BONDE DO “LIMITE”

SÃO PAULO (se puder, vá) – Em duas partes, gravei na semana passada matéria no Museu dos Transportes Públicos de São Paulo, que fica pertinho do Canindé (estação Armênia do metrô, entrada franca). Muito legal o museu. Merece uma visita sem pressa.

Hoje, no “Limite”, vou falar dos bondes — que deixaram de circular em SP em 1968. Esse “camarão” da foto, aliás, estava numa exposição fora, no dia em que fui. Semana que vem falarei dos ônibus do acervo: dois tróleibus, um nacional e um americano, mais um Mônika de 1968 — era o nome da neta do prefeito Faria Lima…

Eu não cheguei a andar de bonde em SP. Se andei, não lembro. Tinha quatro anos quando a CMTC acabou com eles. Na Europa, várias cidades ainda usam esse transporte. Simples, silencioso, não poluente. Um charme. Alguém aqui se lembra deles? Não, garotada, bonde não tem nada a ver com tigrão, funk, essas coisas!

O museu tem ainda o Landau que serviu ao Jânio Quadros, mais um monte de material da CMTC em outras duas salas. Bárbaro. Quem puder ver, o programa vai ao ar hoje às 22h na ESPN Brasil.

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Marina Moreno Leite
9 anos atrás

Em 16.09.2009 meu irmão NOEL MORENO LEITE, um amante dos trens, fez a seguinte observação:

– Foi burrice deixarem São Paulo crescer sobre pneus. Isso são fatos, lideranças incompetentes.

Dia 02.02.2015 (3 dias atrás) ele foi MAIS UMA vítima do trânsito. Sua bicicleta foi tocada por um ônibus, faleceu no local. Mais uma vida que se perde no caos que é nossa cidade, sem ciclovias, sem segurança, etc.

Dia 08.02.2015 haverá um encontro na Av. Dona Belmira Marin, altura do nº 4.700, Grajaú (SAO PAULO-SP) onde aconteceu a tragédia. Ele e outras vítimas serão lembradas.

E agora? Quantos mais? Quando farão algo? A expansão imobiliária, interesses da indústria automobilística, a distração dos políticos nos levam a estas lamentáveis perdas.

Na Holanda, há muitos atrás, também havia este problema. Mas lá foram inteligentes, mudaram o conceito, valorizaram o ser humano, construíram ciclovias. Que tal fazer o mesmo no Brasil?

E agora? Oh dor.

Marina Moreno Leite (irmã de Noel Moreno Leite)

Alseberto Rocha Almeida
Alseberto Rocha Almeida
12 anos atrás

Do alto dos meus 74 anos de Santamarense,posso afirmar que a extinção dos bondes em
São Paulo,em especial a linha 101,Sto. Amaro,foi um grande desrespeito não sómente aos
usuários,mas também a aqueles que prezam pela história de suas cidades.Isso, para não
dizer que foi uma agressão,pois o povo,na época,não foi consultado.Parabens ao Luizguima
ao Claudio Aun e aos demais pelas boas lembranças.Que saudades!!! Do antigo Largo 13
Padaria Gôa, do Fecha Nunca, Bar 13,Cinemar etc. e dos amigos da época .
Em tempo: Igualmente lamentável a extinção do trem,Júlio Prestes-Peruíbe.

Abraços “Zero quatro”

Anônimo.
Anônimo.
12 anos atrás

Muiito Obrigada, essa imagem do “Bonde” me ajudou bastante em um meu trabalho de escola.

nathielly
nathielly
13 anos atrás

aff sai da bota

nathielly
nathielly
13 anos atrás

a não sei.

nathielly
nathielly
Reply to  nathielly
13 anos atrás

aff não sabe ooque ?

marina moreno leite
marina moreno leite
14 anos atrás

Entre outros, os bondes de Milao (Italia) continuam prestando servicos. Aqui no Brasil fomos induzidos a comprar carros por influencia da ind.automobilistica americana. Pensaram em resultados imediatistas…. somente pensaram nos lucros para a ind. automobilistica, nada mais…..

Saudades dos bondes paulistas…..

