SPRING ROLLS (5)

SÃO PAULO (voo 1510) – Vettel é o nome do garoto. Na sua terceira corrida pela Red Bull, faz a primeira pole da história da equipe, na madrugada de hoje em Xangai. Como fizera com a Toro Rosso em Monza no ano passado. Como eu disse ontem, não é a falta de difusores mágicos o problema da McLaren e da Ferrari. A Red Bull não tem. Mas tem um projetista competente. E um pilotaço.

Como pilotaço é Alonso, capaz de levar o Clio da Renault à primeira fila. Desta vez, a Brawn ficou um pouco para trás. O que é ótimo. Domínios absolutos não ajudam esporte algum. E, desta vez, Barrichello ficou à frente de Button. O que é ótimo para ele, também. Chegar atrás do inglês na corrida é que será um péssimo negócio para o brasileiro.

A Ferrari continua muito bem. Massa não passou para o Q3, o que foi bom para dar mais tempo ao time para verificar o óleo e a calibragem dos pneus. De hoje para amanhã a equipe fará também cristalização da carenagem e higienização. Felipe larga em 13º. Raikkonen passou, mas se classificou apenas em oitavo. É o limite do time.

Nelsinho foi muito mal de novo. Atribuiu o resultado à diferença de equipamento entre ele e Alonso. Fernandinho tem algo mais em seu carro. Verdade. O piloto.

Subscribe
Notify of
guest

158 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Tristan
Tristan
14 anos atrás

Prezado Flavio Gomes.

Se um leitor que deixou seu comentário (contrário ao seu ponto de vista) pode ser ofendido por um outro leitor, porém não pode retrucar a ofensa, isso mostra, mais do que tudo, a sua necessidade de ser elogiado, ou ter seu ponto de vista “confirmado”.

Respondendo ao leitor Salário mínimo, com a ironia tão comum em seus textos (seus de Flávio Gomes), tive meu comentário censurado.

Se o ponto de vista do comentário é favorável ao seu texto, uma ofensa se torna ironia, se é contra, uma ironia se torna ofensa.

Durante algum tempo, apesar de ter opinião contrária a muitas de suas opiniões, continuei visitando o seu blog, pois ele sempre foi informativo apesar de ser principalmente opinativo. Mas com a necessidade de ter sua opinião “referendada” pelos leitores, já que comentários adversos meus foram constantemente censurados.

Continue tendo o salário mínimo como seu leitor, autor de textos primários, (como ele mesmo disse), de conceitos primários e arrogantes (e a arrogância parece ser algo comum aqui neste blog). Poderia até tentar explicar ao “Gênio” do salário mínimo a imbecilidade da premissa dele, mas acho que jamais conseguiria atingir o nível de compreensão dos beócios.

Mas de nada adiantaria se conseguisse, pois certamente seria censurado, como já fui, e certamente serei outra vez neste comentário. E se for publicado certamente virá com o tipo de resposta que você reserva a quem discorda do seu ponto de vista, como o feito a um leitor em um post abaixo, recomendando-o a deixar de visitar o seu blog.

Fique com os puxa-sacos e aumente o seu cordão.

Estarei seguindo o conselho que você certamente daria.

RESPOSTA DO FG:

Não tenho a mais remota ideia sobre o que você está falando, mas tudo bem.

Leo Couto
Leo Couto
14 anos atrás

No Q1 e Q2 todos andam com pouca gasolina e quem não passa nas duas primeiras sessões tem a liberdade de definir o peso do carro. Só quem vai para o Q3 que tem que sair para a classificação com a gasosa e o peso que vai largar.

É fácil constatar isso ao comparar os tempos das 3 sessões ! Tem muita gente aqui falando besteira do tipo “Ah , tá vendo pq o Nelsinho não passou da Q1 , ele tá muito mais pesado” – Nâo tem nada a ver galera !

