FUSCA RESISTENTE
SÃO PAULO (olha o público!) – Luiz Alberto Pandini avisa que um Fus… digo, um Porsche venceu as 24 Horas de Nürburgring neste fim de semana, e pela quarta vez consecutiva. A prova usa os 4,5 km do traçado novo e mais 22 km da pista antiga que era usada pela F-1 até 1976. Venceu o 911 GT3 RSR da Manthey Racing, pilotado pelo quarteto formado pelos alemães Timo Bernhard e Marc Lieb, pelo francês Romain Dumas e pelo monegasco Marcel Tiemann.
“Esta foi a mais rápida edição da 24 Horas de Nürburgring. Diante de 235.000 espectadores, o Porsche vencedor percorreu 3.933 km durante a prova, aumentando em 101 km o recorde alcançado pela própria Manthey em 2006. Além disso, Bernhard e Tiemann tornaram-se os primeiros pilotos a alcançarem quatro vitórias na corrida”, informa o press-release porschiano, e a marca tem do que se orgulhar: sete Porsches ficaram entre os dez primeiros.
Isso me deixa orgulhoso de possuir um Fusca.
O primeiro dos Porsches.
Sem o Fusca, não existiriam 911, 917, Boxter, Carrera GT, Cayman, Cayene, etc….
Resumindo:
O Fusca é o Pai de todos os Porsches.
Humm…. Tudo bem, o que importa é que o 917 era um puta carrão com motor de cilindros contrapostos; se a designação boxer não procede pela maneira como as bielas estão ligadas ao virabrequim, então fica valendo o que está na bíblia…
Abraço.
Hummm… Tudo bem, o que importa é que era um puta carrão e seu motor era de cilindros contrapostos; se a designação boxer não procede pelo detalhe de como as bielas eram ligadas ao virabrequim, então fica valendo o que está na bíblia…
Abraço.
Não era boxer,apesar de ser igual visualmente.
Ha uma boa diferenca entre o Boxer e o 180 graus em V, a saber:
No motor 180 graus em V dois pistões compartilham a mesma secao (crankshaft) do virabrequim ao passo que no boxer cada biela esta ligada diretamente a uma unica secao. Com isso o motor boxer, dessa forma os momento inercial do pistao e contrabalanceado pelo do seu par. Independentemente do numero de cilindros o boxer tem sempre um funcionamento mais suave (o mesmo que ocorre com os L-6 e V-12). Geralmente motores “flat” com mais de oito cilindros nao sao boxer e sim 180 graus em V.
A fonte,não é um desenho….eu tenho a biblia dos Porsches:
Excellence was expected,com 1600 páginas só de Porsches.
Autor Karl Ludvigsen.
Antes do motor com turbo,se testaram um 16 cilindros….e aí tem história….
Sorry.
Não era boxer,apesar de ser igual visualmente.
Ha uma boa diferenca entre o Boxer e o 180 graus em V, a saber:
No motor 180 graus em V dois pistões compartilham a mesma secao (crankshaft) do virabrequim ao passo que no boxer cada biela esta ligada diretamente a uma unica secao. Com isso o motor boxer, dessa forma os momento inercial do pistao e contrabalanceado pelo do seu par. Independentemente do numero de cilindros o boxer tem sempre um funcionamento mais suave (o mesmo que ocorre com os L-6 e V-12). Geralmente motores “flat” com mais de oito cilindros nao sao boxer e sim 180 graus em V.
A fonte,não é um desenho….eu tenho a biblia dos Porsches:
Excellence was expected,com 1600 páginas só de Porsches.
Autor Karl Ludvigsen.
Antes do motor com turbo,se testaram um 16 cilindros….e aí tem história….
Sorry.
