O MUNDIAL “DELES”

SÃO PAULO (dia 12 tá aí) – O fala-fala sobre 2010 foi muito intenso na Turquia, como já havia sido em Mônaco. A sensação que tenho é de que as equipes estão pouco se lixando para aquilo que anda acontecendo na pistas e só se preocupam com o jogo político que tomou conta da cena desde que a briga entre FOTA e Max Mosley se escancarou.

Os piloto se reuniram e juraram amor a seus times. Vão com eles até o fim. O que é curioso, porque alguns deles possivelmente serão demitidos no final do ano, estejam onde estiverem seus patrões. Mas esqueçam os pilotos, eles não mandam nada.

A situação de momento aponta Williams e Force India com a FIA, e mais as novatas que demonstraram interesse em correr no ano que vem: Epsilon Euskadi, Campos, USGP-Alguma-Coisa, Prodrive-Aston Martin, Superfund, Lola, N. Technologies, March, Brabham e Litespeed (que pode usar o nome Lotus). Claro que algumas são apenas ensaios, não têm condições nem de preparar o Meianov. Mas são dez, fazem volume. E acho que a FOTA ainda terá algumas baixas, como McLaren e Brawn.

Em Istambul, circulou até um calendário que as dissidentes, lideradas pela Ferrari, podem adotar em 2010 caso decidam correr sozinhos, formando outra categoria. Claro que não deve ser muito levado a sério, até porque existem contratos entre alguns desses autódromos/promotores e a FIA/FOM. Mas vale pela curiosidade. Dos circuitos que fazem parte do calendário atual, Mônaco, Monza, Silverstone e Abu Dhabi seriam incorporados pelos rebeldes. As outras pistas utilizadas seriam Magny-Cours, Jerez, Portimão, Mugello, Indianápolis, Montreal e Hockenheim.

Todas elas têm condições imediatas de receber corridas de F-1, ou de alguma categoria semelhante. Notem que colocaram Silverstone, que provavelmente será substituída por Donington no ano que vem na F-1 de Bernie & Max. Abu Dhabi ainda nem estreou e já está sendo cooptada. Magny-Cours foi abandonada à própria sorte, é a chance de resgatá-la. Mônaco diz que só faz corrida se tiver Ferrari nas suas ruas. Jerez é outra relegada à própria sorte, aceitaria sem pestanejar. Mugello é praticamente da Ferrari, e Monza só faz sentido com carros vermelhos na pista. Portimão, no Algarve, está estalando de novo, louco por alguma coisa importante. Montreal adoraria ver a F-1 ou outra categoria qualquer de volta. Indianápolis precisaria de um trabalho comercial forte com Tony George. E Hockenheim anda meio em baixa nessa história de revezamento.

Como se vê, pista no mundo é o que não falta. Dá para vários campeonatos, sem problema algum. Problema imediato mesmo, outro, é o que tem sido visto nos elefantes brancos construídos recentemente para a F-1, como esse autódromo da Turquia. Ontem, apenas 36 mil pessoas ocuparam suas arquibancadas. Público de joguinho do Corinhtians no Pacaembu. A culpa, dizem, foi dos preços muito altos dos ingressos. Se for criada uma nova F-1 pelas rebeldes, e se continuar existindo a atual sob o comando de Max, Bernie & seus seguidores, é algo que deve ser levado em consideração. Tirando a Nascar, vejo que automobilismo leva cada vez menos gente aos autódromos. No mundo todo.

Bem, no fim da semana, dia 12, dia dos namorados, a FIA promete divulgar sua lista de inscritos. Até lá, vamos ficar especulando.

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Guga.
Guga.
14 anos atrás

Sinceremente, alegrou o meu almoço:
http://www.motorsport.com/photos/popup.asp?N=106&I=lemans/2009/24h/lemans-2009-24h-eg-0361.jpg&FS=LEMANS&SN=1_64.235.98.12:47134&S=LEMANS
Flávio, lembrei desse post quando vi essa foto, da inspeção tecnica da Peugeot em Le Mans, o tanto de fãs, a torcida por uma marca. Embora seja um campeonato praticamente impossível de se acompanhar pela TV, embora seja dominado por alguns carros, as corridas de prototipos tem crescido em popularidade(lembra da largada em La Sarhe o ano passado?). A pergunta é: O que a F1 pode aprender com isso tudo?

