SPRING ROLLS (6) | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

sábado, 18 de abril de 2009 - 20:12F-1

SPRING ROLLS (6)

RIO DE JANEIRO (o Maraca é demais) – Marcelo Rodrigues foi o blogueiro que mandou a foto. Vem bem a calhar. Piquet e Briatore. Os mesmos nomes se encontram quase 20 anos depois. Esse registro, se não me engano, é de 1991. Foi quando Piquet-pai completou 200 GPs na F-1, em Monza. Naquele mesmo fim de semana Schumacher estreava pela Benetton.

Fizeram uma festinha no paddock, no motorhome da equipe. Eu estava lá e tenho esse boné em algum lugar, um dia encontro. Piquet-pai era bom, mais do que a média. Ninguém ganha três títulos por acaso, com três motores diferentes. Na Benetton, venceu corridas e se aposentou silenciosamente, com dignidade e sem dramas.

Seu filho (não estou pegando no pé; preciso apenas esticar a nota, a foto é boa…) não será o que o pai foi. Entre outras coisas, porque sua personalidade é muito diferente da de Nelsão. Tímido, introvertido, não demonstra poder de reação depois de uma temporada de estreia ruim e de um início de ano igualmente fraco. Não sei se segura a onda até o fim do campeonato. A Renault tem alguns nomes na agulha, se precisar. Romain Grosjean é um, e até Lucas di Grassi pode ser chamado, numa eventualidade.

Piquet-pimpolho precisa de um tratamento de choque se quiser se manter na F-1. Porque se for demitido antes do tempo, nunca mais arrumará uma vaga na categoria.

70 comentários

  1. Rodrigo Zauli disse:

    Eu sei que a gente lê muita coisa que não serve nesses comentários. Eu também já escrevi muita besteira por aí, eu admito. Mas esse Bronca que escreveu aí em cima, não dá pra deixar de responder:
    - Piquet era segundão de quem pô? VTNC. Va ver se tem alguma roupa pra lavar aí na sua casa

  2. Eric disse:

    Isso eh o que da um mini piloto ter tudo de bom sempre e so vencer porque tem o melhor equipo.

    Nao me conformo de verdade endeusar o aposentadopor causa de historias….so historias…..porra,o cara eh o anti-vencedor….foi tricampeao com somente 23 vitorias.

    E nunca teve um Alain Prost como companheiro de equipe,porque se com o Mansell ele ja se fodia,imagine com o Prost….ja um bicampeao mundial.
    Em 86,chegou atras do Mansell no campeonato e em 87 tinha 3 vitorias contra 6 do asno ingles…..e eh fato,se o Mansell nao desse a porrada……..

  3. ALEX B. disse:

    E o Bria canta: Ciao, ciaaaooo, bambino!!! Vergonhosa atuação do pimpolho! Se ele num guenta o tranco, a pressão, caia fora e dê lugar a alguem melhor que ele!!! Patetico!!!

  4. Mario disse:

    Caraca, quanto bicho rancoroso com o NP… To achando que ele já pegou dinheiro emprestado com esses caras e não pagou… Mais respeito com um tri-campeão, afinal quantos ganharam tres ou mais campeonatos em quase 60 anos? Não precisam gostar do homem, mas o piloto deve ser respeitado. Em verdade, ele nunca deu a mínima pro que pensam dele, então…

  5. JOSÉ CARLOS disse:

    FICO MUITO TRISTE PELO NELSON.O NELSINHO NÃO ENFRENTOU NEM 5 % DAS DIFICULDADES QUE O PAI PRECISOU SUPERAR PARA CHEGAR NA CATEGORIA.É FALTA DE TALENTO INFELIZMENTE.TALVEZ EM OUTRAS CATEGORIAS ELE CONSIGA SE ENCONTRAR.

    FG,AQUELA PISTA DE AUTORAMA QUE FICAVA NO INICIO DA AUGUSTA,A SEBRING, AINDA ESTÁ FUNCIONANDO??????

