PRIMEIRO DE ABRIL

SÃO PAULO (começou) – Ontem de tarde passei um e-mail para a turma do Grande Prêmio para que todos ficassem bem atentos ao noticiário internacional de hoje. Não que fosse esperada nenhuma bomba. Mas é que a imprensa inglesa adora um 1º de abril. E sai espalhando as coisas mais estapafúrdias do mundo, inclusive através de suas agências mais sérias e respeitáveis, como a Reuters.

Hoje começou cedo. O site “F1 Live”. reproduzido ao lado, acaba de transferir Hamilton para a Brawn GP… O texto é engraçado e, sem muitos escrúpulos, traz até declarações atribuídas ao piloto, a Ron Dennis, Norbert Haug e Jenson Button.

Foi só a primeira. Vamos ver o que mais pinta de cascata nas próximas horas. Ninguém dá muita bola na Inglaterra para os eventuais prejuízos que certas matérias podem causar. Faz parte da tradição.

Falando em 1º de abril, o caso mais famoso na imprensa brasileira é o do “Boimate”. Em 1983, partiu da Inglaterra a notícia de que cientistas da Universidade de Hamburgo tinham cruzado um boi com um tomate. O resultado seria um fruto com 40% mais de proteína, algo assim. O texto era bem gozado e cheio de pistas, como o nome de um dos cientistas, de sobrenome McDonalds…

A “Veja” publicou a história. Coitado do redator. O título da matéria: “Fruto da carne”. Lá pelas tantas, a reportagem dizia que a experiência faria com que no futuro as pessoas poderiam colher no pé um bife com gosto de molho de tomate. E a “Veja” não estava brincando, não. Tinha até infográfico explicando como foi feito o cruzamento do boi com o tomate. Se você buscar na edição de 27 de abril de 1983, que está disponível na internet, verá o texto na íntegra. Aliás, grande trabalho, esse de digitalizar todas as edições da revista e colocá-las no ar. A “Veja” é uma bomba inominável há uns dez anos, pelo menos. O pior exemplo de jornalismo que o Brasil já teve, com seus preconceitos, textos supostamente engraçadinhos e juízos de valor até no índice. Um lixo, em resumo. Mas já teve seus bons momentos. E essas edições antigas são ótimas principalmente para ver publicidade de época. Um barato.

Subscribe
Notify of
guest

77 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Alex
Alex
14 anos atrás

FLÁVIO concordo totalmente quando você diz:

A “Veja” é uma bomba inominável há uns dez anos, pelo menos. O pior exemplo de jornalismo que o Brasil já teve, com seus preconceitos, textos supostamente engraçadinhos e juízos de valor até no índice. Um lixo, em resumo. Mas já teve seus bons momentos. E essas edições antigas são ótimas principalmente para ver publicidade de época. Um barato”…

Mudou a linha Editorial da publicação. Se enveredaram para “outro lado” do Jornalismo. Opção da Abril e dos Civitas. Fazer o quê? Um baita desperdício num país que tem tão poucos leitores.
Imaginem a VEJA uma revista totalmente imparcial, proba… Teria 2, 3 milhões de assinantes!

Mas trilharam para outro caminho. Preferem emitir opinião sem se levar em conta o fato que os conteste; julgam antecipadamente; tem um editorial totalmente suspeito; é uma publicação preconceituosa…

Bom vou parar aqui por a lista de adjetivos é enorme. Se alguém quiser continuar a listar..

Alex
Alex
14 anos atrás

VEJA ENCALHADA?

Aí ó: tem VEJA encalhada aqui no meu prédio, na Vila Romana. São aqueles exemplares de degustação que vão para ex-assinantes que mudaram de endereço… Putz, acreditem, o porteiro diz que oferece, mas ninguém quer!
O que está acontecendo com esta revista ,que uns morrem de amor, e até se ofendem, quando alguém insinua que seu editorial é uma verdadeira bosta?
Respondo pq fui assinante da publicação por uns 12 anos (entre década de 80 e 90):
Tem pessoas que não querem saber da verdade! Levam a VEJA pra piscina, para o metrô, para o sitío etc … não lêem outra coisa. A verdade delas, a unica fonte é a VEJA. Tenho 3 leitores de VEJA na família, que eu me lembro e me relaciono. Só 1 dá para conversar, trocar pontos de vista. Os outros fazem da revista seu alcorão. Aí não dá!

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Caro Flávio,

Com base em seu comentário, percebi que você joga para torcida ou é o estereótipo perfeito do ditador da república de bananas que não aceita críticas e não consegue conviver com o contraditório.

