BARCELONETAS (9)

SÃO PAULO (holla, que tal?) – Esse Button é danado, diria minha avó, viva fosse e se gostasse de F-1. Danado mesmo. Um piloto que vive uma fase ímpar. Largou mal, mas foi rápido (e a equipe também) ao mudar a estratégia de esquisitas três paradas para convencionais duas. Tudo uma questão de saber fazer bem os cálculos. Plano B, como disse o engenheiro de Barrichello ao rádio. “Hã?”, perguntou Rubens. “Bem hoje?”. Pois é. Aí o engenheiro implorava pelo rádio. “Você tem de ser rápido agora. Muito rápido. Câmbio.” E Barrichello tentava. “Rubens, é o seguinte. Já fodeu. Tem de ser mais rápido ainda.” “Hã?”.

Quem mais curtiu o chato GP da Espanha de hoje foi a Hortência.

E com quatro vitórias em cinco corridas, algo que deve ser raro (meu time de repórteres está levantando quem já fez isso) Button é o nome do ano. E a Brawn, a coisa mais bacana que já apareceu na F-1.

Quanto a Rubens “A Estrela é Minha Ninguém Tasca Eu Vi Primeiro” Barrichello, haverá, aqui mesmo, a enxurrada de sempre de críticas à equipe, que colocou mais gasolina do que deveria no seu carro ontem, e que mudou a estratégia de Jenson sem avisá-lo. Deveria? Bem, façamos um exercício de imaginação. Se Rubens resolvesse mudar a estratégia, Button deveria ser avisado? Não. A isso se chama livre arbítrio, diriam os espíritas. Cada um assume o caminho que quiser. Em corrida é assim. Schumacher já ganhou provas até com quatro paradas (em Magny-Cours, se não me engano, num exercício de sadismo). E com três, também. Mas para isso é preciso manter um ritmo que Barrichello, por alguma razão, não conseguiu manter.

O GP espanhol, como sempre, foi aborrecido. Exceto por alguns pequenos dramas como o de Massa no fim, mas sobre ele falarei mais tarde, porque estou esperando um telefonema de Barcelona para saber exatamente o que aconteceu. Hoje é capaz de demorar. Gola Profonda não dá notícias desde ontem.

Button à parte, o grande nome da corrida foi Marquinhos Webber, que levou dois na estratégia (e não creio que Vettel vá reclamar da equipe) e foi ao pódio com autoridade. Alonso fez a dele, conduzindo seu Twingo aos pontos, algo que Nelsinho, discretíssimo, nem cogitou fazer. A McLaren deu pena. O resto foi o resto. 

No fim das contas, aquilo que este visionário, eu, previa aconteceu. A relação de forças não se alterou com a abertura da temporada europeia. A McLaren andou para trás. A BMW Sauber continua uma bomba. A Renault vive de Alonso. E a Ferrari pode até ter melhorado o carro, mas lembra cada vez mais os divertidos anos de confusões a granel até a chegada de Schumacher & cia. Na frente, Brawn e Red Bull. Que fizeram bons carros. Não tem tanto segredo assim.

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Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Flávio, vc é “o cara” e seu blog é o mais divertido da NET. Parabéns!
Mas, jogar pra galera não combina com criatividade, rapaz. É mais batido que axé, pagode e breganejo.
O que o Alonso fez além de levar o carro até o final, tal e qual o Nelsinho?
Largar em 8o e terminar em 5º? Não me faça rir.
A Tabajara F1 não vive de Alonso. Vive dos carros que (não) faz. Não fez 01 para o Alonso nem fez 1/2 para o Nelsinho. Colhe o que planta!
O mérito do Alonso foi se classificar bem. Nada mais. Largou em 8o e chegou em 5o. Nada fez para ganhar as posições de Trulli (que bateu) e Massa (que estacionou). E ainda teve sorte com a quebra do Raikkonen que estava em 9º, fungando a mil no seu cangote, depois de ter largado lá da casa do c*r*lho (esse sim, fazia uma bela corrida).
Para um bi-campeão, experiente e com o melhor equipamento, esse resultado é pífio, meu amigo. Ele ganha 46 milhões de reais enquanto o Nelsinho ganha 1 milhão.
O Nelsinho tem que melhorar em classificações. Nada mais. Normalmente larga bem, mesmo entupido de gasolina, lá atrás, ganha 2 ou 3 posições, e termina a corrida. Errar, todos erram, sem exceção.
Vc viu o Buemi, a sensação do momento, rodar sozinho na reta, nos treinos?
Viu o Kubica rodar no Bahrein e bater na Austrália?
Viu o Alonso rodar na volta de apresentação na Espanha 2008?
Viu as 1000 rodadas do Massa 2008?
Se fosse o Nelsinho vc ia esculhambar para a galera rir, é ou não é?
Um abraço.
Sem mágoas.
Anselmo Coyote.

AM
AM
14 anos atrás

Olha só, na Malásia o Rubinho sugeriu que queria pneus intermediários e a equipe colocou pneus de chuva pesada (ou vice-versa).
Os questionamentos foram; será que a equipe não ouviu o Rubinho? Será que ele foi sacaneado? Etc, Etc,…

Agora de novo o nosso brasileirinho foi preterido, então fica a pergunta;

Me explica porque ele com aquele p… carro não conseguiu se aproximar do Massa / Vettel após a segunda parada?

