ACABOU

SÃO PAULO (espero) – E não foi a F-1, desta vez. Foi a novela. E o racha. Max Mosley anunciou que não se candidatará à reeleição. Passou a madrugada reunido com Ecclestone e Montezemolo para amarrar as pontas hoje no Conselho Mundial da FIA em Paris. Avisou que foi feito um acordo com a FOTA. Haverá redução de custos, não se sabe ainda em quais condições e níveis. A FIA promete anunciar daqui a pouco as equipes de 2010, que serão as mesmas deste ano mais as três novatas Manor, USF1 e Campos.

Ainda é cedo para avaliar quem saiu ganhando. Não haverá campeonato paralelo, portanto a FIA venceu. Mas as equipes rebeldes estarão neste campeonato, e certamente sob condições que atendem às suas demandas, portanto os times venceram.

Quando não há vencedores, não há derrotados. Mosley deixar a FIA não é exatamente uma derrota, ele já havia dito antes que não tentaria a reeleição. Se deixou passar a impressão de que poderia ter mudado de ideia, era pressão sobre a FOTA igual à do calendário fajuto que a FOTA fez circular pela mídia europeia.

Creio que as equipes saíram em vantagem, Max deve ter-se cansado, Bernie entrou no circuito porque tem muita grana em jogo. A F-1 de 2010 será a mesma, pero no mucho. Creio que os times vão passar a mandar bastante, Ferrari à frente. A ver.

Resta saber quem será o sucessor de Max. Todt? É bom lembrar que o presidente da FIA não é eleito pelas equipes de F-1, mas sim por confederações nacionais e automóveis clubes. É um colégio eleitoral enorme. Se quisesse, Mosley conseguiria a reeleição.

Aguardemos os comunicados oficiais das duas partes.

Agora pergunto a vocês: no fundo, no fundo, será que não seria legal um rachinha básico? Dois campeonatos, a F-FOTA e a F-1, rivalidade entre séries, qual é melhor, qual leva mais público, qual tem mais audiência…

Para mim, sinceramente, tanto faz. Eu gosto de corrida. Tendo corrida, tá bom. Em Interlagos, de Lada, melhor ainda.

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Pedro Paulo Pozzolini
Pedro Paulo Pozzolini
14 anos atrás

Uai Flávio Gomes, você não dá o braço a torcer mesmo hein? Quem perdeu, além de você, é claro que foi a FIA. As equipes deixaram seu recado: ou é do nosso jeito, ou é do nosso jeito. Você ficou o tempo todo falando do mosca isso, o mosca aquilo. Ele perdeu e ponto final. Abraço

Ronald Paloschi
Ronald Paloschi
14 anos atrás

Eh melhor assim… mas vai ser um saco o Montezemolo e o Briatore mandando no circo… vai fazer falta um Mosley com seu braço de ferro pra comandar o circo… Infelizmente as montadoras venceram.
E vejo neguinho falando q a Ferrari tem a essencia da F1,etc… balela! A única que tem a essencia da F1 ainda eh a Williams, não a Fiat (Marca da qual eu nunca teria um carro, por sinal)!

Wagner
Wagner
14 anos atrás

Caro Flávio,

Não concordo contigo com relação a divisão da categoria, pois entendo que nâo há como existirem duas categorias “top” no automobilismo mundial, assim como nâo há dois vencedores em uma corrida.

E desta forma, ambas perderiam, pois haveria muita disputa para obter os mesmos recursos financeiros e daí nasceria a guerra. (vide CART x IRL).

Marinho
Marinho
14 anos atrás

Duas coisas nesse racha o que iria rachar mesmo era o dinheiro, ai todos perderiam a FIA e a FOTA, por outro lado a ideia deveria ser colocada em pratica sim um campeonato paralelo a F-1, mas não da FOTA e sim da FIA, com o teto orçamentario de 40 mi de libras , libertadade tecnica e todas aquelas equipes querem entrar para Formula 1, tipo um degrau acima da GP2, para aqueles pilotos que sobram na GP2 mas ainda não estão bem lapidados para a F-1, e tem outra tem muito país querendo sediar GP tipo o da F-1 resolve muitos problemas!

