NINGUÉM KERS

SÃO PAULO (eu imaginava) – Desculpem o trocadilho ridículo e previsível, mas não resisti. A Ferrari não vai usar o KERS na China. Deu um piripaque no de Raikkonen na Malásia e não ajudou Massa em nada, exceto na largada, nas duas primeiras etapas do ano. Chega, aposenta.

Todo mundo me pergunta o que acho desse treco, e sempre digo que não faz sentido na F-1, só em carros elétricos que têm de acumular energia de onde ela vier. Gastaram dinheiro à toa. Não sei se Max Mosley vai insistir nisso para o ano que vem. É uma babaquice cara demais para dar um gás nas retas por sei lá quantos segundos por volta.

OK que um ou outro piloto encontrou bom uso para o KERS para se defender de ataques, ou completar uma ultrapassagem, e é um recurso a mais que às vezes pode até dar graça a alguns momentos de uma corrida. Mas compensa?

Acho que não. A Ferrari também acha, pelo jeito.

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Nivaldo
Nivaldo
14 anos atrás

Eu quero ver se esses KERS vai ajudar ou atrapalhar em Monaco…

Fred BSB
Fred BSB
14 anos atrás

Flávio, a 2 horas do primeiro trino livre o que você acha, que uma melhor distribuição de peso na Ferrari vai trazer (nem digo um milagre) uma considerável melhora no desempenho dos bólidos vermelhos?
Arrisca dizer antes do treino? Eu acho que sim.
Bye Bye KERS, Welcome difusores.

Abraços.

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Acho que a idéia é manter a F-1 como um parque de desenvolvimento de tecnologias que futuramente poderiam ser usadas nos carros de rua. Como nos últimos anos vem-se tentando simplificar os carros a fim de tornar a categoria mais competitiva, o KERS pode ser uma nova tentativa nesse sentido como aconteceu com o ABS, controle de tração, etc… Acho a F-1 importante nesse sentido…

Seven
Seven
14 anos atrás

…e hoje estão em quase todos automóveis.

Seven
Seven
14 anos atrás

Esse traste cumpre duas funções, uma técnica e outra de imagem: o uso do KERS faz parte de uma política VERDE da FIA e, ao contrário dos difusores, serão logo aplicados nos veículos de passeio também (e já são experimentados em ônibus e carros elétricos).

E relembrando, freio a disco, cinto de segurança, suspensão ativa, controle de tração, “y otras cositas más” começaram com muitas críticas também.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

A equipe lider do campeonato até agora, falou que não ia usar. Certíssimo!! Lugar de cadeira eletrica, é presidio (lá fora)

Érico Calixto
Érico Calixto
14 anos atrás

Sério, esse KERS foi o maior desperdício de dinheiro que já vi na F1. Somando todos os esforços e gastos, dava pra, no mínimo, montrar outra equipe com dois carros.

Érico Calixto
Érico Calixto
14 anos atrás

Esse KERS é uma merda.

Victor
Victor
14 anos atrás

O interessante é que os caras da Le Mans estão desde o ano passado usando um tipo de KERS e voce não ve ninguem por la choramingando por causa disso ou daquilo…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

É a velha teoria do custo-benefício né. Em algumas poucas situações, pode parecer um recurso a mais. Mas talvés não compense no fim das contas.

Nadson
Nadson
14 anos atrás

São 6 segundos por volta. Dar problemas é comum em equipamento novo. Se dá um up grade na largada e nas retas durante a prova, acho que vale a pena usar, principalmente quem já tem, ou seja, já gastou.

Viram a última do Briatore? Está atirando para tudo que é lado após a liberação dos difusores. Como se tivesse moral para falar algo. Em 94, a Renault juntou o Dick Vigarista (Schumi) e o Mentor Maléfico (Flávio (não o Gomes)).

Todos devem se lembrar que o carro do Verstapen, que também corria na Renault, incendiou-se em interlagos, pois não possuia uma tela de segurança na boca do tanque, que era obrigatória, que fazia com que entrasse muito mais combustível em menos tempo. Não era a toa que a Renault era muito mais rápida que todos no Pit Stop.

Perto disso, que poderia ter matado muita gente, a mentira da McLaren é fichinha.

Ludimar Menezes
Ludimar Menezes
14 anos atrás

Concordo com o Lince, é so ver o que ocorre na A1GP no início da corrida. Se alguém não tiver ou não puder usar (por exemplo, limitando o número de utilizações durante a corrida) não traz vantagem nenhuma para quem tem.
Quanto à resposta do Tarso Filho : o modelo de utilização do kers na F1 não reduz o consumo de combustível quando ele é acionado.

gustavo giroti
gustavo giroti
14 anos atrás

talvez por isso a ferrari TAMBÉM esteja nessa draga toda, certo?

(erraram pra fazer a bagaça, errraram no projetos….e o Massa vai dar uma de Rubinho-reload-2000-á-2008, certo?)