ECidade.
ECidade.
14 anos atrás

Mais chato que o chororô do Rubinho só mesmo “O Pravda” (a verdade) do FG! É muita má vontade! O Button largou mal? Sei lá… O Chatão Bueno não sabe e o FG muito menos… O que parece é que o Rubens largou direitinho. Custa dar pelo menos este mérito ao cara?

Um abraço a todos.

ECidade.

Lucas Rafael Chianello
Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Então vamos imaginar. Rubens é o líder do campeonato e seu rival na briga pelo título, fora da equipe, larga ao seu lado. Só que quando a corrida começa, seu rival de outra equipe larga mal e seu companheiro o ultrapassa. Cabe à equipe, se ela quiser, através da estratégia recolocar o seu piloto, que é líder do campeonato, na liderança novamente. Um para duas vezes e o outro três. Simples assim. Méritos a Button por ter chegado com resultados convincentes no GP de Barcelona.

Se a tática favorecesse Button em detrimento de Rubens, o Ross Brawn é sacana. Se ao contrário, é gênio.

Marcos Doniseti
Marcos Doniseti
14 anos atrás

“aprendam a gostar de F1. Na real, aprendam a gostar de automobilismo, aprendam a gostar de esporte.”.

Esse é mais um ingênuo que pensa que F-1 é um ‘esporte de competição’. Não é! é um negócio que envolve bilhões de Euros anualmente!

E se o sujeito que escreveu isso soubesse algo de F-1 ele saberia que Button não é o primeiro piloto britânico da história a ser beneficiado por uma equipe britânica.

Lewis Hamilton, um mero piloto estreante (mas britânico…) era beneficiado quando ele e Alonso, já um Bicampeão Mundial consagrado, corriam pela McLaren.

Mansell era beneficiado quando ele e Piquet corriam pela Williams. Piquet escondia o acerto do seu carro de Mansell (e pagava os mecânicos dele por fora para conseguir isso…) e somente por isso conseguia vencer provas e ser campeão pela equipe.

Já o tal de Button teve que copiar o acerto do carro do Barrichello para fazer a pole, o que até o Button admitiu (mas o Tavares não ficou sabendo disso, coitado), e vencer a corrida. Até antes de copiar o acerto do carro de Barrichello, Button estava muito mal nos treinos e seria pior ainda na corrida, com certeza.

Barrichello tem que fazer igual a Piquet, lutando contra os privilégios a Button e fazendo com que cada piloto acerte seu próprio carro. Daí, vamos ver, de fato, quem é o melhor piloto.

JC Simonassi
JC Simonassi
14 anos atrás

Blogaiada e FG

o “sego” que digitei logo aí acima pode ser entendido como cego ou seco … como queiram !!!

abraço
JCS

JC Simonassi
JC Simonassi
14 anos atrás

Como o assunto da noite é estratégia… vai o meu pitaco !!!

Os computadores são capazes de milhões de simulações antes um um determinado GP e assim o é … mas acho que não dá pra ficar sego no que diz a simulação !!!

O “felling” do piloto tem que estar acima disso em certas ocasiões

Ou se houve o piloto ou é melhor trocar certos “estrategistas” na F1.

Na Ferrari nem se fale !!! Não dá nem pra comentar !!!

Na Renault não dá pra entender a lógica nas estratégias pro Nelsinho. Ele sempre larga lá atrás e lotado de petróleo … Como é que esperam que ele chegue a algum lugar ???

Das cinco corridas do ano apenas no Bahrein ele largou leve. Resultado: sua melhor corrida Nas outras quatro saiu atochado de gasolina. Não vai ter chance nunca assim !!!

Hoje foi a vez da Brawn mudar estratégia de um piloto, porém aparentemente foi pra garantir a dobradinha independente de quem chegasse em primeiro daí o Button (que está melhor que o Rubinho) faturou.

Mas de qualquer forma me parece não ter lógica “arriscar” algo com o carro que está andando em primeiro !!! Tinham que ter feito o velho “feijão com arroz” e parado só duas vez tbém !!!

Desde já me coloco a disposição por uma vaga de estrategista em qualquer uma dessas bagaças ou seria bagassas ou bagazzas ….

Abraço FG e blogaiada

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Você tem razão, a Ferrari ficou 21 anos na fila antes de Schumacher (se não me engano). E agora, sem o Schumacher, pelo menos sem ele pilotando um carro, vai voltar tudo como era antes? Pelo menos antes, com Berger e Alesi, ou Capelli, Alboreto, Mansell e Prost, a Ferrari andava bem melhor do que anda agora. Que fase!!
Em relação ao Rubinho, o que pra mim é mais difícil é o fato de que tudo acontece com ele, e nada acontece pro Button. Não vou reclamar não entra na minha cabeça que estão fazendo sacanagem com ele, isso não existe mesmo. Mas mais uma vez, como diz meu pai, pro Rubinho sempre falta um tostão pra chegar em um milhão. E hoje a estratégia não foi a melhor, impressionante, com o Rubinho a estratégia nunca é a melhor, é difícil torcer por ele. Mas vamos continuar torcendo né, somos brasileiros e não desistimos nunca, fazer o que!

