ADEG INFORMA: SAI MAX, ENTRA JEAN | Blog do Flavio Gomes | F1, Automobilismo e Esporte em geral
MENU

quarta-feira, 15 de julho de 2009 - 11:50F-1

ADEG INFORMA: SAI MAX, ENTRA JEAN

SÃO PAULO (parece que agora vai) – Max Mosley desistiu de vez de concorrer à reeleição na FIA. É um indicativo de que o novo Pacto da Concórdia está prestes a ser assinado e ele sai de cena em outubro. O presidente fez, até, a indicação de seu sucessor: espera que seja Jean Todt, francês, ex-manda-chuva da Ferrari que todos conhecem.

A indicação é contraditória. Max escreveu aos seus clubes, semanas atrás, uma carta dizendo que a presidência da FIA deve cuidar de muito mais coisas do que a F-1. Que a FIA tem outras atribuições além das competições, que precisa se preocupar com estradas, segurança, a vida em torno de um carro, enfim.

Todt tem um passado exclusivamente ligado ao esporte. Foi piloto e navegador de ralis, dirigiu a Peugeot, depois a Ferrari. Conhece muito do assunto, mas não sei se manja alguma coisa de segurança nas estradas. O que também não quer dizer nada. O cargo, no fim das contas, tem na F-1 sua maior visibilidade. O problema, me parece, é a excessiva ligação de Todt com a Ferrari. Que deve estar adorando a indicação.

21 comentários

  1. Edilson Vieira disse:

    Que Jean Todt que nada, meu voto vai para o Ari Vatanen. Quem sabe só assim o dinheiro que sobrará do teto orcamentário da F-1 vai parar no WRC?

  2. Nilton Silva disse:

    O max quer estar em casa vendo o circo (literalmente) pegando fogo. A fota vai rachar se Todt assumir a Fia. sera uma briga enorme: Fia (todt), Ferrari e ou outros (Fota).

  3. porsche 917 disse:

    Sai Mosley e entra Todt, quer dizer só vai mudar a mosca, a merda permanece a mesma. Só tem um time que irá se beneficiar com essa troca, se ela acontecer, é a … todo mundo sabe!

  4. Side Show Bob disse:

    O Galvão já sabia….

  5. vitão disse:

    Vindo da ferrari, ele sabe como apagar incêndio, no sentido literal e no figurativo do termo !

  6. Juliano disse:

    Tio Bernie quer resolver o campeão mundial com uma idéia estapafurdia de medalhas… Aí colocam o Toddynho na FIA, e ele vai adotar o critério da moedinha (aquela que tem duas caras) para decidir o campeão.

  7. Antenor disse:

    O cara é um ditador mesmo, até o sucessor ele quer fazer. Tem que ser alguém escolhido por consenso e que não seja tão ligado a qualquer escuderia, ou seja, Todt não.

  8. Maurício MV. disse:

    Quando era diretor esportivo da Peugeot,Todt decidiu um Paris Dakar no cara ou coroa em favor de Vatanen. Icks parou seu carro a alguns metros da chegada,esperou Vatanen descontar o tempo perdido e seguiu para o segundo lugar no pódio.

  9. Daniel Soares Martins disse:

    Depois da zona que Max fez na F-1….acho que ele já foi tarde.

  10. Rodrigo Moraes disse:

    Sei lá… O Galvão falou que tava mais pro Ari Vatanen… :)

  11. ALEX B. disse:

    Sai o tarado e volta o fuinha! Welcome, Bienvenue!

  12. claudio cesario disse:

    Se Jean for presidente espero somente um coisa que ele promova tambem outras categrias como o mundial de marcas com o qual foi campeão nos anos 90 , mas acho uma boa indicação

  13. Leandro disse:

    Olá, Flávio, e o Vatanen? Não seria o favorito, justamente por não ter ligação com nenhuma equipe ou montadora? Aliás, acho que cabe uma pergunta: a FIA também controla outras categorias, como o WTCC, o WRC, o FIA GT, entre outras, enfim, o essas outras categorias não falam nada sobre a mudança na presidência da FIA, não votam, não indicam?

    p.s.: Parabéns!!! Eu assisti ao Limite e o João falou que hoje é o seu dia, certo?

  14. Rogério Magalhães disse:

    O que será que levou o Max Chicotinho a indicar o baixinho francês? Isso sim suscita muitas questões, dúvidas…

    E esse negócio de anúncio, acho mais engraçado ouvir lá do Mineirão, quando vem aquela morena bonita (sim, agora ela aparece no telão, vi isso quando fui ano passado) e diz: “ADEMG informa…”. Parece que é a obra do Aedes Aegipt que tá informando (“a dengue informa…”), hehehehehe…

  15. Mário Mesquita disse:

    Suderj é mais moderninho. Aderj era na verdade Adeg, do antigo estado da Guanabara. Com a fusão em 75, virou Suderj. Aê, parabens! Tinha que dar uma festa, sortear um Lada (de preferencia, o Samara, o mais feio de todos), etc. Vida longa e próspera.

    RESPOSTA DO FG:

    Trocado. Para Guanabara. É do meu tempo.

  16. Aliandro Miranda disse:

    Provavelmente Todt assuma a FIA, porque a Ferrari (Montezemolo) tem interesse nisso. E a Ferrari tem peso importantíssimo na FOTA, onde novamente Montezemolo figura como personagem principal.

    Isto é, todo mundo sai ganhando com Todt à frente da FIA. Ou quase todo mundo. A maioria, pelo menos…

  17. Lucius disse:

    Todt decidiu campeonato na moeda… ligado à Ferrari…

  18. Renato disse:

    Max era o delegado da FOM que ocupava a presidência da FIA.

    Agora vai ser substituído pelo delegado da FOTA.

  19. Não sei se isso vinga. Se vingar como estarão os ânimos Todt X LM?

    Isso é pano pra manga. Mesmo que no fundo estejam indispostos Todt X LM, em todos os conflitos envolvendo Ferrari alguém vai citar a antiga relação como favorecimento. Eu era mais o Ari.

  20. Eu acredito que o Todt é profissional o suficiente para separar o tempo dele na Ferrari e um mandato na FIA…

    E pelo que me consta, o baixinho é terrível… As equipes já podem ficar de cabelo em pe…

  21. Cristian disse:

    Suderj fica melhor, Flavio!
    Abraços!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>