DICA DO DIA

SÃO PAULO (deu final?) – Um dos pilotos que devem vir ao Brasil para a prova de F-1 Históricos em agosto se chama Abba Kogan, e ele corre com a bandeira brasileira no cockpit. Muita gente se pergunta: quem é esse cara, afinal? Há alguns anos, quando vi um de seus carros numa corrida dessas em algum lugar, não sei se no Bahrein, ou em Silverstone, ou em Magny-Cours, fui atrás de algumas informações e descobri que ele era o herdeiro da Taito, aquela empresa que fabricava máquinas de fliperama que muito sucesso fizeram por aqui nos anos 70 e 80. Ah, eu era bom nisso… O que gastei em fichinhas naqueles tenros anos…

Kogan é também, li em algum lugar, o dono de um Auto Union Type D que estava sendo leiloado em Paris como sendo o carro mais caro do mundo. Não foi vendido, entre outras coisas porque colocaram em dúvida a autenticidade de algumas referências que o acompanhavam. 

Semana passada, o blogueiro Marcelo Ribeiro mandou este link com a história do fliperama no Brasil, e o texto menciona Kogan várias vezes, jogando um pouco mais de luz na trajetória desse misterioso personagem que não nasceu aqui, mas adotou o Brasil como pátria durante algum tempo e hoje, parece, vive em Mônaco e tem uma das maiores coleções do mundo de carros de corrida.

Não sei com qual ele virá a Interlagos. Pode ser essa Matra. Pode ser uma Williams, ou uma Lotus, ou uma McLaren. Opções não faltam. Deve ser um ótimo personagem para uma entrevista. Quando vier, vamos atrás dele para ouvir suas histórias.

Subscribe
Notify of
guest

62 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Pedro Alex
Pedro Alex
14 anos atrás

Ai galera,já que falaram em pinball,fliper e Taito para quem curte acessem o site http://www.pinballclube.com.br

Abraços a todos e parabéns ao FG pelo blog e a todos q participam!

Marcos
Marcos
14 anos atrás

olha o vídeo oficial da prova de F-1 Históricos aqui: http://www.youtube.com/watch?v=HAgBMo8uD_o

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Barata bela esta! Bons tempos da F1 aqueles! O senhor Abba (significa pai em hebraico!) dirige um motorão da hora, V12, credo!!!

jose claudio
14 anos atrás

sim a taito era japonesa porem em 1996 ela foi comprada pelo grupo american willians gotilble e juke box .

sim pode ser aquele que conheci mas se for ,tem mais de 60 anois

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
14 anos atrás

Só parei de jogar depois da rehab.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Têm brasileiro que têm vergonha do país e brasileiro que sente o maior orgulho do país. Mas, estrangeiros que admiram e amam o Brasil têm de montão! Viva o nosso Brasil. Terra acolhedora. Independentemente da região de origem. Seja Africa, Asia, Europa, Oceania e Américas.

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Quem já assistiu “O Fabuloso Fittipaldi” ouviu essa Matra em Monza. V12 de arrepiar.
O da foto é V12, mas não sei se hoje colocam todo giro que é capaz de berrar.

Caíque Pescarolo
Caíque Pescarolo
14 anos atrás

Para os que querem ouvir o som do melhor e mais bonito ronco de motor de carro de competição, clique no lik abaixo e quando entrar na página, clique novamente em “Mortefonaine1997 – The M650 races past (on the banked circuit)”. Ouçam o que era um MATRA berrando. Este estava a menos de 10.000 rpm, então imaginem o bicho a 12.000…

http://www.matrasport.dk/Gallery1/Sounds/index.html

Antonio Cesar
Antonio Cesar
14 anos atrás

Li a notícia e me lembrei de você. Será que o nome “Abba Kogan” lhe é familiar? Dê uma lida na notícia. Acho que você se lembrará dos tempos de Taito…
Abraço,
Toínho.

Tohmé
14 anos atrás

eu era fera na “fire action”.

