BRASIL FORA DA FOTA
SÃO PAULO (hum…) – Curioso o calendário que a FOTA fez vazar ao “The Guardian”, parece que via um jornalista do Leste europeu, provavelmente croata. “New Formula” já um nome que corre por aí como o da nova categoria das equipes rebeldes. Não é o primeiro. Na Turquia já corria uma versão de calendário, menos elaborado, sem datas.
Não tem Brasil. Mas tem, das pistas atuais, Mônaco, Silverstone, Monza, Abu Dhabi, Cingapura e Suzuka. Alguns circuitos mortos-vivos para a F-1 foram resgatados: Imola, Magny-Cours, Jerez, Buenos Aires, Montreal, Indianápolis e Adelaide, com opção para Surfer’s Paradise.
Parece tudo, ainda, pouco verossímil. Balão de ensaio, tiro em vários alvos para ver em qual acerta. Pressão para que a FIA acredite que o novo campeonato pode mesmo sair. Vai na linha de insinuar que a Campos, confirmada para a F-1 dita oficial, teria interesse em se juntar aos insurgentes.
Seria bom, de qualquer forma, ver a Argentina e Portugal de volta. Imola, totalmente reformada, também. Assim como México e Canadá. Mas é bom observar essa lista de corridas com reservas, muitas reservas. Por enquanto, vale como curiosidade.
Abaixo, as datas:
3/3 – Argentina – Buenos Aires
21/3 – México – Hermanos Rodríguez
11/4 – Espanha – Jerez de la Frontera
25/4 – Portugal – Algarve/Portimão
2/5 – Itália – Imola
23/5 – Mônaco – Monte Carlo
6/6 – Canadá – Montreal
13/6 – EUA – Indianápolis
1/7 – Inglaterra – Silverstone
25/7 – França – Magny-Cours
15/8 – Alemanha – Lausitz
29/8 – Finlândia – Helsinque
12/9 – Itália – Monza
26/9 – Emirados Árabes – Abu Dhabi
10/10 – Cingapura – Marina Bay
24/10 – Japão – Suzuka
8/11 – Austrália – Adelaide ou Surfers’ Paradise
Aliás, o papo que rola lá em Canelinha é que Felipe Massa estaria injetando uma grana violenta nessa construção.
Então, é esperar pra ver.
O autódromo de Canelinha em Santa Catarina está sendo construído a todo vapor.
Estive por lá em Fevereiro/Março desse ano, e o entra e sai de caminhões é impressionante, tirei boas fotos lá de dentro também.
Foi prometido pro final de 2009, ou metade de 2010, não me recordo ao certo.
Se bem construído, no prazo, com critério e sem roubalheira, vai ficar muito bom mesmo.
Espero que sim, porque fui lá pra visitar minha sogra, que mora a duas quadras do futuro autódromo, e me espantei de verdade com o ritmo do pessoal trabalhando.
Sogra boa essa minha hein !
VALE LEMBRAR AOS CARIOCAS QUE ANTES DE JACAREPAGUA ERA INTERLAGOS O CIRCUITO OFICIAL DA FORLUMA 1, COMO É ATUALMENTE.
P/ André Luiz:
A corrida não pode ser feita em Potrero de Los Funes porque eles não tem estrutura de boxes pra realização da prova. Lembre que os critérios p/ F1 são diferentes do que pra outras categorias. Curitiba, por exemplo, pode receber qualquer outra categoria menos a F1.
Quando um autodromo faz contrato com a F-1 há uma proibição de fazer contrato com outras categorias? Trocar o uso de uma pista por 4 a 5 dias inviabiliza seu uso pelos outros 360 dias do ano? Acho que isso não existe …
Achei esse calendário bizonho, o circuito de Buenos Aires está em mau estado de conservação, pq não fazem a prova em Potreto de los Funes,na cidade de San Luis ? Pista foda que já recebe a prova da FIA GT.
E no Brasil o circuito de Curitiba não seria uma boa opção ?
Dificilmente essas datas vão se confirmar e não tô muito confiante nessa fórmula Fota não…
Tem um detalhe muito importante que não foi dito até aqui:
De todas as 17 pistas citadas, Monza, Marina Bay, Suzuka e Abu Dhabi tem contrato com BERNIE ECCLESTONE.
