DE SAÍDA (2)

SÃO PAULO (será?) – Estou aqui com o comunicado emitido hoje pela Ferrari, ameaçando deixar a F-1 se passar a regra do teto orçamentário proposta por Max Mosley. Basicamente, para quem chegou de Marte hoje, a FIA quer estabelecer o máximo de 40 milhões de libras (dá quase 130 milhões de reais) como orçamento das equipes para o ano que vem. Quem topar vai ter várias liberdades técnicas, como mais tempo de uso de túnel de vento, possibilidade de mexer nos motores, testes, peças aerodinâmicas diferentes e sei lá mais o quê.

Quem não topar terá de correr numa camisa-de-força.

Com isso, teríamos dois regulamentos distintos: um para quem quer gastar menos, outro para quem quer gastar os tubos.

É uma sandice, evidentemente. Teríamos carros muito diferentes entre si e desempenhos igualmente díspares. Se com uma merdinha de um difusor a Brawn já voa em relação à Ferrari, por exemplo, imagine-se o que aconteceria se um carro pudesse, sei lá, usar uma asa flexível e o outro, não.

Na verdade, Mosley sabe que é uma coisa esdrúxula, e está forçando a barra para todos aceitarem e, assim, reduzir os custos e atrair mais equipes. É aspiração legítima, embora eu não consiga entender como ele pretende controlar os gastos de tanta gente em países distintos. Teríamos, por exemplo, um orçamento pré-determinado para a compra de macarrão e trufas? A Ferrari não poderia apresentar uma nota fiscal de trufas caríssimas e usar a grana para fabricar pistões de criptonita?

Não vai dar certo, é óbvio.

No passado, Mosley conseguiu o que queria sugerindo essas ideias doidas para, depois, negociar com todo mundo e chegar a soluções razoáveis. Mas no passado não existia a FOTA, a associação das equipes. Existia a FOCA nos tempos de Balestre, que era presidida por Bernie Ecclestone, e que deixou de ter função quando Bernie passou a comandar o negócio todo. Aliado a Mosley, ele resolvia o que iria passar ou não, em termos de regulamento. E comunicava aos times, que comiam em sua mão porque a chave do cofre era dele.

Com a FOTA, criada no ano passado, tudo mudou. Luca di Montezemolo é o presidente. Ele é a Ferrari. Sem Ferrari, o que seria da F-1?

E chegamos ao ponto inicial deste texto. A Ferrari está dizendo que sai se o teto passar. Já tem, como aliadas, a Red Bull, a Toro Rosso, a BMW Sauber e a Toyota.

O comunicado começa dizendo que nos três primeiros meses deste ano a fábrica italiana arrecadou 441 milhões de euros, apenas 3,2% menos do que no mesmo período do ano passado. O lucro foi de 54 milhões de euros, 8,5% menos do que nos três primeiros meses de 2008.

Apesar da crise, portanto, tudo corre bem pelos lados de Maranello.

Aí o texto diz que o “board” de diretores, depois de avaliar os ótimos resultados do trimestre etc e tal, examinou as últimas do Conselho Mundial da FIA, “que determinou que em 2010, pela primeira vez na história da F-1, o campeonato terá dois regulamentos baseados em um regulamento técnico arbitrário e em parâmetros econômicos”.

Diante disso, diz o corpo de diretores, se essa balbúrdia persistir, “a ininterrupta participação de mais de 60 anos da Ferrari, única que esteve em todos os Mundiais desde 1950, chegará ao fim”. E aí soltam-se os cães. A equipe diz que está decepcionada com os métodos da FIA, com sua recusa em ouvir os construtores, com a traição ao compromisso pela estabilidade da categoria estabelecido nos últimos 25 anos e tudo mais.

“As mesmas regras para todas as equipes, a estabilidade do regulamento, a continuidade no esforço da FOTA para reduzir os custos e o gerenciamento da F-1 são prioridades para o futuro. Se esses princípios indispensáveis não forem respeitados e as regras para 2010 não mudarem, a Ferrari não tem a intenção de inscrever seus carros para o próximo Campeonato Mundial de F-1”, continua o comunicado. E finaliza dizendo que seus fãs em todo o mundo haverão de compreender a decisão.

