GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (gira e muda) – Ontem foi um dia histórico, com a revogação da suspensão de Cuba pela OEA, a Organização dos Estados Americanos. Não que a medida tenha algum efeito prático imediato. Não se sabe sequer se Cuba quer voltar a fazer parte da OEA. Mas do ponto de vista político, é um avanço que a América Latina não via desde a queda dos regimes militares do Chile e do Paraguai.

Algumas semanas atrás, Barack Obama começou a levantar as estúpidas restrições que o governo americano faz à ilha desde a Revolução, em 1959, sob o argumento de que o país não pode compactuar com uma ditadura que tomou propriedades de seus cidadãos etc e tal. O novo presidente deveria ir um pouco além e, de uma vez por todas, dar um basta a todos os embargos que governos anteriores impuseram ao país. Com um discurso simples e direto (não cobrarei royalties, se for usado): “Senhoras e senhores, a partir de hoje os EUA levantam todos os embargos econômicos e políticos impostos a Cuba nos últimos 50 anos. A justificativa de que não podemos apoiar uma ditadura não corresponde à realidade. Porque nesses mesmos 50 anos apoiamos várias, de acordo com nossos interesses econômicos. Continuamos apoiando, aliás. Está aí a Arábia Saudita que não nos deixa mentir. Portanto, está mais do que na hora de nós, americanos, compreendermos que o que entendemos como regime político ideal, a democracia, e como regime econômico mais apropriado, o capitalismo, não são necessariamente as escolhas de outras nações e de outros povos. Todos eles têm autonomia e suas escolhas devem ser respeitadas. Questões ideológicas e econômicas não devem se sobrepor a questões humanitárias. Se achamos que o povo cubano sofre porque não vota, tem de ir à escola de gravatinha e anda de Lada, que direito temos nós de aumentar ainda mais seu sofrimento? Somos todos irmãos, vivemos no mesmo planeta, estamos na mesma barca furada e igualmente fodidos. Vamos deixar de viadagem e suspender todos os embargos a Cuba. Quero encontrar Fidel, puxar a barba dele e tomar um mojito na Bodeguita del Medio na mesa do Hemingway. E revoguem-se as disposições em contrário. E que nenhum congressista venha me encher o saco, porque temos mais o que fazer do que nos preocupar em proibir a importação de charutos”;

Seria demais, se Obamão mandasse uma dessas. E acho que não está longe.

Subscribe
Notify of
guest

58 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
luciano
luciano
14 anos atrás

se cuba e tao bom, por que voce nao vai morar la

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
14 anos atrás

Não deu para lêr todos os comentários Flávio, 85% dos comentários foram feitos por seguidores de novela das oito e leitores de “o grobo” , “foia” ou a “oia”. Só acreditam que um fato é real depois da chancela do jornal nacional, mesmo que tenham presenciado o fato.

Concordo contigo, ninguém tem que se meter nas politícas internas de outros países assim como não temos direito de nos intrometermosd na forma como um amigo ou colega gerencia a sua casa ou a sua vida; engraçado que segundo esses mesmos obtusos seguidores dessas bostas escritas é que um terceiro mandato para o Lula é golpe, mas o Obama fêz discurso ao pé das pirâmides aonde o atual presidente está sentado na cadeira a módicos 28 anos, isso porque o anterior foi retirado do cargo pelo salutar e democrático atentado a bala, que é um dos democraticos métodos sucessórios mais usados pelos “aliados” americanos por aquelas bandas.

Em tempo: Acho que o Obama está no caminho certo e parafraseando o Lula, não dá para fazer curva em transatlantico como se curva por exemplo um fusquinha, ou quem sabe um DKW….

PS. Flávio, sei que não é assunto do post mas não pude resistir ao que li agora, depois daquele post da quadrilha corintiana essa notícia é hilária, finalmente encontraram o local ideal para um confronto entre as duas maiores torcidas do Brasil, é a faixa de gaza…. vale um post.

http://www.lancenet.com.br/flamengo/noticias/09-06-04/557177.stm?futebol-corinthians-x-fla-pode-ser-na-palestina

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Muito bom.

Democracia é uma merda mesmo..

Danilo Albergaria
14 anos atrás

RÁÁÁÁÁ!!! FANTÁSTICO, Gomes!!!!

João Jogador Especial
João Jogador Especial
14 anos atrás

“I have a dream. We are all brothers, we live in the same planet, we are in the same drilled boat and equally fucked. Let’s give up veeadageness and cease all the embargos on Cuba. Yes, we can!” (Barack Obama, shooped from Gomes speech, 2009).

