FOTO DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 15 de abril de 2009 - 17:55Foto do dia

FOTO DO DIA

SÃO PAULO (voavam e não morriam) – “Volantes suicidas”. É o que está escrito na lateral do Corcelzinho que o Humberto Corradi mandou. A foto foi feita em Tarumã. Alguém já ouviu falar da equipe Jota Cardoso? Quem é o Jota Cardoso? Por onde anda Jota Cardoso?

34 comentários

  1. gostaria de parabelizar o carlos arano pelos seus comentarios e agradecer pelas palavras sitadas e dizer que o record da descida da serra é do carlos antunes e do filho e não do carlos cunha e dizer que a serra continua la no mesmo lugar e falo que se tiver alguem de alguma equipe que ficam falando que o record é de alguem que vá la na serra da imigrante e desça também ai pode dizer que desceram isso é para quem fica dizendo por ai que vai descer faz 17 anos que eu e meu pai descemos e ninguem foi la ainda e desceu mas blz sucesso a todos que praticam esse esporte

  2. Samira Cardoso disse:

    Caro Flavio Gomes, como disse anteriormente Paul Gregson, a equipe está sendo reativada apesar de nunca ter parado de vez. Sou a filha mais nova do Kiko. Meu avô o Jota Cardoso, esta muito bem.
    Com relação a um comentário acima, meu pai Kiko faleceu de acidete de trânsito, não fazendo as manobras, afinal as rodovias são mais perigosas que nossas apresentações, uma vez que todas são muito bem treinadas.

    Grande abraço…

    • Leandro Gallo disse:

      Samira, legal vcs retomarem as atividades, tomara que voltem a se apresentar em breve e consigam sucesso!!! As apresentações ainda existentes hoje no Brasil nesse ramo não chegam perto da ousadia do passado.

      Boa sorte e que venha o show!!!!

      Grande abraço,

      Leandro

  3. MARCO ANTONIO CARDOSO disse:

    EU SOU SOBRINHO DO DO ZEZINHO BRASIL, MORO EM CAXIAS DO SUL RS E MEU PAI (IRMAO DO ZEZINHO) FALOU MUITAS HISTORIAS A RESPEITO DO ZEZINHO, QUE EM 1984 ESTEVE EM CAXIAS FAZENDO O LOOPING DA MORTE COM 147.

  4. Paul Gregson disse:

    Amigo Flávio, com o incentivo do amigo Maurício de São Leopoldo/RS pude conhecer e registrar a saga de JOTA CARDOSO, já que sua neta (Samira) pretende retomar as atividades da equipe. O JOTA está bem obrigado, assim como o Ivan, o principal piloto da equipe, ambos morando não muito longe de SP-Capital. Matéria completa na Revista Classic Show deste mês. FORD abraço, Paul

  5. edu disse:

    ola a todos, sou do meio de shows trabalho com carro e motos atualmente moro em portugal mas faco shows pelo mundo com uma equipe de italianos, sobre o Jota Cardoso, eu tenho um video do looping, logo colocarei no you tube, tem pouca qaulidade mas se ve bem virando o carro, esse e meu site
    http://www.edumotorshow.com abraco.

  6. Cristiano disse:

    Olá meus amigos, bom quem souber me informar o paradeiro da Equipe CAJ de Carlinhos Antunes “Rene” bem com seu filho Clausner mais conhecido como Mesquita aquele que desceu a serra de santos sobre duas rodas favor me enviar uma imail, segundo o nosso companheiro Marcos Arano que Clausner esta fazendo eventos com sua equipe CLAFLAMA, mesmo assim quem souber me informar mande um imail por favor sou Cristiano conhecido por “KIKI” ex. integrante da equipe de Carlinhos e parachoque humano da mesma equipe, abraços a todos que adoram manobras espetaculares

  7. OLÁ MEU AMIGO, TAMBEM FIQUEI TRISTE COM A ESTORIA DO FILHO DO JOTA CARDOSO, TODOS NOS PILOTOS SOFREMOS RISCOS DE VIDA. MAS ARISCAMOS ESSA ATIVIDADE INCOMUM. POREM SOU MUITO FELIZ COM O QUE FAÇO E SEMPRE LEVANDO A APURA ADRENALINA AO PUBLICO. CONTO COM DEUS EM TODAS MANOBRAS. TAMBEM RESPEITAMOS O NOSSO PUBLICO COM SUPER ISOLAMENTO DE SEGURANÇA.FICA AI UMA RECORDAÇAO. DO NOSSO AMIGO JOTA CARDOSO.E SUA EQUIPE. UM FORTE ABRAÇO MAX GARCIA. .