Bem, é a primeira vez que a Ferrari fala oficialmente em deixar a categoria depois do surto de Mosley em prol do teto orçamentário. A coisa começa a ficar séria. Não sei onde isso vai parar, mas imagino que Max vá negociar. Bernie acha que aos poucos, lentamente, em suas palavras, o teto vai desaparecer. Chegar-se-á a um acordo.

É o mais provável. Mas, até lá, vai ter briga. Ao final dela, alguém sairá muito fortalecido. Creio que as equipes. Max vai perder a força. E Ecclestone, como sempre, arrumará uma jeito de ganhar dinheiro com isso.

Bem, escrevi um monte para dizer a mesma coisa que, resumidamente, gravei hoje para a TViG. O vídeo está aí embaixo. Desconsiderem a falta de foco. Usei uma filmadora de Super-8 que acabou de chegar de Leipzig.

Subscribe
Notify of
guest

56 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Neto
Ricardo Neto
14 anos atrás

A verdade é que as coisas estão caras e não tem emoção!

Ninguém mais aguenta pagar caro pra ver Barrichellos, Buttons da vida disputando o título.

A Ferrari pagava qualquer coisa, a F-1 gastava o que tinha e o que não tinha para tero espetáculo, o show men, o alemão…

É aquilo que eu sempre digo, desde o gp Brasil de 2006 acabou a F-1, 2007 foi algo (?) competitivo, ano passado na última curva pra mostrar o “menos pior da temporada”…

Tenho até saudades de 2005, quando mudaram as regras mais uma vez pra tentar tirar a taça do alemão, ou de 2006, que o maravilhoso motor ferrari nos tirou o octa.

Tenho saudades até das palhaçadas que Montoya armava pra ultrapassar o Schumy, pelo menos a gente ria bastante, pois sabíamos que ele seria campeão antecipado humilhando a tudo e a todos.

Essa é a F-1 em que os “Brasileiros voltaram a vencer”, é? Grande vantagem, estranho eles só voltarem a vencer sem um certo Schumacher na pista…

Não gostavam de gastar, não gostavam do Schumi absoluto? Pois fiquem com Nelsinho Piquet, Massa e com a possível entrada so sobrinho do Navalha Ja Foi Tarde da Silva…

Na época do queixo tinha mais emoção!

Gomes, é louvável a sua atitude de dar valor a esses navalhas, mas na boa, lembre dele, do melhor, você sabe quem, dá mais gosto.

Abração Flávio

Ricardo

Thiago_czz
14 anos atrás

Tenho saudade do tempo em que as principais decisões da fórmula 1 eram tomadas na pista…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

É complicado, receio que as equipes devem mesmo sair mais fortalecidas e na atual situação, parece inviável que a FIA tenha a mesma força de antes na administração da F1. Que coisa, uma revolução, mas ao contrário da revolução do proletariado, seria uma revolução de equipes de Fórmula Um que querem continuar gastando muito.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Prezado Frankengomov, a camisa da DDR não incrementa seu visual em nadica de nada! Agora camera fora de foco???? Pô vai ver esta é aquela que caiu dentro do MEDIANUEV!
Quanto a seu comentario, fica´me um pensamento na cabeça: A caducagem do tio Bernie está beirando o hospicio! F1 sem Ferrari? Ahhh, parei (by Trajano)!

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Uma coisa é certa: a “Ferrada” não sobrevive sem automobilismo de competição em alto nível. E essa proposta é uma merda. Onde já se viu? Se a FIA quiser (e tem colhões pra isso), que crie dois campeonatos. Eu apostaria a minha casa como iria atrair muito mais times. É, esses velhos que têm a chave do cofre são foda.
O poder os corrompeu. Antes eram donos de times, Agora a situação se inverteu. Quem um dia foi pobre esquecesse-se rapidamente.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Soube (não interessa como) o Max vai determinar, em troca do limite orçamentário, que se use exclusivamente combustivel brasileiro , obtido de forma democrática ,ou seja; 1-Escolhe-se 100 postos de combustiveis em São Paulo e Rio de Janeiro ,por sorteio. 2- Compra-se 100 litros da gasolina comum de cada um. (essa mesma, que tem aditivos especiais,tais como alcool hidratado com agua de esgoto, oleo de fritura de pasteis, tiner e outros diluentes, e sabe lá o que mais) 3- Coloca-se tudo num tanque, acrescenta-se uma colher de sopa de cal virgem para corrigir a acidez, filtra-se e acondiciona-se em tanques invioláveis de 120 litros. 4- cada equipe recebe um tanque desses para a corrida,e NADA mais. Regras gerais; Os motores estão liberados para girar até 30000 RPM, só é permitido usar cinco unidades por temporada, mas em compensação pode-se usar materiais raros desde que o preço do quilo desse material não ultrapasse 5 euros.—Acharam um monte de besteiras? Quanto preconceito, a FIA está fazendo pior.