Hilarious!

Rodrigo Líbera
Rodrigo Líbera
14 anos atrás

Na verdade o bar do Hemingway era o “La Floridita”…

E.Martinez
E.Martinez
14 anos atrás

Ok, ok muitos leitores da Veja por aqui…uma puta hipocrisia a manutenção deste embargo alegando violação dos direitos humanos enquanto a China ganha maciços investimentos estrangeiros e até Olimpiada.A única violação clara de violação de direitos civis é em Guantanamo, que fica em Cuba mas é território sitiado pela Disneylândia…

Enquanto isso os tibúrcios burgueses aqui do Brasil que não sabem votar mas adoram dar palpites nos países dos outros, acham que democracia é eleger politicos ou que liberdade é ir para um Shopping estourar o limite do cartão…aliás é isso o que fazem os cubanos vendidos da Flórida eleitores do Bush, em uma terra que confunde consumismo com cidadania…

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Complementando, claro q o q se está dizendo aqui diz respeitoas escolhas dos governos, de autonomia política, sem que um governo externo policie, sobretudo quando é de seu interesse econômico e político. Ainda assim, está diretamente envolvido com a possibilidade de escolha do próprio povo, e a outra leitura é quase automática.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Concordo com tudo, menos a parte da “escolha”, se bem que até isso é bem relativo, mesmo nos países democráticos.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
14 anos atrás

Faltou um negócio:
HAVANA – O presidente cubano Raúl Castro alertou nesta sexta-feira, 11, que uma de suas principais mudanças para a ilha – o aumento dos salários dos trabalhadores – poderá atrasar pelos problemas econômicos globais.
Fonte: Estadão – sexta-feira, 11 de julho de 2008.

Eu juro que pensava que Fidel estaria rolando de rir e que Cuba seria o último lugar na galáxia a sentir os efeitos da crise mundial capitalista.

Joelma
Joelma
14 anos atrás

Por falar em ditadura como anda a cidade e o estado de São Paulo.
Já viram a USP?Pra não falar do resto.
E tudo com o respaldo do estado democrático.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
14 anos atrás

Na boa… Cuba será a nova Cancun para os americanos.

E digo mais, é mais dificil a camarilha retrograda do governo Cubano (que vive extremamente bem nos ultimos 40 anos) aceitar uma abertura do Pais do que o Obama proferir o discurso que o Flavio redigiu.

Cuba seria um baita negocio para os EUA, uma super estancia de verão… só que duvido muito que os atuais politicos cubanos teriam competencia de administrar um pais pujante e ativo.

Convenhamos, que governante pode se sentir satisfeito de dar o padrão de vida de um cubano para o seu povo.

Quer ver as coisas mudarem. Põe os caras do governo cubano morando e comendo o mesmo que a sua população “desfruta”.

Todo resto pra mim é retórica barata… na boa… o governo cubano que mais é se manter na boa… enquanto tenta fazer o seu povo se orgulhar da miseria que vive.

Abraços

Emperor Ricardo Bigliazzi.
Indo direto ao ponto.

Pergunto: Alguém que more em São Bernardo (como Eu) já viu o cortejo Presidencial que o Lula desfruta quando esta a andar de carro???? Parece filme americano… é irreal… é megalomaniaco…
Depois de ver por algumas vezes essa “farra” cheguei a conclusão que deve ser bem legal ser presidente do pais… e que deve ser bem dificil largar esse osso… que o digam o pessoal da Camara em Brasilia, que trabalham pela perpetuação do “status quo”

Piadinha do dia:

Terceiro mandato é quem nem aquela famosa mentira: “calma, só vou por a cabecinha”.

Quem faz tres… faz quatro… cinco… e muito mais.

Renan do Couto - SP
Renan do Couto - SP
14 anos atrás

Um discurso desses até a Globo teria de mostrar… e a Veja com certeza distorcê-lo-ia exacerbadamente, e publicaria outra revista com a capa “Camarada Obama”.
Não tem essa de Fidel destruiu Cuba, comunismo destruiu Cuba. Cuba só está assim por causa do embargo, por causa dos EUA.

E o que mais me deixou espantado é que hoje não há nenhum daqueles comentários esdrúxulos que havia naquele post da Revolução.

