A F-1 ACABOU (2)

SÃO PAULO (muita calma nessa hora) – Bem, bem, bem. O comunicado da FOTA não dá margens a especulações. Não se trata mais de uma ameaça, mas de uma decisão. Que me surpreende, para ser sincero. Eu achava que no fim das contas Mosley iria vencer, dado o teor da enorme carta divulgada terça-feira, embasando todas suas decisões e acusando diretamente a Ferrari de liderar uma tentativa de levante com claros interesses próprios.

Venceria rachando a FOTA. Mosley não se importaria com deserções da Toyota, da Renault, da BMW Sauber, da Red Bull e da Toro Rosso. Essas ele sempre achou que não têm importância, entram e saem, não são comprometidas com a F-1. Também não se importaria se a Ferrari resolvesse bater o pé. Mas queria atrair Brawn e McLaren. Esta última seria seu grande trunfo para mostrar ao mundo que a Ferrari era a vilã da história.

Contava, para isso, com o pisar em ovos da McLaren desde o caso da espionagem e da mentira de Hamilton em Melbourne. Achava que o time prateado, para evitar problemas, acabaria cedendo, levando junto a Brawn por causa da Mercedes. Além do mais, Ross Brawn não é exatamente o maior amigo de Luca di Montezemolo por conta dos protestos do início do ano em relação aos seus difusores.

Mas talvez Max não considerasse seriamente a possibilidade de um novo campeonato. Com seus times novatos, mais a tradição da Williams, a Force India, a McLaren e a Brawn, daria um pé solene na Ferrari e nas montadoras que tanto abomina.

E não abomina por questões pessoais, aqui vale o parêntese. Há anos Mosley alerta para a instabilidade de uma categoria cujo alicerce são empresas dirigidas por gente que não tem no esporte um fim, mas um meio. Diz ele na carta de terça: “Quando a Honda anunciou sua desistência em dezembro de 2008, já havia feito sua inscrição para 2009 e era contratualmente obrigada a competir. Duas coisas ficaram claras para a FIA. Primeiro, qualquer montadora poderia sair a qualquer momento. E a FIA não teria como recorrer contra essas montadoras, contra a empresa principal, apenas contra as equipes que não teriam patrimônio nenhum, exceto suas dívidas. Segundo, que era muito provável que outras montadoras fizessem o mesmo antes de 2010”.

Segue a FIA, sempre com muita propriedade: “A Renault depende do governo francês. Parece duvidoso que os contribuintes franceses estivessem dispostos a gastar o dinheiro de seus impostos, em quantias tão altas, numa equipe de F-1. As operações da Toyota verificaram perdas pela primeira vez na história, e ela poderia desistir de gastar centenas de milhões numa equipe, enquanto a BMW, que faz enormes sacrifícios para cortar os custos em sua operação principal, poderia decidir não gastar pesadamente em seu time”.

“Diante da possibilidade de termos apenas 18 carros no grid em Melbourne e de as coisas piorarem em 2010, a FIA teve de agir. Havia dois passos óbvios. Primeiro, uma aproximação ao sr. Montezemolo para obter dele uma garantia de que as montadoras estariam no grid em 2010 e que a situação da Honda não iria se repetir. Segundo, iniciar conversas com a FOTA na direção de cortar os custos a um ponto que fizesse com que uma eventual saída das montadoras se tornasse improvável, que viabilizasse a existência das equipes independentes e a entrada de novos times.”

Aí seguem várias críticas a Montezemolo. Ele teria prometido as garantias, mas nunca apresentou sequer uma carta das montadoras garantindo seu compromisso com a F-1. “Nem mesmo da companhia dele, a Fiat”, diz a FIA. Depois, na reunião do Conselho Mundial de 17 de março, a Ferrari votou contra o teto orçamentário, mas não contra as liberdades para as equipes que o adotassem. Mais tarde, em outro Conselho Mundial, em 29 de abril, foi votado o regulamento para 2010 em detalhes. Montezemolo não apareceu. Elegeu o presidente da comissão italiana de kart, “Mr. Macaluso”, com uma procuração para votar em nome da Ferrari. Macaluso também não apareceu e participou da reunião por videoconferência. Votou contra as regras (foram dois votos contra), sem justificar o voto.

Veio depois a ação da Ferrari na Justiça francesa, e mais reuniões, e a FOTA empurrando tudo com a barriga, inclusive uma tentativa de esclarecer como seria feito o controle financeiro do teto orçamentário. Max foi ficando de saco cheio.

