MENU

domingo, 19 de abril de 2009 - 7:50F-1

SPRING ROLLS (9)

RIO DE JANEIRO (vai dar praia) – Bem, a chuvarada de Xangai pegou todo mundo de calças curtas e sem galochas, porque até então todos os treinos haviam sido realizados com pista seca e um solzinho aprazível por aqueles lados do planeta. A água veio com gosto, e por isso a largada sob safety-car. Agora, pitaquinhos para amarrar as pontas da terceira etapa do Mundial.

- A vitória de Vettel foi incontestável. Mas quase que Buemi lhe tira o pirulito da boca. Deu muita sorte o alemão. E deu sorte também o suíço, que de bobo não tem nada. Foi um dos destaques da corrida. Mas como é feio, o rapaz… Ao lado de Kubica, forma uma dupla assustadora.

- Falando no outro feioso, como está apagada a BMW Sauber… O time vinha cumprindo seus objetivos desde que comprou a Sauber, mas neste ano está andando para trás. E Kubica não esconde a irritação. Fica de cara amarrada o fim de semana todo. É impaciente. E ainda entrou na traseira de Trulli com gosto. Jarno perdeu o rumo com tamanho choque. Ficou se arrastando na pista todo esbagaçado, atrapalhando o tráfego.

- Não entendi a parada precoce de Alonso na sétima volta, ainda sob safety-car. Na prática, largou em último. E ele tinha mais combustível do que aquilo. Depois, veio se recuperando, fez belas ultrapassagens, mostrou sua proverbial habilidade na chuva, mas o prejuízo já era muito grande e o esforço foi em vão. Vou esperar suas primeiras declarações para saber o que aconteceu.

- Com Nelsinho, mais um daqueles domingos de rodadas e batidas solitárias. Não dura muito. A cada cagada, o diretor de TV mostrava Briatore no pit-wall com cara de bunda. Já não há muito mais o que dizer de Piquet-pimpolho, assim como de Nakajima-san, outro braço-duro de doer. Dos filhotes em atividade, só Rosberguinho se salva. E olhe lá.

- Falando em cara de bunda, e a de Webber no pódio?

- Button fez uma corrida esperta. Não arriscou nada, porque sabe que tem um campeonato para ganhar. Largou atrás de Barrichello e depois que ganhou a posição do brasileiro, sumiu. Rubens, por sua vez, fez uma corrida muito apagada, aquém daquilo que se espera de um piloto que tem a justa fama de andar bem na chuva. Sua escapada no início foi fatal, e chegou de novo atrás do companheiro. Com seis pontos de desvantagem para Button, e diante da aproximação iminente da Red Bull, é bem provável que a Brawn comece a fazer escolhas logo, logo. Do tipo: se houver dois pratos de macarrão para o almoço e molho para um só, Jenson fica com o molho.

- Hamilton é uma delícia de ver na chuva. Passa todo mundo com maestria e coragem, depois roda sozinho, perde todas as posições que ganhou, passa todo mundo de novo e roda mais uma vez. O resultado é que chegou atrás até de Kovalainen, que finalmente disputou um GP nesta temporada. Lewis ainda precisa conter seu ímpeto.

- Menção honrosa para Glock, que saiu lá de trás para pontuar. E para Massa, que aos poucos vai apagando a imagem de ruim de chuva. Não iria ganhar, nem subir ao pódio. Mas se terminasse, chegaria nos pontos com um carro que não merece isso.

- Lamento do dia: Adrian Sutil, que fazia uma corridaça e estava em sexto quando aquaplanou e bateu. A Force India merecia um pontinho. E se conseguisse, deixaria a Ferrari em último no Mundial.

- É detalhe bobo, mas notei. A gigantesca Sinopec, estatal petrolífera da China, não patrocinou essa corrida. No pódio, apareceu Petronas — outra estatal de petróleo, mas da Malásia. É a crise, é a crise.

86 comentários

  1. André disse:

    Sobre o Nelsinho, podemos desconfiar sim de diferença de equipamento. E diferença das grandes. Se alguém pudesse investigar isso de perto seria um bom furo. Vc conhece alguém que poderia esclarecer isso, FG?
    Falando em Renault bem que o Briatore podia acompanhar o Dennis e se mandar da F1.

  2. André disse:

    FG, o Alonso tava andando só com vapor de gasolina. Ele classificou com muito pouco combustível.