Plácido São Bernardo
Plácido São Bernardo
14 anos atrás

É isso aí, Flávio Gomes. Tô contigo e não abro ! O Rubinho “Soca a Bota” Barrichelo (acho que o Galvão falou isso umas dez vezes hoje e irritou profundamente) mostrou que a Hortência tem razão. Incompetente é o menor dos adjetivos a ele. Fora a narração que conduzia para uma vitória brasileira com dois pódiums brasileiros. “Tomaram na tarraqueta”, diria minha avó !!! E se ele pôs combustivel para 18 voltas quando estava em 34, teria que voltar ao box em torno das 16 voltas restantes. E o “narrador oficial”, faltando 19 voltas falou que o Rubinho “soca a bota” teria que socar a bota para se distanciar do Botão. E pensei: Como ele vai andar se em duas ou três voltas teria que ir ao box ? E foi. E deixou o Gavião “surpreso” com a iminência da derrota. Como diria o José Trajano: PAREI !!!! PAREI !!!! Pronto. Estou bem agora. Desabafei no seu blog uma vez que não tinha ninguém para eu contar… rs rs GOLA PROFONDA NO RUBINHO “não socou a bota” BARRICHELO!!! Espero que ele cumpra a ameaça que fez há pouco ao dono da Brawn. Se o Button tivesse se ferrado na mudança de estratégia, aí tudo estaria ok, né ? Mudar para errar, pode !!! Mudar para acertar, não pode !!! Lembrei da gordinha do Zorra Total… rs rs Abraços.

jose
jose
14 anos atrás

Button 5 x 0 Barriquello.
Como disse um internauta estratégia só funciona se o piloto acelera.
Mesmo que fosse possível completar a prova sem reabastecimento e troca de pneus Rubens o lento não ganharia prova nenhuma,o pocotó não acelera nada mesmo.

Cláudio F-1
Cláudio F-1
14 anos atrás

Os comentários feitos por Marcos Doniseti e por “Ze Ruela” decrevem bem a situação de Rubens e da F-1 nos dias atuais, mas, como não tem mais jeito, o negócio é torcermos junto com o Galvão e toda a equipe global pelo tri-vice-campeonato do Barrica, pois, em 2009, nem o Massa pode sonhar com um bi-vice.

Brown
Brown
14 anos atrás

E o Kers, que foi incriminado pelo loc. oficial como o responsável pelo maior consumo de gasolina do carro do Felipe? Sim, o kers, elétrico, fez a Ferrari consumir mais gasolina…

ai, ai, ai…

MSM
MSM
14 anos atrás

Foi o Gp mais fraco até agora, como sempre essa corrida em Barcelona é igual a Ímola, sem emoções.
Qt ao Button, mais uma vez mostrou quem é o bom na equipe, mesmo largando mal (pelo menos o Barrichello fez uma bela largada) viu que fazer 3 paradas era uma imbecilidade e mudou a tática já no começo e acabou levando mais uma vitória. E ao Barrichello só sobrou o lugar de sempre, já que mesmo com a experiência que tem na categoria não foi capaz de mudar a estratégia junto à equipe durante o gp e quase perde a posição para o Webber, que depois de Button foi o mais competente na corrida. Enquanto o Vettel (que vacilou na largada) ficou disputando a 3ª posição com o Massa durante toda a corrida e pior, vendo que não conseguia ultrapassá-lo na pista, não tentou mudar a estratégia para ultrapassar no pit stop (fazia as paradas junto) o australiano engoliu os dois com uma tática surpresa e terminou no pódio, mesmo fazendo uma corrida discreta mostrou que apesar de estar com uma tática definida, isso não quer dizer que no momento da prova o piloto e a equipe não possam muda-la (aplausos para o Button e o Webber).
Na Renault ,só o Alonso fesz outro milagre, ainda que ajudado por mais um erro da Ferrari, enquanto que o Piquet Jr nem apareceu; A BMW pelo menos pontuou com o Heidfeld, que mostra neste ano estar mais com vontade do que o Kubica, que em relação aos anos anteriores parece que está sendo obrigado a correr; Na Mclaren mais um problema com Kovalainen que fez uma péssima classificação e quebrou na corrida e o hamilton que brigou com o carro durante toda a prova (depois do último pit stop era nítido o desgaste do pneu dianteiro);
A Williams sempre na promessa, mas não vinga, embora mesmo com o problema na largada (foi jogado para cima do Trulli pelo Alonso dando início ao strike no começo da prova) conseguiu pontuar.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Ah, mas pode ser que gastaram tudo na upgrade do motor, e nem tinha mais para a gasosa…

E é COPERSUCAR…

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Diálogo entre o Ross e o Barrica:

Ross – Vamos fazer mais uma parada sua.
Burrinho: Não, não e não.
Ross: Mas vamos te dar mais 1 mulhão de dolares por isso.
Burrinho: 1 milhão? É pouco.
Ross: Tá bem, 1 milhão mais R$ 100,00 em vale transporte e R$ 300 em vale refeição.
Burrinho: Negócio fechado, mas fala que foi coisa de estratégia, porque ninguém pode perceber que eu SOU segundo.
Ross: Button, para quem você vai dedicar a vitópria de hoje??????

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Não deu… Button novamente brilhante, e a “semi” pane seca do Massa… Nem contar a Ferrari sabe mais…

Tem muito inglês na BGP do brasileiro Barrichelo, e muito italiano na Ferrari do brasileiro Massa…

Espero que a COPERSUCA volte então, volta rato!!!