Andre
Andre
14 anos atrás

Bicho voce nao assume mesmo.

E obvio que quem sai como vencedor e a FOTA. E obvio que tudo isso era em cima da liberacao do orcamento.

Nao adianta tentar dar um spin na situacao. A FIA sai totalmente desgastada da situacao. Max fora, sem teto…que mais eles queriam.

Esta historia foi linda. Me diverti pacas estes dias.

Abraco

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

no fundo, no fundo vc sempre disse q ia se pizza, e a gente sabia disso…
foi só o Bernie entrar que tudo $e re$olveu

eu queria, ao menos por uma temporada, um racha básico

vitão (remoto)
vitão (remoto)
14 anos atrás

curto e grosso, mandaram o MAx para a FOTA que o pariu.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Tutti buonna gente, è co? MONEY, MONEY, MONEY! C’mon, no more bullshits, no more tarado and caduco, no more the prince of Maranello, let’s race guys, and to us, just cheer!! Acabou a palhaçada toda! Já vão tarde…

Luiz Fernando Gondim - Cuiaba/MT
14 anos atrás

Venceu o esporte, e nesta história toda a Fota sai muito fortalecida, e deixa bem claro que a era de imposições da FIA pelo menos na F1 acabou…

Johnny
Johnny
14 anos atrás

Discordo que a FIA venceu por que não vai mais haver campeonato paralelo.

A FIA venceu, se é que podemos dizer isso, por que conseguiu reduzir custos e atrair mais carros para o grid.

Acredito que quem levou vantagem nessa novela toda foram as equipes, que terão mais poder ano que vem. Especialmente a Ferrari.

Cláudio R.
Cláudio R.
14 anos atrás

Resumindo: quem manda nessa porra é o Bernie, que em se tratando de $$ no máximo e em raras vezes empata.

É isso.

Alexei Michailowsky
Alexei Michailowsky
14 anos atrás

Provavelmente o novo presidente da FIA vai ser um aliado ou cria política de LUCA DI MONTEZEMOLO.
Bernie Ecclestone, que não vai sair de cena, está onde houver dinheiro para ganhar. Simples assim. Porém, não tem mais como haver dinheiro. As montadoras estão em dificuldades sim, são tempos de crise.
Bernie Ecclestone, do alto de seus 79 anos, já viveu demais. Já ganhou dinheiro demais. Já deu o que tinha que dar nessa vida. Por que tanta gente boa morre e ele fica neste planeta? Fez um pacto com o diabo? Acho que fez.
Ele poderia levar junto o Galvão Bueno para prestar contas ao Cão.

Olavo Ito
Olavo Ito
14 anos atrás

Acabou ?

vamos aos próximos capítulos.

[]s
Olavo

Lucas Carioli
Lucas Carioli
14 anos atrás

Penso que os vitoriosos somos nós os torcedores. A F1 está salva, as equipes clássicas permanecem e o melhor de tudo, Mosley, o maior genocida da história do automobilismo está fora. Dependendo do novo presidente, temos a chance de ver um futuro melhor para os amantes de corridas.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Meia quatro queijos e meia aliche, por favor.

antonio
antonio
14 anos atrás

Uma duvida que sempre tive ( talvez alguém possa dar uma opinião ) : quanto de grana o ‘marketing’ traz para uma equipe ? Ou seja, quanto do orçamento vem de grana ‘de fora’ e quanto vem ‘de dentro’ ? ( no sentido de quanto do orçamento é a Mercedes ou Renault ou BMW ou Fiat ou Toyota quem põe ,e quanto é a Alice, a RBS , a Kingfisher, a Mutua Madrileña e outras empresas que não tem nada a ver com carros põe) .
10% de ‘fora’ e 90% de ‘dentro ? 50 a 50 ? 10% de dentro e 90% de fora?