Aí, Eric, sobre o 917:
A versão de 4500 cc, o propulsor de doze cilindros boxer de senvolvia 520 hp, e na de 5000 cc, 620 hp; possuia duplocomando de valvulas no cabeçote, refrigeração a ar e injeção indireta. Ele foi lançado em 1969 e conquistou o Campeonato Mundial de Marcas em 1969/70/71. Apos a exclusão dos veículos de 5 litros do Mundial de Marcas, os 917, com motor de 5,4 litros e turbocompressor (1100 hp) dominaram amplamente as provas de Can-Am. Tenho desenho tipo raio X da Quattro Ruotte, onde é visível o motor boxer central, com a ventoinha bem acima entre os carburadores. OK!
Bem, não preciso dizer nada além do que eu disse no ano passado: Dá-lhe Porsche!!!!!!
http://www.youtube.com/watch?v=0gvuUTiBtho
O tempo passa…
Nada será como antes.
Tempo em que carro de corrida tinha alma, Porsche 917,Ferrari 512, Alpha TT33….
Parece que eles nasciam,viviam e morriam como seres vivos
Agora eles tem apenas cerebro…eletronico.
Se desligam se desconectam…
Ao Porsche 917:
O motor não é boxer e sim um V12 a 180 graus.
Abraço
Pra mim, não tem F1 em Mônaco, Indy 500 ou LeMans. 24hs de Nurburgring é “A” prova do ano!!!
Onde, na mesma pista, terão Porsche dos mais diversos e Civic, Clio e Focus?? Audi R8, TT, A3, S4, V8, Corvette, Viper, Ford GT, BMW Alpina série 6, M3 diversos, Z4M (do Farfus, rápido mas frágil), Z3M, Merças 190E, SLK, Holden Commodore australiano, Lexus LF-A (novo GT da marca, decepcionou) Nissan Z, Aston Martin de todo tipo… E com certeza esquecí vários modelos. Mas nenhuma Ferrari nem Lambo.
Equipes profissionais e “gentleman drivers” (agora chamam assim as de fundo de quintal com dinheiro) mas todas muito organizadas (pra minha surpresa) como deu pra perceber na transmissão on line pelo site oficial.
Na corrida, o Porsche #1 não nadou de braçada como no ano passado e usou muito o #2 como limpa trilhos ou escolta. Os R8 também andaram muito bem com o 2º colocado andando SEMPRE na mesma volta e na maioria do tempo com a diferença variando de 3 a 6 minutos de um para o outro. Revezaram a liderança durante toda a prova e a diferença final se deu pela ordem da Audi de reunir todos os carros na última volta pra tradicional ultima passagem em conjunto da equipe, a Manthey fez o mesmo com os dois carros mas abriu a última volta com 23h e 54 minutos e não daria pro Audi descontar tudo isso.
O Z4M do Farfus andou entre os 6 enquanto esteve na pista mas moeram o bichinho, assim como fizeram com o Ford GT. O Vette e o Viper começaram bem mas foram caindo durante a prova, o contrário do que aconteceu com o Nissan Z33 da Falken, terminando muito bem.
Foi um corridaço e o clima de festa é sensacional. Na realidade esses 200 e tantos mil espectadores assistem muito pouco da prova, escolhem uma colina, enchem de barracas e enchem a cara… Depois de 4 voltas nem reconhecem mais o carro dos ponteiros de tanta cerveja na idéia…
E como eu gostaria de estar nessa turba!!!!
Pena não ter uma corrida de 24 horas por estas bandas.
A prova de que não é de F1 que um mito faz seu nome.
É o melhor carro….. já vem pronto!!!!
poizezinho potente hein!
…fuscão aguentando???
Que beleza! E nem precisaram acertar os facões ou até mesmo a catraca da suspa dianteira durante a prova!
E não confundam os R8 GT3 com os R8 que ganharam Le Mans cinco vezes.
Pra puxar a sardinha pro seu lado, o recorde só aconteceu porque os Porsches revezaram a liderança com dois Audis R8 GT3 até a 19a hora. Foi uma briga ferrenha, até a transmissão dos Audis não aguentar. Terminaram em segundo e quinto. Dois R8 não terminaram. E como os R8 eram bonitos! Coloque uma foto de um deles aqui depois!
