CLÁSSICOS (E FEIOSO) NA FEI

SÃO PAULO (sem gravata) – Seguinte, macacada… A FEI, antiga Faculdade de Engenharia Industrial, atual Fundação Educacional Inaciana, em São Bernardo do Campo, abre hoje um fórum sobre automobilismo que acompanha uma exposição de alguns clássicos de corrida, como a carretera #18 do Camillo, esta réplica do #10 da Vemag (que pertence ao Alfonso Abrami), um Copersucar, um Maverick Berta e outros carros inesquecíveis.

Amanhã o acesso ao público é livre o dia todo (leiam no link). Hoje à noite, a partir das 19h30, o feioso aqui vai participar de uma palestra ao lado do Bird Clemente e do Lito Cavalcanti. Diz o release que é só para convidados, então não sei como é. Me pediram para ir de esporte fino. O que é esporte fino? Golfe? Tênis? Pólo?

Por via das dúvidas, levarei uma raquete, um taco e um cavalo. Mas vou de tênis e camiseta, mesmo.

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
FlavioFernandes
FlavioFernandes
14 anos atrás

Prezado Xará … foi tudo fantástico… a certa altura do coquetel me vi “fora de mim mesmo” pedindo um autógrafo pro Anísio Campos, cara ! Esqueci que também era um sênior de 54 anos de idade e me comportei como se fosse um adolescente … na verdade eu parecia mesmo um moleque no meio dos ídolos. Faltou lembrar “outros lados” da história da FEI & seus automoveis (Rigoberto Soler, mestre Okubo, mestre Durval Piza…) mas eles aplaudiram de lá do céu. Abraço. Flávio. p.s: coloque aqui pra nós uns “takes” dessa festa ! ! !

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Ontem foi só stress. Na quarta eu tava assistindo a aula do primeiro horário (Matemática Financeira II) la na FEI e com a cabeça lá na palestra, que eu não tinha sido convidado…Depois fui pra segunda aula (Estatística II) com a cabeça no jogo do Coringão…
Mas hoje foi uma maravilha, o Corinthians ganhou (não foi muito, mas não tomar gol em casa já está bom) e eu pude ir ver as máquinas…uma mais linda que a outra….pena que não deu pra ver a palestra, que pelos comentários deve ter sido sensacional.
FG, eu faço a mesma pergunta que um amigo feiano fez ai em cima, tem algum livro que agente possa ter boas informações sobre o automobilismo brasileiro?
Bom, fica uma dica de uma nova seção no blog, Cars&books, ou seja lá o nome que for, mas que de umas dicas sobre livros de automobilismo.

RESPOSTA DO FG:

Procure pelos livros do Jan Balder e do Bird Clemente. Cada um escreveu um, nunca sei os nomes de cor. Mas é fácil de achar na internet.

Guerrando Palei Junior
Guerrando Palei Junior
14 anos atrás

Só um pequeno deslise:

O Marinho e o Bird “não” venceram a Mil Milhas em 1961 com diz o Release do evento. Eles lideraram a prova por 5/6 horas, porém com problemas de distribuidor e bomba de gasolina, terminaram em 6o lugar. “Foi a melhor Mil Milhas que disputei”, lembra Marinho.
Sorry !!!!!!!

mario aquino
mario aquino
14 anos atrás

Sr. Flávio:

A sua palestra final foi bastante isenta, gostei, eu que sempre achei os seus textos tendenciosos, a defesa do novo, da renovação no esporte, e a qualidade dos novatos, senão ficaria aquela velha impressão do “No meu tempo, tudo era melhor”, mas de fato como provou aquele “Mulçumano” exibido, se não sabe, não leva nem em linha reta.

Saudações

Saudações

Carlos do Carmo
Carlos do Carmo
14 anos atrás

Gomes, você fez-me lembrar Ariano Suassuna, que a um pedido igual, trajou de terno preto, com o símbolo do Sport Clube do Recife no peito!
Como o seu time é a Portuguesa, sei não!

Vinicius Buratini
Vinicius Buratini
14 anos atrás

Consegui entrar!

Sou aluno da FEI, mas não fui convidado… por sorte agradeço ao Ceregatti e ao Zé Augusto (#13), pelo passaporte para presenciar este primeiro encontro e ouvir algumas histórias das antigas.
Agradeço a presença de todos os notáveis (pilotos e imprensa), como já mencionou o “Takuma” Sato… foi uma noite inesquecível.
Espero encontrar mais vezes com o pessoal novamente.