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Super 8? O que serr istas? Kamarraden Gomeski está se rrendendo para estas tegnolochias occidentais??? Kuidado kom estass modernidadess!! Bom mesmo são asquelas máquinas de fazerr Daguerreótiposs!

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

É… acho que a Ferrari é o maior peso dentro da FOTA para as equipes todas da F1 darem uma BOTA na busanfa murcha do Tio Bernie e do Max Chicotinho… certamente é uma bravata, mas uma bravata que bota freio nos pensamentos sinistros da dupla aloprada.

E para quem quer a camisa da DDR, na Liga Retrô tem a camisa da Copa de 74:

http://www.ligaretro.com.br/Produto/Selecoes/DDR/Liga-Retro/camisa-Alemanha-Oriental-1974.aspx?Filtro=C1_C27

Filipe Araújo
Filipe Araújo
14 anos atrás

Belíssima camisa!

Victor
Victor
14 anos atrás

Bom, se a Ferrari sair da F1, metade do charme e do meu interesse pela categoria vai junto. Será o começo do fim da F1, com meia dúzia de equipes que não tem um pingo de história ou fidelidade com a categoria. Se for pra assistir uma porrada de equipe sem graça, sem grana e sem a história, fico com a Indy que pelo menos tem ultrapassagem.

Também acredito que se é pra entrar na F1 pra regular grana, nem entra, porque todos sabem que a categoria não é lugar de economia. É ótimo cortar custos, seria até bom estudar um teto, mas quem faz a categoria são as equipes, são elas que deveriam ser consultadas.

E outra é que com toda essa luta sobre o teto, todo mundo esquece das medalhinhas e estrelas na testa, que existirão no próximo ano. É o bode na sala, como escreveram aí em cima. Enfim, se tudo continuar do jeito que está – o que eu duvido – o campeonato do próximo ano será uma bela mierda.

Assim eu finalmente desisto da F1 e fico com o Rally de vez…

MArcelo
MArcelo
14 anos atrás

Quanto custa o rolo de filme? Vc parecia meio apressado pra falar…

Otto Lima
Otto Lima
14 anos atrás

Ecclestone e Mosley sabem muito bem que não existe F-1 sem Ferrari. Isto posto, só resta concluir que tudo isso não passa de jogo de cena. Haverá, sim, um teto de custos, mas não tão baixo quanto a FIA quer estabelecer, e um só regulamento para todos – nem tão rígido com as grandes equipes, nem tão liberal com as menores.

Marcos
Marcos
14 anos atrás

Para mim, as coisas vão se acomodar entre as partes, pois há muito mais interesses na F1 que simplesmente o esporte, sendo que não acredito que a Ferrari irá se retirar da categoria, está apenas blefando.

Por outro lado, a idéia de a Ferrari se bandear para a F Indy não pode ser descartada por 3 motivos: a-) A Fiat está cogitando associação com a Chysler em estado pré-falimentar; b-) o maior mercado da Ferrari é os EUA; c-) se a Ferrari se bandear para a F Indy o interesse pela categoria iria explodir no mundo inteiro, pois o cavalinho rampante exerce o maior fascínio nos apaixonados por carros e corridas, o que pode ser um alto negócio para ela.

