LEGAL

SÃO PAULO (gosto de tudo, ou quase) – A assessoria de imprensa da F-Truck acaba de informar que na etapa de Interlagos, no dia 19 de julho, quem for ao autódromo poderá ver, também, uma corrida da Top Race V6 argentina, que vem a ser exatamente a versão hermana da Stock Car brasileira. Trata-se de uma categoria bastante popular, que usa chassis tubulares, como aqui, e motores de seis cilindros e cilindrada de 3.000 cc com 350 hp, preparados pela Berta. A variedade de bolhas é maior: Mondeo, Vectra, Passat, Mercedes e Peugeot 407.

Em setembro, a Truck devolve o convite e corre na Argentina. De acordo com o comunicado distribuiído hoje, a Top Race V6 vem com 40 carros para o Brasil. A Truck tem 27 caminhões no grid.

Vai ser uma boa chance de comparar a Estoque tupiniquim com sua prima do Cone Sul. “Ah, mas você não gosta da Estoque!”, bradarão alguns. Não é bem isso. Não gosto do jeito que a Estoque é feita no Brasil, de como trata o público, da submissão à Globo, das papagaiadas genéricas, do bumbo que se bate para algo que, tecnicamente, é muito menos do que diz que é.

Além do mais, na Argentina a Top Race V6 é apenas mais uma categoria. Eles têm muito mais coisas do que nós. Inclusive autódromos.

Subscribe
Notify of
guest

41 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio Silva
Flávio Silva
15 anos atrás

Ja tem gente dizendo neste blog que nossa Stock usa motores de 50 anos! Quem não gosta de motor V8 não gosta de automobilismo, aliás não gosta de nada! Gosta de futsal, desafios internacionais de domingo de manhã e outras barbaridades.
Gostar de motor V8 é uma religião mundial! Falar mal de V8 só pra puxar saco de motor argentino é burrice.
Aliás com a internet aí na mão porque esse povo que ama tanto o automobilismo argentino não da uma navegada no site dos “hermanos da onça”, aí sim depois podem falar das sucatas que correm por lá.
E um puxão de orelha no Flávio Gomes: Você falou tão mal da estréia dos Stock (capos, aquecimento etc.), pô meu amigo o teu 69 quando estreou não tinha freio!!!! Isso é básico no automobilismo, se fosse a Stock sem freios aí a casa caia né? Há algum tempo atrás muitas equipes de F1 se recusaram a correr em Indianapolis porque não tinham pneus!!!Se fosse nosa Stock sem pneus era um absurdo um crime né.
Você poderia me responder essa né FG (fico muito honrado independente da resposta). E por último carros lindos e modernod da Stock Car é uma coisa e…transmissão da globo é outra, não vamos misturar pessoal.

Squa
Squa
15 anos atrás

Gustavo Conrado Homrich

Aprende a ler não, meu caro. Aprenda escrever.
Não dá nem pra entender o que vc quer dizer no seu comentário “O dos outros é melhor é pronto”.
Quer me dar aula de português e escreve “O dos outros…”. Se liga.

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Se tem muito Pacheco por aqui não sei, mesmo porque nem sei o que é um “Pacheco”. Agora que tem muito cara que não consegue ver um palmo a frente do nariz , lá isso tem.
Gente; os argentinos são os argentinos e assim como nós brasileiros, tem os seus valores e tem as suas mazelas . Lá tem corrupção tal qual no Brasil, tem favela tal qual no Brasil, tem piloto bom de braço tal qual no Brasil etc e etc. Agora uma coisa nós “mui espertos” temos que dar o braço a torcer: Lá por muito menos, o povão vae pra rua e bota pra quebrar ( vide os panelaços e a revolta dos agricultores ), não aceita de graça “sapo” de politico incompetente e corrupto. Aqui nãooooo, nós metemos o rabo entre as pernas, ficamos chorando , chorando, falando, fazendo piada da própria desgraça, ouvindo as babozeiras dos cientistas politicos da “senhora PLATINADA” e esperando que apareça algum iluminado para resolver a nossa situação. Por estas e por outras, não moraria na Argentina, sou brasileiro com muita honra, reconheço as nossas fraquezas e procuro viver com elas, mas tenho também que reconhecer que lá os caras ou “hermanos como queiram chamar”, sabem o que é cidadania e tem vergonha na cara de reconhecer de publico ( vide declarações do Maradona) que falharam ao tomarem o OLÉ dos bolivianos e não ficam arranjando desculpas pela altitude e cansaço da viagem ou como no nosso caso, que não deu tempo de testar os estoquinhos. Raios se não deu tempo, bata o pé reverta a situação e pare de chorar e se abaixar para uma senhora Platinada.

