JORNALISMO CHINFRIM

SÃO PAULO (não é à toa…) – Agradeço a todos os blogueiros que me mandaram, hoje, o recorte anexo. Trata-se de um texto publicado na “Gazeta Mercantil” de hoje sob o título impreciso e mentiroso “Rússia dá bilhões de dólares para a produção do ultrapassado Lada”. A “GM” é um jornal que já teve uma certa importância. Mas nos últimos anos passou por péssimas administrações, demitiu gente, enfrentou greves, não pagou salários. Hoje, nem sei direito quem é o dono. A outrora relevante “GM” não tem mais o menor peso. Ninguém lê. O “Valor” ocupou seu lugar como único jornal de economia importante do país.

A explicação para a decadência sans elegance são textos como essa porcaria aí do lado. Como é difícil de ler, reproduzo alguns trechinhos. Originalmente foi publicado no “The New York Times”, que deve ter um correspondente picareta em Moscou, de onde manda uma matéria por semana e passa o resto dos dias enchendo a cara de vodca e comendo as putas russas.

Nesta semana, resolveu falar sobre a indústria automotiva da antiga URSS, que estaria recebendo “bilhões” do governo russo. A tradução da “GM” é tão ridícula que já erra no crédito, o nome da cidade de onde supostamente o picareta mandou seu texto: “Tolyatti”. Claro que para leitores analfabetos americanos Togliatti, o nome correto da cidade, seria algo quase ilegível e certamente impronunciável. Pena que não tenho o nome do autor da matéria. Se tivesse, mandaria um e-mail para ele dizendo que “Tolyatti é seu cu”.

Aí ele começa a vomitar suas bobagens. “A fábrica aqui vem repetindo a mesma versão do Lada, o típico retangular do ex-Bloco Oriental, por quatro décadas.” Ah, é? O 2107, modelo ao qual a besta deve se referir, é apenas um dos carros fabricados pela Autovaz. Ainda tem toda a linha Kalina, Samara, Priora, a plataforma do 110, o Chevrolet Niva, o 4×4… Mas o cretino só viu o 2107 — que lá no fim do texto ele chama de “Klassika”, e gostaria muito de saber de onde tirou esse nome; o 2107 é chamado de “Classic”, e o animal acha engraçadinho escrever qualquer palavra supostamente em russo com K, algo simpático aqui no blog, por exemplo, mas patético num jornal como o “NYT”.

Aí vem um parágrafo que começa assim: “Conhecida como Avtovaz…”. Conhecida como? Primeiro, na transliteração, é Autovaz com U, não com V. Depois, a fábrica não é “conhecida como”. Ela se chama Autovaz. Seria o mesmo que escrever “conhecida como Ford, a fábrica de Detroit” etc. Para piorar, logo depois tem um ridículo parêntese “pronuncia-se aft-OV-az”, e o energúmeno que fez a tradução para a “Gazeta” manteve a importantíssima explicação. “Aft”? Puta que o pariu.

Continuando… “Conhecida como Avtovaz, é uma das fábricas automotivas menos eficientes de todo o mundo — cada operário produz, em média, oito carros por ano, em comparação com os 36 por ano na linha de montagem da General Motors em Bowling Green, Ky., por exemplo”. Porra, o cara tem a manha de usar a GM como parâmetro! A GM! Essa lata de lixo quebrada que está sangrando os cofres americanos e não tem para onde ir! Tenha santa paciência… E o que é “Bowling Green, Ky.”? KY, para mim, é aquele gel. Como pode um jornal brasileiro publicar uma tradução nesses termos?