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Citando:…..O Rubinho virou segundão oficialmente….

Virou????? Ele sempre foi……

Fora imprestável……

Foca
14 anos atrás

Mas e a bagaça da Toyota então?!…

JBCarneiro
JBCarneiro
14 anos atrás

O Rubinho hoje estava com a estrela na cara, depois da corrida…

Não é muito bom ficar fazendo comparações, mas SE fosse o Schummi, a corrida toda com o carro mais leve, teria voado a corrida toda… E a estratégia do Button é a que teria falhado.

Os estrategistas planejam considerando que o piloto realize o que for necessário. Cabe ao piloto executar a estratégia com a máxima precisão… É o que o Senna fazia, é o que o Schummacher fazia, é o que o Alonso faz, é o que o Hamilton faz e é o que o Button está fazendo.

É por isso que não dá para nenhuma equipe confiar no Barrichello como primeiro piloto, se o fizer fica na mão…

Renan do Couto
Renan do Couto
14 anos atrás

Em 2004, o próprio Rubinho ganhou do Button em Monza com 4 paradas. O Schumi foi segundo, mas a briga foi com o inglês.

Em 2002 o lemão ganhou 4 de 5, em 2004, 5 de 5, em 94, as 5 primeiras, o Mansell ganhou 5 de 5 em 92, o Senna, 4 de 4 em 91, e mais alguns casos por aí. Não é tão raro assim.

Roberto Silva
Roberto Silva
14 anos atrás

É simples o rubinho é mais lento sim. Não se ganha 4 provas em 5 somente porque a equipe o favorece. A condução do Buton é impecável, o ingês não cometeu um erro sequer. Na hora do vamos ver foi sempre superior. É claro que o cara com 3 vitória numa equipe iniciante tem que ser favorecido.

Este ano está servindo apenas para desmistificar o rubinho que vivia insistindo num complô da Ferrari e Shummacher contra ele. É simples no geral ele sempre foi mais lento que o Alemão.

Vai pra casa rubinho….

O pior é que tem um bocado de “viúva” do Barrichelo que insiste em defende-lo, ou achar que sempre conspiram contra ele.

Quem quer ser campeão ganha por resultado, algo que a muito o rubinho não sabe o significado.

Tavares
Tavares
14 anos atrás

“Flávio, a estratégia de três paradas não era “estranhíssima”, mas a opção escolhida pelo Ross Brawn para andar à frente das RBRs. Se o Vettel não tivesse perdido a segunda posição, seria uma ameaça para o Button. A idéia seria fazer três paradas (com a última mais tarde do que o que fez Rubinho, logicamente) e andar mais rápido e mais tempo com pneus macios.

Com a mudança do panorama na primeira curva e o safety car, daria pros dois carros serem primeiro e segundo fácil, já que o Vettel estava preso atrás do Massa e ninguém ultrapassa em Barcelona. Por segurança, melhor mudar a estratégia apenas de um dos carros: privilégio para o primeiro piloto, que depois de quatro corridas sensacionais na Ásia, já era Button.”

EXCELENTE post do Ícaro, que os pachecos deveriam ler com atenção antes de vomitar suas frustrações por aqui.

Só não concordo que a mudança de estratégia tenha sido um privilégio para o Button. Foi uma simples questão de que ele, Button, é quem estava em segundo. Na cabeça da Brawn, a estratégia de 3 paradas era a mais segura; a de 2 paradas, uma aposta arriscada que tanto poderia dar a vitória ao Button quanto fazer com que ele perdesse posições.

A opção de 2 paradas não tinha o objetivo de “sacanear o Rubens”, “trocar as posições sem o público perceber”, nem nenhuma dessas asneiras que o rebanho do Gagalvão fica repetindo por aí. Tinha o objetivo de colocar o Button na briga pela vitória, assim com a de 3 paradas para o Rubens tinha o objetivo de lhe garantir a vitória. O detalhe que neguinho está esquecendo é que O PILOTO FAZ PARTE DA ESTRATÉGIA, como bem lembrado pela vitória do Schumi na França/04, com 4 pit stops.

Ou seja, o Button não foi “favorecido”, muito menos “porque é inglês”. A equipe fez o que qualquer equipe com vergonha na cara tem de fazer: se esforçou pra que ambos os seus pilotos tivessem chance de vencer, e aí eles que decidam no braço, na pista, quem vai ficar em primeiro. Seria mais fácil enxergar esse tipo de coisa se vcs assistissem menos televisão. Especialmente no canal da transmissão oficial.

Pensem bem: e se a situação fosse o contrário, com o Button em primeiro e o Barrichello em segundo? Vcs iriam querer que a equipe simplesmente gerenciasse o resultado, garantindo que a corrida terminasse assim, ou iam querer que ela pensasse alguma coisa que pudesse dar ao Barrichello a chance de chegar perto do Button e lutar pela vitória? Pois foi justamente o que a Brawn fez neste GP: pensou rápido em uma forma de melhorar o posicionamento do piloto que estava em 2o. Fosse o Barrichello ali, ele é que teria sido “agraciado” com a estratégia diferente. E provavelmente nem assim ganharia, porque não está guiando melhor que o Button, pura e simplesmente.

