BOTÃO MISTERIOSO

SÃO PAULO (não é tão difícil assim) – Pétricos Portiglius ficou encucado com essa volta on-board de Ayrton Senna em Adelaide, 1993. “Que botão é esse que ele aperta no volante quando chegam as curvas?”, pergunta o blogueiro. Bem, lembrem-se do regulamento de 1993. Vamos ver quem acerta.

Subscribe
Notify of
guest

179 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Celso
Celso
14 anos atrás

O botão é para acionar o control tração para quando acelerar o carro não patina 178 comentários e ninguem acertou.

Luis
Luis
14 anos atrás

Acho q nem ele sabe, pq parece ter esquecido deste post

RESPOSTA DO FG:

É o câmbio. Já foi dito.

Leandr Ferreira
Leandr Ferreira
14 anos atrás

Ai ai… Flávio Gomes!
Diga-nos, ó mestre, qual é a resposta correta!

Ivo Monte
Ivo Monte
14 anos atrás

hahaha Gente seis mi matam d vergonha, é uma peeor q a outra

Acorda gente isso ai era o Nitro, é “óbeveo”

abrax

Júlio
Júlio
14 anos atrás

É o botão da regulagem das marchas,se não me engano,A Mc Laren de 93 tinha 3 mémorias de regulagem para a troca de marcha que equalizava RPM,Marcha e o ponto certo da freada em cada curva.Facilitava um MONTE para o piloto mas no caso do Senna com botão ou sem botão não fazia diferença nenhuma.Um abraço para todos

Daniel Carvalho
Daniel Carvalho
14 anos atrás

putz!! ninguém lembra?!
é a suspensão ativa… poooooooooo nem parece q acompanham F1

Palhaço Bozo
Palhaço Bozo
14 anos atrás

Marco 1

”Era para mudar a posição do arefólio ? Não sei se é este botão, mas o Senna usava um sistema que ajustava o aerofólio em retas e curvas.”

Se esse botão era usado em retas e curvas, como é que ele utilizava esse sistema na reta curva de Mônaco?

Clístenes Cardoso
14 anos atrás

Parece o ativador da asa dianteira. Mas ele não precisava disso. Fazia até de olho fechado…

Sérgio
Sérgio
14 anos atrás

Botão da esquerda baixa as marchas sequencialmente e o da direita sobe. Para interromper a sequencia de trocas automáticas bastava acionar as borboletas. Observa-se claramente o funcionamento da troca automática na descida antes do ponto de frenagem.

Side Show Bob
Side Show Bob
14 anos atrás

Já escreveram, que era para ser sugado pelo tunel.

Harry
14 anos atrás

combustivel flex (alcool, gasolina e por vezes diesel)

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Caracas… qual é a reposta certa??// Disse e repito… esse tipo de “teste” tem que ter um gabarito no final…

Abraços

Imperador Ricardo Piquet
” ao apertar o botão o Senna dispara a sequencia numerica do LOST”

clô
clô
14 anos atrás

Era o botão do piloto automático. Por isso esse farsante sempre ganhava as corridas.

Bom mesmo era o NOOOOOSSSSO ALEMÃÃÃÃOOOO…

Alíás vocês repararam que queixo ENOOOOOORME ele tem…

orlando
orlando
14 anos atrás

Era a suspensão ativa, banida em 1994.

Marco 1
Marco 1
14 anos atrás

Era para mudar a posição do arefólio ? Não sei se é este botão, mas o Senna usava um sistema que ajustava o aerofólio em retas e curvas.

evandro garcia
evandro garcia
14 anos atrás

concordo com o lucas, até 1993 era permitido o ajuste do aérofolio dianteiro e traseiro,os ajustes geralmente eram feito nas curvas e retas.

Thiago_czz
14 anos atrás

até então eu achava que era o controle de tração mas pelo que li ta mais pra ser o câmbio semi automático mesmo

Japoneis
Japoneis
14 anos atrás

Simples…
Senna estava em primeiro lugar, apertando o Button.

Coisa que o Barrichello não consegue fazer.

Essa foi a melhor!!!!!

Renan do Couto
Renan do Couto
14 anos atrás

rachei de rir com uns comentarios

asa dianteira flexivel, foi facil kk

João Vasconcelos
14 anos atrás

Até agora ninguém descobriu?
Gente é simples, a McLaren usava um sistema computadorizado desenvolvido pela Microsoft.
Quando aparecia algum problema no display do painel aparecia a mensagem (você efetuou uma ação proibida, aperte o botão para reiniciar)
Assim o piloto tava reiniciando o computador de bordo.