Ricardo Rehder
Ricardo Rehder
14 anos atrás

Lógico que eu andava de bonde. Ia e voltava do Mackenzie pela Rua da Consolação. Eram o Pinheiros, o Largo de Pinheiros e o Fradique Coutinho. E pagava com o passe (cor de rosa ) exclusivo de estudantes. Às vezes, na saída da escola usava o passe pra comprar doce no carrinho da Dona Maria ou sorvete na carrocinha (era uma carroça mesmo, puxada a cavalo) do surdinho. Aí tinha de subir toda a Consolação a pé. Ou então, oh ousadia, viajar no estribo e ir “toureando” o cobrador. Quando ele ia chegando perto, a gente tinha de descer rapidinho, ir pra outra ponta e subir de novo. Era uma aflição até chegar na Dr. Arnaldo ou na esquina da Paulista. Também passeei muito no Circular Avenida. Pegava o “camarão” na Angélica ou na Paulista e dava uma volta completa até voltar ao mesmo lugar. Era um turismo barato. Aliás um grande barato! Já o bonde Santo Amaro era fantástico, andava pelo meio do mato, parecia um trenzinho europeu passando no meio das casas dos alemães da zona sul. Deveriam ter preservado pelo menos este. Que pena.

marco antonio de Y. do Carmo
marco antonio de Y. do Carmo
14 anos atrás

Muito bom Flávio,não sabia do seu interesse por bondes,seria bom que você planeje junto a Light no Rio,ima reportagem sobre os bondes sda cidade.Previno que é muito dificil a Litgh abrir seus arquivos.Naõ sei qual a razão.já estive lá na Marechal Floriano e não me deixaram ver as fotos.Abraço Marco Antonio.

noel moreno leite
14 anos atrás

foi burrice mesmo deixarem sao paulo crescer sobre pneus.isso sao fatos.lideranças incopetentes

Luizguima
Luizguima
14 anos atrás

Claudio Aun, não faltou não. Está lá , entre Rodrigues Alves e Frei Gaspar.
E mais um detalhe:: se não me engano (a memória não é tao boa assim, afinal de contas, lá se vão 55 anos!) a denominação da parada Moema originou-se no Largo e na Avenida do mesmo nome. O bairro chamava-se, à época, Indianópolis. Uberabinha era o nome de um córrego que passava na altura da parada Libanesa. Um abraço p/ vc tambem!

Claudio aun
Claudio aun
14 anos atrás

Luiz Guima parabens ,só faltoua a parada Piraquara,abração Claudio Aun

Claudio aun
Claudio aun
14 anos atrás

So´ para matar a saudades algumas PARADAS (estações) do largo Ana Rosa até o ponto final.: Rodrigues Alves ,Ipê,Pedro de Toledo,Indianopolis,Moema (que originou o nome do bairro que até então era Vila Uberabinha),Balão do bonde , Vila Helena, Parada da força, Piraguára,Prudente de Morais,Frei Gaspar,Joaquim Nabuco,Alto da Boa vista,Santo Amaro

Claudio aun
Claudio aun
14 anos atrás

Muito bom rever o meio de transporte que trazia da escola todos os dias.
O motorista de bonde era MOTORNEIRO, o impagavel Pagano Sobrino,dizia em seu personagem ” BURRALDO” o bonde rebola mais que a mulata

José Carlos Storelli
José Carlos Storelli
Reply to  Claudio aun
7 anos atrás

Vovô costumava dizer:

“Nesta tudo passageiro
Menos o cobrador e o motorneiro “.

José Carlos Storelli
José Carlos Storelli
Reply to  José Carlos Storelli
7 anos atrás

Nesta vida

Maria Bernadete Compagnoni Martins
Maria Bernadete Compagnoni Martins
14 anos atrás

Olá Flavio,

eu andei muito de bonde quando era criança e ia a SP visitar minha avó no Bom Retiro.

abraços

Bernadete

Luizguima
Luizguima
14 anos atrás

Victor (10:15) – Concordo com você que foi uma burrice sem tamanho tirarem o bonde que ia para Santo Amaro – precursor da linha de metrô que agora está no papel.
Só uma correção: a linha 101 saia da Praça João Mendes e ia até o Largo do Socorro (além do Largo 13).
Abraços

Winston Cintra Pegler
Winston Cintra Pegler
Reply to  Luizguima
5 anos atrás

Pois eh. Isto mesmo. Eu ia todo dia para o Ginásio Paraíso, um pouco antes da praça.

Milford Maia
14 anos atrás

A cidade de Santos tem o Bonde Histórico, vale a pena conferir!