Fikadika pra pachecada enraivecida: aprendam a gostar de F1. Na real, aprendam a gostar de automobilismo, aprendam a gostar de esporte. Assim vcs passam menos raiva, em qualquer que seja a competição. O problema é que vcs cagam um balde pro esporte; o que querem na verdade é um herói midiático pra redimir o pobre Brasil atrasado e sacaneado pelas potências imperiais, ganhando corridas e campeonatos em cima dessas potências do mal. Enquanto ficarem com esse pensamento provinciano (e ao mesmo tempo Global, se é que me entendem), vão continuar passando raiva. E até aí tudo bem, não tenho nada contra gente burra sofrer à toa. Mas o pior é que essa burrice e esse ódio gratuito ficam respingando em gente que não tem (quase) nada com isso, como o próprio Rubens, que sofre de tabela por causa da burrice dos outros. Se bem que, no caso dele, a sua própria burrice também tem grande parte da culpa. Mas eu sonho com o dia em que um atleta brasileiro vai poder disputar uma competição em paz, sem a obrigação Global de ser o cristo redentor do esporte brazuca. E talvez quando esse dia chegar, o esporte seja visto neste país pela ótica correta, como o instrumento de saúde, desenvolvimento e inclusão social que ele deve ser em qualquer país que se queira desenvolvido – não como essa visão tacanha, velha e carcomida do esporte como instrumento de vingança do oprimido contra o opressor.

Neto
Neto
14 anos atrás

O Button não nenhum piloto fenomenal, em 2008 não marcou sequer um ponto, o Rubens marcou, se não me engano, onze pontos fazendo , portanto, uma tempora melhor. O desempenho do Button foi mais fraco que o desempenho de Piquet Jr., tido por muitos como pior piloto da F1 de todos os tempo( eu não acho isso, acho um bom piloto). Agora, equipe inglesa, dono da equipe inglês, mecanicos e engenheiros ingleses, um piloto inglês e outro brasileiro. Voc~es acham que um piloto brasileiro que tava desempregado vai vez nesta equipe. Que acredita vai, deve acreditar em fada madrinha, curupira, saci e papai Noel.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

o último parágrafo deste post descreve como foi, como é, e como será a temporada esse ano…

e apesar de ficar meio no marasmo com a Brawn dando um baile nas outras, como a Ferrari na época do Dick Vigarista, eu to me divertindo com a galera “da frente” jogando a toalha e resmungando…

ainda não sei se o Gola te ligou, mas acho que ele vai falar que o Kimi foi penalizado pela gentil resposta que deu ao seu engenheiro nos treinos livres…. o volante deve ficar todo aceso, mas nada tá funcionando… essa é a verdadeira Ferrari

hahahaha

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Bah, se a melhor estratégia era do Rubens, pra que mudar a do Jenson??

Perder terreno??

Essa explicação tá muuuito mal contada!! Tem caroço nesse angú!!

Gaucho do Contra
Gaucho do Contra
14 anos atrás

M A R M E L A D A
Isto que aconteceu hoje, foi um “aperfeiçoamento” do que Ross fez na Austria, em 2002, ou no Brasil, qdo RB teve pane seca, e em outras vezes, com menos evidencia.
Embora pareça “sofisticado”, não tem o menor sentido, analisado tecnicamente. RB tava na frente e abrindo….pq RAIOS ele precisaria uma estratégia diferente dos outros competidores?
Este senhor Ross Braw, é um mau carater, ou melhor, tem um “carater inglês”.

Tomara que o preferido dele dê uma raspadinha no muro da “saint devote” (é assim que se escreve?), em mônaco, e fique fora dos pontos. Ai o RB vai gritar “chupa, comedor de batata”

Rubens não é excepcional, mas é um otimo piloto. Hoje, tava com a macaca, com aquela largada sensacional. Mas o destino dele já estava decidido deste o sábado. Só nao vê que nao quer. O Buton se desculpando ao vivo, pelo rádio, foi o maior ato falho da historia da F1.

Esta F1 atual é uma FARSA.
É só ver a índole de quem comanda, para entender o resto. Isto náo tem nada a ver com patriotismo.

Juca Vasconcelos
Juca Vasconcelos
14 anos atrás

Eu gostei da performance do Barrichello, andou mto bem na frente. se não fosse o safety car, teria dado certo e os criticos de barrichellos estariam comendo sapos, com o brasileiro gritando CHUPA PALHAÇOS pra vcs. Se mantiver o ritmo, a BGP não vai perder esse campeonato de construtores, independente dos pilotos serem ou não campeões.

abs.

Geraldo Netto Cavalcante
Geraldo Netto Cavalcante
14 anos atrás

Flávio, como é como uma mesma equipe (a Brawn) usa duas marcas de freios diferentes?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

A melhor estratégia era do Rubinho. O Ross Brawn disse que ele foi muito lento. O cara gosta de ser “Segundão”, deixa ele pô.

Éverton Lucas
Éverton Lucas
14 anos atrás

Hã? Como assim? Sentam-se todos da Brawn para decidir a estratégia da corrida para ambos os pilotos, terminada a reunião, todos em consenso, quando Barrichello e Button Levantam-se para irem embora, vem a voz do Ross e pede para que Button fique e diz: “Fala baixo, a estratégia real é de 2 paradas, a outra de 3 é só para sacanear o Rubinho”. Inacreditável! Só o Rubinho acha que tem igualdade de condições na Brawn!

