MENU

sábado, 13 de junho de 2009 - 18:38Nas asas, Sem categoria

NAS ASAS

SÃO PAULO (o avião) – Bela história manda o blogueiro Marcelo Ribeiro, contada neste vídeo do site da RBS. Em 1957, o comandante Heraldo Knipling pousou um Super Constellation da Varig no meio do mar depois de pane em três dos quatro motores da aeronave. Que tinha 11 tripulantes a bordo, porque os passageiros foram deixados em Santo Domingo depois da pane no primeiro motor. O avião estava sendo levado para os EUA para consertar esse primeiro motor quebrado quando teve problemas nos outros três.

Knipling conta na matéria como pousou e como foi feito o resgate dos sobreviventes (apenas um comissário desapareceu). O Constellation é o avião predileto deste blogueiro, embora eu nunca tenha voado em um. A coisa mais linda que já riscou os ares em todos os tempos.

29 comentários

  1. Rodrigo mota disse:

    O Super Constellation é mais bonito :)

  2. Jairo disse:

    Olá Flávio; quando pequeno tive no álbum o super costellation nas cores da varig. bem como outros modelos que “apavoravam” na época. Nas comemorações de 7 de setembro cheguei a ver além dos T meia 3 costelattion em formação voando juntos. Hoje nem do dia da aviação e outras datas comemorativas passam sequer “urubús” nos céus poluídos de São Paulo. Quem gosta de tudo que voa como eu e meu filho, temos que nos contentar com os fracos e decadentes Domingo Aéreo no Campo de Marte uma única vez por ano (mes de outubro) e o passado choveu e nada dos F-5 de Santa Cruz ou Canoa….lamentável mas o parabenizo pela foto postada.
    Grande Abraço

  3. Fabiano disse:

    A imagem mais linda que ja vi foi de um connie decolando a noite… com as linguas de fogo saindo dos escapamentos dos motores…. de arrepiar !!!

  4. Zé Maria disse:

    Marcelo, valeu pela curiosidade,vamos lá:

    A cauda era tríplice porque se fosse construída em peça única ficaria muito grande e muito alta, dessa maneira dificultando o acesso ao interior dos hangares das operadoras.

    Sem dizer que ficaria muito pesada também.

    Pelo menos é isso o que se encontra na literatura à respeito.

    Abraços.

    Zé Maria

  5. Ricardo Bigliazzi disse:

    Grande Flavio…

    Tens que ir ao Museu da TAM (se já não foi)…

    Lá tem um “Connie” nas cores da Panair… tá bem bonito!!!

    Abraços

    Imperador Ricardo Bigliazzi
    Obs.: Acho que o Museu ainda esta fechado em decorrencia de uma expansão que está sofrendo.

  6. Marcelo disse:

    Curiosidade

    Samento minha ignorancia.

    Qual é a diferença entre a parte traseira deste aviação ( é certo chamar de cauda ?) e as hoje vistas ?

    Por que motivo este aviação tem essa cauda bipartida ?

    Abraço.

  7. Eric disse:

    O Concorde e o Comet eram mais belos.

    apesar do Comet se desintegrar no ar….heheheheheheh

  8. Walter Terra Campos - Poa/Rs disse:

    Ninguém comentou sobre o Caravelle, o primeiro jato comercial, avião muito bonito.
    Diziam que êle era capaz de planar até o pouso no caso de pane das turbinas.
    Sucedeu aos electras (turbo hélices)

  9. Daniel disse:

    Gomes, o Constellation é maravilhoso, mas preciso dizer que a coisa mais linda que já riscou os ares atende pelo nome de P-51 Mustang. Um grupo de P-51s escoltando um B-17 era um verdadeiro desfile das máquinas voadoras mais bonitas que o homem já construiu.

  10. luiz alberto disse:

    Ano passado trabalhei numa produtora que estava finalizando o documentário sobre a Panair do Brasil.

    Vou até me informar se já saiu, bom mas o que importa é o filme é muito bacana e conta a gloriosia história dessa grande empresa que foi completamente desmembrada pelos militares.

    São lindas as imagens do Constellation, é legal ver nos depoimentos que todos suspiram quando falam dessa incrível aeronave.