Doug
Doug
14 anos atrás

É o botão pra desativar o airbag do passageiro.

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

rubem rodriguez gonzalez,

Essa daí só não leu ainda quem realmente não gostava do Senna…

Escusa, Patrício!!

MORANDINI
MORANDINI
14 anos atrás

ESSE BOTÃO QUE O SENNA APERTA ERA UM REGULADOR DE ALTURA DO CARRO EM RELAÇÃO AO CHÃO. QUANDO ELE APERTAVA O BOTÃO A SUSPENSSÃO SUBIA E RECUPERAVA SUA ALTURA ORIGINAL. CONFORME O CARRO IA ANDANDO NAS RETAS A SUSPENSSÃO IA ABAIXANDO SOZINHA. E ESSE BOTÃO FOI PROIBIDO PELO REGULAMENTO DO ANO SEGUINTE.

Mayara
Mayara
14 anos atrás

Concordo plenamente com o comentário do RUBEM RODRIGUEZ GONZALEZ ,
“um post interessante para aferir o conhecimento da blogaida terminou com umas dez respostas decentes e mais de uma centena de respostas babacas de “engraçadinhos” que não entendem de potocas de badalhufas e tentam envernizar sua ignorância com um amontoado de graçolas sem graça alguma……”
Pesquisando o regulamento de 1993 e o CIRCUITO, que é um circuito de RUA , acho que ele apertava a Buzina em cada esquina, digo, curva…

Luiz Minguta
Luiz Minguta
14 anos atrás

Era um, CALA A BOCA GALVÃO [2]

Mauro
Mauro
14 anos atrás

Era um, CALA A BOCA GALVÃO

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Quando Senna apertava esse botão, os mecânicos da McLaren ouviam……………………………………………………………………………………………………………………..Ronaldo!

resende
resende
14 anos atrás

é a seta!!

Gláuber Baldi
Gláuber Baldi
14 anos atrás

É a buzina personalizada candando “Simply the best!” da Tina Turner!

Luis Renato
Luis Renato
14 anos atrás

Se é para falar asneira: é o botao do capacitor de fluxo do McLaren. Ele apertava o botão e viajava alguns segundos para o futuro. Só assim para ganhar do que o Babão Bueno chamava de “Williams de outro planeta”. E tenho dito!

Paulo Toledo
Paulo Toledo
14 anos atrás

ja sei !!! e o botao do afogador !!!!

acertei ?

Peixe
Peixe
14 anos atrás

desculpe o “posta um post”…
postar um abacaxi é meio difícil…

Felipe
Felipe
14 anos atrás

Era pra desligar o car system!! Senão sua Mclaren iria começar a engasgar e emitir o som “Atenção, este F1 está sendo roubado…”

P.S: Sou fã do Senna como muitos brasileiros, não precisamos levar tudo tão a sério e evitar fazer brincadeiras, como é o caso da maioria neste post! Ah, desligar o ABS foi a pior disparado! hehehe

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Eu tenho preguiça de ler tudo isso, mas o comentário do Rubem rodriguez foi ótimo.

Flávio. Faz um teste qualquer dia.
Posta um post escrito simplesmente “Senna”. Só isso. Só pra ver o que acontece nos comentários.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

É barbada, é o avô do KERS!!!!

f.amaral
f.amaral
14 anos atrás

Deve ser o TC, que p. ex., ele tinha já em Donington, quando fez uso sensacional do apetrecho.
cambios semi-automaticos acho que sempre foram por borboletas atrás do volante, desde o início (Ferrari de 89).

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Sem ver os demais posts, acho que o botão serviria para a redução de marchas em mais de uma de cada vez.

AGRA
AGRA
14 anos atrás

É um botão pra falar direto com o FG e perguntar como se dirige.

Horacio Neves
Horacio Neves
14 anos atrás

É oque é usado até hoje,a embreagem para redução das marchas.
Nada de especial e novo.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

É Flávio, o que começou como um post interessante para aferir o conhecimento da blogaida terminou com umas dez respostas decentes e mais de uma centena de respostas babacas de “engraçadinhos” que não entendem de potocas de badalhufas e tentam envernizar sua ignorância com um amontoado de graçolas sem graça alguma…… fico com a resposta do Ricardo Guarapari, porque além de ser sensata realmente na época existia essa eletronica embarcada de setup randômico, só que o random podia ser midificado in loco e parece que é isso que o Senna faz, inclusive corria o papo que na época o Michael Andretti correria com um setup inteiro do Senna, acontece que o Senna era o Senna….