Fiz um cálculo de quando cada piloto deve parar para o 1o pit stop na corrida. Usei algumas informações disponíveis na internet para converter kg para litros, densidade do combustível, consumo de um F1, peso mínimo de um F1 e etc e ficou mais ou menos assim:

1o Pit Stop
Vettel 8a Volta
Alonso 7a Volta
Webber 9a Volta
Rubens 12a Volta
Jenson 11a Volta
Trulli 12a Volta
Nico 10a Volta
Kimi 14a Volta
Lewis 15a Volta
Buemi 19a Volta
Nick 17a Volta
Heikki 19a Volta
Massa 17a Volta
Nakajima 16a Volta
Bourdais 17a Volta
Piquet 19a Volta
Kubica 11a Volta
Sutil 9a Volta
Glock 10a Volta
Fisichella 15a Volta

Como os pilotos estão falando que o pneu macio da Bridgestone dura umas 10 voltas , acho que faz sentido esse cálculo. Os caras vão queimar os macios no início e depois fazer mais 2/3 com os pneus duros.

Vamos ver se os meus cálculos fazem sentido.

Abs,
Leo

Salário Mínimo
Salário Mínimo
14 anos atrás

Caro Tristan. E desculpe os meus erros gramaticais. Eu sou do Japão e português não é o meu forte.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
14 anos atrás

Marília, a regra é simples. No Q1 onde ele foi eliminado todos estavam com mesma quantidade de combustível.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
14 anos atrás

Caro Tristan, minha mensagem é para os que apontam a diferença de peso como UMA DAS RAZÕES. Ninguém aqui afirmou que não há nenhuma diferença técnica entre os bólidos, mas certamente a diferença de peso NÃO EXISTE. Se vc não tem capacidade de interpretar um texto primário como esse.
é melhor ficar calado para não assinar atestado de baixo QI.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

Salário Mínimo

qdo vi o tanto de gente dizendo que o problema é o peso, eu fui procurar o regulamento, e como trabalhei o dia todo hj, fui no lugar mais fácil, no site GP do FG, e não vi nenhum comentário sobre existir uma regra pra cada qualifying, se existe, vc pode me dizer onde acho? Só não fala no site da FIA, pq lá eu vou ler uma bíblia
hehehe

abs

claudio
claudio
14 anos atrás

Nelsinho tá masi pesado que o Alonso, é verdade…
Mas no Q1, onde o Nelsinho foi eliminado nos treinos, todo mundo treina LEVE!!!
Apenas no Q3 é que os pilotos entram com combustível para a prova, esquceram disso???
O menino é apenas regular nos GPS, pq nos teinos é péssimo, mas nas corridas até consegue desemepnho regular com o Renault, o problema é sempre começar atrás e aí as possibilidades são muito remotas!
Parece-me pouco concentrado e muito frágil.
F1 é muita pressão e atitude!
Tá faltando isso a ele…
Infelizmente não creio que Di Grassi ocupe o lugar dele, pois em breve ele perde o posto. Quem leva é o Grosjean.
Nem Bruno vai pra STR ou Williams, como alguns apostam, tvz pela torcida pelo garoto…
Se ele, Bruno Senna, conseguir vaga agora, será na tosca Force India, no lugar do pré-aposentado Fisichella…

Nelsinho repete, num tom mais melancólico e numa chance desperdiçada em uma grande equipe, outros nomes que chegaram a F1 e tiveram vida curta e triste de insucessos: Christian Fittipaldi, Zonta e Pizzonia…

Zeuxis
Zeuxis
14 anos atrás

A Renault tirou o pirulito(kers) do Alonso e deu uma trufa(difusor com um puxadinho) e pro Nelsinho só tiraram o pirulito dele, sacanagem com o moleque po.

Tristan
Tristan
14 anos atrás

E para quem tenta menosprezar o Piquet chamando atenção para coisas tipo : “Para os que apontam a diferença de peso dos bólidos como uma das razões da diferença de performance do Alonso e do Piquet. É melhor dar uma estudadinha no regulamento e poupem nos de comentários inúteis e sem sentido.”