Edson
Edson
14 anos atrás

Caros amigos da velocidade. Vejam esses filmes, com imagens da década de 1950, sobre o automobilismo no Brasil. Muito legal. Num deles, feito em 1952, S.Paulo contava com 2,5 milhões de habitantes e já se debatia com o problema dos transportes coletivos. Se o Brasil fosse um país sério, já naquela época se faria alguma coisa. Demagogia, Corrupção, total falta de Ética, Populismo e dirigentes totalmente despreparados e equivocados (até hoje),resultaram nesse produto que encontramos hoje em todas as grandes cidades.
Mas vamos deixar de blá, blá, blá… e vamos curtir esses filmes que são muito bacanas.
Os mais “maduros” irão reconhecer, em alguns desses filmes, antigos professores e chefes. Os pioneiros do automobilismo no Brasil. Num deles é mostrado como foi desenhado, prototipado e construído o Aero-Willys 1963. Época romântica mesmo…
Divirtam-se.
Site: http://www.dana.com.br/historia/
Abraços e continuem com DEUS.

Fernando RD
Fernando RD
14 anos atrás

A maquina FOOTBALL era sensacional!

Marcelo Mendonça
Marcelo Mendonça
14 anos atrás

Meu sonho de consumo é ter uma máquina de fliperama dessas em casa!!!

Era tão fácil ser feliz naquela época, se quisesse saber onde estavam todos os boys da cidade era só ir num fliper desses!!! Bons tempos aqueles…hj em dia a molecada mata serviço onde????

Provavelmente fazendo merda…

Eric
Eric
14 anos atrás

Eu quero ir de qualquer jeito.

E fliperama,só com volante na frente…heheheheheheheh
Nunca gostei dos pinballs….

Rodrigo Mattar
Rodrigo Mattar
14 anos atrás

Na pré-lista de inscritos, o Abba Kogan vai trazer essa Matra MS120. Garanto que se isso for confirmado, vai ter muita gente arrepiando os cabelos com o ronco do motor V-12.

vitão
vitão
14 anos atrás

o Caique vai enfartar !

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

Sempre passa um documentário sobre esse Auto Union na TV (ou no Discovery ou no History Channel, não lembro ao certo), tem até uma entrevista com esse Kogan no meio do documentário.

Ainda existe esses Fliperamas da Taito aqui pelas bandas de Natal

Italo
Italo
14 anos atrás

Errei: os links anteriores estão bem desatualizados, segue o forum correto:

http://vpforums.org

Italo
Italo
14 anos atrás

Boa parte das mesas brasileiras mais famosas da Taito estão disponíveis, via emulador Visual Pinball, pra quem tiver paciência de instalar e configurar os programas.

Procurem por “Visual Pinball” via Google e YouTube para maiores informações. Numa pequisa rápida, recomendo o link abaixo:

http://automatico.blogspot.com/2005/02/visual-pinball.html

LeoAndery
LeoAndery
14 anos atrás

Caracas… meu pai trabalhou na Taito por muito tempo… e foi um dos que apagou a luz… hehehe
Cheguei a ir algumas vezes lá… era o sonho de qqer criança… milhares de fliperamas por todos os lados… nem precisava de colocar ficha… colocava o crédito direto no arame mesmo

É, eu tive uma infancia feliz… heheheh

Se não me engano, esse ai é o neto do cara mesmo. Meu pai dizia que o filho do “seu Taito” só sabia mesmo era torrar a grana do pai.

Harley, Davidson e Eu
Harley, Davidson e Eu
14 anos atrás

Caros FG e demais que gastaram e fizeram de tudo por aquelas fichinhas… Principalmente no Flipper da São João que tinha bastante máquina… Taito até que fazia umas coisas interessantes, começaram a se destacar justamente pelos games em vídeo. Os Pinball, que chamávamos de máquina de Flipper tiveram muitas versões com diferentes feelings. Era/sou fã da marca Gottlieb e minha máquina preferida é a Sky Jump que pode ser vista em http://www.kickthefog.com/Sjflyer.jpg
Veja que o poster diz que o produto é um “skill game” e não vagabundagem como minha mãe dizia.. ah se tivesse isso na época pra provar! E depois começou a aparecer um carro de corrida no qual vc sentava, tinha o video e uma pista genérica, a ficha dava direito a 3 voltas, dependendo do tempo vc ganhava uma ou mais voltas. Acho q eram 3 marchas algo assim…. alguém lembra? Abs a todos!

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
14 anos atrás

Ao Wladimir Ortiz: é verdade, pois acabamos nos esquecendo de como eram bonitos os carros de antigamente. Esta Matra, provavelmente do Amon, é muito linda.

