SENNA, 15

SÃO PAULO (naquele fim de semana, comi carne de zebra) – Senna, Prost e Schumacher. Os três em perseguição alucinada no GP da África do Sul, 1993. Para quem diz que Schumacher e Senna nunca disputaram nada… Linda briga, e no fim deu o francês. Ayrton tinha uma McLaren mais ou menos. Mais no chassi, menos no motor, de Ford Fiesta. E menção honrosa para Christian Fittipaldi, quarto naquela corrida, e de Minardi. Mais um momento legal para lembrar de Senna fazendo aquilo que sabia melhor, dirigir.

Subscribe
Notify of
guest

68 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gustavo
Gustavo
14 anos atrás

Bela ultrapassagem do Schimacher! Já mostrava ali que seria o maior.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Ênio, é o que sempre digo… só porque SABEMOS A VERDADE, não podemos propagá-la!!!!!! Dizer que Senna foi inferior é crime!!!!! Eles acham que ele foi o maior da história, e pronto!!!!! não aceitam opinião dos outros!!!!!!

Jonas Martins
Jonas Martins
14 anos atrás

Por preguiça não li todos os posts… mas algo que deve ser comentado também é como o circuito de Kyalami é bacana. Pena que não se corre mais por lá… Senna, Prost e Schumacher, os três melhores da história juntos. Isso é fascinante!

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

O mais gozado de tudo é a discussão e algumas viúvas se descabelando e mandando schumistas prá PQP e dizendo que se não fôsse não fôsse não-sei-o-quê, teria sido assim e blá, blá…

Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
Rodrigo Flareço - Guarapuava - Paraná
14 anos atrás

uma aula de defesa do Senna…. e motor de ford fiesta foi otimo!

TOM
TOM
14 anos atrás

Pior que viuva do Senna é a viuvada do piquet que saiu humilhado da F1, humilhado por todos, tentou arrumar uma vaga na sauber e foi fechado a porta, esqueceu a hora de parar assim como o barrica e o proprio shumi que só depois de tormar pau do Alonso é que decidiu encostar o carro.

Alemão
Alemão
14 anos atrás

Roberto!

Larga de ser mané cara ,não tem importância não gostar do cara ,mas falar que o carro e o motor do Senna de 93 era melhor do que o Shumacher , o Ron tentou o ano todo a mesma versão junto a ford ,mas a beneton tinha exclusividade do mesmo ( o famoso zetec), a mclaren usava uma versão ford que nem era desenvolvido pela propria Ford.Se quiser discutir F1 mostre conhecimento e não fica dando esquete soltando a franga isso não é coisa de homem rapaz.
O nome Senna é muito forte em toda Europa principalmente na Italia e Inglaterra ( e la não tem o galvão),então cara!menos…

Eduardo Nogueira
Eduardo Nogueira
14 anos atrás

Discutir quem foi o melhor eh como discutir o melhor time de futebol : papo de botequim, que não leva á lugar algum.

Só recomendo ao amigo Roberto Andrade que se informe um pouco mais, dizer que Senna não foi “nada” acho um pouco de exagero e infantilidade, Um dos princípios da boa convivência é aceitar a opinião alheia sem dar vazão às próprias frustrações.

Maturidade é olhar o “todo”, e não apenas aspectos pontuais.

Charlles
Charlles
14 anos atrás

Realmente vivemos uma escassez de genios na F1.
Ou então a tecnologia estragou tudo, porque sinceramente nao me lembro de pegas com 3 carros na parte da frente que guiassem tanto quanto eles.
Que show !
Saudades desses talentos reunidos.

Glauber
Glauber
14 anos atrás

Pra quem fala que o alemão era melhor do que o Schumacher, tá aí… comeu poeira.
Pena que a chuva não chegou umas 3 voltas antes. O francês ia surtar e o Senna ia passar ele.

Eric
Eric
14 anos atrás

Roberto Andrade…tinha o mesmo motor a puta que o pariu….e o carro era tao ruim que o Schummi foi bi campeao com ela….A Ford dava o melhor motor para eles….vc quer e h criar polemica…

Mas tomou de um mero Hill…..e de um mero Villeneuve….xiii……..ai fica estranho hein……

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

José Carlos, tenha mais respeito ao melhor de todos os pilotos!!! 1995 Schumacher ganhava fácil de Senna, a benetton tinha o mesmo motor e ele terminou 33 pontos na frente do hill, com duas provas de antecedência. aquele o senna nunca ganhava…

josé carlos
josé carlos
14 anos atrás

Victor, com a Benneton ele ele ganhou um titulo de forma trapaceira num ano q ele mesmo disse que não venceria de SEnna. Declarou que 94 e 95 perderia para Senna. Michael era TAO fora de serie que conseguiu perder titulo para Damon Hill um dos piores pilotos que ja ganharam titulo de F1.