Abraço

Carlos Eduardo Del Valle
Carlos Eduardo Del Valle
14 anos atrás

Aos incautos que lerem este post, não se enganem com o fato da maioria dos comentários serem pró-Cuba, porque os comentários anticastristas estão sendo apagados sumariamente. O que vcs estão lendo não reflete o que está sendo postado pelos blogueiros.

ALEX B.
ALEX B.
14 anos atrás

Ótimo preles, agora so falta aposentarem El Comandante y sus compadres, e acabarem com aquele sistema de governo patetico e chegarem ao seculo XXI!!! :)

Rafael Rodrigues
Rafael Rodrigues
14 anos atrás

Estão dizendo que a ótica usada para defender Cuba é simplista ao focar apenas em educação e saúde. Ok, peço então que nos dêem um único exemplo de setor que funcione bem no Brasil (Telecomunicações não vale, porque além de ser privada é a mais cara do mundo).
Não vão encontrar nada! Como já disse aqui antes uma vez, pergunta para quem não tem nada o que é melhor: Ter um filho bem atendido em um hospital público e em uma boa escola ou poder escrever e dizer o que quiser sobre o governo.
Duvido que alguém troque saúde e educação por liberdade de explressão.

Adriano Silva
Adriano Silva
14 anos atrás

FG, concordo com você em gênero, número e grau.
Flávio Gomes para Presidente.

Venax
Venax
14 anos atrás

O problema dos defensores de Cuba é que se lembram apenas das maravilhas que tem por lá como educação, saúde, etc. Mas se esquecem do que não funciona como transportes, alimentação, imprensa, etc. É mais ou menos como editar uma fita de vídeo de 2 horas e deixa-la com 20 minutos.
Se Fidel tivesse tanta certeza que fez um bom trabalho poderia marcar eleições livres com a garantia da vitória.

Chico Rulez!
Chico Rulez!
14 anos atrás

Eu não sou simpatizante de Cuba como você. Gosto muito de charutos e mojitos, e só. Acho que não deve ser um lugar muito bom para se viver. Mas acho que deve ser a primeira vez que eu concordo com o que você diz em algo relacionado a política: cada um no seu quadrado!

Rodolfo Matos
14 anos atrás

Calma aí! Quem venceu a guerra foi a URSS. 85% das tropas nazistas lutavam no front soviético. Os EUA só entraram na guerra pra impedir que os soviéticos libertassem a Europa Ocidental.

Geraldo Carvalho
Geraldo Carvalho
14 anos atrás

Bom dia.

Não que eu acredite que Cuba, seja um país que mereça alguma atenção. Como comentado inteligentemente pelo Carlos Eduardo Del Valle, se não gosta dos caras, tá reclamando de que? Assim como outros ditadores ridiculos da América Latina , diga-se Chaves Chapolim e seu ódio pelos EUA, por sinal seu maior cliente no consumo de petróleo. Mas se analisarmos que os EUA, estão enfrentando uma crise muito séria, que melhor ação do que abrir o comércio para um pais demolido por 50 anos de ditadura sangue-suga (tem hifem?), sedento de qualquer porcaria encalhada que os EUA, precisam vender? O povo de Cuba, vai avançar em tudo que os EUA, jogarem lá, criando assim mais uma fonte de renda para um pais (EUA) que precisa de dinheiro urgentemente. Inteligentissímo o Obama, que pegou a bucha, achou uma forma de fazer grana, e ainda sai como o heroi da libertação. E os tontos cubanistas, vão adorar, serão explorados pelo capitalismo que tanto combateram.

Abraços a todos.

Lucas Albuquerque
Lucas Albuquerque
14 anos atrás

O problema de Cuba foi a crise dos mísseis… aih o bixo pegou

Carlos Botelho
Carlos Botelho
14 anos atrás

Extraordinário, FG! Mas não acho o Obama essas “coca-cola” toda mais não…Abraço

Dú
14 anos atrás

Só equalizar, sem tirar os carros antigos, e as oficinas de adaptação.
Faz tempo que a coisa está escacanrada, http://www.cuba.cu/
O Povo merece liberdade.

VaaaaLNeeeeY
VaaaaLNeeeeY
14 anos atrás

fazia tempo que não tinha Gira Mondo

Ty G
Ty G
14 anos atrás

Parabéns pelo post Politico!! gostei dessa do Obama!