E continua, a anta… “Mesmo assim o governo está concedendo à Avtovaz (aqui entra o parêntese sobre a pronúncia) bilhões de dólares em ajuda sem pedir nada em troca.” Beleza de apuração. Quantos bilhões, ó psicopata das letras? Dois? Cinco? Noventa? Nem uma palavra sobre a quantia. Escreve bilhões que impressiona. Ninguém vai perguntar quanto, mesmo. “Nada de demitir o principal executivo. Nada de negociar os contratos dos trabalhadores” e etc. Cartilha que está sendo executada à perfeição na economia dos EUA, não é mesmo? Opa…

Tem mais: “(…) A ajuda (…), ao estilo russo, pretende mais garantir a tranquilidade nas ruas do que reestruturar um negócio, para tristeza de alguns críticos que acham que um arrocho seria melhor.” Quer dizer que a tranquilidade de 120 mil operários é menos importante que um arrocho? E quem são esses críticos? Ele cita um obscuro ex-primeiro-ministro também com a grafia errada. Ora, ora. Preciso descobrir o nome do autor dessa matéria. Um imbecil, como diz nosso Mestre Joca, analfabeto de pai, mãe e parteira. Mandaria mais um e-mail bem educado. Arrocho de cu é rola, toupeira.

A Autovaz, aparentemente, foi ouvida, embora não apareça o nome de ninguém, apenas uma declaração apócrifa: “A Avtovaz não demitiu ninguém e não pretende fazê-lo.” É o que presta no texto. Grandes empresas não têm de sair demitindo ao primeiro sinal de crise. Se a Lada não está demitindo, palmas para ela.

E que essa besta de correspondente deixe a Rússia, pegue um avião e vá a Detroit. Verá que a antiga capital mundial do automóvel é, hoje, uma cidade-fantasma, com milhares de pessoas sem emprego, pedindo esmolas nas ruas, perdendo horas na fila da sopa gratuita, por conta da ineficácia da indústria americana.

Mas se resolver ficar em Moscou, que fique. Tomara que seja atropelado por um Niva. Quanto à “Gazeta”, que procure redatores melhores. 

Subscribe
Notify of
guest

152 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pauloantônio Libardoni
Pauloantônio Libardoni
11 anos atrás

O que não é eficaz que seja eficiente.

jefferson AM
jefferson AM
13 anos atrás

Foi boa sua reportagem em defesa da montadora Russa
esse correspondente e uma besta de naris grande um abraco para as muheres de la xau fui

Coyote
Coyote
15 anos atrás

Seu Madruga,

Daqui a pouco alguém pode duvidar do seu comentário porque vc escreveu Das Kapital. Eu citei essa frase no meu comentário e a atribuí a Carl Marx. Erro meu. Mas, em vez de se ater à frase e ao seu conteúdo um tal Rodrigo /duarte preferiu estacionar no meu erro, como se dele pudessem extrair alguma utilidade. Quão estúpido!

A situação lembra um texto bíblico “Rute e Raquel”. Jesus visita a casa das duas. Uma ficou conversando com o Mestre. A outra foi para a lide doméstica. Coitada, preferiu a companhia das panelas sujas da cozinha.

A estupidez é atemporal.

Seu Madruga
Seu Madruga
15 anos atrás

Leiam: “Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado”. Karl Marx, Das Kapital, 1867. Agora me digam: o velhinho estava ou não estava certo?????

eu
eu
15 anos atrás

ah creio que você FG esta se superando no tratamento de suas palavras, concordo que o blig é teu e que tenha até uma atenção razoável dos aficcionados pela velocidade, tal qual a minha, mas dispenso seu linguajar sujo que realmente não é o que eu utilizo dentro de casa ou com meus amigos. Vê se “manera”FG !

eu
eu
15 anos atrás

Malditos russos, porque estão dando dinheiro para a Lada? Tema que deixar falir esta bomba e sumir com essa gama toda de veiculos, quem sabe montar uma linha de produção de vodka, falta do que fazer com dinheiro é fod…..

Coyote
Coyote
15 anos atrás

Rodrigo Duarte, pode ser que seja mesmo esse o seu nome.

Coyote
Coyote
15 anos atrás

Vitão, vc nunca ouviu falar no PROER?

