BOTÃO MISTERIOSO
SÃO PAULO (não é tão difícil assim) – Pétricos Portiglius ficou encucado com essa volta on-board de Ayrton Senna em Adelaide, 1993. “Que botão é esse que ele aperta no volante quando chegam as curvas?”, pergunta o blogueiro. Bem, lembrem-se do regulamento de 1993. Vamos ver quem acerta.
O botão é para acionar o control tração para quando acelerar o carro não patina 178 comentários e ninguem acertou.
Acho q nem ele sabe, pq parece ter esquecido deste post
RESPOSTA DO FG:
É o câmbio. Já foi dito.
Ai ai… Flávio Gomes!
Diga-nos, ó mestre, qual é a resposta correta!
hahaha Gente seis mi matam d vergonha, é uma peeor q a outra
Acorda gente isso ai era o Nitro, é “óbeveo”
abrax
É o botão da regulagem das marchas,se não me engano,A Mc Laren de 93 tinha 3 mémorias de regulagem para a troca de marcha que equalizava RPM,Marcha e o ponto certo da freada em cada curva.Facilitava um MONTE para o piloto mas no caso do Senna com botão ou sem botão não fazia diferença nenhuma.Um abraço para todos
putz!! ninguém lembra?!
é a suspensão ativa… poooooooooo nem parece q acompanham F1
Marco 1
”Era para mudar a posição do arefólio ? Não sei se é este botão, mas o Senna usava um sistema que ajustava o aerofólio em retas e curvas.”
Se esse botão era usado em retas e curvas, como é que ele utilizava esse sistema na reta curva de Mônaco?
Parece o ativador da asa dianteira. Mas ele não precisava disso. Fazia até de olho fechado…
Botão da esquerda baixa as marchas sequencialmente e o da direita sobe. Para interromper a sequencia de trocas automáticas bastava acionar as borboletas. Observa-se claramente o funcionamento da troca automática na descida antes do ponto de frenagem.
Já escreveram, que era para ser sugado pelo tunel.
combustivel flex (alcool, gasolina e por vezes diesel)
Caracas… qual é a reposta certa??// Disse e repito… esse tipo de “teste” tem que ter um gabarito no final…
Abraços
Imperador Ricardo Piquet
” ao apertar o botão o Senna dispara a sequencia numerica do LOST”
Era o botão do piloto automático. Por isso esse farsante sempre ganhava as corridas.
Bom mesmo era o NOOOOOSSSSO ALEMÃÃÃÃOOOO…
Alíás vocês repararam que queixo ENOOOOOORME ele tem…
Era a suspensão ativa, banida em 1994.
Era para mudar a posição do arefólio ? Não sei se é este botão, mas o Senna usava um sistema que ajustava o aerofólio em retas e curvas.
concordo com o lucas, até 1993 era permitido o ajuste do aérofolio dianteiro e traseiro,os ajustes geralmente eram feito nas curvas e retas.
até então eu achava que era o controle de tração mas pelo que li ta mais pra ser o câmbio semi automático mesmo
Simples…
Senna estava em primeiro lugar, apertando o Button.
Coisa que o Barrichello não consegue fazer.
Essa foi a melhor!!!!!
rachei de rir com uns comentarios
asa dianteira flexivel, foi facil kk
Até agora ninguém descobriu?
Gente é simples, a McLaren usava um sistema computadorizado desenvolvido pela Microsoft.
Quando aparecia algum problema no display do painel aparecia a mensagem (você efetuou uma ação proibida, aperte o botão para reiniciar)
Assim o piloto tava reiniciando o computador de bordo.
É o botão pra desativar o airbag do passageiro.
rubem rodriguez gonzalez,
Essa daí só não leu ainda quem realmente não gostava do Senna…
Escusa, Patrício!!
ESSE BOTÃO QUE O SENNA APERTA ERA UM REGULADOR DE ALTURA DO CARRO EM RELAÇÃO AO CHÃO. QUANDO ELE APERTAVA O BOTÃO A SUSPENSSÃO SUBIA E RECUPERAVA SUA ALTURA ORIGINAL. CONFORME O CARRO IA ANDANDO NAS RETAS A SUSPENSSÃO IA ABAIXANDO SOZINHA. E ESSE BOTÃO FOI PROIBIDO PELO REGULAMENTO DO ANO SEGUINTE.
Concordo plenamente com o comentário do RUBEM RODRIGUEZ GONZALEZ ,
“um post interessante para aferir o conhecimento da blogaida terminou com umas dez respostas decentes e mais de uma centena de respostas babacas de “engraçadinhos” que não entendem de potocas de badalhufas e tentam envernizar sua ignorância com um amontoado de graçolas sem graça alguma……”
Pesquisando o regulamento de 1993 e o CIRCUITO, que é um circuito de RUA , acho que ele apertava a Buzina em cada esquina, digo, curva…
Era um, CALA A BOCA GALVÃO [2]
Era um, CALA A BOCA GALVÃO
Quando Senna apertava esse botão, os mecânicos da McLaren ouviam……………………………………………………………………………………………………………………..Ronaldo!
é a seta!!
É a buzina personalizada candando “Simply the best!” da Tina Turner!
Se é para falar asneira: é o botao do capacitor de fluxo do McLaren. Ele apertava o botão e viajava alguns segundos para o futuro. Só assim para ganhar do que o Babão Bueno chamava de “Williams de outro planeta”. E tenho dito!
ja sei !!! e o botao do afogador !!!!
acertei ?
desculpe o “posta um post”…
postar um abacaxi é meio difícil…
Era pra desligar o car system!! Senão sua Mclaren iria começar a engasgar e emitir o som “Atenção, este F1 está sendo roubado…”
P.S: Sou fã do Senna como muitos brasileiros, não precisamos levar tudo tão a sério e evitar fazer brincadeiras, como é o caso da maioria neste post! Ah, desligar o ABS foi a pior disparado! hehehe
Eu tenho preguiça de ler tudo isso, mas o comentário do Rubem rodriguez foi ótimo.