Anselmo
Anselmo
14 anos atrás

Flavio,
Querer ele até quer (levantar todos os embargos)…mas como vc mesmo disse no final…ha os congressistas…e como o resto depende do congresso mesmo..ja viu né…

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Puxa, então a ditadura, regime ideal para outros povos, foi por estes povos escolhida? Que lindo. Será que o povo cubano escolheu seu regime? Ou o chinês? E papai noel, será que vem me visitar no final deste ano?

Bom, em pelo menos um exemplo concordo com o Gomes. O povo alemão escolheu o regime nazista (afinal, Hitler foi eleito), e mesmo quando este foi ficando cada vez mais duro, o abraçou com entusiasmo.

Para o povo alemão, realmente o regime ideal não era a democracia, mas o totalitarismo, comandado por alguém disposto a resolver o problema judeu.

Ainda bem que o Presidente americano e o Primeiro Ministro britânico não pensavam como você, porque sem a intervenção dos aliados, comandados por EUA e Reino Unido (a União Soviética é um capítulo à parte, mas também deu uma contribuição decisiva), os alemães teriam matado até o último prisioneiro dos campos de extermínio.

Mas talvez as escolhas do povo alemão devessem ser respeitadas. Pelo menos hoje teríamos uma Alemanha (e grande parte da Europa) livre se judeus, ciganos e outros povos, porque os alemães decidiram que são povos inferiores (e como nação eles teriam autonomia para isso).

Acarloz
Acarloz
14 anos atrás

Concordo, até porque El chefe já está no bico do corvo. . .

luisfernando
luisfernando
14 anos atrás

a oea não deveria nem existir,a alguns anos passados democracia na américa do sul era utopia.obama não consertará todos os demandos,mas dá pra perceber que ele tem disposição ao diálogo.ele deveria fechar guantánamo,aquele antro da ilegalidade.

Marcelo Meyer
Marcelo Meyer
14 anos atrás

Apesar de não concordar com a arrogância norte-americana de achar que o seu sistema é o melhor do mundo, e tentar impô-lo aos outros (ver Iraque, Afeganistão, Cuba, Granada, Nicarágua, etc.), nunca poderei também concordar com um sistema político e/ou econômico de um país onde a liberdade de ir e vir é tolhida, e onde se costumava mandar os opositores ao “paredón”, apenas por terem idéias e ideais diferentes de seus líderes.

Ótima conquista a de Cuba com respeito aos serviços do governo para auxílio ao cidadão, como escreve o Tiago, e um exemplo para o Brasil.

Mas ainda assim não passa de um país controlado por um louco, e agora pelo irmão do louco, sem dar o total respeito que merecem seus próprios cidadãos.

Enio Peixoto
Enio Peixoto
14 anos atrás

“sob o argumento de que o país não pode compactuar com uma ditadura que tomou propriedades de seus cidadãos”.

Argumento mais fajuto! Tirando os EUA e Canadá, todos, os países americanos eram governados por ditadura nos anos 60 e 70. Só que todas foram apoiadas pelos americanos.

Como disse um dirigente americano certa vez: São uns filhos-da-puta, mas são nossos filhos-da-puta. Acho que é mais ou menos isso.

Doan
14 anos atrás

Dá-lhe Flavio “Barack” Gomes. Mandou bem.

Mas não sei se o Obamão vai soltar uma dessas.

Netto
Netto
14 anos atrás

Parabéns, Flavio.

Belo post. :)

Murillo
Murillo
14 anos atrás

Sim Tiago,

Em Cuba educação, esporte e saúde são de primeiro mundo. Anos Luz a frente do Brasil nestes pontos.

Marcia Rodrigues
Marcia Rodrigues
14 anos atrás

Oi, Flavio ! adorei o discurso sugerido. Flavio para presidente !!!
um abraço.

Rossini Miranda DIppólito
Rossini Miranda DIppólito
14 anos atrás

Sei não Gomes, mas acho que principalmente a parte sobre deixar de viadagem não vai ser aproveitada do seu discurso. Mas bem trabalhado por um acessor de imprensa até que dá … rs

Anarquista
Anarquista
14 anos atrás

Pois eu faria um discurso totalmente inverso, estendendo o embargo a todos os países governados por ditaduras, independentemente de sua cor. Enfim, mandaria todos os ditadores ao diabo que os carreguem.
Crime de opinião: ninguém merece…

Fabio Mantovani
Fabio Mantovani
14 anos atrás

Belo discurso, Flavio.
Mas dificilmente sairá da boca de qualquer presidente estadunidense (boa, Tiago).