  3. Coyote disse:

    Garotos,

    Eu sempre achei que a pronúncia era Veber por achar que é um nome alemão. Em língua inglesa pronuncia-se o W como U. Os ingleses e os franceses não abrem mão de suas pronúncias. E se fizéssemos o mesmo? Poderíamos?

    Flávio,

    Vc vê diferença entre Renault e Force India nesta temporada?

    A Renault é um time de várzea com um par de chuteiras usadas para 02 atletas. O Nelsinho está com a chuteira esquerda, sem travas e sem cadarço, calçada no pé direito.

    O Alonso é o craque do time está tentando gol com a chuteira certa, mas usada e enxertada com travas novas. Bate para ao gol da meia-lua mas a bola sai na linha lateral.

    A Renault é o Tabajara F. C. da F1. Não sabe fazer carro, usa táticas erradas com jogadores certos e tem como dirigente um tipo sinistro, sempre envolvido em negócios sombrios, chorão e enganador. Um autêntico cartola.

    Essa é a diferença que vejo com a Force India.

    O Alonso que abra os olhos. Ele precisa de um carro urgentemente para não desperdiçar o talento e a carreira. Já está claro que o Tabajara não sabe fazer carro e que aquela lenga-lenga de difusor era só chororô.

    Abs.

  4. Rogerio Kremer disse:

    Qual a diferença de peso entre os pilotos da Brawn GP?

  5. Coyote disse:

    Verdade, Flávio, mas morreu na praia, opss!!!, afogado naquele dilúviio…rsrsrs. Mas tudo bem. Enquanto correu o Sutil fez tempos muito bons mesmo. Quanto à comparação com o Galvão foi só pra implicar mesmo… hehehehe.

    Mudando de assunto, Flávio.
    Tenho umas fotos interessantes. Como faço para enviá-las a vc?

    Abs.

  6. Ted disse:

    E então o que vc achou ? de correr com freios só na traseira… da pra manter a posição ?

  7. MSM disse:

    Ao Jorge,

    O próprio Weber respondeu a um repórter como se pronunciava o sobrenome, depois do Gp da Austrália, qd ele chegou em 7º com a Minardi: é “Ueber” mesmo. Mais uma bola fora do Gavião, que tanto se preocupa com a pronúncia dos nomes, vide o Kubica ou Kubitza, sei lá.

  8. Marco Aurélio disse:

    FG era verdade que o Barrichello só estava com 3 discos funcionando?
    Se sim, não seria um feito ele ainda chegar em 4º?

  9. Luiz Eduardo disse:

    Olha eu não sei c vi a mesma corrida q os demais, mas acho q a corrida tinha um dono, Button por q a estratégia da Brawn foi correta, ele abriu na primeira troca de penus e reabastecimento nada mais nada menos q 29s de vantagem sobre o Vettel, isso seria o suficiente para c mantar na frente, visto q faria mais uma parada só, enquanto Vettel faria mais duas, mas com C não ganha, pra mim Safty car fez a diferênça.

  10. Coyote disse:

    Flávio,
    O Nelsinho está ruinzinho. É fato.
    Mas vc é um fanfarrão.
    Nelsinho e Sutil aquaplanaram (como muitos outros, inclusive o Hamilton e o “grande” Alonso).
    A aquaplanagem dos dois foi no mesmíssimo lugar. Para o Sutil a corrida acabou ali mesmo. O Nelsinho controlou o carro, se safou e levou a carroça até o final.
    Duas situações idênticas, com resultados diferentes, tendo o Nelsinho se saído melhor.
    Agora volte lá e veja se seu comentário é melhor que o braço do Nelsinho, seu fanfarrão tendencioso.
    Vc está igual o Galvão Bueno! Não enxerga não, trem?

    RESPOSTA DO FG:

    O Sutil corre de Force India. E, que me lembre, estava em sexto quando aquaplanou.

  11. Santiago Errera disse:

    SOU BARRICHELLO ATÉ A MORTE FLAVIÃO. MAS VC TEM RAZÃO … SE NÃO FIZER NADA NA PRÓXIMA CORRIDA .. BA BAU, BUTTON É O ESCOLHIDO PARA SER CAMPEÃO.

  12. ted disse:

    Rubens apagado ? experimenta correr com o Meianov na chuva com freios só na Traseira …

    RESPOSTA DO FG:

    Já fiz isso.

  13. Salário Mínimo disse:

    E ai vem o Sato no lugar do Piquet. Go Takuma Go!!!

  14. Fabio Pereira disse:

    Coitada da imparcialidade….