E em breve, pelo que tudo indica, o polémico projecto do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) vem aí.

Aliás, VLT nada mais são dos que o bondes actualizados (os ditos ‘Tram’) e em plena actividade, como em muitas cidades da Europa: Lisboa (chamado de Comboio), Estocolmo, Amesterdão, Munique, Frankfurt, etc.

Aí ponho cá a perguntar-me: se já havia toda uma malha de trilhos pela cidade de São Paulo, para que tiraram tudo em detrimento dos pútridos ónibus colectivos? Mero interesse político e económico???

Forte abraço!

Maurice
Maurice
14 anos atrás

Pois é. Na minha infância, até 1965, eu ia à escola (Mackenzie) de bonde. Camarão – Angélica 36 e Vila Buarque 14 (aberto).

Matei saudades na Suiça, onde o bonde circula ainda e creio que ainda irá circular por muito tempo, já que é um meio de transporte muito econômico e confortável. AH! detalhe, não tem catraca e ninguém te pede o ticket para saber se você pagou. Civilização.

Victor
Victor
14 anos atrás

O bonde ainda é usado em muitas cidades e com sucesso. Isso no mundo civilizado, não aqui portanto.
Andei muito na linha 40, Jardim Paulista-Asdrúbal do Nascimento (final da 23 de maio). O governador Antonio Carlos de Carvalho Pinto andava no mesmo bonde da linha 40 quando era Secretário da Fazenda. Embora tivesse um Buick de chapa branca, preferia o bonde. Só deixou de andar de bonde depois de eleito governador.
Outra linha era o Avenida 3, subia a Algélica e andava a Paulista inteira e entrava à esquerda na Birgadeiro voltando para a cidade.
A linha desse bonde é um exemplo da burrice de nossos governantes. Ia do Instituto Biológico na Rua Tutóia (alguns subiam a Rodrigues Alves também). Percorria a atual avenida Ibirapuera e chegava por uma faixa de domínio exclusiva e paralela à Av Adolfo Pinheiro/Santo Amaro e chegava até o Largo 13. Ou seja, quase o chamado pré-metro.
Retiraram os bondes para fazer a ilha da Av Ibirapuera com estacionamento de carro a 45 graus. Uma vergonha e uma burrice. Retiraram o transporte público para privilegiar o transporte individual.

Luca Bastos
Luca Bastos
14 anos atrás

Caramba, como tem véio aqui!!!

E eu me achando com meus 64 anos…

@Walter Terra campos´- poa

Andei muito de bonde. Era minha condução para o Colégio Anglo Americano. Foi no Rio onde nasci e me criei. Ia no estribo e saltava andando para subir de novo quando ele andava (xiii, não era pra contar porque minha mãezinha lá no céu agora vai saber). Gostoso mesmo era ir no reboque porque balançava mais.

Nos dias em que meu pai me dava carona no pomposo Dodge 1951 com seu câmbio giromático, o bonde era um trambolho. Quem conhece o bairro de Botafogo no Rio vai custar para acreditar mas as estreitas ruas Voluntários da Pátria e São Clemente eram de mão dupla e com bondes nos 2 sentidos.O bonde parava no ponto e o tráfego parava atrás.

No Rio haviam outras figuras e infelizmente não conheci o Jacaré.

Walter, você lembrou muito bem: nem tudo eram flores naquela época. Aprender datilografia era muito pior do que alguém possa descrever em poucas palavras, principalmente pelas porcarias de máquinas das escolas Remington da época.

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Uma figuraça o “Jacaré” do Exército da Salvação e ex-motorneiro.
Era muito conhecido, pois aparecia nos bares e restaurantes de varios pontos de Sampa.
Impecavelmente fardado e ostentando um vasto bigode.

Walter Terra campos´- poa
Walter Terra campos´- poa
14 anos atrás

puxa, acho que conheci estte velhinho.
Nos anos de 73,74 e 75 morei em São Paulo e me lembro deste Sr. visitando casas noturnas com o uniforme do exercito da salvação e cantando gloria aleluia, legal
Abraços

V. Maghetti
V. Maghetti
14 anos atrás

Muuuito legal!

