A CRISE, A CRISE

SÃO PAULO (dureza) – A fábrica da Mercedes-Benz em Juiz de Fora vai ser fechada por dois meses. Não há demanda pelo modelo CLC, fabricado em Minas só para exportação. Produzir esse carro foi o jeito que a montadora encontrou de dar alguma utilidade à planta, originalmente concebida para fazer o Classe A, talvez o mais retumbante fracasso da Casa de Stuttgart. A notícia completa está aqui e foi enviada pelo blogueiro Fernando Carvalho. Os trabalhadores temem demissões em massa.

Os alemães são ótimos para fazer carros, todos sabem. Um país que tem Audi, Mercedes, Porsche, BMW, Wartburg, Trabant e DKW pode ser considerado, fácil, o melhor produtor de automóveis do mundo. Mas eles fazem coisas que não entendo. Essa fábrica de Juiz de Fora, por exemplo. Qualquer um antevia que o Classe A seria um fiasco. Depois, a compra da Chrysler, um elefante branco que teve de ser devolvido com prejuízo monstruoso. A Audi montou uma fábrica em Curitiba para fazer A3 e poucos anos depois desistiu.

Cagada não tem nacionalidade, a verdade é essa.

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Leo Zago
Leo Zago
14 anos atrás

Fazia tempo que eu não vinha dar uma lida no blog…

Flávio, o único motivo que existe para a Daimler não fechar a fábrica daqui de Juiz de Fora é que, na verdade, é a melhor fábrica deles no mundo inteiro.
Não sei explicar o método utilizado para definir isso, mas todas as montadoras fazem. É uma espécie de concurso, que define qual das fábricas no mundo todo produz com maior ou menor qualidade (e quando me refiro a qualidade, engloba o que vier na cabeça: custos, material, método, produção, etc e tal).
Constatado isto, eles não tem motivos o bastante pra simplesmente fechar a dita cuja.
P.S.: palavras que ouvi de funcionários da própria MB de São Bernardo do Campo

MSM
MSM
14 anos atrás

Mercedes Classe A? Nem de graça teria essa aberração da Mercedes.

iverson
iverson
14 anos atrás

A única coisa realmente boa foi o Centro de Treinamento deles, que virou uma faculdade tecnologica do SENAI. Levei o Jorge Lettry e o Nasser lá quendo vieram aqui em 2006 e o Lettry ficou impressionadíssimo. Essa história é legal. Quando apresentei eles para o professor que nos acompanhou na visita, disse que estavam na cidade para um seminario sobre a história da industria automobilistica e os 50 anos da Vemag, e o Lettry tinha sido engenheiro da Vemag. O professor disse que o pai dele gostava muito da marca e era fã das corridas da equipe da DKW (aconteciam muitas corridas de rua em JF nos anos 60), … eu disse que era o Jorge que era chefe da equipe, ele que estava na frente dele, e o homem quase caiu para trás…

iverson
iverson
14 anos atrás

E ninguem lembra que a fábrica é desmontável, se a MB cismar, desmonta tudo e leva para Sttutgart, fica só o pasto… isso já na época o pessoal comentava, que foi um golpe deles na PJF, fizeram uma fábrica que só podia fazer um tipo de carro e que poderia deixar a cidade sem deixar nem as paredes… Tive um professor que trabalhou na obra e disse que TODO o material elétrico foi importado, até os interruptores elétricos e as tomadas. Deram a desculpa que eram especificações especificas da MB…

Mirax
Mirax
14 anos atrás

Flávio, o “novo” CLC não é feito somente pra exportação. Esse modelo é vendido aqui no Brasil também.

O modelo anterior que era feito somente pra exportação e obviamente mais equipado que esse “novo”.

Aliás, de novo mesmo, esse carro só tem a frente, traseira e o nome, pq o interior ainda é o do modelo antigo.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Flávio,

As notícias sobre a montagem da MB em Juiz de Fora-MG davam conta de que:

O município cedeu o terreno para construção do parque industrial, O estado de MG, sob o governo de Eduardo Azeredo (PSDB), investia 2 reais a cada 1 real investido pela MB,
O estado de MG deu isenção (ICMS) por mais de 10 anos.
A União, através do BNDES, sob o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) emprestou à MB o dinheiro a juros subsidiados para o investimento, com carênccia de 25 anos.

Tudo isso para se ter empregos. Diziam os especialistas que se o município, o estado e a União pagassem aos futuros empregados, sem trabalhar, seria economicamente mais vantajoso que montar a fábrica.

O desemprego e o seu fantasma são apenas uma bomba relógio a explodir longe dos ninhos dos pássaros bicudos.

