LUTO

SÃO PAULO (tristeza) – Acabo de receber a notícia, enviada pelo Eric Karmannvic, de que a Karmann, na Alemanha, faliu. Empresa fundada em 1874 para fabricar carruagens, produziu mais de 3 milhões de automóveis desde 1902, como encarroçadora para várias montadoras, especialmente a VW. O mais conhecido por aqui é o Karmann-Ghia, fabricado pela VW do Brasil de 1962 até 1972, num total de 23.577 unidades, incluindo 177 conversíveis — mosca-branca para colecionadores, e eu deixei de comprar um por 8 mil reais há uns dez anos, sou uma besta mesmo. A fábrica da Karmann-Ghia do Brasil ainda existe, na via Anchieta, e não tem mais nada a ver com a matriz alemã. Chegou a montar até Land Rover, mas não sei o que faz hoje em dia. Quem quiser saber, que clique aqui.

Perdi o conversível, mas mantive o meu com capota, esse amarelinho da foto maior, 1963, com motor 1.600 cc e rodas cromadas de Porsche. É uma graça. Troquei há alguns anos pelo vermelhinho da outra foto, 1966. Vou sair com ele amanhã para fazer uma homenagem póstuma. A Karmann na Alemanha demitiu seus 3.470 funcionários e, por causa da crise, encerrou suas operações em Osnabrück, onde há um lindo museu com carros que levam sua marca agregada.

O Karmann-Ghia é considerado, em várias listas de clássicos que as revistas especializadas publicam toda hora, um dos dez carros mais belos já produzidos no mundo em todos os tempos.

Subscribe
Notify of
guest

42 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Marcos Pereira
Marcos Pereira
14 anos atrás

Caro Flavio, você não saberia que produz carroceria de KG em fibra de vidro? um dias desses vi que um cara consegui comprar um KG de fibra, estou quase conseguindo comprar um 69, mas vou ter um serviço bom nele.

Ivan
Ivan
14 anos atrás

Cada um com sua história triste, há muito tempo tive um KG, ano 64 saia e blusa verde amazonas e teto bege, há que saudades, se arrependimento matasse em não mais existiria.

Vicente
Vicente
14 anos atrás

O carro do Flavio é bonito, mas não pega placa preta com esse motor 1600 e com essas rodas ( que não são de Porsche, mas de VW alemão). As rodas Porsche tem 10 janelas e essas rodas da mangels tem 8 . Desculpe-me, não pretendo ser antipático, só gostaria de esclarecer. abs a todos
Vicente

RESPOSTA DO FG:

E quem disse que eu quero placa preta?

Mario
Mario
14 anos atrás

Fica triste não, Flavio, todo mundo já deu um vacilo.. Os meus: Deixei de trocar um Gordini 64 por um Chevy 55 taco a taco, perdi um Aero Eagle 52, um Camaro RS 91, por falta de acerto minimos de $$$… e um KG 70 fechado por 5.000,00 há uns 3 anos…Acontece. Sobre ex-mulher, vendi um Ford 35 por pressão da “falecida”, agora nem um nem outra. Bem feito pra mim…

Dario Faria
Dario Faria
14 anos atrás

Ao lêr esta noticia me deu aperto no coração e logo veio na memória o meu primeiro carro: um Karmann-Ghia 1968 vermelho que quando ganhei de presente do meu irmão Dirceu o carro levava a placa de licença na côr amarela de numeração: CC 2239 São Paulo SP.Este era o meu companheiro de passeios pelo bairro em 1976, e quiz o destino que nos separasse,pois ele foi vendido na feira de usados de domingo no Parque Anhembi a um outro jovem que morava na rua Alvorada,lá pela região do Brooklin, embora a sua mãe presente na hora da compra torceu o nariz e perguntou se era realmente isto que ele queria, um claro sinal de objeção a compra, coisa de mãe que não entende os gostos do filho.Do pequeno carro esporte nada restou,nem uma fot e só lembranças e gostaria hoje ter ainda ele em minha garagem…

Luis Carlos Mari (Luis Mari)
Luis Carlos Mari (Luis Mari)
14 anos atrás

Flávio,
por falar em Ghia, veja só isto (achei na Mechanic Popular de Jul/55):

1955 Ghia Gilda Streamline

ps. tem mais no link http://www.supercars.net/cars/4276.html

enjoy …

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Schnellaster, Karmann Ghia (o amarelinho era mais bonito…), Vemaguet, DKWs, Candango, etc … Realmente o seu acervo merece um postzinho.
Tá esperando o quê?
Acho que não tem fiscal do I.R. por aqui, não!
Paulo Franco

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Faziam também o Escort XR3 conversível nacional, o TC, Willys Itamaraty Executivo, me parece que carrocerias para caminhões Ford ou Volks…

Eric
Eric
14 anos atrás

Eles estampam hoje em dia algumas peças para a Mitsubishi.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Putz! É como eu já havia dito, é o final dos tempos, o apocalipse, sei lá….mas que é triste, é!!!