  6. Douglas disse:

    Nelsinho é ruim demais. Olha a cara de mal que o Biratore tá mandando pro Nelsão!!!! Acho que já previa a merda que estava por vir …

  7. fabio disse:

    Provavelmente, Nelsinho irá correr de Fórmula Truck. A pé ele não fica então, como o bichinho é lento, nada melhor do que a Truck aqui no Brasil, certo?

  8. marinho disse:

    O piquet pimpolho esta me decepcionado apostei com todo mundo que ele seria muito melhor que o Hamilton.

  9. Bem, com conhecimento de causa (quem viu a corrida hoje?), aposto todo o meu dinheiro que o Piquetzote FICA até o final do ano. O papai é casca-grossa (putz, hífem… ou seria hifem, sem acento??? que coisa…) nos negócios e certamente há uma cláusula recisória alta o bastante para o Briatore (gringo pão-duro que só [de novo???]) não dar o braço a torcer. Mas também só mais esse ano. Senão a Renault ficará sem estoque de narizes…

  10. José Brabham disse:

    Concordo com Tristan e Foca. Piquet não foi acima da média. Piquet foi GÊNIO. Foi vice em sua segunda temporada completa e campeão da terceira em uma época muito difícil, quando carros quebravam muito e com vários excelentes pilotos na pista. Campeão com três motores diferentes, com carro-asa, carro fundo plano, carro aspirado, carro turbo (o primeiro)…

  11. leandro disse:

    jack nicholson no piquetzinho.

  12. Foca disse:

    Com certeza um GIGANTE. Quantos tricampeoes existem na historia mesmo? Agora, dizer que foi apenas acima da media e foda, muita rabugice.

  13. Olá!

    Encontrei um especial com o Nelson Piquet bem interessante. É de 1987 e, se não me engano, foi feito pela extinta TV Manchete. Eis o link com as cinco partes aqui.

    Se o link acima não funcionar aqui está a URL direta:

    http://www.youtube.com/results?search_type=&search_query=%22Nelson+Piquet+Especial.+1987.+Parte%22&aq=f

    Até!

  14. MRui disse:

    Até o Buemi já fez mais que o Piquet.

    O Pai já deve estar calculando quanto custa um carro na IRL.

  15. disse:

    Di Grassi? ahhahah
    Paulo, aqui tem Nélson com a palavra tbm.
    http://www.youtube.com/watch?v=Ja-WGLSuDB8&feature=channel_page

    E o legal vai ser o Bruno aposentando o segundinho ainda este ano.
    Vamos ver qual será a desculpa do chorão hj.

  16. Bronca disse:

    O pai só conseguia ser segundão, o filho nem isso.

    Resultado de anos de rancor, inveja, dor-de-cotovelo, muito papo e pouco resultado.

    Por isso pergunto: Nelson quem?

    Escutem o que eu digo, muito em breve o clã Piquet voltará ao lugar de onde nunca deveria ter saído: o ostracismo.

  17. Danilo disse:

    Piquet Pimpolho NÃO é rápido. Tudo o que ele demonstrou neste ano e pouco de fórmula um foi vagareza e erros. E essa história do tanque cheio tá osso viu. As duas primeiras partes do treino são feitas sem gasolina. Só no Q3 que as equipes tem que por a gasolina pq o carro dos 10 primeiros não pode ser mexido (com exceções) até a corrida. Então, no Q1, quando foi degolado o Nelsinho, ele tinha tanto ou menos gasolina que Alonso e que qualquer outro carro.
    Sobre o treino, Trulli está mais pesado ainda que BArrichello e Button e larga em sexto.

  18. Leonardo disse:

    A melhor do Piquet foi o freio refrigerado a água.
    20kg mais leve em poucos segundos!

    Pena que nunca o vi correr.

  19. ALTINO disse:

    “Na Benetton, venceu corridas e se aposentou silenciosamente, com dignidade e sem dramas”. Esse trecho foi nitidamante endereçado ao Rubens Barrichello, Gomes.
    Confesso não entender a razão de tanta antipatia para com ele, em que pese eu respeitar a sua liberdade de expressão.

  20. Antonio Carlos disse:

    Piquesão casca grossa não levava desaforo pra casa. E, se falava mal do pé de chinelo, era porque, esta demonstrado, é uma merda mesmo.