Washington
Washington
14 anos atrás

A FOTA (leia-se montadoras) não da á mínima para tradição, o que importa são os lucros, por isso não vão pensar duas vezes em sair da F1 tradicional e criar a sua “F1”. Se as montadoras gastam 300 milhões de nao sei o que, é porque de alguma forma da lucro, no dia que nao der, elas concordam com teto de 40 milhoes, até lá tudo o que se fala é pura conversa fiada.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

FIA e FOTA, estão parecendo aquele casal, que na hora do rala e rola, usaram por engano, pomada para calos. Agora reclamam que está ardendo. Ainda vai arder muito mais, e não sei se depois dá pra continuar a brincadeira.

Marilia Compagnoni Martins
Marilia Compagnoni Martins
14 anos atrás

Spa continua em 2010? Senão tb poderia ir pra F1.1 (eu já batizei a categoria assim), e Estoril? Kyalami? Adelaide? Detroit? Imola? Argentina? que alegria ver essas e outras recuperadas, pensando bem, duas categorias, teríamos corrida quase todo final de semana!!!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Roberto, concordo plenamente. Eu me incomodo mais com o Felipe por ele ser brasileiro, mas é verdade o Alonso está seguindo na mesma linha. Então, para o Massa e o Alonso, carro de verdade devem ser aqueles fabricados com a mais alta tecnologia disponível no mercado, e corrida de verdade devem ser as que estão servidas por esses carros. Isso é ridículo.
Essa nova Fórmula Um só trouxe benefícios na minha opinião, apesar da disparada do Button, pra mim temos um ano muito superior em termos de competição em relação aos outros, e não estou esquecendo que o ano passado foi emocionante com Hamilton e Massa disputando o título até a última curva. Mas as corridas estão mais legais, pelo menos eu estou achando. Temos muitas variantes, as equipes tentando se desenvolver, se adaptar melhor ao novo regulamento e tentando tirar o melhor do carro, caras como o FG já falou, Adrian Newey e Ross Brawn, puderam mostrar toda sua competência e mostrar que dinheiro não é tudo, tem que entender do negócio.

Eu to adorando esse ano, aquela foto que o FG nos mostrou aqui no início do ano onde tem 2 carros da Brawn em primeiro e segundo no grid de largada de Melbourne (se tratou de uma montagem), aquilo para mim era um sonho que posteriormente se tornou realidade, foi fantástico, eu to muito contente com essa goleada que a Brawn está dando nas equipes mais fortes como Ferrari e McLaren.

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
14 anos atrás

Não disse?

A FIA acaba de “dar pra trás” e fazer tudo que disse que não seria feito. Mosley perdeu, perdeu feio.

Nadson
Nadson
14 anos atrás

A FIA acaba de avisar à FOTA para participar do campeonato do ano que vem e participar do regulamento.

Pois é. A velha raposa continua a mesma. Espremeu até onde deu as equipes e, no final, dá a sensação de gostinho de vitória para que elas se sintam felizes.

Em contrapartida, mantém o domínio da categoria, das equipes, da grana…

JP
JP
14 anos atrás

Cada vez mais concordo com os americanos: F-1 é coisa de playboy aristocrático europeu.

marcos vale
marcos vale
14 anos atrás

Interlagos como fica ???

askjao
askjao
14 anos atrás

O buraco é mais embaixo. Tudo isso traz junto multas milionárias de contrato com patrocinadores, já que a exposição não seria/será a mesma que a atual, pelo menos até a nova categoria se firmar. E na boa, exemplos de rachas mal sucedidos tem aos montes por ai, vide Indy e Cart. Acho que todos tem que calçar as “Sandalhas da Humildade” e chegar a um MDC.

FG, seu novo brinquedo anda?

Washington
Washington
14 anos atrás

Acho que o problema nem é o teto de 40 conto… é a idéia de ter auditores externos cutucando tudo que é nota dessas montadoras, afinal, não somos tontos de crer que aonde se gasta 300 conto por temporada … as vezes ate 400 como os japa da toyota (ô nome feio …) seja feito tudo de forma legal, na minha opinião o racha vai ser por isso, ninguem quer mostrar aos outros aonde realmente vão os gastos com essas equipes, ou alguem realmente acha que a toyota gasta 400 conto pra fazer um carro meia-boca?

Marco Antonio Cação
Marco Antonio Cação
14 anos atrás

Sei lá, estou achando isto um baita blablabla por nada.

No fim das contas, cada lado vai recuar um pouco e o status quo será mantido.

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

“qual foi a última vez que vimos um motor estourar num retão??? “… Ferrari no. 2 em Hungaroring, a duas voltas do fim… e custou o campeonato de Massa.