Pois ao apresentar um conjunto de dados relativos a esta revista semanal, procurei demonstrar que se a mesma não possuir qualidade e credibilidade, não sobreviveria por tanto tempo e não haveria números tão eloquentes para documentar o seu sucesso.

Ou seja, nâo sou obrigado a concordar contigo.

Mas você, de forma absolutamente desproposital, perpetrou que eu nâo devo frequentar este blog, pois “este blog é frequentado por outro tipo de gente”.

Que gente, cara-pálida?

Gente que comunga com suas idéias e que não tem capacidade de formular as suas próprias idéias?

Creio que você estã subestimando a inteligência de muita gente, pois verifico que sempre há opiniões abalisadas sobre vários assuntos, emitidas pelos amigos blogueiros e que eventualmente divergem das suas.

Além disso, como sempre lembrou o saudoso Veloz HP, o Brasil, não é a Albânia, Cuba, Venezuela e quetais.

E o curioso, é que pessoalmente você é uma pessoa cordial e tímida, muito longe portanto da imagem que procura apresentar.

Posso afirmar isso, pois já estive com você em alguns farnéis do 69.

Portanto, meu amigo, como creio que você joga para a torcida e no fundo é um cara legal, continuarei frequentando este blog, enquanto Lenin nâo levanta do túmulo.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Flavio, só achei curioso e não resisti, tive que escrever. Eu sei que não é da minha conta, e eu também não vejo nada de mais. Mas é que com toda essa discussão sobre a Veja, achei engraçado ao entrar no Grande Prêmio neste link http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2009/04/02/conduta+enganosa+desclassifica+hamilton+de+gp+da+australia+5280902.html

Pra ler a notícia do Hamilton, e me deparei com uma publicidade da Veja. hehehe
Mas tudo bem né, pagando bem, que mal tem.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Rodolfo, não sei se vai ler isso, mas eu não concordo. A globalização que a Veja defende vai no sentido do Liberalismo, do mercado financeiro, não tem nada a ver com a idéia de Estado-Nação. A Veja não é contra o nacionalismo, o Estado, nem essas idéias de Pátria e de País que você falou, nem sei de onde tirou isso.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Eu acho engraçado, por ser a revista de maior tiragem e maior circulação do Brasil então quer dizer que a Veja é boa? Se tamanho fosse documento, então os milhares de seguidores de Mussolini e Hitler estavam certos porque eles eram bonzinhos.
Nessa linha, Collor estava certo, afinal foi o mais votado.
Faustão é uma maravilha, as novelas, Domingo Legal, todo mundo vê, então não posso me posicionar diferente disso porquê tá na cara que estaria do lado errado.

Para mim não passa de uma revista parcial que impõe uma ideologia pronta para as massas.
Alguns podem pensar, a Carta Capital faz a mesma coisa. Sim é verdade, mas a Carta Capital, a Caros Amigos, elas não são contraditórias e falam claramente e abertamente aquilo que pensam e defendem, e quem quiser patrocinar isso ou fazer um anúncio nessas revistas, que façam, mas vão ter que aceitar suas idéias.
Na Veja não, é uma revista de grande poder político no Brasil sem dúvida e eles se posicionam também, mas eles não jogam limpo, são maniqueístas, pra eles só existem bons e mals, de que lado você está? É uma espécie de poder camuflado, poder ideológico. Isso é ridículo.

Rodolfo Machado
14 anos atrás

Ninguém é ingênuo de achar que a revista pratica mal jornalismo só porque critica o Lula, até ai o “Estadão” é neocom mas, até onde eu sei, não faria o que Veja faz na analise de Luis Nassif e, alem disso, ela e outros como Miriam Leitão defendem uma visão de mundo que parece estar sendo corroída pelo fracasso deste modelo neo liberal dos EUA, mas continuam insistentemente a defender este modelo.
O mais engraçado é que esta visão acaba convergindo com a da esquerda Stalinista, que propunha a internacionalização do movimento comunista, a irmandade da classe operaria mundial em detrimento de qualquer sentimento de nacionalidade ou pátria e, não é isso que a globalização que Veja e Miriam Leitão defendem esta fazendo, só que não através da classe operaria e sim do dinheiro e das corporações?, anulando a nossa noção de Pátria, de Pais, de identidade nacional para vivermos num mudo onde todos falam inglês e usam dolar e se você critica automaticamente é tachado de comunista.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

Concordo plenamente, inclusive cancelei minha assinatura de Veja 6 meses atrás … uma bomba.