MM
MM
15 anos atrás

Há um tempo atrás o Flávio e o Reinaldo Azevedo (Revista Veja) trocaram farpas em seus blogs, nada sobre carros, apenas divergências políticas. O Azevedo faz a linha Conservador, com um discurso bem radical, defende o direito a riqueza e despreza tudo que vem do PT. É na verdade uma caricatura patética, com argumentos bem escritos e sofisticados, mas quase sempre incompletos. Ele se orgulha de dizer a verdade, sem medo ou censura, mas quase sempre omite ou não considera qualquer fato e evidência contrários ao seu argumento.
Até aí foda-se (como diria o Flávio…). O que realmente me surpreende é como em textos como este, o Flávio se pareça com o Azevedo. E seus leitores se comportem exatamente da mesma forma, apoiando argumentos incompletos e ofendendo qualquer opinião contrária.
Não consigo realmente acreditar que o texto do Flávio seja totalmente sério, é tão obviamente incoerente, hipócrita e excessivamente emocional, que poderia ser um factóide, uma brincadeira ou apenas ironia. Mas o efeito que causa em seus leitores, não é produtivo, nem saudável.

Ps. A melhor forma de confirmar que é tudo uma grande piada, é me mandar tomar no cu. Mas seja como for, eu não iria…

antonio
antonio
15 anos atrás

O mais engraçado é que a blogaiada aproveita o xingatório do FG pra escrever comentarios com igual teor de palavrões,o que nãoé normal.

Que sirva pro FG ver como ele influencia as pessoas ….

Ariel Vieira
Ariel Vieira
15 anos atrás

a semana começou boa. Depois da vitória do corinthians, o Flavio escancarou legal a Gazeta Mercantil, to rachando de tanto rir.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Esse FG só quer mesmo polemizar com essa lenga-lenga (tem reforma aqui?) e conseguir + visitas graças as suas defesas da Lada…DKW ainda passa mas, Lada? Só Lad..eira abaixo!!!

Pedro Reys
Pedro Reys
15 anos atrás

Caro Pedro, meu chará do seguinte comentário:

“Com relação à produtividade da fábrica, realmente é difícil de entender. Qualquer empresa que cumpra seu papel social tem o dever de otimizar seus processos e evitar disperdícios (…) Mas não faz sentido um russo que não tem nada a ver com a LADA pagar impostos e os mesmos serem revertidos para a manutenção de uma fabrica pouco eficiente.”

Você fez um samba do crioulo doido de homens-de-palha nesse seu comentário.

Produtividade e eficiência de nada tem a ver com o sucesso de um processo de manufatura. Sugiro que leia um pouco de Goldratt – comece por ‘A meta’ – para entender um pouco sobre a Teoria das Restrições. Aliás, o pessoal de Detroit deveria lê-lo também. E claro, o jornalista do NYT, para entender que os números comparativos apresentados, entre a Lada e a GM, na verdade depoem CONTRA a fábrica de Detroit, e não a seu favor.

It’s all about throughput, not efficiency nor productivity!

Mario
Mario
15 anos atrás

Flavio:

Porrada neles!!

Engraçado esses otários que se divertem com fim do comunismo dizendo que o capitalismo “venceu”…. Venceu?? E o império, caindo de podre??? Europeus baba-ovo a reboque.. E agora, quem vai arrumar um plano Marshall pra eles?? Os Incas Venusianos?? Só um detalhe: Não esculacha a Chevrolet, GM a parte. Vc pode ser atropelado por um Bel Air… Abraço!

ricardo74mg
ricardo74mg
15 anos atrás

Além de concordar em gênero, número e grau com suas críticas (fiquei chocado com a falta de profissionaismo da Gazeta), acho que deveríamos inundar a caixa postal desse outrora relevante jornal com reclamações contra o teor tendencioso, mal informado (desinformado seria melhor) e completamente despropositado da matéria! A Autovaz merece um desgravo, no minimo!

Wagner Oliveira
15 anos atrás

Olá Flávio

Parabéns pelas palavras que vez ou outra devem ser ditas… O palavrão faz parte da linguagem, e portanto deve ser usado para expressar exatamente o sentimento do redator, afinal de contas isto é um blog, onde você tem a liberdade de “falar” das coisas que fazem parte do “seu mundo”, compartilhando conosco todo o seu conhecimento sobre “as coisas que andam”. Continuarei assíduo leitor. E quem não gostou, que vá tomar no cú!