Isso, Flávio, é um ótimo negócio.

Abs.

iverson
iverson
14 anos atrás

Antonio, e o prefeito daquela época hoje é prefeito de novo aqui… e dizem que vai vir uma fábrica chinesa pra cá, só estão esperando a PJF arranjar o terreno. E com essa noticia da Mercedes parando de novo, só falta eles pedirem para desocupar a moita pra outro usar… e de novo festa de uma semana, o prefeito vindo na Mesa de Debates falando que agora a cidade decola (desde que abram o aeroporto que só serve para gado pastar, nem uma provinha de arrancada pelo menos ninguem lembrou de fazer alí…)… é por isso que a gente ainda é roça (no qeu eu acho bom, pois ninguem repara quando eu ando de Fusca, Opala, Aero ou DKW na rua, isso aqui é coisa comum…)

Paulo Coimbra
Paulo Coimbra
14 anos atrás

A “fábrica” da Mercedes aqui em Juiz de Fora foi um dos maiores engodos que a cidade já teve de “engolir”. Alguns mais sonhadores achavam, à época, que as satélites também viriam, trazendo a reboque vários empregos. O que se vê hoje é que tudo não passou de uma mera manobra política SUJA! O máximo de prosperidade que a cidade viu nesses nem sei quantos anos de favores entre o fisco do estado e do município para a direção da empresa, foi um monte de executivos e graduados alemães(que reclamam de tudo, desde o valor dos bens no comércio até a hospitalidade com a qual foram recebidos) que não fazem o dinheiro circular na cidade e mais um monte de trabalhadores, tipo os chinesinhos que comparecem sempre com sua mão de obra ESCRAVA trabalhando para o bem de uma Estrela.
Nada mais!

Geraldo Mesquita
Geraldo Mesquita
14 anos atrás

Wartburg, Trabant e DKW?! Agora vc brincou! ahahahah

Tio Beto
Tio Beto
14 anos atrás

esse carro parece um astra antogo 2 portas.
Tem uma estrelinha na grade.

142 mil, dá para comprar uma casa !

Quer vender o quê aqui no Brasil? Bota a viola no saco e tchau !

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
14 anos atrás

Burradas, de duas a uma,ou é burrada mesmo ou é uma tremenda picaretagem do tipo corrupção ou lavagem de dinheiro.Não acredito em burradas porque ninguem rasga dinheiro do proprio bolso,mas rasgar ou melhor roubar dinheiro publico ou de alguma multi nacional isso acontece.De repente algum politico oferece uma area bem grande para a empresa se estabelecer e o representante dessa empresa ganha muitos presentes para vender a ideia na matriz, e depois de algum tempo os acionistas ficam sabendo que tem um prejuizo para dividir entre eles,se não fosse assim não teriamos fabricas sem utilidade montadas por ai, e muito menos uma GM falida.Aposto que os idealizadores dessas empreitadas não tiram do bolso (deles) 1 real sequer para arriscar por exemplo numa mega sena,e ainda saem na foto com todas as medalhas de pos graduação no peito.

iverson
iverson
14 anos atrás

Quando a fábrica veio para cá, teve uma semana de festa. A Mercedes queria uma cidade de colonização alema e estavam entre nós e Joinville. Depois que a Prefeitura deu de presente o terreno, resolveram ficar por aqui. Foi uma semana de festa. A Mercedes patrocinou de tudo na cidade entre 1996 e 2000, de encontro de carro antigo (patrocina até hoje) até torneio de peteca. Só não patrocinou a Festa Alemã… O lançamento do carro foi com show do skank e do paralamas na UFJF (lembro como se fosse hoje…), o prefeito falava que a cidade ia crescer de novo… todos os alunos do CTU formados entre 1993 e 1995 foram chamados para cursos e para trabalhar na fábrica (eu também fui, mas a coisa não me cheirou muito bem e resolvi ficar quietinho da engenharia da UFJF, de onde vos escrevo hoje)… o que sobrou disso tudo? Um monte de condominios construidos para os executivos morarem, e que hoje atream gente do RIo que está cansada da violencia, deslumbrados que vieram para cá achando que ia dar dinheiro em arvore, manés achando que tinha de fazer um monte de chalezinhos no bairro que é a antiga colonia alema para os alemaes acharem que ainda estão na alemanha, e outras coisas do genero. De resto, nem para passear a fábrica serve… (pois tudo em JF se divide me coisas que dão para ir passear, ou não dão).

JP
JP
14 anos atrás

“Vai acontecer de novo com o Smart, é um absurdo o preço, vende uma duzia para os que precisam aparecer e pronto.
Abraços”.

