LOLA LÁ | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quinta-feira, 14 de maio de 2009 - 21:52F-1

LOLA LÁ

SÃO PAULO (hum…) – A Lola acaba de colocar em seu site um anúncio oficial de que vai se inscrever no Mundial de F-1 de 2010. O grupo diz que tomou a decisão por conta do teto estabelecido pela FIA para o ano que vem, que segundo a Lola torna a participação na categoria viável.

Olha, sei não…

Uma pulguinha coça minha orelha. Por que um anúncio desses seria feito bem na véspera da reunião FIA-FOM-FOTA?

Resposta: para que Max Mosley, amanhã de manhã, esfregue o comunicado na fuça das equipes insurgentes, alegando que seu teto orçamentário é demais e que já está atraindo novas equipes.

Tudo bem esquisito.

Para quem não lembra, a Lola tentou a F-1 como equipe própria em 1997. Os pilotos eram Ricardo Rosset e Vincenzo Sospiri (o da foto). O patrocínio, da MasterCard. Foi um fracasso. Na Austrália, seus carros eram mais lerdos que meu #96. Para se ter uma ideia, Villeneuve fez a pole com Williams-Renault em 1min29s369. O último no grid, Pedro Paulo Diniz (Arrows-Yamaha), ficou a 6s603, o que já era um absurdo. Sospiri cravou 1min40s972 (11s603 atrás da pole!) e Rosset, 1min42s086 (12s717 de diferença).

Para a F-1, estava claro que não dava. Não obtiveram tempo para largar e empacotaram tudo. A corrida seguinte seria no Brasil. Os boxes estavam reservados e algumas caixas já tinham chegado a Interlagos, junto com parte da equipe, quando a Lola avisou que “por problemas técnicos e financeiros” estava desistindo da aventura. Foi um drama para Rosset, que só voltaria a correr de novo no ano seguinte, pela Tyrrell, sem sucesso.

52 comentários

  1. Rodrigo Duarte disse:

    Eu semrpe achei o campeonato com garagistas muito mais interessante, acho legal essa idéia de um teto orçamentário. Sinto saudades da velha Fórmula Um, até mesmo da pré-qualificação, devido ao grande número de equipes. Torcemos para uma Fórmula Um mais competitiva e mais barata.

  2. Marcelo disse:

    Mauro, concordo com seu post, F-1 eh pura tecnologia. Motor de F-1 deve ter no MINIMO 1000hp e ser V10 e girar acima de 20.000rpm. Com 40 Milhoes vao usar motores Arno, Wallita, etc….

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>