Abraços,
Vinny

PS: Repassa para o Ceregatti, que o governo quer desenvolver um Kart de baixo custo para alunos do ensino médio competirem entre si (projeto Promove). Vamos desenvolver o automobilismo no Brasil, sejam pilotos, técnicos, mecânicos e afins.

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Isso é hora de acordar? Quase dez da amanhã?
É que fiquei até de madrugada ajudadndo minha filha a organizar as centenas de fotos qque tirou, e a decupar (?) a hora e vinte de palestra de Bird Clemente….
O que dizer? No céu de novo.
Tudo de bom e dezenas de amigos, novos e velhos, com gasolina na veia.
Fantástico.
Quem puder comparecer hoje, vai ver em 8 capítulos em forma de carros boa parte da história de nosso automobilismo.

Mayara
Mayara
14 anos atrás

De paletó, camisa calça jeans e sapato, até vc ficaria lindinho.

Klaus Starck
Klaus Starck
14 anos atrás

Fala Flavio Gomes!!

Show aquele seu Corcel, Flavio! Você falou que ia ser difícil fazê-lo funcionar mas foi de primeira! (rs.) Fui falar contigo à respeito dos Cursos de Pilotagem quando estava indo embora.

O evento realmente foi muito bom e a história do automobilismo contada pelo Bird foi diferenciada. Já existe algum livro contando (nem que seja parcialmente) tais histórias?

Espero que a FEI e o Bock organizem esse evento novamente nos próximos anos. Estão de parabéns!

Abraços!
Klaus Starck

Edmar Cruz
Edmar Cruz
14 anos atrás

Bem Flavio

estava passando por lá em direção a aula e vi vc no seu belo Corcel vermelho com placa preta…

não sei se vc estava de esporte fino … mas o carro era sim !!!!

L.O.
L.O.
14 anos atrás

De fato foi um belíssimo evento; nunca vi tanta gente que teve tantas realizações no Automobilismo juntas debaixo do mesmo teto… Fora as belíssimas viaturas…

Espero realmente que o Bock e a FEI consigam de fato tocar em diante esta iniciativa.

Realmente valeu muito a pena rodar 270km para estar presente no evento!

Ceregatti: Malfitani, Gozzani e eu esperamos notícias…

Carlos "Takuma" Sato
Carlos "Takuma" Sato
14 anos atrás

Eu FUI!!!! Aliás, acabei de chegar em casa…

Perdi o sono!!! Que noite!!!!

Fui sozinho com a cara e a coragem, não era nem convidado mas dei meus pulos. Dei sorte de ainda de encontrar um amigo da Amika (campeonato de kart indoor amador que participo competindo e organizando) o Tadeu Domingos e um velho e bom amigo de infância o Leonardo Zago.

O Bird é sensacional. Quem não foi infelizmente perdeu. Teria que escrever um livro p/ contar tudo o vi e ouvi.

Só p ter idéia, estávamos numa roda de amigos, conversando sobre o melhor assunto do mundo, corridas de carros. Isso foi após o término do fórum. Só que nesta roda estava ninguém mais, ninguém menos que ALEX DIAS RIBEIRO. Ele estava contando sobre um monte de coisas sobre a sua carreira, dá um outro livro sobre a vida dele.

Esses caras são de uma simplicidade, um brilho, uma educação que não existem mais, são lords, literalmente. Agora tenta sentar numa mesa p/ conversar com o Zonta, o Massa ou o Piquetzinho???

Digo isso pq me veio a cabeça as 500 milhas de kart da Granja Viana, evento que sempre que posso vou assistir de perto, os caras parecem que são deuses do olimpo, um lixo de ambiente, mas como evento é muito bacana.

É 1/2 engraçado falar isso, mas eu, um sujeito de 30 anos, me sinto mais em casa com o pessoal da antiga do que com os mesmos da minha geração.

Não tinha como não agradecer ao FG pessoalmente pela oportunidade, de quebra o cara estaciona seu Corcel chapa preta ao lado do meu Cliozinho (que pode ser neto bastardo do Renault que o Bird).

Que presentasso!!! (ou seria presentaço???)

Agora o que eu faço p dormir??? hehehee

Abraços Turma!!!

Carlos “Takuma” Sato

P.S.: Neste domingo vou estreiar uma nova pintura de capecete no campeonato da Amika, devidamente assinado por BIRD CLEMENTE e ALEX DIAS RIBEIRO. Caso eu ultrapasse alguém, vou apontar p/a assinatura dos caras e dar tchauzinho p/ o infeliz ultrapassado..rs…

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Eu vi o Bino Mark II em cima do guincho plataforma, aqui perto do CEASA de SP…..segunda ou terça feira..