O presidente da FIA acha que a FOTA quer controlar a grana e as regras. Tem razão, quer mesmo. E argumenta que a F-1 precisa de um órgão regulador imparcial e independente “pela própria natureza do esporte”, porque ele é disputado “por pessoas que querem vencer (literalmente) a qualquer custo”. “Há vários exemplos disso, envolvendo ao menos quatro equipes da FOTA, nos últimos anos”, diz o texto. “Um bom governo não significa que a Ferrari deve governar. (…) A Ferrari é representada no Conselho Mundial desde 1981 e nunca se opôs aos nossos processos ou decisões até abril e maio deste ano.”

Mosley termina sua carta com uma reflexão um pouco mais filosófica sobre a F-1. “A discussão é sobre os princípios da F-1. Sobre liberdade técnica. É o reconhecimento da FIA e de várias equipes de que você pode ter liberdade técnica, liberdade para inovar, ou liberdade para gastar sem limites. Não é possível sustentar as duas coisas. (…) Comparada com as propostas da FOTA, o regulamento de 2010 é muito mais livre. A FOTA propõe não testar, eliminar o KERS, padronizar câmbio, aerodinâmica, limitar o trabalho nas fábricas. Em vez de buscar meios econômicos para fazer coisas inovadoras (que é o espírito da F-1 e o desafio da indústria automobilística), a FOTA quer impor restrições e diminuir os desafios técnicos.”

Mosley tem razão em tudo. O cenário econômico mundial não comporta a gastança da F-1 e as incertezas quanto à participação das montadoras. A Ferrari quer tomar conta de tudo, é o que Max quer dizer. Comprou a briga. Perdeu oito equipes, mas pode ganhar 15. Só que sem McLaren e Brawn, vai ter de ser muito hábil para montar uma nova F-1 que seja atraente para o público e para os parceiros de sempre.

Do outro lado da trincheira, as oito rebeldes também terão dificuldade para montar um grid razoável. Quem vai querer competir com gigantes que gastam o que querem? Quem vai querer colocar um carro na pista para levar ferro das já estabelecidas? E os contratos com os autódromos e com as TVs?

É o maior racha da história da F-1. Por enquanto, é tudo que dá para dizer.

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Eudemar
Eudemar
14 anos atrás

GENTE, VAI SER PRECISO MUITO DINHEIRO, PRA FAZEREM UM NOVO CAMPEONATO DE F1, FORA DA FIA! a FOTA ESTÁ MALUCA, PENSANDO QUE ISTO VAI SER UMA BELEZA!
VAI DAR COM OS BURROS NÁGUA, NÃO ENCONTRARÃO PATROCINADORES, COM ESTA CRISE ECONOMICA, PARA BRINCAREM DE CORRIDAS, SIM, POIS TERÃO DOIS PILOTOS, CONCORRENDO, PRA QUEM IRÃO ESCOLHER, PRA VENCER!
SERÁ UM CAOS TOTAL!
NÃO VÃO CONSEGUIR MONTAR CAMPEONATO, NENHUM, POIS TUDO GIRA EM TORNO, DE MAX E BERNIE, NÃO TERÃO OUTRA OPCÃO!
OU F1 COM A FIA OU NÃO VAI TER F1 EM 2010!

Rodolfo Ricci
Rodolfo Ricci
14 anos atrás

O interesante é que só você percebe como a Ferrari é malandra.
Empresas como Toyota, Mercedes, BMW são todas cordeirinhos.
São bobinhas e cairam no conto da Ferrari.
Max, o nazi sexo masoquista, é democrata, faz as regras com grande antecedência, e estamos há mais de 20 anos sem nenhuma mudança de regulamentos.
Realmente acredito estar em outro mundo, ou você está ainda acreditando que Stalin gostava de crianças e estava criando um mundo maravilhoso..
Me desculpe, Flavio, mas essa é o meu comentário a respeito da sua crônica…
.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

SOMENTE COINCIDÊNCIAS

A IRL foi uma dissidência da F-CART.
A IRL ficou com Indianápolis e Penske.
A F-CART se uniu (faliu) com a IRL e se tornou F-Indy (retorno)

A FOTA (WGP) está sendo uma dissidência da FIA (F1)
A FOTA ficará com Mônaco e Ferrari.
A FIA futuramente se unirá com a FOTA e se tornará Grand-Prix (retorno)

Quem viver verá!!!