Gabriel
Gabriel
14 anos atrás

Essas 3 paradas de Rubens tem algo de estranho, pq se a memória naum me falha e parou na volta 48 botou gasolina pra mais 18 voltas, teoricamente ele pararia na volta 30 mas parou na 36 e depois pararia na volta 12, ou seja antes da 2 parada ele teria ganho mais 6 segundos de vantagem para o button e depois teria mais 6 voltas pra andar de penus macios contra os duros de button, arredondando as contas diria q Rubens perdeu mais de 13 segundos nessa brincadeira, mas Button tbm merece pq e piloto rapido muito constante e naum me lembro a ultima vez q vi ele errar, quanto a ferrari acho q depois de hj vai pensar em 2010 mesmo.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Quanta baboseira escrita metendo o pau no Barrichello, tenho a impressão que vi outra corrida.
Barrichello volta mais rápida
Barrichello chegou a colocar quase 14 seg. no Button
Barrichello 3 paradas Button 2
Barrichello n fazia voltas rapidas o suficiente para alcançar Button final.
Barrichello nem poderia fazer voltas rapidas sabendo que tudo já estava perdido, vencido psicologicamente na pista.
Button sentindo muito pela estrategia errada dada a Barrichello e aplaudindo a estrategia certa escolhida pra ele,
Schumacher ganhou com 4 paradas mesmo, naquela época que a Ferrari chutava cachorro morto onde só dava ela quando as outras começaram a melhorar o alemão se aposentou.

Felipe, de Recife
Felipe, de Recife
14 anos atrás

Humberto,

Em nenhum momento fiz comparação entre os pilotos, e sim entre as estratégias. Em nenhum momento defendi Rubens, mas vamos ser justos, ele fazia uma corrida pra disputar a prova com o inglês (pelo menos até a primeira parada, depois disso ninguém tem bola de cristal pra saber). Agora, que Jason tá andando muito, tá. Mas negar que a Brawn não tenha uma certa preferência por Jason, aí já é cegueira. Não acho que o problema seja a peça entre o volante e o carro, talvez a nacionalidade dela. Pra você entender isso, basta imaginar que a uma equipe brasileira com um piloto brasileiro e outro inglê. O que você acha que ela faria? Será que ela não faria o possível pra que o brasileiro ganhasse?? Será que não existiria uma certa dose de nacionalismo dentro da equipe?? Ora, sejamos justos. Pra você aceitar que isso acontece, basta ver o que aconteceu com Alonso e o Hamilton na McLaren. Ou você acha que o problema também foi entre o volante e o carro? Acredito que não. Acho que Button tem competência sobrando pra ganhar de Barrichello na pista, só que dessa forma as coisas ficam bem mais fáceis.

Alexandre Teixeira
Alexandre Teixeira
14 anos atrás

FG,

Você, mais uma vez, foi genial. Muito bem lembrada essa vitória do Schuamcher, com quatro paradas, se não me engano em 2004… O Alonso havia feito a pole, e parecia que ia vencer, mas quem estava atrás dele era simplesmente o melhor da história e, mesmo com um carro inferior naquele dia (afinal, era a casa da Renault), Michael não tomou conhecimento do espanhol e, em quatro paradas, massacrou o asturiano.

Confesso que parei de assistir corridas quando Schumacher se aposentou, não totalmente, hoje por exemplo, assisti, mas eu nã tenho mais paciência de ficar me interando de tudo. Acho que perdeu a graça, na verdade, porque o alemão era o que dava gosto de ver. Não me sinto culpado em não ter visto, Fangio, Clark, sei lá, pois Schumacher foi melhor que todos eles, basta ver que o argentino e o escocês, tão celebrados, têm 7 títulos na soma. O número de schumy.

Marcos Doniseti
Marcos Doniseti
14 anos atrás

No GP da Espanha vimos, pela segunda vez no ano, a Brawn GP fazer Barrichello parar 3 vezes nos boxes, mesmo com ele tendo um carro competitivo nas mãos e largando entre os primeiros colocados.

Aliás, notem que nas 2 ocasiões em que isso aconteceu o Barrichello foi o ÚNICO piloto que fez 3 paradas nos boxes entre aqueles que largaram nas primeiras posições. NENHUM outro piloto, de qualquer outra equipe, fez isso.

Os únicos pilotos que estão fazendo 3 paradas e, mesmo assim, muito raramente, são os que largam lá pela 15a. posição e que estão dirigindo um carro ruim. E olhe lá. E há quem, em função disso, pare apenas 1 vez no box, para tentar ganhar algumas posições durante a prova.

Button, até o momento, não fez 3 paradas em NENHUMA das 5 provas. E o Barrichello fez isso em 2 corridas. Por que será, hein?

O grande problema de Barrichello não é falta de talento para pilotar ou que Button esteja num momento iluminado, mas que ele não se impõe dentro das equipes pelas quais compete. Ele vê que o seu ‘companheiro’ de equipe é sempre beneficiado nos treinos, durante as provas, etc, e não fala nada, com medo de perder o emprego e os milhões de dólares que ganha.

E o distinto público é tratado feito trouxa, pois acredita estar assistindo a um esporte de competição quando, na verdade, está vendo um negócio corporativo que movimenta bilhões de Euros anualmente e cujos vencedores das corridas são definidos previamente pelas equipes.

A verdade é a seguinte: F-1 é uma grande marmelada. Há quem goste disso. Divirtam-se. Mas, eu paro por aqui.

