SPRING ROLLS (10)
RIO DE JANEIRO (e ponto final) – Foi ótimo o que aconteceu na China no fim de semana. A Red Bull provou que a gritaria contra os difusores da Brawn, da Toyota e da Williams não passa de histeria de maus perdedores. No seco, Vettel fez a pole e Alonso ficou em segundo no grid. Na chuva, os dois pilotos da Red Bull chegaram à frente da dupla da Brawn, que assustou todo mundo na Austrália e na Malásia.
Ou seja (como diria Luciano Burti): os carros da Brawn não são imbatíveis. E não são apenas os difusores mágicos que determinam seu bom desempenho. Há muito mais debaixo daquela carenagem branca do que orifícios no assoalho e um túnel de dois andares no rabo. A Red Bull não os utiliza e andou na frente de ambos. A Renault enfiou um difusor genérico no carro de Alonso e já foi o bastante para que ele deixasse a dupla BB para trás na classificação.
A história de que o campeonato já acabou “se não fizerem alguma coisa” contra os difusores, discurso adotado enfaticamente por Felipe Massa e pela Ferrari desde Melbourne, não passa de uma falácia. Em 2002 e 2004, anos de domínio absoluto do time de Maranello, ninguém ficava choramingando pelos cantos. Admitia-se, pura e simplesmente, a superioridade de um time muito bem azeitado, que tinha comando, pessoal técnico competente e um piloto excepcional. O massacre era encarado com naturalidade e resignação. Quem quisesse deter a turma de Schumacher & cia. limitada que trabalhasse.
Aliás, por que a Ferrari podia massacrar todo mundo, como a McLaren e a Williams também fizeram em passado recente, e uma Brawn GP não pode? Só porque é estreante, pequena, surpreendente? Conversa fiada. A Red Bull derrubou seu muro das lamentações e foi à luta. Interpretou o regulamento de outro modo, chegou a contestar os difusores brawnianos, mas parou de reclamar. A discussão sobre essa pequena peça — ou mais do que isso, desse princípio aerodinâmico aplicado por três das dez equipes — não pode encobrir o conceito de meritocracia que, felizmente, está se sobrepondo à questão econômica numa F-1 que quase sempre foi muito mais generosa com quem tinha mais dinheiro para gastar.
Os difusores da Brawn não têm culpa se o KERS de Raikkonen pega fogo, ou se o motor de Massa se autodesliga, ou se Nelsinho não guia nada, ou se Kubica e Heidfeld andam emburrados pelo paddock porque não sabem se usam o KERS ou um saco de arroz como lastro. São, bem mais do que uma revolução técnica — longe disso, sua concepção é até bastante simples e óbvia —, a maior desculpa esfarrapada que as ex-grandes já encontraram para explicar seus fracassos.
Estou morrendo de rir da choradeira.
É por essas e outras que eu jamais irei torcer pelo Bambino (Bambi menino) do Massa! Chorão! Mala!
Até o Ronaldão Gordo ta deixando os Bambi comendo poeira!
Chora Massa!
: )
Obrigado, Pedro!
FRASES DO NARRADOR OFICIAL NO GP DA CHINA-2009 :
SOBRE O EXCELENTE VETTEL: “Não podemos chamá-lo de craque, ainda não, Reginaldo…”
SOBRE A PERFORMANCE RIDÍCULA DO BORDAIS : “Quem sabe pinta uma vaga para o Bruno, a STR já não tem mais paciência…”
SOBRE A PERFORMANCE RIDÍCULA DO PIQUET : “…………………………. ( CENSURA) …………………………………..”
SOBRE A FERRARI DO MASSA : “Gente, a Ferrari não deu equipamento bom, tá devendo até agora pro Felipe, por isso está largando em 13º e vai correr de tanque cheio, o Montezemollo vai dar uma reunião e mais gente vai perder seu cargo…”
SOBRE A FERRARI DO RAIKKONEN : “ê, Raikkonen… vc. quer passar uma Ferrari na sua vida? É só estar dentro de um desses carros que estão passando o Raikkonen, todo mundo tá passando o Raikonen, ó, o Raikkonen perdeu a conta de quantas vezes foi ultrapassado…”
FORA GALVÃO !!!
infinita precisão é sim um termo regulatório, e nada tem a ver com matemática.