Roberto
Roberto
14 anos atrás

No final o sr. Max vai até deixar o cargo para preservar o futuro da f1 e assim evitar a saída das equipes. Temos até o final do ano para que as coisas mudem.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

A WORLD GRAND PRIX SERÁ MUITO MELHOR DO QUE A F-1, SENDO COMANDADO PELAS EQUIPES. ELAS VÃO COLOCAR O CAMPEONATO SEM INTERVENÇÕES DE TITIO MAD MAX.
SERÃO MUITO MAIS INTELIGENTES NAS CONSTRUÇÕES DOS CARROS. TERÃO LIBERDADE DE FAZER QUALQUER CHASSIS, DIREITOS EXCLUSIVOS DAS TRANSMISSÕES DE TV, PATROCINADORES DE PESO, GRANDES EQUIPES E GRANDES PILOTOS. SÓ A PARTE DOS CIRCUITOS EM QUE VÃO CORRER É QUE TERÃO PENDÊNCIA. MEIOS JURÍDICOS TENTARÃO A QUALQUER CUSTO IMPEDIR A ENTRADA DOS CARROS NOS CIRCUITOS. O DONO DO CIRCUITO DE MÔNACO JÁ DISSE QUE SAIRÁ SE FERRARI E OUTROS SAIREM.

A F-1 VAI PERDER MÔNACO, FERRARI, RENAULT, ALONSO, HAIKKONEN, PATROCINADORES…. VÃO FAZER A LIMPA GERAL. MAX DEVE ESTA SENDO FRITADO. RSRSR

paulo
paulo
14 anos atrás

Ricardo Teixeira na CBF faz o mesmo que o Mosley na FIA.
Quais são os pros e os cons?

Max (socialismo da F1) x Montadoras (capitalistas da F1)

Shelda
Shelda
14 anos atrás

Por mim essa merda ja teria acabado à muito tempo… vai sobrar mais petróleo vocês não acham?

Pepe
Pepe
14 anos atrás

Acho legal a FIA querer impor quanto as equipes devem gastar, determinar limitações técnicas, acabar com testes, etc. Parece interessante, só que seria o mesmo que as equipes, que são as protagonistas do espetáculo, que se expõe, que correm os riscos, acharem que devem ingerir em quanto a FIA e o próprio Mosley pessoalmente devem gastar em prol do esporte. Na minha opinião cabe à FIA organizar um campeonato rentável e dando prioridade às decisões e pareceres de quem faz o espetáculo e considerando as opiniões dos patrocinadores que tanto investem e tanto se arriscam e dos espectadores, pois, são a fonte do sucesso ou não do espetáculo. A FIA por sua vez quer impor o que ela acha, forçando a razão de cima para baixo ao estilo nazista. Creio que ao Sr. Mosley deveria ser dado o prêmio “Chicote de Ouro” pelo especial dessecerviço que tem trazido à F1. Outra coisa, chamar toda essa parafernalia tecnica e todos os imensos intereses envolvidos, onde até os pilotos, patrocinadores, fornecedores de peças são escolhidos em função do pais que representam, tornando o negócio profissional do lado mais lucrativo, não me parece ser “esporte”, me parece sim ser competição não esporte, até porque o que menos conta é o lado esportivo, ou seja, a participação do piloto, pois, a maioria desses pilotos que ai estão, com o melhor carro também ganhariam campeonatos e não creio que disputa de carros possa ser considerado “esporte”. Espero que tudo se resolva bem em prol da competição.

HEnrique
HEnrique
14 anos atrás

Fota neles

Luis Henrique
Luis Henrique
14 anos atrás

A F1 morreu há muito tempo no Brasil. Não há mais público, nem anunciantes.Os grandes responsáveis por isto são: 1. Piloto sub medíocre chamado Rubens Barrichello, cujo sentimento que causa nos outrora entusiastas transpôs a linha do lamento e frustração para o constrangimento vergonhoso e a aversão, que é o reconhecimento da incompetência contrastante. 2. A emissora Rede Globo que insistiu nesta figura triste, consolidada por esse pária falastrão e iletrado chamado Galvão Bueno.

Thiagones
Thiagones
14 anos atrás

Flávio, seu texto é bom, mas acho que existe um “algo mais” que nunca e jamais saberemos.

Tudo que envolve muitos milhões e leia-se FOTA e FIA com certeza não é discutido sem uma boa dose de interesses de todos os lados possiveis.

ADORO F1, mas estamos num mundo meio diferente hoje. Gastos exagerados são incorretos, mas um regulamento dúbio também é.