E quando Button garantir a conquista do título do campeonato lá pela metade do mesmo, tenho certeza de que milhões de outros também irão parar de assitir a esse, literalmente, circo, onde a palhaçada impera e tudo é previamente determinado.

É bom esclarecer: não estou dizendo isso porque o Barrichello está sendo o prejudicado, mas porque aquilo que deveria ser um ‘esporte de competição’, onde o melhor vence, se transformou num negócio corporativo onde tudo é previamente programado e os vencedores das corridas são escolhidos pelas equipes, pouco importando o que o piloto faz na pista.

Muitos irão dizer que sempre tivemos jogo de equipe na F-1. É verdade. Mas, não na 5a. corrida do campeonato, onde tudo ainda está indefinido.

Jogo de equipe em benefício de um dos pilotos se faz nas últimas provas, quando o campeonato está indefinido e apenas um dos pilotos da equipe tem chances de ser o campeão, ou tem maiores chances de conquistar o título.

Foi isso que a Ferrari fez, por exemplo, na ÚLTIMA PROVA do campeonato de 2007, no GP Brasil, quando Massa fez uma corrida planejada para ajudar Raikkonen a conquistar o titulo.

Agora, fazer isso já nas primeiras provas do ano, como é evidente que a Brawn GP está fazendo em benefício de Button, é o fim da picada.

Não estou dizendo, também, que Button não teria vencido as corridas se a Brawn não o estivesse beneficiando na disputa interna com Barrichello. Talvez Button tivesse vencido as mesmas 4 provas, mas daí seria por mérito dele e não porque foi beneficiado pela equipe, como aconteceu hoje e de forma tão descarada.

Assim, entre ver uma palhaçada em que a marmelada corre solta, prefiro ler um bom livro ou navegar na Internet me informando sobre os assuntos do meu interesse.

Bye bye, F-1!

Quem gosta de ser enganado, que continue assistindo a esse lixo corporativo e onde a marmelada é descarada e corre solta, literalmente, desde o início do campeonato.

Que pena: destruíram com a F-1, um ex-esporte de competição que virou uma sujeira corporativa.

Triste!

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Barrica e Ross, the boss… Buuuááááá!!! Ele continua dando razão para o apelido “pé de chinelo”, credo!!! Parei (by Trajano)

Max Mosley
Max Mosley
14 anos atrás

Older, faster & dumber.

Até o trio da transmissão entendeu o que houve. Só que não podia comprometer a audiência das próximas corridas, né?

Luis
Luis
14 anos atrás

Ross Brawn diz tambem que soh trocaram a estrategia do Button para ele nao ficar preso atras do Rosberg.

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Van

O Sr. Ross Brawn é o DONO da equipe, faz o que e como quiser.
Eu no lugar dele também privilegiaria o Button, que conquistou esse privilégio por méritos.

Luis
Luis
14 anos atrás

Video de entrevista da BBC com Ross Brawn apos a corrida em que ele diz que a estrategia de 3 paradas era a melhor e que o problema foi que o Barrichello foi muito lento:

http://news.bbc.co.uk/sport2/hi/motorsport/formula_one/8042805.stm

Juan Roman
Juan Roman
14 anos atrás

E ainda chamam a f1 de esporte!
Brincadeira

Van
Van
14 anos atrás

Quem tem condições de mudar a estratégia no meio de uma corrida é a EQUIPE, com seus computadores e tal, e não o piloto que não tem condições de ficar fazendo cálculos de dentro do carro.

Na realidade o sr. Brawn mudou a estratégia do RUBENS, com o óbvio intuito de colocar o Button na ponta já que, depois da entrada do safety-car, TODAS as equipes chegaram à conclusão de que o melhor, naquele momento, era fazer 2 ou até mesmo 1 parada!

Só o RUBENS e NAKAJIMA (que não tinha nada a perder, ao contrário do Rubens) mantiveram a estratégia original.Uma palhaçada e uma falta de respeito com o Rubens.

Aliás, o sr. Brawn vem sacaneando sistematicamente o Rubinho DESDE O Q3 NA AUSTRÁLIA, só não vê quem não quer. E a maioria NÃO quer ver, especialmente os brasileiros. Só ficam observando os resultados finais e foda-se as entrelinhas, como se fossem apenas pequenos detalhes sem importância, que não fazem a menor diferença no resultado final. Pois fazem TODA A DIFERENÇA, SIM!

Diga-se de passagem, quem enxerga nas entrelinhas são os “idiotas e coitados que vêem conspiração em tudo”, não é mesmo?

Tenho pena destes míopes, que agem exatamente como esses manipuladores querem.

E estou com nojo desta F1!

João
João
14 anos atrás

O final desse GP foi exatamente como planejado pela Brawn, o primeiro piloto em primeiro e o segundo piloto em segundo. O plano A e B existiam exatamente para isso, se Button mantivesse a ponta, fariam a mesma quantidade de paradas, se Pé de Chinello assumisse a ponta, pararia mais uma vez para ficar atrás do primeiro piloto. Mesmo que não houvesse reabastecimento, dariam um jeito de inverter as posições na troca de pneus, ou seja, se Rubinho continuar mais um ano, as posições de primeiro e segundo piloto seguem inalterados.