José Paulo
José Paulo
14 anos atrás

Boa, Gomes!!!
A Veja é a pior bosta que existe na imprensa, e olha que merda é o que não falta nessa área.

ypvs
ypvs
14 anos atrás

Muito cuidado com a Veja sim. Eu abandonei há alguns anos. No entanto, um pouco de cuidado também com o Nassif…

BR.Soler
BR.Soler
14 anos atrás

A Maior barriga de todos os tempos, que foi publicada em montes de lugares, é aquela do freio da Mclaren que conseguiria frear mais as rodas de dentro da curva, coisa que é impossível pelo principio da ação e reação.
Seria a mesma coisa que dizer que invetaram uma Mc que freia mais com as rodas traseiras que com as dianteiras. Não dá.

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Caros amigos,

A revista Veja é:

1. A revista de maior circulação no Brasil.
2. Tiragem superior a um milhâo de exemplares.
3. Quarta maior revista semanal do mundo.
4. Algumas reportagens afetaram o país todo (vide entrevista de Pedro Collor).

E o Flávio afirma que a revista é um lixo.

Alguém deve estar enganado.

RESPOSTA DO FG:

Você, certamente. Este blog é frequentado por outro tipo de gente. Deve ter havido algum engano.

Jeff Reinholds
14 anos atrás

FG, se possível, repercuta melhor aqui o link levantado pelo blogueiro Rodolfo Machado, sobre a VEJA, escrito pelo Luis Nassif:

http://luis.nassif.googlepages.com/

Caramba, é do CARALHO!!! Eu já sabia de muita coisa sobre a atuação da revista, mas estou pasmo com o que o Nassif escreveu. Acho que tem tudo a ver não propriamente com a proposta do teu blog, mas com o teu jeito “combativo” de levantar assuntos interessantes e polêmicos, he, he!!! Acho que esse ganha longe do cara do Porsche…

Dú
14 anos atrás

A maior foram os e-mails pedindo o Alex Young ao lugar do Takuma Sato.
E o Caio matou na fita, embora demos o recado.
http://brawnf1.blogspot.com/
Essa tal de internet é fogo.

Mozart
Mozart
14 anos atrás

Engraçado ler isso 26 anos depois. Tomateiros com 50% de proteínas animais. Mas isso não assusta tanto. . Em 83 , sob a tutela da ditadura militar, tudo que vinha da Europa ou USA era aceito com um mínimo de desconfiança.
Afinal eramos ( e ainda somos ) um país com fortes raizes coloniais

rafael
rafael
14 anos atrás

Flávio, o jornalista que deu o “furo” boimate, na Veja, é o Eurípedes Alcântara, atual diretor de Redação. O que explica muita coisa sobre o jornalismo que sai dali.

joão
joão
14 anos atrás

Aqui (www.pehnatabua.wordpress.com) anunciam Bruno Senna na McLaren em 2010. Criativo!

Samuel Oliveira
Samuel Oliveira
14 anos atrás

Boa Gomes, pau nessa revistinha tendenciosa e tirada a imparcial!!! A digitalização de uma barrigada passada configura outra barrigada, não meu caro FG?!? Só rindo dessa patética revistinha.

Carlos Albuquerque
Carlos Albuquerque
14 anos atrás

Flavinho. Li agora no site do GP que o Hamilton pode ser punido na prova da Australia. Sem querer polemizar eu realmente acho que ele sofre uma incrivel persegução. Só no ano passado foram punições no Barhein (sem sei se escreve assim), Malasia, França, Canada, Belgica ( a pior) e Japao. Todas foram repetidas por outros pilotos e nada aconteceu. O Rubinho deu na traseira do Raikkonen e nada, O vettel tbm acho injusto. As corridas estao ficando cada vez mais chatas. Só vou ver WTCC e Nascar. abs

vitão
vitão
14 anos atrás

Nào sendo exatamente barriga, mas teve aquele erro grosseiro da VIP, que colocou uma foto do Steve ao lado de uma Ferrari e chamou de Porsche. Esse cara vai acabar virando editor chefe da 4 Rodas, isso sim uma grande porcaria .

Paulo José
Paulo José
14 anos atrás

Falar da Veja é uma hipocrisia fora comum. Total despeito por uma autonomia conquistada com muito trabalho e pouca ideologia. Muitos leitores e pouco governo. O que tem de sobra no seu texto é justamente o que v. atribui a revista. Para mim seu texto é um lixo e depõe contra qualquer possibilidade de um país decente. Tô fora desse lamentável espaço fascista e ultrapassado!