Um abraço.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

Faço aqui uma pequena reparação no texto choroso da Ferrari, a F1 já correu sim com regulamentos distintos:
Nas temporadas 87 e 88 como havia a transição dos motores turbo para aspirados, haviam equipes com motores turbo 1.5 (com 4 bars em 87 e 2,5 bars em 88), e tanques limitados a 150 litros; nessa turma estavam incluidos Mclaren, Ferrari, Lotus e Williams (em 87).
Do outro lado haviam equipes com motor aspirado 3.5, sem limitação nos tanques, nessa turma estavam incluidas Tyrrel, Brabham, Benetton, Ligier, enfim…a rapa do tacho.
O desempenho em 87 era muito dispare, em 88 tirando a McLaren que teve o famoso MP4/4 com motor Honda V6 turbo, as outras até que tinham um desempenho mais ou menos proximo…
Só queria fazer essa pequena lembrança, abraços…
Quanto a minha opinião se a F1 sobrevive ou não sem a Ferrari?
Ora ela sempre sobreviveu sem algumas das grandes estrelas, digo quem realmente faz o espetáculo, os Pilotos…
Sobreviveu sem Schumacher, Senna, Prost, Piquet, Lauda, G. Villeneuve, Stewart, Hill, Clark…

Tiago S.
Tiago S.
14 anos atrás

Agora é oficial haha foi boa.

Mas o Victor Martins (acho) levantou uma questão que eu nem tinha pensado. Até agora eu pensei é F-1 sem a Ferrari não é a mesma.
Mas a Ferrari em outra competição ia atrair total o foco das atenções, ja imagiou a Ferrari na Indy, DTM, Le Mans.. sei la onde poderiam correr com um carro.
Acho melhor o Max conversar com o chicotinho direito e pensar bem nas coisas, porque a F-1 sem a Ferrari vai ser outra história, sobrevive, claro, mas essa F-1 que existiu até esse ano acabou aqui.

marcio felomeno
marcio felomeno
14 anos atrás

Ouvi dizer que a ferrari vai fazer arrancada….vão montar um gol bola.

Phil
Phil
14 anos atrás

onde posso adquirir esta bela camisa ?

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Ah, só mais uma coisa. Sugiro que o novo “manager” da F1 seja o Marcelo Lotti, do WTCC. O cara manda muito bem na função de promover e gerenciar uma categoria. FORA MR.BERNIE!

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Vou dar o braço a torcer. Pra mim, de fato, o Galvão janta todo o dia com o Max Mosley e o Bernie Eclestone como ele sempre diz, afinal de contas, deve vir destes jantares as “brilhantes” ideias dos velhinhos da FIA.

Pra mim esta história se divide em duas parte distintas:

1) Mr.Bernie conseguiu arranjar a pior confusão de sua vida no momento que era pra ser a redenção dele mesmo, como corridas interessantes e novas equipes brigando por vitórias.

2) A Ferrari não sabe perder. Ganhou alguns títulos com a “mão amiga” da FIA e, agora “ficou de mal” resolveu apelar. Aliás, como já diria a minha avó, “cão que ladra, não morde”, ou seja: tão falando demais e na hora h vai ficar tudo como está.

Alehand
14 anos atrás

Olha o bode na sala aí geeeeeeeeeeeente!!!!!!

Se esse pornográfico já estava gagá, imagina agora que o filho cheirou os tubos e morreu. (chamá-lod e pornográfico não é crítica, também curto uma suruba)

Abçs

Rosemeyer
Rosemeyer
14 anos atrás

A Ferrari (Fiat)e’ um exemplo de corporação dona do mundo.Ha muitos anos manipula a F1,em conluio com esses mesmos ,que agora propõe teto orçamentario.O que e’ uma solene bobagem.Deveriam mudar coisas mais simples,onde talento e competencia pudessem fazer diferença novamente.Gastar dinheiro a rodo e’ pura balela (tem lavagem e roubalheira interna consentida de montão),ver a Honda,a Toyota e vez ou outra uma equipe como Ferrari ou MacLaren,se darem mal ,mesmo gastando zilhões.
Luca de Montezemolo e’ um dos donos do mundo hoje em dia,e sua ganancia e sede por poder não tem limites.Fica com esse teatrinho bobo,para nos ,torcida ,que so conhece e pode ver ,uma nesga da realidade,que e’ muito mais feia e sordida,do que imaginamos ,contentes em poder ver uma boa corrida.

A Ferrari sempre foi uma equipe escrota,o velho comendador detestava pilotos e nunca se importou com eles(pequena exceção com Vileneuve)e depois do comendador, com Shuma Sapateiro,que era representante de um conglomerado misterioso,que usou a Ferrari como veiculo para criar um novo Jesus.

Certeza que não sai,embora sejam donos da bola.Mas se sairem ,boa viagem.