Por fim, acho que muita agua vai rolar. Como li em algum comentário acima, existem acordos de TV, patrocinio e muitos outros que com certeza, somadas as multas recisórias, teremos problemas.

Vejo ainda mais. Cidades que investem dinheiro no circo da F1, poderiam processar a categoria? (FOTA e FIA) Ao meu ver isso é possivel.

Por isso enquanto eu não ver duas categorias distintas correndo com carros de verdade….

Em tempo, FIA ou FOTA se for pra ver uma corrida, dificilmente acreditaria na FOTA, pois toda instituição baseada em empresas não é confiavel e com certeza teremos resultados combinados.

fernando
fernando
14 anos atrás

Podem apostar, a Record e o Bispo Macedo já compraram os direitos da FOTA, Ana Hichman de comentarista (só nas curvas). Dá-lhe FOTA e seja o que Deus não quiser.

Andre
Andre
14 anos atrás

Béeee… ERRADO! CONTRAMÃO!
O Mosley está na contramão. Crise?? De tempos em tempos o mundo passará por ajustes. A F1 é o maior evento de SP, a 4a maior cidade do mundo. Gera e mantém empregos, pesquisas em desenvolvimento, coisas que usam lá usamos hoje em nossos carros.
Crise? Tá com medo de ir no banheiro come gelo.
PENSEMOS GRANDE!!!! PRA FRENTE!!!
Como queremos ver carros correndo durante 2 horas a 800 cavalos usando energia do sol ou renovável como o Kers daqui alguns anos, se esses caras que estão NA CONTRAMÃO da evolução querem limitar orçamento com medo de uma crise que está nos deixando mais fortes, e ainda passaremos por outras.

Clemilton
Clemilton
14 anos atrás

Sou a favor da FOTA e contra a ditadura de Mosley, não há campeonato sem Ferrari e Maclaren, a FIA só que impor regras ao invés de discutir primeiro, chega de ditadura vamos formar um novo campeonato com aspecto de democracia.

Ronaldo
Ronaldo
14 anos atrás

Acredito que Sr. Max Mosley deu um tiro no proprio pé, talves essa mudança radical venha a beneficiar o esporte como um todo, apesar das consequencias judiciais que possam arrecadar. Fala-se em preços mais baratos para as competições, para as transmissões de radio e Tv e para os fans da velocidade. Quissas
seja esta uma nova Formula1. Vamos Esperar para ver

Fernando
Fernando
14 anos atrás

Que bom, eu acho um absurdo alguém querer controlaro que eu posso ou não gastar!!!!!
Se as equipes possuem muito dinheiro, bom pra elas que podem investir muito em carros melhores e mais potentes.
Se não tem dinheiro pra investir, por que quer competir?
A ferrari faz muito bem em sair da F1, pois ela seria a maior prejudicada!!!!!

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
14 anos atrás

Fico com a FOTA.

Acho perfeitamente plausível que as equipes queiram comandar o espetáculo (leia-se tb $$$).

E pq Ferrari e McLaren não podem se unir? Tem interesses em comum e o principal deles é o negócio que significa a razão de sua existência.

Gomes, por favor, não compare Ferrari, McLaren e Williams com montadoras, elas estão lá há muito mais tempo. Elas nunca abandonaram o barco. São grandes equipes e representam a excelência em tudo o que está relacionado ao automobilismo.

Abç

Dino
Dino
14 anos atrás

A F-1 já faz tempo que tá de mal a pior. Tá na hora de acabar mesmo.
Pelo menos assim vamos ficar livres do Galvão Bueno falando
besteira.

Eder Moraes
Eder Moraes
14 anos atrás

Se a FOTA aderisse ao teto orçamentário da FIA haveria demissões em massa nas montadoras.

Sou FOTA!

Carlos Renato - São Carlos
Carlos Renato - São Carlos
14 anos atrás

A limitação é algo horrivel veja o que aonteceu o Max consegui com as imposições colocar a Brawn uma estreante como virtual campeã antes da metade do campionato e pior conseguiu ferrar a ferrari e a mclaren, esta formula 1 q eles querem sem competição???

ted
ted
14 anos atrás

Eu só quero saber qual competição vai ficar com a Globo para eu assistir a outra, assim finalmente fico livre do Lixão bueno !!

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Ao ler os comentários de nossos amigos dá para se perceber que a FOTA pode dar certo.

– Varios carros por Equipe.
– Venda de chassis liberada.
– Livre e forte comercialização de motores.
– Mais de um patrocinador por Equipe.
– Preços mais acessiveis de ingressos.
– etc, etc, etc.