Lembrando que a categoria não sairá do papel sem o aval da FIA, que inspeciona as pistas e as autoriza.
Portanto, isso é tudo pressão.
O filme é o mesmo que ocorreu nos anos 80, onde a Ferrari fez um Indycar pra NADA.
E toda essa fumaça de agora é pra NADA também!
Portanto amigos, tudo bobagem…
No final, todos alinharão em Melbourne em março de 2010…
O link direciona ao site Grande Prêmio, que informa que o GP da Argentina ocorreria no dia 07/mar e o GP da Austrália seria no dia 07/nov, ou seja, em ambos os casos as corridas sucederia no domingo. A exceção da lista continua sendo o GP da Inglaterra, em 01/jul. Talvez a página tenha sofrido alguma atualização.
P/ ANTÔNIO:
Interlagos tem contrato com a FOM (empresa que detém os direitos comerciais da F-1). A Fota não vai tirar (ou roubar) nenhum circuito da F-1, a não ser que o proprietário do circuito rompa com a FOM. A categoria da Fota não está tirando nenhum circuito, pois nem existe. Não há como tirar algo que nem existe. Quanto a incluir, isso depende dos circuitos disponíveis. Se alguém puder informar a Fota um circuito no Brasil aprovado pela FIA e que esteja disponível, que tome as providências. Creio que a Fota agradeceria a generosa bondade.
QU SE FOTA-SE !!!
Conversa pra boi domir…
Camarada Gomov tudo bem?! rsrsr
Po tenho algo interessante pra voces sobre o novo campeonato da fota!
eu estou inscrito no newsleeter da ferrari, e hj recebi o seguinte email, em ingles:
VOCÊ ESTÁ CONOSCO EM 2010?
VOCÊ CONCORDA COM A DECISÃO DA FOTA DE ORGANIZAR UM NOVO CAMPEONATO?
VOTE.
ai a gente aperta o botao que faz com que a gente vote a favor da decisão deles apoiando a nova liga. Ou seja a ferrari esta organzando um plebicito aos seus seguidores para saber a opiniao de seus fanaticos tercedores. nao sei se outras equipes fazem o mesmo, mas a ferrari ja começou. e essas opinioes talves podem ter um certo impacto de marqueting para eles barrarem o max mosley e darem inicio ao projeto ja noticiado.
entao a noticia eh boa? eu ia escrever para o minha noticia mas estou com preguiça, e tmb nao tem graça lah! wlw ve ai se eh uma boa! abs do novo jornalsta administrativo! leitor diario desse blog!
. 3/3 – Argentina – Buenos Aires
Circuitinho meia-boca.
. 21/3 – México – Hermanos Rodríguez
Se tiver a Peraltada, é bom. Senão, é mais um entre muitos.
. 11/4 – Espanha – Jerez de la Frontera
Arroz sem sal.
. 25/4 – Portugal – Algarve/Portimão
Mais um desses circuitinhos típicos do novo milênio, com curvas médias e áreas de escape do tamanho de estacionamento de shopping.
. 2/5 – Itália – Imola
Imola atual? Muito chato.
. 23/5 – Mônaco – Monte Carlo
Tradição, blablabla… é uma chatice com glamour, só.
. 6/6 – Canadá – Montreal
Finalmente, um circuito decente.
. 13/6 – EUA – Indianápolis
Outro bom circuito.
. 1/7 – Inglaterra – Silverstone
O atual não é ruim, mas é inviável pra corridas boas.
. 25/7 – França – Magny-Cours
Merda.
. 15/8 – Alemanha – Lausitz
Meio chatinho.
. 29/8 – Finlândia – Helsinque
HAHAHAHA. Se usarem o mesmo circuito de rua que usaram na F3000 e no FIA-GT, teremos aqui a pior corrida do calendário.
. 12/9 – Itália – Monza
Monza é Monza. Bom circuito.
. 26/9 – Emirados Árabes – Abu Dhabi
Não fui com a cara, a princípio.
. 10/10 – Cingapura – Marina Bay
Legal por ser de noite, e só.
. 24/10 – Japão – Suzuka
Ótimo circuito, talvez o que mais fará falta no outro calendário.