Bruno Taddei
Bruno Taddei
15 anos atrás

Não entendo voce Gomes, normalmente mete o pau na Globo, mas quando convém, como neste caso do Valor Econômico, que nada mais é que parte da Globo, como voce bem sabe, a enche de elogios.
Falando em seriedade jornalistica, há que se analisar o historico do jornal, e neste aspecto a Gazeta da de 10 no Valor.
Quanto ao comparativo com a GM até concordo que atualmente esta não é parametro para ninguem, mas a Autovaz, (ou Avtovaz ?) em termos de produtividade, qualidade e tecnologia deixa a dever até para as piores empresas “copiadoras” chinesas.
Abraços
PS: Aprecio muito seu senso crítico, mas não convem exagerar em sua paixão pela Lada, porque então, este senso critico vai pelo ladrão.

RESPOSTA DO FG:

Onde é que enchi o “Valor” de elogios?

Piercarlo Ghinzani
Piercarlo Ghinzani
15 anos atrás

Velho,

tem alguém usando meu antigo nome pra malhar você. Não acredite! Você é meu “ídalo”.

Grande abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!11

Piercarlo Ghinzani
Piercarlo Ghinzani
15 anos atrás

Graaaaaaaaaaaaaande Flávio!!!!!!

É isto daí, meu velho. Agora temos de nos juntar para falar a mesma coisa da vênus platinada. Cambada de lixo!

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
15 anos atrás

Nossa, que post inútil.
Que ataque feroz e tolo!

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
15 anos atrás

Adorei o texto,discreto,direto,preciso,simples,conciso e equilibrado como a matéria merece, só fiquei triste pela gm (daqui)m sempre que possível a lia mas agora…

Márcio Heide
Márcio Heide
15 anos atrás

Tenho uma ética a seguir: fazer justiça!

E aqui eu bato palmas, de pé, para vc!

Apesar de nossas rusgas e de nossas diferenças, saiba que eu o respeito e presto as devidas homenagens!

Sds

Kristianov Ruivov
Kristianov Ruivov
15 anos atrás

Bom, depois dessa resolvi mudar a grafia do meu nome para posts ladísticos…

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
15 anos atrás

FG,

Não sei o que eu gosto mais nesses textos. O motivo fútil, a sua reação desproporcional ou a reação mais desproporcional ainda de alguns leitores.
Já dei muitas risadas aqui, e ainda não li todas as respostas.

RMT

Jeferson
Jeferson
15 anos atrás

Isso me lembou o meu tempo de escola, quando um falava que a mãe do outro tinha pelo na lingua, daí a mulecada toda gritava iiiééé……
Mas o FG tem razão, textinho pra metido a economista-executivo-ultra-informado- de-direita (adoro hífens e acentos) do tipinho da anta do João Doria Jr (que é a versão masculina da Vera Loyola)
Left forever !!!!!
Abraço FG

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Correspondente de merda mesmo.

MURILO RAMOS - SP
MURILO RAMOS - SP
15 anos atrás

Se vc consegui o nome do autor da matéria… não esqueça de colocar no blog… é mto importante que seja divulgado os nomes dos maus jornalistas.

e mais uma vez parabéns!

luidhi
luidhi
15 anos atrás

Coyote,

Perfeito! é isso mesmo.

Galera assistam isso:

http://www.youtube.com/watch?v=rBb2-R9ygrI

Rafael Neves
Rafael Neves
15 anos atrás

“Tolyatti é o CÚ dele…” rsrsrsrsrsrs

Nunca rí tanto

Abraços FG!!!

luidhi
luidhi
15 anos atrás

Bem, não vou falar sobre os chingos e ataques.

Mas o que o governo brasileiro faz com o BNDES? O que o governo americano está injetando dinheiro na ineficiente GM? Não é para garantir empregos?

Não sou comunista e tenho nojo de comunista. Assim como tenho nojo de capitalista, socialista e qualquer coisa que termine com “ista” (petista? chavista? tucanista?).