É bom o nosso amigo Max tomar cuidado também. Um grande negocio também se faz com grandes somas de dinheiro. E numa crise tão grande como essa… por incrivel que possa parecer… de vez em quando gastar um pouco mais de grana pode ser a solução.

Teoria de Bar: Um dos grandes problemas que assola o mundo é a nossa busca incessante por conter/baixar os custos… dessa forma acabaremos matando todos os nossos parceiros comerciais e os nossos empregos e diminuindo a capacidade de consumo de todos…

Obs.: que belo sofisma…

Abraços

Imperador Ricardo Bigliazzi
Economista de Plantão.

Alexandre
Alexandre
14 anos atrás

Tem muito gente babaca no mundo. Pessoal não percebe que a F1 só era F1 pq justamente se gastava milhões nela, pra desenvolvimento de carros, motores etc etc. ESSE É O CHARME da F-1, sempre foi, desenvolvendo coisas que hj vemos nos carros de passeio…motores turbo, controle de tração, ABS, suspensão ativa, etc etc. Estabelecer limite orçmentário é coisa de cabeça pequena. F-1 é excludente MESMO! Não tem como investir não precisa entrar, é por isso que ERA F-1. Pq só entra a NATA do automobilismo, era um catalisador de inovações, esse sempre foi o espírito da F-1. Os pilotos sempre foram uma outra metade da categoria não o todo, essa balela de ficar falando em “emoção”, disputa entre pilotos apenas bla bla bla é coisa de quem não entende o espírito inicial e que levou a F1 a ser o que ERA. É o conjunto de todos os fatores, investimento, equipes, inovação e por último piloto. Quer ver disputa só de pilotos???! Vai lá e assiste kart, vai e assiste uma modalidade de corrida onde todos os carros sejam “padrão” oras, F1 DEFINITIVAMENTE NÃO É O SEU LUGAR!

Sem+

Mauricio
Mauricio
14 anos atrás

Flávio parabéns pela matéria sobre F-1.

santris_tea
santris_tea
14 anos atrás

Para mim a Ferrari eh uma chorona soh pq naum esta ganhando quer colokar defeito em tudo pq se estivesse vencendo as corridas duvido q aconteceria isso (dai o teto orcamentario poderia ser de 10 milhoes que naum iriam reclamar de nada) e as outras equipes saum paga pal desta merda da Ferrari ateh a Mclaren que tanto admirava.

Helio
Helio
14 anos atrás

No beiseboll, se o Yankes pudesse, contrataria todos os melhores, dinehiro não é problema pra eles, nem o Red Sox….graças aos limites impostos , são os melhores campeonatos do mundo…..

Helio
Helio
14 anos atrás

A Ferrari quer dominar tudo de novo. É o fato todo. NBA tem limite; NFL tem limite; MLB tem limite; euroliga tbem tem…e sabem porque ? Peguem a NBA e imaginem o Laker contratando o LeBron, o Howard, o Torkuglu, e por ai vai…teria graça ? Quem passa do limite imposto pela NBA, paga a diferença em dobro para as menores. A Ferrari concordaria com isso ? McLaren tbem ?

Romulo
14 anos atrás

Bem feito para o Mosley , se achava o dono da F1.Gastando o dinheiro da F1, na FIA, fazendo suas orgias sexuais e ficando rico com o dinheiro da F1. Quem tem que mandar na F1 são as equipes e não a FIA e, o dinheiro que a F1 gera, todo ele tem que ir para as equipes tambem, são elas que investem na F1 e não a FIA, que so faz gerar papel fazendo regulamento torto. Mande agora o Sr Max Mosley fazer a sua F1 com equipes novas dele como a USF1,Campos, Manor e outras mais; nem o Nakagima iria correr la , e compre tambem uma emissora de TV, Sr Mosley, para transmitir a sua F1 porque ninguem vai querer transmitir esta F1 fajuta sua.
Acho tambem que o Sr. poderia convidar o Barrica para correr la, dando um carro da USF1 para ele, quem sabe com motor das falidas; GM, do opalão 4.1 ou FORD, motor CHT 1.6 turbinado. Ja pensou o Barrica com este carro competindo com os carros da Manor, Campos, Force India; cheio de Nakagimas Sans pilotando. Sera que ele iria ganhar alguma coisa? Acho que nem assim ele ganharia.Ou então, Sr Mosley, junte-se ao Barrica vai jogar golfe e fazer uns bacanais por ai e, ve se some da F1, porque de dirigente metido a mandão e que não faz nada pelo esporte, nos brasileiros ja estamos cheios por aqui..
Ai Flavinho, coloque sua DKW nesta F1 do Mosley que voce vai chegar na frente pelo menos do Barrica… Heim…

Elton
Elton
14 anos atrás

Tradição???

