DESAFIO DO DIA
SÃO PAULO (canja merecida) – Cliquem nas miniaturas das fotos acima para ver um pouco do automobilismo brasileiro nos anos 80. O palco da maior parte das fotos é Jacarepaguá. Uma delas é bárbara: Reginaldo Leme, de bonezinho da Alfa Romeo, entrevistando o piloto do Fusca que aparece em destaque nas demais imagens. Já imaginaram um repórter da Globo, hoje, com boné de uma marca de carro? Outros tempos…
O Regi está na Europa e espero que veja as fotos para, ele também, contar um pouquinho aqui sobre aquela vida pelos autódromos de quase três décadas atrás.
Quanto ao piloto, vamos ver se a matusaiada, que anda calada, acerta.
boa noite gostaria que se alguem tiver fotos da epoca do artur fernandes dos divisao 3 pudesse enviar para meu e-mail meu pai era o paulao que preparava o carro dele muito obrigado a quem me puder enviar [email protected]
passeando na internet vi que o elvis massa comentou sobre meu nome nas corridas de hot cars, e isso me deixou curioso porque apos 25 anos alguem lembra de meu nome, que no minimo é curiso, alguem disso, porem se possivel gostária de entrar em contato com o elvis pois estárei a disposição para qualquer esclarecimento ou bate papo, abraços do manzetti
Oi! rapaziada, aqui é o Arturo (turito) em primeiro lugar, quero agradecer ao Flavio Gomes e ao Valdir Procopio (Belo) ,por lembrarem dos bons tempos da Dv.3 e destacarem o meu nome. Fiquei muito emocinado com os comentários e fotos e por reconhecer o nome de algumas pessoas que fizeram parte desta época da minha vida . VALEU!
Para o Ceregatti e o Roberto Martinez , se quiserem tenho o telefone do Renatinho ( Reed Motors ) inclusive conversei com ele e pediu para ligarem , ele esta trabalhando em SCS quase divisa do Rudge.
Para o Carlos Eduardo.
Já enviei algumas fotos, depois envie algumas para mim.
Se não estiver enganado seu pai é o Pedrão.
Se for , eu moro perto da oficina na rua Cristiano Angeli, estava smpre com o Gordo, o Reinaldo o Du Keller etc.
Meu irmão tem loja de acessorios em Sao Bernardo, a Class, ele tinha um Chevette GP 78 laranja que saiu na revista Full Powert, eu tinha um Camaro SS 68 preto e um Passat TS 76 branco.
Para Valdir
eu já comentei ontem, mas nao entrou o comentario…
meu e-mail é o [email protected], tambem tenho muitas fotos da epoca, meu pai foi amigo de Arturo, posso te envia-las tb…
Para Valei,
O Fusca do Lenços Presidentes era do Ricardo Mogames, o filho dele, Ricardo Mogames Filho foi meu patrão por um tempo….
É verdade.. caso o projeto se concretize, gostaria muito de participar. Será que o FG abraça essa ideia??
Flavio, organiza aí esse “simpósio”!!!!
E não se esqueça de mim…
Abs
Brilhante a ideia do Clezio, ainda mais numa época em que o esforço para trazer o traçado antigo de Intelagos estáo ar.
Cadê o Pinico Atomico dos Lenços Presidente, assisti algumas corridas em interlagos de divisão 3 quando eu era pequeno, meu irmão tem muitas fotos desta época , principalmente em preto e branco, pois filme colorido nesta época era carissimo, rs
Não nasci na época, que pena!
Sobre o Vital Machado, onde ela anda? Que fim levou seu
formula 1600 “asa” como o lotus 78?
Que tal aproveitar o ensejo e reunir a patota pra uma entrevista
e contos de causos do que foi esta categoria. Poderia ser lá
na Motor Girus ao lado do 310? Com certeza vai dar um bom
vídeo para nós.
Para o Carlos Eduardo.
Me envie seu e-mail, vai ser um prazer enviar as fotos, tenho certeza que o Arturo vai gostar muito.Aliás ele ficou muito feliz em saber que o Flavio postou suas fotos, ele está com o caminhão carregado e deve chegar no Rio essa noite, disse que vai entrar aki no blig para dar uma espiada.