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Sr. Rodrigo Duarte, não é só o Felipe Massa que está a falar isso não. Pelo o que vi, Alonso está com o mesmo textinho preparado.

Meu receio mesmo é essa nova categoria se transformar num oba-oba tecnológico infinito. Por mais que eu não goste do governo F1, há-de se admitir que a limitação técnica imposta tem transformado, ao menos os treinos, muito mais interessantes.

Toda transformação é crítica. A fórmula 1 está, apenas, vivendo sua fase existencialista.

Claudio
Claudio
14 anos atrás

Barrichelo é doente. A última é que o assoalho lhe impediu de fazer a pole na turquia. Em Mônaco, o problema foi uma bolha no pneu na corrida e perda aerodinâmica no treino; na China, um freio falho; na Malásia, a temperatura um pouco alta; etc. Para de buscar desculpas. Vamos iniciar o movimento Fora Barrichelo. Este lixo só incomoda.

lucianocop
lucianocop
14 anos atrás

Eu acho que não muda nada.

É só pressão das “grandes” já que não concorrem a nada neste ano com suas carroças, estão desviando o foco.

Juliano
Juliano
14 anos atrás

Se de um lado tivermos a F1 com Williams, Force India, Prodrive, USF1, Litespeed, Brabham, March, Lola, Epsilon Euskadi, N. Tecnology, Superfund e Campos e do outro lado, Ferrari, McLaren-Mercedes, Toyota, Renault, BMW, Toro Rosso, Red Bull e Brawn não precisa ser muito esperto pra antever que o campeonato que vai ser visto é o segundo, afinal, é nele que estarão Fernando Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Sebastien Vettel, Robert Kubica, Felipe Massa, Rubens Barrichello e Jenson Button. Na F1 do Max Mosley, teremos Kazuki Nakajima, Kamui Kobayashi, Karun Chandhock, Vitaly Petrov, Andreas Zuber, Fairuz Fauzy.

Vai ser algo mais tosco do que quando da cisão em Champ Car e IRL em 1996.

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Claro que é um direito dos pilotos em manifestarem as suas opiniões, e me estranha muito alguns fazerem isso na F1 moderna, onde tudo é proibido, só se fala o trivial. Me incomoda um pouco o Felipe Massa falar para quem quiser ouvir que ele quer correr no ano que vem “numa Fórmula Um de verdade”, com “carros de verdade”, equipes grandes e etc.
Ou seja, uma F1 dirigida por Max Mosley e Bernie Ecclestone (esses caras gostam de dinheiro é claro, mas parecem preocupados com a preservação da F1 e merecem respeito por tudo que já fizeram), com equipes diferentes das consideradas “grandes”, como Ferrari, Renault, Toyota, Red Bull. Sinceramente Felipe, não sei de onde surgiram essa Brabham e Lotus, mas com certeza essas duas tem muito mais história do que as anteriores, com excessão da Ferrari. Fórmula Um é corrida de carros e isso, se não acabar, vai continuar sendo Fórmula Um para mim. Sem essa de F1 verdadeira e F1 falsa, F1 do Paraguai. Essas insinuações do Massa, esse posicionamento dele, vem me incomodando um pouco. Mas como opinião cada um tem a sua, tudo bem Massa, abrace ela e seja feliz, tenho certeza que minha opinião não é importante, mas no lugar do Massa eu preferiria esperar mais antes de me manifestar, porquê mais tarde ele pode ter que se explicar.

Só um exemplo, nunca diga nunca, o Magrão disse que nunca jogaria no Corinthians, quando era jogador do Palmeiras, mas ele jogou. Pode ser um monte de bobagem, mas eu penso assim fazer o que.

Rene
Rene
14 anos atrás

Concordo com o Daniel! A F1 se tornou um vicio para mim, e sou pego fazendo as mesmas perguntas que ele. A clasificação chega a ser mais interessante que a corrida, é muito chato em qualquer esporte, você saber quem vai ganhar antes da metade da prova. As mudanças tem que acontecer, usar as mesmas regras da gp2 por exemplo… Pelo menos existiriam mais ultrapasagens!
Quero ver alguém convencer novas gerações a assistir este tipo de corrida, nos “viciamos” porque era realmante imprevisivel, ou pelo menos pouco previsível!, hj não é mais!

Eder
Eder
14 anos atrás

Pô FG… Joguinho do Curintia?

