 3/4 vitórias de Button “.

    Sempre gostei muito do Rubens mas agora sim ele tá dando motivos para todos criticarem mais ele. E eu estou começando a pertencer a este grupo.

  17. Thiago disse:

    se o Barrichello , que é o vice lider, tem q se aposentar, o Felipe Massa e o piquet tem q se jogar da ponte

    O Button é muito bom,e não é lider a toa. Não precisa denegrir a imagem do barrichello pra mal justificar o fato do Button ser melhor – isso sim é discurso de mau perdedor (conhecido pela frase “a formula 1 depois de senna perdeu a graça”), e que fica assistindo casseta e planeta. Hehe

    Barrichello foi razoavel. Acho que ele poderia ter ido direto pro composto mais duro e lotado o tanque, de repente poderia surpreender no final, e pelo menos estar mais perto do hamilton. A equipe e o piloto tem que saber improvisar

    Piquet correu bem dessa vez, mas precisa melhorar, principalmente em classificação pra ganhar confiança,senão roda.

    Massa foi pessimo…se meteu entre kimi e barrichello e caiu pra ultimo. Mas brigar com Fisichella batendo roda e tomar 1 volta já é vexame. Não só da Ferrari, mas dele tambem – o Kimi pontuou, ora.

    Mais vexame que o Massa, só a BMW. Os dois em último.

  18. Gafanhoto disse:

    RB até para ir ao espaço tem que ficar atrás do alemão, ops, digo austriaco…. Pois do inglês já era…. aposenta…

  19. Marcio Vieira disse:

    Concordo: faltou chuva, uma batida, entrada do SC. Esses circuitos com 10km de área de escape são muito sem graça.

    Piquet foi bem, Bourdais razoável. Kova não, Webber não, Massa não.

    E agora o Rubinho vai falar o que? Estão me sabotando nessa equipe inglesa com piloto inglês, e eu sou só um brasileirinho nesse mundão todo!

    Terceira corrida que o Barrichello larga mal e está provado ser medroso nas ultrapassagens. Enfim, piloto banana.

    Muita gente aqui há menos de dois meses estava alucinado, torcendo exaustivamente pelo Barrichello, dizendo que ele é melhor que o Massa (pode até ser), e que ele tinha condições de ser campeão.

    Pergunto: aonde estão esses torcedores agora para elogiar o Barrichello???

    O cara é um banana, até quando dar voto de confiança/esperança para ele!?!?!??

  20. Mario disse:

    Porra, o Piquet hj não errou, combateu, chegou uma posição atrás do Alonso, saindo de muito atrás e nego tá de porrada nele. Virou esporte nacional. Aí ficam chorando a volta do Senna ou querem Senna sobrinho ou DiGrassi como se não houvessem outros pilotos no planeta Terra doidos por uma vaga na F1, ou como se eles fossem fazer muito melhor do que os que estão aí. Se falarmos de 2010, ok. Piquet dançou, Rubinete aposentou, etc, etc. Que venham esses messias do automobilismo tupiniquim… Agora se eles cagarem no pau, quero ver o que esse povo vai dizer…

  21. Beto Traballi disse:

    O locutor oficial ainda vai arrumar uma inimizade com a repórter oficial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>