Tava reluzente no amarelo e verde…… EQUIPE WILLYS muito bem pintado na cacunda traseira……
Coisa linda…..não deu tempo de clicar..uma pena!

Luciano
Luciano
14 anos atrás

Participar de uma palestra sobre carros de corrida, competição, ao lado de pilotos, jornalistas etc e tal de paletó e gravata é ridículo, só falta levar a patroa de longo azul claro.

petrafan
petrafan
14 anos atrás

no meu tempo, teve épocas em que mesmo durante a semana eu ia totalmente esculachado. moletom velho, tênis rainha iate velho, e camiseta velha.
hehehe

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Pô FG, sacanagem não dispor de uns convites pra gente a la Farnel,lembras? Queria tanto reencontrar com Bird, e ver se ele ainda se lembra de uma reunião da CTDN de 1988, quando estávamos ( eu piloto de carrinho de rolimã na época e os pilotaços da Stock,formula Ford, Marcas, Kart, F 1600 do Aldo Piedade e outras) discutindo os rumos do automobilismo e a falta de público. Será que já conseguiram resolver isso?
Amanhã para o povo do fim da feira, terá a presença dos
nossos ídolos ou ficaremos só com a xêpa?
Será que no ano que vem, eu consigo expor meu rollingskate?
afinal é uma modalidade do Extreme Gravity Racing e a Fei
tem ou tinha alguns projetos a respeito.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Compre um terno Armani e mande bordar o brasão da Portuguesa, nas costas, com linha de seda. Quer coisa mais esporte fino do que isso?

Adolfo Craveiro
Adolfo Craveiro
14 anos atrás

Ao lado desta belezura com o numeral 10 esta um carro que eu saiba fantasma, pois acho que vi este com numeral 22 sendo restaurado no Rio de Janeiro mas precisamente em São Cristovao, se eu estiver enganado me corrijam.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Sei lá. Leva uma gravata no bolso.

Alessandro Silva
Alessandro Silva
14 anos atrás

Putz… Só fera na palestra. E eu perco essas porque aqui no RS não tem dessas. Que coisa. Porto Alegre tem muita coisa boa, mas não liga nem um pouco para automobilismo. E onde moro, em Novo Hamburgo, além de não ter nada de bom, o automobilismo é ainda menos valorizado. Uma pena realmente.

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Sou um Feiano…..e pode ir vestido como de costume que será bem recebido.

Mas tem um porém…..não dê vexame levando a boneca do le zebre….

Alfredo Gehre
Alfredo Gehre
14 anos atrás

Flávio,

Não se esqueça de promover nossas categorias das corridas de carros antigos :
A Classic Cup e a Copa Clássicos de Competição.

Boa sorte e nos conte depois com detalhes este evento !

AG

marcelo
marcelo
14 anos atrás

Esporte fino é a GT3 porra!!! hahahahha

Carlos Eduardo Szépkúthy
14 anos atrás

olha, com toda a certeza vou aparece por lá… eventos desse tipo aqui na vizinhança, não se pode deixar passar né!

Carlos Eduardo Szépkúthy

Samuel
Samuel
14 anos atrás

Sou do curso de Administração da FEI (sim, lá também tem adm, antes era a ESAN, mas agora é tudo FEI) e apesar de gostar muito de automobilismo, infelizmente não fui convidado… Vou até la da uma olhada hj, mas amanhã com certeza estarei lá apreciando essas máquinas.

Eric
Eric
14 anos atrás

FG..ioso….eu queria muuuito ir hojemas infelizmente tenho compromisso….

Mas daria para ir sem ser “convidado”???

Dú
14 anos atrás

Caraca, aguardei esta bagaça e não poderei ir.

João Kohl
João Kohl
14 anos atrás

A educação em se apresentar formalmente mostra respeito com as pessoas e não à falta de conteúdo. Roupa não dá conteúdo ao bolso, mas trajar como um bicho-grilo também não mostra ter conteúdo na cabeça.
Vá como te pediu a Jacqueline.

Carlos "Takuma" Sato
14 anos atrás

Consegui uma vaga e irei lá!!!! hehehehe

Até mais Tarde FG!!!