Disse tudo Walter.
Depois a culpa é o nosso “mau gosto”…

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Apesar de ser uma marca sensacional, são bem caros os bolides, e então…caputz!!!!

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Uma das piores experiências da minha vida foi viajar 700Km no bando de trás de um Classe A, até hoje minhas costas acusam o golpe.

vitão
vitão
14 anos atrás

Tirando um problema crônico de travamento do rolamento das rodas traseiras (conheço uma lindinha que quase virou feinha por causa do porrão) , era uma boa opção urbana.

Fernando Pedroso
Fernando Pedroso
14 anos atrás

Na verdade, apesar de o jornal de Juiz de Fora usar a assessoria de imprensa como fonte, a paralização será de uma semana. Uma outra paralisação pode acontecer entre 20 julho e 12 de agosto, mas não está confirmada. A mesma assessoria de imprensa foi fonte

http://www.icarros.com.br/noticias/mercado/mercedes-paralisara-fabrica-por-uma-semana/6268.html/

Walter Terra Campos - Poa/Rs
Walter Terra Campos - Poa/Rs
14 anos atrás

Quando do lançamento do Classe A um reporter perguntou a um diretor da Mercedes:
Mesmo com este preço este é um Mercedes popular?
Resposta: Na Mercedes de popular só onibus. Deu no que deu, prepotência pura.

Vai acontecer de novo com o Smart, é um absurdo o preço, vende uma duzia para os que precisam aparecer e pronto.
Abraços

Régis Andrade
Régis Andrade
14 anos atrás

Fechou o comentário com chave de ouro…aliás…frase de ouro!
Parabéns FG…
Nem quero imaginar que modelos a GM construirá aqui pq se desfez da Opel…

Segue o baile…

Renan Veronezzi
Renan Veronezzi
14 anos atrás

Você se esqueceu de citar a Volkswagen ao listar as marcas alemãs…Falta grave. E não há justificativa, nem explicação. Mas é claro né Flávio, se não foi esquecimento, certamente foi por algum motivo pessoal, oque eu duvido…mas, o blog é seu, e o intruso aqui sou eu. Digo, o visitante xarope…Man!

RESPOSTA DO FG:

Citei a Porsche, que é a mesma coisa.

Ingryd Lamas
14 anos atrás

Sei bem como é, sou de Juiz de Fora e conheço muitos dos engravatados que trabalham por lá, quando a fábrica foi construida e inaugurada, há muitos anos atras, eu ainda era uma criança, e lembro que tinha amiguinhos alemães novos na escola, foram funcionarios da Alemanha para Juiz de Fora, e ficaram lá por um bom tempo, o glamour da fábrica durou pouco mais de 2 anos, e durante esse tempo, uma onda de Classes A invadiu a cidade, eram de tds as cores, mas todo mundo tinha um, mas a sociedade juiz forana continuou a ver a historia com distancia, duvidosa. Eu adorava os domingos, quando ia pro sitio da familia, e passava pela fabrica, e ver o patio cheeeeeeeeeeeeeio de carrinhos, era a parte mais esperada da pequena viagem e meu pai sempre avisava “tá chegando na mercedes filha” eu levantava do banco e de joelhos grudava a testa na janela, vai saber pq, mas a imagem dos parar brisas, brilhando ao enlaranjado por do sol, era simplesmente fascinante. Pois bem, logo depois disso, os boatos começaram, e a fábrica já foi dada por falida, e fechada, zilhões de vezes. O tempo passou e a coisa continua, um papo brabo, de fechar MESMO as portas rola sério pelos papos de boteco há uns dois anos, e pra falar a verdade, nunca duvidei, depois que os para brisas brilhantes sumiram do pátio, aquilo ali literalmete nao serve pra nada, a não ser pra testar a potencia do seu motor, na reta imensa que passa em frente a fábrica.

Phillipe
Phillipe
14 anos atrás

A Audi montou fábrica? Pra mim, ela pegou carona na fábrica da VW no Paraná, aproveitou que o A3 tinha a mesma estrutura do Golf e resolveu montar o Audi lá também. Não foi uma fábrica exclusiva pro A3. Tanto que hoje, são montados o Golf e aquela aberração automotiva, o Fox.

Nilton Lopes
Nilton Lopes
14 anos atrás

O Classe A seria competitivo mesmo com toda eletrônica e a Mercedes sabia disso, o que a Mercedes não sabia é que o Fernandinho iria soltar as rédeas da economia após se reeleger (devem ter ouvido a Mírian Leitão, que só faltou garantir a estabilidade semanas antes das eleições), a cotação do dollar foi para as alturas e com vários componentes importados, o preço do carrinho disparou na época do lançamento, inviabilizando um carro que estava uns 8 anos a frente do que se vendia por aqui.