RESPOSTA DO FG:

Quer que eu diga tchau em qual língua?

alexandre
alexandre
14 anos atrás

Já anunciaram o Bruno Senna na McLaren em 2010, no lugar do Kovalainen, que vai para a Force India, porque o Fisichella vai se aposentar no fim da temporada.

JOSE ALEXANDRE BARRETO
JOSE ALEXANDRE BARRETO
14 anos atrás

O Rubinho inho inho é um excelente piloto e a Brawn está dentro do regulamento…… PRIMEIRO DE ABRIL!!!!!!!!

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

A Veja não presta? Claro que não! A Carta Capital tambem não. A IstoÉ tambem não. A Época tambem não. A Piauí tambem não. A Brasileiros tambem não, et cetera, et cetera.
Como muita gente gosta de tudo que é (mal) gerido pelo estado: o governo devia empastelar todas e instituir a, err… a, … ah sei lá: qualquer coisa que sirva para captar a grana da publicidade. Se a maioria da nossa população já é analfabeta funcional mesmo, que diferença faz onde vai esta grana não é mesmo?

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Eu lembro disto, era no tempo que a VEJA tinha um tanto de credibilidade ainda! Mas deve ter gente que gostou…sempre tem alguns como eu!! Tomara que tenham tido bom humor na época!

Paulo André Freddi da Silva
Paulo André Freddi da Silva
14 anos atrás

Flavio GOmes, olha a previsão do tempo pra malasia pros proximos 10 dias. Isso promete ser interessante
http://uk.weather.com/weather/10day-Kuala-Lumpur-MYXX0008

Alex
Alex
14 anos atrás

FLÁVIO E BLOGUEIROS…
Infelizmente essa não é de 1º de Abril…

Vocês sabiam que a Policia Rodoviária Federal tem Harley Davisson’s novinhas? Vejam elas, Lindas:

OLHEM O ABSURDO!

Viaturas da PRF são usadas como carro particular .Vejam também as motos Harley Davisson da PRF. Todas paradinhas. Quem pode usar é a Chefia.

Imagens flagram inspetora da Polícia Rodoviária Federal usando a frota oficial para ir e voltar ao trabalho; agentes reclamam
Vejam a tranquilidade da Inspetora com sua viatura Blazer… Ela usa várias viaturas federais para ir para sua casa, em São Vicente. A gasolina? paga com nossa grana.

Aí os policiais rodoviários ficam sem viatura para patrulhar. Ou melhor, naquele posto, 1 viatura para 6 policiais. Um deles disse que a Inspetora recomendou que sentassem um no colo do outro para se locomover.
Vejam a matéria da Terra TV. Acreditem, se quiser!

http://terratv.terra.com.br/templates/channelContents.aspx?contentid=227389&relatedsFrom=227436&relatedsPosition=1&channel=2481

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Bom, aquela coisa lá dos Civita deve estar em festa hoje, afinal de contas, o dia combina bem com o nome da editora: 1º de Abril… e finalmente conseguiram deixar todas as suas produções editoriais competentes na arte da mentira… a (não)Veja, por exemplo, sempre achei uma droga desde meus tempos de adolescente na escola (beirando os 20 anos atrás)… conseguiram estragar coisas boas como Superinteressante (que ficou uma SuperDesinteressante) e Placar… e por aí vai…

Agora, engraçada mesmo foi a matéria da Toro Rosso sobre o KERS… será que essa idéia de utilização da tecnologia para resfriar o piloto não seria a solução para as bolhas-churrasqueiras da Stock? Se for, substituição na transmissão da Rede Bobo: sai o Dr. Stock, entra o Dr. Resfriamento Divertido, hahahahaha…

Fora aquela do UpdateF1, dos peidorreiros da F1 abastecendo os carros… movidos a gás natural, taí o F-1 ecologicamente correto, hahahahahaha…

Luis F.
14 anos atrás

também , o que esperar de uma revista lançada pela editora 1º de Abril …

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Não conhecia este trabalho da Veja, que é sencacional (o trabalho de digitalização).

Nesta edição tem até propaganda dos Bee Gees e de um computador antigo que nunca tinha ouvido falar.

Vou explorar mais isso, é muito legal!

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

Pois vá dar uma olhada no Youtube hoje.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Ano em que eu nasci. Gosto de ver essas Vejas antigas, na minha faculdade, na Biblioteca tem várias edições de Veja bem antigas, não sei se chega até 1983 mas vou procurar.
E concordo quanto a publicidade de época, principalmente dos carros, é muito legal.