Ferrari – Leia-se Fiat (e sem o Commendadore)
Mclaren – Leia-se Mercedes (e sem Bruce Mclaren / Teddy Mayer / Ron Dennis)

A Ligier (com Guy Ligier)e a Tyrrel (com Ken Tyrrel) também eram equipes tradicionais quando abandonaram a categoria… e a F1 sobreviveu.

A F1 pode sim resistir à falta de mais esses dois nomes, que na verdade foi a unica coisa que restou.

E em 2010 motores padronizados da Cosworth, teto orçamentário, e liberdade para os projetistas criarem… a F1 vai voltar ao início dos anos 80. Não era isso que todos queriam???

Pra mim tá ótimo.

O campeonato da FOTA não dura muito tempo, é só aparecer mais uma crise financeira, e a Ferrari volta… toda humilde.

João Santanna
João Santanna
14 anos atrás

Eu nunca vi tanto comentário em outras notícias mais importantes para nós Brasileiros……..:))))))

Gastando mais, gastando menos...
Gastando mais, gastando menos...
14 anos atrás

Muito esquisita essa estória de “teto orçamentário”, com o qual as grandes não concordaram. Querem gastar muito mais do que um estipulado para todas as equipes e por isso boicotam um esporte que atrai milhões de pessoas no mundo todo? Sem teorias conspiratórias nem nada mas que é estranho, isso lá é…

LuiZ Souza
LuiZ Souza
14 anos atrás

Tem gente apoiando a Fota, um para pra pensar um poco !

Qual montadora vai injetar tanta grana em equipe para a categorai da Fota ?, Renault já disse que pega o boné no final deste ano e sai da F1, e acaba com o time, já está tendo patrocinadores indo embora.

2º Na hora que a grana aperta, de ondi vão tirar o $$.
As motadoras são motadoras, vendem carros, a F1 para elas é soh um meio de ficarem expostos para o mundo inteiro.

Qual é o principio da montadora eh vender carros e não competir por uma categoria. F1 para eles é soh mais um negócio, que se vier a dar prejuizo elas encerram, como aconteceu com a Honda !.

A FIA quer limitar os gastos somente, mas dá toda alento para invoações e testes.

Me dia nestes ultimos anos qual foi a inovação técnica que veio da F1 para o carro do dia a dia ??

Nenhuma !!!!, há anos vimos uma F1 não competitiva cujo soh 2 times tem chance de vencer. pois gastam mais tinham mais condiçoes para realização de testes e etc.

Quando ouve algumas limitações a Brawn deu um banho nas gastonas !!.

Se houvesse as regas do ano que vem neste ano. Ferrari e outras equipes já teriam chegado no nível da brawn, pois seus engenheiros realizariam testes.

Hoje atualmente não chegam no nivel pois os teste sao proibidos. Como vou utilizar algo novo se naum posso testar ??

Não tem como tirar a vantagem.

Oque faz o publico ver a F1 é a disputa, não carros carissimos cujo vão andar um atras do outro sem ultrapassagens sem emoção. apenas andar em trilho como acontecia ateh o ano passado.

E anos atras cujo quem fazia as 3 primeiras voltas na frente ganhava a prova e tudo estava decidido.

Haverá perdas dos dois lados FOTA e FIA.

Mas digo quem vai entrar no camp da fota onde sabem q vao perder pois estão anos luz atras e ngm vai financiar isso, se saber qto terá de retorno !.

