SENNA, 15

SÃO PAULO (vai longe) – No fim das contas, são muitos os vídeos que selecionei nos últimos dias no VocêTubo, e acho que essas imagens sennísticas vão se estender por alguns dias. Hoje, GP do Canadá de 1988. Briga de gato e rato. Incrível como essa McLaren andava. Prost e Senna desgarravam do resto e ficavam lutando entre eles. Foi um dos primeiros duelos corpo-a-corpo entre os dois pilotos que, àquela altura, ainda se falavam…

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FREDSON DE HOLANDA
FREDSON DE HOLANDA
14 anos atrás

GOSTARIA DE VE-LO MAIS TEMPO NA F1 , MAIS INFELISMENTE O DESTINO NAO DEIXOU AQUI, MAIS UM POUQUINHO.SDS SENNA, ESTAVA ASISTINDO AQUELA ULTIMA CORRIDA E PRESENCIEI UMS DOS MALHORES PILOTOS DE TODA A F1 SENNA FANGIO,PROST .
SDS .

Zacca
Zacca
14 anos atrás

Voce nao pode deixar de postar aquela corrida que o Senna terminou com 2 marchas (acho que a sexta e a primeira).

Nao pode faltar.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Grande Jailson!!!!!!! Senna afinou aquele dia!!!!! foi a primeira vez que tiveram um embate justo, pois Schumacher amargou 1993 com carro inferior!!!! Abração!

Jailson Silva
Jailson Silva
14 anos atrás

Senna e Schumacher “se encontraram” também no GP do Brasil de 94 em que o alemão foi vencedor, enquanto o brasileiro, infelizmente, acabou rodando e ficando fora da prova.

cleverton
cleverton
14 anos atrás

Senna foi grande por que teve grandes rivais a sua altura ao contrário da era Shumi na Ferrari onde se tinha o melhor carro , o melhor piloto sem um unico grande adversário .

Racer-X (onde eu estava em 1º de maio de 1994, 9h, horário de Brasília)
Racer-X (onde eu estava em 1º de maio de 1994, 9h, horário de Brasília)
14 anos atrás

Em interlagos houve uma pequena amostra. Eventualmente Senna e a Williams iriam prevalecer. Se necessário, Senna jogaria Schumacher para fora da pista. Lembrem-se que ele fez isso com Prost em 90. E claro, o alemão faria com Senna o mesmo que ele fez com Hill e se deu bem, e tentou fazer com Jacques Villeneuve e se deu mal. Se Senna chegou às vias de fato com Irvine em 93, por que ele não o faria com Schumacher? ; )

Jailson Silva
Jailson Silva
14 anos atrás

Senna foi uma maiores pilotos da categoria de todos os tempos. Mas esperar cinco ou seis provas para esperar um duelo entre dois pilotos demonstra que aqueles anos da Fórmula 1 não foram muito competitivos.
Segundo o site wikipedia, no GP do Canadá o terceiro colocado ficou a mais de 50 segundo do líder; o quarto, Piquet, a uma volta; o sexto, a duas voltas; o 11º, a três; o 13º a cinco voltas. Um retrato fiel da temporada inteira. Se algo parecido acontecesse nos dias de hoje, muitos diriam que a categoria não presta, que os pilotos atuais são ruins, que não há competitividade e que no passado era tudo o inverso, tudo maravilhoso, espetacular, memorável…

Goiás
Goiás
14 anos atrás

Só de não venerar o Senna podemos dizer que não gostava dele. FG disse tudo agora. Ele não era nem um pouco fã do Senna. Respeito a opinião alheia. Mas fico triste com isso.

FERNANDO
FERNANDO
14 anos atrás

Todos que aqui já se manifesram são amantes de F1 e, assim como eu, foram privados do maior duelo que esta categoria poderia almejar; Senna X Schumacher, em igualdade de condições.
Teria sido simplesmente épico.

Hans Braemer
Hans Braemer
14 anos atrás

Já que estamos em pleno varandão da saudade então vou mandar o meu favorito da época:
RUDOLF CARACCIOLA – nasceu na Alemanha em 1901. Filho de pais italianos. Ganhou a sua primeica corrida aos 22 anos. Correndo no lendário MERCEDES SSK branco.
De acordo com o lendário MERCEDES, equipe dirigida por ALFRED NEUBAUER “….de todos os grandes pilotos que conheci, NUVOLARE, BERND ROSEMEYERLANG, MOSS OU FANGIO – C A R A C C I O L A foi o maior de todos eles “.