Justo o meu Curintia você tinha q sugerir? Só se for com a Portuguesa né…

Porque aí é jogo de 1 torcida só, e “nóis intera” 36 mil em qualquer estádio… Nem precisa da “outra” torcida.. (será que tem, ou já acabou?) kkkkkkkk!!!!

Abraços.

Ahh, qual o nome do brinquedinho novo???? Showwww, ta muito bonito!!!

Rodrigo Bezerra Meirelles
14 anos atrás

Pois é, pessoal, 36 mil pagantes no autódromo.Falam em reduzir isso e aquilo e os ingressos não reduzem TAMBÉM em função dos organizadores tentarem tirar o prejuízo de realizar o GP.E cada vez mais vai ser prejuízo, pois o que a FOM cobra, velhinho, não pode continuar. Redução de custos com esse precinho cada vez mais alto pra realizar uma corrida? SSsssss

João Ferreira
João Ferreira
14 anos atrás

É preciso renovação, não sei com novas equipes, custos controlados, baratear ingressos, enfim…sei lá….vai depender do espetáculo oferecido, F-1 sem Ferrai é complicado, como Ferrari sem F-1 também é….

Se os pilotos querem correndo com as grandes, que tal não ter salários, correr pela pura emoção hein???

É uma piada as atuais equipes criticarem as novas, pois em algum momento das hitória elas foram pequenas, e mesmo grande tomaram atitudes de pequena…

O que se devia repensar seria a Formula1 controlada pelas equipes e não pela FIA, assim eles controlariam quem entra, quem sai, que pune, quem não pune, etc….só sei que a F1 de uns quatro ou três atrás, é trapalhada por trapalhada, só sei que depois de Senna e de Schumacher, um bando de pilotos mais ou menos, se acham o rei da cocada preta, mas esquecem que ninguém anda com carro porcaria, só o Button e o pior ganha….

Toda vez que há uma mudança radical do regulamento dá nisso, se culpa o regulamento de tudo, mas todo mundo sabe que o problema mesmo é a fatia do bolo….só que pessoal a fatia do bolo ficou menor, não dá para todo mundo, então é por isso que não querem mais equipes na F-1, para dividir mais o bolo, então Ferraris, RBRs, STRs, ABCs, entre outras não querem….

Mas nenhuma fala publicamente ou decide o que é melhor para a F-1, mas sim para o próprio bolso….

Ah tempos que não gosto da F-1, prefiro ver GP2, NASCAR, ou mesmo corrida de caminhão monstro, pelo menos não tem tanta frescura, a emoção é a mesma se não for melhor….

Acho que é isso pessoal, eles conseguiram matar a F1 como sempre conhecemos, só com um baita renovação poderemos recuperar a antiga F-1, equipes pequenas, 5, 6 ou 7 pilotos competitivos disputando o campeonato, 20 provas ou mais….banir tecnologia e voltar tudo a manual….qual foi a última vez que vimos um motor estourar num retão??? Hoje o carro não quebra mais, só o Rubinho…mesmo…

Chegou a hora de todos começar a jogar limpo e falar o que realmente quer, não será pela Ferrai não correr na Formula 1, que não assistiremos, nem pela Cosworth que assistiremos, se não tiver Alonso, também não será pelo Massa, se não for pela FIA, FOM, FOTA, FODASE, com certeza seria bem melhor a F1, se não é pelo Galvão Bueno, será pelo Flavio Gomes, enfim….queremos mesmo é saber se a F1 se manterá como esporte, como qualquer outro, que traga de novo isso, pois tem mais de 20 anos que não é desse jeito, não começou de agora esta crise…..

Um abraço!!!

Lucas  Costa
Lucas Costa
14 anos atrás

Nascar leva um monte de gente no estádio porque tem vários acidentes

rosemeyer
rosemeyer
14 anos atrás

A melhor coisa que poderia acontecer na F1 agora ,e’ o Galvão voltar.Descobri que viciei naquela narração empolgante ,parcial,arrogante e cheia de piadas prontas.

Tudo ,menos o Kleber Machado novamente ,alem de pessimo narrador ,não entende absolutamente nada de automobilismo.