Só para ilustrar a sua impressionante capacidade motora reproduzo abaixo um comentário abaixo do John Watson, só não reproduzo a fonter porque recortei dos meus alfarrábios e infelizmente não possuia fonte, mas acho que foi de reportagens feitas pós-acidente de Imola, ai vai:

“Vi, com meus próprios olhos, algo que jamais havia percebido numa pista. Era como se ele tivesse quatro mãos e quatro pés. Freava, mudava de marcha, girava o volante, acelerava, e o carro parecia gemer no limite de sua potência. O carro estava sob controle? Não sabíamos. Foram alguns segundos inesquecíveis. Nos carros equipados com motor turbo, quando um piloto tira o pé do acelerador, ele perde muita velocidade. Chegou então um trecho em que era preciso tirar o pé. Senna não tirou. O F 1 entrou com tal arrogância na curva, que fiquei assustado. Foi um privilégio e uma experiência inesquecível ver aquilo: a capacidade de seu cérebro em separar todos os fundamentos da pilotagem, com um ritmo e coordenação assustadores”. Watson, naquela tarde de 1984, aproximou-se de Peter Warr e Gerard Ducarouge, os chefes da escuderia Lotus e afirmou: “Acabo de ver algo extraordinário”. Eles responderam: “Sim, sabemos disso”.

Esse comentário não partiu da boca de uma “viúva” ( que é a expressão preferida que os medíocres usam para se referir aos fãs do Senna) ou de um patriota roxo, partiu da boca de um competidor que se não entrou para a galeria dos campeâos. brigou de igual para igual como os grandes da sua época e conquistou cinco vitórias na F1,
Não sou Sennista pertenço mais a categoria dos patriotas, apesar dessa expressão estar fora de moda e provocar muxoxos coletivos, é mais chique se declarar globalizado e torcer por um corredor da Sumatréia do Oeste, acho que é exatamente o patriotismo um dos poucos traços positivos dos americanos. Afinal quando desembarcam aqui só compram o que está a venda, e lamentavelmente aqui estão tudos e todos a venda, com raras excessões. Fuiiiiiiiiii já falei demais.

Renato
Renato
14 anos atrás

Já tá precisando inaugurar a categoria das viuvas do “nosso alemão”, como o disse idioticamente o glorioso Roberto Andrade.

Peixe
Peixe
14 anos atrás

Tá! Tem trocentas respostas, mas qual é a certa?
CT?

HM
HM
14 anos atrás

acho que é algo relacionado ao capacitor de fluxo

Felipe Marcos
Felipe Marcos
14 anos atrás

Agora fiquei curioso, preciso ver uma volta em Mônaco… se for uma reta curva ele apertava só até a metade?

Marcus Ribeiro
Marcus Ribeiro
14 anos atrás

Esse botão servia pra abaixar o carro na entrada das curvas fazendo que a contornasse melhor, na reta ele acionava novamente o batão fazendo a frente levantar e com isso ganhar mais velocidade nas retas.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
14 anos atrás

era o botão para cair a moedinha e ter direito a mais uma volta no video game

luis
luis
14 anos atrás

CORRIGINDO O CAMBIO, se fosse automatico, ele poderia usar este botao pra travar o cambio em uma marcha pra nao mudar no meio da curva, fazendo perder rotaçao, traçao e estabilidade.

Mário Gasparotto
14 anos atrás

Era do CD PLAYER. A música que tava tocando era o tema da vitória!

luis
luis
14 anos atrás

huauhauhuhauhauha

o do casco de tartaruga foi o melhor

huahuauhauhhau

TC, nao precisa de botao
ABS tambem nao
Cambio, é so freiar q ele reduz sozinho

so pode ser algo com a bendita suspensao q foi banida no ano seguinte junto com os outros componentes eletronicos.

ou entao ele ficava acendendo a luz do freio antes de freiar pra enganar q vinha atraz, (ta todo mundo louco, pq eu nao posso ?)

Marcelo Bicudo
Marcelo Bicudo
14 anos atrás

Olha, esse botão eu não sei.

Mas durante sua passagem pela Ferrari, o Schumacher tinha um muito parecido.
Esse botão era utilizado quando ele já estava com quase 1 minuto de diferença na frente de seus rivais, e como a corrida ficava meio enfadonha, ele o apertava e a diversão era garantida: dava pau no carro do Rubinho!
Daí ele abria a freqüência de rádio e terminava suas provas feliz e contente!!!