Os carros estavam com difusores diferentes, assoalhos diferentes. Portanto os carros estavam diferentes, independentemente de quem estava sentado neles.

Então é melhor dar uma “lidazinha” ou “acompanhadazinha” nos assuntos da F-1 e poupem-nos (tem traço de ligação mesmo nas novas regras de português) de comentários inúteis e sem sentido.

Estudar faz bem para aumentar o salário.

Abreu
Abreu
14 anos atrás

Como já disse em outra oportunidade: Que venham o Di Grassi ou o Senna então. A atitude do Piquet Jr realmente parece errada, mas esse bando de entendidos massacrando o sujeito sem a noção da realidade da equipe é de lascar.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
14 anos atrás

Ah, e mais uma coisa: comparar o peso entre o Alonso e os outros é sacanagem pq seu carro é 1000 vezes pior que a Red Bull, por exemplo…

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
14 anos atrás

O que Alonso tem? Talento. Esse carro da Renault, nem com gasolina pra uma volta teria capacidade de correr para 1ª fila senão fosse o Alonso. Muitos estão atribuindo a prformance ao pso, mas é bom lembrar que durante o treino ele esteve sempre entre os ponteiros. Deve usar tática diferente, mas sem o KERS ele tem um carro bem mais leve e estável. Sem contar que é incomparável seu talento: o Gomes disse certo mas eu vou além: na f1 de hoje, se compararmos o trabalho -piloto/evolução/tirar o máximo do carro ninguém é melhor que o Alonso. Esse carro é horrível – basta ver a posição de Piquet Jr, que reflete sua falta de nervos e talento na f1 combinada com a capacidade de tirar o máxmo do carro. Quem não se lembra do fim do capmeonato passado quando Alonso que fez mais pontos na 2ª metade? Se o espanhol renascer agora é bom a Brawn se cuidar…

Victor
Victor
14 anos atrás

Tem gente que está achando que a diferença do Alonso para o Nérsin é a gasolina.
Não é, os carros saem com pouca gasolina no Q1 e menos ainda no Q2.
Como o Nérsin “pouca prática” simplesmente não consegue passar para o Q2, a Renault enche o tanque dele para ele não ficar enchendo o saco durante a corrida.
Geralmente ele nem usa os boxes, bate antes.

Tom sawer
Tom sawer
14 anos atrás

Ah nem !!

Será que todo torcedor do piquet jr é corintiano ?vão ser inocentes pra lá.pra não falar outra coisa, parece que são a primeira corrida que assistem .Será que os manés não sabem que o combustivel do piquet jr foi colocada apos o treino.

Lince
Lince
14 anos atrás

Não sei o que acontece na Renault. A estratégia do Nelsinho é suicida, pois não tem como fazer a corrida com apenas um reabastecimento pois os pneus macios não aguentam tantas voltas.

Marcelo
Marcelo
14 anos atrás

FG,

nao ha duvidas que atualmente Alonso e melhor que Nelsinho, mas que a Renault tb colabora e MUUUUUITO para isso nao e comentado !!! O jornalista deve ser mais imparcial !!!

abs

Rodrigo Saraceno
Rodrigo Saraceno
14 anos atrás

A diferença de 60,9 quilos entre Alonso e Piquet Jr, considerando um consumo de 2,5 quilos por volta, dá enormes 24 voltas de diferença. Se Alonso durar umas 10 voltas na pista, é sinal de 35 voltas de Piquet. Será que ele vai tentar um parada só? Acho meio maluco, já que ele vai ter que dar umas 20 voltas com pneu macio.

Aliandro Miranda
14 anos atrás

Alonso está leve que nem palha. Vai dar dobradinha da Red Bull, com Barrichello em terceiro. Button será o quinto colocado, atrás de Alonso, porque ele está leve mas não é ruim, não.