Carlos E Del Valle
Carlos E Del Valle
14 anos atrás

Como naquele tempo era possível fazer curvas de média e alta colado atrás do adversário… Nada de turbulência, tudo de slicks, bitola larga, ê beleza. Essa ultrapassagem teria sido impossível nos anos 95-2008.

Nildo Lima
Nildo Lima
14 anos atrás

Lutarei até o fim!

Um dia meu comentário será aceito!

revelador
revelador
14 anos atrás

ahh esses carros eram bonitos hein…. o retrovisor mal exisitia…

Será que é possível ver o Barrichello fazendo uma ultrapassagem dessas, com autoridade, pra cima do Button????

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Esqueci de dizer. “Incrível como esse McLAren andava”, mesmo, porque esse cara só foi campeão assim, nos três anos: sempre com o melhor carro! e em 89 ainda perdeu!

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Eu tenho um guia da F1 de 1994 até hj… esses pegas eram mto bons. Hj o “profissionalismo” não deixa isso acontecer. Pra piorar temos um piloto que aceitou via contrato ser o segundo, sempre!

FG vc trabalhou mto tempo cobrindo a F1, pq ao contrario de quase todos jornalistas, não tem toda essa admiração pelo Senna? Algum motivo em especial? Não acha que ele foi tudo isso que todo mundo diz?

Racer-X (onde eu estava em 1º de maio de 1994, 9h, horário de Brasília)
Racer-X (onde eu estava em 1º de maio de 1994, 9h, horário de Brasília)
14 anos atrás

Eu estava em casa, assistindo à corrida, torcendo por finalmente uma reação de Senna. Afinal, estava 20 x 0 para Schumacher. O clima era bem soturno, porque um piloto havia tido uma morte horrível um dia antes. Assim como todo o Brasil, eu achava que a má fase de Senna ia terminar ali.
Depois de problemas nos boxes e grid de largada, a prova começou, com o brasileiro na frente, seguido pelo alemão. Nas voltas que se seguiram, Senna só conseguia algum alívio nas retas. Tudo apontava para um cenário semelhante a Interlagos, quando o inesperado aconteceu: Senna bateu a 270km/h no muro da Tamburello, que anos antes quase havia matado Nelson Piquet e Gerhard Berger.
Fiquei estupefato com a gravidade da batida, e senti, no meu íntimo que Senna ficaria bastante machucado. Assim como o locutor da TV Globo, fiquei esperançoso quando a cabeça dele se mexeu, sem me dar conta de que ele estava dando seu último suspiro. No entanto, voltei à realidade, no momento em que o corpo de Ayrton ficou estendido na pista. Aquilo me deu um frio na barriga, já que vi que significava que o herói da nação brasileira estava entre a vida e a morte. Eu tive um péssimo pressentimento, mesmo ainda tendo esperanças de que ele fosse sobreviver. Quando a nota oficial veio, um sentimento de perda se apossou de mim.
Morreu mais que um piloto arrojado e empolgante; morreu também um ser humano sensível, às vezes até em exagero, com quem o povo brasileiro se indentificava e era uma motivação para se ficar acordado de madrugada e assistir a provas no Extremo Oriente.
Apesar da vidente Mãe Dinah haver feito um previsão de que (sic) Ayrton Senna iria sofrer um grave acidente que iria tirá-lo das pistas, eu e todos os outros jamais poderíamos imaginar que ele iria morrer. No final, contudo, Deus deu muita coisa para Ayrton Senna da Silva. Ele foi um homem que correu atrás de um sonho e o realizou, acima de suas próprias expectativas, já que foi ídolo não só do Brasil, mas de boa parte do mundo. Viveu 100 anos em 34. Congratulations, Ayrton. : )

Flavio ALmeida
Flavio ALmeida
14 anos atrás

Se existiu um carro perfeito na F1 foi esse ai o MP4/4 – 1988. Eu me lembro simplesmente ganhou tudo…15 das 16 não foram 16/16 porque o Airton bateu num retardatario no finzinho de uma corrida que liderava, logico que os dois genios contribuiram bastante para tal feito….lembram cmo eram aas classificações um ao lado do outro esperando pra ver quem saia primeiro, motores mais fortes nas classificação e pneus que duravam duas voltas…..era lindo a configuração desses carros ara aquelas volta perfeita…..que saudade.

Valeu FG,

Ps. Coloca alguns videos de classificação daquela epoca…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Desculpa aí Flavinho, hoje, 01/05, não dá pra comentar este assunto direito, não! Não me considero uma da viúvas do falecido, inclusive era tido como piquetista, e acho que até era, mas a lembrança daquele sinistro é muito dolorosa. Parece que foi…hoje!