Carlos Eduardo Del Valle
Carlos Eduardo Del Valle
14 anos atrás

Ué! Mas não é bom estar a salvo das garras do capitalismo e do imperialismo ianque? Porquê os defensores do comunismo em Cuba reclamam do embargo? Eles não queriam se ver livres do imperialismo? Será que querem fazer negócios com um mercado consumidor capitalista? Ué, mas o capitalismo não é ruim? É ruim, mas até a China vai ficando cada vez mais capitalista e menos pobre.

Alex Martins
14 anos atrás

(aplausos)
Ta na hora de os E.U.A. olharem para o que fazem e parar de moralismo. Cuba merece ser feliz pelo povo que tem, por sua cultura e até mesmo por seu governo que teve culhões para virar a mesa para cima dos mafiosos italo-americanos e toda a sua canalhice.
Flávio, movimente mais essa sessão que anda muito sumida.
Abraço!

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Aí Gomes, boa!

Marcelo Arruda
14 anos atrás

Bem, o Governo Obama tem contradições dentro do governo que me parecem muito com o Governo Lula, apesar de suas especificidades. Se nós temos um Hélio Costa (funcionário da Rede Globo) e um Ministério da CUltura (que tem um debate aprofundado sobre a Democratização da COmunicação, só para pegar um aspectos das contradições do Governo), Lá temos Hillary Clinton, uma dama de ferro., que bate com os anseios de liberdade do governo Obana. O problema é qu ele tá lá para governar um troço imenso e complexo que sustenta a maior economia do Mundo. não tá lá para fazer a revolução.

(aliás, convenhamos, Nunca esteve. como o Lula aqui…)

Alvaro
Alvaro
14 anos atrás

O Fidel não está nem ai pra OEA, eles nem querem mais isso

E esses hipocritas que falam que la é uma maravilha, que é bem melhor que aqui, nunca iriam viver la.

Patrick Vaz
Patrick Vaz
14 anos atrás

Caro Gomes,
Pois é. Lembrei-me de você ontem.
Enquanto esperava para ser atendido no dentista, fui “ler” a veja.
Botaram o comentário do Fidel sobre essa revogação. Ele agradecia, mas dizia que não iria Cuba se parecer com o restante da América, não em termos da OEA, etc…
Embaixo do comentário estava:
Fidel Castro
Dono de Cuba
É mole?

Andre Decourt
14 anos atrás

Agora dizem que não vão a OEA, que fiquem comendo carne de cavalo enlatada….pena só da arquitetura de Havana e dos que querem falar o que pensam…..

Diego Silva
Diego Silva
14 anos atrás

Adorei o discurso, entraria realmente para historia, seria mas famoso que o “eu tenho um sonho…” do Martin.

Toni Dellorto
Toni Dellorto
14 anos atrás

O discuso está bem estruturado.

Faltou só aconselhar a população a tentar livrar-se dos tiranos metidos a revolucionários que fodem um belo país como Cuba por duas gerações.

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
14 anos atrás

Tiago,
Talvez vc tenha razão, e esse carro não largue, mas, a ignição foi dada, o motor está roncando e não há como retornar aos boxes sem dar vexame e levar um pito da direção da prova.
Feioso, tô contigo.
Abs.

Fabio Cordeiro
Fabio Cordeiro
14 anos atrás

E suponho que, em contrapartida ao fim do embargo, Fidel vai liberar os cubanos pra ir e vir quando queiram e permitir que as pessoas tenham uma opiniao contraria a dele, entre outras cositas, no? E você mesmo diz que Cuba está se lixando se volta pra OEA! Por que se importar entao com o fim do embargo, que sentido tem?

Outra coisa: o fim do embargo americano vai representar o que, de maneira prática? Que eu saiba, outros países comercializam com Cuba, daqui da Argentina sai qualquer quantidade de turistas, ou seja, é só pra ver quem venceu a queda de braço, né?

Em relaçao a apoios de ditaturas e condenaçao de outras: tudo tem um caráter econômico E político: obviamente, para o ideal de vida americano (e eles defendem com unhas e dentes, da mesma maneira como vc defende o cubano) nao era e nao É bom uma ditadura comunista no quintal de casa, ainda mais naquela época, era visto, com toda razao, como ponta de lança da extinta URSS. Tanto que Che tentou fazer uma revoluçao na Bolivia. Enfim: a posiçao de um indivíduo é uma coisa, a de um país, às vezes, outra. Que o diga Celso Amorim…