Cláudio - SP
Cláudio - SP
14 anos atrás

Só por curiosidade, dei uma xeretada nos sites lá da Alemanha. Um CLC sai por 26 mil euros, um Astra (Vectra GT-X) / Focus / i30 comparáveis saem por 24 mil euros. Um classe E começa por 41 mil euros, enquanto que o Azera está em 40 mil euros.

Quanto é que essa fábrica produziria, se eles vendessem aqui uns 10~15% mais caro que os concorrentes diretos ?

Edilson Vieira
Edilson Vieira
14 anos atrás

Fiquei fã do Clase A na época do lançamento, mesmo achando ridículo o espaço interno. Mas o design e a tecnologia me cativaram. O carro não deu certo porque os pobres brasileiros que poderiam comprá-lo ficaram talvez, com medo de sequestro, assalto…. bom, tem um na minha rua por 15 mil reais. Acho que agora eu embarco nessa…

CLAUDIO SOARES
CLAUDIO SOARES
14 anos atrás

ERIC, tive um Classe A tambem.
Concordo em tudo que vc falou, ou melhor, escreveu. Tive que escutar muito que havia comprado “UM POPULAR DA MERCEDES!!!” o que eu respondia, que popular da Mercedes era “ONIBUS” !!!

Mas o problema realmente não era o carro. A suspensão por exemplo, era dura demais para as ruas brasileiras e te sacudia todo ao passar nas irregularidades e buracos.

Marcio Vieira
14 anos atrás

será que vai ter promoção para desovar o que restou? Bonito o carro

YPVS
YPVS
14 anos atrás

FG, sem dúvida que o Classe A foi um imenso fracasso. Mas eu acho que a planta já estava pronta qdo tiveram que encher o carro de eletrônica por conta do tal teste do alce. Com isso o preço do carro subiu, na época, R$ 4.500,00. Não fosse isso, ele custaria o mesmo que um Gol CL 1.6 zero km. Acho que a história teria sido diferente. Sem contar que as propagandas do Classe foram, pelo menos ao meu ver, terríveis. Uma mensagem do tipo:”Olha só seu pobre, agora vc pode ter um Mercedes tá”.
Com relação a Chrysler concordo em gênero, número e grau. Agora, se quiser uma banheira compra o 300C. O melhor Chrylser já feito. Bom, isso vc sabe pq. A base é o Classe E da alemã.

LBM
LBM
14 anos atrás

Cheguei recentemente da Europa e o modelo anterior, pelo que vi nas ruas, era muito bem aceito.
Deve ser outra conseqüência da crise…

Genésio
Genésio
14 anos atrás

Pois é… os consumidores gringos são espertos e não engoliram o truque de transformar um modelo velho (o C-Sportscoupé) em modelo novo (o CLC), fazendo meia dúzia de alterações estéticas.

O CLC mineiro é o único modelo da Mercedes que ainda tem plataforma dos Classe C antigos. Todo o resto da linha mudou. Tentaram esticar a vida do carro e, ao mesmo tempo, aproveitar a fábrica ociosa em Juiz de Fora. Pelo visto, não está dando pé… Lamento pelos funcionários.

Eric
Eric
14 anos atrás

A Audi ainda vendeu A3 para cacete de 1999 a 2006.Mas acabou o contrato com a Senna e o carro já havia mudado na Europa e então……com o carro cansado aqui,desvalorizando muito…..

Roberto Martinez
Roberto Martinez
14 anos atrás

Concordo 100%

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
14 anos atrás

O Classe A foi um excelente carro, com um lançamento conturbado (o capotamento no “Teste do Alce”) e uma péssima campanha de vendas no Brasil. O “slogan” da marca para o modelo era algo como “É você de Mercedes”, o que queria dizer “Até você que é pobre pode comprar um carro que normalmente só os ricos têm”. Depois, fizeram uma propaganda com o “tio da Sukita” declinando de um pedido da ninfeta maravilhosa do prédio, o que queria dizer “Classe A: carro de gay” (desculpe, Nick). Por fim, o carro era muito pequeno de entre-eixos, e por isso “gangorrava” muito. No exterior, aumentaram o entre-eixos dele, benfeitoria que nunca chegou por aqui.