Rodrigo Borges
14 anos atrás

Impressionante como o Galvão mudou em duas décadas. Senna ultrapassa Prost, assume a liderança e não houve gritos histéricos, exageros, nada.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

“só venero, como piloto, Rosemeyer”

tá certo, Gomes, pois o nosso Schumacão é muito mais que piloto! é o maior esportista do mundo! Esse tem que ser adorado!!!!!!!!

Só admito que comparem ele com Pelé, e olhe lá!!!!!!!!

Harry
14 anos atrás

FG,
Proust teve a hombridade de vir ao Brasil e ser um dos que seguraram a alça do caixão de Senna. Isso me marcou muito!
Abs
Harry

Marcos Reis
Marcos Reis
14 anos atrás

Três colocações:

É impressão minha mas a asa traseira do Prost é diferente??

De qualquer forma é muita responsa partir para uma ultrapassagem dessas arriscando os dois carros do patrão!!! Realmente tinha um controle sobre as situações fora do normal… Tá certo que teve uma parcela de culpa em Suzuka… Mas acho que àquela altura o Prost já não aguentava mais o Senna chegar e passar… rsrssr

[off] Fora as já convencionais brigas entre Piquet e Senna já vou avisando que gosto dos dois. Por que não poderia? Digo isso pois não deixei de notar que enquanto as McLaren vão esticando o Piquet ( tá certo que o post é uma homanagem à Senna mas foi citado que o Prost falava com ele. O Piquet também se relacionava muito bem com o Senna. A merda começou com aquela história da Brabham…) na Lotus passava a galera por fora e depois ficou penando pra segurar a galera com aqulea carroça… Nelsinho presiva ver mais as corridas do pai…

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Falando em Ayrton, o especial sobre o atleta no Grande Prêmio está espetacular. O site está consolidando a liderança no jornalismo automobilístico no Brasil.

Ricardo Piva
Ricardo Piva
14 anos atrás

Ai eu pergunto aos amigos: Tendo assistido tais disputas, o que nos resta sentir pelos atuais brasucas?

Esperança e paciência é o que nos resta.

Abraço a todos.

Alcysio
14 anos atrás

Pilostos impressionantes, pista linda. Eu tive a oportunidade de visitar o gilles nesse inverno e , mesmo abandonado e cheio de neve o circuito é lindo

Jair Xavier Jr.
Jair Xavier Jr.
14 anos atrás

A maior sacanagem do destino para mim foi termos perdido um dos maiores duelo da história,que seria Senna x Schumacher..acho que a temporada de 94 seria de arrepiar.. bem,pelo menos assisti ao não menos emocionante Prost x Senna.
Concordo com o Hbringel, se Rubens fosse do mais alto nível teriamos visto cenas assim na época de ouro da Ferrari..
Muito bom o blog do João,seria bem legal ver pinturas assim na F1 atual,principalmente a da McLaren..e uma coisa que fiquei pensando: por que diabos não se tem mais os números nos carros de F1?ou são tão pequenos que não vemos?
um abraço a todos e feliz dia do trabalho!!

Renato Muller
Renato Muller
14 anos atrás

Uma outra coisa muito legal dessa época era a menor globalização. USTop patrocinando F1, marcas como Riello no carro da Benetton, Agip (Ferrari) que ninguém no Brasil conhecia e assim por diante. Demorei anos para descobrir que cazzo era o Segafredo da Toleman de 1984 (por sinal, café bom pacas). Até nisso a F1 anda sem graça ultimamente.

Mhario Lincoln
14 anos atrás

Meu caro. Desde quando li pela primeira vez seu texto emocionante sobre Senna esperava uma oportunidade de compartilhar isso com outras pessoas. Desta feita, como editor-chefe do Portal Mhario Lincoln do Brasil (sem fins lucrativos, mas uma vitrine que dá oportunidade para muitos escritores anônimos divulgarem seus trabalhos) tomei a liberdade de hoje (15 anos sem Senna) reproduzir esse trabalho magnífico, cuja integra encontrei no Google.
Nossa equipe se emocionou tanto que gostaria inclusive de conhecê-lo pessoalmente quando voltarmos a SP. Ou via net.
E se quisessemos fazer uma entrevista, você aceitaria? Em caso positivo, por favor, envie seus contatos. Enquanto isso, dê uma olhada em nosso trabalho. Estamos no ar há 4 anos. (ultrapassamos 1 milhão de acessos, em abril, segundo o Google Analytics). Neste abril, implantamos as janelas de TV e podecast.
Bem é isso.
Um abraço e muito prazer.
Mhario Lincoln
http://www.mhariolincoln.jor.br
[email protected]
Seja bem-vindo!