F1 sem Ferrari vira F1
F1 sem Ferrari vira F1
14 anos atrás

Chicotinho strikes again !!!! e agora o sadismo é da pior qualidade. Só que os dias do velhinho pervertido estão contados. Mexeu como a única equipe que não poderia. A Ferrari representa a F1 e se por 60 anos de existência esta categoria teve todo o glamour e fãs no mundo inteiro, isto se deve muito a Ferrari.
Perdeu Mosley Perdeu !!!

E se isso acontecesse só me restaria cantar:

“Amor sem beijinho,
Buchecha sem Claudinho,
Sou eu assim sem você
Circo sem palhaço,
Namoro sem abraço,
*F1 sem Ferrari*
Sou eu assim sem você…”

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

A F1 pode existir sem a Ferrari? Pode. Mas que vai ficar bem xoxa, vai. A audiência na Italia vai cair para perto de zero, fora os Ferraristas espalhados pelo mundo (eu incluso) e os puristas do esporte, que gostam das equipes clássicas, não vão ficar satisfeitos.

Eu to achando que o Mosley jogou essa carta pra depois dizer “tudo bem, então vamos fazer assim: uma categoria só, todos com teto orçamentário”. As equipes aceitam (com beicinho, mas aceitam), e os auditores da Ernest & Young sairão mundo afora espionando os gastos das equipes com empadinhas e parafusos. O que é óbvio que não vai funcionar pelas razões que o Flavio já citou.

A F1 é uma comédia.

Aliás, bela camisa. Quero ver se acho uma clássica da DDR, ou da CCCP.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Câmera que chegou junto com a camiseta da Deutsche Demokratische Republik.

Washington
Washington
14 anos atrás

Já que não tenho o luxo do Flávio de resumir tudo em vídeo e ainda trajando “uniforme de combate oriental” vou simplificar meu ponto de vista (termo bonito esse):
Quando a F1 (traduza o Anão do mal) queria ganhar mais dinheiro estendeu tapete vermelho para as montadoras, encheu o gorro até não caber mais, agora, como não tem mais como sugar dinheiro das montadoras vem com essa conversa de bêbado que precisa reduzir custos! Amigo, a F1 sempre foi e será um esporte caro, ninguem desenvolve novas tecnologias com orçamento da turma de casados do bairro pra jogar uma “pelada” no fim de semana num campo alugado. Quem não tem grana pra entrar e ficar na F1 nos tempos de hoje vá correr em outras categorias. A F1 (Anão maléfico) no fundo quer é mais dinheiro e viu nessa de por mais equipes de garagem, sem tradição e força uma chance controlar todas e de arrecadar mais moedas de ouro, já que os ganhos dos grandes patrocinadores (montadoras) não são divididos com a F1 (Anão Maledito). Será que uma pessoa (Anão Devil) que não da a mínima e nem pensa 2x para retirar os cricuitos tradicionais em função de ganhar mais fazendo provas em locais como a China e Oriente Médio vai da importância a reduzir gasto de montadora?? Acordem… é tudo uma questão de ganhar mais moedas de ouro para por no gorro! Azar da Toyota que gasta 400 milhões de não-sei-o-que ne ão consegue ganhar uma corrida, desde que essa grana não saia do bolso de uma certa criatura… continue gastando desde que a minha parte seja paga em dinheiro (tradução do pensamento “pós psicografico” do Anão.. )

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
14 anos atrás

Se realmente a ferrari, toyota, red bull e mais alguma sair, gostaria de solicitar as vagas para as nossas equipes de
Rollingskate, são elas : Equipe Escova de Diadema, Equipe
Cobra de Campinas (agora Indaiatuba pelo Tancredo), Equipe
Malucos da Ladeira de Valinhos (Prego), Equipe Baratas de Valinhos. Com certeza teremos disputas mais emocionantes.

Raul Santana
Raul Santana
14 anos atrás

humm….

1 – F1 sem a Ferrari não teria mais pedgree, queira ou não. Bernie sabe disso.

2 – 40 milhões de Libra como teto orçamentário para o topo do automobilismo mundial é simplesmente ulltrajante, imaginem que em valores de salário anuais deve ser o que times de Futebol de ponta gastam, tipo Real, BArça, Manchester, Liverpool, Milan, Inter etc…

3 – Os patrocinadores irião deixar de expor suas valiosas marcas, pois F1 não esteria mais ligada ao que há de melhor em Autos do mundo.