Eric Py
Eric Py
14 anos atrás

Como disse alguém acima, “o dinheiro é a mola do mundo”. E não é de hj que vemos as Equipes cobrando uma distribuição mais justa das receitas da Fórmula 1. Este é o fator principal. Inclusive a FOTA diz isso em seu comunicado neste trecho: “Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares dos times foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais desde 2006.”
Não sei se trata-se de uma questão de quem manda mais. Mas com certeza a arrogância e a forma com Bernie e Mosley trataram tudo na F1 até hj é o grande causador isso. Bernie tem a força da grana e enquanto as equipes reclamavam ele dava bananas a quem aparecia. E no caso do chicotinho ele detonou o Sr. Max dizendo q este deveria renunciar. Até sentir a pressão das equipes unidas. Mudou seu discurso e começou a apoiar Mosley. Enquanto Mosley sempre que conveniente enfiando o q deseja goela abaixo. Ora se a F1 nunca foi feita por apenas uma parte que pelo menos a coisa fosse mais democrática. Democrática em grana e em regras. Acredito q as equipes esperaram demais pra chegar a este ponto. Não defendo ninguém mas todo mundo tem o seu limite. E aparentemente o das equipes chegou e eles tomaram uma decisão. Ao invés de manter o jogo político eles avisaram quais seriam a medidas. Os Srs Mosley e Bernie duvidaram e continuaram suas vidas. Agora as equipes mataram a cobra e mostraram o pau. Todos saem perdendo é sabido. Tanto FiA quanto FOM e FOTA. Mas isso é mundo real num dá pra ficar brncando de fazer reunião. e coisa tomou rumo. Se vai dar certo se vai ser melhor, só saberemos quando o dia chegar.
Mas tenho certeza q a formação da FOTA não se deu no ano passado. A coisa deve estar sendo articulada há muito mais tempo. Então o q estamos assistindo hj é apenas o desenrolar de uma briga muito mais antiga do que estes últimos 2 meses.
Quanto as razões q o Sr Mosley justifica suas ações, razões estas em que FG e eu tb concordo, são muito nobres. Mas muito filosóficas e teóricas. E não justificam a forma como foi feito. De supetão e autoritária! Não adianta bater e depois assoprar.
Pra encerrar, da mesma forma q vemos hj um racha amanhã podemos assistir o mesmo q houve com Cart e IRL, rachou e tempos depois houve uma fusão.

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

É… nesse mundo, money rules!!!

anisio
anisio
14 anos atrás

Quero mais que a F1 vá para o vinagre logo! quem perde tempo vendo esta porcaria na T, deveria dar uma expiada na Indy. ´we muito mais corria e tem brasileiro copetindo para valer e ganhando. Mas brasileiro é otário mesmo, só assiste globo. Então fiquem ae, esperando o Rubinho chegar em primeiro… um dia ele chega esperem…. mas esperem deitados ok?

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

O problema maior é o teto orçamentário. Se uma equipe tem mais dinheiro que outra, e daí? E hoje em dia, o importante não é ter muito dinheiro. O importante é saber preparar um carro de corrida. É o caso da Brawn . É uma equipe sem muito dinheiro e taí no primeiro lugar do campeonato. O melhor o que pode acontecer e esse presidente de merda Max Mosley renunciar e voltar tudo como era antes.

Alayr Jr.
Alayr Jr.
14 anos atrás

Ninguém ainda falou mal do Barrichello ???

estevao
14 anos atrás

bobos somos nós perdendo o tempo lendo e escrevendo comentarios………isso vai acabar em pizza……..vai continuar do mesmo jeito…….até mais

marcolla
marcolla
14 anos atrás

e digo mais: quem vai bancar a nova categoria eh a Red Bull.

Murillo
Murillo
14 anos atrás

Formula 1 sem Ferrari, igual a coca sem gas, voce sabe que e coca, mas não tem o mesmo sabor…

Julio Cesar
Julio Cesar
14 anos atrás

Na minha opinião, as categorias mais interessantes (monopostos) eram, até então:

1) F1
2) F.Indy
3) A1GP
4) GP 2

com o racha, vai ficar
1) Fota
2) F.Indy
3) A1GP
4) F1

Os cartolas da FIA devem ter feito estágio em malandragem e incompetência com a turma da CBF (bom, pelo menos o Ricardo Teixeira conseguiu trazer a Copa do Mundo para o Brasil)…trocadilhos a parte, da FeIA a coisa!