Marcelo Liberatori
Marcelo Liberatori
14 anos atrás

Venceu o bom senso. Mas um campeonato certamente é melhor do que 2.

Poderiam juntar A1GP, Superliga, F2 e certamente teríamos um nível um pouco melhor!

Abs

Leonardo
Leonardo
14 anos atrás

Bom, tinha ouvido um comentário do Lito Cavalcante(anti-Mosley sempre) de que, no fim das contas, o que mais as equipes queiram, e aí leia-se Di Montezemolo e Ron Dennis, era a cabeça de Max Mosley.

Porque, diante de uma crise mundial dessas, reduzir custos era apenas uma questão de tempo que beira à obviedade.

As equipes aproveitaram o deslize(é, o regulamento duplo foi mancada) do Mosley, e degolaram o dito cujo como queriam.

Por mais que Ecclestone seja mais simpático a Mosley do que às equipes, grana é grana, e ele percebeu que duas categorias, ainda que fosse um blefe, daria muito mais prejuízo.

Pelo jeito, as equipes vão dar as cartas daqui pra frente. O que não é totalmente errado, levando-se em consideração que são elas que gastam e competem.(Digamos, um raciocínio paralelo com uma Liga de Clubes de Futebol)

Por outro lado, Mosley tinha algumas boas propostas, como a volta das garagistas.

Enfim, é grana, é política e não há santinhos na história.

antonio
antonio
14 anos atrás

O comentario do Nuvolari é interessante . Se liberassem o regulamento e deixassem o pau quebrar como seriam e quanto andariam os carros ? Carro asa ( com hífen? ), motores turbo, pneus chicletes, suapensão ativa , sequencia de cambio pré-programada, spoillers móveis pré-programados , KERS quando, quanto e onde quiser , ‘ilimite’ (sic) de peso, de consumo, etc .
O bicho iria pegar de verdade . Acho também que sempre teríamos vagas para pilotos, porque iria morrer um atras do outro…

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

Eu também queria ver um racha, estava curioso pra ver o resultado. Mas, a saída do Max Mosley já é uma vitória. Eu espero que alguém que seja realmente apaixonado pelo esporte assuma a FIA, e consiga desfazer as cacas que o Mosley conseguiu fazer enquanto esteve à frente da entidade, como enfraquecer as categorias de base no mundo todo, acabar com o mundial de rali, e entregar toda a F1 nas mãos de especuladores que só querem lucrar (Bernie). Lógico que é muita melda a ser desfeita, mas pelo menos há uma perspectiva de mudança com a saída do chicotinho.

Francisco Libanio Pullig
Francisco Libanio Pullig
14 anos atrás

Eu comparo um possível campeonato gerido pela FOTA como uma Premier League, cameponato de futiba que os times mandam, ou mesmo a NBA. Seria muito mais lucrativo e não teria intermediários. Decidiria quem está lá dentro e não um elemento exterior que nem num cockpit senta ou nem sente o cheiro de gasolina nos boxes.

Ia ser muito bom, mas agora as equipes, parece, vão ter mais cartas pra dar.

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Economizei uma caixa de cerveja!

Agora, três questões:

1) Quem assume a FIA?
2) Quem o Sr. Pinteiro – presidente da CBA apoia?
3) Poderiam deixar as etapas do Canada, EUA, México, Argentina e Portugal que estariam na FOTA no calendário da F1, não?

