FISH & CHIPS (3)

SÃO PAULO (e o dia é curto…) – É tanta papagaiada fora da pista, que a gente acaba esquecendo o que acontece dentro. Bem, reparem nas duas fotos deste glorioso post. A primeira mostra Mark Webber na última corrida, na Turquia. A outra é de Sebastian Vettel hoje, em Silverstone.

A Red Bull mudou radicalmente seu bico, que era dos mais finos, delgados e elegantes, quase um sapato de gafieira, por um nariz achatado e avantajado. Qualquer semelhança com o bico da Brawn, claro, não é coincidência. E andou pacas.

A isso se chama criatividade, inteligência, Adrian Newey. Esse bico aí não deve ter custado nenhum milhão de dólares. Mete o desenho no computador, ou o próprio no túnel de vento, e vê o que dá. Nesse caso, deu muito certo. Os dois pilotos, claro, aprovaram.

Os treinos de hoje deram, como já dito, poucas pistas para amanhã, exceto que os tourinhos são favoritos às primeiras posições do grid. Vamos arriscar: Vettel na pole, pronto. Mas a Brawn vai encostar. A Brawn se finge de morta na sexta para empurrar o coveiro no sábado, sacou?

Ah, Gola Profonda ainda não telefonou. Deve estar em algum pub.

Subscribe
Notify of
guest

17 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Zani (Autozani)
14 anos atrás

O Alemãozinho Vettel cutuca mesmo o reinado de Button, é o único que se atreve a fazer isso. É quase impossível destronar o rei Inglês nessa parada de 2009, mas fica registrado o grande potencial de Vettel e de seu RB5, que não deve parar por aí.

É incrível também, o que se consegue com pequenas alterações na aerodinâmica. Guardando-se as devidas proporções entre os F1 e automoveis em geral, lembro-me que o Ford Corcel tinha a extremidade do capô elevada sobre a grade até 1974. Em 1975 o capô recebeu um leve rebaixamento na mesma região e com isso o carro aumentou cerca de 5 Km na velocidade final. É mole?

Obs: Flavio, que tal fazer um estudo a respeito no capô do Meianov?

Fabiano
Fabiano
14 anos atrás

Gola deve estar desconsolado com a saida de silverstone que até ja levou um apelido com o sobrenome dele, coitado do Gola vai ter que procurar alguem pra consola-lo.

Junior
Junior
14 anos atrás

Aparentemente as aletas do bico continuaram iguais, só mudou o “nariz” mesmo. Este carro da Red Bull está tomando forma e vai encomodar a Brawn de verdade.

Renato Rolim
Renato Rolim
14 anos atrás

O aerofólio traseiro tb foi modificado. Ele não vai mais coladinho no asfalto na parte lateral dele. Voltou a ser alto, como os das outras equipes, porém não é quadradão… É como um bico apontando pro chão.

dado andrade
dado andrade
14 anos atrás

Hoje soh teve de bom a subida de producao do Hamilton.O resto,fora RED BULL,eh tudo GRUPO.Toprcendo para o ENTERRO do maniaco sexual MAX,desejo a todos um bom fim de semana.

Bugre
Bugre
14 anos atrás

Com o Kimi em penúltimo, entre os Sebastiões, Gola Profonda vai ter muito pra contar!

dcoelho
dcoelho
14 anos atrás

Tou esperando a reação do Kimi sobre o fato de ter ficado atrás do Vesgo…

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Porque os outros não fazem modificações? Porque pensam com o bolso e não com o cérebro. O Briatore queria o dinheiro da Braw para resolver o extrator traseiro. A Red Bull , resolveu seu desafio aerodinâmico na parte alta da carenagem. O formato do bico remete o ar diretamente para a tomada de ar e asa traseira, e só quem tem cérebro é que enxerga essas soluções. A modificação atual provou que o conceito do Newey está correto, e já fez as melhores posições no treino da sexta.20 a 0 pra Brawn e Red Bull.

Eduardo Malheiros
Eduardo Malheiros
14 anos atrás

Não é só o bico, segundo o Lito Cavalcantti mudou também o entre-eixos e eles contam agora com difusor TRIPLO, no melhor estilo propaganda de barbeador.

MarcioVS
MarcioVS
14 anos atrás

E por que as outras multimilionárias Renault e BMW, especificamente, que têm bicos ridículos, não fazem alterações?

Parabéns para as latinhas. Hoje tem festa de uma amiga e vou contribuir para o faturamento do time austríaco.

Washington
Washington
14 anos atrás

E na onda de “control c + control v” nos carros, os tuk-tuk resolveram clonar a Willians nas sextas-feiras, o Nico agora vai ter seu campeonato a parte contra o Sutil nos treinos, é como diz os arautos da Globo, “é mais um leão de treino”

Mark Kweirotz
Mark Kweirotz
14 anos atrás

Com Force India em terceiro e Nakajima em 4.º não é de se estranhar que ninguem esteja nem aí com esses treinos de sexta.

É sempre assim, na sexta os loosers andam na frente na esperança de que algum panaca rico acredite e lhes de algum dinheirinho. A partir de sabado a brincadeira acaba e cada time ocupa seu verdadeiro lugar.

É por isso que torço mesmo por uma sacudida na F1. A Fórmula 1 de hoje parece aquele restaurante que tem fama de ser o melhor, mas que, na verdade, serve sempre a mesma comida.

Dú
14 anos atrás

Ele está tomando todas com o Gordon Murray.
E saber que da cabeça do Bernie, Piquet e Gordon, sem túnel de vento, a série BT com tudo que tinha direito foram os carros que alopraram a imaginação.
Lógico que o Colin Chapman que tem o hotel na Africa e não no Mato Grosso, http://www.chapman.co.za/ está torcendo para a F1 voltar a Kyalami.
Só rindo mesmo. Vai acabar na pizzaria de luxo!
Acham mesmo que a negada ia rachar a grana com Campos, USFnada, e coisas parecidas?

Sandro
Sandro
14 anos atrás

Pode até ser funcional….

mas ficou bem mais feio…
adeus bico de Concorde.

Felipe Luz CWB
Felipe Luz CWB
14 anos atrás

Aliás, é um copiando o outro. A Brawn também testou no carro do Button uma novidade aerodinâmica na parte dianteira do carro (aquele canal no centro do cockpit) similar àquela adotada pela RBR/STR.

Dener
Dener
14 anos atrás

os carros desse ano fotografados de frente realmente parecem aqueles caminhões de limpar neve!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
14 anos atrás

Agora tá parecendo um Tamanduá-Bandeira, bicho muito encontrado na Serra da Canastra……….