Imaginem as asas. elas não podem ser flexíveis, mas todas as asas se mexem, por que é impossível não mexer, mesmo que fossem de titânio e 5 cm de espessura. Não se pode aí aplicar a infinita precisão, por isso o regulamento dá um valor de precisão, que é um peso sob o qual a asa não pode flexionar, em tantos mm.
Mas as equipes já abusam da margem de erro do regulamento faz anos. A própria Ferrari chegou a construir um pistão hidráulico que fazia a asa flexionar cada vez mais com o aumento da velocidade, abusando da regra permitir uma imprecisão, e mais tarde isso foi proibido em questionamento da própria Honda (na época BAR, mas já pertencente a Honda).
O conceito de infinita precisão é aplicado em regras gerais que não citam testes de limitação. O assoalho deve ser plano, mas qual a definição de plano? Absolutamente reto é impossível na engenharia.
Pois acusaram a Brawn de abusar do conceito de infinita precisão no caso dos difusores, o que foi negado pelo tribunal.
Alonso não fez nada com a renault modificada. Era o mais leve do grid. A brawn, seja do button ou barrichello, nao fez a pole pq tava quase 20kb mais pesado que o vettel
PARA O LEO :16;06
ta procupado com meu portuques cara vai fazer alguma coisa que preste ou de sua opiniao sobre f1 ou vai dar aula de portuques..
“….. ou se Kubica e Heidfeld andam emburrados pelo paddock porque não sabem se usam o KERS ou um saco de arroz como lastro …..’ kkkkkk … excelente FG !! Rachei o bico com essa !!
Tá ficando divertida essa F1, quando a gente acha que a Brawn vai dominar, vem a RBR e mete uma dobradinha !! E no Bahrein ?!? Chuva deve ser difícil, provavelmente teremos pista seca, luz natural e um autódromo de verdade !! Será que a Brawn retoma a hegemonia ?!?
Detalhe: pelo menos o Galvão parabenizou o Burti pela cravada no problema do Massa !! Foi muito rápido, mas parabenizou … rsrs
“infinite precision” não é termo legal, é coisa de altas matemáticas, com quem não tenho grandes ligações.
Não sei se é porque estava desacostumado, mas o psicopata global está pior do que nunca!!
Antes de chamarem projetistas de analfabetos, leiam o regulamento técnico da F1 (http://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/7C4F8D883039AF6AC125757D00369C58/$FILE/1-2009_F1_TECHNICAL_REGULATIONS_Showing-Alterations_17-03-2009.pdf).
Che cazzo!
Algum causídico pode explicar o que é “infinite precision”? (quinta fundamentação do recurso contra a gang do difusor – http://www.fia.com/en-GB/the-fia/court_appeal/judgments/Documents/ICA-14-04-2009-a.pdf)
sr FG,
no ponto facultativo, o sr facultou n~ao postar?
hehehe
[ ]s
FG, pau no speedy, asisti via tv e rádio Band.
Alê e Jan como de sempre, na fita.
Odinei Edson falando que o Massa estava catando combústivel.
Não sei se foi gozação, ou se não viu a moçada esquentando pneu à frente.
Também estou feliz com a choradeira, mas não gostei da corrida. Achei os pilotos muito conservadores, mesmo com tantas rodadas, poucos se arrebentaram ou ficaram presos em caixas de brita, sinal que a pista estava ruim, mas que estavam andando longe do limite da mesma. Foram poucas ultrapassagens para uma corrida com chuva, que tende a equilibrar um pouco as coisas.