Flávio Silva
Flávio Silva
15 anos atrás

Só para colocar mais lenha na fogueira e defendendo com unhas e dentes nossa Stock Car. Quando os TC2000 estiveram aqui em Curitiba, todos falavam que eram carros mais leves com 300 HP e que bateriam em tempo os Stock, por ter mais tecnologia, por serem argentinos,etc…. Pois bem aqui nossas barcas “com bolhas” (como gosta de dizer o Flávio Gomes) andaram de 2 a 4 segundos mais rápidos que os carros dos hermanos.
Os argentinos ficaram bem quietinhos por aqui, pois se os TC 2000 andassem mais rápidos aí sim elels iam comentar. Eles e um bando de puxa sacos de argentinos que tem por aqui.
Acredito que em Tarumã os TRV6 não baterão o tempo de jeito nehum nossos STOCK CARS!!!

André
André
15 anos atrás

Na aparencia acho os carros da estoque são bem melhores sim.
Da preparação já não posso dizer o mesmo.
Quem assiste ou já assistiu ao Velocidad Sur sabe como as categorias são todas,sem exceção,competitivas.
A estética é de gosto duvidoso?E daí?
Assim como a Nascar e todas as suas subdivisões são feitas por americanos para americanos,as categorias argentinas todas são feitas por argentinos para argentinos.
É isto o q importa!
E a estoque?É feita para quem?
É feita para os pilotos,a Bobo e os patrocinadores.
E desde quando a estoque revela talentos?
Mto pelo contrário,ela se tornou um enorme guarda-sol para pilotos que caíram no ostracismo ou que sabem que não conseguiriam nada em categorias fora do Brasil.
Pelo que eu já pude ver no Speed,salvo notáveis ganhos aerodinamicos,creio q os Top Race V6 virarão tempos próximos aos da estoque,só que mais pelo RPM q deve ser no mínimo próximo aos 7.000 de um carro de rua,enquanto que,e nessa hora é a escroque car mesmo,mal passa de 5.400 para que os motores durem.Até parece que o pessoal da TR V6 tem muito mais verba pra ficar trocando de motores.
Para mim,isto demonstra que na Argentina deve haver uma boa base de motores V6 instalada.
Essa história de motor com projeto de 50 anos com RPM quase à metade e lacrado pela ZF é um absurdo sem tamanho!
Realmente,não dá pra se considerar a estoque automobilismo!
Será que o Berta tb lacra os seus motores?Ou ele só prepara e pronto?

Tevez
Tevez
15 anos atrás

Como tem Pacheco aqui

Fernando
Fernando
15 anos atrás

Não estava querendo entrar nesta pendenga, mas tenho de dar o meu pitoco.