  8. FAVOR DESCONSIDERAR OS DOIS ANTERIORES – POIS POSSUEM ERROS DE CONCORDÂNCIA

    ABAIXO SEGUE CORREÇÃO

    orkut – MARCOS ARANO EQUIPE CARLOS ARANO AUTO SHOW

    OLÁ SOBRE JOTA CARDOSO OS COMPANHEIROS QUE ME PRECEDERAM TECERAM GRANDES COMENTÁRIOS SOBRE A HISTÓRIA DESSE GRANDE PILOTO E SUA EQUIPE, O QUE TORNA TALVEZ MINHA EXPOSIÇÃO QUASE SEM VALOR, PORÉM APROVEITO, ESSE ESPAÇO, PARA TAMBÉM EXPOR OUTROS GRANDES PILOTOS DE MANOBRAS COMO O STEVES DA VOLKSWAGEM, EUCLIDES PINHEIRO, CARLOS CUNHA DA CHEVROLET, SIDNEY PRADO DA FORD, WALMIR RIBEIRO, O PERES COMPANHEIRO DO EUCLIDES, JEAN SUNNY – QUE INTRODUZIU AS MANOBRAS NO BRASIL, CARLINHOS ANTUNES “RENE” (AQUI NAUM POSSO DEIXAR DE FRISAR, FLÁVIO, QUE ESTE FOI O PILOTO OFICIAL DA LADA DO BRASIL E COM UM LADA LAIKA DESCEU DE SÃO PAULO A SANTOS PELA SERRA, MOMENTO IMORTALIZADO PELA FILMAGEM FEITA PELO PROGRAMA FANTÁSTICO DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO) – TEM COMO FILHO TAMBÉM PILOTO O CLAUSNER QUE O ACOMPANHOU NA LADA E EQUIPE RENE JÚNIOR, ELE É EX PILOTO DA FORD DO BRASIL E ATUALMENTE FAZENDO EVENTOS NA SUA EQUIPE CLAFLAMA. E GOSTARIA DE SER MAIS ABRANGENTE E DEIXAR AQUI UM POUCO MAIS DE PESSOAS AMANTES DAS MANOBRAS QUE ATUAM OU ATUARAM NUM PASSADO DISTANTE COMO PILOTOS DE MANOBRAS:
    Goran Eliasson (Sweden),Severick Sooderman (Sweden),Listyh Acrobs (Austria), Donald Mcgreen (USA),Melito Lopes (Espana), Lars Bridge (USA),Brian Motyn (USA), J.P. Steves (São Paulo SP – Brasil), Carlos Cunha (Sumare SP – Brasil), Edge (USA), Russ Swift (England), Paul Swift (England), Tony Peterson (USA), Tim Chitwood (USA), Jota Cardoso (Brasil), Múcio Eustáquio (Taguatinga DF – Brasil), Sidney Prado (São Paulo SP – Brasil), Holer Togni (Italia), Kenneth Ericsson (Sweden), Dave Ackland (Ucrânia),Kenneth Backlund (Sweden), Kevin Flynn (Australian), Bob Ore (USA), Marcos/Carlos Arano (Jaboticabal SP – Brasil) Cassio Phyra (Campo Grande – Brasil), Gustavo Carvalho (Brasília DF – Brasil), Walter Marquetti/ Pimentel (Tarumã RS – Brasil), Moacir Ômega (Fernandópolis SP – Brasil), Petrúcio Linhares (Caruaru PE – Brasil), Carlos Antunes (São Paulo SP – Brasil), Marcello Ômega (Sumare SP – Brasil). Waldemir Freitag (Cristalina GO – Brasil), Jack Kochman (Canadian), Greg Watkins (EUA), Bob Ore (EUA), Michael Moody (EUA), Paul Riddell (CANADA), Charlie Belknap’s EUA, Michael Johnson (EUA), Butch Grier (EUA), Butch Laswell(EUA), Butch Whitehead (EUA), Buttercup Pierce(EUA) , Ray Boyea (EUA),, Tonny Petersen (EUA),, Kevin Leonard (EUA), Buzz Bundy(EUA), Jimmy Curry (EUA), Kevin Leonard (EUA), Buzz Bundy (EUA) Jack Kochman (EUA) Lucky Teter (Canadian), Max Garcia Adrenalina Sport Motors (Brasil), Antonio Peres (Brasil), Bengt Dahl(Sweden), Jean Pennholm(Sweden), Kent Anderson(Sweden), Romuald Sunny(France), Jean Sunny(France), Peres, Steves e Euclides Pinheiros os pioneiros no Brasil