  21. Paulo César disse:

    Já disse no ano passado, o menino não é do ramo !

    O ditado desta vez não funcionou ” filho de peixe ……………..”

    Nelsão pagando a lingua do tanto que falou mau do Rubinho.

    http://www.youtube.com/watch?v=-MUzG-2qq98&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=aYDrdO79aEU&feature=related

    Nelsão com a palavra………….

  22. Cranio disse:

    Se fosse o Di Grassi no lugar do Piquetzinho, a coisa seria diferente!

  23. wilson rogerio carpini disse:

    é gente…
    o nelsão é grosso pra kct, mas era excelente piloto…
    não precisa dizer muito, só aquela ultrapassagem em cima do senna na hungria em 1986…
    agora o nelsinho….
    o pai deve estar falando assim: vc me mata de vergonha, vc me queima a cara…..
    nelsino, vê se reclama menos e anda mais….

  24. Fabbro disse:

    Piquet,o melhor piloto de F1 do Brasil.

  25. Paulo Ribeiro disse:

    Piquet-pai tinha um gênio difícil, mas era persiste, batalhador e sabia se impor. Esquisito como Piquet-filho não se parece em nada com o pai, pelo menos quanto a personalidade. Deve ter a ver com os caminhos diferentes que ambos trilharam até chegarem a F1, árduo para o pai e fácil demais para o filho. As mãos calejadas e a maior habilidade para lidar com situações difíceis de Nelsão fizeram a diferença.

    Vendo este post e um outro de dias atrás, dá para perceber como o Briatore ficou gordão.

  26. Tristan disse:

    Piquet era bom, mais do que a média ?

    Que é isso companheiro ?

    Ele foi bicampeão, numa época em que carros quebravam e pilotos eram mais importantes que os carros. Quando o piloto era quase 70% responsável pela vitória. Teve como adversários, Prost, Villeneuve (o Giles) e outro grandes e os venceu com um carro pior.

    Na segunda metade da década de 80, os carros passaram a ter uma importância maior até chegar aos 90% que tem hoje. E foi nessa F-1 que Senna, Schumacher e demais fizeram história.

    Piquet não foi apenas bom, foi acima da média numa época de grandes pilotos. Ele foi um gigante. Maior que o Senna, que sempre foi campeão com o melhor carro.

    Na verdade Piquet foi o útimo grande piloto da F-1, comparável apenas aos que vieram antes, como Fangio, Moss, Clark.

    Já algum tempo acho que deveria existir apenas o mundial de equipes, desde que o que passou a ter importância para ser campeão passou a ser exclusivamente o carro e basta ser o melhor piloto da equipe para ser campeão.

  27. Ivan disse:

    Ate que enfim com comentario coerente, sobre o rapaz.

  28. Silvio Taka disse:

    Ano passado Piquezinho se salvou com a corrida na Alemanha. Claro que este ano vai ter que fazer algo mais, mas acho perfeitamente provável ele conseguir evoluir nas provas européias e beliscar alguns bons resultados. Talvez isso seja suficiente para colocá-lo em algum cockpit na próxima temporada, mas, pena, jamais sentiremos a mesmo emoção que o velho Piquet proporcionou ao pilotar um F1. Parece que falta-lhe raça.

  29. Andre Decourt disse:

    Piquet, pai, era o cara, rápido, desenvolvedor de carro, sem saco para a imprensa alienada, sacana com os caras da F-1, tranquilo desde que não pissassem nos calos dele e possivelmente o último romântico da F-1.
    Ele já se aposentou defasado em termos psicólogicos em relação aos que estreavam e até mesmo estavam lá, robozinhos que só sabima obedecer o que os engenheiros mandavam.

    Se não tivesse dado o porrão na Indy, não duvido que ganharia mais coisa.

  30. Uma das sacanagens de Piquet-pai contada pelo seu mecânico Steve Matchett na Benetton:

    O B191 foi projetado por Barnard para ter suspensão ativa. Mas nunca foi usado durante a temporada, por isso foi substituído por amortecedores e molas que ficavam embaixo das pernas do piloto. Para alcançá-los, alguém tinha que esticar o braço entre as pernas do piloto enquanto a cabeça ficava descansando no colo.