1 – Conheço razoavelmente a Argentina e argentinos para falar com tranquilidade e segurança que prefiro o meu Brasil e “alguns” brasileiros.
2 – Que os argentinos há muito são melhores do que nós no assunto mecanica, isto é verdade. Com eles aprendemos a fazer as gloriosas carreteiras e os velozes mecanicas continental ( chassi de Ferrari ou Masserati e motor de Corvette ).
3 – Alguns dos nossos melhores carros de corrida, foram construidos pelo grande Orestes Berta ( exemplo: Maverick e Protótipo da antiga equipe Hollywwod ) Ah os Formulas Três que correm no Sul Americano ( campeonato que dá a super licença para correr na Formula Um ), todos são equipadas com motores construidos pelo Orestes Berta ( mais velozes, mais robustos e mais economicos que os “europeus”). Não é raro, muitos chefes de equipe aqui do Brasil, mandam motores para a Argentina ( Mecanica Berta ) para serem desenvolvidos.
4 – Que o automobilismo é depois do futebol, a segunda paixão dos argentinos, que possuem torcidas organizadas e fã clubes de pilotos que muitas vezes tem mais fama do que jogador de futebol ( ex. Luis De Palma, Jorge Cupeiro, Maldonado sem falar no Fangio e no Reutmam)
5 – Em contraparida nos aqui no Brasil:
a – apesar de não aproveitarmos como se deve, temos os melhores autodromos e espaços para realizarmos corridas,
b – apesar de não valorizarmos / prestigiarmos os abnegados pilotos, temos os “melhores do mundo ” e uma safra de novos valores que nunca se esgota.
c – apesar de administrarmos o automobilismo como exercemos a política nacional, conseguimos ainda realizar um Grande Premio de Formula Um e uma prova do mundial de Turismo.

Por tudo há de se reconhecer que cada qual tem a sua qualidade ou seja eles os hermanos com as máquinas, diversidade de categorias e nós aqui da terrinha com os elementos humanos ( pilotos) que constantemente deslumbram o cenário internacional do automobilismo.

Marcelo
Marcelo
15 anos atrás

Pô Flávio, concordo que a stock não é o que querem fazer parecer, inclusive os tempos com o carro novo me decepcionaram, achei que chegariam fácil a 1:37.5 ou .8. Mas faço coro com alguns: os autódromos argentinos são uma porcaria, Buenos Aires deve ser o menos pior e o asfalto horrível. Os carros tem realmente um ronco impressionante, devem girar lá pela casa dos 8, 9 mil rpm. Mas não adianta ter 30 categorias, com um monte de pilotos amadores, basta ver que não aparece um argentino de destaque em nenhuma categoria mundial há décadas!! O último bom foi o Reutemann, já vai ó….uns 25 anos que ele parou de correr!! Menos né FG….

Flávio Silva
Flávio Silva
15 anos atrás

Um detalhe muito importante a destacar os discos de freio dos TRV são Fremax nacionais, brasileiros de verdade!!!É só ver o link no site dos hermanos que abrirá a pagina em português.

Flávio Silva
Flávio Silva
15 anos atrás

Concordo plenamente com o Gustavo Homrich, só porque é argentino é melhor. Acompanho a TRV6 desde 2005 quando viraram bolhas, antes eram BMW,Hondas e outros caquedos da década de 90, e posso dizer a vocês que tecnológicamente os carrso deles são bem mais toscos, para não dizer simples. O motor é um Jaguar que o Orestes Berta copiou assumidamente (é só ver no site dele). As bolhas tem um acabamento pra lá de ruim, putz parece uma Mercedes , os faróis, mas só parece a carroceria é muito ruim.
Nossa Stock Car é muito melhor e acredito que o Flávio Gomes se contradiz quando fala sobre bolhas daqui e de lá, em resumo sindrome de vira latas.
As outras categorias argentinas são de doer, carros velhos baixa tecnologia. Só citando como exemplo a mais popular categoria de lá a Turismo Carreteira usa motores 6 cilindros de Rural Willis!!!!
E por último para os entendidos em automobilismo argentino (bando de gente totalmente desinformada) A grande TC2000 vai usar em 2009 todos os carros com um motor 4 cilindros feito novamente pelo, acredito que único preparador de lá, Orestes Berta. Será um motor Nissan se não me engano. Como diz o Flávio Gomes: Verdadeiros monoblocos mas…todos com o mesmo motor ou seja Fiat, Toyota, Honda etc…
E por favor vão se informar melhor de lá antes de falarem bobagens neste blog que é pura polêmica.
Muito Obrigado.