Eduardo Nascimento - Blu/SC
Eduardo Nascimento - Blu/SC
14 anos atrás

Notei muitos comentários defendendo o racha na F1, mas tentem se colocar numa situação do tipo em seu dia-a-dia, no seu trabalho, na faculdade ou em casa ou sei lá onde. Vivemos todos acorrentados a algum compromisso, seja contratual, ético ou não, moral ou não. Vivemos um período onde a sensatez está a frente de tudo. Na atualidade, quem se revolta, sai perdendo. E como quase ninguem quer perder, resolve-se do jeito que fique mais conviente para a maioria, e que se foda o resto.
Garçom!!! Me traz uma fatia de 4 queijos, por favor.
Abraço

LBM
LBM
14 anos atrás

Flávio, assim, o próximo passo é a definição do regulamento técnico para o ano que vem.
Ficam eles no que já estava estabelecido (pré-crise) ou ainda está sujeito a mudanças?

JP
JP
14 anos atrás

Com a manutenção da F-1, o que se espera é justamente a manutenção do status quo: custos altíssimos, ingressos idem, pouca competitividade, “asiatização” da categoria, queda de GPs tradicionais, carros feios, etc.

Isso até daqui a duas semanas, quando um novo “racha” será anunciado. Serão muitos até o fim do ano.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Em tempo: vou comprar cabeções de nego na macumbaria aqui do lado e soltar como fogos de artifício! Adeus Mosley, adeus!

antonio
antonio
14 anos atrás

1- ‘gosto de corridas, tendo corrida tá bom’ é meio forçado vindo de vc. Por exemplo, vc não gosta de Stock… E duvido que gostasse de uma corrida de Corolas…
2- Parece-me que Bernie é muito mais ‘o cara’ do que eu pensei. Fiquei com a impressão que ele deixou a brincadeira rolar só pra ver onde daria. Quando se cansou deu as ordens, todos obedeceram, fizeram um discurso de ‘acordo’ e todo mundo ficou feliz. Porque se olharmos bem, todo mundo saiu arranhado, menos ele que saiu ainda mais fortalecido .Bem ao estilo do que comenta o Edgar Mello : Bernie não joga nem pra empatar ; pra perder então …
3- Será que as 3 novatas manterão o interesse de entrar num campeonato ‘sem chances’ ? ( não se iludam com a Brawn , o orçamento de 2009 é pequeno ,mas o orçamento que construiu o carro era enorme) .
4- Ninguém perdeu ? Acho que FI e Willians perderam .A adesão prematura não deve passar muito em branco neste novo arranjo politico da F-1..
5- Na ‘Terra do Se’ : vi muita gente falando de racha com 2 campeonatos porém SE rachasse eu considerava mais provavel não termos nenhum campeonato . Porque alguém acha que Willians e FI iriam competir num campeonato sem nenhuma outra equipe tradicional ? Alguém acha que seus patrocinadores iriam custeá-las para disputar com outras equipes que não consiguimos sequer lembrar dos nomes ? Duvido . E sem sequer FI e Willians, a “F-1” iria às pistas ? Duvieodó…

Bom que tudo acabou em pizza. Ou melhor, acabou em corrida deF-1 de verdade .

Josiel Barreto
Josiel Barreto
14 anos atrás

Pensando em sucessor para chicotinho que tal LAUDA ou JACKIE STEWART? São do ramo e tem um enorme bom-senso.

Ou será que vem mais um burocrata por aí???????

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Guiado pela emoção, que alívio espontâneo senti!

E a história de antecipar a inscrição das equipes, hã? digam lá!

Altair Acerbi
Altair Acerbi
14 anos atrás

Eu também queria ver o racha e uma nova categoria.
Talvez isso mostrasse que é a FIA que tá acabando coma F1 !
Assim como acabou com o mundial de esporte proptótipos e como está acabando com o WRC e com o WTCC…..

Abraço

Verde
14 anos atrás

Racha é coisa do capeta, FG.

Tem é de matar alguns dos indivíduos do metier. Mosley, Bernie, Domenicali, Briatore e mais alguns. Matar também é coisa do capeta, mas é menos do que dividir as coisas como um casal em divórcio litigioso.

Depois do genocídio, destrói-se tudo e começa-se tudo do zero com alguém que tenha mentalidade de pobre, como eu. Circuitos legais, 80 carros no grid, 12-8-6-5-4-3-2-1 com descartes, freios de aço e vamo que vamo.