Fábio Costa
Fábio Costa
14 anos atrás

Flavão, seria muito atrevimento pedir um post mostrando todo o seu acervo??
Abração!

Fábio Dalri
Fábio Dalri
14 anos atrás

Pra mim realmente o Karmann Ghia é um dos carros mais belos já criados.

É uma pena a fábrica que o gerou, fechar as portas.

pedro belfort
14 anos atrás

Flavio, que pena, realmente, me considero de luto!
Tive um vermelho que vendi por imposição da minha ex-mulher(estranho isso né, porque pelo que eu saiba ela ainda é mulher…mas…).
Como ela agora é passado, estou procurando outro.

Ana Karenina
Ana Karenina
14 anos atrás

Ué, eu pensei que só a GM e outras americanas que só fabricam porcarias eram os incompetentes que não conseguiam driblar a crise, em função de sua incompetência e da sua mesmice em fabricar carros iguais e sem sabor…

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Com certeza que é um dos mais lindo do mundo.

Andre Decourt
14 anos atrás

FG, não sei qual era o estado geral do amarelinho, e dirigibilidade, mas sou mais ele que o vermelinho

Augusto Sanchez
Augusto Sanchez
14 anos atrás

Logo, trata-se de mais uma injeção de ânimo pra eu restaurar a minha sucatinha…………….

Zani (Autozani)
14 anos atrás

Essa foi uma das piores notícias dos ultimos tempos e merece luto mesmo!
Há pouco tempo atrás a VW encerrou a parceria tradicional que mantinha com a Karmann e acho que isso acabou sendo a gota d’água na enchente de problemas que a famosa industria de ferramentaria e carrocerias vinha enfrentado.
É um fato lamentável, pois esse nome, junto a Daimler, Benz e alguns outros grandes, concorre com própria a historia do automovel.
No Brasil a Karmann, associada à Ghia Italiana ficou conhecida através do ‘VW Karmann-Ghia’, que foi sem duvida um dos mais belos e equilibrados carros que já vimos. Ele não tinha características mecânicas esportivas, mas seu estilo sugeria isso e acabou encantando milhões de consumidores em todo o mundo. O ‘VW KG’ era a receita pefeita de beleza aliada a simplicidade eficiente, confiável e acessível.
O logo Karmann ficará gravado para sempre em muitos dos classicos mais desejados do mundo, entre eles o Porsche 356 que nasceu em suas pranchetas.
Esse acontecimento lamentável mostra que o nosso mundo já não é como antes e toda tradição estará ameaçada, por mais sólida e brilhante que tenha sido.

Vecchio
Vecchio
14 anos atrás

Trocou o 66 por um 63 “1600” ? Nâo acredito que fizeste uma heresia destas.Adquiriste um belo “hot”, com certeza com outras modificações. A troca deve ter justificativas muito pertinentes. Maiores até de que deixar de comprar um conversível . Uma pena, pois merecias um daqueles na garagem. Acho que merece até um “post” justificando.
Abraço.

Lince
Lince
14 anos atrás

Aqui em Brasília tem alguns em bom estado, inclusive um branco que o dono quer vender por 20 mil e desde o ano passado esta tentando …

Flavio Chinini
Flavio Chinini
14 anos atrás

Moro no ABC… Como deverá ser o futuro da Karmann daqui, já que emprega um bom número de pessoas?

chu911
chu911
14 anos atrás

Meu pai teve um 69 conversivel.
Nao sei qual das 177 carrocerias eram.
Lembro que uns 5 anos depois de seu faleciemento, em 94 ou 95 encontrei o carro e quase comprei por US$ 4.000,00. O entao proprietario queria US$ 7000,00 e nao chegamos a um acordo.
Como eu queria achar esse carro de novo !!!!

Decio
Decio
14 anos atrás

Tamanco , que por por muitos anos esteve em minha garagem, na minha loja , e principalmente na minha vida….
Saudades de passear pelas alamedas arborizadas do planalto paulista, jardins,brooklim, av Paulista, 23 de maio,sé,rebouças,mercado central, onde queria la ia o Tamanquinho vermelho.
Nas noites de lua cheia então, derretia meu coração.
Saúdades, de abaixar a capota e sair com os cabelos ao vento, ah, detalhe, não era dos 177 , mas mesmo assim era um Tamanco, saúdades !!!

FerAva
FerAva
14 anos atrás

o conversivel nao era maldosamente apelidado de ‘sonho de p*** ?”