Flávio. Faz um teste qualquer dia.
Posta um post escrito simplesmente “Senna”. Só isso. Só pra ver o que acontece nos comentários.
É barbada, é o avô do KERS!!!!
Deve ser o TC, que p. ex., ele tinha já em Donington, quando fez uso sensacional do apetrecho.
cambios semi-automaticos acho que sempre foram por borboletas atrás do volante, desde o início (Ferrari de 89).
Sem ver os demais posts, acho que o botão serviria para a redução de marchas em mais de uma de cada vez.
É um botão pra falar direto com o FG e perguntar como se dirige.
É oque é usado até hoje,a embreagem para redução das marchas.
Nada de especial e novo.
É Flávio, o que começou como um post interessante para aferir o conhecimento da blogaida terminou com umas dez respostas decentes e mais de uma centena de respostas babacas de “engraçadinhos” que não entendem de potocas de badalhufas e tentam envernizar sua ignorância com um amontoado de graçolas sem graça alguma…… fico com a resposta do Ricardo Guarapari, porque além de ser sensata realmente na época existia essa eletronica embarcada de setup randômico, só que o random podia ser midificado in loco e parece que é isso que o Senna faz, inclusive corria o papo que na época o Michael Andretti correria com um setup inteiro do Senna, acontece que o Senna era o Senna….
Só para ilustrar a sua impressionante capacidade motora reproduzo abaixo um comentário abaixo do John Watson, só não reproduzo a fonter porque recortei dos meus alfarrábios e infelizmente não possuia fonte, mas acho que foi de reportagens feitas pós-acidente de Imola, ai vai:
“Vi, com meus próprios olhos, algo que jamais havia percebido numa pista. Era como se ele tivesse quatro mãos e quatro pés. Freava, mudava de marcha, girava o volante, acelerava, e o carro parecia gemer no limite de sua potência. O carro estava sob controle? Não sabíamos. Foram alguns segundos inesquecíveis. Nos carros equipados com motor turbo, quando um piloto tira o pé do acelerador, ele perde muita velocidade. Chegou então um trecho em que era preciso tirar o pé. Senna não tirou. O F 1 entrou com tal arrogância na curva, que fiquei assustado. Foi um privilégio e uma experiência inesquecível ver aquilo: a capacidade de seu cérebro em separar todos os fundamentos da pilotagem, com um ritmo e coordenação assustadores”. Watson, naquela tarde de 1984, aproximou-se de Peter Warr e Gerard Ducarouge, os chefes da escuderia Lotus e afirmou: “Acabo de ver algo extraordinário”. Eles responderam: “Sim, sabemos disso”.
Esse comentário não partiu da boca de uma “viúva” ( que é a expressão preferida que os medíocres usam para se referir aos fãs do Senna) ou de um patriota roxo, partiu da boca de um competidor que se não entrou para a galeria dos campeâos. brigou de igual para igual como os grandes da sua época e conquistou cinco vitórias na F1,
Não sou Sennista pertenço mais a categoria dos patriotas, apesar dessa expressão estar fora de moda e provocar muxoxos coletivos, é mais chique se declarar globalizado e torcer por um corredor da Sumatréia do Oeste, acho que é exatamente o patriotismo um dos poucos traços positivos dos americanos. Afinal quando desembarcam aqui só compram o que está a venda, e lamentavelmente aqui estão tudos e todos a venda, com raras excessões. Fuiiiiiiiiii já falei demais.
Já tá precisando inaugurar a categoria das viuvas do “nosso alemão”, como o disse idioticamente o glorioso Roberto Andrade.
Tá! Tem trocentas respostas, mas qual é a certa?
CT?
acho que é algo relacionado ao capacitor de fluxo
Agora fiquei curioso, preciso ver uma volta em Mônaco… se for uma reta curva ele apertava só até a metade?
Esse botão servia pra abaixar o carro na entrada das curvas fazendo que a contornasse melhor, na reta ele acionava novamente o batão fazendo a frente levantar e com isso ganhar mais velocidade nas retas.
era o botão para cair a moedinha e ter direito a mais uma volta no video game
CORRIGINDO O CAMBIO, se fosse automatico, ele poderia usar este botao pra travar o cambio em uma marcha pra nao mudar no meio da curva, fazendo perder rotaçao, traçao e estabilidade.
Era do CD PLAYER. A música que tava tocando era o tema da vitória!
huauhauhuhauhauha
o do casco de tartaruga foi o melhor
huahuauhauhhau
TC, nao precisa de botao
ABS tambem nao
Cambio, é so freiar q ele reduz sozinho
so pode ser algo com a bendita suspensao q foi banida no ano seguinte junto com os outros componentes eletronicos.
ou entao ele ficava acendendo a luz do freio antes de freiar pra enganar q vinha atraz, (ta todo mundo louco, pq eu nao posso ?)
Olha, esse botão eu não sei.
Mas durante sua passagem pela Ferrari, o Schumacher tinha um muito parecido.
Esse botão era utilizado quando ele já estava com quase 1 minuto de diferença na frente de seus rivais, e como a corrida ficava meio enfadonha, ele o apertava e a diversão era garantida: dava pau no carro do Rubinho!
Daí ele abria a freqüência de rádio e terminava suas provas feliz e contente!!!