Cristiano
Cristiano
14 anos atrás

Auto Union Type D? No outro post você falou em Type C. Mas tudo bem, somado aos Lotus, Matra, Williams e McLaren, vejo que nosso dinheiro foi muitíssimo bem aplicado…

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Que lindo esse Matra.
Imaginem se colocassem o Emerson pra correr na Lotus 72D ou na Mclaren M23 ? Seria demais.
Aliás, naquele campeonato ou ex-campeonato GP Masters, poderiam utilizar esses carros originais restaurados.
Fariam mais sucesso que a atual F1.

Armando Vieira
Armando Vieira
14 anos atrás

Boa Flávio, vai ser uma ótima se conseguir entrevistá-lo. Essa vai dar gosto ler, e pena que não estarei aí para ver essas máquinas na pista. Espero que não seja a primeira e última vez que eles vem, assim dá para programar para o próximo ano.

Será que o filho do Colin Chapman não empresta aquela 72D de Goodwood pro rato participar dessa prova? Ia ser legal hem…

Abraços

Tarcisio
Tarcisio
14 anos atrás

“taito nao engole fichas” é o nome de um CD da banda carbona lá do RJ

http://www.carbona.com.br (nao é propaganda, nao gosto muito dessa banda). é só por curiosidade que escrevo isso. nunca tinha ido atrás de saber o que era esse taito do nome, agora eu sei. uma das musicas do CD acho que é “fliperama”

guest
guest
14 anos atrás

O site oficial ( http://www.historicf1.com.br ) informa que Kogan correrá no Brasil com um “Matra MS”.

Alguém já ouviu falar naquele piloto que consta na lista como número 10?

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Ô Flávio! O fliperama começou aqui em Poços nos bons tempos. Quando ele vier, manda o Kogan respirar história por aqui!

Toni Dellorto
Toni Dellorto
14 anos atrás

Realmente esta Matra é muito bonita. Eu diria que é um bom exemplo de design frugal. Como transformal algo simples em belo com a correta composição de cores e formas…

Meu reino por umas voltinhas com um brinquedo destes!

Sostenes
Sostenes
14 anos atrás

Flavio,
um pouco de “teoria constirpatoria”, olha o titulo dessa reportagem da Folha de hoje (12/5)

“Para Brawn, Red Bull é ameaça na temporada”
Se pegarmos as inicias “R” e “B” o que teremos?????
Rubens Barrichello.
Ai tem.
Heheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheheh

Marcos Ferreira
Marcos Ferreira
14 anos atrás

Um pouco da história do pai dele, que criou a Taito.

http://en.wikipedia.org/wiki/Michael_Kogan

Wanderley
Wanderley
14 anos atrás

Por falar em Barão como anda o Barão … alguém sabe ?

Quando em 2003 o Emerson lançou o livro dele (Uma vida em alta velocidade) na FNAC aqui em SP na semana do GP Brasil estive lá para comprar o livro e pegar uma autógrafo.

Ele foi super simpático e quando perguntei se podia pedir a assinatura do Barão, que estava sentado no fundo da sala, ele falou que lógico que podia.

O Barão também ficou todo feliz de dar seu autógrafo, acho que ninguém tinha pedido ainda naquela dia. Afinal sou do tempo em que abaixavamos o som da TV para escutar o Barão na JP.

Nem valeria nem a pena comentar, mas o irmão do cara nem olhava para o lado para ninguém pedir um autógrafo ou uma foto.

Bem que dava para alguém fazer uma reportagem com o Barão, se tivesse um trecho de uma narração então … Fiquei super contente de falar para ele que só comecei a gostar de F1 por causa da sua narração. Que diferença hoje em dia !

RobertoJP
RobertoJP
14 anos atrás

Sou do tempo em que Space Invaders ainda não tinha a tela ‘colorizada’ artificialmente por meio de… papéis celofane, e que a FireAction e a Drakor (ambas da Taito do Brasil) eram as mais modernas mesas de pinball porque todas as outras ainda eram do tipo eletromecânicas… e não sabia que o Abba Kogan era nascido na China e depois morou no Japão.
Pela lista que está no site brasileiro da HistoricF1, ele inscreveu mesmo a Matra aí da foto – que, por sinal, é linda…

Harry
14 anos atrás

FG,
Jogava muito a Cavalero Negro, com forte sotaque americano.
Abs
Harry

Rodrigo Lombardi
14 anos atrás

Eu lembro do TITAN…….foi uma das primeiras máquinas que “falavam”….”venha lutar contra o Titan”…….

ficava zoando a gente quando errava também……..
Já dei tanta bica no tal Titan….tilt era uma constante imutável.

Ainda compro uma dessas pra matar a saudade….e o Titan.