Celúla
Celúla
14 anos atrás

Bom o vídeo, a unica coisa que estraga é o idiota do narrador…..
Este é o maior tonto microfonado da história!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Isso aí Victor, eles tentam dizer que em 1994 o carro era melhor, coitados!!!!! O carro do Senna tinha várias irregularidades, e tentam inventar que era o do alemão!!! Schumy ganhou no braço!!!!!!!!! descontava 1,5 segundos no terceiro terecho de Interlagos!!! GÊNIO!!!!!!!!!! Senna não é nada perto dele!!!!!!!

sete é maior que três!

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
14 anos atrás

Muito bons tempos… Que saudade dos pit stops de 3,5s. Ainda bem que o reabastecimento é só mais esse ano. Legal, também, ver Shcumcher inexperiente. Bons tempos, bonssss teeemmpoosss.

Victor
Victor
14 anos atrás

Víuvas, não é que o Shumacher não teve adversarios. Ele que fez parecer não ter. Víuvas, Shummy foi campeão de Benetton, com carro inferior, vcs conseguem enteder ?

jonas
jonas
14 anos atrás

Os números não mentem,Schumacher é o melhor mas ele só encarou pilotos medianos.exceto o Alonso,ele teve briga com Hill,Villeneuve,Hakinem.não estou desmerecendo os títulos do alemão mas não dá para comparar com que o Senna encarou de 1984 até 1993 o cara só encarou piloto casca grossa pela frente.

claudio  cesario
claudio cesario
14 anos atrás

Flavio sei que o asunto não tem nada a ver mais outro dia estive vasculhando internet e vi um negocio que achei interessante é um filme de 1977 que tem o Al Pacino como astro principal no papel de um piloto de f1 so que o carro ele pilota é a Brabham do moco com capacete macacão com brahma e tudo se quiser ver o link e este http://www.youtube.com/watch?v=IaYSB_ejx7g

pedrin
pedrin
14 anos atrás

se schumacher fosse brasileiro te garanto q o nome de senna nao seria tao lembrado assim…

Rafael
Rafael
14 anos atrás

Calma aí galera, esse aí era praticamente a segunda temporada do Schumacher, estão pegando pesado nos comentários tentando diminui-lo. Não entendo porque ficar insistindo nessa comparação. O proprio Senna respeitava muito o Schumacher, pelo que sei. Já ouvi dizer que enquanto os dois estavam no grid juntos, msm com Prost, Mansell, o Senna considerava o alemão sua maior ameaça. Isso da uma ideia de o quão idiota é esse historia de fiar diminuindo o cara todo o tempo. E esse Galvão é um babaca. Com o Alonso ele fazia a msm coisa. Pra ele piloto estrangeiro só merece algum elogio quando passar do segundo titulo. Schumacher era um merda no inicio da carreira. Quem começou bem foi o Massa, o Nelsinho…

Gustavo Carvalho
Gustavo Carvalho
14 anos atrás

Caro FG,
sei que vc não tem nada a ver com isso e que tem toda aquela história de direitos de imagens, transmissão, etc.
Mas o especial sobre o Ayrton Senna na ESPN Brasil foi horroroso… PQP!
Era só um cara narrando a história de forma monocórdica e ainda exibindo imagens de tudo que é carro da F1, e pouquíssimas imagens dele ‘atuando’ especificamente.
Mas é aquela história, quem não tem cão, caça com gato…
De qualquer forma, valeu a lembrança.

Júlio Previero
Júlio Previero
14 anos atrás

Para mim, não há melhor esplicação….

Foi além dos limites, como de costume, mas desta vez exagerou, e a corda quebrou do lado mais fraco, e junto com todos os amantes do automobilismo, chorei a perda daquele que seria a referência maior de um piloto. Acredito que ele partiu da forma que desejava, cumprindo seu destino, campeão mundial, pilotando um F1 e andando na frente.

Guilherme Vasconcelos
Guilherme Vasconcelos
14 anos atrás

O Galvão tinha uma birra com Schumacher por causa do Roberto Pupo Moreno. Schumacher entrou no lugar do Moreno na Benetton e com certeza, Galvão tomou as dores dele..

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Outro tipo de viadagem que eu não tolero:

http://f1critics.blogspot.com/2009/05/15-anos.html

acudam!