Detectei algo interessante nas mensagens deste tópico: no mínimo dois blogueiros disseram “se Massa estivesse na Brawn…” Meu, o cara anda de Ferrari, alguém duvida que a equipe vá reagir, mesmo que seja em 2010? Apesar da choradeira, que faz parte do jogo, a tradição existe, arrisco a dizer que é o cockpit mais cobiçado por todos que gostam de automobilismo, mesmo que seja só pra ficar sentado nele, com o motor desligado… Diz aí, se fosse dada a oportunidade, que carro escolheria pilotar, um Brawn ou uma Ferrari?
Aguardem que a Ferrari vai ressuscitar. O Massa é o melhor piloto, melhor que Vettel. É só uma questão de tempo e todo essa onda de nova F1 passa. Ainda jogo minhas fichas na Ferrari/Massa.
Corrida em condições atipicas resultado idem esperem condições normais pra ver aonde a Red Bull vai parar
Nossa, basta a equipe errar num acerto e a outra ter um FDS perfeito, que a galera já muda as previsões NOSTRADAMICAS e diz que a BRAWN é um lixo, que o BUTTON é afobado, que o BARRICHELLO deveria estar escrevendo colunas de automobilismo (ok Flavio, foi só pra espetar).
Na MINHA opinião, o campeonato segue como estava, ou seja, cada corrida vai ter suas particularidades, pois, apesar da tecnologia e da alta capacidade de todos os envolvidos, continuam sendo apenas, HUMANOS.
Que venha a 1ª vitória do Barrica na Brawn.
ps: sim, sou Corinthiano e torço pro Barrichello.
Acho que no seco a BGP ainda iria ganhar a prova… estava com a melhor estratégia para tanto. Acho que isso nunca deveria deixar de ser considerado.
Agora… os carros da RedBull são os que apresentam o melhor potencial… e o Vettel realmente é um piloto de muita categoria… pelo jeito os Brazucas vão ter que sofrer em mais um ciclo de pilotos estrangeiros na liderança… as preces são para a Ferrari fazer um milagre para que o Massa ganhe alguma coisa até 2010.
Pobre do Nelsinho… ele não consegue fazer o basico… que é sentar e pilotar… o resto nada importa… tem é que grudar no saco do Briatore… e do ALONSO… isso mesmo… por incrivel que possa parecer… ele tem que se aproximar mais e mais da Equipe.
Fica clarissimo o jogo de cena, basta apenas reler o que o Alonso disse no final de semana… jogando todos os méritos para a Equipe sem nunca deixarr de agradece-los.
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi
“De malas prontas para o Bahrein”
Flávio, vou começar a fazer de duas uma…como john lennon que notabilizou assistir tv com o volume no zero, portanto sem ouvir comentários idiotas, ou como fizeram (e fazem!) muitos brasileiros na copa do mundo de futebol…assistem a globo (dona de quase tudo em transmissão sem competição) com o volume zerado e ligam o rádio, navegam na net ou sintonizam a imaginação…nossos olhos e gosto pela coisa da f1 vê a realidade e galvão bueno tenta que tenta nos fazer de cegos e sem neurônios…
Gomes,
Alguma vez na historia tivemos a entrada do safety car nas três primeiras corridas???
O Galvão Bueno tá insuportável. Mas não precisaria de substituto, é só cair fora mesmo. Deixa o Burti e o Reginaldo só comentando, não precisa ninguém narrando o que a gente está vendo.
Seria ótimo.
Lamentável o Nelsinho Piquet, só não tenho pena dele pq o cara é milionário e já pegou algumas gatinhas. O Barrichello tinha como desculpa de nao ser campeão pela preferencia ao Schumacher, agora ta sendo engolido pelo Buton.
Parabéns ao Flávio por ser o único comentarista que fala a verdade sem nacionalismo barato
Emerson , meu caro …
Botoon , Renolt , favoreser, torssem, astralia e barem …
Meu Deus , escrever certo não paga ingresso nem imposto !
Cruzes !
Vamos trabalhar, Flávio.
Um dia inteiro sem posts!!!!