Pedro Araújo
Pedro Araújo
14 anos atrás

hehehe… sabem aquela conversa que todo mundo um dia teve quando criança, tipo “o que você faria se tivesse muito dinheiro”?

esse cara fez!

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Coisa linda essa Matra. Aliás, os carros de F1 da segunda metade dos anos 60 até a primeira metade dos 90 eram os mais lindos. Depois que começaram a levantar as laterais do cockpit, espetar tudo que penduricalho nos carros e colocaram aqueles pneus ridiculos de Boeing, tornaram-se verdadeiros Hot Wheels (não é anúncio, não ganho nada da empresa. Mas que parece, parece). Agora, com as novas regras os bólidos deram uma melhorada. Parecem mais com carros de corrida do que aqueles com ditos penduricalhos e pneus de Boieng.

claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
14 anos atrás

na verdade acho que deve ser um pouco parecido com a turma que corre de classicos em são paulo a unicca diferença que a rapaziada lá tem um pooooooouco mais de condição e vai vir passear e se divertir em São Paulo e nos torcemos para o senhor Abba desde criancinha, acho muito bacana suua atitude de correr com a bandeira de nosso pais

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

Eu jogava muito fliper, principalmente nas férias, na praia, depois do almoço, quando sempre chovia (Ubatuba…). Botava umas tampinhas de garrafa sob os pés da frente da máquina, aí a bolinha descia mais devagar, juntava uns créditos assim, depois tirava as tampinhas e jogava pra valer. Por fim, vendia os dois últimos créditos pra alguém e recuperava o dinheiro da ficha.

Esse cara da Taito deve ter muita estória pra contar. E eu espero vê-lo correndo em Interlagos, o barulho dos carros mostrado na gravação que o Dú indicou é sensacional.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
14 anos atrás

Tb joguei muito flipper… E aquela Jordan na parede do Otavio Mesquita…desperdicio…

Luciano
Luciano
14 anos atrás

Lendo essa matéria, me lembro que assisti a uma corrida de F1 no antigo traçado de interlagos em 1976 se não me engano, do tempo em que se trocava as marchas na alavanca de câmbio, sem eletrônica, era na raça mesmo, ver o piloto fazer a curva com uma mão no volante e a outra no câmbio era demais. Será o modelo Coopersucar do Fittipaldi vai correr ?

claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
14 anos atrás

muito legal o cara poder juntar grana e fazer o que gosta eu ainda espero o dia de por um casco, macacão , e dar uma volta em interlagos, uma vez vi uma foto de um matra com 12 cilindros eo escape era um negócio lindo uma saida para cada cilindro , Flavio voce sabe se vai vir alguma ATS correr no Brasil, achava a decoração dos carros desta equipe muito interessante ,e Brabham co exaustor a bt 46 seria legal se conseguissemos a listas das maquinas que virão ,

jefferson
jefferson
14 anos atrás

sera que algum copersucar fittipaldi vai estar por aqui????????

ronaldo nazar
ronaldo nazar
14 anos atrás

Se essa Matra vier , vai ser a primeira vez que uma Matra de F1 vai correr no Brasil. Só faltava mesmo vir o Chris Amon junto. E se o motor for o original, Ai Meu Deus. Ai o berro da criança é realmente de arrepiar. Quem tem o compacto das gravações do Barão de 1972 qdo o Emerson foi campeão sabe o que estou falando. Ainda mais da narração do GP da Italia qdo dá pra ouvir direitinho o som do carro do Amon.

Marcio Vieira
14 anos atrás

Deve ser muito triste ser colecionador de Formula 1 entre outras preciosidades.

O cara tem filha?

Formiga
Formiga
14 anos atrás

Vai pedir para dar uma volta no DKW Tipo D hein???

E.C.E
E.C.E
14 anos atrás
Wladimir Ortiz
Wladimir Ortiz
14 anos atrás

Nossa, como esse Matra é lindo, as vezes precisamos ver estas fotos antigas para lembrar como eram bonitos os carros da F-1.

celentano
celentano
14 anos atrás

P / Jose Claudio, sera que aos 60 o cara ja esta morto ou ainda pode dar umas aceleradinhas!!!!!!!!!

Dú
14 anos atrás

Nossa, o Wilsinho estava lá tbm.
Émerson, Wilsinho e Luizinho estão vivos.
O barato vai ser como o Luizinho “ensinou” os macetes de Interlagos para o Peterson.