Salário Mínimo
Salário Mínimo
14 anos atrás

Para os que apontam a diferença de peso dos bólidos como uma das razões da diferença de performance do Alonso e do Piquet. É melhor dar uma estudadinha no regulamento e poupem nos de comentários inúteis e sem sentido.

Dú
14 anos atrás

Piquet Pai e Jean Todt estão na China. E na ativa!
Rubinho fica na brita e Bruno assume na próxima.

Du
Du
14 anos atrás

Gomes, dá pra levar a sério um sujeito feito o Flávio Briatore? Bloquear o dinheiro da Brawn? Alguém cogitou algo semelhante quando Ferrari reinava de forma absoluta os mundiais com Schumacher? (e olha que esse nem é o caso da Brawn…) O cara é um mala…
E a dupla da Ferrari? Jogando a toalha na 3a etapa da temporada? Cadê a fibra, como a apresentada por Barrichello com a carroça da Honda, ano passado? Se não tem o carro mais rápido do momento, vai ficar choramingando feito mal perdedor (como o Briatore)?
Cada uma, viu…?!

Flávio ALmeida
Flávio ALmeida
14 anos atrás

Caros, acho que a corrida seguirá com os Braw na frente, pois os outros carros a frente deles estão mais pesados e farão o pit antes, com isso colocarão pneus duros e um monte de combustivel impedindo que seguim o mesmo ritmo dos Braw´s sauve algum milagre, será as duas Braw na frente seguidas pelo Red do Vetel caso ele não se encontre com o narigudo do kubika…Alonso só pressão, tb com só isso de peso no carro fica bem mais facil…pra eles é claro. Qto ao Piquet, pobre ciotado não esta mesmo na equipe certa talvez numa toro rosso se daria melhor poderia optar por equipes menores e não começar do alto…o tombo é maior né. Que eu me lembre salve o raro Lewis que começou por equipe grande o restante sempre dançou…

Que essa corrida seja boa, cheia de emoção, sem acidentes, e com vitória Brasileira.

Bom sono a todos.

FG, Mandei um email pro limite ref a motores e cambio dos F1 por favor responda.

Abraços

FL

Rogerio
Rogerio
14 anos atrás

Pois é…pra meter pau no Rubinho todo mundo mete.Quando o cara anda na frente mais pesado nego nào fala nada e engole seco

Antonio Carlos Spada
Antonio Carlos Spada
14 anos atrás

Este “Piquezinho” é um conversinha mesmo……

Vanni Rebonato
Vanni Rebonato
14 anos atrás

Flavio,

sou ferrarista desde sempre mas adorei o teus ultimos comentarios sobre a Ferrari.
Porque nao os manda para a “Gazzetta dello Sport”?
Na Ferrari sobrou rebanho mas estao faltando lideres, simpaticos ou antipaticos que sejam.

Um grande abraço

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Na Ferrari também ocorrerão a limpeza de bicos, para melhor desempenho, apesar de que no manual do carro isso não é citado……..

Zani (Autozani)
14 anos atrás

Muito boa essa do ‘Renault Clio’, deve ser aquele na versão Campus… Só um bruxo Espanhol dos bons como Alonso para levar a bagaça ao 2° lugar na largada. Ele é mesmo o mago da F1 na atualidade e merece nossa admiração.

Nelsinho está com peso maior não só no carro, mas também no espírito. Se conseguir aliviar os dois na mesma proporção durante a prova, talvez consiga alguma colocação razoável. Espero, mais uma vez.

Felipe Massa não está muito diferente em termos de energia pessoal, pois andou repetindo muitas vezes que o campeonato já estaria sendo definido em favor da BrawnGP e de Button. Ele se esquece que o poder verbal é incalculável, pois geralmente o que se diz, assim é! 13° para ele, e não por acaso.

Enquanto isso Vettel aparece, dá um show inesperado e faz a pole. Webber largando em 3° confirma a excelente condição da RedBull e mostra que sua equipe pode mudar tudo, inclusive a previsão de Massa.

Mas, acho que Barrichello também poderá fazer uma grande surpresa na China, ele demonstrou grande potencial na classificação, desta vez maior do que Button.

