DICA DO DIA | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 6 de maio de 2009 - 18:41Arte, Dica do dia

DICA DO DIA

SÃO PAULO (coisas lindas) – Motivado por e-mail enviado pelo Ricardo Divila, projetista da Lada, fui atrás da história da BWM Art Car Collection. Aquelas coisas que ganham fama um dia, mas depois se perdem no esquecimento. Bem, tudo começou em 1975, quando o francês Hervé Poulain, leiloeiro e piloto, pediu a um artista plástico conhecido, Alexander Calder, para pintar a BMW que ele ia usar nas 24 Horas de Le Mans.

Ficou tão legal que a BMW incorporou a ideia, e o exemplar mais famoso da série é a M1 pintada por Andy Warhol em 1979. Está tudo nesse link aí em cima, e tem até um videozinho de Warhol dando suas pinceladas na M1.

Feita a homenagem à simpática marca bávara, que faz os melhores carros de Munique.

18 comentários

  1. f.amaral disse:

    desde o início os artistas realizavam um projeto da pintura, em desenhos ou em modelos em escala dos carros, para depois serem realizados sem necessidade da presença do artista.

    warhol fez um projeto que usava a estampa padrão de camuflagens, padrão esse que na época ele vinha usando como fundo em algumas de suas pinturas.
    o projeto foi reprovado pela fábrica do carro, provavelmente pela conotação belicista daquele desenho.
    warhol teve então que voar ás pressas para a alemanha fazer a pintura do carro: ele usou também uma técnica que pegou de seus quadros, o fundo de largas pinceladas de cores fortes e contrastantes, mas sem nenhuma imagem fotográfica por cima (a figura sobre o fundo).
    foi tão em cima da hora que a pintura não secou toda a tempo, e parte da tinta descolou e caiu do carro durante a corrida.
    não tenho certeza mas essa M1 foi o melhor colocado nas 24 horas dentre os art cars da bmw.

    o carro pintado por calder é insuperável enquanto obra de arte mesmo, na minha opinião, embora o do lichtenstein não fique muito atrás, com a representação da paisagem da própria pista com um sol nascente no horizonte – em estilo pop, mas espetacular de todo modo.

    f.amaral

  2. ALEX B. disse:

    Se eu tivesse em mãos esta maquina, a primeira coisa que teria feito, era mandar para lanternagem e pintura para remover aquelas bobagens que aquele pseudo-artista tinha feito na obra prima! Na realidade seria um serviço de restauração… Pop art, blaaargh, parei (by Trajano)

  3. Zé Rodrigo disse:

    Os Art Cars originais da BMW são 15 ao todo, apesar da BMW ter inventado mais dois em 2007 e 2009. Destes, apenas 4 efetivamente correram em Le Mans. O 15° Art Car, um protótipo V12 LMR, andou nos treinos pré classificatórios da corrida em 1999, mas não chegou a correr. Os carros que correram em Le Mans foram os 4 primeiros, que são os seguintes: CSL 3.0 1975 feita pelo Alexander Calder, CSL 3.0 turbo 1976 feita pelo Frank Stella, 320i Gr5 1977 feita pelo Roy Lichtenstein e a M11979 feita pelo Andy Warhol.
    O protótipo V12 LMR de 1999 foi pintado pela artista plástica Jenny Holzer.
    :-))

  4. EduardoRS disse:

    Essa BMW do Warhol ficou linda demais.. o próprio “desleixo” dele torna o carro ainda mais único. Já os do Romero Brito parecem ser produzidos em série, além de não ter nada de especial, na minha opinião, mas… cada um tem seu conceito de arte e de carro. Sou mais BMW, eles são geniais.

  5. Guilherme disse:

    igual o carrinho da estrela o Pegasus

  6. Eric disse:

    O pior é que valem milhões de dólares….muito mais caras que as originais.

  7. Ademir disse:

    Muitoa anos atrás o MASP vendia gravuras dessas BMW, comprei uma dessa do Andy, uma pena ter sumido em alguma das minhas mudanças

  8. Gustavo disse:

    Mas vamos combinar hein? a pintura que Andy Warhol fez é para lá de precária, tudo bem que o cara foi o Papa da pop art, inventou o Velvet , fez os famosos quadros/litografias dos famosos, as pinturas das sopas enlatadas (trauma de infância), preconizou os 15 minutos de fama – cadê os meus? – e etc e mais etc, mas pintar com esse desleixo essa linda bmw é um pouco forçado…

  9. Leonardo disse:

    O Romero Britto pintou um Audi!
    http://farm3.static.flickr.com/2173/1602199772_a1584bb4fc.jpg

    Achei meio sem graça a Audi fazer isso e não gosto desse estilo do Romero Britto.

    Já o BMW M1 pintado pelo Warhol é um dos carros mais legais da história. E umas das obras de arte mais “baratas” dele.

    Ele pintou o carro com pincel e depois passou os dedos na tinta molhada. Em 20 minutos.

  10. Artur Semedo disse:

    O BMW M1 é simplesmente um dos mais espetaculares carros de corrida que já vi e essas pinturas que faziam na França,Espanha,Portugal e Alemanhã nos anos 80 só para referir alguns dos paises onde vi correr esses carros em quase todos os casos eram lindas…eu tenho algumas fotos e sempre que recorro ao “bau” me encanto,para nossa felicidade muitos destes carros voltaram a correr nas versões “Classic Cup”por essa Europa fora.

  11. Flavio ALmeida disse:

    Olha ai FG parece brincadeira mas é super serio….quem tem uma carroceria de fibra da M1 é o Sr. Alfredo Santilli, cujo o video vc mostrou a algumas linhas abaixo. Acredito que possua a carroceria até hoje na sua oficina.

  12. Phillipe disse:

    Só clássico! E alguns deles participaram de corridas, até em Le Mans (acho que foi o do Warhol que fez isso).
    E BMW está escrito errado.

  13. eduardo disse:

    Ainda bem que foi uma BMW. Já se fosse um Volkswagen….

    Não dá para deixar em branco. De um lado a BMW patrocinando e como, FG você muito bem colocou, “integrou” a arte de dois gênios, entre os maiores artistas plásticos do século XX, com a arte de fabricar carros excepcionais.

    De outro, a mediocridade de tentar calar um talentoso designer.

    A distancia astronômica entre ambas não é apenas fruto da qualidade e de estética, mas de ética. E acima de tudo, mental.

  14. Fabio disse:

    Nossa, sou fã do Calder e nem sabia disso. Ótimo!

  15. Celúla disse:

    Para o F. G. :
    Se vc achar , por favor, não ponha no blog…………poupe-nos.

  16. Celúla disse:

    Não achou??? ainda bem !!!

  17. Celso Renato de BH disse:

    Putz… procurei a BMW do Romero Brito e não achei! cês criditam?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>