  11. Adal Avin disse:

    Em meus tempos de infância, eu eu fã incondicional de dois aviões: o imbatível DC-3 e o lindo Constellation, do qual eu itnha até uma pequena miniatura em plástico, fabricada pela Estrela (que talvez ainda esteja guardada em alguma caixa, aqui em casa). Tempos heróicos estes!

  12. José Brabham disse:

    Concordo 100% com o blogueiro Bustani. O Constellation, o B-17 e o Concorde formam o “trio-de-ouro” da aviação em termos de beleza.

  13. LH disse:

    Aproveitando, vc já comentou no blog sobre a VASP – Saiu no Estadão hoje que tem um leilão onde pretendem vender alguns Boeings….

  14. A habilidade do piloto nessa história , parece o caso do piloto americano que tbém pousou o avião no mar e salvou centenas de vidas, no caso do piloto americano o que contou foi sua enorme exdperiência ,duvido se fosse piloto jovem conseguiria pousar um treco desses no mar, viva a habilidade dos grandes pilotos.

  15. Tohmé disse:

    O maior de todos. O mais lindo.

    E minha vó morreu num desses em 1953.

  16. Fernando Marson disse:

    Em uma coisa eu concordo plenamente: também é meu avião preferido

  17. Jason_1900 disse:

    Avise se você for à Suíça ou à Austrália. Tem Constellation voando por lá, fazendo o circuito de shows aéreos – dá pra pegar uma carona.

  18. Irapuã disse:

    Mas BaH, tchê! Deliciosa reportagem contando uma história incrível daqueles tempos mais simples e inocentes. Bonitas imagens do Constellation e do inesquecível Electra. Falando neles, onde foram parar, já que é relativamente recente sua aposentadoria? Algum amigo sabe informar?

  19. Wagner Valente disse:

    Demais.
    Obrigado pela oportunidade de relembrar momentos tão incríveis.
    Acho que o seguinte vídeo também vale a pena:

    http://www.youtube.com/watch?v=3wYJb2QwN8g&feature=PlayList&p=DF1FEA7BDCC467CB&index=20&playnext=2&playnext_from=PL

  20. lucifer disse:

    Problema que o Constellation, era motor à explosão puro. A geração seguinte que utilizou motores turbo hélice,começou com o Viscount,avião inglês , servindo de pré Aero-Lula,no governo de JK.Esse aperfeiçoamento,foi o que tornou o Electra imbativel em resistência,velocidade e longevidade.

  21. geraldo nunes disse:

    Em aviões comerciais, o melhor design de todos…

  22. Marcelo Ribeiro disse:

    Aqui dá para ter uma boa idéia de como era o avião, e com som: http://www.youtube.com/watch?gl=BR&hl=pt&v=3rgzAnrI6Bw&feature=related

  23. Trapizomba disse:

    E o Eletra (ou Electra)? Como era manero aquele aviao, muito confortavel e estavel. Um amigo do meu pai, piloto, disse que foi o aviao mais gostoso de voar. Abs

  24. Edison Guerra disse:

    Um dos melhores aviões de todos os tempos.Por coincidência,hoje cedo descobri um video na net :www.flightlevel350.com/aviation_video.php?id=1835.
    Enjoy.

  25. Bustani disse:

    Sem duvida nenhuma é um dos aviões mais bonitos que já existiu, divide a posição na minha lista com o Concorde e a B-17.Parece que tem um em exposição estatica no Museu da TAM em São Carlos, quando reabrir estou lá!!!

  26. BK disse:

    Os Connies são lindos, mas o povo costuma falar que ele é o trimotor mais bonito já feito, porque invariavelmente um motor dele acabava parando em Vôo.
    Adoraria voar em um desses, assim como queria voar de Concorde e DC-3, provavelmente nunca vou conseguir voar em nenhum dos 3.

  27. Rodrigo Abreu disse:

    Bela história…

    A Varig aqui no RS não era uma empresa, mas quase uma religião… Meu pai trabalhou lá nos anos 70, e minha madrinha durante 30 anos.

    Pena não ter sido salva pelo governo com a GM recentemente, mas aí os interesses eram outros…

  28. Formiga disse:

    Concosdo plenamente, é o design dos mais bonitos de um grande projetista estadunidense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>