    Tudo muito indigno, e Piquet conseguia deixar a situação ainda mais pior. Ele soltava pum quando um dos mecânicos colocavam a cabeça dentro do cockpit, como eles tinham medo de soltar alguma mola ou parafuso dentro do chassi, eles não podiam se mover e ainda ouviam Piquet quase morrendo de tanto rir.

  31. JC Simonassi disse:

    FG

    Eu realmente não concordo com esse senso comum de malhar as pessoas simplesmente pelo fato de malhar !!!

    Criticar é certo, todos tem o direito de dar uma cornetada. Agora ficar escrevendo que o cara é isso e aquilo, é desrespeito !!!

    Malham o Nelsinho por causa do pai. Malham o cara porque foi mal no primeiro ano. Malham porque é isso ou aquilo.

    A má vontade com o cara é tanta que dá no saco !!!

    Muitos aqui nem tentam olhar a situação com um todo. Simplesmente acham que o cara tem que chegar lá sentar naquela carroça e arrebentar, ganhar corridas … dar show.

    Vou escrever pela zilionésima o que todos aqui sabem (ou deveriam saber ) … ISSO É CORRIDA DE CARROS. Quem tem anda na frente, quem não tem se fode lá atrás !!!

    Escrever que o cara não dura até o final do ano é burrice. É torcer para o fracassso alheio !!! Porque não duraria ??? Qtos estão aí a décadas e nunca conquistaram nada

    Só citando os que estão em atividade e sem citar os que começaram a pouco tempo e tbém ainda não fizeram nada:
    O que fez o Webber até hoje ??? O Trulli , Heidfeld, Fisichella, Button. O próprio Rubinho ???

    Porque o Nelsinho Piquet tem a obrigação de chegar e arrebentar de cara !!!

    Aposto tbém (como o Fábio Augusto …..) que ele é muito mais capaz do que tem mostrado.

    Esse desejo irracional de queimar o cara só porque tem um sobrenome “ilustre” é picuinha de ignorante !!!

    Garanto que se ele tiver oportunidade e conquistar algo na F-1 a maioria que hoje só malha vai elogiar, pedir autógrafo, tentar entrevistá-lo com exclusividade, essa babaqquice toda de quem é viracasaca !!!!!

    Abraço
    JCS

  32. Victor disse:

    Tem gente que está achando que a diferença do Alonso para o Nérsin é a gasolina.
    Não é, os carros saem com pouca gasolina no Q1 e menos ainda no Q2.
    Como o Nérsin “pouca prática” simplesmente não consegue passar para o Q2, a Renault enche o tanque dele para ele não ficar enchendo o saco durante a corrida.
    Geralmente ele nem usa os boxes, bate antes.

  33. Tito Neto disse:

    Eu torço pelo Nelsinho!!! Sim… Para ele ir direto para a “Estoque”!!! hahahahahaha

  34. Jeambro disse:

    Sabem o que é que faz a diferença? Não? Pois eu tenho a resposta. A grande diferença entre Piquezão e Piquezinho é a GRAXA. Um foi criado dentro de uma oficina mecânica e o outro, na beira da piscina. O Senna também sabia tudo de mecânica, montava e desmontava motores dos seus karts brincando, acertava carburação durante a prova, esses pimpolhos todos aí não entendem patavinas de carro.

  35. Marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    Quem é em pé atrás do quadro?? É a cara do Raul Boesel.

  36. Squa disse:

    Aproveitando o tema “foto boa”, queria pedir (sugerir, dar idéia), se possível, que as fotos postadas sejam disponibilizadas um pouco maior. Alguns blog postam as fotos dimensionadas para a página, mas ao clicar nelas, abrem em tamanho maior. Eu sei que nem sempre as fotos tem definição pra isso, mas para as que tiverem, fica o pedido.

  37. ¡Júlio! disse:

    Quem é esse na esquerda na foto? Newton Cardoso, ex governador de Minas?