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Estarei lá, supervisionando o desempenho do FG.
Já dei uma olhadinha no local (sempre dou uma geral antes…), e estão expostos 8 carros:
– Carretera 18 do Camilão
– DKW 10 da foto
– FD 01, maravilhoso
– Carcará II by Toni Bianco do Museu do Automobilismo Brasileiro
– Maverick #11 em tributo
– Bino Mark II
– Bino Mark #21
– Berlineta #22, quem viu jamais esquece…
Pra variar, chegarei bem cedo, pra dar uma mão pro pessoal e pro Bock, todos amigos e vários contemporaneos dos velhos tempos da FEI.
Hoje é só pra convidados, amanhã abre para o público.
Imperdível.
Evento do tamanho do mestre Bird Clemente, mais do que merecido.

Lucas  Costa
Lucas Costa
14 anos atrás

Polo com certeza polo, talvez cricket também

Fábio Aguilera
Fábio Aguilera
14 anos atrás

Vai com a cueca por cima da calça.

José Suricata
José Suricata
14 anos atrás

Esporte fino: Terno completo com gravata , camisa social, sapatos …ou melhor, pergunta pro Dunga ( o técnico) que ele pode te dar umas dicas….

Danillo
Danillo
14 anos atrás

se vc está fino, vai pelado, pois mostra que vc pratica esporte
se vc está gordo, vai de macacão que esconde

Francis Henrique - PRO SPEED
14 anos atrás

Esporte fino (= rico) é Automobilismo. Vai de macacão, luva, sapatilha e capacete.
Abraço

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Huauahuahuahuauh

Boua Cristiano!

Fabio Poppi vulgo "Triplo I"
14 anos atrás

Ah esqueci as ferraduras em casa e a brilhantina acabou e ainda nao fui busca outra.
Agora a parte fina vai fica mais dificil pq alem de engorda um pouco nao vo consegui fica muito tempo sem fala palavrao.
E como nao sou sao palino pra te um par de chutera de salto alto acabarei ficando em casa.

Sem noção SA
14 anos atrás

No link acima tem um artigo exatamente sobre trajes masculinos que pode lhe ajudar a fazer a escolha. Se bem que eu acho que ela jah foi feita, né?

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Que legal, meu pai se formou na FEI e já deu aula na FEI também, se não me engano de resistência dos materiais, algo assim.

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

FEI é? Mande um abraço ao atual reitor (Márcio Rillo). Foi meu professor de circuitos digitais e cansamos de jogar truco e beber cerveja.
Bons tempos…

Joel_RS
Joel_RS
14 anos atrás

Me pediram para ir de esporte fino. O que é esporte fino? Golfe? Tênis? Pólo?

Por via das dúvidas, levarei uma raquete, um taco e um cavalo. Mas vou de tênis e camiseta, mesmo.

Hahahahahahahahahahaha!!!

valter prieto
valter prieto
14 anos atrás

Evento que precisa dizer qual roupa o cara deve usar não deve ter conteúdo. Fique em casa.

Winer
Winer
14 anos atrás

Flavio Gomes,amanhã (14/05) com a exposição aberta ao público Você,Bird e o Lito estarão na FEI?
Além dos carrões, o grande barato deste evento é poder assistir a esta palestra do Bird e conversar com vocês.

Mário Tatsuo Okamura
Mário Tatsuo Okamura
14 anos atrás

Qdo tinha aula aos sábados lá na FEI cansei de ver gente de regata, bermuda e chinelo. Como é um forum de automobilismo acho que se vc for com macacão de corrida estará com traje de gala então vá de jeans e a camiseta do 96 que vai estar bem trajado.

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Poxa, justo hoje q eu num tenho aula???
amanhã eu tenho ai faço uma visita no ginásio…
como disse o cara acima, diz ai o que vc achou da minha facul!

Adriana Greco
Adriana Greco
14 anos atrás

Vai de capacete…camiseta, calça jeans e sapatilha, em cima de um cavalo, com a sacola de golf e a raquete na mochila de marca. Pronto.
Mas é sim um evento muito legal. Meu sobrinho estuda lá, meus irmão estarão por lá…eu, não poderei infelizmente ir.
Beijo

André
André
14 anos atrás

FG. Por favor use terno completo com gravata. A FEI merece por tudo o que fez e ainda faz pela engenharia automotiva no Brasil.
Obrigado.

Carmem
Carmem
14 anos atrás

Segue o conselho da Jackie, FG. Pra tentar ficar bonitinho, pelo menos.
Beijo!!

Toni Dellorto
Toni Dellorto
14 anos atrás

Pelo nome acho que deve ser esgrima.

Antonio
Antonio
14 anos atrás

Coloca um Blazer azul , jeans e tenis all star branco