Simpson
Simpson
14 anos atrás

Muito mais simples um power botton. Aperta é sobe de 18000rpm para 19000rpm de máxima por exemplo. Ou seja chegaria no limite de giros que usaram no ano passado.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

O tal de KERS precisa de mais desenvolvimento eu acho! A relação peso-potencia ainda não tá bem resolvida, sem falar da distribuição de peso no chassis!! A BBB e a Williams comprovam este fato!!

Igor
Igor
14 anos atrás

Flávio, duas tenho duas perguntas, lá vai: 1- Pode parecer uma dúvida tola, mas quem foi o verdadeiro autor dessa sacada sobre os polêmicos difusores? Ross Brawn? nesse caso, como Toyota e Williams chegaram à mesma concepção dessa peça e as outras equipes não? 2- Caso a McLaren seja punida com a exclusão do campeonato, você acha que a vaga de Rubinho na Brawn está ameaçada por Hamilton?

Rodrigo Meira - Niterói RJ
Rodrigo Meira - Niterói RJ
14 anos atrás

Se a Ferrari tivesse andando na frente, brigando pelo título, duvido que ela abriria mão desse dispositivo.

Agora eles vão ficar brincando com o lastro, já que vão ter aproximadamente 20kg menos.

abs

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Outro trocadilho ridículo:

Kers se phoda esse Kers e quem o inventou na F1 !

Zé Dirceu
14 anos atrás

Achoi essa merda parecida com o botão do nitro que os “Estoques” tinham ou tem , sei lá.

Hugo Leonardo
Hugo Leonardo
14 anos atrás

A Williams está conseguindo tirar um bom proveito do seu KERS mecânico, acho que isso foi o que empurrou Rosberg para a ponta na largada da Malásia. Enquanto isso a Ferrari sofre com a falta de confiabilidade do KERS elétrico, sempre suscetível a “gremlins”. A Williams tem a faca e o queijo, só falta o Rosberg aproveitar a vantagem. Abraços!

Rafael Thielmann
Rafael Thielmann
14 anos atrás

Assim como a inclusão dos motores 4t na motovelocidade (durante 1 ano foram 500cc 2t x 1.000cc 4t). Acho que faltou uma “vantagem técnica” para quem topasse desenvolver o Kers. Os carros com e sem ficaram muito parecidos no desemprenho….
Na dúvida, a gente fica com o que já conhece…

RMT

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Kersperdício de tempo e dinheiro… Escuta, o sistema – banido – que a McLaren usou em 99 não era a mesma coisa???

Seu Mário
Seu Mário
14 anos atrás

Veja bem como são as coisas, a alta tecnologia do KERS, fruto de muito investimento, não levou ninguém a lugar algum, ao contrário, quando não pifa, desiquilibra o peso do carro. Tá certo, ajuda nas largadas e ultrapassagens, mas e daí, se quem tem não vence.

Do outro lado, o difusor, pequeno Davi, tem feito muito mais por muito menos de custo.

Andre Decourt
14 anos atrás

O Kers seria mais coerente num carro de marcas ou turismo, afinal são o futuro para carros híbridos ou totalmente elétricos. Já no f-1 só significa peso ( +- 50 kg) e é mais um treco para quebrar

Alex Martins
14 anos atrás

A Ferrari ta querendo melhorar a distribuição desse peso todo para compensar a falta de pressão aerodinamica. Pode ser uma boa sacada antes de ter de gastar com o novo difusor.
Ficou ruim para o Kimi que emagreceu 3 kg, sem necessidade a partir de agora.

MSM
MSM
14 anos atrás

Acho esse Kers uma bobeira, é muito dinheiro para ser jogado fora. Ou todas as equipes usam, ou ninguém usa.

Dú
14 anos atrás

Rogério, explica para o FG que busões já usam pô!

Tarso Filho
Tarso Filho
14 anos atrás

Não consigo deixar de enxergar lógica no uso do Kers na F1. A quantidade de energia cinética desperdiçada por milhares de carros no anda e para do trânsito certamente pode ser muito bem aproveitada e representa soma considerável, também na questão do controle de emissões de poluentes.

Nada melhor que usar a F1 para desenvolver da melhor forma esta tecnologia. Por mais que a primeira versão do trambolho esteja complicando tanto a vida do pessoal.

Eric
Eric
14 anos atrás

Mas eu achei que ajudou o Hamilton para cacete.Pelo menos,ele dava umas estilingadas….

Lince
Lince
14 anos atrás

O Kers só compensa alguma coisa porque uns tem e outros não. Quando todos tiverem e usarem ao mesmo tempo ninguém vai ter vantagem nenhuma.

cerberos
cerberos
14 anos atrás

O problema é só pode usar uma vez por volta. Ai é desnecessário mais se fosse liberado ai seria muito mais interesante.