Mas enfim, o papo é Governo e Fabricantes. O governo russo está financiando a Lada para manter empregos? E mantendo empregos, aumenta consumo e a arrecadação? Aumentando a arrecadação, o governo pode investir em mais infraestrutura e saúde? E isso gera menos doentes, menos gastos e mais empregos?

Acho o que o governo Russo está fazendo é certo. Isso me cheira ao nosso conhecido PAC, BNDES, etc…

E se isso pode ser somente identificado como sinônimo de comunismo só, eu sou o Lenin.

Governo deve existir para o povo, em razão do povo e para o bem estar do povo.

Não para atender as corporações…

[]’s

Fabio Bill T. Aggio
Fabio Bill T. Aggio
15 anos atrás

Aos que criticaram os palavrões:
Isto é um blog. BLOG.
Blog é um diário pessoal. Lê quem quer. Tô com o Flávio e não abro. Alguém do meio jornalístico precisa mesmo socar a rola nesses imbecis metidos a escrever baboseiras em “jornais”. Portanto, FG está cumprindo seu papel.
Estou também cansado de ler erros grotescos.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
15 anos atrás

Tudo bem Coyote, pode ser que esse texto foi de fato escrito, não sei. Mas Carl Marx? Coitado do “Karl Marx”, com K.
Concordo com alguns que o FG não precisa, necessariamente, descer tanto de nível, mas tudo bem, a gente escuta essas coisas em qualquer lugar, no bar, no estádio de futebol, e à grosso modo esse blog acaba sendo uma reunião entre amigos mesmo. Ninguém aqui tá escrevento uma matéria pra um jornal não é verdade?
Sobre o texto, parece ter sido mesmo de péssima qualidade, como comprovado pelo Flávio. Não tenho muito a acrescentar, só que eu adoro a marca Lada e sempre que vejo um na rua, é como se eu ganhasse o dia. Aqui perto de onde eu trabalho sempre vejo um Niva sujo de barro e terra, azul, bem bonito. Um dia desses ainda tiro uma foto e te mando FG. Sempre que vejo esse carro, me lembro desse blog e tudo mais.

vitão
vitão
15 anos atrás

Coyote, pelo o que sei, não tem nehum banco brasileiro quebrando, então os tucanos e os petistas não tem nada a ver com isso., Eu já trabalhei com banqueiros americanos e suiços e posso dizer que acho uma racinha desprezível, que só olha o próprio umbigo, mas as maracutaias brasileiras (envolvendo todas as agremiações políticas, é bom que se diga) são de outro naipe. Só espero que com a mudança o Banco do Brasil e a CEF não sejam o exemplo brasileiro no buraco mundial.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
15 anos atrás

Pisaram nos teus calos Flavio? Hehehe… Pior que eu odeio isso. Assim como você, entendo muito pouco de economia. Mas entendo sim de uma coisa que muitos ignoram nos dias de hoje: Paixão! E disso, só entende quem compartilha deste sentimento. Falo isso por que entre as pessoas que conheço, só o meu pai (e sei que faz isso só pra me agradar) me respeita com meus Escorts. Todo mundo fala mal, mas, se colocar do lado de qualquer carro atual, ele (como se costuma dizer aqui no sul) “da de relho”! E no caso da lada é a mesma coisa. Mas se colocar do lado de qualquer “Troller” de fibra, da laço! Como no vídeo com o Hummer.
Mas voltando ao assunto, o cara que escreveu a tal matéria deve ser mesmo um grande babaca. Mas pior que ele, é o “Babaca Mor” que traduziu a notícia. Em fim, pessoas secas, ocas, sem alma e sem nenhuma paixão. Com certeza, uma pessoa triste e que deveria ter um pouco mais de contato com motivo da notícia para saber o que está falando. Mesmo que esse contato seja por baixo do carro, na hora do seu atropelamento.
Abraço.