Estou gostando desse campeonato, ele está super movimentado e promete muito mais.

Francisco M
Francisco M
14 anos atrás

Que saco as transmissões da Globo!!!

Marcelo D
Marcelo D
14 anos atrás

Todo mundo crucificando o Little Nelson, mas ele está 60 kg mais pesado que o Fernando. Calma, pessoal.

Alvaro Piquet
Alvaro Piquet
14 anos atrás

Nelsinho vai surpreender na corrida de hoje. Vai ficar entre os 6 primeiros.

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Não sou fã do Piquetzinho e sempre achei que entre o trio Senna X Piquet X Di Grassi, pelo que se viu na GP2, o último seria a melhor escolha.
Mas… peraí!!
Segundo o Lito Cavalcanti, Piquet treinou alguns treinos com o Kers, mas foi para a classificação sem ele.
Se isso for verdade, é uma puta sacanagem da Renault com o piloto.
Alem de não ter uns 70 cv a mais, eu suponho que a tocada do carro seja outra, fora a distribuição de peso que, mesmo com os lastros, nunca será igual ao que era.
Talvez isso explique a diferença de desempenho e posicionamento no grid do Jr., nos diversos treinos da China.
Paulo Franco

Salsicha
Salsicha
14 anos atrás

Flávio Gomes, meu filho, cadê você?!?

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
14 anos atrás

É impressionante como falam besteira sobre os pesos dos carros. Lógico que o nelsinho correu leve. Eles lotaram o carro de combustível DEPOIS da classificação. Ele é ruim mesmo.

Claudio Souza
Claudio Souza
14 anos atrás

nelson angelo (ele como piloto não é digno do sobrenome Piquet) deve sair da F1 o mais rápido possível, aliás não deveria ter permanecido na Renault. nelson angelo é o primeiro a ser último (versão adaptada que fiz da frase do Piquet original “o segundo é o primeiro dos últimos”) .

Formiga
Formiga
14 anos atrás

É bom ver os dois melhores pilotos da F1 atual na frente (o terceiro desta estirpe hoje é o Hamilton, que não é esatas coisas lá em treino, mas anda muito em corrida), mas torço escancaradamente para o Vettel, desde o choro em Fuji, achei-o o mais legal da categoria.

Danilo
Danilo
14 anos atrás

Flávio, adoro o Blog, pela primeira vez eu resolvi ler comentários e não tinha como não responder.
Afe. Já não chega o pachequismo global, principalmente o de Galvão Bueno, os telespectadores padecem do mesmo mal. (difícil saber qual a causa e qual é a consequência).
Piquet Jr. não estava mais pesado que Alonso no Q1. todos saem com pouco combustível. Apenas os 10 primeiros, que vão para o Q3, são proibidos de reabastecer e de mexer nos carros para a corrida.
Neste treino específico ele tinha uma desculpa, eis que o novo pacote foi testado no Alonso. Mas nas outras 20 (21? 22?) vezes em que largou atrás do alonso ele não tinha esta desculpa.
Vettel, Alonso e Weber estão mais leves, mas importante notar que largam com pneus macios, aqueles que duram umas poucas voltas. Então, nada mais correto que fazer a primeira perna curta eis que é o que o pneu aguenta.

Lucius
Lucius
14 anos atrás

Eo Kubica? Ficou em 18º.

Ricardo Leite
Ricardo Leite
14 anos atrás

Alguns colegas estão a comentar que o Piquet esta mais pesado que o Alonso… Isso não tem influência no treino…
O peso de quem vai para o Q3 não muda, é a quantidade de gasosa com que o carro treinou…
mas quem ficou no Q1 e no Q2, pode colocar mais gasolina depois… é o caso do Piquet ruinzinho…

Sandro
Sandro
14 anos atrás

ah sim
Vejam os novos difusores:

Renault c/ Alonso:
http://www.motorsport.com/photos/f1/2009/chi/f1-2009-chi-xp-0766.jpg

Mclaren
http://www.motorsport.com/photos/f1/2009/chi/f1-2009-chi-xp-0265.jpg

O da McLaren tem a abertura superior bem mais discreta que os demais que usam o double-deck com certeza ainda vao desenvolver outra peça.