Aliás, falando em benfeitoria que não chega aqui, talvez seja esse o motivo da morte do Audi A3. O Audi até que vendia bem. Tinha o problema de vender bem para novo rico, jogador de futebol, cantor brega, mas vendia bem. Por algum motivo, porém, resolveram não produzir o modelo reformulado no exterior por aqui. Aí começaram a queimar os A3 aqui produzidos, com motor 1.6, poucos equipamentos. Virou um carro “comum”, desatualizado, com público de gosto duvidoso, acabou.

Voltando à Mercedes, o CLC é carro pra fechar a fábrica mesmo, né? Não tem espaço, não tem esportividade, não tem motor. Se eles quisessem essa fábrica aberta, produziriam o Classe C ali, e não um carro de nicho de mercado. Fizeram isso pra queimar a fábrica mesmo, pra justificar as demissões, na minha opinião.

Paulo R. Filomeno
Paulo R. Filomeno
14 anos atrás

Engenharia é uma coisa, e nisso os alemães são nota 10, seja em qual campo for.
Agora, negócios dependem muito de uma série de fatores além do mercado. E um dos fatores para um monte de empresas estarem indo ou terem ido à bancarrota é que seus executivos terem enxergado apenas os cifrões no curto prazo, fazendo fusões, agregações, construções de fábricas, etc., que muitas vezes foram motivadas por decisões erradas no passado.
Tudo isso por causa do aumento imediato dos lucros e resultados exigidos pelo mercado (leia-se Wall Street), com pelo menos dois dígitos (mínimo 10%…) ao ano, coisa que não se sustenta de jeito nenhum.
E por parte deles, se tudo der errado, ficam os bônus e gordas indenizações em caso de demissão. Se o cara sabe que vai ganhar alguns milhões de dólares se for demitido, não fica com muito medo de errar. Se der tudo certo, o cara é gênio e louvado, se der tudo errado, bota a grana no bolso e vai pra casa.

Eric
Eric
14 anos atrás

Brasileiro é um povinho maria vai com as outras….a Classe A era um PUTA carro,e falo com propriedade pois tive 3 na familia(160 semi-auto,190 mecanica Canhão!!! e uma 190 Automática Sportronic.

Era um carro que custava BARATO pela tecnologia embarcada,mas vendia menos do que uma bosta de Meriva por exemplo….ou um mero FIT 1.4……PELADO!!!!!!!!!!!!

A merda maior que a MB encontrou de MKT nesse carro foia seguinte….ficou taxado de Mercedes de pobre…..e orgulhoso que só,o brasileiro não abraçava a ideia do carro…

Ricardo Barbosa
Ricardo Barbosa
14 anos atrás

Fiz test-drive em um modelo CLC, bom carro mas caro demais pra um carro de dois lugares (tente entrar no banco dos passageiros e depois me falem como foi). Mesmo com o IPI reduzido e a montagem sendo feita no Brasil, os R$ 124 mil é muito pelo que o carro oferece. No mais acho que decisões como essa de montar um fábrica para um único modelo (como o Classe Argh) é muita pretensão em epócas de vagas gordas, depois não entendem como estão em crise.

Rodrigo Mora
Rodrigo Mora
14 anos atrás

Flavinho, só uma correção. O CLC era realmente feito só para exportação, mas desde março é comercializado oficialmente aqui também. Preço: R$124.900…..O A3 dá pau…

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

O Classe A podia até ser um automóvel que tinha boa relação custo x benefício. Mas só para aficcionados ou entendedores de tecnologia automotiva. Porque a maioria dos usuários brasileiros, acha que carro não precisa de tanta tecnologia e eletrônica embarcada.

O comprador pagava muito caro num carro que o povão achava que era uma espécie de Fox melhorado ou Uno melhorado.

Em setembro do ano passado, numa viagem que fiz de BH ao Rio, ao ver um “mar” desses carros no pátio da montadora, comentei com minha esposa: Essa fábrica não vai durar muito. Ninguém deve estar comprando esses carros.

André Marchiori
André Marchiori
14 anos atrás

Visitei a fábrica da Mercedes em Juiz de Fora em 2003. A linha de montagem do Classe A era o que existia de mais moderno. Painéis luminosos indicavam qual seria a produção do dia (que era controlada de acordo com a demanda), os dois prédios (enormes) eram ligados por uma plataforma suspensa envidraçada (na qual era possível ver os carros em linha sendo montados), havia tratamento e reaproveitamento da água utilizada, enfim, um investimento tremendo em tecnologia de produção. Mas de nada adianta produzri muito bem algo que não vende. Nessa prova, os alemães tiraram 10 em engenharia e 0 em marketing…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Se não fosse preta eu pensaria que alguém levou meu Kadett e pôs essa estrela na frente pra disfarçar.