SENNA NA “BRASILEIROS”

SÃO PAULO (impresso, enfim) – O texto é conhecido da maioria dos blogueiros deste pedaço, mas não custa avisar. A revista “Brasileiros”, que considero a melhor do país, publicou em sua edição deste mês o que escrevi poucos meses depois da morte de Senna, 15 anos atrás.

A matéria tem seis páginas e também está no site da revista. O link é da foto que eles usaram no índice de colaboradores, essa aí do lado. O link para a matéria propriamente dita precisa procurar na página… Mas comprem a revista, ora bolas!

Falando sério, fiquei muito honrado por ter sido convidado para escrever para a “Brasileiros”. É a grande revista de reportagens que temos, aquela que mais se aproxima da velha “Realidade”, que deveria ser estudada em todas as faculdades de jornalismo do Brasil, porque era a melhor de todas naqueles tempos em que se fazia jornalismo de verdade por aqui.

São textos longos, profundos, de enorme qualidade, um verdadeiro jornalismo-literário saído da pena de colaboradores de primeiríssima linha. Fico até meio envergonhado de ser colocado ao lado de gente como Ricardo Kotscho, Luiz Chagas, Caco Galhardo e tantos outros. A capa da edição deste mês, por exemplo, tem ninguém menos que Lygia Fagundes Telles entrevistada por Alex Solnik e fotografada pelo grande Cristiano Mascaro, com quem trabalhei entre 1984 e 1986 na SBPC, um gênio das lentes, talvez a figura mais doce e gentil que conheci na vida.

Não é revista para ler em meia hora, e sim para degustar por um mês inteiro, até chegar a próxima. Experimentem, os que não conhecem. Para ver que há muito mais nas bancas do que as porcarias que costumamos encontrar jogadas em consultórios de médicos e dentistas.

Subscribe
Notify of
guest

36 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
claudio antonio cesarioda silva
claudio antonio cesarioda silva
14 anos atrás

Nossa, essa ficou show, ficou parecendo o Michael Delaney

Tuta
Tuta
14 anos atrás

Nem li o texto, mas que baita foto. As fotos boas transcendem apenas a imagem, elas tem uma outra coisa, pode chamar de camadas, ou sei lá o quê. Só sei que essa foto É.

Dú
14 anos atrás

Falando em Lauda, ele estava aqui esta semana. Veio buscar um jato na Embraer.

Ernesto Longhi
14 anos atrás

Já conhecia o texto. Muito bacana. Deve ter sido barra pra caralho encarar aqueles dias.
Quanto as merdas de consultório… muito bom também. Só não entendeu quem não quis.

Alehand
14 anos atrás

FG, você tá a cara do Niki Lauda nessa foto…
Com relação a crônica, I’m speechless !!

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Vc não precisa se sentir tão honrado assim! Afinal, vc é um dos grandes do jornalismo automobilístico. Só que é chato pra c…! Principalmente quando pega no pé do Barrichello. Além de feio demais! Até de balaclava vc assusta a gente! hehehe

acacio neves
acacio neves
14 anos atrás

meu sou teu FÃ

Alexandre Gomes
Alexandre Gomes
14 anos atrás

Pqp,pqp,pqp!!

Só hoje que li esta sua crônica… Pqp!

prez
prez
14 anos atrás

Este blog é muito bom. Portanto, vou desconsiderar a recomendação do seu dono para que eu deixasse de lê-lo. Nem mesmo o fato de ele, o dono, não suportar ideias e opiniões diferentes das suas, o que o faz reagir agressivamente ou até de maneira pouco educada, é capaz de diminuir o brilhantismo de seus textos sobre automobilismo. Sou tão fã, que leio o blog, as colunas e já comprei dois livros “O boto do Reno”, um para mim e outro para presentear. Posso até me abster de fazer comentários aqui sempre que perceber que meu pensamento vai de encontro ao que pensa o dono do blog (para poupá-lo de respostas ríspidas). Mas vou continuar lendo, tá bom?

Mario J. Silva
Mario J. Silva
14 anos atrás

Flavio, parabéns e muito obrigado por seus comentários sobre a Brasileiros. Seu artigo enriquece enormemente nossas páginas.

Um abraço.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

No mundo das revistas de automobilismo, nossa “Realidade” era a antiga revista Motor 3, feita por gente que entendia e gostava do assunto. José Roberto Negraes da Nave, Oscar Nelson Kuntz, Expedito Marazzi, Paulo Celso Facin…tudo capitaneado pelo mestre José Luís Vieira. Dava gosto de ler e não as revistas de hoje feita por estagiários selecionados pelo RH das editoras…

Tohmé
14 anos atrás

Parabéns, Flávio.
Minha amiga Patricia Rouseaux deve ter ficado contente com esse reforço no time.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Parabéns!!