JP
JP
14 anos atrás

Os carros da Benneton já mandavam bem nessa época.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
14 anos atrás

Talvez tenha faltado isso na Era Schumacher. Dois pilotos excepcionais, com um carro excepcional, lutando diretamente nem ligando pra equipe. Isso era F1. Sobre Senna, digo o mesmo que Prost: eles era tão indivisíveis, que, após a saída de Prost, Senna parecia ter perdido seu brilho, sua vontade de vencer. Era tipo: nossa era acabou. Não tenho mais o porquê de correr. Todos, ao falar de um, lembram do outro. É incrível, isso.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Essa história da Imola 89 é controversa, porque Senna passou Prost na primeira volta da relargada, já que a corrida havia sido interrompida com a batida do Berger na Tamburello.
Logo, não era a primeira volta da prova. Senna deu uma de espertinho aí.
O detalhe é que Prost deve ter ficado mesmo muito irritado, a ponto de rodar sozinho mais tarde, algo raríssimo na sua carreira.

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Antes que eu esqueça Senna x Schumacher não deu tempo pra atingir o clímax. O confronto de ‘Grandes Senhores das Pistas’ foi podado………. Aliás, a pergunta que fica no ar: Qual o atual Grande Senhor das Pistas: É o Espanhol Errante em busca de uma equipe decente ou a F-1 degenerou pra sempre e ficou acéfala e assenhorada?

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Senna x Prost creio que tenha sido o último dos grandes encontros de cobras criadas e venenosas (ainda mais em uma mesma equipe… Só um inglês como Dennis pra segurar dois latinos em ponto de ebulição durante 89). Sinto muita falta disso…. Depois o que tivemos…. Hill x Schumacher (nem!) Schumacher x Hakkinen (em alguns raros momentos tipo Spa ’00) Schummy x Schummy (Austria ’02 Spy x Spy) Schummy x Alonso (Interessantinho e só) Alonso x Hamilton (talvez os bastidores devem ter lembrado, mas em técnica….) Hamilton x Massa (??).
Sou eu que estou ficando velho ou Mansell x Piquet, Prost x Mansell, Senna x Piquet, Villeneuve x Pironi, Piquet x Prost (só pra dizer os não tão remotos) eram de muito melhor qualidade??????

Guilherme H.
Guilherme H.
14 anos atrás

Da gosto de ver, um cara com o MESMO equipamente do seu companheiro, dar um show desse….

E dá uma tristeza hoje ver o “GRANDE” rubinhooo

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Lembro perfeitamente dessa ultrapassagem , que linda vitoria do Senna !

Mas foi uma judiação ver o Mansell corredo com motor Judd em 88 e o Piquet com um terrivel Lotus ,a temporada só foi interessante pela disputa entre os pilotos da Mclaren ,não gosto nem de imaginar se o segundo piloto fosse o Johansson que correu pela equipe em 87 ,seria uma das piores da historia .

Na verdade ,Senna e Prost salvaram o campeonato.

Maurício
Maurício
14 anos atrás

Como eram lindos os F1 de um tempo atrás. Hoje em dia,tirando a pintura são todos iguais.

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Eram quantos no grid, uns 30?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

Schumacher será sempre lembrado pelos seus números e Senna pelo seu talento.

Mario Salustiano
Mario Salustiano
14 anos atrás

cresci assistindo F1 desde o tempo de Emerson, hoje adulto e olhando o mundo em nossa volta devemos lembrar que existem muitos hérois anonimos que fazem parte da nossa vida real, essa coisa de venerar em demasia é voce se deixar abater e não procurar lutar em sua vida real, gostei muito de assistir as vitórias brasileiras com Emerson, Piquet e Ayrton mas já passei dessa de ficar discutindo o “se”, se Senna não tivesse morrido o Schumacher não seria o que foi, e daí? será que a humanidade seria melhor por isso? engraçado que nessas horas só levantam a hipotese do Senna derrotar o alemão, e se acontessese o contrário ?sabe o que aconteceria os mesmos que hoje ridicularizam Rubens também ridicularizariam o Senna, nesse país os esportistas são tão cobrados para vencer para a população descarregar suas frustações e achar que são vencedores junto com o idolo.
Sei que a intenção do post do Flávio não é essa mas sempre vou desabafar essa mediocridade que as pessoas se imbuem a atribuir a outros a responsabilidade de fazer algo de bom, e evidente reconheço que boa parte dos que frequentam aqui não são assim
bom feriado a todos