Andei muuuuito nos bondes de Santos, da SMTC, em minhas férias naquela cidade. Em São Paulo, só andei uma vez em um bonde da CMTC, foi na Av. Paulista, e me lembro que, menino que era, fiquei muito impressionado com o fato de o assoalho do bonde estar tão gasto que tinha um furo, fechado com uma tela de aço, através da qual se via o chão. Lamentei muito a extinção dos bondes, mais ainda quando, com a inauguração do Metrô, constatei que, de Santo Amaro, onde moro, poderia pegar um bonde que, seguindo pelo que hoje é o corredor Ibirapuera/Vereador José Diniz (corredor este construido sobre o leito da extinta linha de bonde Santo Amaro) me deixaria na estação Ana Rosa do Metrô. Agora, está em construção a linha Lilás do Metrô, que, ao custo de milhõe$$$, irá percorrer praticamente o mesmo trajeto. Mais uma vez, andamos para trás, em nome do “progresso”, para depois ver consertada a besteira a um alto custo…

Os freqüentadores dos bares da região de Moema/Brooklin e Santo Amaro devem lembrar ainda do simpaticíssimo “Jacaré”, antigo motorneiro da extinta linha Santo Amaro que, mesmo bem velhinho, visitava os bares da região angariando fundos para o Exército da Salvação.

Gilberto Cristovão Colombo
Gilberto Cristovão Colombo
Reply to  V. Maghetti
13 anos atrás

Meu caro Amigo, Fui daquele época e com sua permissão tenho uma correção a fazer.
O Velho e Querido JACARÉ era cobrador e não motorneiro, e fazia a linha – Praça da Arvore (Zonba Sul) após sua aposentadoria pela CMTC, representava o Exército da Salvação do qual chegou ao posto de Sargento e percorria as noites do bairro de Moema em seus bares coletando fundos para a entidade. Existem, na região, bares com seu poster fixado nas paredes. Ele faz parte da história da CMTC na Zona Sul.
Abraços

Luizguima
Luizguima
14 anos atrás

Flávio, andei, e muito.
Morava em Indianópolis (hoje é Moema) e estudava no I.E.Alberto Conte, em Santo Amaro.
Como o Claudio Paes Leme (10:13) citou que na reta que hoje é composta pelas avenidas Ibirapuera e Vereador José Diniz, havia “paradas”, a título de curiosidade nostálgica, eis a lista das mesmas:
•França Pinto
•Ipê (em função do clube de mesmo nome)
•Pedro de Toledo
•Libanesa (hoje: esquina Av. ibirapuera com Av. Indianópolis)s
•Moema (onde fica a igreja N.S>Aparecida)
•Largo Franco (onde havia o Cine Joá)
•Indianópolis (existia um balão de retorno, da linha 102 – Indianópolis
•Pavão (onde eu morava)
•Vila Helena
•Campos Sales (onde eu namorava e morei depois de casado)
•s/nome (popularmente conhecida como “Parada Força”
•Campo Belo
•Rodrigues Alves
•Piraquara
•Frei Gaspar
•Volta Redonda
•Brooklin (existia outro balão de retorno, da linha 103 – Brooklin)
•s/nome (popularmente conhecida como “Parada Lacta)
•Petrópolis
•Banespa (ao lado do clube)
•Floriano
•Alto da Boa Vista
•Deodoro
e… fim da reta! Daí, até o largo do Socorro, seguia a linha 101 – Santo Amaro.

Abraços a todos os “jovens”

pedro bresson
pedro bresson
14 anos atrás

sexta passada andei num bondinho ano 1926 em Milao em perfeitas condicoes. bancos de madeira, lustres, um charme total.

mais bacana ainda foi o bonde restaurante vindo na direcao contrária. um vagao apenas, umas 8 mesas, acho eu, e as pessoas bebendo e comendo tranquilamente enquanto ele desfilava pelos trilhos da cidade.

transporte público é o primeiro quesito na avaliacao do desenvolvimento urbano e respeito aos cidadaos, na minha modesta opiniao. nesse ponto a Europa está a anos-luz (tem hífen) do resto do Mundo, com raras excecoes.

favor acender a vela amanha às 3h da matina horário de Brasília.

abracos e aguarde novidades.