Alexander Silva - From England
Alexander Silva - From England
14 anos atrás

Vejo que tem POUCA gente falando mal do NELSINHO PIQUET. O que vejo mais é gente descontando no NELSÃO por ele ser muito, mais muito melhor que o ENCENA. Viuvas de sempre…..

Alexander Silva - From England
Alexander Silva - From England
14 anos atrás

Eu odeio o Rubuinho e essa sambadinha, coisa de terceiro mundo.. Eterno segundão e ridículo….. Vai se ferrar de novo!!!!!! Button é menos ruim….

Foca
14 anos atrás

Percebam que o Nelsinho esta levando um Alonso a mais so de combustivel…

negreiros
negreiros
14 anos atrás

Muitos estao dizendo aqui que o nelsinho foi prejudicado por estar mais pesado que o alonso.
A gasolina do alonso só e colocada depois do termino do Q2, antes os dois andam com a mesma gasolina, a diferença pode estar sim no “difusor” e no braço, pois o peso só se altera se o piloto passar para o Q3 antes disso é liberado o reabastecimento

Jonny'O
Jonny'O
14 anos atrás

Este ano está dando muita oportunidade de muitos pilotos mostrarem do que são capaz ,isso é muito legal .

Nos ultimos 20 anos era quase impossivel ver alguém brigando pela ponta ser ter nas mãos uma Ferrari ,Mclaren ou Williams(em seus bons tempos ) e em alguns anos a Renault .

A ultima temporada que me lembro onde as cartas foram totalmente embaralhadas foi em 1979 , aquele ano representou um marco na troca de forças da F1 .

Outro detalhe é que se imaginava anteriormente que um regulamento tecnico estavel seria bom para as pequenas equipes ,acho que depois do inicio desta temporada esta teoria caiu por terra .

Que venha novos regulamentos tecnico a cada ano !!!!

Nilo
Nilo
14 anos atrás

Alguns, acima, insinuaram que o Jr. treinou mais pesado que o Fernandinho. Não. Ele vai largar mais pesado.
Só não pode alterar a quantidade de combustível os dez que passaram para a última fase do treino.

Ou seja, o Jr se ferrou leve. Encheram o tanque para tentar alguma coisa na corrida.

ALTINO
ALTINO
14 anos atrás

o “Kavalão” largando com Kers em 12º vai fazer um estrago na primeira curva!!!

Udieli
Udieli
14 anos atrás

Engracado Gomes, falou de todos, ate do Massa de maneira completa nao e? Enfim, e Hamilton? Participou nao do treino??? Nao falar nada do seu espetacular nono tempo nao????
Horas!!!!

Udieli
Udieli
14 anos atrás

Gomes Finalmente seu sonho se realizou, sua paixao por mclaren mercedes e lada, agora tudo junto, veja ae!!!!!!!!!!

http://img228.imageshack.us/img228/6803/ogaaafh5fjmrfdfs3hwf7v3.jpg

Geriberto
14 anos atrás

Muitos comentários, mas o que me chama a atenção é:

1 – Vettel é ou não primeiro piloto da Red Bull?

2 – Se ele é primeiro, consequentemente Weber é o segundo ou vamos ter um repeteco da briga na McLaren com Alonso e Hamilton?

3 – Perceberam como a Toro Rosso continua se classificando entre os 10 primeiros?

Marcelo Dias
Marcelo Dias
14 anos atrás

Gomes, você sempre se supera.

“….dar mais tempo ao time para verificar o óleo e a calibragem dos pneus. De hoje para amanhã a equipe fará também cristalização da carenagem e higienização…”

Que ironia fina, quase britânica, meu Deus…