Antonio Tigre
Antonio Tigre
15 anos atrás

Tem mais categorias, mais autodromos, não falta PILOTOS.

ALEX B.
ALEX B.
15 anos atrás

Ah, para com isto Flavinho! Concordo contigo em relação a categoria dos capôs voadores , e é legal que venham andar por aqui, e pode até ser que não façam as palhaçadas que surgiram por aqui, mas que é uma estoque patagonica, ah, isto é!!

Ricardo Reno
Ricardo Reno
15 anos atrás

Realmente os hermanos tem mais coisas do que nós, inclusive uma lei que destina uma parte do faturamento das montadoras para o automobilismo.

mario aquino
mario aquino
15 anos atrás

O mais veloz, o mais lindo, o melhor dos carros de turismo do Brasil, foi feito na Argentina pelo mesmo Berta que prepara estes motores, é o Maverick da Hollywood, que foi restaurado recentemente, e a preparação dele a trinta anos era alguma coisa de envergonhar a Escroque.

Milton
Milton
15 anos atrás

Legal, eles usam FARÓIS E LANTERNAS…não decalques…

E o site da categoria é bem melhor que o site de várias categorias nacionais(quer dizer, das poucas que tem site…)

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
15 anos atrás

Puts… Eles inventaram um Mercedes. Ficou muito estranho. O Mondeo e o Peugeot parecem ser os mais bem resolvidos.

Victor
Victor
15 anos atrás

Concordo com o Gustavo, também não entendo como isso aí é melhor do que a Estoque. No fundo, aliás, nem precisa ser no fundo, é igual. A diferença é que uma categoria é brasileira e outra não.
Raiva da Estoque só porque é a mais bem sucedida? Que isso Flávio?! Pensei que o motivo eram as bolhas, a baixa qualidade dos carros, dos pilotos, das regras. Falar que uma categoria idêntica é boa só porque “não tem oba-boa” é patético.
Ter raiva só porque tem apoio da Globo e das empresas não é só escroto, como invejoso…

Gustavo Homrich
Gustavo Homrich
15 anos atrás

Deixa responder as críticas.

Squa.

Aulinha de português pra você,UMA nem sempre é numeral ok??? Eu sei contar, mas usei Uma, como artigo indefinido. Antes de criticar aprende a ler!!!!

Quanto ao carro. É melhor sim, mas somos brasileiros não é?? O dos outros é melhor é pronto.

Robson Lima
Robson Lima
15 anos atrás

Podem ter mais categorias, mais autódromos e o escambau….só não fazem o essencial revelar bons pilotos ……

Tevez
Tevez
15 anos atrás

Os cartolas de la são melhores dos de aqui
Existe associaçao de pilotos atuante
categorias tem ao monte, muitas categorias regionais
Berta bota todos os preparadores no bolso
Lá não tem Globo e minimo umas 5 radios transmitem as corridas
La tem torcida organizada e não a galera dos genericos
La tem na verdade um melhor automobilismo do que o nosso

Jeferson
Jeferson
15 anos atrás

Não sou pacheco, mas porque a hermana é mais legal que a daqui ?
O nível dos pilotos daqui é melhor.
Sei que não é o assunto, mas acompanho o VelocidadeSur no Speed e reparo que os Autodromos de lá conseguem ser piores que os daqui.
Na minha opinião, o que é melhor lá são as torcidas, verdadeiros fanáticos por sua marca, parecem torcedores de Futebol, com hinos e bandeiras, nessa parte os argentinos estão bem longe da gente.