. 8/11 – Austrália – Adelaide ou Surfers’ Paradise
Ambos são bacanas. Mas sei lá, com esses carros aí…
O calendário é deprimente. Imagino isso somado com os grids de 16 (14? 12? 10?) carros da F-FOTA e a falta de limites no regulamento que levará a carros ultraaerodinâmicos, ultrarápidos e ultrainviáveis para ultrapassagens. E teremos um belíssimo, sofisticado e fútil desfile de montadoras.
Is it so? No templo? Fuck the FOTA!!
Fala FG blz, caro amigo, como todo mundo já estou de saco cheio desta palhaçada que é esta briga dos donos da F1, quer saber ninguem tem razão, a briga é por dinheiro e pronto o resto é tudo mentira, e ta tão chato este assunto que já ma irretei e queromesmo é que acabe tudo, que acabe a F1, e pronto, pois ficou uma coisa chata e sem graça mesmo, acabei de ler que os comissários e a equipe maclaren ficarm putinhos com o Luiz Hamilton, porque ele fez uma graça pra sua torcida no fim da corrida, alias nada mais justo ele agradr quem foi lhe dar apoio e viu o cara tomar uma volta do Vetel, e quer saber eu achei a unica coisa que teve graça no fim de semana todo, e olha que assisto desde os treinos de sexta, bem resumindo, como se isso fosse possivel, acabaram com a graça da F1, então que enterrem de vez, pois ta mais pra zumbi mesmo.
Meus amigos… Este é o calendário que ha muito eu esperava ver. O brasil não está lá não por que não tem torcida, ou história, ou bons pilotos. Por que isto o Brasil tem de sobra. O que o Brasil não tem, é um circuíto à altura dos europeus. E isto é fato! Interlagos está saturada faz tempo.
Mas não é sobre isso que quero falar. O que me chamou atenção foi a volta de alguns circuitos sou apaixonado e tenho muitas saudades dos tempos em que a F1 passou por lá: Itália – Imola, Canadá – Montreal, EUA – Indianápolis, França – Magny-Cours,
Austrália – Adelaide ou Surfers’ Paradise e a Permanência de Silverstone. Estas, na minha opinião, são as grandes pistas da F1. Uma pena não ter aí, Nurburgring e A1-Ring. Resumindo, se hover mesmo o racha, vou assistir as duas categorias. Porque, o que eu gosto mesmo é de corridas.
Conversa pra boi dormir…ano que vem tá todo mundo lá.
Dificil acreditar que um calendário que pode definir os rumos da F-1 ou F-qualquer coisa ,tendo a missão de confrontar com o calendário dito ‘oficial’,começe com 4 corridas de pouca expressão ( Argentina ,Mexico ,Espanha e Portugal ; vá lá, Espanha nãoé assim tão pouco expressiva, mas não chega nem perto de ser ‘expressiva’ como Monaco, Imola, Silverstone ,Japão, etc ).
Tendo de conquistar os fãs para a sua categoria, um inicio deste seria um suicídio…
isso é o que dá neguinho com tempo, cerveja e cascata demais e cérebro de menos.
Ímola? Se tiver o mesmo traçado da última corrida, a pista é um lixo, muito ruim para corridas de fórmula. Tomara que essa lista seja zoação.
Não tem muito sentido trazer todo o “circo” para a Argentina e o México, depois para a Europa e voltar para a América novamente, correr mais 2 Gps e Europa de novo. Aumento de custos desnecessário.
Será que vai dar mais torcedor num autódromo na Finlândia do que daria em Interlagos?
Quanto às datas,como o Sérgio colocou, esse calendário é muito Mandrake para assustar alguém! Dias de semana, vê se tem cabimento!
Pelo amor de Deus, eles querem cortar custos nas equipes, mas qem quizer que construa seu autodromo, tenha dó!
Argentina, Mexico, EUA, Finlandia e magny curs, DOíIIIIIIIIIIIIIIIIIII!
França , só em Le Mans.
Não vai ter Spa? Que loucura!
Corrida de rua? chega! Só Mônaco, por favor.
Finlandia? Muito contra mão de fuso horario.
Que tal manter os templos de corrida, exceto indianapolis, circuito oval não!
Sugiro:
1- GP DAS AMERICAS, NO RIO.
2- GP BRASIL, SAMPA.
3- GP DO CANADA,
4- GP DA EUROPA, LE MANS.