leohora
leohora
14 anos atrás

USTOP informou a 2:54 minutos

Mirtes
Mirtes
14 anos atrás

Gomes, o seu texto sobre o 30 de abril foi muito tocante. Emocionei-me muito e lembrei do detalhe da bandeira austríaca também. Gracas a Deus que esses episódios na F1 sao parte do passado. No acidente do Kubica eu fiquei catatônica em frente à TV, um aperto no peito e nó na garganta, só pensava em Ímola e dizia a mim mesma todo o tempo “calma, tudo ficará bem, logo chegarao as boas notícias”… também dissera isso em 1994 e mesmo com a notícia de que o Senna tinha morrido, ainda demorei a aceitar.
A F1 tornou-se mais segura, ainda bem! Ultrapassagens sempre sao bem vindas, corridas emocionantes é tudo o que queremos ver, mas que nao custem as vidas dos pilotos. Uma postura ofensiva nada tem a ver com irresponsabilidade, esses 15 anos sem mortes nas pistas pode fazer com que alguns se esquecam desses momentos trágicos.
Nos links abaixo há uma compilacao de vídeos de acidentes fatais na F1, algumas cenas sao de partir o coracao de qualquer um (nao, nao é “faces da morte”), como o desespero de um piloto que abandona o seu carro para tentar salvar a vida do companheiro. Tomara, tomara mesmo que essas cenas nunca mais se repitam.

Acidentes fatais na F1 – Parte 1
http://www.youtube.com/watch?v=tWij_mBLYMc&feature=related

Acidentes fatais na F1 – Parte 2
http://www.dailymotion.com/naldotv/video/x8b02c_acidentes-fatais-da-f1-em-detalhes_sport

Acho os autódromos modernos meio fictícios, parecem mais um parque temático de F1 do que uma pista em si, mas se eles vieram para acabar de vez com esse capítulo triste do nosso amado esporte, entao sao muito bem vindos!

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Acho que foi o começo do ranca-rabo (rancarrabo?). O Prost subiu ao pódio só para cumprir o protocolo. Tava P da vida e foi embora rapidinho, olhando pra baixo.

O Youtube é realmente um divisor de águas, com ele essa semana tá sendo especial pra todos nós…

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Para o dia de hoje, que tal a imagem do Senna na Tollemam
fazendo o Niki Lauda comer pó a bordo da mclaren-porsche?
Quem nasceu para ser o SOL não é sombra, FAZ SOMBRA!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Só mais um comentário, essa do Galvão de “AYRTON SENNA DO BRASIL” e a musiquinha, que pra mim ao menos já se tornou a musiquinha do Senna, era emocionante demais.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Saudades dessa época, justamente em 88 comecei a acompanhar as corridas, e o Senna levou o campeonato. As Mclaren estavam sobrando realmente, e ali começava o duelo que ficou marcado na F1 entre Senna x Prost. Grande duelo, como há muito tempo não vimos mais, depois desse acho que veio Hill x Schumacher, Villeneuve x Schumacher, Mika Hakkinen x Schumacher e depois disso só deu Schumacher contra ele mesmo, só no fim de carreira que Alonso deu trabalho ao alemão.

Renato
Renato
14 anos atrás

Falei aí em cima que você não gostava do Senna, mas não em tom de crítica. Você pode gostar e desgostar de quem quiser. Ponto. Apenas elogiei seu trabalho.

Dú
14 anos atrás

Altos pegas. Velhos tempos da F1.
Pô, com dois dias de atraso, vejo que ninguém lembrou da panca do Sr. Rubens, qdo. ele errou e estampou legal.
Ainda bem que só quebrou o nazzo.
FG, que fim levou aquela Jordan que vc. achou no Rio?

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Claro que aquelas McLaren andavam. O que mais poderia se esperar de um carro criado por Gordon Murray?

hausensson
hausensson
14 anos atrás

“1º de maio, gp de San Marino.”

Pode parecer maluquice, mas eu sinto falta de Imola…

E da F-1 daquela epoca, apesar de eu não ter assistido.

Jonas Martins
Jonas Martins
14 anos atrás

É muito bom rever esses momentos. Era criança na época, porém já era fascinado por F-1. Tenho até hoje o álbum de figurinhas desta temporada… Realmente brilhante, Senna e Prost eram a melhor dupla de pilotos que uma equipe poderia ter.