A.  CESAR PARDINI
A. CESAR PARDINI
14 anos atrás

Eu trabalhava em vendas externas em 1965. Bonde era muito usado, andei de camarão, bonde aberto ( tinha um estribo nas duas laterais do veiculo, onde passageiros ficavam em pé, agarrados nas barras feitas de latão, e onde o cobrador das passagens circulava para cobrar) A molecada divertia-se em pegar carona e fugir constantemente do cobrador. Esses veiculos eram reversíveis e quando chegavam ao fim da linha, o motorneiro ia dirigir do outro lado (isso mesmo, tinha duplo comando) e os bancos de passageiros tinham os encostos girados, (descreviam uma parábola) para que o povão viajasse de frente para o destino. Maior barato, tudo simples, romantico, baseado na honestidade do povo que pagava as passagens com passes. Ninguem fugia da raia, exceto a molecada!!! Felizes os tempos da década de 1950!!!

JP
JP
14 anos atrás

A humanidade é realmente bem estranha. Fala-se tanto em sustentabilidade, pesquisa-se tanto em busca de tecnologias limpas (e caras) que nunca saem do campus das universidades, quando na verdade a solução pode ser bem mais simples. Vejamos:
1) Inventaram a garrafa pet para substituitr o vidro, que quebra e machuca. Não que este não agrida o meio ambiente, mas o pet virou um problemão.
2) Os bondes eram elétrcos. Em nome de quê foram substituídos por poluidores ônibus a diesel??
3) Os primeiros carros eram movidos a vapor. O resto da história todo mundo já sabe.

Já fomos seres “sustentáveis” e não sabíamos.

pedro belfort
14 anos atrás

O Daniel esqueceu-se de dizer que no caminho existe o “Café Carioca” que é um ponto tradicional de Santos.
E para quem gosta de pastel então!

Josiel Barreto
Josiel Barreto
14 anos atrás

Eu andei muito de BONDE e TROLEBUS em Belo Horizonte na década de 60, quando era bem criança. Um delícia e um charme. Lembro como o Trolebus era macio e silencioiso. Mas uma burrada dos nossos “entendidos” tirando os dois do ar!!!!!!!!!

Fernando D.G. - Santos/SP
Fernando D.G. - Santos/SP
14 anos atrás

O Rafael disse tudo.
E tenho a honra de dizer que participei da reforme de um exemplar como este da foto, aqui em Santos, apelidado de “Camarão”.

Daniel Galante
Daniel Galante
14 anos atrás

Em Santos, foi lançado pelo anterio prefeito, o prgram Alegra Santos, que visa a reviltalização do centro historico – Centro, Valongo e Paquetá – e agora será incluso os bairros Vila Matias e Vila Nova.
Com este projeto foi lanca uma linha de bonde de 1,7Km, ampliada agora para pouco mais de 3 km e ao final do ano chegará a 5 km.
Há vários tipos de bonde em circulação, os abertos e os fechados, e o reboque, que dizem os mais velhos a passagem era mais barata.
A intenção da prefeiteura é fazer um museu do bonde, uma vez que há bondes que circularam no Brasil, em Portugal, na Itália e nos Estados Unidos.
Todos são reuperados pelos funcionarios da CET daqui de Santos.
Os motorneiros, jão antigos funcionários da CSTC, empresa publica que já não existe mais aqui em Santos, mas era emcarregada do transporte aqui na cidade.
Vale a pena o passeio, sem contar a visita aos predios historicos da região central, como o paço minicipal, pantheon dos andradas, bolsa do café, santuerio do valongo, estação ferroviaria – em estilo inglês, praças, porto, além de contemplar o belo casario do centro da cidade.
Estou parecendo secretrio de turismo.
Um Abraço Flávio

YPVS
YPVS
14 anos atrás

Tb quero ir nesse chopp do Pimenta em Santa!
Avisa aí!! hahaha

Virgo
Virgo
14 anos atrás

Andei muito quando era moleque, mas só nos ‘camarão’ – os fechados.
Não sei porquê acabaram com os bondes.
Imagine um centro histórico de São Paulo fechado aos carros com circulação de bondes para se chegar aos destinos. Um charme só e reoslveria o problema do trânsito naquela região central de Sampa.
Agora, lembro que não era silencioso não, pelo contrário era bem barulhento.

marcello baviera
marcello baviera
14 anos atrás

Aqui em Niteroi existiam bondes e troleybus,meu pai me fala muito sobre eles,inclusive sobre o bairro vizinho ao meu que se chama Viradouro pq os bondes lá faziam seu retorno e ponto final.Tb há a história do famoso bairro PONTO CEM REIS,naentrada da ponterio-niteroi,onde os passageiros que pegavam o bonde nas barcas pagavam até aquele ponto CEM REIS (moeda da época),e até o largo do moura (final da alameda são boaventura),DUZENTOS REIS.