    Já estou até vendo nas notas dos pilotos dessa corrida:
    Rubens Barrichello: corrida apagada, largou na frente de seu companheiro, mas logo cometeu um erro, foi ultrapassado e nunca mais o pegou com o mesmo equipamento. Levou o carro até o fim ficando em 4o. Nota:5,0

    Se fosse o Button com a mesma corrida do Barrichello:
    Jenson Button: Largou bem se mantendo a frente de seu companheiro de equipe, mas começou a enfrentar problemas de freio e não havia como segurar o carro, até q saiu da pista. Depois com o freio voltando a funcionar, foi rápido e marcou a melhor volta da prova, mostrando que se tivesse um equipamento equilibrado desde o começo brigaria na frente. Nota:8,5.

    Sem mais

  15. Carlos Eduardo disse:

    Ao ver a Ferrari atual, lembrei do Prost, no tempo que dirigia para ela: “parece um caminhão”.
    A verdade é que a Red Bull prova o fracasso dos modelos da Ferrari, da Mclaren e da Renault.
    Quanto a Brawn, o Barrichelo, embora vice-líder e com várias razoáveis justificativas, precisa de uma vitória. Button “tá correndo pensando no título”…

  16. Filipe Araújo disse:

    Coitado do Sutil……

  17. Antonio disse:

    O melhor da corrida foi o Massa.

  18. Clezio Soares da Fonseca disse:

    Onde se lê umbicais, corrigindo é umbilicais, foi um pequeno
    erro de digitalização por excesso de rotação na curva do raciocínio.

  19. Clezio Soares da Fonseca disse:

    Na minha simples e pobre opinião, não concordo que o Piquetinho seja de todo ruim, o problema dele é o Piquetão
    com sua fama de intragével e pitacos que visam somente
    a preservação de sua própria imagem. O guri deveria cortar
    todos os laços umbicais e mostrar quem ele é realmente,
    deveria ser um papagaio que deveria bicar seu dono quando
    viesse cortar suas asas e tentar levantar vôo sózinho fugindo
    da gaiola e das mesmices de ficar repetindo só o que lhe ensinam . Aí sim todos veriam se é bração ou não, até ele.
    Será que o Piquetinho quis ser piloto de F1 quando crescesse
    ou de Mirage da FAB lá em Brasilia?
    P.S.- O Piquetão pra mim nunca deveria ter saído da Camber,
    poderia ter se aposentado pilotando sómente o Patinho feio,
    quem sabe , o título de 80 perdido para o Alan Jones não
    manchasse sua imagem de idiota.

  20. The Quiet Storm disse:

    Ola blogaiada. Para mim toda unanimidade é burra. Então acho que o Vettel é muito bom mas a verdade é que ele esta com um OTIMO carro nas mãos. ( Se acham que estou louco, o Weber acabou 2° não ? ) Ganhou duas corridas nas quais sempre teve o vento na cara ! Comparar o que ele faz com o que fez o Senna é muito “prematuro”( ou pré-maturo ??? :o)). Muito bom sim. Fenomeno não. O barrica administrou. Ta certo pois o campeonato é longo.

    Senão o Hamilton como sempre dando show à parte … que impeto deste rapaz ! parece que ser burocratico não é com ele.
    Senão Flavio, li não me lembro aonde ( então precisa de confirmação), que durante esta parada de 15 dias o Hamilton trabalhou muito com os engenheiros da McLaren sobre o desenvolvimento do carro .Na matéria, esses mesmos engenheiros disseram que ele era ainda mais preciso nos detalhes technicos do que precisa melhorar do que um certo espanhol … Verdade ou não a McLaren melhorou e muito … A diferença é talvez que o Hamilton não fique se metendo a sabichão como o Alonso e o seu famoso 0,6 s que ele conseguia ganhar nos carros … Se é veridico, entende-se melhor porque o espanhou não fez muita falta quando se foi.

  21. Leonardo disse:

    Rubens Barrichello ai ai ai… na melhor oportunidade que vc tem para calar todos os seus críticos e justificar a auto-aclamação no inicio da temporada, voce ja está colocando tudo a perder comendo poeira do seu companheiro de equipe mais uma vez !!!! assim nao tem mais como te defender para os leigos e seus detratores que continuam a te menosprezar…..

    Nelsinho Piquet pilota tão bem quanto uma senhora de 80 anos…..além de ruim, é filhinho de papai, só esta na Renault pela influencia do pai tri-campeão. daqui a pouco será demitido…já vai tarde!!! vergonha .