Olá, Flávio, muito legal ver as fotos do carro de corrida do meu pai, bate uma grande saudade daqueles tempos, sou leitor do seu blog a muitos anos e este post não tinha como não deixar de comentar.Quero te agradecer e a meu amigo Valdir(Belo).Quantas Histórias!!!
Já avisei o Velho, que ficou muito feliz.
Abraços
Artur Henri Fernandes
Valdir, eu gostaria das fotos sim.
Tambem tenho muitas da época aqui do meu pai que tambem era do Rudge Ramos de SBC, frequentava a mesma Reed Motors do Renatinho. Ele tem/tinha um puma vermelho feito pelo Renatinho que acabou ficando famoso no Rudge Ramos.
Tenho algumas fotos publicada em meu blog, mas tenho muito mais guardado e se possível gostaria de ver mais sobre a Divisão 3 e o Rudge Ramos!
Foto nº 6 , é o Arturo estreando novo patrocinio e carro Vermelho nº 1 campeão 1980. ao lado um pouco atraz com a porta aberta este sim o Lara com o Fusca Preto nº5 mesmo patrocinio
Me desculpem pela falta de educação esqueci de agradecer ao Flavio por te-las (telas) publicado.
Boa tarde.
Aproveitando o espaço do Flavio, fui eu que o enviei a fotos acima, tenho varias outras que estão no album particular do Arturo.Estive na casa dele há cerca de 20 dias atras , ele mora atualmente em Rudge Ramos em São Bernardo do Campo SP. Eu e seu filho o Artur(zinho) fomos praticamente criados juntos.Se alguem desejar outras fotos posso enviar.
Grato.
boa noite gostaria que vc me envia-se para meu e-mail as fotos do artur fernandes da epoca dos divisao 3 meu pai era o paulao que preparava o carro dele e ficarei muito contente se vc puder enviar-me [email protected] umas das fotos de meu pai esta ai do lado do divisao 3 do artur obrigado
Divisão 3… saudades.
Vi algumas provas em Interlagos… lembro que sempre escolhia um carro para torcer.
Lembro tembém que esses “fuketas” de vez em quando empurravam Opalões mal preparados…
Tempo bom, essas faixas degrades na pintura fazem lebrar de algumas cartelas de “decalls” para carrinhos de autorama.
Abraços
Imperador Ricardo Bigliazzi
Lembro bem dessa categoria.
fuscas de 1600 ou 1800 cc, com dois Weber 48, caixa 3 de câmbio, e outras tantas engenhocas..
quando terminei o curso de pilotagem do Marazzi, em 80 e qualquer coisa, comprei um destes de um camarada se não me falha a memoria chamado Duran, ele tinha um barzinho na Henrique Schaumann, tinha cara de bom vivan..
o carro acabou nunca andando pois a categoria ja estava nos finalmentes e chamava Hot Car, e quem dominava era o Amadeu Rodrigues, com um fusca bem feio, mas que andava muito.
boas epocas, aquilo sim eram corridas..
O 310 era da Motorgirus (do Antonio Cabrera) pilotado pelo Clélio Moacir de Souza (vulgo bé) dono dos escapamentos Grand Prix. eventualmente tb foi dirigido(isso mesmo pq o cara era muito ruim) por um tal de Artur , tb da tchurma do Clélio.
O do Alvaro Luis Pina Guimarães era de numeral 38.
Caro boa tarde. Eu precisava muito falar com Clélio Moacir de Souza (vulgo bé) Você saberia onde eu podeira encontralo? Um e-mail, telefone qualuer coisa.
Se puder me ajudar agradeço mutio. Valmir
[email protected]
(16) 3986-9047 ou (16) 92481592
Na primeira foto, à esquerda, está o Máximo Bueno.
Na segunda foto, puts, parece que tem um cara com capacete de bike usando cueca.
Na última foto, as montanhas ao fundo são soberbas.
É o Arturo Fernandes e ele foi tri campeão brasileiro da categoria !
Caréga, éramos do mesmo pedaço : Rudge Ramos-SBC
Já mataram fácil: Arturo Fernandes, o Torito. Tri campeão brasileiro de Divisão 3.