Revista de primeira linha, e pelo que me lembro não alinhada com o Planalto Central, ontem, hoje e… tomara que para sempre.

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi

Guto
Guto
14 anos atrás

Li pouco a Brasileiros, para falar a verdade. Mas realmente precisamos de boas revistas nesse país. Gosto bastante da Piauí, por exemplo. Mas lendo Veja, Carta Capital, IstoÉ e Época, às vezes me arrependo de ter feito jornalismo…

YPVS
YPVS
14 anos atrás

FG, já li umas duas ou três edições da Brasileiros. Curto bastante. Sugestão dos meus pais, ambos jornalistas.
Parabens por mais essa emplacada.

Rossano
Rossano
14 anos atrás

Flavio, é por isso que gosto de ser seu blog. Não conhecia a revista Brasileiros.
A entrevista com o Sylvio Luiz é fantástica.
Aliás, tens uns caras na TV que admiro bastante. Você e o Sylvio são dois deles. Sempre gostei de ver jogos narrados pelo “Olho no Lance!” e quando se lê a entrevista dele na parte em que diz:

“Ia fazer dez anos que eu tinha voltado pra Bandeirantes. Tudo bem, acontece. Mas o que me magoa é a falta de respeito, como se eu fosse um “João das Couves”que estivesse começando agora… No mesmo dia que eu recebo essa notícia, tem uma bandinha de música comemorando a contratação da Adriane Galisteu ganhando um caminhão de dinheiro. A vida é assim mesmo, o que eu vou fazer?”

é de cortar o coração.
Se possível, você que é da meio, se um dia se encontrar com ele nos corredores das TVs, externe para ele que há, sem dúvida, uma legião de admiradores da sua irreverência e de seu bom humor , que são raros hoje em dia.
Abraços.

jefferson buitrago
jefferson buitrago
14 anos atrás

Flavio não seja modesto.Quando voce não fala ou escreve bobagens podemos perceber que estamos diante de um grande jornalista seu texto é leve e muito legal.um grande abraço!

Cristiano, o ruivo
14 anos atrás

Belíssimo texto. Interessante ver algo escrito de cabeça fria, mesmo relatando um momento péssimo. Vou procurar essa revista.

Cassio Missiroli
Cassio Missiroli
14 anos atrás

Dú, era só alongar a relação…

prez
prez
14 anos atrás

Não conheço a revista. Entrei no site. Lá encontrei um artigo entitulado “O gesto de grandeza de Delúbio Soares”. Concluí imediatamente que devo continuar lendo as porcarias dos consultórios médicos e dentistas.

RESPOSTA DO FG:

E outro blog também.

Fernando Soethe
Fernando Soethe
14 anos atrás

Acompanho seu blog a bastante tempo, embora raramente faça algum post que valha a pena ser lido (não achando que esse vale).

Mas sempre tive muita curiosidade de saber a sua opinião sobre Senna. Quando completou os 15 anos da morte do Senna li algo no sentido “Sobre Senna, creio, já escrevi tudo que podia”, meu caro Flavio Gomes, quando Senna morreu eu tinha 6 anos, jamais entendi na época a magnitude do acontecido e mesmo hoje não tenho certeza se consigo mensurar.

Textos como este, apesar de “repetitivos’ nas suas próprias palavras, são um primor para mim, e com certeza para muitos, que como eu não tiveram o privilégio de acompanhar sua carreira.

Se tiver alguma outra localização na internet, com textos ‘antigos’ seus, eu seria um ávido leitor.

Um abraço!

Angelo
Angelo
14 anos atrás

FG, nossas opiniões sobre automobilismo não costumam bater, mas o Cristiano é “o” gênio da foto em p&b, principalmente. Não o conheço pessoalmente, mas se puxou pela alegria da mãe, minha prima(aliás de minha mãe), pessoalmente deve ser melhor ainda. Faça juz ao “diz-me com quem andas e te direi quem és”, OK.
Ah! Concordo em gênero, número e grau sobre a Realidade que me acompanhou em muitas viagens a BH.
Abraço

Angelo

Henrique Marcelo
Henrique Marcelo
14 anos atrás

Além da bela ‘Brasileiros’, a ‘Piauí’, de João Moreira Salles, também vem cumprindo um grande papel nesse âmbito do jornalismo literário.

RESPOSTA DO FG:

Verdade. A “Piauí” é excelente.

Roberto
Roberto
14 anos atrás
Harry
14 anos atrás

Grande FG
Texto maravilhoso…Insubordinado mas com cabeça erguida!
E essa chefinha – a que decidi – onde esta hoje?
Abs
Harry

Lucas Rafael Chianello
14 anos atrás

Flavinho, qual a sua opinião sobre a Carta Capital, Caros Amigos, Revista Fórum e Revista do Brasil? Abraços,

Lucas Rafael Chianello.