4 – Xicotinho provavelmente está nas últimas como presidente da FIA, e como todos sabem bixo quando tá morrendo tende a ficar mais valente.

5 – a FIA e a FOM estão tremendo com a FOTA, pois os times nunca estiveram tão unidos, e quer queira ou não, se eles criassem um campeonato da FOTA, em no máximo 5 anos ele se tornaria mais importante do que a F1, Bernie sabe disso.

6 – Gostamos de F1 porque ele é um “Clube” exclusivo, ao qual só entra os melhores e os que tem mais bala na agulha, infelizmente a vida é assim. alguem assiste sagradamente qualquer outra categoria? eu por exemplo só assisto as corridas e olhe lá, nunca assisti um qualy ou quanto mais um treino livre de outra, ou fui lá olhar o regulamento técnico, ou tentei me informar 1/10 do procuro sobre F1.

7 – FG gosta de automobilismo, mas dúvido que ele trocaria a F1 por algum, se ele disser está mentindo.

8 – Ferrarista ou não, quem pensa em F1 associa de cara as duas.

9 – Vamos pensar assim, quando criança qual era o carro dos seus sonhos? Sonhos mesmo. Ferrari para 90% dos casos, hj sinceramente preferiria alguma black series da mercedez, ou até um Aston Martin, mas o que importa é que o primeiro carro esportivo que sonhamos em pelo menos ver ao vivo são os de Maranello, qualquer um diga-se de passagem.

10 – Se os própios pilotos de F1 sonham em guiar pela Ferrari, avalie então o que os patrocinadores pagam para expor numa das maiores vitrines do mundo? Sem a Ferrari a F1 morreria aos poucos.

Nunca fui Ferrarista! nem sou! gosto da competição entre os pilotos, independente por qual equipe ele pilote.

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

pelos últimos vexames protagonizados,pneus de chuva em pista seca,mangueira presa ao carro e falta de combustível pra terminar a corrida,a ferrari deveria se retirar pra preservar sua vencedora história na f1.

Miguel
Miguel
14 anos atrás

O melhor do vídeo é a camisa da seleção da antiga alemanha oriental!!rs…. Adorei!!! quero uma tb!!!! aliás Flávinho vc tem uma da CCCP tb???

Paulo Barros
Paulo Barros
14 anos atrás

Acho que no fim, Max recua, negocia, tendo Bernie como intermediário e tudo acaba bem, com algumas economias mais. Só que nessa bagunça, vai acabar dando mais força política para a Ferrari. Se bem, que continuando esse jeito, nem com a maior força ela não vai a parte alguma…

Léo Engelmann
14 anos atrás

FG,

Se quiser, mande pra mim o vídeo que eu tento acertar o foco e tirar o ruído da máquina de lavar enquanto você fala. rs

Henrique Pinheiro
14 anos atrás

Apenas uma correção NERD, meu caro Flávio: é Kriptonita, com K.
:)

B.Soler
B.Soler
14 anos atrás

Da outra vez Mosley armou a maior festinha. Rolou o maior sado- masô, mas, ninguém mais foi convidado.

Agora ele esta armando a maior sacanagem, está amarrando as equipes, está convidando todo mundo pro masô, mas , ninguém quer ir…

Rafael de Deus Mantega
Rafael de Deus Mantega
14 anos atrás

Super 8? Fantástica! Ótima escolha….
Duro está achar rolo pra ela….Será que dá pra importar de Leipzig também?

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Pode esperar ligacao a cobrar que o Gola ta resumindo as as notas da reuniao pra mandar a bomba.

Betaum
Betaum
14 anos atrás

Já convido de antemão a ferrari para participar do campeonato que pretendo promover na minha cidade de Carrinhos de rolimã!!! Não teremos nenhuma restrição orçamentária !!!! Os testes serão liberados!!!! túnel de vento podem ficar a vontade!!

Thiago Marinho
Thiago Marinho
14 anos atrás

Pô Flavio,
O “print” que saiu do teu vídeo acima, você está com uma cara de assustado e um biquinho sinistro hein ?

Bom, “noves fora” que sua camisa da DDR é maneira, esse chororô da Ferrari vai ter consequencias para 2010 ?
A Mercedes se posicionou sobre isso ? Bem como a Renault ?