5- GP BRITANICO, SILVERSTONE
6- GP MEDITERRANEO, MÔNACO
7- GP ITALIANO, MONZA
8- GP COMENDATORE, IMOLA
9- GP BELGICA, SPA
10-GP DA ALEMANHA, HOCKENHEIM
11- GP PORTUGAL
12- GP CATALUNHA
13- GP DA TURQUIA, ISTAMBUL
15- GP DA AUSTRALIA, MELBURNE
16- GP DO BAHREIN, SAKHIR
TA BOM ASSIM?
hahahah boa Sérgio.. será o calendário chinês que a Fota utilizou para fingir que tem um calendário?
A FOTA está no “se colar, colou”. Enquanto vai cavando pra ver se os tios Mosley e Ecclestone resolvem dividir os brinquedos e a grana com ela, vaza um calendário aqui, cava uma equipe ali… E, se não rolar a divisão, pronto, já tem uma New Formula prontinha.
Aposto uma caixa de cerveja que todo mundo alinha em Melbourne em março/2010. Do jeito que for, com teto ou sem teto.
Finlândia……….vai ser corrida na neve ?
É tudo baléla… O circuito de Suzuka é da honda. Se a nova categoria sair com certeza vai correr em Fuji, que é da Toyota.
Esse povo inventa demais
Ridiculo,
Qualquer um que entenda um pouco de automobilismo moderno saberia que hoje seria impossível um F1 correr em Adelaide. Ali não dá pra correr. Extremamente perigosa, uma pista onde o muro está muito proximo da pista, sem areas de escape e com pontos de velocidade muito mais altos do que em Monaco. Não dá.
New Formula sem corrida no Brasil = NÃO APOIO!
Corrida na Finlândia é que é FOTA.
FOTA reúne, principalmente, as montadoras; no último ano, o Brasil foi um dos raros lugares onde elas ganharam dinheiro. E não foi incluído… Legal… Já não era muito simpático a eles, agora então….
Indianápolis?!
Helsinki?!?!?!
Hahahahahaha! Lembrei do DTM correndo lá agora.
Esse foi o maior papo furado da história da F1.
O bom de tudo isso é a volta de imola, embora eu prefira o layout antigo antes do acidente do gola profunda.
FG,
Interlagos não pode receber a FFota (pronto inventei um novo nome) pelo contrato que tem com a FIA.
Então fica a pergunta : Qual o autódromo brasileiro, exceto Interlagos, teria mais condição de receber a FFota ?
Abraços,
Leo
Chega a ser ridículo o nível de certas especulações e bobagens que são publicadas por ai.
Baseado em que estão falando em Argetina e não no Brasil…
O que penso não tem nada a ver com pachecada mas simplesmente com a realidade … se todo ano fazem um monte de exigências e reformas em interlagos … imaginem o que teria que ser feito na Argentina …
Pra mim isso é coisa de ignorante que pensa que a capital do Brasil é Buenos Aires !!!!
JC Simonassi
nada mais óbvio que o Brasil ficar de fora, seja essa lista real, seja ela valendo um caminhão de esterco, seja ela especulativa, inventada, que seja.
Interlagos e Curitiba são os únicos autódromos com licença da FIA. Curitiba não é licença da F1. Sobra interlagos, que tem contrato com a FOM. Então, ou inventam uma pista de rua, ou não tem, simples.
Parabéns CBA.
Surfers não dá nem para a Indy, F1 (ou seiláoque) seria morte certa…
isto tudo é uma cascata que nao tem tamanho……nao há tempo habil….para que se faça um campeonato desta magnitude a nivel mundial…sem planejamento…mesmo com toda a grana que eles tem……e ainda mais já para o ano que vem….é tudo pressao …podem ter certeza….no final das contas…cabeças vao rolar e tudo fica na mesma pelo bem da formula 1
Podiam fazer aqui em Londrina, abrindo a Super Classic ano que vem…
Mierda de nova categoria??? Cadê o Brasil?!?!?!?! E cadê Hockenheim antigo, com suas retas maravilhosas?!?!?!?! Isso é balela… que essa nova categoria seja amaldiçoada por mim e pelos Deuses do Automobilismo!!