    BOM ACHO QUE É ISSO – SE QUISER SABER DE ALGUMA COISA SOBRE PILOTOS E EU SABENDO ESTOU A DISPOSIÇÃO. UM ABRAÇO
    MARCOS ARANO msn: marchegiani@ig.com.br ou marcosaranoequipecarlosaranoautoshow@hotmail.com

  9. Sergio disse:

    …Aqui em Vitória, me lembro que eles destruiam vários calhambeques, baratas de ferros-velhos que eram garibados prá levarem porradas uns nos outros, um verdadeiro ‘destruition derby” antes da “grande apresentação da mais moderna da tecnologia Ford nessas paragens(sic!), o Corcel.

  10. Sergio disse:

    Foi uma maravilhosa surpresa essa foto! Vi esses caras há pelo menos 30 anos, fazendo uma apresentação no estádio da outrora gloriosa Desportiva Ferroviaria (hoje, um ex-time que se chama Desportiva Capixaba). Putz, velhas recordações…adorei!

  11. Edilson Vieira disse:

    Vi esse show do Jota Cardoso na inauguração do autódromo de rua Joana Bezerra, aqui no Recife, final da década de 80. O Fiatizinho já parecia bem surrado e o pessoal invadiu a pista para ver o show de perto. Juntou gente prá dedéu. Cara, eu devia ter uns 15 anos e curti mais o vôo de rampa à rampa. Pudera, eu era fã do Gerneral Lee da série Os Gatões, lembram?

  12. Marcos Guma disse:

    Se alguem se interessar, tenho um Corcel 1970 igual ao da foto para vender, é só procurar nos sites especializados em carros antigos que tem a foto dele.

  13. ALEX B. disse:

    Prefiro os do Senhor dos Corcéis!!!

  14. Eric disse:

    Esse blog é phoda…..os assuntos nunca passam em branco!!!!!!!!

    Show de bola!!!!!

  15. Sandro - Rondonopolis - MT disse:

    kara voces fizeram eu lembrar o ano de 1980 em Ponta Grossa – PR, eu morava lá, e esse pessoal do Jota Cardoso foi fazer um show com os caros da Fiat, eram 147 cara alta, sem parachoques, tinha um azul claro me lembro como hoje, que passava na roda fazendo o looping, e o kara do som narrando ficava falando para todos prestarem atenção que na roda seria muito rapido se nao ficasse fixo o olhar nao conseguiria ver a manobra etc… foi no estadio de futebol do operário time local, e não é que teve gente que saiu falando que nao viu o carro passar pela roda e que era enganção, mas podem ter certeza o Jota passou pela roda sim, meu pai até tirou foto, vou procurar lá na casa dele final de semana e se achar eu vou mandar pra voce postar Flavio…

  16. Wolf disse:

    Rapaiz, essa história daria um PUSTA filme hein!

    Já pensou ele todo ambientado e utilizando carros da época ??

    Ver na telona Gordinis, Corcéis e 147´s fazendo acrobacias ??

    SHOW,SHOW, SHOW !!!!!!!

  17. Guilherme Corrêa disse:

    Eu vi um show deles no aniversário de Araraquara dentro do estádo da Ferroviária. O João Carlos Albuquerque veio de Brotas só pra ver o evento kkk (sacanagem). Mas o show deles foi em 75
    abç a todos
    Guilherme Corrêa (agora na A3)

  18. disse:

    Caraca, me lembrei, faziam o looping numa pista de madeira, se fosse hj. era pintar de laranja. Hot Wheels nem existia.