Assim, o Ig vai lhe mandar arrumar as gavetas.
Cadê você, Flávio?
Por favor Flávio, explique:
a meritocracia é boa para a Fórmula 1, mas ruim para a sociedade? Porque?
Os Red Bulls e Alonso só ficaram a frente da Brawn na classificação por causa da diferença astronômica na quantidade de combustível. Se a corrida fosse no seco, ganharia um Brawn novamente.
Flavio, tb acho ridículo esse choro de perdedor de Ferrari, Briatore etc , qd eram eles que tinham o diferencial técnico não falavam nada, agora que ficaram p/ trás ficam no chororô.
Agora, esse tal de Nelsinho, que piada, lembra aqueles japoneses tipo Katagrama etc, está inclusive depreciando a imagem do automobilismo brasileiro.
Poxa o pessoal fala mal do Rubinho !
Poxa o cara é vice líder e ainda correu 20 voltas com 3 discos de freios .Como tem loco aqui
MAIS UMA DO SABIO GALVAO BUENo
durante a trasmiçao Reginaldo leme falou que vetell e CRAQUE e o sabio galvao falou nao ele nao e craque nao .. VETTEL E O CARA e e vai ser campeao muito em breve nao erra e rapido e nao terme na base como muitos pilotos Mais o sabio tem razao quando fala que rubinho e bom na chuva onde quando rubinho foi bom na chuva mais o sabio galvao insiste com isso ( FORA GALVAO E TAMBEM NAO TRASMITAO O JOGO TIMAO))
imaginem uma corrida com um piloto NELSON ANGELO PIQUET.
ele nao terminaria a prova por que?? o que ele saber fazer melhor e com muita categoria e rodar sair da pista bater (em placa de isopor)em fim TUDO ISSO SOSINHO EU FALEI SOZINHO ..
pra mim e o pior piloto brasileiro de todos os tempos na f1..
Não podemos esquecer que os “entendidos” que escutam F1 são poucos. A maioria que vê F1 é um banco de idiotas, que acham que o Galvião é a 8ª maravilha do mundo. Só não entendo porque o Regi embarca nessa e o Burti também. Será muita grana ou alguma cláusula no contrato que não podem contrariar o Gavião????
Acho que cabe uma opinião.
Aquela chuva que caiu na hora da corrida, qualquer programinha vagabundo de previsão de tempo (vamos deixar fora disso as belíssimas da globo) poderia anunciar chuva pesada com 24 ou 48 horas de antecedência. A princípio qualquer um na F1 sabia (ou deveria saber) que ia chover tudo aquilo
Então porque a estratégia da Renault em deixar o Alonso tão leve ?? Isso só confirma o desespero em mostrar resultado pra matriz na frança.
O Alonso é piloto o suficiente pra andar em igualdade (na chuva) com qalquer carro da Brawn, RBR …
E pra piorar o Flavião “picareta” ainda chama o cara pra abastecer qdo a corrida ia recomeçar.
Ao menos numa coisa o Nelsinho acertou, qdo disse que estratégia não é o forte da equipe. Até no caso dele, porque sair lotado de gasolina ???
Acho que a primeira que deveria rolar na equipe é a do Flavião picareta mor !!!
Abraço
JCS
Escrever o que … ou o que escrever ???
O que parece interminável é a capacidade do Galvão Bueno se superar…
Tá ficando Gagá como os velhinhos ( tarado masoquista e o unha de fome) que comandam a F1.