    Felipe Massa, logo irá perceber que a chance perdida de ser campeão em 2008 era mais preciosa do que ele poderia imaginar….com a Ferrari do jeito que está andando, o ano de 2009 já está perdido. E se.. o Alonso vier em 2010?? aí ja era pra ele e pro Raikkonen também !!! nunca mais terão outra chance de título.

    Tudo bem para os brasileiros em 2009 !!!

  22. Seu Mário disse:

    Nada a declarar, a não ser que o Vettel é incrível, o Massa foi surpreendente e o Buemi, idem

    Por falar no suiço, e já que vc tocou no assunto beleza, segue abaixo a foto mais bonita do rapaz:

    http://mm.motor21.com/%2FEspa%F1ol%2FDeportes%2FMotor%2FF%F3rmula_1%2FNoticias%2F38011/buemi_des.jpg

  23. Bruno disse:

    Podia retomar a discussão naquele famoso post SENNA X VETTEL, que foi até recorde de repostas…

  24. Humberto Corradi disse:

    Como espectador não gostei da corrida. Acordar as 4:00 da manhã pra ver chuva é osso! Não dava pra ver os carros na reta ( os patrocinadores devem adorar) parecia uma filmagem ruim e cinzenta.
    E ninguém conseguiu andar direito. Acho que todo mundo deu uma escapada ou rodada.
    Uma pista molhada até que vai, agora essa de hoje estava impossível. Se não fosse uma dessas pistas novas com grandes áreas de escape poderia até haver uma batida mais séria.

  25. Alexandre Gomes disse:

    Monza o quê? Mônaco… Desculpem a bebedeira…

  26. Jorge disse:

    Alguem poderia me informar a pronuncia certa sobrenome do Mark Webber. O cara é australiano e não alemão. Acho que o correto seria a pronunica “Ueber” e não “Veber” como o imbecil do Galvão Bueno insiste em falar.
    Já o Reginaldo Leme diz “Ueber” e o Burti diz “Veber.
    Qual é o certo.

  27. Carlos Almo disse:

    Pois é, mais um final de semana,e novachance desperdiçada, tanto pelos azares de Massa,quanto pelo de Barrichello. Nelson Piquet está sujando o belo nome que seu pai fez na F1, se bem que, como os outros dois anda muito azarado tbém, pois no treino 3 de sábado antes da classificação marcou o 5º tempo não foi? Mas assim como a Ferrari, a Renault também está uma bagaça, a diferença é que o Alonso é um cara fora de série, por isso ainda ter conseguido chegar ao fim, se não fossem as rodadas pontuaria com certeza.
    As Brawn…quanta differença de rendimento…Rubens tem de procurar um banho de descarrego,e digo isso porque torço por ele, mas que parece estar com uma urucubaca…ahhh isso parece!
    Massa, o mais novo azarado da praça! Se não fosse a talpane,marcaria pontos claro; parece que está começando a aprender a andar na chuva, situação queo colocou em maus lençóis a nem tanto tempo assim.
    Uma semana mais e teremos mais novidades, tanto no aspecto técnico (ahhh o Mr. Montezemollo amanhã!!!! Irá comer o(s) figado(s) de mais um(ns). Todas as equipesdevem apresentar novidades no próximo GP.
    À excessão fica por conta da “trnasmissora oficial” do Gp no Brasil, mas como disse o sabiamente o FG, e a prova de hoje provou isso, difusores de 2 andares não fazem diferença…mais.
    Inté.