B.Soler
B.Soler
14 anos atrás

Rachinha na Indy transformou a categoria em algo nivel GP2 pra pior.

Fernando Passos
14 anos atrás

Corrigindo, houve e não “ouve”…

pedro bresson
pedro bresson
14 anos atrás

queria ver corrida todo final de semana… sacanagem. o bernie eh imortal e o cara mais ganancioso do Universo, PQP.

aqui na Europa seria uma maravilha poder conhecer os circuitos antigos que nao fazem mais parte do calendario.

bem, pelo menos a cabeca de maXXX foi arrancada pelas equipes. isso era tudo que eles queriam, desde o inicio.

porsche 917
porsche 917
14 anos atrás

Fico torcendo que no lugar do Mosley, entre alguem que entenda de corridas, tipo Jackie Stewart, que faça uma limpeza por lá, até nos comissários, pois o que falta na FIA é idoneidade. Resolvido isso, a FOTA deveia se concentrar em derrubar o Ecclestone, fdp que já sugou o suficiente, e com a sua saida, quem sabe voltaremos a ter automobilismo saudável, com disputa nas pistas e não nos regulamentos.

HC
HC
14 anos atrás

Sendo chato, devo dizer que está aí o motivo de nunca ter acreditado nessa briga.
Na hora do ‘vamo ver’, o intere$$$$$$$e é maior do que qualquer motivação pessoal, técnica, ética ou seja o que for. Mesmo sem conhecer a F1 por dentro, é fácil saber que é assim.
E já estou duvidando se essas equipes novas vão continuar (continuar? elas nem começaram ainda…), sabe-se lá pra onde foi esse teto financeiro, se é que ele ainda existe.

Somello
Somello
14 anos atrás

Quem de verdade acreditou nessa baléla ???
Alguem pode imaginar que toda essa grana que gira no circo não iria prevalecer no final ?? Conversa de mané !!!!
Tudo vai ficar como antes, e nós tamabem.

Bruno Facchini
14 anos atrás

Diabo é essa de “mesmo regulamento”, não to gostando nada do atual. NITRO-KERS, Difusores-Dubios, mesma gastança de 2009 em 2010. Será que as novas equipes vão ficar tranquilas com o não uso do teto, e mesmo regulamento de 2009? Será que não esperavam por corte nos custos? Ta complicado, o que será que muda?

Ivan Tadeu
Ivan Tadeu
14 anos atrás

Quantas acompanhantes ‘dressed in leather’ arrumaram pro Max se aposentar mesmo?

Mario Kondo
Mario Kondo
14 anos atrás

Sou mais um que votou no racha. Circo pegando fogo sempre é legal para quem está assistindo.

Quanto ao presidente nazista da FIA:

“Resta saber quem será o sucessor de Max. Todt? É bom lembrar que o presidente da FIA não é eleito pelas equipes de F-1, mas sim por confederações nacionais e automóveis clubes. É um colégio eleitoral enorme. Se quisesse, Mosley conseguiria a reeleição.”

Ganharia. Igualzinho ao Ricardo Teixeira. Quanto mais corrupto o presidente mais fácil comprar as federações e perpertuar-se no poder.

PBG
PBG
14 anos atrás

FG, como neoliberal sempre defendo a competição. contudo nesse caso não seria uma boa, suspeito que aconteceria como foi no caso CARTX IRL. é sempre melhor ter um campeonato de ponta, de elite, o publico sabendo que ta vendo o que há de melhor no automobilismo, e isso sempre foi a F1. Ganha o publico que terá um “produto” de melhor qualidade.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Sei não. O maquiavélico chicotinho, como todo bom sado, vai ficar fingindo de morto, quietinho, e quando chegar em Outubro,data que não dará tempo habil para organisar nada novo, exigirá alguma coisa além do trato, só para conturbar. Não percam o próximo capitulo de “Aflições da velocidade”,uma novela dos tempos da crise.