Fabio Tust
Fabio Tust
15 anos atrás

Pensei que era a TC2000 que o flavio estava falando, mas lembrei que eles ja correm no Brasil…
Vai ser legal ver os tempos e comportamento destes carros e tbm ver como a Globo não falará nada sobre esta corrida assim como faz com todo o resto no Brasil.

@Gustavo: “E por fim, sei que não vão concordar, mas o novo carro da stock dá de relho nesses ai”

Pode não dar de relho, mas se colar atrás de uma bolha argentina periga derrete-la! heheheheheh Essa nossa estoque é “fogo”!

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
15 anos atrás

Os engenheiros mundialmente reconhecidos por suas engenhosidades que trabalharam no projeto do novo carro da Escroque Car (gostei dessa definição), poderiam, se eles vierem mesmo, assistir a prova dessa TR6 ai, e colher alguns detalhes tecnicos do carro, pra ver se aprendem a fazer algo que preste no proximo projeto.

Aliandro Miranda
Aliandro Miranda
15 anos atrás

Por conta do “brinco” que está Interlagos e, principalmente pelo novo asfalto, onde a pista foi totalmente recapeada, estavam querendo retirar a F-Truck em definitivo do autódromo. Alguém sabe como ficou isso?

fabio
fabio
15 anos atrás

Concordo que a Top Race é mais uma categoria, agora dizer que a Argentina possui mais Autódromos?. Tirando Um ou Dois, o resto é pura porcaria, chega a gelar a espinha só de pensar nas tranqueiras Argentinas sem o minimo de segurança. Se comparamos, os nossos poucos são infinitamente melhores que os muitos deles. Agora, que precisamos de mais Praças para as nossas competições, nisto eu concordo plenamente.

Squa
Squa
15 anos atrás

Gustavo Conrado Homrich

“Eles tem uma bolha mercedes”. UMA? Olha na foto e conta.
E Peugeot, só UM também?

Eric
Eric
15 anos atrás

Eu vou para o templo ver “em detalhes”….e com o “cornometro” na mao pois com 350 cv virar o mesmo tempo,ai fica feio pros brazucas….

Bi
Bi
15 anos atrás

Vou lá pra ver como eles prendem o capo no carro!

Salvador Costa
Salvador Costa
15 anos atrás

Sugiro ao pessoal dar uma olhada no programa Velocidade Sur do Speed Channel para ter uma ideia do que é o automobilismo argentino… Simplesmente fantástico, categorias de montão, disputas incriveis!

n.o
n.o
15 anos atrás

E claro ! deve ter tambem na Argentina uma emissora que transmite as corridas para os amantes da velocidade, e muito diferente daqui acho que não da pra comparar .pra começar da pessima transmissão aqui do Brasil.

Bianchini
Bianchini
15 anos atrás

Já tive oportunidade de assistir a compactos de algumas corridas dessa categoria num programa do Speed chamado Velocidad Sur. OK, os autódromos argentinos costumam ser menos “travados” do que os nossos, mas a categoria é muito, muito veloz. E, ao contrário daquí, onde os pilotos são cheios de “não me toques”, lá bobeou você vai para a grama – já que caixa de brita ou área de escape asfaltada quase não existem nas pistas de lá.
Eu só admito que tenho uma certa dificuldade de entender todas as subdivisões das categorias argentinas, pois parece que os regulamentos foram feitos para que se possa correr com praticamente qualquer tipo de carro que você queira.