  28. MSM disse:

    Quando liguei a tv, fiquei surpreso com a chuva que estava caindo no autódromo, achei certa a largada com o SC, mas podia ter saído antes, demorou muito, de todo modo atapalhou um pouco o gp. Vamos aos tópicos:
    - O Buemi bateu no Vettel, porque o Trulli deu uma volta inteira se arrastando com a traseira destruída pelo Kubica, aí o Vettel qd viu a Toyota tirou para o lado, o Buemi não conseguiu ver direito e tocou, sorte que não furou o pneu do Vettel, mas infelizmente complicou a corrida do Buemi, que fez uma boa corrida e chegaria, no mínimo em 5º, está melhor do que o Bourdais;
    - A BMW que poderia começar o ano muito bem, devido aos fracos carros da Ferrari, Mclaren e Renault, está também decepcionando, larga constantemente atrás e bate em todas as corridas. Está muito diferente da equipe do ano passado e vai ter trabalhar muito, assim como as outras 3 para disputar o campeonato.
    Já a Toyota, teve um desempenho ruim, principalmente com o Trulli, que desde a largada se arrastava pela pista. Duelou com Kimi para ver quem seria o mais ultrapassado do gp, ao menos teve o Glock chegando nos pontos, mesmo com a punição;
    - Alonso é um caso a parte, fez um 2º lugar com competência e estratégia mas na largada deu azar, assim que entrou no box, o SC saiu da pista e aí foi correr atrás do prejuízo que a equipe fez. Só foi chegar no pelotão da frente de novo depois da 2ª parada e aí já era tarde, de qualquer forma é a único ponto positivo na equipe.
    - Está difícil de escolher quem está sendo o pior: Piquet Jr, Bourdais, Nakajima, Kovalainen e Fisichella. Há várias opções para o Bruno escolher, porque duvido que ao menos 2 desses saiam antes de terminar o ano. Ter o 1º ano na categoria ruim, tudo bem, mas continuar com um desempenho lamentável no ano seguinte, não tem desculpa;
    - É claro que o Vettel é muito melhor piloto que ele, vai andar sempre atrás;
    - A Brawn não andou forte desde o trieno e na corrida, talvez com a chuva o carro não estava acertado para essa condição, de qualquer forma, passou o Barrichello e chegou na frente, mostrando quem é o nº 1 da equipe. Barrichello que continue com as desculpas esfarrapadas dele, e enquanto isso o Button acelera;
    - O Hamilton, mesmo com o carro ruim da Mclaren, consegue chegar nos pontos e finalmente o Kovalainen termina um gp, mas só chegou na frente porque o Hamilton insistia a sair da pista por várias voltas seguidas, talvez para dar mais emoção ao ultrapassar o Kimi;
    - Do Glock eu já escrevi, qt ao Massa, ainda lembro do festival de rodadas em Silverstone;
    - Enquanto o Fisichella vai contando os dias para a aposentadoria, o Sutil vai levando a sério o trabalho, pena que saiu bisonhamente da pista, pois mais uma vez merecia terminar nos pontos;
    - Até que enfim a Poderosa China perde um round!!!

  29. Eraldo Bacelar disse:

    novamente rubinho toma pau do button. Daqui a pouco ele vai falar que é mais um brasileirinho lutando contra um ingles, numa equipe inglesa, etc, etc, etc. Se ele é um bom preparador de carros, deveria ser piloto de teste ou mecanico.

  30. Penelope Charmosa disse:

    Em post do ano passado, já havia mencionado a minha expectativa em relação a Sebastian Vettel, pois bem esta se confirmou, e penso que, este será mais um alemão vencedor, o rapaz tem talento. Confesso que adorei, vê-lo vencendo por dois motivos: o primeiro, porque já me tornei admiradora do estilo de pilotagem do rapaz; o segundo, ver destronada a Supremacia Brawn Gp, me permitam o trocadilho, não teve preço !

  31. Jeambro disse:

    O Burti e o Reginaldo ainda vão cometer um assassinato em plena transmissão ou, no mínimo, vão mandar o Galvão tomar naquele lugar. O desgretento só dá nota fora, contraria todas as opiniões sensatas com idéias totalmente idiotas e ainda fica nervoso em ser contrariado. Haja paciência.

  32. Jailson Silva disse:

    Barrichello, se quiser de fato disputar pela primeira vez um título mundial, precisa, urgentemente, superar seu companheiro de equipe. Se “deixar”para o meio da temporada, é bem possível ter que ouvir de novo pelo rádio: “deixe o ‘alemão’ (que dessa vez é inglês) passar”.

  33. Carlos Fraga disse:

    Eu não emprestaria meu carro pro nelsinho dirigí-lo.

  34. Jailson Silva disse:

    A situação de Piquet-filho está ficando quase insustentável, só um milagre, que seria um bom número de ótimos resultantes, para o piloto se garantir na categoria até o próximo ano. Do jeito que vai, não chega nem na metade desta temporada.

  35. Phillipe disse:

    1- O carrro da BMW é o mais forte do mundo, o Kubica deu aquela atropelada no Trulli e ainda deu pra continuar!
    2- Sujeitinho azarado esse Sutil, hein? De novo nos pontos no fim da corrida, de novo não cruza a linha de chegada!

  36. Denise disse:

    É Flávio, a Renault “cagou” na estratégia do espanhol.

    Uma pena… podia ter feito uma grande corrida.

    Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>