Osmar Cassão
Osmar Cassão
14 anos atrás

Depois da Austrália as equipes aprenderam uma estratégia infalível para segurar a Brawn: dar um totozinho no difusor atômico…

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

No plano de demissão voluntária da Brawn fora incluído o nome do Nick French Fries.É primeiro de abril mas que bom se fosse verdade

Sostenes
Sostenes
14 anos atrás

Flavio, voce acabou de entrar na lista dos jornalistas inimigos numero 1 da veja. Prepare-se para ver “reportagens” dizendo ate que voce esta recebendo dinheiro de Moscou em garrafas de vodka para falar bem da Lada.

Marcos Lauro
14 anos atrás

Eu costumo dizer que se a Veja passasse a republicar e vender seu arquivo faria mais sucesso do que essa revista de hoje…

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

HAUHAUHAUHA… E o Button “tira” o dele da reta… Não resisti e fui atrás da página… Resumo, paar os britânicos o Barrichello é um intruso…

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Interessante seu comentário sobre a Veja.

Diria que houve um certo cuidado em dizer: a Veja é uma bomba há 6 anos e pouco.

Antes ela falava e espunha os “inimigos”. De lá para cá, ela expõe os “amigos”, então ela é uma bomba…

TIAGO
TIAGO
14 anos atrás

nada a ver jornal espanhol mais do que um besta!!!!!!!!!!!!!!

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Dia 1º é o dia mais divertido do ano!

Mauricio Castro
Mauricio Castro
14 anos atrás

Saiu um press release da Brawn dizendo que o Rubens tava no olho da rua! E o pior, botando o Takuma Sato no lugar dele!!

Gabriel Heller
Gabriel Heller
14 anos atrás

Muito bom Flávio! Nem se deram ao trabalho de checar a informação! hahaha

Pé de Chumbo
14 anos atrás

Não leio a Veja. Nem brincando.

Joaquim de Souza
Joaquim de Souza
14 anos atrás

Olha essa então sobre vermes gigantes atacando corais em aquário britânico.

Daqui a pouco estoura a terceira grande guerra…

http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI3673412-EI238,00.html

Prof.Neco Verrone
Prof.Neco Verrone
14 anos atrás

Estou contigo e não abro!!! pena que veja e placar sejam da mesma editora…rs
Por falar em 1o. de abril (recebi de madrugada um e-mail de um colega nos avisando do Falecimento do pai de amigos nossos!?)…e esse meu amigo é muuuito brincalhão….rs..mas ninguém faria tamanha brincadeira de mal gosto nessas horas, infelizmente, NÃO ERA 1o. DE ABRIL NÃO… e lá fomos nós bater até o cemitério do Morumbi para dar força ao Chris, Lars, Klaus…que o Sr. seu de vcs descanse em paz e que vcs tenham muita união e força nessa hora.

Allan Brito
14 anos atrás

Sensacional a lembrança sobre o caso do Veja!

Mas bem que podia ser verdade a história do Hamilton hein? Imagina quantas piadas rolariam se ele entrasse no lugar do Barrichello?!!!

hahahaha…

Marcus
Marcus
14 anos atrás

Olá Flávio, BOM DIA !!!

Rapaz, que boa dica essa da VEJA heim ?!!!
Estou “viajando” com as notícias da época, os políticos (que pouco mudam) e as propagandas. NOSTALGIA pura !

Valeu pela dica e por seu artigo do dia 1o. de Abril.

A propósito, vc sabia que a candidata para a sucessão do LULA mudou de nome ?
Não é mais a Ministra DILMA, não…
Agora ela se chama MARISA LETÍCIA, ou “GALEGA” para os mais próximos.

:)

Abraços,

Marcus.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Off-topic (não é 1. de abril!):
Começa hoje e vai até domingo a Techno Classica em Essen, na Alemanha. Quem gosta dos “oldies” sabe do que se trata:
http://www.siha.de/

Marcelo CPS
Marcelo CPS
14 anos atrás

Hehehe!!!!
Pelo meno o site foi político e não cravou a saida de ninguém para a entrada do Hamilton.
Engraçada é a declaração de cada piloto atual da Brawn.

A propósito, ficou ótima a nova versão da Rádio GP.
Parabéns!!!!!!!!!!

Guilherme
Guilherme
14 anos atrás

Legal, a Veja só serve como piada, mesmo.