  19. ECE disse:

    Encontrei em
    http://www.parana-online.com.br/canal/automoveis/news/26020/
    …Mas uma das matérias que marcaram a atuação do Jornal do Automóvel em nosso automobilismo, foi a cobertura com exclusividade (“furo”) do “Looping da Morte”, realizado no Autódromo de Pinhais. Em agosto de 1977, o conhecido homem de “shows” automobilísticos Jota Cardoso, responsável pela famosa equipe dos Volantes Voadores, que maravilhava as platéias sul-americanas com seus “vôos sobre rampa”, “derrapagens controladas” e “trombadas provocadas”, resolveu colocar em prática um sonho seu: o “Looping da Morte”.

    Jota Cardoso e sua equipe montaram então no Autódromo de Pinhais, uma estrutura circular de madeira, de aproximadamente 360 graus e com cerca de 15 metros de altura, através da qual carro de sua equipe, realizaria volta completa, verdadeiro “looping da morte”.

    Para realizar a arriscada façanha, J. Cardoso escolheu seu melhor piloto (Ivan), que depois de vistoriar a estrutura circular de madeira, e resolveram tentar a façanha inédita, o “looping”.

    Após aquecer o motor de seu carro e dar algumas voltas pela pista do Autódromo e sob olhares de seus companheiros de equipe e outras pessoas presentes, a uma velocidade de aproximada de 70 km/horários, entrou na estrutura e deu início ao “looping” da morte.

    Mas um imprevisto aconteceu. A estrutura “trabalhou” um pouco, e o carro após vencer mais da metade da circunferência “estolou”, indo bater com a suspensão dianteira na parte baixa da estrutura, após uma queda de aproximadamente 10 metros. Ouviu-se o ruído de tábuas partindo-se. O susto na ocasião, foi grande.

    Conduzido para fora do Autódromo pelo jornalista Antônio Cipriano Bispo, para ser medicado (com pequenas escoriações), Ivan reclamando da falta de sorte comentava: “Não foi nada. Na próxima eu atinjo a velocidade perfeita e tudo bem.”

    O “looping” foi fotografado pelo colaborador do Jornal do Automóvel, Catta Pretta, que juntamente com o editor do caderno (A. C. Bispo), assistiram a façanha da equipe Jota Cardoso. Um momento histórico que ficou registrado com exclusividade no Jornal do Automóvel.

  20. Julio Cesar Gaudioso disse:

    O Corcel realmente era lindo e naquela época lotar Tarumã era fácil;
    Na inauguração, meses antes, mais de 120 mil pagaram ingresso. Mas era outro Brasil. Quem esteve lá não esquece nunca.

  21. Daniel Quirino Oliveira disse:

    Flávio,

    Outro dia, em Alphaville, eu encontrei uma pequena raridade: um Gurgel “cabriolet”, com algumas das placas de fibra substituídas por placas de acrílico. Ficou tão bacana e chamativo que os vários carrões alphavillenses ficaram totalmente ofuscados por esta belezinha. Eis a foto: http://www.flickr.com/photos/danielqo/3438493230/

    RESPOSTA DO FG:

    É um Motomachine cabriolet, raríssimo!

  22. Lucas disse:

    Fala Flávio, blza?

    Sou de Jarinu (sem acento), terra do Jota Cardoso.
    Frequento seu blog diariamente, me divirto muito com seu humor (mau humor em alguns casos) sobre os assuntos e qual não foi minha grata surpresa ao encontrar com a foto do Corcel que o Jota usava em seus shows.
    infelizmente, o desfecho da história do Jota Cardoso e Cia não é dos mais animadores. Ele perdeu, por incrível que pareça, num acidente bobo na rodovia D. Pedro, seu filho Kiko, que estava dando continuidade ao projeto e depois desse trágico acontecimento, perdeu o tezão e parou com os shows (raramente ele o faz no aniversário de Jarinu).
    Todas as pessoas envolvidas nos shows estão, hoje, em outra atividade, com excessão do próprio Jota e a esposa que já são aposentados. Se eu não me engano as idades, na casa dos 80.
    O Ivan, que era o grande espetáculo, hoje, veja só, trabalha em balcão de bar, mas tem muitas histórias pra contar. Uma delas é sobre esse Corcel da foto, que diz que a Ford estava para lançar a versão GT e quando o Jota Cardoso apresentou o projeto da Roda da Morte, a Ford não se interessou pois ficou com medo de que um acidente no show pudesse manchar a imagem do novo carro. Então, Jota foi até Betim, apresentou a idéia para a Fiat, que comprou na hora e ele já deixou o Corcel no pátio e voltou de 147. E o pior é que eles nem tinham construído a Roda e nem sabiam se daria certo. Mas a história é mais longa e pode ser contada numa outra oportunidade….