Maurício D.
Maurício D.
14 anos atrás

Alberto Acari, 1952 – Não pontuou na 1ª venceu as 4 seguintes;
“, 1953 – Venceu as três primeiras, foi quarto e venceu a 5ª;
Jim Clark, 1963 – Abandonou a primeira, ganhou as 4 seguintes
“, 1965 – Venceu a primeira, abandonou a segundas, venceu outras três
Jackie Stewart, 1969 – Venceu duas, abandono na terceira, venceu mais duas
Aírton Encena, 1991 – Venceu as quatro primeiras, abandonou a 5ª
Nigel Mansell, 1992 – Venceu as cinco primeiras
MELHOR PILOTO DESDE O BIG-BANG, 1994 – Venceu as quatro primeiras, e foi segundo na quinta
Damon Ruim, 1996 – Venceu as três primeiras, foi quarto, e ganhou a quinta
MELHOR PILOTO DESDE O BIG-BANG, 2002 – Venceu a primeira, foi terceiro, e venceu mais três
MELHOR PILOTO DESDE O BIG-BANG, 2004 – VENCEU AS CINCO PRIMEIRAS
Jenson Botão – Venceu as duas primeiras, foi terceiro, venceu outras duas

M.Schumacher – 3
A.Ascari / Jim Clark – 2
Stewart, Senna, Mansell, Hill – 1

Por aí a gente vê a diferença de nível do schumacher para “O resto”. anos-luz à frente. abraços.

THoMaz
THoMaz
14 anos atrás

Para quem pede “novos talentos” e considera o Rubens um piloto mediocre
Vocês poderiam prestar mais atenção aos fatos e desenvolver um discernimento próprio.
Nos treinos de sexta o Button reclamou muito das mudanças no carro e disse em entrevista que só conseguiu se entender com o carro após ver as informações do acerto do Rubens,ou seja, o carro só esteve rápido para os dois graças ao medíocre Rubens.
E hoje na corrida qualquer um com esse discernimento poderia entender o que está ocorrendo.
Rubens fez uma excelente largada foi extremamente rápido e teria a vitória se a equipe assim quisesse.
Agora pelos comentários que vejo aqui , para ter algum valor Rubens teria que andar um segundo mais rápido que o seu companheiro que é um cara que tem o mesmo carro e acelera tanto quanto ele. Com estratégias iguais ambos andariam no mesmo ritmo e a vitória seria do Rubens,isso é fato.
Está claro que equipe já escolheu quem será seu representante principal.Agora respondam, sem a ajuda da equipe (informações precisas,estratégia correta etc) o Button conseguiria superar o companheiro?
Quem ouviu a entrevista oficial e entende o contexto em inglês tem essa resposta.
Agora quem não entende que leia os sites em português onde surgem títulos como “Jenson Button muda a estratégia e surpreende Barrichello” ( depois temos que aguentar esse tipo de público formado por essas opiniões)

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Caramba logo hoje que o Rubinho tava com tudo para ganhar invventam esse estratégia de 3 paradas? nossa o cara é “azarado” mesmo, se nao fosse esse azar todo já seria tetra campeão ou mais até…e fora os complôs da propria equipe contra ele, isso é muita sacanagem hein ??? (pois faz todo sentido o cara ser contratado para ser sacaneado….fala sério…)

Agora falando sério, me parece razoável que a Brawn tenha bolado essa estratégia de 3 paradas para fugir do Vettel, só que para dar certo tem que andar rapido 100% das voltas e o Barrichello não é o Schumacher para fazer funcionar. Não entendo então por que nao mudou para 2 paradas, assim como o Button fez, assim que iram que o Vetel ficou preso atrás do Massa. dessa forma ele teria vencido a prova quase que certamente. Muito “azar” mesmo…rsrsrsrs.

camarao pistola
camarao pistola
14 anos atrás

Duas paradas, três paradas, avisar, não avisar, pneu duro, pneu mole…
Nada disso tem a mínima importância. O que vale é que o Button é piloto, e o Rubinho é um mané. Fim.

Leo
Leo
14 anos atrás

O comentário do Zeuxis é perfeito:

“Ainda tem nego que torce pelo Rubens, ele, novamente assinou contrato de segundo piloto, hoje ficou claro, sem sentido algum 3 paradas com o carro mais rápido do grid, e este negócio de que button foi para o plano B(2 parada), é conversa para boi dormir ou ingles ver, esta foi a maneira encontrada para ele chegar em segundo sem dar na cara, e o Rubens sabe disto, só quem é idiota que não enxerga que este pilotinho assinou contrato de segundão, apenas para fazer mais corridas e permanecer na F1, vergonhoso”.

Leo
Leo
14 anos atrás

De duas uma:

1) Barrica é um péssimo piloto, vez que sempre toma PAU do companheiro de equipe (minha opçâo), ou

2) É a pessoas mais lesada da história. Afinal, acreditar que três pit stops é boa coisa tem que SER MUITO LESADO (ou megalomaniíaco em acreditar que pode se igualar a schumi).

Aos adeptos da teoria da conspiração venho a dizer: Deixem de ser lesados como o Rubens.

Tom
Tom
14 anos atrás

A Hortência estava certa ,falei isso durante a semana e fui criticado, o barrica sempre entrou com a “bunda” nas equipes que o Ross dirigiu,hoje me lembrei demais das taticas da ferrari no tempo que corria com o alemão, realmente é o otário da corte…kkkkkkkkkkkkkk