Para quem perguntou sobre o Farfus: estranhamente, ele não correu de M3 como havia sido anunciado em abril, trocaram ele para um Z4M. Não chegou ao fim este ano.
antonio (xará): com todo respeito, mas “R10” em Nurburgring? Em que categoria? Só pode correr de R8 mesmo e a Audi estava muito bem representada com times semi-oficiais. Só pra lembrar que a Porsche também não participa oficialmente do campeonato. Ganhou o melhor carro, com a melhor equipe e pilotos: foram mais rápidos e mais resistentes que os demais ao final de 24 horas. Se fossem 48 horas tenho certeza que a Porsche também venceria, porque não conheço um GT mais confiável do que o Porsche… Gosto da Audi, mas Porsche é Porsche.
Os Fuscas só ganharam porque a Audi esta de ferias e não esta “participapando” com os R10,e os R8 estão na mão de particulares,e mesmo assim se não fosse um problema de roda, o R8 iria ganhar com vantagem,afinal ele ficou parado um tempão para consertar tal problema e ainda deu para chegar em segundo.Se aprova fosse esticada mais umas horinhas o R8 dava volta em cima!
Esse fuscão-Tunado tem DNA de Mercedes tembém .
Os porsches sempre deram pau nos gt 40, nas ferraris, nas alfa p33; no passado, a supremacia era tão grande que a fia mudou o regulamento, para acabar c/ o domínio do maior carro de corrida de todos os tempos, o lendário 917, com seus 12 cilindros boxer. Nurburgring, junto c/ Le Mans e Sebring eram os palcos onde essas joias corriam e que a fia matou, desfigurando os autodromos e sepultando os bichos que mais andavam.É muito legal ver esses 911 continuar vencendo, hoje em dia, mantendo a marca sempre em evidencia.
Em que posição ficou o Augusto Farfus? Ele largou lá no meio do bolo com uma BMW que dividiu com os colegas de WTCC.
Essa é sem dúvida uma prova incrível que merecia MUITO mais destaque do que tem. Porra, eles correm na pista antiga, 22Km! Quem outra prova de resistência tem esse traçado? Le Mans hoje em dia é “água com açucar” perto do que foi um dia.
Eu assisti pela “justin” o inicio desta prova e nunca vi algo parecido em uma prova de 24h, o cara do porsche que ganhou, não sei quem era porque não entendo alemão, saiu feito um alucinado atras do Ford GT40, colando na traseira deste por varias vezes, botando maior pressão, até que o cara rodou sozinho, do jeito que o cara tava andando pensei que este porsche não ia aguantar até o final. Muito legal esta corrida, devido ao sistema de largada na segunda volta os primeiros ja alcançam os retardatários, a diferença de potencia estre as categorias é muito grande.
Imagina se resolve então fazer um motor de F1…….alias,em 84,85 e 86 viu no que deu né…..
Esses são OS carros….o resto corre atrás para UM DIA ser igual.
É um mito.Mitos nunca morrem.
911.
Porsche.
There is no substitute.
235.000 espectadores, acampados em torno da pista, celebrando o maior autódromo do mundo de todos os tempos na sua prova mais fantástica! Porsche ganhou com relativa tranquilidade, já que os Audi R8 incomodaram e também chegaram a liderar por um bom tempo. E o grid que anda neste campeonato (VLN)? De fazer inveja a qualquer campeonato do mundo, até no número de participantes…
Os caras andaram na média de 165 Km/h contando as paradas nos boxes, trocas de pilotos, etc.. Animal!
Era Porsche Cup? Porque com esse predomínio, dá impressão que só tinha os tedescos na pista, hehehehe…
235.000 espectadores em uma prova de endurance… Quisera tivéssemos, aqui no Brasil, um público de 23.500 espectadores em corridas. Nasci no país errado.
Sete Porsches entre os dez primeiros, quarta vitória consecutiva. Beleza
Mas a fusão das co-irmãs morreu na casca então? É tudo fusca mesmo caras…