Roberto Massarenti
Roberto Massarenti
14 anos atrás

Poxa Flavio, eu tinha Fiesta 1998 1.4 16 V Zetec S que andava muito… mancada falar q esse Ford do Senna era como um Fiesta…
saudades desse Fiesta…

Luiz Augusto
Luiz Augusto
14 anos atrás

Sem desmérito ao Schumacher, mas eu queria ver os anos dele na F1 com pelo menos um piloto para incomodá-lo !!
Piquet, Lauda, Rosberg, Prost, Mansell, Senna sempre tiveram uma dessas sombras no retrovisor !! Schumacher, às vezes, viu o ALonso !!

Cláudio
Cláudio
14 anos atrás

Uma outra boa disputa de Senna e Schumacher naquela temporada foi no GP do Canadá!

Leandro
Leandro
14 anos atrás

Pra mim, Schumacher pode ter sido um bom piloto sim, mas levou muita sorte de ter um carro bom e nenhum adversário de respeito. Se tivesse corrido nos anos 80, seria apenas mais um bom piloto esquecido no meio de tantas feras.

Italo De Marchi
Italo De Marchi
14 anos atrás

Os “especialistas” que desfilaram suas opiniões esqueceram-se de que o Briatore (com a óbvia conivência do canalha trapaceiro do Schumaker) alterou o sistema de abastecimento de combustível, retirando o filtro interno, de maneira que todo mundo punha 12 litros/segundo (se a memória não me trai, mas a Benetton colocava de 16 a 17 litros de gasosa nesse mesmo tempo.
OU seja: tanto Briatore como Schummy sempre foram desleais e desonestos. Bem que poderiam ser congressistas lá em Brasília…

Adilson
Adilson
14 anos atrás

Fala Flavio…

Ontem no Jornal Nacional a Globo não soltou nem uma notinha sobre o aniversário da morte do Senna….

Ok, não precisava fazer um “especial’, encher de matérias que a gente já sabe de cor, mas se a F1 é pra Globo o que é hoje, se deve em grande parte ao Senna.

Maaasssssss…. a F1 já está consolidada na Globo, o Senna não traz mais dinheiro, então fica por isso mesmo.

Um abraço e parabéns pelas matérias.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
14 anos atrás

Vocês não sabem nada!!!!!

Schumacher é Deus!!!!

Ele vale por Prost e Senna, JUNTOS!!!!!

91 é 1 a menos que 41 + 51
7 = 4+3

Acabou!

Fico com Gomes, Schumacher era muito melhor!!!!!!

Esse vídeo, e toda temporada de 1993 (o carro do Schumacher era pior, você está errado, LEandro!!!!), ele deu um pau no Senna, só ficou atrás na tabela porque teve problemas mecânicos!!!

Em Donington e Japão, o carro quebrou!!!

Kleist
Kleist
Reply to  Roberto Andrade
14 anos atrás

Vai tomar o seu remédio, já passou da hora.

Japoneis
Japoneis
14 anos atrás

Grande disputa!!!
Ontem vendo uns videos da temporada de 88, percebi que a narração do babão bueno era bem melhor… não era como hj q só fala do massa e do barriquebra… ele exaltava as disputas…
na ultima corrida ele queria saber o pq da tv nao ter mostrado o pit do massa q estava em 15!!! uma pena…

Cristiano, o ruivo
Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Hoje teríamos “cars 2, 5 and 8 under investigation about dangerous drive”, ou algo assim…

Vitor, o de Recife
Vitor, o de Recife
14 anos atrás

Rodrigo Duarte, creio que a implicância do Galvão se deva à saída do Moreno na Benetton.

Agora o que eu nunca entendi foi a implicância do Galvão com o Villeneuve… ali o negócio parecia ser mais sério.

revelador
revelador
14 anos atrás

engraçado o Galvão dizendo na hora que o Prost foi tentar passar o Senna pela primeira vez: “aí não é Schumacher Prost, é o Senna”, meio que menosprezando o alemão….
mal sabia ele (e o mundo inteiro) quem era o alemão que apenas começava a escrever sua história….
saudade desses tempos!!!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Curioso é a velocidade dentro dos boxes……não existia limite!!!!

Pegue um Fiesta de gerac’ao anterior ao atual, com motor zetec 1.4, 16v e verás o que é um carro delicioso de se dirigir!!!!!