Fórmula 1
Equipes: Williams – Force India – USF1 – Manor – Campos – Litespeed – Formtech – Epsilon Euskadi – March – Prodrive
Pilotos: Kazuki Nakajima – Nico Hulkenberg – Adrian Sutil – Vitantonio Liuzzi – Giancarlo Fisichella – Giorgio Pantano – Vitaly Petrov – Karun Chandhock – Pastor Maldonado – Diego Nunes – Marco Andretti – Marc Gené – Garry Paffett – Paul Di Resta – Danica Patrick – Andy Soucek
Pistas: Melbourne – Sepang – Sahkir – Istambul – Monte Fuji – Shangai – Barcelona – Valência – Nurburgring – Hungaroring – Interlagos – Dogniton Park – Spa Francorshamps
Transmissão para o Brasil: Rede Globo com GALVÃO BUENO, REGINALDO LEME, LUCIANO BURTI e MARIANA BECKER
Fórmula FOTA
Equipes: Ferrari – McLaren – Renault – Toyota – BMW – Brawn – Red Bull – Toro Rosso
Pilotos: Fernando Alonso – Kimi Raikkonen – Felipe Massa – Rubens Barrichello – Jenson Button – Lewis Hamilton – Sebastian Vettel – Robert Kubica – Nico Rosberg – Timo Glock – Jarno Trulli – Romain Grosjean – Lucas di Grassi – Bruno Senna – Nelson Angelo Piquet – Nick Heidfeld – Heikki Kovalainen – Sebastien Buemi – Sebastien Bourdais – Mark Webber
Pistas: Adelaide – Sufers Paradise – Cingapura – Suzuka – Abu Dabhi – Doha – Buenos Aires – Portimão – Jerez de la Frontera – Silverstone – Magnys Cours – Montreal – Indianapolis – Cidade do México – Monza – Imola – Lausitz – Helsinque – Monte Carlo
Transmissão para o Brasil: Record, com narração de AUGUSTO LIBERATO, mais conhecido como GUGU, comentários de BRITTO JR e OTÁVIO MESQUITA e reportagens do BISPO EDIR MACEDO que tentará converter MAX CHICOTINHO e TIO BERNIE para a unificação das categorias que passariam a ser exclusividade da Record, deixando a Globo com a Stock Car.
Interessante é em Mônaco, a corrida vai ocorrer 1 semana antes da de F1, que é sempre na última semana de maio, junto com a Indy 500.
Aguentar a imprensa especializada até o final do ano divulgando notícias de algo que jamais acontecerá, vai ser dureza……
Se for em Buenos Aires é uma boa desculpa pra comer um bife de chorizo.
Podiam fazer uma corrida aqui em BH, mais precisamente em Santa Luzia, em torno do Centro Administrativo de Aécin. Lá tem até lago rapaz.
Outro lugar sensacional seria o aeroporto de Confins, gigante. Tem muito lugar bom que eles não viram ainda.
(Quanta conversa fiada, socorro)
Seria ótimo ver correr qualquer uma( F1 ou Fota) em Portimão,tido como o melhor dos novos autódromos.
DUVIDEO-DÓ
Argentina tem um circuito novo que vai ficar pronto, ou já está, nos moldes de SPA, em tamanho etc..
agora, tirando não ter o Brasil, bem melhor esse calendário, do que aquelas bizarrices da Asia: China, Bahen, Malasia…credo..
também não teria Valencia nem Barcelona, oq seria otimo tb nao correr lá.
Agora, é viagem mesmo isso ai..Indianapolis? se nem a FIA consegue, a FOTA sozinha vai conseguir pq?
é tudo fogo de palha…isso não vai decolar..
poxa Sergio, vai ver a FOTA quer ensinar ao Bernie como faturar com uma corrida na segunda, quarta ou quinta-feira
mas pelo q eu li no blog inglês q anunciou o calendário FOTA, muita gente tá trucando isso
aproveitei e escrevi lá q vc observou as datas em dias úteis
e muita gente lamenta Interlagos não estar na lista, e sentam a pua em Buenos Aires
o blog do Keith tá aqui: http://www.f1fanatic.co.uk/2009/06/22/fotas-rumoured-new-f1-calendar-for-2010-revives-usa-and-canadian-rounds/
agora eu vou é procurar meu sono, segundona (na verdade terça) braba essa