Renato
Renato
14 anos atrás

Belo texto e bela foto, apesar da “máscara”, como notou o Osmar Cassão hehehe.
Agora só falta disponibilizar a matéria da folha de 4 de maio de 1994, hein? No arquivo da folha na internet só tem matérias até 1999.
Parabéns pelo trabalho!

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Parece que gostei dessa Brasileiros hein…
Vou comprar durante algum tempo para ver como é.

Gosto muito de ler jornal, leio todos sem preocupação de linha editorial (o filtro de conteúdo faço eu…).

Revistas semanais são todas ruins, sem excessões. Nada mais são que um resumão dos noticias que já foram publicadas na web e nos jornais sob a optica tendenciosa de seus proprietários, editores ou editoras. Isso quando não ficam remoendo a mesma coisa por semanas. Quando compro alguma é porque vi que tem alguma reportagem especial que julgue interessante. Não dá pra assinar nem comprar toda semana.

Essa parece ser mensal, o que é uma vantagem, pois, a maioria das reportagens idiotas das semanais é fruto de pura falta de assunto.

Espero que seja boa mesmo.

Wesley Souza Medeiros
14 anos atrás

Vale muito apena ler esse artigo do Tite, no Motite, falando sobre o Ayrton…

http://motite.blogs.sapo.pt/45645.html

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
14 anos atrás

Flávio, pode incluir nessa lista de porcarias, a tendenciosa “Revista Veja”, a pseudo-científica “SuperInteresssante”, o arremedo de Veja do Roberto Marinho, a “Revista Época” (essa é oficial, amigo da Globo), a non-sense “Galileu”, e, como não poderia deixar de ser, a sempre-presente nos consultórios (háááája paciência…) “Revista Caras”…

HÁÁÁÁÁJA CORAÇÃO !!!

Não sei o que é pior, quando vou ao consultório (tenho minha saúde debilitada, devido ao meu mal-humor) : esperar 2 horas e ver um Representante Farmacêutico passar a minha frente por mais meia hora, ou ler esses lixos, que mais parecem revistas de auto-ajuda, atualmente em voga… Conteúdo parecido com o blog da Hortência…
E olha que nem sou jornalista para conhecer as mazelas do meio, visto que nem Curso Superior eu tenho…

Osmar Cassão
Osmar Cassão
14 anos atrás

Flávio, a foto não nega: você é um mascarado. E com muito gosto.

Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
Pablo Rodrigues Muniz - Vitória
14 anos atrás

Que fase é essa do Flavito! Bom humor, olhar crítico, conhecimento dos assuntos, atualizadíssimo nas informações, o cara é bom mesmo! E aos 29 anos de idade dizer que o texto continha erros da juventude… é muita humildade! No máximo, o texto continha “características” da juventude.

O link: http://www.revistabrasileiros.com.br/secoes/o-lado-b-da-noticia/noticias/629/

Dú
14 anos atrás

Pô, e o Jan Balder é Colunista.
Tem matéria do Luizinho
http://www.revistabrasileiros.com.br/edicoes/20/textos/529/
do Piero, Pace, Marinho.
Ceréga, arruma aquele mail seu cacilda, estou para te deixar doente faz dias. Olha o vídeo. De arrepiar o som. Já pensou Cássio?
http://www.youtube.com/watch?v=yxGZaGWabI0&feature=related

JOSÉ CARLOS
JOSÉ CARLOS
14 anos atrás

Vc fez a pole e merece……1000 x parabéns….

Paulo Franco
Paulo Franco
14 anos atrás

Não conheço a revista, mas conheço o Caco Galhardo.
Alem de ser neto de um anarquista ferrenho, ele tambem é um grande músico.
Quando encontrá-lo, pergunte sobre a famosa canção entitulada “A Paca da Juréia”, composta em parceria com o seu colega e amigão, o Vago.
Intrigante, surpreendente, relaxante, bucólica, enfim… eu, como fã, sou meio suspeito, né?
Um grande hit daqueles tempos!
Paulo Franco

Claudio Ceregatti
Claudio Ceregatti
14 anos atrás

Concordo um zlihão de vezes.
A revista “Brasileiros” é sim um primor, sou assinante desde que a descobri, pouco mais de um ano atrás.
Como disse o FG, lembra muito a extinta “Realidade”. Ambas são provas cristalinas que existe qualidade e alto nível sim, o que não há é vontade política de fazer algo bom de fato.
E não penso ser uma honra o FG ter aparecido ao lado desses nomes peso-pesados.
Que é um puta cronista do cotidiano não resta a menor dúvida, e esse texto em particular é um primor.
Só o que não combina é a foto, belíssima em P&B. Tá piloto demais para cronista muito mais.