André
André
15 anos atrás

Ineficácia da indústria automobilistica?
Voce conhece alguma indústria automobilística eficaz no mundo?
A mais eficaz de todas dizem que é a Toyota e seu famoso processo produtivo, mas que também está com dificuldades.
O que era eficaz mesmo eram as minas de carvão na Sibéria que utilizavam mão de obra gratuita.

Ed
Ed
15 anos atrás

Pegasse pesado Flávio. Mas, assim como vc, fico puto quando vejo asneiras escritas pro um “profissional”da imprensa. Quando leio sandices piores do que essa nos cadernos “especializados”de automobilismo aqui do Recife, também tenho vontade mandar o redator à merda.
Ah, o blog é teu, escreve o que tú quiser, lê quem quer. Os puritanos que leiam a Seleçoes do Reader’s Digest.

Ed Käfer
15 anos atrás

Vodca e putas? Sabia que eu não deveria ter ficado na apenas Polônia quando estive na Europa…… Moscou é o lugar!!!!!

Coyote
Coyote
15 anos atrás

Caracas (não na Venezuela, mas aqui mesmo)! Mandou bem demais, Flávio! Estão de volta esses neoliberais de m**da que pregam o estado-mínimo nas vacas-gordas e nas magras ficam pedindo dinheiro aos cofres públicos? Quem criou essa crise a não ser eles mesmos, que não têm competência sequer para serem ganaciosos.

Flávio, veja esse texto:

“Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado”.

Foi escrito em 1.867 por um judeu chamado Carl Marx.

Com a palavra os tucanitos emplumaditos!

Abs.

JR
JR
15 anos atrás

Manda e-mail pra esse jornalista de uma vez. Eu não era admirador do Lada. Agora sou hehehe.

David Gomes
David Gomes
15 anos atrás

É isso aí Flávio Gomes, tem que descer a boca mesmo. Chorei de rir aqui…. Não podemos nos deixar influenciar por americanos, pois daqui há alguns dias, eles estarão fazendo uma reportagem falando mal do nosso Brasil também… E tem babacas que gostam….

Emerson Figueira
Emerson Figueira
15 anos atrás

Isso mesmo, Flavio ! Desce a lenha nos caras !
Parabéns !

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
15 anos atrás

Puts, muito bom este texto! Rachei a cara de rir, vou espalhar isto pela minha caixa de email.

Estevão
Estevão
15 anos atrás

Quem quer extraditar o FG para Cuba mande torpedo para 66666. Se você quer mandá-lo para Rússia, mande para 55555. Linhas abertas a partir de agora!

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Se é para copiar qualquer matéria de fora, vou deixar um currículo lá.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Resumindo, o post foi engraçado, a matéria do correspondente na Rússia foi uma porcaria tendenciosa, a redação da Gazeta foi péssima e na minha visão, tanto GM quanto Lada, são porcarias.
Claro, o Meianov é um simpático caso a parte.

Lucas
Lucas
15 anos atrás

Confiar na wikipedia é o mesmo que confiar nas palavras do deputado Salin.

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
15 anos atrás

Calma cocada, só pq a Lusa tá fora da semi?

Rsrsrs, bom texto, vc fala o que realmente dá vontade de falar! Estou pensando em criar um blog tb.

Abs

Formiga
Formiga
15 anos atrás

O NYT está procurando um dono para não fechar, ia ser comprado pelo quase-ex-comprador da Honda, o mexicano Slim. Porque os russos não compram e mandam……..

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
15 anos atrás

No google ads qdo vim ler os comentários:

CARROS LADA NIVA

PAPEL HIGIÊNICO

TACOS DE BASEBALL COM PREGO NA PONTA

É parece que o adSense é bem sensível mesmo kkkkkkkkkkkk

Relaxa Gomes…….eu já comprei o taco.

Daniel Gomes
15 anos atrás

PS: Sou cheio de amigos e amigas Russas quando falo pra eles que gosto de LADA eles começam a rir e me perguntam se eu to falando serio.. ou seja… Pelo menos os Russos que viajam odeiam LAda..
Sera que esse é o pensamento comum russo??

Isso explicaria o tom da matéria e daria razão ao autor..