    Valeu..

    Grande abraço!!!

    Como alguns coment

    • Sergio Ricardo D. Claudino disse:

      Oi, Lucas hoje é dia 02/01/2010 e fiquei com saudades da equipe J.Cardoso e procurando este assunto na internet achei seu comentario para o Flavio Gomes . E gostaria muito de rever o Ivan pois era fã dele, minha mãe que organizava os shows junto as prefeituras (coisas de politica) após a morte do Kiko nunca mais os vi . Voçe sabe aonde o Ivan está trabalhando,pois seria otimo rever e escutar suas historias. Deixo meu tel 011-4653-5655 caso seja necessário e meu email. grato
      Sergio Ricardo

  23. Detalhe para a multidão pregada no alambrado.

    Parece o Majestoso em jogo importante.

  24. nico disse:

    Eu sei quem foi Jota Cardoso.
    I was there, in Taruman…
    ehehehe
    FG how naïve you are, ehehehe

  25. Varlei disse:

    Eu vi uma vez eles fazendo looping (roda da morte) com fiat 147 , eu era bem pequeno tinha uns nove dez anos em São Caetano do Sul, foi bem legal, nunca vi mais ninguem fazendo isto com carros, pelo menos no Brasil.

  26. Antonio Carlos Spada disse:

    Esqueci….

    Ele mora na cidade de Jarinú – SP.

    Adora pilotar avião, acordionista com Cd’s gravados e se sentar em qq carro, saí fazendo acrobacias..rsrs…uma grande figura!

  27. Antonio Carlos Spada disse:

    Flávio,

    Jota Cardoso ou (Zézinho Brasil), iniciou a sua carreira automobilistica na década de 60 correndo com Willys, Gordinis, Berlinetas.

    Na década de 70 mudou para a Ford, com vôos rampa a rampa com Corcel, Mavericks e F-100.

    Década de 80, entrou na Fiat e “patentiou” a famosa Roda da Morte e fazia shows pelo Brasil inteiro juntamente com sua esposa , filho e o Ivan (quem fazia o looping).

    Ele era contratado pela própria fábrica e seus shows contavam com cavalos de pau, rampa a rampa, duas rodas e a roda da morte.

    Fiquei muito feliz com esta lembrança.

    Abs

    Antonio Carlos Spada – Santos – SP.

  28. O que me impressiona nessa foto ,não foi o belo corcelzinho e sim o grande público que lotava o autodromo , e ainda de pé sem assentos ou cadeiras , isso sim é amor a velocidade , hoje se vc for vender ingressos não tem uma categoria no brasil que ponha mais de 15 mil pessoas nos autodromos.

  29. Jota Cardoso pode ser eu, pode ser meu pai…

  30. vitão disse:

    primo do Dunha ? borther do Mario?

  31. Nadson disse:

    Ah… e tinha looping também…

  32. Nadson disse:

    Flávio, estes caras faziam apresentações em eventos de qualquer natureza. Tive a oportunidade de vê-los em ação há uns 20 anos em Campo limpo Paulista, quando foram contratados pela Prefeitura, para as festividades de aniversário do Município.

    Fizeram a apresentação na pista de atletismo do Estádio Municipal lotado.

    Entre as acrobacias estavam:

    Andar sobre duas rodas, saltar de uma rampa a outra, amarrar um corajoso no para-choque dianteiro e brecar muito próximo de outro carro, saltar pela temida roda de fogo…

    Na época já utilizavam Gol e Voyage. Era um show bem legal.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>