RSNQEACDAAPV
RSNQEACDAAPV
14 anos atrás

CAraca!! Isso nao vai dar em nada. Vcs acham q os fodões lá não pensaram em tudo isso q todo mundo já falou? Isso tudo pode ser uma jogada de marketing prá ver se eles chamam a atenção de alguma forma prá F-1. Pq tá brabo. Essa categoria já nao dá mais emoção como uma corrida de carros. As ultrapassagens são à distancia, pelos boxes, as equipes proibem seus pilotos de brigarem por posição. Tudo prá conseguirem mais dinheiro e mais dinheiro com os títulos de construtores e tal. BEleza! Altamente justificável nessa linha capítalista onde o lucro é mais importante q as emoçoões sentidas pelas pessoas, pela beleza do esporte e o espírito esportivo. Deixe q eles se explodam por lá. São mercenários de um lado e mercenários de outro. Cada um querendo garantir o melhor pro seu próprio umbigo, sacou? Assistamos a esse episódio com calma e com a ótica da comédia porque só isso mesmo é o q tudo isso é. UMA GRANDE COMÉDIA!!! A globo e a record q se explodam, a F-1 e a FOTA TB!!! Q eles se sufoquem na própria ganancia e assistamos a isso como obsrevadores, expectadores, q , sinceramente, não podemos fazer nada para mudar isso. Vou rir qd ver toda essa ganancia sendo queimada pela queda causada pelo fracasso de um sistema ecnonomico falido e injusto.
Perodem o desabafo. É q não aguento ver tantas pessoas esquentando a cabeça com essa bandalheira toda. Deixem q eles se engalfinhem por lá e esperemos tranquilamente prá ver o q vai acontecer.

Paulo
Paulo
14 anos atrás

Qual a novidade, a F1 acabou faz tempo. não tem competição, pois somente quem tem dinheiro ganha. equipes menores nunca vão ganhar nada com este regulamento que a FOTA defende. Sem competição, qual a graça? Shumascher ganhava nos boxes. Põe um Stock Car para competir com um turismo e veja a diferença

José Antônio Chiló
José Antônio Chiló
14 anos atrás

Eu só espero que A Fota e a FIA voltem atras nas decisões polêmicas pois eu sou contra criarem um campeonato Paralelo.

Cesar
Cesar
14 anos atrás

Competitividade, é o que espero. Se Mosley quer isso (com seus chicotinhos ou não, porque pouco me importa o que ele faz) ao custo de perder Ferrari e a corja que usa a F1 pra lavar dinheiro, estou com ele.
Mais ainda: se o erro foi dele ao deixar que as montadora$$ tomassem conta da categoria, quem mais tem obrigação de corrigir? (duplicou???)

Adrian Newey
Adrian Newey
14 anos atrás

Max vai renunciar. Jean tomará o seu lugar. E tudo ficará em paz.

Cesar
Cesar
14 anos atrás

Competitividade, é o que espero. Se Mosley quer isso (com seus chicotinhos ou não, porque pouco me importa o que ele faz) ao custo de perder Ferrari e a corja que usa a F1 pra lavar dinheiro, estou com ele.
Mais ainda: se o erro foi dele ao deixar que as montadora$$ tomassem conta da categoria, quem mais tem obrigação de corrigir?

cleiton pessoa
cleiton pessoa
14 anos atrás

teve um cara ai que disse:
“Quem vai querer colocar um carro na pista para levar ferro das já estabelecidas? E os contratos com os autódromos e com as TVs?”

E quem disse que as pessoas competem somente para ganhar?
E é burrice achar que eles vao levar ferro, já que estarao tendo uma visibilidade fodida dentro dos merchandising e a marca estampada. Isso já conta e muito. Eu mesmo correndo de fusca, prefiro correr e perder pra uma ferrari, pelo menos vao falar do meu fusca!
é assim que as marcas e o dinheiro que as movem funcionam, capichi!?
Contratos as TV’s tem com a F1 management….
que provavelmente deixarão de ter…
Muito provavel que as concorrentes destas TV’s queiram os direitos de trasmissao, e quem nao quer? vai ser briga de foice pra participar dessa nova categoria. Se incondicionamente o sr Ecclestone n voltar atras…. com rabinho entre as pernas.

felipe f o
felipe f o
14 anos atrás

Fota,fota,fota

Sérgio Alexandre
Sérgio Alexandre
14 anos atrás

Penso o seguinte: Ambos os lados estão certos e errados. Do lado dos velhinhos: Estão certos por não aceitarem o “contaminação” das montadoras (Ferrari, fora dessa análise), no domínio dos destinos da F1. Estão errados por tomarem essa decisão tarde demais (pois as montadoras já dominam a situação). Do lado das montadoras: Estão certas por não concordarem com o teto orçamentário, visto que, não existe desenvolvimento de tecnologia sem investimento pesado. Estão erradas, por não apresentarem um projeto possibilitando um “certo limite” à estes gastos. Ou seja, deveriam fazer quem nem a fómula das MENINAS SUPER PODEROSAS, juntariam tudo o que há de bom, se é que existe, das partes envolvidas e aplicariam no novo regulamento. A vaidade um dia acabará com a raça humana.