Claudio Paes Leme
Claudio Paes Leme
14 anos atrás

Este bonde provavelmente era da linha Santo Amaro – Biológico, a última a ser desativada. Passava por trás do EC Banespa, ia pela Av. Ibirapuera e quase todas as paradas tinham nome de ex-presidentes.

Junior
Junior
14 anos atrás

aeee Flávio! não gosta de kart? caso interesse, fala um pouco sobre o brasileiro de kart que está acontecendo nesse momento em Curitiba. Alguma história que você tenha, sua importância ou até sobre seu panorama atual, principalmente em relação aos altíssimos custos que acabam por beneficiar quem tem mais poder aquisitivo.

Obrigado,

Júnior

RESPOSTA DO FG:

aeeeee Júnior, blz, kara? Gosto de kart, gosto de tudo! Só que este é um post sobre bondes, blz?????

Will
Will
14 anos atrás

Esse museu é bem legal!
Lembro de ter visitado há alguns anos.
E essa estória contada pelo Marcos é sensacional, sobre o Gaetano Ferolla.
Eu nasci muito depois dos bondes, não sei dizer se eram realmente charmosos, de toda forma, remetem a uma época de uma São Paulo em pleno crescimento e ainda bastante clássica.

pedro belfort
14 anos atrás

Andei muito no bonde que não foi mostrado, era um tipo fechado também, mas menor do que esse que fazia a linha de Santo Amaro.
Era o “Asdrubal do Nascimento- Jardim Paulista, que subia a Av. Brigadeiro Luis Antônio , virava à direita na Av. Paulista e… para espanto dos mais jovens, virava à esquerda, cruzando a Av. Paulista, para descer a Rua Pamplona.
Imaginem isso hoje….
Bons tempos!
Ah e dos tróleibus eu gostava mais do “alemão” que fazia a linha da Aclimação, tinha um barulho que era inigualável…

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
14 anos atrás

Só andei em Santos, na Praça Mauá, no Centro Histórico. Imperdível.

Roberto Fróes
Roberto Fróes
14 anos atrás

Andei demais aqui no Rio, onde eles foram substituídos pelos “chifrudos” (troleybus) em 1964, quando eu tinha 13 anos.
De 1961 a 1964, eu NUNCA paguei o bonde.
Eu ia de Copacabana a Botafogo (Colégio Pedro II) de manhã cedo de lotação (Micro ônibus), pois sempre estava atrasado e eles voavam! Mas voltava de bonde, sem pressa.
Os bondes cariocas eram abertos.
Nós os pegávamos andando, e quando o cobrador se aproximava, saltavamos andando também, e corríamos até o próximo ponto. Se desse para alcançar, pegávamos de novo. Se não, esperávamos o próximo. De 3 a 4 bondes até em casa. Os cobradores já nem se importavam mais, pois sabiam que não adiantava. Nem registravam a garotada. E só andávamos no estribo, nunca nos bancos. Muito bom…
Ainda restam os de Santa Teresa, bem menores que os que andavam no resto da cidade. Mas os tempos são outros…
Hoje é preciso ter cuidado, pois os ladrõezinhos estão soltos…
Tem uns 4 ou 5 anos, fui almoçar na Lapa com minha mulher e os garotos (meu aniversário) e depois fomos passear de bonde, que eles não conheciam. Fomos assaltados por um grupo de pivetes, que subiram e desceram com o bonde andando, e entre uma coisa e outra, tomaram nossos relógios e a bolsa de minha mulher. Tristes tempos…

Thiago Gomes
Thiago Gomes
14 anos atrás

Meu avô foi Motorneiro (Motorista de Bonde) da CMTC por 25 anos. Minha mãe fala que andou em um Camarão com meu vô dirigindo (década de 60).