São fotos de 1978/79/80
A Luxforde, antes de pegar fogo, ficava bem perto da minha casa (dos meus pais) na época, em Rudge Ramos, São Bernardo do Campo. Na região, tinha a Reed Motors do Renatinho, o Chuveiro, etc, além da Motor Girus em Santo André, quase na divisa. Tenho fotos desse carro no Templo, quando tinha uns 15/16 anos e pulava muros e alambrados.
O carro da vodca era do Lara Campos e o branquinho com faixa azul era do Amadeu Campos.
Lindos esses pinicos atomicos.
Eu sabia do Arturo Fernandes e do Lara Campos….mas cheguei tarrrrde.
Pois é… como era lindo o autódromo de Jacarepaguá antes do Cesar Mala…
O Fusquinha vesgo é legal.
perdeu a graça, já mataram .
mas é legal rever essa moçada (na época né?)
Não sei exatamente se estarei falando da mesma categoria, pois eu era muito criança quando meu pai trabalhava na equipe dos irmãos Manzetti. Vi duas corridas desses fuscas em Interlagos nos anos de 83 e 84. Gostaria de saber se o Flávio conheceu esse pessoal, os Manzetti. Essa época me deixou saudades…
Cheguei atrasado, já mataram a charada – Arturo Fernandes. Aproveitando, gostaríamos de ver algo da D3 das antigas – Maverick Berta, pra iniciar… (http://mmb.maverick.to/showthread.php?p=422544)
Na quarta foto: Vital Machado, Luís Lara Campos, Edgard Mello Filho e o númerto 310 é um fusca da Motor Girus, acho que do Clélio M. Souza.
Ora quem, meu caro FG:
Arturo Fernandes, o “Torito”.
Que mora até hoje em São Caetano do Sul, ali pertinho do famoso Bar do Peixe.
Estreou no início dos anos 70, com um fusca estreantes e novatos preparado pelo Zé Galinha número 26, em que garbosamente me escondi para entrar em Interlagos puxado na carreta e em meio a pneus e outras peças…
Quando estreou, eu estava lá, enfiado para variar.
Atualmente trabalha com caminhões, mas cansou de ser campeão com o patrocínio da Luxforde, cuja fábrica era a metros de onde cresci, no Rudge, e bem pertinho de onde seu irmão tinha um armazém de secos e molhados por essa época.
Velhos e bons tempos da Divisão 3.
E o Alvaro “Bico” Guimarães tambem aparece nessas fotos, um dos maiores largadores e moedores de carro que conheci. Só estranho o numero do fusca que estava (310?) pois usava sempre o 38, que eu mesmo pintei no carro da Motorgirus…
Se essa prova foi em 1977 ou 1978, com certeza estava lá, dormindo “na kombi”, estacionada nos boxes sem grana pro Hotel…
Se voce quiser, tenho os telefones e contatos dos dois: Tanto do Torito como do Bico…
Ah, um pouco de refresco… o assunto do Rubinho já cansou..
Com o patrocínio da Luxforde: Arturo Fernandes… Conforme minhas QR e AE antigas…
Os matusas (ou nem tanto) agradecem mais postagens dessa categoria…
Na 1ª foto de baixo, da esquerda para a direita, em terceiro lugar está o Edgard Melo Filho com seu Chevette azul. Esse carro era muito bonito e tinha um ronco maravilhoso. Mas, segundo o Edgard, era uma porcaria.
O piloto é Arturo Fernandes, amigo de meu pai, tenho muitas fotos deste fusca e histórias para contar sobre ele, algumas fotos estão no meu blog (http://gpomec.blogspot.com/). Com o tempo ele vai contando as histórias e eu vou postando.
Foto 4, fusca vemelho e branco é do “Bico”, Alvaro Guimarães da motor girus
Fusca numero 17, segundo fusca de Arturo Fernandes, que alugava para outros pilotos andarem e se não em engano nesta corrida é Vital Machado pilotando
Foto 5, fusca branco da frente é do Amadeus Campos.
Foto 6, fusca vermelho patrocinado pela Smirnoff era pilotado por Luis Lara Campos
Saudosa divisão 3
Fácil: Arturo Fernandes