  38. xavante disse:

    Piquet-pimpolho é rapido, tem talento, mas não tem cabeça para F1(Pizzonia, Andretti-pimpolho) não aguenta a pressão. Piquet-papi tem sua parcela de culpa, deixou o moleque sozinho no primeiro ano; a F1 de hoje não é a mesma dos 80′s, bastam 2 corridas para queimarem um piloto.Só se acontecer um milagre ele continua no proximo ano.

  39. Derick disse:

    Gente, temos que parar de elogiar brasileiros ruins.

    Piquet (Nelsinho), Massa ( que agora vive se justificando de erros), Barichello e cia limitada são um bando de incompetentes.

    Será que nosso país não vai reconhecer que se fomos ruins seremos eterno laboratório de europeus e americanos??

    Vamos apoiar a garra e a sabedoria que é o que falta em nosso povo.

  40. Chatão Bueno disse:

    Sou fã do Piquet como piloto e eximio acertador de carros.Tenho saudades do tempo em que um bom piloto não podia se limitar a dirigir um carro, mas contribuir decisivamente no projeto, norteando a evoluçao do bólido. A pagina escrita pelo Nelsão na formula 1 é realmente admirável, ao lado das engenhocas do Gordon Murray, nos aureos tempos da Brabham.
    Pena que essa história não terá uma continuação, pois o piquetzinho tem se mostrado incapaz de escrever um virgula.
    O pior disso tudo é que a sua inutilidade no circo fica ainda mais evidenciada por ser companheiro de ALONSO, que, como tudo indica, é o piloto de fórmula 1 que mas se assemelhou ao estilo do Nelsão. Ironia do destino!!!!

  41. Marcelo disse:

    Nelsinho deveria achar uma equipe na qual nao tivesse que enfrentar um Campeao do Mundo. Com certeza as coisas seriam diferentes, ele se sente acuado pela dupla Alonso/Briatore !! Ao lado do Trulli seria outra coisa !!

    abs.

  42. Marcelo disse:

    Nelsinho deveria achar uma equipe na qual nao tivesse que enfrentar um Campeao do Mundo. Com certeza as coisas seriam diferentes, ele se sente acuado pela dupla Alonso/Briatore !! Ao do Trulli seria outra coisa !!

    abs.

  43. Franck disse:

    O que mais me incomoda no Nelsinho é que ele parece não tomar atitude. Não chuta o balde. Ande de tanque vazio, largue na frente, incomode por alguns minutos…o Weber é a prova viva de que isso da certo. Agora, comparar com o pai é covardia. O pai além de excelente piloto era “showman”.
    Abraços.

  44. Fábio Augusto Gomes Della'vechia Montenegro e Silva disse:

    Aposto com quem quiser que pica-pimpolho dará a volta por cima.

  45. Danilo disse:

    Será que algum comentário neste blog é feito sem torcida non sense ou galvãobuenismo declarado?

    O Brasil, desde Senna, não tem um excelente piloto na fórmula um, tivemos alguns bons, mas nada melhor que a média.
    Barrichello é a cara do Brasil, a eterna promessa que nunca se realizou. Na Jordan eu não me lembro. Na Stewart, sofreu com Johhny Herbert, a única vitória da equipe foi do Herbert. Na Ferrari, sem comentários. Na honda, ficava regularmente atrás do Button. Agora na Brawn também está atrás de seu companheiro de equipe. Barrichello é bom, se não não estaria na F1, mas nãe é excepcional.

  46. Fábio Augusto Gomes Della'vechia Montenegro e Silva disse:

    O pimpolho dará a volta por cima. Aposto com quem quiser.

  47. valter disse:

    Correção: seu filho NÃO herdou o seu talento.

  48. valter disse:

    Piquet Sr sem dúvida nehuma é um dos maiores pilotos da história da F1 e sempre falou o que quis. Seu filho herdou o seu talento.

  49. Ronald Wolff disse:

    Tá na cidade maravilhosa, né??
    Ô dia bom para praia!!!
    Pensei que iria dar as caras em Águas de Lindóia!!

  50. mãe dinah disse:

    tchau piquet….

    Nelsão ta pagando a conta de todas as besteiras que falou esses anos todos do rubinho…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>