Fernando Passos
14 anos atrás

Flávio,

Seria legal um racha, pelo menos seria algo realmente novo e que prendesse a atenção do público de verdade, pois passa ano, entra ano e na metade da fase européia já se sabe quem será o campeão… tirando os últimos dois anos, onde a politicagem e brigas extra-pista trouxeram alguma emoção no final do campeonato.

E outra, a concorrência ajudaria no desenvolvimento mútuo…

Agora, não acho que não ouve vencedores. Bernie é o maior vencedor… além de Brasil, China, Turquia, Bahrein, além de rede TV, que pagaram furtunas para a FOM para sediar e televisionar a F1 e receberiam uma GP2 melhorada…

Abraços

Seven
Seven
14 anos atrás

Em 05/05 já havia apostado uma bala chita que ia ser assim: aumenta-se o teto, e fim de conversa. (http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2009/05/05/ninguem-kers-2/#comment-3298912)

Ainda bem que não gastei bytes nem neurônios com esta picaretagem.

Thiago Schauenberg Pereira
Thiago Schauenberg Pereira
14 anos atrás

Eu acho que um racha só iria enfraquecer ambas as categorias. Eu gosto de coisas que carregam tradição. A Formula 1 é uma categoria de tradição. Assim como a Ferrari.

Nuvolari
Nuvolari
14 anos atrás

Corrida eu vejo até de cágado bêbado no cio, mas que a F1 está um um porre, ah… isso tá. E não é de hoje.

Uma F-FOTA com regulamento da NASA pras montadoras mostrarem tudo o que podem seria legal. Há uma série de documentários, manjados já, que passa no Discovery Turbo. O Patrick Head diz que se os regulamentos fossem frouxos, os carros bateriam nos 600km/h, os pilotos experimentariam forças G’s similares às de caças de combate e virariam na metade do tempo que viravam em 2004, ano do programa e dos F1 mais rápidos da história.

Afinal, a falta de limites é o espírito da F1. Dane-se se os pilotos não tivessem função alguma ou ficassem fisicamente impossibilitados de guiar. Corrida é de carros. Piloto, se quiser correr, que vá pra São Silvestre.

Bruno
Bruno
14 anos atrás

Bom, analisando todos os capítulos da novela a gente entende como dinheiro e poder mexe com as pessoas…

Acho que no final das contas, Max Mosley foi o lado que cansou de brigar por poder e dinheiro (talvez porque já tenha tido a sua cota nessa vida)…, agora vai poder aproveitar a grana que tem com chicotadas e otras cositas más….

Estava torcendo pra rachar sim…., e pra record comprar os direitos de transmissão da F-Fota e a globo da F-1…., assim teríamos mais coisas para assistir na TV! E ainda torço para que a band ou record compre os direitos de transmissão da Classic Cup…, porque nas duas vezes em que programei pra assistir ao vivo não deu certo.

Aliás…, Flávio, você está devendo a mim e a outra pessoa que perguntou aqui o calendário da Classic (cobrando na cara dura!)…hehe!!!

Abraço a todos

Reinaldo "ro4die"
14 anos atrás

Dizia isso pra um amigo: pra mim, que assisto até campeonato goiano e brasiliense de Marcas e Pilotos (quando transmitem), não ia fazer diferença F Fota ou F1, eu quero é ver carro correr.

askjao
askjao
14 anos atrás

Eu falei a vários posts lá atrás. Na hora H, Max abriria as pernas e daria um gostinho de vitória para as equipes. Ponto pra mim. E ponto pra eles também, que colocaram um pouco os egos de lado para satisfazerem os milhões de fãs pelo mundo.

Marcelo Witt
Marcelo Witt
14 anos atrás

Olha, mal, mal mesmo não faria se fizessem os dois campeonatos. Eu já estava até ficando feliz que ano que vem poderia assistir 34 corridas de F-1, e não apenas 17 !!! Mas enfim…