Renato
Renato
14 anos atrás

A “FOTA One” está querendo ser uma categoria onde quem gastar mais ganha, a F1 está querendo retomar algo que a F1 esqueceu há uns 20 anos, com um orçamento muito inferior, o pessoal tendia a criar mais, a inovar mais… a dar chances a novas idéias, como por exemplo, o carro-asa, os motores turbo, por exemplo. É uma coisa que a F1 quer trazer, quer que os engenheiros quebrem a cabeça em novas soluções usando muito menos dinheiro, ao invés de ficar semanas em túneis de vento desenvolvendo asas, asinhas, aletas, apendices e coisas assim. Percebem uma coisa, foi só a FIA começar a limitar que as novidades vem surgindo, que Newey voltou a trabalhar…

José Brabham
José Brabham
14 anos atrás

Será que os ingressos caros são função direta do custo das equipes? Duvido. Só acreditarei nisso quando odonodetudo Mosley declarar que os ingressos mais caros da sua F1-diet vão custar 100 euros.

O mais certo é com teto ou sem teto, uma familia com dois filhos vai continuar gastando cerca de 1000 euros para assistir a uma corrida de F1 num bom lugar da arquibancada.

Paulo César
Paulo César
14 anos atrás

Tudo ” Marketing Político ” de ambas as partes. Ou tudo terminará em pizza, mais provável, ou dá divórcio. Será como aconteceu na década de 90 na Cart/Indicar x IRL, hoje as duas juntas de novo…..

PUXÃO DE ORELHA FG !

Não blogou nada sobre a vitória do Hélio Castroneves, de 3 ele ganhou duas ! Porquê ???

Guga.
Guga.
14 anos atrás

No meio disso tudo uma coisa é gritante, a F1 precisa ser menos cara, é um absurdo o tanto de dinheiro que se gasta. Um bom exemplo é o atual regulamento aerodinâmico, quanto se gastou para os carros se adequarem a ele, o que ele produziu em termos de competitividade? O campeonato do ano passado era muito mais disputado. Limitar custos é uma falácia(tem acento?), o que tem que ser rigidamente controlado são as especificações dos carros e o numero de testes, que deve ser igual pra todos.

EduardoRS
EduardoRS
14 anos atrás

É fácil lotar arquibancadas: basta colocar ingressos a preços razoáveis. Eu me nego a pagar 300 paus pra ver a F1, sabendo que a maior parte desse valor vai direto pro bolso do Bernie. Façamos o comparativo: o ingresso para uma partida de futebol de primeira linha aqui no Brasil pode ser encontrado por até R$20, sendo R$100 nos lugares mais caros. Na Europa, gira em torno de 50-100 euros. Porque um ingresso de F1 chega a custar R$1200 aqui no Brasil? Considerando que a Turquia vive um padrão econômico semelhante, explica-se as arquibancadas vazias.

A F1 é cara demais em tudo. Isso espanta o público médio, só vai quem é apaixonado mesmo AND é podre de rico.

Por isso que gosto mais de rali, que é mais legal e é de graça.

Guga.
Guga.
14 anos atrás

Quando será que a pizza sai do forno? As 8 revoltosas (vamos fingir que McLaren e Brawn enganam alguém) não conseguirão organizar um campeonato mundial em tão pouco tempo e não tem vantagens em atuar sobre outro nome (GP1?). Já as novatas, só Epsilon Euskadi, Prodrive e Lola tem condições tecnicas pra coisa, e das 3, só o time da Aston Martin tem dinheiro pra tanto. Já passou da hora do Mosley sair da FIA e da FOTA ter muito mais poder dentro da organização.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
14 anos atrás

Estou doido pra ver esse pessoal rachar de vez.

Quero ver um campeonato de verdade feito com o supra-sumo (?) da tecnologia. Nada de ficar mudando o regulamento todo ano.

O problema seria a TV. Será teria transmissão?

Fernando Passos
14 anos atrás

Eu estava torcendo para chegarem a um denominador comum, mas mudei minha opinião.

Que se dane a FIA e a FOM!

Tomara mesmo que criem esta nova categoria!

Basta 7 equipes, com 3 carros por equipe, pra já ter uma categoria melhor do que essa que o Max está impondo.

Qual terá mais cara de F1, a nova criada pela FOTA ou a de propriedade de MAX?

Na da FOTA, teremos Ferrari, Toyota, Renault, Brawn, BMW, RBR, STR e, quem sabe, McLaren… Na outra, um bando de equipes novatas e algumas que irão comprar as marcas de famosas do passado, pra tentar alguma credibilidade…

Na da FOTA, teremos, Alonso, Massa, Hamilton, Kimi, Button, Rubens, Trulli, Glock, Vettel, Webber, entre outros, e na outra?

Na da FOTA, teremos Mônaco, Indianápolis, Monza, Hockenheim, Silverstone, Magny Cours e Montreal… Na F1 do Max Chicotinho, teremos Cingapura, Malásia, Barhein, China e outros elefantões brancos…

Qual, pra você, terá realmente a cara de Fórmula 1?