Mario
Mario
14 anos atrás

Schumi sempre vai ter um senão na carreira por não ter tido adversários a altura na sua melhor fase da carreira. Perdeu pro Hill, Hakinen e Villeneuve, pilotos razoáveis, não genios. Além de atitudes pilantras… Pra mim um tri ou tetra seria mais justo pra ele. Mas a Ferrari fez carros imbativeis, que até o Rubinho poderia ter sido campeão. O azar dele foi correr com o alemão…

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

“Um barato o Galvão narrando era engraçado. Olha não tenho dúvidas, o Schumacher foi realmente um grande piloto contra Coulthard, Rubinho, Hill, Alesi e compania, como já li em outros post’s ai “os numeros não mentem”. Realmente não mentem, e não sei porque insistem em compar, quem disputou corrida tendo junto da pista Lauda, Piquet, Mansell, Prost.. é sem dúvida uma comparação equilibrada.
Só digo que o Schumi não foi campeão umas 10 vezes, porque ai chegou um piloto um pouco mais fortinho né, um tal de Alonso.
O videozinho ai da uma clara amostra, amostra não né, aula com 2 professores”

[2]

Não preciso falar nada, o amigo ai em cima já disse tudo.

Só adiciono o “grande” J.Villeneuve e o ótimo Hakkinen, que não tinha nada de grande. Alonso chegou e colocou o pingo no i.

Hugo
Hugo
14 anos atrás

Lembro bem desa corrida, Prost roubou a ploe do Ayrton no último segundo baixando em 1 milésimo um tempo impossível do Senna.

Tudo bem, o Schumacher é o fodão e tal, mas nessa corrida ele ficou meio de coadjuvante dos dois.

Briga de fato dele e de Senna só em 94.

Cleodemir
Cleodemir
14 anos atrás

No final do video aparece uma relação de outros relacionados, em um deles é uma propaganda da ARISCO, com Rubinho, jovem jovem, em que a apresentadora da propaganda crava: Rubinho, foi campeão de F-Europeia e será campeão da F-1, será uma professia? ou mais uma para galeria da “realidade ficcional” do nosso querido Rubens?

Mauricio Camargo
Mauricio Camargo
14 anos atrás

O melhor video de todos. Prost passou Schumacher mas para passar o Senna ele penou (na mesma curva). Na boa, embora genial, Schumacher teve muito mais números do que seu talento merecia.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
14 anos atrás

Schumacher e seus totós… como diz o ditado: pau que nasce torto morre torto. Só que desta vez se deu mal.

morpet
morpet
14 anos atrás

Schumacher who??? Senna e Prost eram infinitamente melhores.

Leandro
14 anos atrás

Eu assisti essa corrida e foi uma das mais lindas que eu vi tres pilotos geniais brigando pela vitória ;
O detalhe é que nesta temporada de 1993 a McLaren tinha o carro mais fraco ,isso de acordo com o Wikipédia :
“In 1993, at the European GP at Donington Park, Senna drove for the McLaren team. The MP4/8, although one of the front running cars, was considered inferior to the leading Williams FW15C of Prost, and the Benetton B193 (which used a factory Ford engine) driven by Michael Schumacher and Riccardo Patrese. Some maintain that the Williams FW14B and FW15C were probably “the most technologically advanced cars that will ever race in Formula One”.
Tres genios brigando na pista ,taí algo que não se ve todo o dia .

Rubergil Jr.
Rubergil Jr.
14 anos atrás

Só pra contar também: esta foi a primeira corrida do Rubinho.

ANTONIO JUNIOR
ANTONIO JUNIOR
14 anos atrás

Se o FG falou que o shumy era melhor que o senna deve tá brincando…shumy tem seus méritos…nunca vi shumy fazer corridas como as de senna…prost..etc…shumy correu sozinho e como disse o bruno aí acima só foi aparecer um piloto mais arrojado e o alemão vazou ! Já pensou FG se o senna estivesse vivo e correndo na classic…kkkkkkkkk !!!

Paulo Ribeiro
Paulo Ribeiro
14 anos atrás

Oi Gomes.
Não sabia que você tinha ido assistir a corrida de Jerez em 1997. Quase não o reconheci pois estava mais magro, mas a camisa vermelha entregou você. Abraços !

http://www.youtube.com/watch?v=xV0n83l8Q9Q

Pablo
Pablo
14 anos atrás

Concordo com o colega de cima que comentou que o McLaren número 8 foi o carro mais belo que Senna já guiou.

Tenho uma miniatura deste carro.

Felipe Fugazi
Felipe Fugazi
14 anos atrás

1) Grande corrida, grandes batalhas, grandes, aliás grandes não, enormes, colossais pilotos.
2) Não teve atitudes bestas ao final da corrida, tipo “vai cagar”.
3) Kyalamy deveria voltar a sediar uma etapa do mundial, puta pista, e com uma etapa no continente africano seria realmente um campeonato mundial.