Ainda não conheço esse Museu, mas pretendo ir antes de acabar as férias. Tem um bonde também em frente ao Memorial do Imigrante e ainda dá pra fazer uma pequeno passeio nele.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
14 anos atrás

Não tive o prazer de andar de bonde, mas esse bonde aí da foto eu o encontrei na exposição que teve em setembro do ano passado no Parque do Ibirapuera, “Memórias e Caminhos do Transporte Coletivo”. Aliás, naquele dia, quando passava por esse bonde, tinha um senhorzinho bem simpático, que foi, segundo ele, um dos primeiros (ou o primeiro, agora não me recordo bem) a pilotar a criança. Não parava de contar “causos” desses tempos de condutor. Foi uma exposição bacana por mesclar o antigo com o novo, tinha não só esse Camarão, como um bondinho dos tempos de tração animal, o ACF Brill, o Monika, o Dois Andares vermelhão e as modenidades. Tinha até o Papamóvel da primeira visita do JP II, restaurado pela Caio…

Pena que só vi esse post agora e não assisti o Limite. Vou esperar sair o vídeo no site da ESPN… e tô devendo um retorno ao museu, fui lá numa excursão de escola, quando ainda era, como dizia aquele personagem, “criança pequena aqui no Imperador”, hehehehehe…

Romeu
Romeu
14 anos atrás

Essa linha que servia a Av. Ibirapuera/Ver. José Diniz, foi a ultima a ser retirada pela CMTC.
Mas existiam linhas que cruzavam praticamente toda a cidade, passando pela Av. Paulista, Brigadeiro, Vergueiro, Domingos de Morais, Jabaquara, etc.ligando varios bairros ao centro da cidade.
Sacolejei muito nos bondes que passavam pela av. Rangel Pestana, quando pequeno.
Por baixo do asfalto da rua Augusta, ainda existem trechos com trilhos.
E o divertimento dos “boys” da época, era despejar gasolina nos trilhos e tocar fogo ladeira abaixo.

calloni
calloni
14 anos atrás

Bremen (ALE) e Milao (ITA) melhores cidades servidas por bondes que vi! Sao deliciosos, modernos, silenciosos e ocupam o mesmo espaco de qualquer onibus horrivel que anda por ai… Sempre digo, cidade com bonde eh cidade feliz!

lucas c costa
lucas c costa
14 anos atrás

o governador e o prefeito estão anunciando por todo quanto é lado o tal vlt… que é nada mais que um bonde… tem suas diferenças tecnicas (no Brasil eles querem fazer em via segregada, e provavelmente automatizado) mas na europa é o que vemos, troleibus que anda sobre trilhos em vias compartilhadas…

Adoro transporte publico…

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
14 anos atrás

Legal! Acho que foi a melhor excursão que fiz no colégio, nos anos 80 ainda, ao museu da CMTC. Foi bem melhor que ao Exotiquarium, no Morumbi Shopping. Se bem q nessa tinha a Marina… ai ai a Marina… 6ª série…. saudades….

Ary Leber
Ary Leber
14 anos atrás

É eu pegava na Av. Adolfo Pinheiro e ia até a rua Vergueiro para aula no Colégio Bandeirantes, era um bonde de estudantes, rolava ate namoro. O motorneiro que passava nesse horário conhecia todo mundo.

Alexandre Alves
Alexandre Alves
14 anos atrás

Maldita TVA, cadê o meu sinal?!?!?! Quero assistir ao Flavio Gomes…

Luis Nunez
Luis Nunez
14 anos atrás

Tomei a liberdade e indiquei seu post aos grupos de discussão sobre transporte que participo. Assim que tiver o link da reportagem, não deixe de indicar já que nem todo mundo tem a oportunidade de assistir a ESPN e uma reportagem destas deve ser vista por todos.

Decio
Decio
14 anos atrás

Lembro de passear por esta linha, morava na av ibirapuera, pegava o bonde com meu tio avô iamos até a Joaquin Nabuco, para irmos ao cinena no Meninopolis(que tambem não existe mais) ou entãi até Snato Amaro no cine São Sebastião.(que por conhecidencia não existe mais) como outros tantos que se foram.
Alias, não seria o caso de nossos amigos cinefilos de postar temas referentes??? cabe??? se meu fusca falasse assisti no cine estrela….

Moacyr Lopes dos Santos
Moacyr Lopes dos Santos
14 anos atrás

Eu tinha dois anos e, segundo minha mãe, nós andamos na última viagem do bonde que saia do Largo 13 em Santo Amaro em direção ao centro. Ela sempre me falou disso e agora o FG relembra. Muito bom. Segundo ela, muitas pessoas choraram neste dia.