Abraços
JCS
JCS
Flavio Gomes otima materia esta de hoje. É verdade que nos tempos de dominio da Ferrari ninguem questionava esse ou aquele equipamento, mesmo quando havia rumores de certas irregualaridades. O que se dizia – as outras equipes precisam é trabalhar e trabalhar. Mas o que quero mesmo é fazer um pequeno comentario sobre o Rubens. Basta uma ameaça de chuva durante a corrida e logo os profissionais da Globo liderados pelo Galvão começam a mesma historia: agora ficou bom para o Rubinho….. agora as coisas serão diferentes e Rubinho vai se dar bem…. mesmo quando não chove o Galvão bate o tambor e invoca a dança da chuva. Mas tirando aquelea vitoria na chuva quando o Rubens optou pelos pneus de pista seca, qual mesmo que ele ganhou??? Qual a vitoira espetacular deste piloto nessas condições, exceto a já comentada. Chega de tentar empurrar para nós amantes da formula 1essas fraudes… essa mentiras … Essa cara tem os seus meritos de ter permanencido na categoria por tantas temporadas, de ser o atual recordista de grandes premios disputados. Mas nuncas será um grande campeão de formula 1. Agora esse S Vertel esse sim parece ser um excelente piloto quando a disputa é debaixo de chuva. A vitoria de ontem não foi a primeira.
Pergunta intrigante: As Ferraris (porque Kimi tb reclamou de problema) teriam problema no motor se corressem com o KERS?
Nenhun comentário sobre a mais nova pérola do Galvão?
Ele afirmou com todas as letras na transmissão que Ross Brawn não é de nada. Seria simplesmente um cara sortudo…
Flavio Gomes escreveu:
“No seco, Vettel fez a pole e Alonso ficou em segundo no grid.”
Só esqueceu de mencionar que fizeram a pole com 30 KILOS A MENOS DE COMBUSTÍVEL. A BGP ainda é disparado o melhor carro no seco, E O DIFUSOR FAZ MUITA DIFERENÇA SIM.
A Mcladra e a Renaul eram quase do nível da Force India, agora passaram a Ferrari. A BMW TEM UM BOM CARRO, quando tiverem um difusor double-decker, vão brigar por vitórias, em Barcelona vcs vão ver a velocidade dos carros alemães.
Em tempo: quando será que o Galvão vai deixar o Reginaldo Leme falar?
Contrata-se uma fonoaudióloga que consiga deixar o Galão “fora da estrada” ou seja, sem voz, por pelo menos 10 anos……
Cala a boca, Galvão!!!
que saudade de ver um Prost, Mansell, e principalmente Ayrton Senna! ver essa mulambada de hoje em dia é brincadeira! Senna carregava o carro nas costas com chuva ou com pista seca e fazia o que fazia, agora vem esses moleques metidos a saber pilotar querendo dar uma de bom. É brincadeira.
Agora, Flávio, quero ver e ler, o que o Rubinho Baranguelo vai escrever no livro. Antes o problema era a equipe que jogava a favor do Shumacher, e agora? O Jenson Button virou o novo Michael Shumacher? Ou o poderoso Rubinho está de volta na Ferrari?
Saudades…
Que delícia está essa F1!
Um show de reviravoltas, as pequenas dando a volta em cima das grandes.
E como vc falou Flavinho, que engraçado está sendo essa choradeira. Hahhahaha.
Não vejo a hora da próxima corrida, promete muito esse campeonato e o show de reviravoltas, pelo que vejo, não vai parar, que bom para todos nós!
Aposto que a Brawn ficará entre os líderes até o final da temporada. Já se foram 3 corridas e eles figuraram sempre entre os primeiros, foi assim com a Renault em seus anos de glória.
A Red Bull mostrou força e com o talento de Vettel, acredito que se o carro continuar desta forma, veloz e confiável, tem grandes chances de lutar pelo título.
E o meu último pitaco é que Hamilton ainda vai dar o que falar e se meter entre os primeiros.
Abraço Flávio!
Davi Laranjeira
http://davilaranjeira.blogspot.com
Que delícia está essa F1!
Um show de reviravoltas, as pequenas dando a volta em cima das grandes.
E como vc falou Flavinho, que engraçado está sendo essa choradeira. Hahhahaha.
Não vejo a hora da próxima corrida, promete muito esse campeonato e o show de reviravoltas, pelo que vejo, não vai parar, que bom para todos nós!