E outra, pelas declarações recentes, essa nova categoria poderia ter ingressos baratos, pra encher os autódromos… pra abocanhar os “novos” espectadores…

Tomara mesmo que seja formada uma nova categoria e que o dinheiro não fique só na mão do Bernie…

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Então pelo jeito só sexta-feira saberemos se esse triângulo amoroso Fota-Max Chicotinho-Tio Bernie vai terminar mesmo em namoro-suruba a três ou se o rompimento vai ser daqueles tipo “barraco no programa da Márcia Goldschimitt”, hahahahaha…

Mas ia ser legal ver a “F1 do B” correndo em autódromos limados pela dupla MM-BE… e qualquer coisa, vão tudo no motorhome da Caminho das Índias e fiquem todos a dançar… resolve tudo rapidinho, hehehehehe…

Roberto
Roberto
14 anos atrás

Não sei o que esperar desta nova categoria encabeçada pela Ferrari. Que seria da transmissão? Qual o formato? Seria mesmo uma nova f-1 melhor ou pior? Pode-se esperar alguma coisa? As catgorias de base seriam rebabas? Será que não seria uma bagunça generalizada do tipo “tá tudo liberado”. Montadoras fazendo carros aviões experimentais? Haveria equilíbrio, limite de gasto? Vixi, é muita coisa para nos deixar a todos com o pé atrás.
A FIA devia logo aceitar a redução de custo gradual e acabar com essa palhaçada.

Quando houve cisão na Indy o que aconteceu? Será algo parecido, pois?

Luiz
Luiz
14 anos atrás

Ainda com o Moore na cabeça,penso que se a era do automóvel vai acabar,o lógico é a corrida de automóvel acabar primeiro.A última corrida será sem publico e sem transmissão,e mesmo assim a ficha não vai cair nunca para alguns.Agora deixa eu dar uma olhada na internet, tem uns scooters elétricos interessantes…

Daniel
Daniel
14 anos atrás

Estou de saco cheio da Fórmula 1. Destas merdas todas que ocorrem nos bastidores e de ficar duas horas na frente de uma televisão para ver corridas “dormonidianas”. É um vício, no pior sentido que a palavra pode ter, porque diversas vezes me pego, no meio de uma corrida, pensando: “por que é que gosto desta merda mesmo?”

Ontem vi mais um jogo das finais da NBA, entre Magic e Lakers. Aquilo sim é um ESPORTE. E, ao contrário do que o Gomes disse uma vez, não assistimos basquete apenas para ver tudo ser decidido naqueles segundos finais. Cada cesta de três, cada enterrada, cada ponte aérea, cada assistência, cada infiltração vale cada segundo que passamos na frente da TV.

O que posso dizer é: nunca me questionei, no meio de um jogo de basquete, a razão pela qual gosto tanto deste esporte.

Os playoffs da NBA foram fantásticos, e ainda tivemos o prazer de contar com a narração impecável do Everaldo (ele trabalhou aí no pedaço, né não?).

Já a Fórmula 1 é um grande porre, e arrisco dizer que uma das coisas que a tornam um pouco menos chata são as bobagens ditas por nosso querido Galvão.

Ou seja, a coisa tá feia…

JONAS
JONAS
14 anos atrás

ingressos caros…crise econômica…autódromo sem público… e a FOTA insiste em manter uma F1 “de grife”…cara…e faz piadas com as pequenas…não querem ser uma grande GP2…
Que façam uma categoria NASA-F1…com orçamentos bilionários..pilotos frescos…e sem público…
Contramão da história…o mundo pede carros baratos, econômicos, ecológicos. As montadoras aprenderam a gastar em cima de um mercado de coisas caras e carros gastões. Vide GM/Ford/etc…e sifu….
Tem que aprender a fazer carro bom e barato, pois o mundo não se sustenta mais em cima de meia dúzia de bilionários perdulários.
Os caras das arquibancadas estão dando o sinal…falta o Montezemolo & amigos ouvirem…..

Verde
14 anos atrás

Massa, Mônaco, Abu Dhabi, Renault, Toyota, Magnycours, Jerez, Mugello, Silverstone atual, Hamilton…

Pensando bem, pode levar. Fico com a FIA, a Epsilon Euskadi, a USTOP e o circuito de Istambul.

LeoAndery
LeoAndery
14 anos atrás

Meia Mussarela, meia Calabresa, por favor…