Eduardo Pereira Gomes
Eduardo Pereira Gomes
14 anos atrás

Esta beleza merece uma placa preta.
Nota 10

Marcio Ferreira
Marcio Ferreira
14 anos atrás

Sou louco pra comprar um desses, lá nos EUA não é muito difícil e nem tão caro assim ter uma belezura dessas na garagem, inclusive já andei xeretando por aí pra descobrir como posso importar um usado desses (com mais de 30 anos). Vi um ser vendido no e-Bay motors por meros USD 2.000,00 e estava todo original, precisando de um trato depois de mais de 40 anos de serviços prestados, mas em ótimas condições. Uma hora dessas desisto de comprar o Azera e compro um Karmann Ghia.

machado
machado
Reply to  Marcio Ferreira
14 anos atrás

há a real possibilidade de importar? Estou querendo mas os preços são proibitivos…

Mayara
Mayara
14 anos atrás

Eu acho o karmann ghia tradicional o carro mais bonito do mundo. Mas a Karmann ghia produziu também aquele outro que eu não lembro o nome e nem até quando, só no Brasil.

Valmir Passos
Valmir Passos
14 anos atrás

Nossa, uma pena mesmo, sou aficcionado por Karman Ghias…aliás, ando louco pra comprar um desses…..
O vermelho é mesmo lindo.

Abs

Lott
Lott
14 anos atrás

Flávio, não conheço todos os seus veículos. Mas, dos que conheço, sem dúvida alguma, na minha opinião, este KarmanGhia é o mais belo de todos! Parabéns pela joia!!!

vitão
vitão
14 anos atrás

eles montaram também carros (versões especiais) para a MErcedes (clk conv. ) ford ( Escort conversível e Cosworth, Sierra/Merkür) , VW ( Scirroco e Conrado), Porsche (várias), Peugeout . a lista está aqui :
http://carmagazine.uol.com.br/materia/?id=0997140210

Dú
14 anos atrás

Eric, o FG vai escrever um novo livro.
“8 de Abril, Dia de Cão”

Seven
Seven
14 anos atrás

Tive um, 68, e tive a péssima idéia de desmontá-lo para restaurar. Acabou a grana e vendi faltando fazer só o estofamento e umas borrachas. Se arrependimento matasse…

Henrique
Henrique
14 anos atrás

FG, hoje vc tá de mais, tive uma tarde que foi um porre, mas como entro todo santo dia no seu blog, acaba sendo um remédio contra o péssimo humor. Vc está impagável com sua implicância com o idiota que escreve mal da Lada pro GM, e incrivel como uma pessoa reconhece que foi uma anta em não comprar um KG conversível por 8mil……..nesse mar de idiotices que dominia a midia ( em todos os niveis ) , vc me faz cagar de rir…….abrs ( continue assim sempre ) ……

Seven
Seven
14 anos atrás

Faz um post sobre sua garagem (a.k.a “Museu do Gomes”), Lada, KG, que mais tem lá?

Milton
Milton
14 anos atrás

… E eu, que AMO de paixão, o KG 77 do Shimura-san, fico mais triste ainda…

E, realmente, é um dos carros mais belos da história, e ponto final. E acho dificil, muito dificil, qualquer outro carro que venha a ser produzido nos próximos 50 anos, repetir o charme que um KG tem…

Ângelo Mello
Ângelo Mello
14 anos atrás

sonho de consumo. Foi o primeiro carro de meu pai, antes mesmo de casar, e como ele falava muito, principalmente qdo passava popr um na rua, cresci querendo ter um. Pena que tá muito caro, hj um bom não sai por menos de 30 mil.

fred
fred
14 anos atrás

E eu que dei, dado, de graça, uma kombi mail camping, 1968, com geladeira elétrica dinamarquesa, toldo, cama, fogão, mil armários de madeira, bagageiro no teto, vidros basculantes e zero de ferrugem. Mais besta que eu tu não é não, Flavio.

Eric
Eric
14 anos atrás

É triste….esse nome é (ou era) fortíssimo…..

Que pena,estou de luto também,pelo primo rico do meu 64.

Mas um dia,consigo comprar o meu.

A propósito,lindo o amarelinho atual.Parabéns.

pedro afonso scucuglia
pedro afonso scucuglia
14 anos atrás

Flavim, sou fã incondicional dos Karmann. Sempre quis ter um. Me dá uma dica: onde compro um desses?

Squa
Squa
14 anos atrás

Que contraste, o carro atrás do amarelo, não dá pra diferenciar se é um Corsa antigo ou um Celta. Talvez seja possível pelas “supercalotas”, que as montadoras listam como “itens de série”.

N
N
14 anos atrás

Flávio, quer vender a Ferrarizinha aí?