Aposto que a Brawn ficará entre os líderes até o final da temporada. Já se foram 3 corridas e eles figuraram sempre entre os primeiros, foi assim com a Renault em seus anos de glória.
A Red Bull mostrou força e com o talento de Vettel, acredito que se o carro continuar desta forma, veloz e confiável, tem grandes chances de lutar pelo título.
E o meu último pitaco é que Hamilton ainda vai dar o que falar e se meter entre os primeiros.
Abraço Flávio!
Boas ..
Comentários excelentes ..
E por que não um post tipo “fora Galvão” .. ?? Só para “estourar” as estatísticas ..
Abraços ..
O fato na minha opnião é o seguinte:
Todos os grandes perderam o rumo, a equipe do ex Ron Denis já não sabe o que fazer….se manda o Lewis acelerar e dar um show de rodadas para o mundo todo ver o tamanho de seu desespero….a equipe Fiat vermelha, que apaga na chuva como os antigos 147, se coloca o Kers, se coloca a porra do difusor ou se coloca um carro novo logo na segunda metade do campeonato…., a BMW se faz uma plastica nos pilotos e coloca o Kers nos dois carros, a Renalt se poe o Nelsinho de garoto propagenda de algum video game pois roda em todas as corridas…como nos jogos…
As pequenas essas sim estão no caminho certo adando de verdade com pilotos bons, não expecionais mas muitos bons.
A f1 mudou, acredito que pra melhor, cada equipe com suas caracteristicas, mas o que vemos na TV é uma grande salada de pequenas euipes com grandes resultados, as grandes que tomem cuidado pois se continuar assim teremos um final de campeonato com Braw, REd, Toyota, entre as melhores de todos os tempos.
Valeu
FG, não esqueça de responder o meu email do Limite….motores e cambio F1.
Obrigado
Essa notícia que o Turtle vai ser sacado da Brawn é ótima para ser apenas segunda…….
Boa demais. Ninguém aguenta a tartaruga resmungona, nem o Brawn…..
Racha fora segundão!!!!!!!! Que venha o Grassi.
O campeonato esta ótimo !!!!!!!!!, muita água vai rolar por debaixo da ponte………
Pra mim o que esta faltando a Brawn é quilometragem em pista molhada,pois em pista seca as Red Bull so conseguem acompanha-los com 20 kg a menos.Quando eles acharem o melhor ajuste ,ai sim se tornaram imbativeis,pois no inicio do ano as demais equipes testaram varias vezes em piso molhado enquanto a Brawn so andou a duas semanas do inicio do campeonato.
narraçao da globo (uma MERDA)
mais uma vez galvao vem se superando qual quer coisa que acontecia eles comentavao a isso vai favoreser o rubinho weber sai da pista a isso vai favoreser o rubinho bueni bate no veteel
a isso vai favoreser o rubinho e por mais que eles torssem por ele vai e chega em quarto ou em quinto na astralia so chegou em segundo (pura cagada) e no barem (a isso vai favoreser o rubinho)
O Meu Ponto De Vista..
Barrichello continua atras de botoon e vai asim o ano inteiro pra mim ja deveria ter parado nunca vai ser campeao ..vamos ver a proxima desculpa no barem..
ferrari (o carro e uma merda) e ponto final.
nelsinho (e o pior piloto brasileiro na historia da f1)um desastre horror eu acho que dirijo melhor que ele so nao foi subistuido ainda por que o piloto reserva da renolt deve ser pior que ele..
Endosso tambem para SPRING ROLLS 10. Só que com tanta agua , a coisa estava mais para ” bolinhos de chuva”. Um chazinho tambem ia bem. A comédia “pastelão” fica pro Briatore e Domenicalli, que tiveram que engolir a sêco a vitória dupla da Red Bull, que simplesmente trabalharam sem querer tirar dinheiro dos outros para encobrir incompetencia.Sobre Vettel é melhor não falar nada, afinal ele vai ser constante no noticiario, no minimo por mais 15 anos. Esse sim é bem nascido!!!