Enfim, no final sabe o que vai acontecer ?
Vamos ficar aqui, feito Pateta’s ®, enquanto o Srº Bernnie, a Ferrari, o Max “SDM”, pilotos e patrocinadores nadando em dinheiro e rindo de nossas caras pálidas … e tenho dito canalha !

Saudações Guarujaenses !

Ivy
Ivy
14 anos atrás

Ás vezes acho que Bernie tem uma imensa necessidade de estar em evidência na imprensa…é a única explicação para essas idéias que ele anda tendo!

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Fizeram conspiração para tirar Ron Dennis e apagar a sua memória da categoria, de repente estão fazendo isso com a Ferrari agora.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

A FIA está passando a mão na cabeça dos dirigentes achando que é só conversa e que não vão levar a sério. Até a Ferrari não colocar os carros na pista, aí amigo a casa cai de vez que nem dominó. F1 perdendo prestígio e dando espaço para politicagem, especulações, conspirações e outras tramóias. Seria bom o Mr. Max e Bernie sairem logo antes que façam o pior para o automobilismo. E só um detalhe curioso. Pode ser que num futuro haverá a unificação da F-Indy com a F-1, tá deixado o recado.

Samuel
Samuel
14 anos atrás

é… acho que a ferrari ja está boicotando a F1, afinal este ano ainda não fizeram nada, quer dizer, só fizeram cagadas….. seria um auto boicote??? rsrsr

Joel
Joel
14 anos atrás

” A FIA quer estabelecer o máximo de 40 milhões de libras (dá quase 130 milhões de reais) como orçamento das equipes para o ano que vem. Quem topar vai ter várias liberdades técnicas, como mais tempo de uso de túnel de vento, possibilidade de mexer nos motores, testes, peças aerodinâmicas diferentes e sei lá mais o quê.

Quem não topar terá de correr numa camisa-de-força.”

Flávio, não entendi. Essas liberdades técnicas não gerariam um gasto que estouraria o orçamento previamente estipulado?

Joel, Brasília/DF.

HC
HC
14 anos atrás

Criptonita não é o melhor material para se fazer pistões.
Adamantium é superior em resistência e performance.

Ademais, isso aí não vai dar em nada mesmo. O Max tá mais louco que o Silvio Santos.

Andre Souza
Andre Souza
14 anos atrás

Aí Gomes, gostei da camisa da seleção da Alemanha Oriental, apesar que a CCCP é mais bonita e mete mais medo nos adiversários!!
Mas a da Alemanha também tem seu charme!!
Quero uma!!

Maurício MV.
Maurício MV.
14 anos atrás

Essas equipes poderiam formar um campeonato próprio,independente da FIA?

Antonio Marcos- Cristais-MG
Antonio Marcos- Cristais-MG
14 anos atrás

Como dizia meu avô: “..quem muito quer, com pouco fica..” ou vice-versa. Sei Lá

leo.f
leo.f
14 anos atrás

Acho que não vai dar em nada, digo, Max vai retirar o que sugere e vai continuar tudo como era antes.

Quanto aos fortalecidos, acho que as equipes é que vão sair por cima.

Ali é briga de cachorro grande.Tem muita gente e grana envolvida direta e indiretamente em cada equipe destas e Bernie e Max não vão querer correr o risco delas sairem do circo.

Queiram ou não, a popularidade da Ferrari lá dentro é fator determinante.Disse a popularidade apenas, que dirá o restante.

Felipe Fares Menhem
14 anos atrás

Flavio,

Só pra registrar sua bela camisa da Alemanha Oriental. Estava atrás de uma hoje, mas não achei.

Abraço!

Oswaldo
Oswaldo
14 anos atrás

O que será que o Gola Profonda tem a dizer de tudo isso?? ¬¬’

Jose Rubens
Jose Rubens
14 anos atrás

Evidentemente que a Ferrari não vai sair, mas alguma coisa na cota de equipe eles vão perder para compensar os gastos. Ou seja, gastou mais, vai receber menos dinheiro. Faz sentido? Acho que sim. As equipes menores vão receber mais por gastar menos.

Se tem uma coisa que Chicotinho e Gagá não tem é escrúpulos. Mas no fim a FOTA vair sair mais fortalecida….