agenor
agenor
15 anos atrás

Não SOU ANTI GLOBO..SOU GLOBO ZERO..NÃO SEI..ONDE É QUE NESSE MUNDO A GLOBO ACHA QUE A STOKE BOLHA É CATEGORIA..ONDE?ME DIGAM..OS HERMANOS LÁ DE BAIXO..SABEM FAZER AUTOMOBILISMO..SEMPRE..E NÃO CREIO QUE MESM A VENUS PLATINADA DANDO 65% DE CORTESIA PARA OS TROUXAS DE PATORCINADORES SAIREM NA TELA.,SONHAM EM SER UMA CATEGORIA…ACREDITO QUE MESMO O BRASIL FALIDO SEGURANDO AS CALÇAS E BORRANDO DE QUEBRADEIRA…A UNICA CATEGORIA QUE DEVERIA EXISTIR AQUI SERA MONOMARCAS..PRONTO….E NADA DE CARRINHOS 1,000 CC.. TINHAMOS QUE TER MARCAS…E LONGA DURAÇÃO…CARAI DESSA C.B.A,…QUE VIVE DE ORGIAS E NÃO FAZ NADA……..

Gustavo Conrado Homrich
Gustavo Conrado Homrich
15 anos atrás

É bom deixar claro uma coisa, a categoria tem muito mais bolhas por que elas não são autorizadas pelas montadoras. Cada ano eles inventam umas bolhas da moda e fazem os carros. Eles tem uma bolha mercedes, mas a mercedes nem sabe que existe isso.

Quanto aos autódromos. Exagero puro, eles tem uma autodromo descente só (Los Fumes) os outros são no nível de goiania. A diferença é que lá eles continuam utilizando.

Pra concluir: Eles usam um mesmo motor, chassi tubular, bolhas…Pq são melhores?? Não entendo esse complexo de vira-latas.

E por fim, sei que não vão concordar, mas o novo carro da stock dá de relho nesses ai

Phillipe
Phillipe
15 anos atrás

Então é uma categoria exatamente igual à Stock, com chassis tubulares, motores iguais e bolhas multimarca, mas sem o oba-oba da Globo e da própria Stock? Poderiam fazer uma divulgação boa dessa categoria por aqui pra colocar a nossa Stock no seu lugar.

Tibúrcio Barros
Tibúrcio Barros
15 anos atrás

Prezado,
Estou sem tempo de procurar, mas acho que em posts mais antigos você informava que lá não tinha “bolhas”, mas carros próprios das montadoras. Você errou no texto acima, antes ou sou eu?
Abraços,

RESPOSTA DO FG:

Você. Na Argentina existem muitas categorias. A principal delas, TC2000, usa carros de verdade. Essa Top Race V6 usa bolhas. E há mais algumas dezenas. Nunca disse que na Argentina não há bolhas. Só que lá é apenas mais uma categoria. E não a única.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
15 anos atrás

Essa Top Race é demais. E o ronco dos motores ? Muito mais nervoso que os V-oitões americanos de 1950.

Alex Martins
Alex Martins
15 anos atrás

Nossa, só de terem bolhas da Mercedes já acabaram com nós…

Seven
Seven
15 anos atrás

eu não falo p* nenhuma de espanhol…

Seven
Seven
15 anos atrás

Para quien no saibe, en Argentina tiene muchas categorías automovilísticas (estos estan em mi favoritos, debe haber más):

TRV6 (Top Race V6) (www.trv6.com.ar)
TR Junior
TN (Turismo Nacional)
TN Pista
TC (Turismo Carretera) (www.actc.org.ar)
TC Pista
TC Mouras
TC 2000 (www.tc2000.com.ar)
Turismo 4000 (www.turismo4000argentino.com)
Turismo Pista
Turismo Internacional
GT 2000 (esporte protótipo)
Formula Renault (monoposto)
Copa Megane (monomarca)
Formula Metropolitana (monoposto)
Formula Truck
Rally

Edison Guerra
Edison Guerra
15 anos atrás

Acho sensacional esta categoria argentina.Hoje,graças à internet,é possível assistir a todas as corridas,em compactos que mostram o quanto ela é competitiva,com disputas acirradas do começo ao fim.
Temos muito que aprender com os “hermanos”.

Dú
15 anos atrás

A Dona Neusa não é fraca não. O Aurélio deve estar curtindo.